A tese de doutorado sobre o circo-teatro em São Paulo

Da Agência Fapesp

A importância cultural do circo-teatro

Agência FAPESP – De 1930 e 1970, a capital paulista recebeu 88 diferentes circos em diversas temporadas. Uma atração era inevitável nos espetáculos dessas companhias: o circo-teatro.

A partir da análise de 1.099 processos de censura no Departamento de Diversões Públicas de São Paulo – hoje parte do acervo do Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) – Walter de Sousa Junior estudou a importância do circo-teatro na formação cultural paulista e brasileira, tendo influenciado tanto o Modernismo como a emergente cultura de massa.

O tema, explorado na tese de doutorado de Sousa Junior, resultou no livro MiXórDia no PiCaDeiRo – Circo-teatro em São Paulo (1930-1970), que teve apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.

Como personagens centrais desse processo estão os palhaços Piolin e Arrelia, que puderam criar um estilo peculiar de comédia, e os autores de peças com temática caipira. São eles parte da elaboração da linguagem cultural de uma metrópole emergente.

“O circo-teatro, gênero que surge de intenso processo de hibridismo cultural, mostra-se como expressão popular numa metrópole em construção, agregando mestiçagens e misiturando referências. Assim, influencia tanto o movimento intelectual modernista quanto a emergente cultura de massa”, diz o autor.

Sousa Junior é professor doutor da ECA-USP e pesquisador da cultura popular. É autor de Moda Inviolada – Uma história da Música Caipira (2006) e atualmente pesquisa a contribuição cultural de Piolin a partir das 450 peças encenadas em seu circo de 1933 a 1961.

Nenhum voto
4 comentários
imagem de jura
jura

Antigamente a gente entrava na faculdade para virar doutor e supostamente ficar rico.

Como já aprendemos a lição, hoje há estudantes que entram na faculdade para virar artista e arrecadar patrocínio pelo Catarse na internet (ou será Catar-se?).

Eles têm menos ilusões e talvez sejam mais felizes por isso.

Para o caso do vídeo não sair:

http://catarse.me/pt/projects/822-i-jornada-teatral-entre-a-pesquisa-aca...

 
 
imagem de Haroldo Cantanhede
Haroldo Cantanhede

Caramba!!  Por um segundo, pensei que fosse uma tese sobre os "governos" do PSDB no estado de SP!

 
 
imagem de Frank
Frank

Eu também!! ;o)

 
 
imagem de Anônimo

Pra quem se interessa pelo tema, a tese está disponível na biblioteca digital da USP:

 

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-14092009-180741/pt-br.php

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!