O significado da indicação de Brizola Neto

A nomeação de Brizola Neto para o Ministério do Trabalho permite uma leitura objetiva: a presidente Dilma Rousseff não se curvou aos riscos da CPI e vai pagar para ver.

Apesar de originalmente do PDT, Dilma conheceu Brizola Neto apenas na campanha de 2010. E reconheceu desde logo o papel eficiente que desempenhou com seu blog O Tijolaço.

Depois, deu tempo ao tempo, com seu estilo que vai se consolidando: em vez de movimentos bruscos, ações planejadas, lentas porém seguras.

Durante o dia, no Twitter liam-se mensagens de colunistas desdenhando a falta de formação acadêmica de Brizola Neto. Curiosamente, seu Tijolaço tem uma consistência e uma linguagem imensamente superior à da maioria dos colunistas – incluindo seus críticos.

No final da tarde, O Globo se valeu dos expedientes de sempre, dando voz apenas aos críticos de Brizola Neto e sonegando as declarações a favor.

Foi um lance consolidador e repleto de significados. No mesmo momento em que a velha mídia incensa como seu porta-voz  Miro Teixeira, do PDT, Dilma indica Brizola Neto, um dos críticos mais consistentes dos vícios do velho jornalismo, assim como seu avô.

 

Nenhum voto
128 comentários
imagem de Roberto Veiga
Roberto Veiga

>>>> Curiosamente, seu Tijolaço tem uma consistência e uma linguagem imensamente superior à da maioria dos colunistas – incluindo seus críticos.

Dei uma passada de olhos no blog do neto do Brizola (Brizola Neto, pelo que vi na Wikipedia, é o irmão dele). Fico por entender o que o dono do blog, deste aqui, quis dizer com "consistência" e "linguagem" superiores no blog do jovem ministro.

 
 
imagem de Carlo
Carlo

Ô Nassif, fala a verdade, vai! Esse Tívita tá a teu soldo, só pra dar mais emoção ao blog, né não? Ou então é o chapeleiro louco, dando uma de fake?

 
 
imagem de José Luiz Rossi Passos
José Luiz Rossi Passos

Então o PDT mandou recado pelo Camaroti!!!!!!???Essa globo!

 
 
imagem de Braço Vieira
Braço Vieira

Tem méritos o hoje ministro do trabalho, pela articulação no sentido de conquistar apoio nas duas mais importantes forcas trabalhistas: Forc,a Sindical e CUT. Brizola Neto neste momento transende o Partido ( fraguemento ) e vivera o Brasil Trabalhador. Criado na Estacia da Democracia , vizinha de cerca com a Fazenda Liberdade, forjou seu caráter no exemplo diário vivenciado com seu avo', Leonel de Moura Brizola.

 
 
imagem de pcaval
pcaval

Olha só!

o titulozinho da coluninha da jornalistazinha do jornalzinho

São Paulo, terça-feira, 01 de maio de 2012
Folha de S.Paulo
Eliane Cantanhêde
Ministrinho e tijolaços

esta eliane é uma


ta na cara
 
 
imagem de eliseu
eliseu

Prezado Nassif e Amigos


Para completar e entendermos o significado da indicação do Brizola Neto.


1- Há  uma disputa interna acirrada no interior do PDT entre o grupo do LUPI (oportunistas, centralizadores e capazes de qualquer coisa para se manter no poder (aliados de Serra em Sâo Paulo), que cresceram no vácuo da morte de Brizola, saída da Dilma do PDT e a conversão do Miro Teixeira (antes combativo)) e os setores mais éticos e combativos, herdeiros do bom trabalhismo, vocalizado pelo Brizola Neto. 


2- Emponderar Brizola Neto, portanto, fortelece este setor do PDT mais íntegro e vinculado a  um projeto mais fecundo, de transformação do país, que tem no trabalhismo importante contribuição.


3- Cria canal de comunicação com outros setores do PDT e divide a interlocução, que antes estava monopolizada por LUPI.


4- Entretanto, sem experiência executiva consolidada, (por mais que torcemos por ele), terá o duplo desafio de articular politicamente o apoio e costurar uma agenda/políticas públicas com os diferentes setores sobre os temas que são preementes para a modernização das relaçoes de trabalho e, construir um modelo de gestão do ministério (ordem da presidenta), com controle e transparência dos  programas e projetos do ministério, o que implicará, inclusive, reorganizar a equipe do ministério, o que sempre traz desconfortos e resistências, desafio que exige determinação e, ao mesmo tempo, timing político( ou seja, vai ser bombardiado inclusive dentro do PDT).


5- Se ele der conta, razoavelmente, destes desafios (e parece que tem qualidades para isso), será um dos grandes quadros futuros do país neste campo.

 
 
imagem de Maria Luisa
Maria Luisa

Boa noticia para este Primeiro de Maio. O governo mostrando que tem força e sabe qual direção esta seguindo.  E a imprensa esperneando, como sempre.

 
 
imagem de antonio albery
antonio albery

Primeiramente quero parabenizar a presidente Dilma pela escolha do Brizola Neto para o Ministério do Trabalho, como filiado do PDT, desde sua fundação, fico muito feliz e tenho certesa que os Pedetistas da Banda boa estão felizes, já não digo a mesma coisa da banda podre representada por Carlos Lupi. Em Duque de Caxias contrariando a vontade dos fliliados nomeou o Presidente da Camara para presidente do PDT, vejam nas manchetes, como eles se identificam plenamente. É preciso alijar definitamente do serviço público e da sociedade esses corruptos, a Presidente Dilma e a CPI poderão fazer isso, se quserem. O povo está de Olho. Albery

 
 
imagem de armando botelho
armando botelho

O curriculum do nobre Brizola não é la esta coisa, mas so o fato do distinto bater adoidado feito o vô ja o credencia a um cargo no governo , é uma pista para os demais blogueiro que bate sem cansar em quem critica o governo , é a condição básica.  Ja estou montando meu blog, os detratores da situação que se cuide , uma secretaria qualquer me satisfaz. em tempo :Fui amigo do brizolão véio , e toquei violão coma a tia Neuzinha na musica mithuruca que fez um rasoavel sucesso na decáda de 70 ....

 
 
imagem de Juliano Santos
Juliano Santos

Ué, queria que a Dilma chamasse alguém em sintonia com o pig (dar o golpe com o crime organizado)?

Esse Botelho tem cada uma

 

Juliano Santos

 
imagem de Muchacho
Muchacho

Armando, realmente a invejá é uma m..... !!     lamentável o seu "rasoável",  francamente !!!

Dá-lhe Brizola Neto, futuro governador do RJ  !!!

 
 
imagem de arnaldo Botelho
arnaldo Botelho

Caro Sanzio /Muchacho , vamos torcer para que o Brizola mantenha a tradição da familia , menos da parte de incendiar o pátria amada . Não pode é soltar tijolaço pra cima dos trabalhadores né Sanzio , digo muchacho!

 
 
imagem de Adilsonbb
Adilsonbb

Nassif,

Desdenharam do fato do Brizola Neto não ter diploma acadêmico e omitiram a notícia a seguir:

O blog progressista Pragmatismo noticiou: “A Faculdade Alves Faria montou uma turma especial no curso de direito com apenas dois alunos: “o senador Marconi Perillo e sua esposa Valéria Perillo.

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, emdesfavor da Faculdade Alves Faria (Alfa), Marconi Perillo (senador da República), Valéria Perillo e União Federal, por concessão de tratamento privilegiado a agente político. De acordo com a procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira, a Faculdade Alfa, localizada em Goiânia, sob a justificativa de atender necessidades especiais de Marconi Perillo, montou uma turma especial no curso de direito com apenas dois alunos: o Senador e sua esposa Valéria Perillo”.

Os demotucanos são contra as ações afirmativas, mas a favor de privilégio descabido para branco e rico. É um descaramento sem medida. E ao que tudo indica os tucanos não são muito chegados a estudar de verdade, haja vista o Padim Pade Cerra que se diz economista, mas nunca teve a coragem de mostrar o diploma devidamente reconhecido.

 
 
imagem de Fr@ncisco

Para os nervos da PIGôlandia sairem da beira para o ataque, só falta trocar o Globernardo pelo Franklin. 

Aí, haja Sírio Libanês prá tanto AVC (Aterrorizado com Vazamentos do Cachoeira).  

 
 
imagem de nosde
nosde

Tô junto . . . . .

 
 
imagem de joao
joao

"Foi um lance consolidador e repleto de significados."

Sera?

Vamos ver se Dilma traz uma indicacao na posse do "Neto" do Brizola e Ele tambem apresenta uma bom servico ao pais.

pois o que jah fez como politico:

Deputado federal

Eleito deputado federal no final de 2006, com 62.091 votos, Brizola Neto, assume o mandato em 1º de fevereiro de 2007.

Em seu primeiro mandato como deputado federal pelo Rio de Janeiro, para o período de 2006 a 2010, Brizola Neto tornou-se um dos 100 “cabeças” do Congresso Nacional. Em 2009 e 2010, integrou a lista do DIAP como um dos parlamentares mais atuantes do Brasil[3].

Brizola Neto é o líder do PDT na Câmara, onde defende projetos de natureza trabalhista, como o aumento dos aposentados, a definição da política do salário mínimo, fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho e a PEC do trabalho escravo.

Foi presidente da comissão que analisou na Câmara Federal o projeto de criação da empresa pública para administrar as jazidas do pré-sal. Dos quatro projetos do pré-sal, encaminhados pelo governo à Câmara, o primeiro a ser votado e aprovado em plenário foi justamente o da criação da petro-sal.

Além disso, também foi o relator do projeto[4] que cria sistema de credenciamento de cursos de graduação, para evitar o demorado processo de reconhecimento de diplomas na área do Mercosul, Brizola Neto vê na proposta não só o fortalecimento da integração latino-americana, como também o da comunidade científica.

Negociação e pressão das bancadas pedetistas na Câmara, liderada por Brizola Neto[5], e no Senado Federal, garantiram a aprovação do teste das urnas eletrônicas e o voto impresso, durante discussão da reforma eleitoral no Congresso, além da liberação do uso da internet.

Novo Código Brasileiro de Mineração entra em discussão na Câmara por iniciativa de Brizola Neto[6]. Além da criação do novo marco regulatório para o setor, a proposta cria Agência Nacional de Mineração para recuperar áreas concedidas para lavra e que não têm sido exploradas.

Voltando à área de educação, Brizola Neto é autor do projeto, em tramitação na Câmara Federal, que prevê a abertura das escolas públicas nos fins de semanaferiados e recessos letivos, para oferecer reforço escolar, além de atividades culturais e esportivas à toda comunidade local. Também é autor do projeto altera lei que criou o salário mínimo regional, obriga convenções e acordos coletivos de trabalho a fixarem o piso salarial em valor igual ou superior ao do salário mínimo regional. Não incidindo aos trabalhadores que têm o piso estabelecido por lei federal.

Na Câmara, discute critérios de remoção de moradores de áreas de risco no Rio de Janeiro, como favelas e encostas de morros. Brizola Neto só concorda com a remoção em casos inevitáveis e atendendo os requisitos já previstos na lei orgânica[7].

Em 2010, Brizola Neto disputa reeleição para deputado federal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brizola_Neto

 
 
imagem de Cláudio José
Cláudio José

Se o Miro ficar defendendo o PIG vai perder  a sua proxima eleição para deputado, pois o povo agora está de olho bem aberto. Lugar de garoto de recado é em vila de velhinha, para fazer fofoca, e não no congresso.

 
 
imagem de Ana Dias
Ana Dias

e o pronunciamento da Dilma hoje, véspera do dia do Trabalho?

pôs os pingos nos "is" e explicou tintim por tintim a relação entre os juros altos (sem razão nenhuma, segundo ela) e o trabalho "real" (ou, falta dele).

a guerra está declarada.

tenho sempre a impressão, vendo a Dilma, de que quando a gente está indo com a farinha ela já está voltando com o angu - e já friozinho.

 
 
imagem de Golbery feliz
Golbery feliz

o tinhoso já deve tá pensando em expulsar Gobery do inferno, a cada dia o petismo o faz mais feliz e ninguém aguentar mais as suas risadas


 


 

 
 
imagem de Cláudio Engelke
Cláudio Engelke

A Blogosfera chegou lá!  O primeiro blogueiro-ministro do Brasil.

 
 
imagem de Golbery feliz
Golbery feliz

O tinhoso já deve tá pensando em expulsar Gobery do inferno, a cada dia o petismo o faz mais feliz e ninguém aguentar mais  as suas risadas

 
 
imagem de Marcinha
Marcinha

Parabéns ao Nassif pela análise, à Dilma pela escolha e ao Brizola Neto pela indicação e aceitação!

 
 
imagem de Carlos Noel Mazia
Carlos Noel Mazia

     Puxa vida, estava torcendo para que isto acontecesse. Sempre me deleito com as reflexões que ele faz sobre a conjuntura politica. Parabéns à Dilma por esta brilhante indicação.

 
 
imagem de Waltinho Cesar
Waltinho Cesar

Também conheci Brizola Neto no seu blog "Tijolaço". Admirador do avô, passei a conheço em cada palavra, em cada expressão e texto. Significa para essev jovem político de 33 anos o começo público de TUDO. Para pssa sorte. Para sorte do Brasil. Parabéns Presidenta Dilma pela escolha. Parabéns Ministro Brizola Neto. Muito sucesso!

 
 
imagem de Maria Helena Correa
Maria Helena Correa

Votei em Brizola Neto para Deputado; agora tenho o prazer de vê-lo Ministro. Como muitos internautas só vim a conhecê-lo através do Tijolaço, onde ele sempre se colocou com clareza e paixão pelo Brasil. Dilma fez a melhor seleção, num partido que precisa se recompor e mandar pra geladeira certas figuras superadas.

 
 
imagem de JB Costa
JB Costa

É risítético, mistura de risível com patético, essa de querer depreciar o Deputado Brizola pela falta de formação superior. Desculpem a expressão,  mas não me contenho: grande merda, essa de exigir "deploma" para um cidadão exercer um cargo de perfil eminentemente político. Ademais, ele pode até não ter esse atributo secundário, mas prova diariamente no seu blog que tem visão e compreensão do país. E por cima ainda escreve bem pacas.

Inventem outra, perdedores.

 

 

 

 
 
imagem de José Alxandre Vignali
José Alxandre Vignali

Eu sou petista filiado, sou leitor assiduo do tijolaço e sempre pensei no Brizola fazendo parte do governo Dilma.

 
 
imagem de José Antônio Araújo
José Antônio Araújo

Belo texto Nassif!!! É exatamente isso!!! 

 
 
imagem de Marroni
Marroni

Conheci Leonel de Moura Brizola pessoalmente, de apertar-lhe a mão e olhar em seus olhos. Meu avô, em São Borja - cidade onde nasci - tomou chimarrão com Getúlio Vargas entre outros líderes trabalhistas.

Não é  exagero reconhecer que Brizola Neto bebeu desta mesma fonte e sabe de sua herança familiar e histórica. Seu compromisso maior - imagino - é com esta dimensão da política brasileira vivida dentro de casa, no seio de sua família.

A ele só posso desejar boa sorte e que seus ancestrais o guiem. 

 
 
imagem de Jose Saguy Tenorio
Jose Saguy Tenorio

Quando vi a confirmação do nome do Brizola Neto para o ministério do Trabalho, lembrei logo da campanha presidencial de 2010, quando o PIG e a oposição em geral, tentavam desqualificar a Dilma com artigos chulos, fichas falsas e mil baixarias, ela era um poste, não tinha jogo de cintura, que sem a presença do Lula ela iria se perder... 

A Dilma é muito sábia, preparada, tem classe, astuta, se não vejamos:

Aprovação de de 77%.

Condecora merecidamente o Luiz Nassif, reconhecidamente um jornalista respeitado,  com a mais alta encomenda do país(mostrando de que lado estar), Já foi um recado, pois para ela dá uma entrevista exclusiva ao Nassif, ela sabe muito bem a quem ela vai dá a entrevista. Enfim, ela é séria, procura se cercar de credibilidade, passa isso para a população e o resultado é isso que estamos vendo, Aprovação de de 77%. Imobilizando PIG e a oposição.

Sempre trocando idéias com Lula  

Define Brizola Neto como Ministro do Trabalho (outro tapa com luvas de pilica)

Só na habilidade.

Tá no blog do gurí: O nome que carrego é uma bandeira. É um símbolo para milhões de pessoas que sonham com um Brasil diferente, com um Brasil com justiça, com trabalho, com progresso para nosso povo.

Defender este país é ser nacionalista; defender este povo é ser trabalhista. E lutar por isso a vida inteira, sem jamais esmorecer, é ser Brizola.

Brizola Neto
01/06/2009

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!