EUA investigam escolas que ensinam a enganar polígrafos

Sugerido por jns

Do McClatchy Washington Bureau

EUA investiga instrutores e escolas que ensinam como vencer os testes do detector de mentiras

Marisa Taylor e Cleve R. Wootson Jr. 

O governo dos Estados Unidos lançou uma extensa investigação criminal de empresas e indivíduos que aplicam treinamento sobre como enganar os testes de polígrafo. 

Acredita-se que o governo administra cerca de 70.000 testes de polígrafo um ano para candidatos que procuram empregos relacionados à segurança ou aos empregados que desejam manter as suas autorizações de segurança. 

A importância dos testes que, por vezes, podem arruinar a carreira de um pretendente a emprego ou do funcionário estabelecido no setor de segurança ou inteligência, deu origem ao surgimento de treinadores que prometem técnicas para driblar o polígrafo. 

Há várias dezenas de empresas e instrutores individuais nos EUA, que afirmam serem capazes de ensinar as pessoas a passar por exames de polígrafo. 

Eles treinam os examinandos em métodos como controlar a respiração, enrijecer e relaxar os músculos, concentrando o pensamento, ou outras técnicas que permitem distorcer os resultados da prova em seu favor. 

No passado, as agências governamentais ignoravam estas técnicas de instrução, alegando que não havia estudos indicando que, realmente, funcionassem, apontando para o fato de que os testes, raramente, são admissíveis como prova nos tribunais, citando a sua falta de confiabilidade. 

Mas a atitude do governo dos EUA com relação a estas técnicas parece estar mudando, a julgar por uma investigação criminal, que foi recentemente lançada contra os treinadores de polígrafo. 

O governo recusou-se a reconhecer a existência da investigação, que foi confirmada por pessoas ligadas às áreas de inteligência.

O objetivo por trás da investigação, de acordo com McClatchy, é “desencorajar a infiltração de criminosos e espiões no governo dos EUA, usando técnicas de que conseguem ludibriar os teste do polígrafo". 

Pelo menos duas pessoas já foram processadas, como parte de investigação criminal, um dos quais se declarou culpado e aguarda a sentença. 

McClatchy observou que a investigação também produziu listas contendo milhares de nomes de pessoas que buscaram assistência em como passar por exames de polígrafo. 

Ele acrescentou que pelo menos 20 desses indivíduos foram testados para ocuparem cargos no governo federal e, cerca de metade deles, foram, posteriormente, contratados pelas agências da Comunidade de Inteligência dos EUA.

John Schwartz, oficial da U. S. Customs and Border Protection (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA), disse, em um discurso feito em junho durante uma conferência de profissionais poligrafistas em Charlotte, NC, que "nada como isso (a investigação) já foi feito antes e, certamente, a segurança da nossa nação será reforçada”, acrescentando que “há um monte de gente ruim lá fora e isso irá nos ajudar a remover algumas dessas pragas da sociedade".

Nenhum voto
11 comentários
imagem de allegro82
allegro82

Simples: É só contrair o esfíncter, nada mais. Além disso, não há qualquer comprovação científica quanto a eficácia do polígrafo, nem seus exames são aceitos como prova, pelo menos nos tribunais americanos.

 
 
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

Nossa! Onde vai chegar a sanha terrorista do governo norte-americano? No embalo em que se encontram, não demora dasembarcar o povo estadunidense numa totalitária merda.

Que espera este povo tão rico pra deflagrar sua primavera?

Orlando

 
 
imagem de Mauro Silva 1
Mauro Silva 1

Caro Nassif

Um idiota, irmão de prefeito assassinado e bandeira das campanhas néo-udenistas, tentou 'aplicar' isso e quebrou a cara.

 
 
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

"O governo dos Estados Unidos lançou uma extensa investigação criminal de empresas e indivíduos que aplicam treinamento sobre como enganar os testes de polígrafo":

Imagine alguem que mente trabalhando pro governo dos Estados Unidos!

Im pen sa vel!

 
 
imagem de Spin in Progress1
Spin in Progress1

Seria uma boa instalar un na cabeça de cada ministro que está julgando o "Mentirão", o aparelinho ia só denunciar a consciência de cada um, a falsidade

 
 
imagem de anarca
anarca

 Faz uns trocentos anos que nenhum ''detector de mentiras'' é aceito no tribunal.

          Causa espanto que sirva como teste pra empregos.

         Facilmente,se for esse o motivo, qualquer advogado de porta de cadeia ganhará uma nota preta de indenização pro seu cliente.

           Parece o seriado House que mandava seus subordinados médicos invadirem a casa do paciente pra ver se achava algum componente pra tentar descobrir a doença do cara.

               Isso não existe no mundo real.

 
 
imagem de Assis Ribeiro
Assis Ribeiro

Em uma sociedade que defende o liberalismo, qual o crime cometido?

Qual o motivo da investigação?

Descobrir aqueles que ensinam ao cidadão a seguir os princípios da sua própria constituição federal?

A investigação quer burlar o  direito do cidadão de não se incriminar que foi incorporado à common law em 1640?

Onde fica o sacramentado pela Quinta Emenda da Constituição: "Nenhuma pessoa deve ser compelida, em qualquer caso criminal, a testemunhar contra si mesma"?

Democrcia e liberalismo, onde?

 
 
imagem de Cafezá
Cafezá

Às vezes, sinto pena do povo norte-americano, especialmente dos mais pobres.

 
 
imagem de Leandro_O
Leandro_O

O liberalismo se contradiz em vários aspectos. Patentes é um dos exemplos, patentes são os "neo-tributos" que as grandes corporações impõem de forma a transpassar barreiras geográficas.

O mesmo argumento que a China usa para justificar seu peso e poder estatal é o mesmo que o liberalismo usa para defender seus interesses apátridas, amorais e até imorais.

Adoram dizer que o Estado rouba quando tributa, mas são os primeiros a exigir royalities sobre meros traços de seu projeto (vide Monsanto na Holanda).

 
 
imagem de Ledour
Ledour

Vc nao sabe o que e' liberalismo...nem vou dizer que e' ma fe', fico na outra hipotese.

 
 
imagem de Leandro_O
Leandro_O

Não mesmo, porque aquele que aprendi é esse que hoje existe e tanto defendem com unhas e dentes.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!