Lisa Bu e a leitura de livros ou leitura de mundos além?

Lisa Bu

Prezados geonautas,

Gostaria de pegar um gancho em meu post de duas semanas, "O poeta analfabeto e a elite tupiniquim" (06-06-13), para saltar do local para o global, ou como diria Jorge Amado, "O global é o local sem muros", ou seja, como o mundo é visto do lado de cá e do lado de lá, pois como diria Milton Santos, "O centro do mundo está em todo lugar,..., O mundo é o que se vê de onde se está".  

Lisa Bu, chinesa radicada nos EUA, o título de sua apresentação, numa tradução livre: "Como os livros podem abrir a sua mente". Diria que é uma conversa maravilhoso e minha opinião é provocativa sobre sua fala, pois é muito mais do que "a magia dos livros", é a leitura de dois mundos, duas civilizações, duas culturas ou mais, entre o Oriente e o Ocidente.

O que é a tecnologia hoje para nós, desde que (digamos) a humanidade caminhou na Lua, até os nossos "smartphones" de hoje, era há 2.500 anos, para o filósofo Sócrates, a nova tecnologia de seu tempo: a escrita.
A leitura dos livros é um caminho e também uma "desculpa" para o ser humano interpretar o nosso mundo (interno e externo), o mundo em que vivemos.
É uma idéia, talvez, pré-socrática: "a leitura do mundo precede a leitura das palavras" (Paulo Freire).

"A vida é uma escola onde o viver é o livro e o tempo o professor." (Zé Geraldo - música O Profeto)

A ciência e as universidades não vão nos salvas (pode e deve nos ajudar), a salvação da lavoura (arcaica), um caminho, é pela cultura dos povos, pelas civilizações de milênios. 

Esse vídeo (TED) liberado em maio (6 min.), ainda não tem legenda em português, 

Sds,

(Post inicial do GGN: O Jornal de todos os brasis)

TED: Lisa Bu: How books can open your mind

FILMED FEB 2013 • POSTED MAY 2013 • TED2013

http://www.ted.com/talks/lisa_bu_how_books_can_open_your_mind.html

 

Comentário no site do TEDhttp://www.ted.com/profiles/1106582

  • Oswaldo Conti-Bosso

     2 hours ago: Hello ladies and gentlemen,
    It´s wonderful talk. My view about the Lisa´talks: Its much more than "magic of books. Its the reading of two worlds, two civilizations, two cultures or many, between East and west.
    What is the technology for us today, since (let's say) mankind walked on the moon, until "smartphones" today, was 2500 years ago for the philosopher Socrates, the new technology of his time: the writing.
    Reading books is a way and also an "excuse" for humans to interpret our world (internal and external), in which we live.
    It's an idea, perhaps, pre-socratic: “reading the world precedes reading the words” (Paulo Freire).
    "Life is a school where the living is the book and the time the teacher."
    I'm skeptical, science and universities will not save us (can and should help us), our salvation, a path, is the culture of the people, by civilizations millennia, oral, written, mythological, ....

    Português:
    É maravilhoso. Minha opinião sobre Lisa'talks: É muito mais do que "a magia dos livros." É a leitura de dois mundos, duas civilizações, duas culturas ou mais, entre o Oriente e o Ocidente.
    O que é a tecnologia hoje para nós, desde que (digamos) a humanidade caminhou na Lua, até os nossos "smartphones" de hoje, era há 2.500 anos, para o filósofo Sócrates, a nova tecnologia de seu tempo: a escrita.
    A leitura dos livros é um caminho e também uma "desculpa" para o ser humano interpretar o nosso mundo (interno e externo), em que vivemos.
    É uma idéia, talvez, pré-socrática: "a leitura do mundo precede a leitura das palavras" (Paulo Freire).
    "A vida é uma escola onde o viver é o livro e o tempo o professor."
    Sou cético, a ciência e as universidades não vão nos salvas (pode e deve nos ajudar), a salvação da lavoura (arcaica), um caminho, é pela cultura dos povos, pelas civilizações de milênios, oral, escrita, mitológicas,....(*)
    (*) http://www.advivo.com.br/blog/oswaldo-conti-bosso/o-poeta-analfabeto-e-a-elite-tupiniquim-falso-letrada

Nenhum voto

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.