Brasão da Polícia Militar na mira da Comissão da Verdade

Por Murdok

Da Folha

Comissão da Verdade de SP quer rever brasão da Polícia Militar

DE SÃO PAULO

A Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo vai propor a revisão do brasão de armas da Polícia Militar paulista. Desde 1981, o símbolo presta homenagem ao golpe de Estado de 1964, que implantou a ditadura militar no país.

O brasão contém 18 estrelas que, segundo o site da PM, representam "marcos históricos da corporação". De acordo com a página, a 18ª estrela é uma referência à "Revolução de Março". O termo "revolução" é usado por militares que negam que houve uma ditadura no país de 1964 a 1985.

Em janeiro de 2012, a Folha noticiou que os sites da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e da PM tratavam o golpe como "Revolução de Março". A pasta retirou a expressão no mesmo dia; a PM a manteve.

"A Comissão da Verdade pretende sugerir a revisão e análise do significado dessas estrelas", disse o deputado Adriano Diogo (PT), presidente do colegiado paulista.
Segundo ele, os caminhos formais para sugerir uma revisão no símbolo ainda serão discutidos com os integrantes da comissão.

Criado em 1958 pelo então governador Jânio Quadros, o brasão de armas da PM foi alterado em 1981, na gestão de Paulo Maluf, que acrescentou a 17ª e a 18ª estrelas.

Além do golpe de 1964, estão representados no brasão outras ações repressivas realizadas pelas Forças Armadas em episódios controversos, como a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), que devastou o país vizinho, e a revolta de Canudos (1897) no sertão baiano, que dizimou todos os participantes do movimento.

Há ainda estrelas em homenagem às repressões à Revolta da Chibata (1910) e ao levante dos 18 do Forte de Copacabana (1922).

Procurada, a assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que não comentaria o assunto por se tratar de um tema "de natureza política". (PATRÍCIA BRITTO)

Editoria de Arte/Folhapress


Nenhum voto
26 comentários
imagem de Arivaldo Sérgio Salgado
Arivaldo Sérgio Salgado

É o absurdo do absurdo, a preocupação dessa comissão. É o patrulhamento ideológigico acima da história do nosso Brasil. 

 
 
imagem de JL
JL

Diria o mesmo se a PM paulista vestisse uma suástica nos ombros? Aquela estrela representa a mesma coisa.

 
 
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

Não se trata de apagar a história, muito menos de eliminar estrelinhas. O mínimo desejável é que não se deturpe tanto a história assim, como diz o Paulinho da Viola. Quando que a merda do golpe empresarial-militar de primeiro de abril de 1964 foi de fato revolução? Apenas na cabeça reacionária de conservadores emperdinidos, caberia tal bobagem.

Quanto às demais estrelas contidas no horroroso brasão, por lembrar desimportantes e fantasiosos eventos, não vale à pena comentar. Da corporação Polícia Militar, especialmente a de SP não há como negar sua grande competência e produtividade letal. Sobretudo na eliminação de pretos e pobres, os suspeitos de sempre.

Orlando

 
 
imagem de junior50
junior50

    Desisto, a comissão da verdade é boa em arquitetura, tombamentos, analises históricas, de resto creio que irão esperar todos os responsaveis ainda vivos morrerem, para fazer algo contra eles: militares de pijama, baróes da midia, financiadores da repressão politica.


     Com brasões é facil fazer discursos inflamados, mas mexer com alguns ainda poderosos, é função para gente de coragem, preferencialmente sem telhado de vidro.

 

junior50

 
imagem de Andre Araujo
Andre Araujo

Não dá para acreditar, me recuso a acreditar que uma Comissão cujos membros tem vencimentos pagos pelo Tesouro tenho tempo para uma imbecilidade dessas. Querem apagar a HIistoria, como Stalin fazia tirando os expurgados das fotos? Porque a Comissão da Verdade não sugere APAGAR dos livros escolares o periodo do Governo militar, deixar as paginas em branco ? Tirar as fotos dos Presidentes militares que estão na galeria do Palacio do Planalto, dos Ministros do periodo do Governo militar que estão nas galerias de ex-Ministros em cada Ministerio, as fotos dos governadores Abreu Sodré, Paulo Egydio, Paulo Maluf que estão no Palacio dos Bandeirantes?

E aproveitam para mandar implodir a Usina de Itaipu e a Ponte Rio Niteroi SIMBOLOS do periodo militar, que construiu grande parte da infra estrutura de que hoje todos nós desfrutamos.

 
 
imagem de douglas da mata
douglas da mata

Não é à toa que as práticas continuam quase intactas: execuções extra-judiciais (autos de resistência?) e tortura, hoje, com corte de classe e cor.

Antes o viés também era político, mas a natureza da força de segurança de SP( que já se imaginou um exército paralelo em 32) é ainda da segurança nacional: povo inimigo interno(nosdestinos, pretos, pobres).

O Estado (e sua classe dominante) deve ser protegido deste perigo interno. Os pretorianos protegem o imperador e sua corte.

O que pessoas como André fazem é desprezar qualquer medida de respeito à inteligência alheia, e pior, fingem indignação.

Ora, não é possível a revisão de certos atos(feitos) históricos, ainda que praticados sob arbítrio: Não dá para resuscitar os mortos na tortura, apagar as marcas dos sobreviventes, nem devolver os milhões de dólares desviados nas obras que o "indignado" André colocou na discussão, muito menos explodi-las.

Com certeza não dá para demolir a ponte, haja vista que entre os bens jurídicos em conflito: um governo ilegítimo e uma obra pública, sairia muito mais caro destruir a facilidade construída.

Mas com certeza permitir que ela continue a se chamar pelo nome do general sanguinário(Costa e Silva?)em cujo mandto foi erigida é um acinte.

Porque o legado simbólico que fica é a "homenagem". E um assassino não merece homenagem, ou merece?

As revisões históricas são obrigatórias onde possíveis, como lição às gerações futuras de que não pretendemos cometer os mesmos erros.

A não ser para os Andrés, que acham isto pequenos detalhes. Como a caveira com a faca cravada no BOPE/RJ. Um mero detalhe a nos lembrar o caráter das nossas forças de segurança, todas "pacificadoras"!

André deve achar normal também que tenhamos ruas com nome Kennedy, Roosevelt, Lincoln, De Gaulle, etc.

Tudo bem seria uma troca(?) cultural desejável e até pedagógica, mas e lá, tem rua Getúlio Vargas? Zumbi? Juscelino? Nem uma com Lacerda, Bob Fields ou FHC(puz, isto sim é sacanagem, afinal serviram tão bem aos patróns).

Pois é.

 
 
imagem de JL
JL

André, se gosta de ditaduras, a África está cheia delas. Inclusive, foram elas que tornaram a África o que ela é hoje.

 
 
imagem de P Pereira
P Pereira

É necessário suprimir todas as exaltaçoes à ditadura.

Quem quer apagar a história são os asseclas dos ditadores.

"O ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp, que exerce as funções de coordenador da CNV, conta que a comissão já realizou uma série de requisições às Forças Armadas. “Pedimos documentos e informações, mas ainda estamos esperando a resposta”, afirmou. “Queremos saber se há documentos e, se não há, quem destruiu ou quem determinou a destruição. Estamos buscando elementos que ainda não foram pesquisados.”(RBA)

 
 
imagem de anarquista sério
anarquista sério

 


Uma pergunta:


  A Comissão da Verdade não tem nada mais pra se preocupar do que o Brasão da Polícia  Militar Paulista?


           Tenha dó- de mim e do povo e sobretudo dos parentes das vítimas mortas em situações inesplicáveis.


          Mas e sobre o brasão,hein?


              Essa preocupação ultrapassa o ridículo.


             O que pode comprometer sua suposta seriedade.


               Ou seria revanche?

 
 
imagem de Zé Francisco
Zé Francisco

Faltam 2 estrelas: Carandiru e Pinheirinho.

 
 
imagem de anarquista sério
anarquista sério

 


Sobre o Carandiru eu me emociono- prisioneiros que foram assassinados como uma pena de morte sem recurso.


      Quanto ao Pinheirinho, não.


       Eu não tenho nenhuma simpatia por quem invade propiedades dos outros.


       Nem as do Instituto Lula.

 
 
imagem de magali
magali

Que ridículo!! Agora querem mudar a história. Não há nada de útil pra se fazer?

Porquê não mudam a sigla do PT - Partido dos Trabalhadores? Há muito tempo já perdeu essa conotação, também.

 
 
imagem de H.92
H.92

Golpe Civil-Militar só orgulha os chumbetas e os ditadores.

 
 
imagem de fabio pada
fabio pada

Quando é que vão botar uma estrela para banir deputado que não tem mais o que fazer...!

Aquelas estrelas que 99% do povo não sabe o significado. são marcos significativos da história da PM.

Querem o que, apagar a história tirando uma estrela do brasão ?

 

 

 

 

 
 
imagem de Zé das Couves
Zé das Couves

"Quando é que vão botar uma estrela para banir deputado que não tem mais o que fazer...!"

 

Tá louco? Aí acaba a oposição no Brasil!

 
 
imagem de Durvaldisko
Durvaldisko

É pouco. Deviam extinguir a constelação toda. Essa instituição anacrônica, dispendiosa e primitiva,só prosperou e  se manteve   graças  a  dádiva   do arbítrio oferecido pelos golpista de 64.

E, como  anos demonstraram, nada  mudou. É uma organização avessa  'a democracia,rejeita  o   comando civil que não  compactue com  seus princípios e naturalmente insubordinada  a tudo  que  se refere aos  direitos do cidadão e deveres  corporativos.

 
 
imagem de Marcia
Marcia

Exato,  a PM  é  um dos braços  da " ditabranda ",  deveria  ser  extinta faz tempo.

Sinceramente tenho  pavor  dessa "força".

 

A verdade pode machucar mas é sempre mais digna.

 
imagem de Nagibe
Nagibe

Há vários lugares de São Paulo, onde ela não entra Márcia, sugiro procurar um destes para viver, a chance de vc ver um PM lá é ínfima.

Sugiro a favela do Tiro ao Pombo, aqui perto de casa

 
 
imagem de Andre Araujo
Andre Araujo

A corporaçãoe do tempo do Imperio, serviu a todos os governos legais do Pais vai extingui-la em nome de que? Realmente o que se fale de bobagem se pagasse aqui uma taxa faria o Nassif ir para a lista da FORBES.

 
 
imagem de Marcia
Marcia

E daí  que  a  corporação é  do tempo  do Império, AA?

Sou  pela  extinção  desses  fardados  arrogantes, justiceiros,  violentos, arbitrários dedos-duros, braço   forte  da  ditabranda.

Respeite minha maneira  de pensar, até porque  já  fui   vitimada   por  essa   corporação.

Imagino o  que os negros pobres  sofrem  dessa  turma.

É  óbvio  que  existem  exceções  na  "corporação", pessoas  de bem, mas  são  exceções   que só  confirma   a regra.

 

A verdade pode machucar mas é sempre mais digna.

 
imagem de prudencio de araújo
prudencio de araújo

Na realidade não deveria haver nenhum sinal de datas de confrontos militares. Afinal, a PM, apesar do nome militar, é na realidade uma polícia fardada voltada para a segurança interna com civis e somente isso. Militar são as forças armadas (Marinha, Exercito e Aeronáutica/FA), o resto é resquício da ditadura.

Até parece que São Paulo quer ter a sua própria Força Armada, ou como a elite adora SP Army.

 
 
imagem de maria olimpia
maria olimpia

Concordo plenamente com você, Prudêncio!

 

Maria Olimpia

 
imagem de Andre Araujo
Andre Araujo

Nada a ver. A Policia Militar de São Paulo é sucessora da Força Publica, corporação historica de São Paulo, nunca deveriam ter mudado o nome, como todas as PM é arma auxiliar do Exercito, reserva de 2ª linha, assim como a Gurda Nacional nos EUA, a Gendarmerie na França, os Carabineiros no Chile. É militar sim, por teinamento e estrutura, tem Estado Maior, Academia de Oficiais, está sob jurisdição do Codigo Penal Militar, é tão militar como é o Exercito.

 
 
imagem de douglas da mata
douglas da mata

André, não fale do que não sabe. A Guarda Nacional dos EEUU não tem nada a ver com uma força regular de policiamento ostensivo como as PM. A tal Guarda não é regular(estável e perene) e só aparece em determinadas ocasiões bem específicas, mais ou menos como nossa força fankestein nacional.

A correspondente francesa e a chilena não são militares, são uniformizadas, com estrutura hierárquica, mas não obedecem a códigos  militares, e não respondem a uma justiça militar. São forças civis.

PM é uma aberração nossa e de poucos outros países.

A polícia brasileira, nasceu em 1808 por D.João VI, como Intendência Geral de Polícia(que depois virou Polícia Civil) desdobrou-se na Intendência Geral de Polícia Fardada(o embrião da PM, logo depois em 1809) para dar conta da negrada que assustava a recém-chegada corte(mudou pouco, não é?). Tudo isto no Rio de Janeiro.

A militarização foi uma ideia de jerico, creio que como adaptação da polícias militares que atuavam junto aos contingentes das forças armadas em tempo de guerra e paz como responsáveis pelo patrulhamento nas instalações militares, escolta e custódia de prisioneiros de guerra e indisciplinados, etc.

Na medida que nosso processo de formação do Estado e de seu aparato macaqueou, piorando muita coisa, o que faziam os EEUU, Inglaterra, e França, adaptamos as polícias militares deles para o policiamento de rua.

De certa forma, fazia sentido, com tanta desigualdade fervendo na panela social de pressão, o policiamento tinha que ser direcionado como forma de controle social repressivo, e nunca como disseminador de segurança como direito universal.

Com a evolução da doutrina de segurança nacional, desde os primórdios(lá, com a preocupação com os escravos)os estamentos militarizaram as polícias ostensivas.

 
 
imagem de Andre Araujo
Andre Araujo

Eu disse que a Guarda Nacional americana, a Gendarmerie francesa e os Carabineiros do Chile são forças militirazadas, ""RESERVA MILITAR"", exatamente como nossas Policias Militares. Consulte o Google, veja o Portal dessas corporações, todas tem e voce verá exatamente o que eu disse.

 
 
imagem de douglas da mata
douglas da mata

E onde André, ela servem como algum tipo de comparação a militarização da segurança pública através da institucionalização de corporações (auxiliares e de reserva) como força de policiamento ostensivo?

Eu não preciso do google(para isto)para entender a natureza distinta entre os casos, que você parece ignorar: ainda que de reserva e auxiliares, no Chile e na França são forças civis, sujeitas aos estamentos e regras de direito público CIVIL.

Isto faz uma diferença enorme, André.

E o google não te dirá isto.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!