Empate em Campinas

Nenhum voto
27 comentários
imagem de Luccas Jr
Luccas Jr

Moro na região, as pesquisas desse jornal são uma péssima fonte.

A pesquisa para a minha cidade, feita pelo Tododia na véspera da eleição, apontava o candidato Denis Andia em quarto lugar, mais de 20 pontos atrás do primeiro colocado.

Três dias depois o mesmo Denis ganhou a eleição com 9 pontos de vantagem.

Melhor esperar uma fonte melhor....

 
 
imagem de Marcos Doniseti
Marcos Doniseti

Força, Marcio... No Twitter saiu um tracking dizendo que Pochmann tem 43%, contra 40% do Jonas. Espero que isso se confirme no domingo.

 

Marcos Doniseti

 
imagem de HumbertoCavalcanti-Porto_Alegre-Recife
HumbertoCavalcanti-Porto_Alegr ...

Marcos,

Sobre o Ranking eu já tinha visto por aqui e em jornal (e até me animei), mas quando pus, agora, no google "ranking de corrupção por partido" cheguei a um blog do UOL (você cita O Globo ) de um cara que vai atrás das fontes e faz as contas, "Acerto de Contas". Sugiro que você leia a análise que o cara faz. Eu achei que tinha muita lógica e o cara ainda direciona pra outros sites como o "Transparência Brasil / Excelências".

 

" Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento , sino la certidumbre ". - Bertrand Russell (1872-1970); filósofo y matemático inglês. ( citação num boletim do av. espanhol Panda )

 
imagem de HumbertoCavalcanti-Porto_Alegre-Recife
HumbertoCavalcanti-Porto_Alegr ...

O ranking sobre partidos e corrupção que uma participante colocou é falso.

Vejam meu comentário completo.

 

" Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento , sino la certidumbre ". - Bertrand Russell (1872-1970); filósofo y matemático inglês. ( citação num boletim do av. espanhol Panda )

 
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

O Ibope de seg deu 45 a 37 para o Jonas, será que não teremos mais Ibope ?

Alguem sabe se esta pesquisa desse jornal O dia foi confiável no primeiro turno ?

 

@DanielQuireza

 
imagem de Luccas Jr
Luccas Jr

Daniel, as pesquisas de Campinas não sei dizer se foram próximas do resultado do primeiro turno.

Na minha cidade (Santa Bárbara d´Oeste), o jornal Tododia errou feio ! Na quinta-feira véspera da eleição a pesquisa daqui indicava que o candidato que foi eleito (com quase 10 pontos de vantagem) estava em quarto lugar, uns 20 pontos atrás do candidato que estava em primeiro.

Basta ver no próprio arquivo do jornal, no site.

 
 
imagem de Miguel Leonel dos Santos
Miguel Leonel dos Santos

Esta pesquisa do Todo Dia é confiável sim. Eles no 1o. turno foram os que mais se aproximaram do resultado final das urnas.

 

Quando saiu o Ibope eu tive convicção que era uma manobra, pois nesta semana da pesquisa ilma e Lula estiveram em Campinas e o comicio reuniu mais de 10 mil pessoas. Portanto, era de se esperar um crescimento de Marcio e o Ibope deu que ele caiu sem apresentar nehum motivo que justificasse. Foi manobra do ibope.

Eleição em Campinas tah embolada sim, mas tem um ingrediente mto negativo pro Jonas: Ele naum consegue ampliar sua votação do 1o. turno. E, mais, tah estacionado num eleitorado desde a primeira metade da campanha eleitoral. Impressão que tenho é que Jonas está estacionado num limite de votos que os tucanos tem em Campinas e que dificilmente conseguem ultrapassar.

É mais provavel que os indecisso decidam por Marcio e o eleve pra algo em torno de 53 a54% dos votos validos. Tah mais pro marcio a eleição!

 
 
imagem de Fernando Lamanna
Fernando Lamanna

O IBOPE entrevistou 500 pessoas numa cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Conheço uma pessoa no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas que diz que o IBOPE pagou uma ajuda de custo de 50,00 para para cada entrevistado, que veio de seu bairro para um local central na cidade para responder à pesquisa. Não é estranho ?

 
 
imagem de anita m. s. m.
anita m. s. m.

Tem uma materia no interior desse jornal comentando exatamente isso: que no primeiro turno a pesquisa deles foi certeira e a do IBOPE muito mais distante do que aconteceu.

 
 
imagem de fabio
fabio

Foi mais correta do que a do Ibope no primeiro turno.

Já o site deles é horrível.

 

 
 
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

Obrigado pessoal. Não sou de Campinas, mas tomara mesmo que de Pochmann.

 

@DanielQuireza

 
imagem de Claudio Augusto
Claudio Augusto

Não, não vai ganhar.

A rejeição dele subiu nos ultimos dias, quando muita gente se tocou que o PT é o mesmo PT que controla a cidade a 12 anos. Que teve o caso Toninho e o escandalo com o Dr Hélio.

 
 
imagem de Luiz Antonio Antunes Machado
Luiz Antonio Antunes Machado

É muito boa essa renovação da esquerda, há que se procurar novos valores, sem dúvida. Aliás, o que tenho notado aqui, é que apesar de nossa indignação com a manipulação e parcialidade da imprensa, a força que é dada por outras faces do poder, como a mais conservadora que é o judiciário, e a atual representação da procuradoria da república, tenho notado também outra coisa: A grande vitória da direita nesta eleição foi...o crescimento de um partido de esquerda ! Sim, os jornais e revistas festejaram de forma estranha as vitórias do PSB pelo Brasil afora. Torcem descaradamente pela possível "aliança" entre o seu queridinho aécio neves e Eduardo Campos. Acreditam (ou torcem) que seria uma dupla invencível no próximo confronto pela presidência da república. 

Sinal dos tempos: nomes santificados da direita não são mais citados, a fissura pelos herdeiros da ditadura, como acm neto, álvaro dias, arrudão (dois carecas pelo preço de um), e outros murchou pela falta de interesse.

 
 
imagem de Maria Dirce
Maria Dirce
Re: Empate em Campinas
 

"A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro." Gabriel Garcia Márquez

 
imagem de HumbertoCavalcanti-Porto_Alegre-Recife
HumbertoCavalcanti-Porto_Alegr ...

Devagar com o andor... (Tenho mais que simpatias pelo maior partido de esquerda, só fico com pés atrás diante de correntes com notícias ou fatos que "eles não querem que a gente saiba" e afins). Provavelmente, o PT tem menor índice de corrupção (provavelmente: não tenho certeza ). Mas fomentar a idéia de "homem novo" ou a influência religiosa que vem das origens do PT, pode nos levar a ilusões e nada mais fácil pra que alguns de nós nos convertamos pro lado oposto à primeira decepção vai um passo. Os grupos são de homens , não de anjos. 

----------------------------------------------------
Está fazendo sucesso desde a semana passada, no Facebook e em blogs diversos, uma corrente com o título “TSE divulga ranking da corrupção por partido” (veja os resultados no Google).

Trata-se de uma lista de quantas cassações o Tribunal Superior Eleitoral teria determinado para cada um dos partidos registrados no Brasil. O partido com maior volume de cassações é o Democratas – o que explica a popularidade do meme nas semanas em que o senador Demóstenes Torres não tem conseguido explicar sua relação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Muita atenção ao ler e repassar essas coisas. Quem fez a primeira versão da corrente não dá elementos para o leitor chegar por si ao espaço no site do TSE onde é possível saber mais sobre como o ranking foi feito.

Sabe por quê? Porque não veio diretamente do TSE. O único ranking que o tribunal divulga por partido é o de distribuição do Fundo Partidário.

A imagem divulgada na corrente saiu deste artigo da Wikipedia. Isso por si não desabona o levantamento. Mas ajuda a chegar às fontes e ao quanto os dados são atualizados.

O levantamento – que em nenhum momento se apresenta como um “ranking da corrupção” – foi publicado em outubro de 2007, há quase cinco anos, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o grupo que pressionou o Congresso a aprovar a lei Ficha Limpa. Foi elaborado pelo juiz Márlon Reis para sua tese de doutorado.

Uma notícia sobre o material foi publicada na Folha, na época. A íntegra do estudo pode ser baixada aqui (PDF). A introdução mostra as delimitações do material – ou seja, o que ele é e o que ele não tem como ser:

    Não existe no âmbito da Justiça Eleitoral um sistema de acompanhamento estatístico. (…) A pesquisa foi feita a partir dos dados processuais de cada caso, com base nas informações disponíveis nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Algumas informações foram obtidas através de consulta direta aos tribunais e zonas eleitorais. Muitas vezes, notícias veiculadas na imprensa permitiram a descoberta da cassação. Nestes casos, a informação foi checada à luz dos dados da Justiça Eleitoral. Vários dos processos mencionados ainda se encontram em andamento. Portanto, alguma decisão pode ter sido revertida.

Como ler um “ranking da corrupção”

11/04/12 - 14:55
POR Marcelo Soares
http://afinaldecontas.blogfolha.uol.com.br/2012/04/11/como-ler-um-ranking-da-corrupcao/

Cinco anos depois, mais ainda.

Para haver cassação de um político de um partido, ele precisa ser eleito. Então, a colocação dos partidos na lista é mais influenciada pela quantidade de políticos eleitos que um partido teve do que pelo grau de honestidade desses políticos. Não significa necessariamente que partidos pequenos sejam mais honestos, e sim que os políticos deles têm menos mandatos e portanto menos chance de ser desonestos.

Ainda assim, a delimitação a crimes eleitorais também não ajuda a descrever esse material como um “ranking da corrupção”. É um ranking de cassações eleitorais.

Os crimes eleitorais são um pedaço pequeno da corrupção como um todo. Cassações por compra de votos (mais frequente), caixa-dois (difícil) e outros crimes eleitorais são muito menos frequentes do que perdas de mandato por desvio de recursos de repasses como o Fundef. Já corrupção durante o mandato, em licitações e outros do gênero, demora mais a levar a uma cassação. Nosso Judiciário é lento, enfim.

Consultado via Twitter, o autor do estudo, Márlon Reis, afirmou achar positivo o debate sobre os resultados – ainda que cinco anos depois. Também disse que está atualizando o material para sua tese em Harvard. É possível que mais adiante neste ano tenhamos novidades interessantes.

Leia o estudo completo (PDF). É mais esclarecedor do que ficar repassando correntes.
http://www.prpa.mpf.gov.br/institucional/prpa/campanhas/politicoscassadosdossie.pdf

 

" Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento , sino la certidumbre ". - Bertrand Russell (1872-1970); filósofo y matemático inglês. ( citação num boletim do av. espanhol Panda )

 
imagem de Marcos RTI
Marcos RTI

Humberto, eu mesmo já postei por aqui esse levantamento, publicado em O Globo OnLine de 04 de outubro de 2007, que no texto identificava como "Ranking das cassações".

O link da matéria já não está mais disponível.

De O Globo Online - 04 de outubro de 2007
Desde 2000, 623 políticos foram cassados. DEM lidera ranking

RIO - De 2000 até agora, 623 políticos tiveram o mandato cassado por denúncias de corrupção. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e não inclui políticos que perderam cargos em virtude de condenações criminais.

Dos 623 que foram cassados, quatro eram governadores e vices: Flamarion Portela, de Roraima, e Cássio Cunha Lima, da Paraíba, mantido no cargo por força de liminar do TSE. Os demais são senadores e suplentes (seis), deputados federais (oito), deputados distritais (13), prefeitos e vices (508) e vereadores (84).

De acordo com a pesquisa, o DEM é o partido que lidera o ranking (69), reunindo 20,4% dos políticos cassados. O PMDB (66) aparece logo depois, seguido por PSDB (58), PP (26), PTB (24), PDT (23), PR (17), PPS (14) e PT (10). Na última posição está o PV (1), empatado com PHS, Prona, PRP e PSDB.

No ranking dos estados, Minas é que concentra o maior número de cassações (71), o equivalente a 11% do total. Em seguida, vem Rio Grande do Norte (60), São Paulo (55) e Bahia (54). O Rio de Janeiro está na 12ª posição, com 18 cassações neste período.

A pesquisa ressalta que o número de cassações pode aumentar. De acordo com o movimento, outros 1,1 mil processos relativos às eleições de 2006 ainda estão em tramitação e podem levar à perda de mandatos.

___________________________________________________

Mas há um outro levantamento, mais recente, sobre os candidatos barrados pelo "Ficha Limpa", que saiu no Congresso em Foco ( 5/10/2012)

Matéria completa em:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/a-ficha-limpa-os-tribunais-e-...

Re: Empate em Campinas
 
 
imagem de HumbertoCavalcanti-Porto_Alegre-Recife
HumbertoCavalcanti-Porto_Alegr ...

Marcos,

eu já tinha visto por aqui e em jornal, mas quando pus, agora, no google "ranking de corrupção por partido" cheguei ao blog do UOL (você cita O Globo ) de um cara que vai atrás das fontes. Sugiro que você leia a análise que o cara faz. Eu achei que tinha muita lógica e o cara ainda direciona pra outros sites como o "Transparência Brasil / Excelências".

 

" Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento , sino la certidumbre ". - Bertrand Russell (1872-1970); filósofo y matemático inglês. ( citação num boletim do av. espanhol Panda )

 
imagem de silviojf
silviojf

Para isso se confirmar temos que ir as ruas! A velha militancia, como eu, que estava de pijamas, voltaram as ruas, estamos a 120 dias pelos becos, vielas,ruas e avenidas levantando  a banderia da mudança. Precisamos de voces nas ruas.

Amanha na praça das andorinhas as 10h00, começaremos uma caminha pelo centro de Campinas; falta muito pouco, mas temos que lutar ate o ultimo voto. Vamos derrota-los no jeito do velho e bom PT. NAS RUAS!!!

Espero todos voces as 10h00 no Largo das Andorinhas!

Silvio

 
 
imagem de mc
mc

É isso aí!

 
 
imagem de Adriana M Carvalho
Adriana M Carvalho

nossa, queria está aí com vocês!!!. 

 
 
imagem de Marco Antonio Bergamaschi
Marco Antonio Bergamaschi

Conheço Márcio Pochman desde os meus tempos de graduação na Unicamp. As referências elogiosas ao seu caráter e competência são constantes, partindo tanto de aliados como de adversários políticos. Considero um dos melhores quadros que o Partido dos Trabalhadores revelou na área de gestão e planejamento de políticas públicas com ênfase no social.

Campinas teria muito a ganhar com a sua eleição. 

Desenvolveu uma campanha limpa e modesta no início, que foi crescendo e chega com condições de vitória.

 
 
imagem de Francisco Ernesto Guerra
Francisco Ernesto Guerra

Nesta eleição, além da vitória de Haddad, a mais desejada por mim e de todos por aqui, torço freneticamente pela vitória do Pochmann em Campinas e do Pedro Bigardi (PC do B) em Jundiai.

Faremos o serviço completo e derrotaremos esses tucanos safados, ainda que estejam travestidos na pele do PSB.

 
 
imagem de msilva
msilva

Que pena que não voto em Campinas, mas força Marcio. Vamos devolver Campinas ao seu rumo.

 
 
imagem de Claudio Augusto
Claudio Augusto

O mesmo rumo que a cidade está a 12 anos?

Desde Toninho, passando por Dr Hélio quem manda na prefeitura é o PT.

Muito curioso os que falam aqui sem nem ter ideia do que se passa na cidade.

 
 
imagem de Marcio Aparecido Bastos Barboza
Marcio Aparecido Bastos Barboza
 
imagem de cirena
cirena

Ex presidente do IPEA, jovem e muuiiiiitttttooooooooooo inteligente.Capacidade dele

supera qualquer questionamento. Este é mais um dos jovens que o PT precisa em sua renovação.

 
 
imagem de José Antônio Araújo
José Antônio Araújo

Torço muito pelo Márcio Pochman! É fruto da nova geração de quadros do PT impulsionados e prestigiados por Lula e Dilma.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!