Assista notícias pelo Youtube | TV Nunca Mais! (Dica)

Autor: 

Neste texto procuro expor algumas práticas já adotadas por mim. Apresentarei um novo modelo, visando acelerar esta fase de transição relacionada a "mídia televisiva" x internet, que estamos vivenciando. Percorrerei brevemente pela motivação, depois vamos à dicas práticas, além da recomendação de canais na web. Ao final você já estará imerso à Nova Mídia, o Video-Noticiário eletrônico.

Atualmente, eu substituo 100% os Telejoranais, em prol das Video-Notícias. Você acaba recebendo muito mais informação, considerando um mesmo prazo de tempo que os Telejornais convencionais, fora a qualidade frequentemente melhor.

Motivação:

1 - Sabemos que a alternativa ao jornal impresso, são os jornais eletrônicos e blogs. Agora, e quanto ao "Jornal Falado", devemos deixá-lo no passado? Creio que Não!

  • A mídia "falada" possui suas vantagens sobre a mídia escrita: Concisão, informação rápida e generalizada.

2 - Mas existem algumas desvantagens do Telejornal tradicional (seja, Globo, Record, Band, etc.):

  • Poucas notícias e repetitivas: Investimos muito tempo, pra pouco retorno;
  • Parcialidade obscura: Não existe problema na parcialidade em si. Porém na "parcialidade oligopólica" e mascarada sim;
  • Adaptação ao horário imposto: Cada vez mais vamos entendo a importância sobre a liberdade de escolher quando e o que assistir.

3 - Quais são as vantagens e "desvantagens" do Video-Noticiário pela Web?

  • Vantagem: As vantagens, entre outras, são todas as que suprem as desvantagens dos Telejornais, acima sintetizadas.
  • Uma "desvantagem" poderia ser a falta do [falso] carisma que os âncoras de TV são treinados à transmitir ao público. (Talvez alguém sinta falta).
  • Talvez outra desvantagem, seria a adaptação. Pelo fato deste modelo decorrer sobre muito mais casos (se comparado proporcionalmente ao mesmo tempo de TV), o formato acaba sendo mais conciso, talvez "corrido" (veja bem, não falo "menos informativos", nem em termos quantitativos, menos ainda qualitativos).

Vamos às dicas práticas:

Penso em três maneiras, na qual podemos receber as video notícias: Talvez a mais óbvia, seria via Redes Sociais. Outra comum, é assinar o Canal diretamente pelo Youtube. A inovadora, então, é usar Gerenciador de Feeds, pra receber os videos:

    1. Via Redes Sociais: Basta abrir o canal do youtube, e filiar-se às redes sociais informadas no canal. Geralmente os videos postados no Youtube serão repostados nas redes.
    2. Assinar o canal de notícias do Youtube também é simples e trivial. Basta ir aos canais que mencionarei abaixo, e clicar em assinar, não tem segredo. E na própria página inicial no youtube, quando você estiver logado, você será informado sobre os videos.
    3. Particularmente eu queria um que não dependesse de redes sociais, e meu canal do youtube é poluído com canais de todo segmento, enquanto o Gerenciador de Feeds (e.g Google Reader) é o ambiente correto pra receber notícias. Prefiro sem dúvida esta opção.

Obs. Se você já usa um Gerenciador de Feeds, então você sabe que Feeds tradicionalmente são mais usados para a mídia impressa. Porém existe uma adaptação fácil para salvar canais do Youtube, pouco conhecido (inclusive dentre, vários e vários, colegas da área de tecnologia). Esta é a parte mais interessante do artigo, vamos destrinchar essa opção. Não se assuste, é extremamente simples:

0 - Sobre o Gerenciador de Feeds/RSS.

A principal vantagem de se usar um Gerenciador de Feeds, é que você ganha o poder de organizar todas as atualizações dos seus diversos sites, blogs (como o do Nassif), vídeos, reunidos em um único lugar. Simples, fácil e organizado. Acho simplesmente indispensável, certamente acaba sendo o software/site que eu mais utilizo, dentre todos.

Se você já tentou salvar o RSS de um Canal ou de uma Lista (playlist) específica do youtube, em seu Gerenciador de Feeds (e. g. Google Reader), sabe que é convencionalemente impossível. O site do Youtube não dispõe desta opção. Mas existe uma alternativa simples, veremos:

1 - Navegue pelo Youtube e obtenha o nome do canal (de notícia) que você pretende salvar no Gerenciador:

  • Canal Exemplo: http://www.youtube.com/user/afpbr --> (ou seja, nome do canal é "afpbr")

2 - Gere um "link feed":

  • Acesse o Youtube APIS and Tools: https://gdata.youtube.com/demo/index.html
  • Localize a área "Video Feeds". Logo abaixo, clique em "Query", que está logo a frente da palavra "Uploads".
  • Agora, localize a área "Categories and keywords:". No campo "User ID", digite o nome do canal desejado (afpbr -- em nosso caso).
  • Um pouco mais abaixo, clique no botão: "Submit". Será gerado, então, um "link feed" logo acima deste botão que você clicou. Copie-o;

3 - Finalmente, adicione o link gerado no Gerenciador de Feeds:

Pronto, agora todo video novo, de todos os canais desejados, estarão centralizado no seu Gerenciador de Feeds.

 

***

Alternativa

A maneira que realmente eu uso é salvando separado por categorias. Eu nunca consegui fazê-lo por vias normais, ou seja, através do Youtube APIS and Tools (https://gdata.youtube.com/demo/index.html). Embora exista a opção de salvar "playlists" por lá, sempre me voltou um erro. Pelos fóruns na internet alguns dizem ser problema (bug) do Google. Mas como pra tudo nessa vida existe uma solução, há uma alternativa simples, na realidade mais fácil ainda que o ítem 1 e 2.

Ao invés de fazer ítem 1 e 2, faça o seguinte:

  • Navegue pelo canal no Youtube, encontre a lista sobre a categoria desejada. Vou usar o exemplo da AFP, na categoria Economia:

 http://www.youtube.com/playlist?list=PLBAO7gBJEanhS8a1bWgq3IzmyWPa5VdUl

  • Toda lista no youtube possui este formato, separado em duas partes. Um prefixo fixo, e um ID que representa a lista  selecionada (em negrito). Agora somente copie o negrito acima e cole abaixo:

http://gdata.youtube.com/feeds/api/playlists/adicione o ID da lista aqui, no lugar desta frase

Se não funcionar, então é https:

https://gdata.youtube.com/feeds/api/playlists/adicione o ID da lista aqui, no lugar desta frase

(Guarde este modelo com você pra usar mais vezes )

  • Basta copiar o link acima, com seu devido ID, e seguir normalmente o ítem 3.

***

Acredito que a tendência seja aumentar com o tempo a quantidade de canais existentes deste tipo. Dos dois canais em português que conheço, dentre aqueles que não são meras gravações de noticiários da TV (claro), um já foi mencionado, da AFP - Brasil, e o outro é de Portugal, mas é bem tranquilo de entender, o Euronews (pra quem não conhece, apesar do prefixo "Euro", dá notícias do mundo inteiro):

Canal 1: AFP - Brasil:

http://www.youtube.com/user/afpbr

Canal 2: Euronews Portugal:

http://www.youtube.com/user/euronewspt

***

Lista Adicional: Comentaristas da Gazeta

http://www.youtube.com/playlist?list=PL88wT4iANRW1OKDJ2udmlg5E5WpkHmnkG

(Esta playlist é televisiva, no entanto é dos comentaristas do Jornal da Gazeta, onde sempre é atualizado a coluna do Bob Fernandes, assim que transmitido pela TV. Ficará armazenado, portanto, no seu Gerenciador de Feeds pra você não perder um, e assistir quando quiser. Caso goste, claro rs)

***

Outros Canais:

TV Brasil

http://www.youtube.com/user/tvbrasil/

***

E você? Caso conheça ou descubra outro canal, seria interessante usarmos o espaço do comentário para compartilhá-los. Vamos acelerar esse processo de transição que vinvenciamos. Vamos contribuir para o processo de erradicação dessa arcaica necessidade televisiva, que infelizmente ainda perdura em grande escala nos dias de hoje.

Média: 5 (2 votos)

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.