Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Sobre o consumo de bebidas alcoolicasEnviado por luisnassif, seg, 22/08/2011 - 15:00Por Vera Passos
Do Terra Magazine Rizzatto Nunes
Um assunto que foi bastante noticiado nas duas últimas semanas foi o do projeto de lei do governo do Estado de São Paulo, que visa punir com multas de até R$87.000,00 estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcóolico para menores de 18 anos em todo o Estado. A multa dobrará em caso de reincidência e pode levar à perda da inscrição estadual do comerciante. Antes de prosseguir, lembro que já é proibido vender, oferecer ou entregar bebida alcoólica a menores de 18 anos. A questão é outra: ela está ligada as medidas que tentam coibir o uso pernicioso desse tipo de bebida não só por menores como por adultos, mas que funcionam apenas como paliativo. Pergunto: não haveria outros modos mais eficazes de se combater esse vício? Pensemos no assunto. Ninguém dúvida do mal que as bebidas alcoólicas fazem e, particularmente, nós consumeristas, temos combatido fortemente os anúncios publicitários que incentivam o consumo desse tipo de droga. Os malefícios causados, especialmente aos jovens, são enormes. É evidente que não se pretende a proibição de fabricação das bebidas que contém álcool, mas está mais do que na hora de se utilizar entre nós os métodos modernos para restringir a aquisição de bebidas e que tem funcionado muito bem. É preciso, por exemplo, proibir a publicidade e limitar os pontos de venda. Em Estados americanos como Utah, os consumidores da Capital, Salt Lake City, somente podem comprar bebidas alcoólicas em lojas especializadas, nas quais só podem entrar maiores de 18 anos. Nos Supermercados, por exemplo, só se vende cerveja sem álcool. O mesmo se dá no Canadá. Em Vancouver, cidade que tem uma das melhores qualidades de vida do mundo, só é possível comprar bebidas nas "liquor stores" e, claro, também, lá só entram maiores de idade. Pergunta-se: isso impede que as pessoas bebam? Claro que não, pois ainda se pode beber em casa depois de adquirir a bebida na loja especializada ou se pode beber num restaurante, numa boate etc, mas é proibido portar garrafas ou latas de bebidas alcoólicas abertas nas ruas ou nos automóveis. A venda ampla e aberta feita por supermercados, mercearias, padarias e congêneres é um facilitador excessivo e implica um estímulo à compra e à ingestão. E, ao contrário, a venda circunscrita em locais específicos, especialmente autorizados e fiscalizados, dificulta em muito não só a compra como também a consequente ingestão de bebidas alcoólicas. Anoto que nesses locais o consumidor não compra por impulso. A aquisição da bebida alcoólica - qualquer que seja o tipo: vinhos, cervejas, destilados etc - exige do consumidor uma tomada de atitude, uma decisão de sair de casa para comprá-la. Ele tem de decidir antes. Já em supermercados, por exemplo, pode muito bem acontecer do consumidor ir comprar saladas e carnes e sair carregado de vinhos e cervejas. Afora o fato de que nesses estabelecimentos comerciais abertos ao público e encontrados em cada esquina, a possiblidade de que menores acabem adquirindo as bebidas seja enorme e mesmo que se obrigue o caixa a fazer um controle da idade do comprador, ainda assim um amigo maior de idade pode se passar por ele e fazer a compra. Enfim, a facilidade é evidente. No Brasil, infelizmente, se pode comprar bebidas alcoólicas em todo e qualquer lugar abertamente e até via delivery. A leviandade por aqui é tamanha que em festas de adolescentes há pais que servem cervejas e outras bebidas mais fortes à vontade. O mesmo ocorre às vezes em buffets e clubes. E, no que respeita ao comerciante, este, como se sabe, quer vender. Se é permitido, ele faz. Veja-se o que acontece em volta das faculdades brasileiras. Meu amigo Walter Ego diz: "Pode-se definir um prédio de escola superior como um local feito para desenvolvimento de altos estudos, cercado de bares por todos os lados". E anoto que até mesmo dentro de algumas escolas a bebida alcóolica é vendida! Temos, entre nós, a Lei 9294/96 que, com fundamento no parágrafo 4º do art. 220 da Constituição federal, proibiu a veiculação televisiva dos anúncios de produtos fumígenos, tais como cigarros, cigarrilhas, charutos etc. Falta fazer o mesmo com as bebidas alcoólicas. Ademais, a publicidade de bebidas alcoólicas, de maneira geral, é sofrível e pode ser caracterizada como abusiva, conforme definição legal (art. 37, parágrafo 2º do Código de Defesa do Consumidor), na medida em que se utiliza de maneira bastante chula da imagem da mulher. As propagandas de cerveja são o melhor exemplo disso, aliás, parece mesmo que falta imaginação aos tão criativos publicitários brasileiros nesse setor: há anos eles só conseguem bater nessa mesma tecla surrada (que não deixa de ser vulgar e abusiva). É certo que ao final de cada anúncio sempre aparece o aviso: "Beba com moderação". Mas, será que resolve? Sem poder me estender no assunto neste curto espaço, devo dizer que os estudos científicos da semiótica moderna demonstram que da maneira como são produzidos os anúncios, o aviso ao final não tem qualquer eficácia. Explico. O anúncio em si se traduz numa comunicação analógica de imagens agradáveis, sempre com gente bonita, sorridente, cantando, feliz e...bebendo, bebendo, bebendo. Ao final, não com imagens mas, com palavras, isto é, numa comunicação digital, surge a frase do aviso. Acontece que, a comunicação analógica do anúncio é um código quente, forte de comunicação e atinge, em cheio, o público alvo. Ela encanta, seduz a plateia. O aviso em letras é um código frio, fraco. O mesmo público embevecido com o anúncio lê o aviso e não lhe dá a devida importância. Traduzindo: o aviso não funciona. Exatamente como ocorria com os anúncios de cigarro, onde ao final, após cenas de esporte ou luxo, surgia a frase:"O Ministério da Saúde adverte: fumar faz mal à saúde". Também não funcionava e, no caso, soava paradoxal: se o Ministério da Saúde sabe que faz mal, porque não toma providências mais eficazes? E tomou. Quero dizer, as autoridades tomaram. No caso do cigarro não só se proibiu os anúncios em rádio e tevê como se obrigou os fabricantes a mostrarem os danos que o cigarro causa em fotos (linguagem analógica) e não só em palavras. Pois bem. No caso das bebidas alcoólicas falta muito. Sabe-se que a proibição relativa ao cigarro teve fundo econômico: o governo percebeu que era mais barato combater o vício do fumo que ficar gastando milhões nos hospitais com os fumantes doentes. Em relação à bebida alcoólica, ter-se-ia que fazer o mesmo. Claro que há o lobby dos fabricantes de bebidas a ser enfrentado e também o interesse dos veículos de comunicação, que faturam alto com os anúncios. Mas, se foi feito com o fumo existe a esperança de que possa ser feito também com as drogas alcoólicas. É preciso, pois, coragem para a tomada de outras medidas como as sugeridas. Quanto ao aumento da restrição aos anúncios publicitários ou sua proibição, basta uma alteração na lei 9294 nesse sentido. Lembro, como dito, que a Constituição Federal assim o determina. Não vejo também entrave a que se proíba a venda desse tipo de bebida em supermercados, mercearias, padarias e congêneres, limitando as vendas apenas a estabelecimentos autorizados e controlados e nos quais fique proibida a entrada de menores de dezoito anos. Se um dia chegarmos a isso, teremos certamente um consumo mais consciente e menos nocivo de bebidas alcoólicas. Rizzatto Nunes é mestre e doutor em Filosofia do Direito e livre-docente em Direito do Consumidor pela PUC/SP. É desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Autor de diversos livros, lançou recentemente "Superdicas para comprar bem e defender seus direitos de consumidor" (Editora Saraiva) e o romance "O abismo" (Editora da Praça).
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
ocator
22/08/2011 - 16:04
Aliás a proibição de propaganda do cigarro e não as das (muito bobas= a mulher um objeto e os homens absolutamente cretinos) cervejas alem de cínica e de um tremendo absurdo. Que é melhor (ou muito...
5
2
-
Letícia Oliveira
22/08/2011 - 16:30
Já passou da hora do Ministério da Saúde tomar uma providência em relação ao consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas.
Somente a lei seca, sem um trabalho maior de conscientização e proibição de...
5
3
-
luka
22/08/2011 - 16:57
O consumo de alcoolicos pelos adolescentes e adultos, particularmente mulheres e meninas, também está assusta.
Se não houver bebida a rodo, não há diversão. Esse é o conceito. O objetivo das...
5
4
-
RODRIGO C MOREIRA
22/08/2011 - 17:34
E tome cerceamento da liberdade... agora universitário nao pode tomar cerveja? Nao pode beber uma cerva na praia, na calçada ou depois do futebol?
Faça-me o favor. Eu tenho direito de beber...
5
5
-
Jotaem
22/08/2011 - 17:35
Como esse pessoal gosta de mandar nos outros! Sempre querendo impor regras, restrições, penas, multas, prisões, etc. etc. segundo os pequenos espíritos autoritários. Quer dizer então que não poderei...
5
7
-
evandro condé de lima
22/08/2011 - 17:58
Aos viajados: há países onde as pessoas podem ficar enchendo a cara, no meio da calçada, atrapalhando o trânsito de pedestres e carros - sem falar com o incômodo à vizinhança e ainda tais...
5
8
-
Geraldo Milagre
22/08/2011 - 19:09
Vivemos num país que não consegue punir quem comete assassinato, que não consegue punir quem sequestra, quem rouba, quem agride fisicamente o outro. E a maioria das pessoas (como se vê pelos...
5
9
-
RODRIGO C MOREIRA
22/08/2011 - 19:47
É muito justo que o Sr. pense assim.
Mas me dê a liberdade de cuidar da minha própria vida.
Por favor, meus caros, nao caiam na esparrela de dizer ao homem o que ele tem que fazer sem...
5
10
-
diogojfaraujo
22/08/2011 - 19:53
Usar a capital do estado de Utah, nos EUA (maior cidade mórmom do planeta) como exemplo foi demais...
5
12
-
Sérgio Troncoso
22/08/2011 - 20:34
Êsse tipo de tópico sempre repete as mesmas falácias e babaquices. Quer dizer que quem compra bebida alcólica deve ser segregado e separado em estabelecimentos próprios? Também se constata que quem...
5
13
-
antonio francisco
22/08/2011 - 21:10
A primeira vez que ouvi dizer que animais ficam bêbados foi vendo o hilário Os Animais Também São Seres Humanos.
http://www.documentarios.org/video/detalhar/1708/os_animais_tambem_sao_seres_humanos/?...
5
14
-
Cristiana Castro
22/08/2011 - 23:08
Super concordo! Gente mas que saco, isso. Cada dia é uma novidade. Semana passada, aqui mesmo, era um tal de decidir o que a gente vai comer; agora, o que a gente vai beber. Fumar é coisa do capeta....
5
15
-
Cristiana Castro
22/08/2011 - 23:29
Sabe o que é JB, o problema não está com a molecada, esses a gente sabe que tem que segurar e já há leis regulando isso. O problema são os adultos. Os adultos enchendo o saco dos outros adultos;...
5
16
-
motoboy
22/08/2011 - 23:34
Se as vendas de bebidas alcoólicas chegarem a um estágio de serem 100% proibidas, teremos traficantes de cerveja, pinga, wisky, vodka... só não conseguimos entender o que o Rizzatto Nunes vai ganhar...
5
17
-
Luis Fraga
23/08/2011 - 01:59
Ufa!!Ufa!!!
Ô Rodrigo até enfim vc chegou para salvar o nível dos comentários. QUE SACO! Onde essa coisa vai parar? Todo mundo querendo salvar o mundo!
Dias destes (acreditem se...
5
18
-
anarquista sério
22/08/2011 - 16:22
ESSA lei é milenar.Deve ser a.C.
Só aumentaram o valor pro delito.O que não muda nada:
Menores com carteiras falsificadas( um montão) ,quem paga a multa?
Tbm,não é por aí. É até ridículo,pois...
3
19
-
DanielQuireza
22/08/2011 - 16:32
Até concordo mas a idéia desse professor é muito utópica, esse pessoal tem muita força.
1
20
-
peregrino
22/08/2011 - 16:46
Muito boa a iniciativa, mas falta algo também muito importante...
policia-mp federal precisa repetir a operação ressaca com urgência.........................
como a marcação no tráfico está muito...
1 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Aliás a proibição de propaganda do cigarro e não as das (muito bobas= a mulher um objeto e os homens absolutamente cretinos) cervejas alem de cínica e de um tremendo absurdo. Que é melhor (ou muito menos pior) para uma familia, ter um filho fumante ou alcolatra?
ESSA lei é milenar.Deve ser a.C.
Só aumentaram o valor pro delito.O que não muda nada:
Menores com carteiras falsificadas( um montão) ,quem paga a multa?
Tbm,não é por aí. É até ridículo,pois basta um menor pedir pra um maior( 18 anos) comprar a bebida pra ele.
É mais ou menos o caso do cigarro: Pode comprar ,mas não pode fumar no estabelecimento que comprou- esta ganha a taça.
É tbm o caso de filmes pra menores de''tantos anos''- na internet os menores assistem coisas piores do que o proibido nos cinemas.
Tbm não sei o que é ''menores''.Quando um cara de 14/15/16 anos assalta,estupra e mata, é culpa de quem? Do Estado,dos pais ,da escola, das companhias ou falta de valores?
Como no Brasil e no mundo, não há nenhuma dificuldade de adquirir drogas lícitas ou ilícitas( engraçado que o alcool é uma droga lícita embora faça tremendamente mais mal que a maconha),não enxergo nenhuma proibição que dê resultados.Ao contrário:incentiva.
Então que se libere tudo de uma x.
Os Eua com sua lei seca tentou isso nos anos 30.E o que aconteceu? Surgiu Al Capone e outros gângsters. E o patriarca Kenedy ficou um pouco mais rico com seus navios atracados com bebidas a granel,esprando a liberação.Que se não houvesse, venderiam no mercado negro mesmo.
Nada,absolutamente nada na vida, que seja proibido ,deixou-se de fazer.
Proibir,além de ineficaz, é uma tremenda burrice- sobretudo pra jovens.
Campanha intensiva( massacrante mesmo) dos malefícios é muito mais produtivo do que proibir.
Já passou da hora do Ministério da Saúde tomar uma providência em relação ao consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas.
Somente a lei seca, sem um trabalho maior de conscientização e proibição de propagandas e outros aspectos abordados no artigo farão a diferença. O álcool é uma droga que, de tão bem aceita socialmente, tem praticamente um aval de liberdade para ser consumido em qualquer ocasião e por qualquer pessoa, inclusive minimizando as consequências de seus efeitos nefastos como a combinação alcool e direção e as gravíssimas consequencias do alcoolismo, doença tão grave quanto qualquer outra adicção - até mesmo o alcoolatra, como viciado, é mais bem aceito socialmente do que viciados em drogas ilícitas.
Até concordo mas a idéia desse professor é muito utópica, esse pessoal tem muita força.
@DanielQuireza
Daniel, não acho que seja utópica. Uma multa bem pesada e a possibilidade de, por lei, interditar os estabelecimentos que não a cumpram e apreender os estoques, pode ser uma boa solução. Além disso eu estenderia uma multa e responsabilização aos pais também. Tem que doer no bolso, como dizem por aí. Somado a isso, impor as mesmas restrições que foram impostas à propaganda de cigarros e colocar nos meios campanhas de esclarecimento quanto aos malefícios do abuso do álcool.
Milicos de pijamas não terão mais sossego em suas camas! Comissão da Verdade já!
Beleza Edson,
Excelente idéia de estender a multa aos "pais", em minha opinião, estes são os principais culpados.
Muitas vezes os pais são negligentes e, em outras tantas, têm hábitos que servem de péssimo exemplo aos filhos.
Tem que doer no bolso mesmo...
Dinamite neles!
PET - Programa de Erradicação dos Trolls. Não alimente os trolls no blog!
Quando vai ao Zoo você alimenta os animais ? Então...
Edson, agora vc tocou num ponto de suma importância...responsabilizar os pais com boas multas...não basta ser pai e mãe, tem que participar! Na hora de fazer tudo muito bom, tudo muito bem...depois, toma sociedade, que o filho é seu!!! Pera lá...cada um tem que cuidar do que é seu...enquanto for "de menor" é preciso tá lá, conferindo horário, amigos, companhia etc.....ninguém quer o ônus, hoje em dia....tem-se filho para babá criar, escola educar, condomínio vigiar e beijinho....beijinho...pau....pau! Ficamos, toda a sociedade, à mercê de crianças completamente sem limites e sem nenhuma educação!! Acorda gente, estamos criando monstros.....verdadeiros monstros sem responsabilidade alguma. Portanto, pena para os pais...não quiseram ter filhos???? Pois bem, que pague pela negligência. Falo com a maior tranquilidade pois sou mãe e sei o trabalho que dá mas, a patir do momento que coloquei filhos no mundo, eles se tornaram minha responsabilidade........ vivemos em sociedade....meus erros não podem prejudicar ninguém a não ser eu mesma. SE não quer ter trabalho, não tenha filhos....há o livre arbitrio nesta questão...o que não dá mais para tolerar é este bando de gente bebendo como se o mundo fosse acabar amanhã ...jovens perdendo o futuro, onerando o INSS justamente porque pai e mãe não souberam passar valores, respeito, CIDADÂNIA para os filhos.
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Muito boa a iniciativa, mas falta algo também muito importante...
policia-mp federal precisa repetir a operação ressaca com urgência.........................
como a marcação no tráfico está muito forte, corre de boca em boca
que nossos jovens estão sendo envenenados também com bebidas adulteradas, veneno puro
rj, paralelo brasil, sentido bonsucesso ramos
O consumo de alcoolicos pelos adolescentes e adultos, particularmente mulheres e meninas, também está assusta.
Se não houver bebida a rodo, não há diversão. Esse é o conceito. O objetivo das reuniões é a bebida, antes dos amigos , da comida e do programa. Os locais a se frequentar são determinados pelo preço e facilidade da bebida.
Não, não vejo pela ótica da moral, religião e blá blá blá. Vejo pela ótica dos figados castigados. Como é que o pessoal aguenta?
Existe uma competição de status de quem entornou mais. Sei que sempre foi assim, mas acho que estão começando cedo demais e de modo geral o volume aumentou muito.
Concordo com o tudo o que deve ser feito conforme disse Rizzato Nunes. Isso não significa que o governo esteja errado. Acho que uma coisa não anula a outra.
E tome cerceamento da liberdade... agora universitário nao pode tomar cerveja? Nao pode beber uma cerva na praia, na calçada ou depois do futebol?
Faça-me o favor. Eu tenho direito de beber minha cerveja aonde eu quiser. O Estado nao pode limitar isso.
Eu já vivi nos EUA. Aquilo é um pais de maluco. Essa história de nao poder beber nas ruas é uma hipocrisia sem tamanho. Será que até isso a gente vai querer importar?
As pessoas bebem e vão continuar bebendo. São adultos, responsáveis e tem o direito de comprar por impulso.
Ao Estado cabe conscientizar. Eu nao sou criança. Sou adulto e consumo o que eu quiser, na hora em que eu quiser.
Aonde a gente vai parar com isso? Daqui a pouco vão proibir o futebol de fim de semana pq é uma grave cause de infarto em peladeiros eventuais - dai será o que? Só joga pelada com atestado médico.
Faça-me o favor.
Concordo!!!
Super concordo! Gente mas que saco, isso. Cada dia é uma novidade. Semana passada, aqui mesmo, era um tal de decidir o que a gente vai comer; agora, o que a gente vai beber. Fumar é coisa do capeta. Hoje eu vi, não sei se no yahoo ou no MSN, a seguinte gracinha, aprenda a acordar cedo, sem reclamar e ensina que dormir cedo é muito bom kkkkkkkkkkkkkkk
Caraca, tem que obedecer um bando de regras esquisitas e ainda ficar feliz, achar bom e não reclamar.
E tb não acho adequado esse papo de dizer que determinados grupos de cidadãos oneram o INSS; todo mundo paga imposto e todo mundo tem o MESMO direito de ser atendido em suas necessidades, específicas. Então eu posso dizer que não quero pagar pelo tratamento de quem tem AIDS pq, aqui na minha casa, ninguém tem. Tb não quero sustentar filho de ninguém na Universidade pq não tenho filhos e, por conta disso tb, acho que ninguém tem que viajar para o NO pq tem que tomar vacina contra a febre amarela... Tb posso achar que presos saem muito caros... Impostos são pagos por todos e para todos.
Criança é criança, adulto é adulto; adulto vai fazer o que quiser e criança vai fazer o que puder. Daqui a pouco vão mandar os adultos pararem de fazer sexo para não estimular as crianças. Eu queria saber de onde estão saindo essas idéias. Ah, sim, tb tenho filhos.
Ufa!!Ufa!!!
Ô Rodrigo até enfim vc chegou para salvar o nível dos comentários. QUE SACO! Onde essa coisa vai parar? Todo mundo querendo salvar o mundo!
Dias destes (acreditem se quiser) vi na TV, num programa sobre obesidade uma Nutricionista sugerindo que se punisse com prisão os pais que permitissem aos filhos uma alimentação inadequada.
Minha filha, passeando na Irlanda, descobriu (a tempo de não ser presa, avisada pela amiga de Dublin) que não se pode consumir bebida nas ruas. Por aqui tá acostumada a eventualmente tomar uma latinha de cerveja nas calçadas. Teve que se ater aos Pubs.
Esses caras, incluindo nossos colegas do Blog, estão excessivamente moralistas e moralizadores, querendo consertar o mundo, através de leis, decretos e portarias. Teriam ferrado com minha vida de adolescente (risos), eu , que comecei a tomar umas cervejas com 14 anos, junto com colegas, na praça de meu bairro. Sempre passei longe de ser alcoólatra ou ter qualquer problema com bebidas. Tive Pai e Mãe que me deram orientação e limites.
Onde foi para a fé na educação e instrução dos jovens e adultos? Esse papo de que tem de doer no bolso, de que tem que prender ... é de alguém que quer enquadrar todos dentro de seus padrões.
Repito, que saco! Deu até vontade de tomar uma.
"Tudo que é demais, é muito meu filho" - Uma senhora muito velhinha do interior de Goias.
Como esse pessoal gosta de mandar nos outros! Sempre querendo impor regras, restrições, penas, multas, prisões, etc. etc. segundo os pequenos espíritos autoritários. Quer dizer então que não poderei mais comprar uma cerveja no supermercado simplesmente porque há o risco de um comerciante cometer o delito já previsto na legislação de vender uma lata para um menor???!!! E como encarnam o bem! Sabem, sem dúvidas algumas, o que é melhor para os outros. Vamos de mal a pior. Em vez que construirmos uma sociedade de cidadãos livres, que favoreça o máximo de autodeterminação, diversidade e espontaneidade humana (que afinal, é o ideal inclusive do socialismo), caminhamos para um regime no qual o estado (a serviço principalmente do capital) normatiza os mais singulares aspectos da vida privada. Cada vez mais de convenço que Foucault foi profético! É a era da biopolítica: a administração dos corpos!
Desconfio que está havendo muito efeito para pouco volume...
atenção fiscalização, químicos, é veneno quase puro
tenha dó dos nossos jovens
Sério que tem um cara amigo do autor que chama Walter Ego?
Aos viajados: há países onde as pessoas podem ficar enchendo a cara, no meio da calçada, atrapalhando o trânsito de pedestres e carros - sem falar com o incômodo à vizinhança e ainda tais estabelecimentos serem citados como ótimos locais a serem frequentados? E tanto faz dia e/ou hora?
E eu não entendo por que tanta propaganda de cerveja- do jeito que é já se bebe hectalitros.
Na Suécia a venda de bebida é atributo do Estado. E o pessoal bebe bem por lá, é comum ver garrafas quebradas pelas ruas de manhã, sinal de que a noitada foi boa.
O assunto é sério. Não adianta jogar na cara o costumeiro"querem mandar na minha vida". Nada disso. Bebida é um D R O G A!!!!! Faz mal a saúde; é o maior vetor da criminalidade; destrói vidas e arrasa lares; já levou e ainda vai levar muita gente para o cemitério, cadeia ou hospício(a escolha é sua).
Quem escreve isso tem na família(irmão) problemas graves com ela. E bebe. Moderadamente, mas bebe. Sem ser viciado apenas por uma benevolência do destino.
Uma das maiores alegrias da minha vida foi quando meu único filho varão adentrou na adolescência e na mocidade sem nunca ter bebido. Aliás, detesta o hábito e é meu crítico mais constante. Provável é que ganhe a parada.
O autor do texto pede apenas ações no sentido de pelo menos deixar longe dos olhos dos menores a bebida. Não proíbi-las de todo.
Vale a pena o esforço.
É muito justo que o Sr. pense assim.
Mas me dê a liberdade de cuidar da minha própria vida.
Por favor, meus caros, nao caiam na esparrela de dizer ao homem o que ele tem que fazer sem lhe dar a opção de fazer diferente.
As pessoas tem o direito de se dar mal. Parece absurdo, mas é verdade.
Deve-se sim, penalizar fortemente aqueles que prejudicarem os outros por seus excessos, mas faz sentido penalizar que nao costuma se exceder?
Preze por seus valores na sua casa, sua familia. Mas me deixe com os meus.
Eita Rodrigo, você não entendeu nada e distorceu tudo.
Não está em questão o seu livre-arbítrio: você faz da sua vida o quiser. Assim como eu. Sou, inclusive, para arrepio de alguns, adepto da maior manifestação de autonomia do ser humano, ou seja, a prática do suicídio.
Mas o texto em questão não vai por esse caminho antevisto por você. Seu escopo é a defesa dos que ainda não tem juízo formado, portanto carecem do livre-arbítrio para tomar uma decisão tão drástica e perigosa, qual seja, a ingestão de bebidas alcoólicas. Volto a repetir: bebida é uma droga.
Responda sinceramente: você deixaria seus filhos aproximarem-se de um paiol de pólvora? Da beira de um abismo? Claro que não. Pois é disso que se trata.
Você pode beber moderadamente, tal qual este escriba. Mas há o risco desse moderadamente sair do seu contrôle? E quem garante que o menor exposto a esse hábito não vá se tornar um alcoólatra ou cometer desatinos bêbados?
Vivemos numa sociedade complexa e composta de "n" valores e posturas. Já pensou se cada um sai por aí trobeteando seu livre-arbítrio e o resto que se exploda? Retornaremos, sem nenhuma dúvida, para a Idade da Pedra Lascada.
Pela proposta do autor do post você não está proibido de tomar sua biritas. Apenas sugere que a exposição e aquisição seja, tal como é hoje o cigarro, seja em locais, digamos, menos visíveis. Ou você vai me dizer que isso fere seus valores?
Sabe o que é JB, o problema não está com a molecada, esses a gente sabe que tem que segurar e já há leis regulando isso. O problema são os adultos. Os adultos enchendo o saco dos outros adultos; dando palestra, entende? Ah mas não fuma; sabe que o tio fulaninho morreu de câncer? Ah mas não come torresmo, isso aumenta o colesterol e blá blá blá... Isso é que é um saco. O sujeito fica p... pq abre mão da sua vida e, quer pq quer que o outro tb abra mão da dele. Vc não vai ver um fumante, enchendo o saco para um não fumante, fumar ou empurrar uma feijoada para um saladeiro ou ainda, sua bebida para um suqueiro... Eu entendo que deve ser um saco viver essa vida aí toda restrita mas é uma opção e tem pessoas que optam por viver do jeito que acham melhor. Acho lindo uma pessoa super saudável e sei que eu vou morrer doente e ela vai morrer saudável, só isso. Uns escolhem viver felizes outros saudáveis. O problema é a dificuldade que os saudáveis tem em conviver com os felizes. Vc conhece alguém feliz que se mete na vida dos outros? Não conhece. O pessoal se obriga a cumprir essas metas e quer convencer o resto para se convencer que está fazendo uma boa opção. Os jovens entram aí, como Pilatos no Credo, é a desculpa para impor um estilo de vida a sociedade. Nada a ver com saúde, bastando para isso, a gente notar a quantidade de remédios que essas crianças tomam ( vc se lembra de ter tomado remédios na infância? ), vivem em médicos que as entopem de medicamentos ( droga ); mães tão cuidadosas internam suas filhas de 15/16/17 anos para fazer cirurgias estéticas ( anestesia geral ); passam formol nos cabelos, descolorantes a base de amônia e, por aí vai... Ou seja, pagam o preço ( saúde ) que for pela sua satisfação mas não entendem que o outro tb pague.
Vivemos num país que não consegue punir quem comete assassinato, que não consegue punir quem sequestra, quem rouba, quem agride fisicamente o outro. E a maioria das pessoas (como se vê pelos comentários acima) quer que o Estado gaste seus recursos tentando controlar o que as pessoas bebem ou não? Com que dinheiro vamos custear todo esse controle da vida das pessoas? Vamos elevar nossa carga tributária pra 100%? Devíamos é parar de fazer leis ridículas e inaplicáveis e nos concentrar no básico. Bom mesmo seria poder andar na rua, sóbrio ou não, e não correr o risco de ser assaltado, estuprado, machucado ou mesmo morto. Bom mesmo seria saber que quem comete um crime violento será processado e condenado em tempo razoável, que o processo não se arrastará por décadas caso o réu seja rico, que o codenado ficará na cadeia durante parte razoável da pena, e será tratado com dignidade lá dentro. Bom mesmo seria saber que, se for roubado, o Estado irá se empenhar em encontrar o ladrão, processá-lo e puní-lo, e se possível recuperar o produto do roubo. Quando o estado conseguir controlar os criminosos que, de forma efetiva, direta e inquestionável agridem às outras pessoas, daí, talvez, poderíamos discutir à sério leis que controlem como cada pessoa vai cuidar de sí mesma.
Geraldo Milagre
Quem atropela e mata ou aleija estando bêbado também vale?
Quem atropela, mata ou aleja, como resultado de uma infração de trânsito, deve responder por isso. Não importa se está bêbado ou não. O crime não é ter bebido, o crime é o atropelamento.
Geraldo Milagre
Além do que, quer levar à falência 95% dos donos de pequenos bares, padarias, e quitandas outras por esse imenso Brasil afora. Vide esta parte da "proposta":
"Não vejo também entrave a que se proíba a venda desse tipo de bebida em supermercados, mercearias, padarias e congêneres, limitando as vendas apenas a estabelecimentos autorizados e controlados e nos quais fique proibida a entrada de menores de dezoito anos."
Parece coisa de quem nem tem noção do que é o Brasil real. Deve andar somente de carro, frequentar belos restaurantes, consumir e comprar em shopings, etc.
Nunca entrou numa birosca, tomou uma no boteco ou foi no barzinho da esquina comprar mais umas cervejas que faltou no churrasco com os amigos.
Cacete! Que tal dar educação, informação, emprego, crescimento econômico, opção... para os jovens ?
Esse pessoal vive fora da realidade do país. Quer um problema mais urgente a cuidar? Que tal este?
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) anunciou nesta segunda-feira a suspensão de uma decisão em primeiro grau que impedia que funcionários do Senado recebessem mais do que R$ 26,7 mil.
O pedido havia sido feito pela Mesa Diretora da Casa após decisão da 9ª Vara do Distrito Federal a favor do chamado abate-teto a proventos e pensões estatutárias que faziam os vencimentos de determinados integrantes da Casa excederem o valor máximo a ser remunerado.
O presidente do tribunal, Olindo Menezes, disse que poderia haver lesão à ordem pública caso a medida não fosse suspendida. O desembargador considerou que o teto deve ser observado, mas há a independência dos poderes e a matéria está regulamentada por um parecer do Senado.
Segundo a decisão, o planejamento econômico, jurídico e financeiro de diversas pessoas ligadas à Casa passou a ser gravemente afetado. Ainda na visão de Menezes, a decisão anterior colocava "de joelhos o normal funcionamento dos serviços públicos do Senado"
Abraços.
"Tudo que é demais, é muito meu filho" - Uma senhora muito velhinha do interior de Goias.
Usar a capital do estado de Utah, nos EUA (maior cidade mórmom do planeta) como exemplo foi demais...
ANTIFA!
Êsse tipo de tópico sempre repete as mesmas falácias e babaquices. Quer dizer que quem compra bebida alcólica deve ser segregado e separado em estabelecimentos próprios? Também se constata que quem não fuma e/ou não bebe, não baixa em hospitais com as mesmas doenças de todos? Quanto custam os tratamentos das doenças dos caretas e caga-regras? Ou será que quem não bebe morre sem ocasionar "gastos" por doenças extra-terrestres ou excesso de saúde? Quanto custam os tratamentos psquiátricos dos que não são viciados em álcool, mas só por beberem são assombrados por traumatizados vítimas de cachaceiros na família ou no seu entôrno?
Escuto e vejo essa cantilena desde que me conheço por gente. É o consumo de álcool, o cigarro, as drogas, destruindo a boa índole dos nossos santos jovens. Desde que não bebam, os imbecis que os criam, os traumatizam, os põem para ferrar, trair, roubar e matar os semelhantes, sempre ficam perdoados... A culpa é das drogas...
Bom é ser workhaolic e viver pensando em dinheiro e no "bom egoísmo", na "boa" competição... Pelo que mesmo?
Um saco!
Sérgio Troncoso
A primeira vez que ouvi dizer que animais ficam bêbados foi vendo o hilário Os Animais Também São Seres Humanos.
http://www.documentarios.org/video/detalhar/1708/os_animais_tambem_sao_seres_humanos/?categoria=31&subcategoria=61
Eles não sabem, é óbvio, que vão ficar de porre. Acontece que certas frutas mesmo depois de começar a fermentar ainda são consumidas pelos bichos, e esta fermentação embebeda a quem consome tais frutas.
E então acontecem desvios de conduta, quedas, tudo muito parecido com os humanos bebuns. Por exemplo, há várias notícias na internet a respeito de alces bêbados, que dão um trabalho enorme, quando próximos a povoados:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2005/11/051109_alcesjag.shtml
Postar novo Comentário