Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Rubem Fonseca e a loucura do escritorEnviado por luisnassif, ter, 28/02/2012 - 13:00
Por wilson yoshio.blogspot
Do Opera Mundi Em Portugal, Rubem Fonseca ignora fama de recluso e diz que escrever é forma de loucura Escritor brasileiro diz que paciência é mais importante do que inteligência para autores Conhecido por recusar entrevistas, grandes aparições e sessões de fotos, o escritor brasileiro Rubem Fonseca participou de evento literário portugês e tirou risadas dos companheiros de mesa e do público defendendo a loucura como característica principal de um escritor. "Escrever é uma forma socialmente aceita de loucura", disse Fonseca, vencedor do Prêmio Literário Casino da Póvoa com o romance Bufo & Spallanzani. "Basta ser louco?", perguntou ao auditório do encontro de escritores Correntes d´Escrita, na Póvoa de Varzim, em Portugal. Não, mas é o mais importante, respondeu para si. E segue enumerando: "É necessário ser alfabetizado, motivado, imaginativo e ter paciência. Fazer continuamente, sem pressa, mas não parar de fazer". Durante sua exposição, ele descartou a inteligência como exigência para exercer o ofício da escrita. "Por que o Flaubert levou cinco anos escrevendo aquele livrequinho de 200 páginas, Madame Bovary? Ele queria a palavra certa. Ele sabia que não existem sinônimos", disse, sobre a paciência necessária para escrever. Aos 86 anos, o escritor brasileiro participava da mesa redonda "A escrita é um risco total". Confira o vídeo com a intervenção do autor:
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Kleber.S
28/02/2012 - 13:06
Lacaio dos EUA, propagandista do golpe militar, censor privado da ditadura...
De louco esse fascista não tem nada.
5
2
-
José Ayres Lopes
28/02/2012 - 13:44
"Conhecido por recusar entrevistas, grandes aparições e sessões de fotos"... Por ter medo de ter de explicar a sua colaboração de linha de frente com a Ditadura Militar. Um rato.
5
4
-
José Areias
28/02/2012 - 14:39
Rubem Fonseca ou o Reverendo Jorge de o Nome da Rosa (o filme)?
5
5
-
Kleber.S
28/02/2012 - 17:06
Em nenhum de seus livros o Fonseca te contou que ele era colaborador ativo da ditadura?
Não te disse que ele fazia parte do grupo de censura preventiva da Phillips, que monitorava seus artistas e...
5
6
-
Kleber.S
28/02/2012 - 17:13
Rubem Fonseca foi muito bem sucedido em cumprir seu papel de disseminar valores burgueses e autoritários para a classe média burra(com perdão do pleonasmo).
Instigar o medo da classe média contra as...
5
7
-
Kleber.S
28/02/2012 - 18:04
Na biografia do Paulo Coelho tem uma história interessante. Quando ele fazia músicas com Raul Seixas nos anos 70, no auge da ditadura militar, foram chamados para uma reunião com um conselho de...
5
8
-
josé marreta
28/02/2012 - 19:03
Rubem Fonseca colaborou com a ditadura militar brasileira de maneira branda, mas colaborou. Ele trabalhou para IPES, escrevendo roteiros horríveis para filmes anti-comunistas. Para o interessado,...
5
9
-
Rafael Patto
28/02/2012 - 19:32
Meu caro,
Rubem Fonseca foi um dos "cabeças" do Departamento de Opinião Pública do famigerado IPES, dirigido pelo hediondo Golbery do Couto e Silva.
5
10
-
Cafezá
28/02/2012 - 20:10
Achei muito engraçada a historinha que ele contou sobre a inteligência dos escritores. O personagem que conhece muitos escritores afirmou que a maioria não é inteligente. Para chegar a essa conclusão...
5
11
-
maria utt
28/02/2012 - 20:38
E Paulo Coelho continua sendo péssimo escritor e Rubem Fonseca, um muito bom.
Posição política e biografia não tem nada a ver com qualidade literária.
5
12
-
maria utt
28/02/2012 - 20:49
Exato, criticam a Veja e caem no mesmo buraco, de deixar a ideologia tomar conta de tudo e distorcer céus e terras para caber no molde.
Lembro-me do editorial da revista de fofoca citada acima sobre...
5
13
-
Jair Fonseca
28/02/2012 - 22:57
Vinicius de Moraes trabalhou como censor na sua juventude. Vão patrulhá-lo também?
E Rubem Fonseca teve um livro censurado pela ditadura. Deve ser porque era assim com os home...
5
14
-
Jair Fonseca
28/02/2012 - 23:07
Deve ser por causa de censores autoritários como você que a ditadura recolheu a edição de Feliz ano novo em 1975, sendo que o livro ficou censurado até 1989.
5
15
-
Jair Fonseca
28/02/2012 - 23:28
Isso aí. Sou de esquerda e um de meus escritores preferidos foi um fascista: Céline. Mas Rubem Fonseca não foi fascista: foi delegado de polícia e trabalhou para o IPES.
5
17
-
Kleber.S
29/02/2012 - 08:28
Um fascista talentoso, mas um fascista.
Não dá pra separar a vida do autor de sua obra, como muitos pretendem, ainda mais um Rubem Fonseca, ativo colaborador da ditadura e do reacionarismo.
Há uma...
5
18
-
Kleber.S
29/02/2012 - 08:30
Sim, quando o regime militar mostrou não ser tão lacaio dos EUA como a UDN(a quem Rubão servia) gostaria e houve o rompimento.
Ler um livrinho de história do Braisl de vez em quando não faz mal a...
5
19
-
Kleber.S
29/02/2012 - 08:33
Deve ser por causa do rompimento da UDN com os militares, depois que estes demonstraram seu compromisso com o desenvolvimento e a autonomia do Brasil, algo inaceitável para os eternos lacaios da UDN...
5
20
-
Kleber.S
29/02/2012 - 08:38
Exatamente, Fonseca é bom escritor, mas está longe, muito longe do nível dos grandes escritores brasileiros. Ele realmente abusa do antagonismo entre o grotesco forçado e a intelectualidade prolixa...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Lacaio dos EUA, propagandista do golpe militar, censor privado da ditadura...
De louco esse fascista não tem nada.
donde tirou essa jacta ideia de que ele era censor privado dos ditadores? eu já li todos (ou), quase todos os livros do fonseca e nada dali exalava ditatorial, muito ao contrário: anárquico e antissocial. lacaio dos eua? onde está isso? ou será daqueles esquerdistas de conhecimento osmótico glaucomatoso pela própria intolerância?
eu ganhei o ano ao ouvir o rubem. faltam só os molotovs e a constituinte!
revolución!
evoé baco!
Brasiliaby Sylvia Plath
Will they occur,
These people with torso of steel
Winged elbows and eyeholes
Awaiting masses
Of cloud to give them expression,
These super-people! -
And my baby a nail
Driven, driven in.
He shrieks in his grease
Bones nosing for distance.
And I, nearly extinct,
His three teeth cutting
Themselves on my thumb -
And the star,
The old story.
In the lane I meet sheep and wagons,
Red earth, motherly blood.
O You who eat
People like light rays, leave
This one
Mirror safe, unredeemed
By the dove's annihilation,
The glory
The power, the glory.
Em nenhum de seus livros o Fonseca te contou que ele era colaborador ativo da ditadura?
Não te disse que ele fazia parte do grupo de censura preventiva da Phillips, que monitorava seus artistas e depois repassa informações pra ditadura?
Nunca informou de sua participação como autor de folhetos de prpaganda pró-golpe para o IPES, financiado, entre outras, pela empresa norte-americana Light, onde Rubem Fonseca trabalhava?
Em nenhum de seus romances ou contos Fonseca relata que conseguiu até mesmo um carguinho público graças a suas relações íntimas com os políticos da UDN que sustentavam a ditadura?
Que coisa não?Vai ver ele esqueceu, deve ser o lado "louco" dele!
Meu caro,
Rubem Fonseca foi um dos "cabeças" do Departamento de Opinião Pública do famigerado IPES, dirigido pelo hediondo Golbery do Couto e Silva.
será o caso, desses dois, dos denunciantes invejosos? daqueles que, isso num livrinho de estudo jurídico, denuniavam aos déspotas e às suas polícias os seus êmulos por uma vingança comezinha? pergunto: digam-me que o rubem fonseca, seja nos contos, romances, poesias, escritos e autobiografia, não tenha de fato dito que participou de censura privada de empresas de fonografia (a mpb, o ÁPICE da intelectualização do brasil) ou outras mais que não me importa, mas digam-me, fora ele, esse escritor, beneficiado pela lei de anistia? tomou ele, em suas mãos, instrumentos de tortura e perpretou esta contra os seus "camaradas"? a que tipo de censura estamos a discutir? a mim, boa parte dos discos de mpb (música popular de bosta) são inúteis. e o fato de dizer não a boas porcarias não quer dizer que seja censura. caso sejam honestos, por favor, documentem a afirmação de vocês: postem documentos, se for o caso, que os analisarei com isenção.
Vinicius de Moraes trabalhou como censor na sua juventude. Vão patrulhá-lo também?
E Rubem Fonseca teve um livro censurado pela ditadura. Deve ser porque era assim com os home...
Sim, quando o regime militar mostrou não ser tão lacaio dos EUA como a UDN(a quem Rubão servia) gostaria e houve o rompimento.
Ler um livrinho de história do Braisl de vez em quando não faz mal a ninguém, fica dica!
"Conhecido por recusar entrevistas, grandes aparições e sessões de fotos"... Por ter medo de ter de explicar a sua colaboração de linha de frente com a Ditadura Militar. Um rato.
Se é um risco por que ele se repete tanto?
Rubem Fonseca ou o Reverendo Jorge de o Nome da Rosa (o filme)?
José Areias
hehhe, o Reverendo Jorge é outro
http://sul21.com.br/jornal/wp-content/uploads/2011/08/jorgeluisborges.jpg
Estou cada vez mais assustado com a ascensão das forças mais obscuras da repressão: a burrice aliada à intolerância foram responsáveis por alguns dos episódios mais terríveis da história da humanidade.
Rubens Fonseca é um grande escritor. Ponto final.
Meu Deus do Céu, que fel! Será que os que escreveram se deram ao trabalho de ver o vídeo? Ou ao menos leram Rubem Fonseca? Por que o assunto é literatura, e Rubem Fonseca, o louco, alfabetizado, imaginativo e paciente (e que não acredita em sinônimos), escreve livros. E escreve bem.
Exato, criticam a Veja e caem no mesmo buraco, de deixar a ideologia tomar conta de tudo e distorcer céus e terras para caber no molde.
Lembro-me do editorial da revista de fofoca citada acima sobre a morte de Saramago: "Estilo e Equívoco". Ou seja, tudo que não tiver o mesmo posicionamento político que vc, não presta. Mesmo se o assunto em questão não tiver nada a ver com posicionamento político. Prevejo um futuro promissor para alguns comentaristas daqui naquela revista: o modus operandi é o mesmo, é só mudar de lado.
Por que o Rubem Fonseca não pode ser um bom escritor e um bom fascista ao mesmo tempo ?
Isso aí. Sou de esquerda e um de meus escritores preferidos foi um fascista: Céline. Mas Rubem Fonseca não foi fascista: foi delegado de polícia e trabalhou para o IPES.
Um fascista talentoso, mas um fascista.
Não dá pra separar a vida do autor de sua obra, como muitos pretendem, ainda mais um Rubem Fonseca, ativo colaborador da ditadura e do reacionarismo.
Há uma crítica do Darcy Ribeiro sobre o romance Agosto, muito interessante mesmo. Fonseca descreve o golpe(porque foi isso que aconteceu na trama que levou ao suicídio de Getúlio Vargas)como se fosse uma série de acontecimentos impessoais, um evento natural, como os neoliberais descrevem o desemprego, a pobreza, etc.
O problema é que a classe média é acostumada a exercer sua superficialidade, fazendo uma leitura acrítica e rasa de tudo.
Talento literário indiscutível. "Rubens Fonseca é um grande escritor. Ponto final." [2]
Rubem Fonseca foi muito bem sucedido em cumprir seu papel de disseminar valores burgueses e autoritários para a classe média burra(com perdão do pleonasmo).
Instigar o medo da classe média contra as classes mais pobres(tática típica da UDN a qual ele sempre serviu)e de incorporar valores autoritários disfarçados de revolucionários(uma espécie de Datena literário)é um dom do Rubão!
Um conto como reacionário como O Cobrador, um de seus mais famosos, é exemplo da assimilação da lógica autoritária pelo "herói". O herói de O Cobrador não é revolucionário, ele é um conservador que assimila a violência contra o mais fraco e a pratica da forma mais brutal possível, para delírio da classe média fã de um mundo regido por capitães Nascimento e enlatados norte-americanos. O trecho do estupro, no qual a vítima goza junto com seu algoz, é um exemplo da assimilação da lógica da opressão pelo oprimido.
Enfim, o sistema de propaganda da ditadura(ao qual Rubão serviu)fez um bom trabalho, mas também, a classe média burra é facilmente manipulável, chega a ser covardia.
eis mais um analista sociológico!! quer dizer que no conto o cobrador ele extravasa a verve de oprimido a oprimir os mais desgraçados ainda quando muito se pode ser um grito de sociopatia à intolerância dessa sociedade média que o senhor diz ser burra, mas a qual se refere? a média dos brasileiros carolas de cinquenta anos atrás? ah, sim. é um inteligente-alfa. uma raça superior a vergastar com verborragia barata o talendo de um escritor. me diga (à la o mário de andrade): o amargor dos seus comentários vem do fato de ter sido censurado? o brasil nos idos dos militares-milicos-maloqueiros-masoquistas era um social intricado. não vivi a época. e jamais aceitaria qualquer argumento a favor de torturas e sandices de autoritarismo barato. penso que: nem todos os intectualóides de então tinham cacife (deveria ser com cifrão) para serem "exilados" em países europeus ou de ditaduras mais ferrenhas (dizem que alguns ajudavam os milicos chilenos, vai saber...). outro alfa-mais (à la huxley) diz que a participação do rubão fora branda, contudo participativa. pergunto aos dois argutos comentaristas (vou deixar de ser a partir de hoje, dada improfícua natureza disso de comentar): o que tenho notícia é do wikipedia, em português (tosco artigo!) que aduz à tentativa de cooptação, no tal do ipes, dos escritores fernando sabino, rachel de queiroz e rubem fonseca: pergunto aos dois: já lutaram hoje pela derrocada dos corrutpos? ou apenas peroram?
Pensamento crítico não faz mal a ninguém!
Ficou assustado ao saber que Rubão trabalhava no IPES?
Pois é, nem todo mundo é tão ignorante, algumas pessoas conhecem a história do Brasil além do que lhes é relatado pela Rede Globo.
É desolador testemunhar seu esforço sobre-humano para elaborar esse amontoado de frases porcamente articuladas - nas quais se destacam ranços de semi-analfabetismo - para expressar sua pobreza de ideias.
Acho que é muito mais fácil digitar "Fora Lulla" ou "Sarney Ladrão", não é mesmo?
o sobre-humano aqui é vossa senhoria, detentora das inverdades universais. vai-te achincalhador canhestro (é de esquerda, é? qual?). que lê o paulinho coelho, aquele que serve ao cancro platinado. e depois diz que o censor é o rubão. aposto que adora knut hamsun e estabelece parâmetros desarticulados por um pathos (pato) que não convence aos menos incautos. fico com minha brasilidade e com a meu semi-analfabetismo: e deixo-o aí, a gozar com o onanismo dos gramáticos. burguês-pequeno, pequeno-bagre. vigia até o gozo das personagens.
Consultou um dicionário pra tentar esconder sua falta de conteúdo em um vocabulário pomposo?
Provincianismo prolixo, feio demais, pior até que sua admiração por colaboradores da repressão. Mas admirar fascistas combina com seu semi-analfabetismo, não é mesmo?
Afinal, tivesse um pouco mais de cultura, quem sabe você admirasse gente melhor.
engraçado chamar-me de prolixo quando o proxeneta dos intelecutais aqui é você. e o mais engraçado é saber que deve ter lido todos os livros do mundo e possuir, de cor, os verbetes de todos os léxicos para não precisar consutá-los. só rindo (hahahaha). já descobri: é um direitista, ou o burro de sancho pança? vai-te à alfafa ou ao alfabeto? ensina-me, SENHOR, antes de tentar execrar-me. estamos aqui para entender. e não para usar de insultos insidiosos, insinuosos e pusilânimes. pendejo y güero!!!
Deve ser por causa de censores autoritários como você que a ditadura recolheu a edição de Feliz ano novo em 1975, sendo que o livro ficou censurado até 1989.
Deve ser por causa do rompimento da UDN com os militares, depois que estes demonstraram seu compromisso com o desenvolvimento e a autonomia do Brasil, algo inaceitável para os eternos lacaios da UDN, pra quem Rubão trabalhava.
Procure ler um livrinho de história do Brasil de vez em quando, o conhecimento não faz mal a ninguém!
Na biografia do Paulo Coelho tem uma história interessante. Quando ele fazia músicas com Raul Seixas nos anos 70, no auge da ditadura militar, foram chamados para uma reunião com um conselho de produção artística da Phillips(sua gravadora), cuja função era interpelar os artistas sobre o significado de suas músicas(Rubem Fonseca fazia parte do grupo). O tal grupo estava muito interessado em saber o que era a tal "Sociedade Alternativa", tema d euma de suas músicas.
Dias depois desse encontro, ambos foram sequestrados pelos serviços de repressão, que os torturaram durante dias para obter mais informações sobre a tal "Sociedade Alternativa".
E Paulo Coelho continua sendo péssimo escritor e Rubem Fonseca, um muito bom.
Posição política e biografia não tem nada a ver com qualidade literária.
Mitos e lendas de cada povo...
Rubem Fonseca colaborou com a ditadura militar brasileira de maneira branda, mas colaborou. Ele trabalhou para IPES, escrevendo roteiros horríveis para filmes anti-comunistas. Para o interessado, consultar o trabalho de Reinaldo Cardenutto, um mestrado sobre o IPES.
Agora, quanto ao fato de ele ser um grande escritor isso é um exagero. Tem méritos, o trato do grotesco parece ter nele um sentido novo na literatura brasileira. Mas quando pensamos na linhagem dos grandes escritores brasileiros, ele não entra no panteão de alguém com alguma formação literária. Sua obra é fácil e sem uma verdadeira reflexão sobre a forma e as particularidades da experiência brasileira. Como delegado escritor ele até que se sai bem. Quem gostou do vídeo precisa ver e ler coisas mais surpreendentes, como Ungaretti falando de sua experiência no Brasil (cf. o site da Cinemateca Brasileira). Tudo o que Fonseca diz no vídeo é de uma superficialidade incrível e o riso da mesa é carregado de complacência pelo escritor senil.
Postar novo Comentário