Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Quem mexe os peões do xadrez líbioEnviado por luisnassif, seg, 28/03/2011 - 08:00
Por Alarcon
Quem mexe(u) os peões do xadrex líbio? Peter Dale Scott | Who are the Libyan Freedom Fighters and Their Patrons? PARTE 01 - A OPOSIÇÃO LÍBIA | "As Crianças' e 'O Facebook"? Notas de Peter Dale Scott sobre a Líbia Prefácio O mundo está enfrentando uma situação bastante imprevisível e potencialmente perigosa no Norte da África e no Oriente Médio. O que começou como uma memorável, promissora e relativamente não-violenta conquista da Nova Política - as Revoluções na Tunísia e Egito - se metamorfoseou muito rapidamente em um recrudescimento de velhos hábitos: os Estados Unidos da América, já atolados em duas guerras de duas décadas no Iraque e no Afeganistão, além de esporádicos ataques aéreos no Iêmen e na Somália, agora bombardeia mais outro país do Terceiro Mundo, neste caso a Líbia.
O objetivo inicialmente declarado desse bombardeio foi o de reduzir as baixas entre civis líbios. Mas muitas figuras importantes em Washington, incluindo o presidente Barack Obama, têm indicado que os EUA estão se preparando para uma guerra completamente diferente, para mudar o regime, que pode muito bem ser prolongada e pode facilmente se expandir para além da Líbia (1). Se ela se expande, a esperança de uma transição pacífica para um governo civil na Tunísia e no Egito e em outras nações do Oriente Médio experimentando instabilidade política, pode se perder frente a um militarização linha-dura do governo, especialmente no Egito. Todos nós, não apenas egípcios, temos um grande interesse em garantir que isso não aconteça. O presente artigo não pretende propor soluções ou um plano de ação seja para os Estados Unidos e seus aliados, seja para o povo do Oriente Médio. Tenta, por outro lado, examinar a natureza das forças que vêm emergindo na Líbia nas últimas quatro décadas e que estão atuando no presente. Para este fim, comecei a compilar o que eu chamo de meu Livro de Notas sobre a Líbia, uma coleção de fatos relevantes que permeiam a crise atual. São anotações críticas, voltadas para a coleta de fatos que a mídia dos EUA tende a ignorar. Fatos que são o produto de muitas instâncias de jornalismo investigativo que vão ao coração das relações de poder, estruturas profundas e interesses econômicos na região, incluindo os EUA, Israel e os Estados Árabes e como estes vêm atuando nas últimas duas décadas e mais. Mas espero o presente seja de uma utilidade objetiva porém aberta, permitindo que outros possam tirar conclusões diferentes de um mesmo conjunto de fatos (2). Gostaria de começar por dois temas mal-entendidos: I. Quem é a oposição na Líbia? (este artigo), e I. Quem é a oposição na Líbia -------------------------------------------------- 1) Historicamente: "Se Muamar Al Kadhafi teve um comportamento paranoico, foi por uma boa razão. Não foi muito depois de completar 27 anos de idade e liderar um pequeno grupo de jovens oficiais militares em um golpe-de-estado contra o Rei Ídris da Líbia em 1º de setembro de 1969, que as ameaças ao seu poder e contra sua vida emergiram - desde monarquistas, passando pelo Mossad israelense, desafetos palestinos, forças de segurança sauditas, a Frente Nacional de Salvação da Líbia (NFSL), a Conferência Nacional para a Oposição Líbia (NCLO), a inteligência britânica, o antagonismo dos Estados Unidos e, em 1995, a mais grave de todas, uma espécie de Al -Qaeda como Grupo Combatente Islâmico Líbio conhecido como Al-Jama'a al-Islamiya al-Muqatilah bi-Líbia. O Coronel reagiu brutalmente, ou expulsando ou matando aqueles que ele temia o ameaçarem."(3) --------------------------------------------------
2) Frente Nacional de Salvação da Líbia (NFSL) "Com o objetivo de derrubar o homem forte da Líbia Muamar Khadafi, Israel e os EUA treinaram rebeldes anti-Líbia em vários países da África Ocidental e Central. O boletim African Confidential, sediado em Paris, reportou em 05 de janeiro de 1989, que os EUA e Israel haviam montado uma série de bases no Chade e noutros países vizinhos para treinar 2.000 rebeldes líbios capturados pelo exército do Chade. O grupo, chamado 'A Frente Nacional para a Salvação da Líbia', foi baseado no Chade."(4) "Registros oficiais dos EUA indicam que o financiamento da guerra secreta contra a Líbia, baseada no Chade, vinha também de Arábia Saudita, Egito, Marrocos, Israel e Iraque. Os sauditas, por exemplo, doaram $7 milhões a um grupo de oposição, a Frente Nacional de Salvação da Líbia (também apoiada pela inteligência francesa e a CIA). Mas um plano para assassinar Khadafi e assumir o governo em 8 de maio de 1984 foi esmagado. No ano seguinte, os EUA pediram ao Egito que invadisse a Líbia e derrubasse Khadafi, mas o Presidente Mubarak recusou. No final de 1985, o Washington Post expôs o plano depois que líderes no Congresso que se opuseram escreveram em protesto ao Presidente Reagan."(5) "A FNSL [Frente Nacional de Salvação da Líbia] foi parte da Conferência Nacional para a oposição da Líbia, realizada em Londres em 2005, e os recursos britânicos estão sendo utilizados para apoiar a FNSL e outras "oposições" na Líbia... A FNSL realizou o seu Congresso Nacional nos EUA em julho de 2007. Relatórios de "atrocidades" e mortes de civis estão sendo canalizados para a imprensa ocidental a partir de operações em Washington DC, e as oposições FNSL estão declaradamente organizando a resistência e os ataques militares a partir tanto de fora quanto do próprio território da Líbia."(6) -------------------------------------------------- 3) Conferência Nacional para a Oposição Líbia (NCLO), "O principal grupo liderando a insurreição é a Conferência Nacional para a Oposição Líbia, que inclui a Frente Nacional de Salvação da Líbia (NFSL). A NFSL, que está liderando a violência, é uma milícia armada patrocinada pelos EUA e composta em sua maior parte por expatriados líbios e tribos de oposição a Kadhafi."(7) -------------------------------------------------- 4) Al-Jama'a al-Islamiyyah al-Muqatilah bi-Libya (Grupo Islâmico Combatente da Líbia, LIFG) "O LIFG foi fundado em 1995 por um grupo de veteranos mujahideen* que lutou contra a ocupação soviética no Afeganistão. Após o regresso para a Líbia foi crescente sua irritação quanto ao que eles consideravam como a corrupção e a impiedade* do regime líbio e formaram a LIFG para criar um estado que mostraria o que eles acreditavam ser o verdadeiro caráter do povo líbio. O ataque mais significativo do LIFG foi a tentativa de assassinar Kadafi em 1996, quando membros do LIFG, liderados por Wadi al-Shateh, atiraram uma bomba por baixo da carreata de sua comitiva. O grupo também organiza ataques de guerrilha contra as forças de segurança do governo a partir de suas bases nas montanhas. Embora a maioria dos membros LIFG estejam estritamente dedicados à derrubada Kadhafi, relatos da inteligência indicam que alguns têm unido forças com a Al-Qaeda na jihad contra os interesses da Líbia e do Ocidente mundo afora.... Ainda recentemente, em Fevereiro de 2004, o então diretor da CIA, George Tenet, testemunhou perante o Comité de Inteligência do Senado que "uma das ameaças mais imediatas [à segurança dos EUA] é a de grupos extremistas internacionais sunitas menores, que se beneficiaram de ligações com a Al-Qaeda. Eles incluem ... o Grupo Islâmico Combatente da Líbia ".(8) "Recentemente, autoridades líbias distribuiriam documentos de segurança dando os detalhes sobre Sufiyan al-Koumi, dito ser dirigido por Osama bin Laden, e sobre outro militante supostamente envolvido em um "Emirado Islâmico" em Derna, no agora libertado leste da Líbia. Koumi, mostram os documentos, foi libertado em setembro de 2010 como parte de uma iniciativa de "arrependimento e recuperação" organizada por Saif al-Islam, filho de Khadafi... O LIFG, estabelecido no Afeganistão na década de 1990, tem assassinado dezenas de soldados e policiais líbios. Em 2009, para marcar os 40 anos de Khadafi no poder, pediu desculpas por tentar matá-lo e concordou em depor as armas. O MI6 [inteligência britânica], foi acusado no passado de apoiá-lo. Seis líderes do LIFG, ainda na prisão, repudiaram seus velhos costumes e explicaram por que enfrentar Kadafi deixou de representar a jihad "legítima". Abdul-Hakim al-Hasadi, outro membro do LIFG libertado, negou as alegações oficiais. "Khadafi está tentando dividir o povo", disse para a Al-Jazeera. "Ele alega que existe um Emirado Islâmico em Derna e que eu sou seu emir. Ele está se aproveitando do fato de que eu sou um ex-preso político." Derna é famosa como o lar de onde parte um grande número de suicidas explosivos que atacam no Iraque. Também é profundamente hostil a Kadafi. "Residentes da Líbia ocidental em geral e em Derna, particularmente, enxergam os Gaddadfa (a tribo de Khadafi) como ignorantes, intrusos rudes de uma parte insignificante do país que têm "roubado" o direito de governar na Líbia". Foi o que diplomatas dos EUA relataram ter ouvido em 2008, segundo mensagem divulgada pelo WikiLeaks. Os últimos 110 membros do LIFG foram libertados em 16 de fevereiro, um dia depois que o levante na Líbia começou. Um dos libertados, Abdulwahab Mohammed Kayed, é o irmão de Abu Yahya Al Libi, um dos principais propagandistas da Al Qaeda. Koumi fugiu da Líbia e é dito que acabou no Afeganistão trabalhando para Bin Laden. Capturado no Paquistão, ele foi entregue para os EUA e enviado para Guantánamo em 2002. Em 2009 ele foi enviado de volta para a Líbia. (9) Especialistas em contraterrorismo dos EUA expressaram a preocupação de que a Al-Qaeda poderia tirar proveito de um vácuo político caso Khadafi seja derrubado. Mas a maioria dos analistas dizem que, embora a ideologia dos Islamitas tenha forte ressonância no leste da Líbia, não há sinal de que os protestos serão "sequestrados" por eles (10).
"Violentos confrontos entre as forças de segurança [Kadafi] e guerrilheiros islâmicos eclodiu em Benghazi, em setembro de 1995, deixando dezenas de mortos em ambos os lados. Após semanas de intensos combates, o Grupo Combatente Islâmico Líbio (LIFG) declarou formalmente a sua existência em um comunicado chamando o governo de Khadafi de "um regime apóstata que blasfemou contra a fé do Deus Todo-Poderoso" e declarando que sua derrubada é "o principal dever após a fé em Deus." [3] Este e comunicados posteriores do LIFG foram emitidos por afegãos líbios que tiveram asilo político concedido na Grã-Bretanha... O envolvimento do governo britânico na campanha do LIFG contra Kadafi continua a ser objeto de uma imensa controvérsia. Da grande operação seguinte do LIFG, uma tentativa fracassada de assassinar Kadafi, em fevereiro de 1996, que matou vários de seus seguranças, foi dito posteriormente ter sidofinanciada pela Inteligência Britânica, no montante de $160.000, de acordo com o ex-oficial do MI5 David Shayler. [4] Mesmo com as alegações de Shatler não tendo sido confirmadas independentemente, está claro que a Grã-Bretanha permitiu que o LIFG desenvolvesse uma base de apoio logístico e de arrecadação de fundos em seu território. De qualquer forma, o financiamento por Bin Laden parece ter sido muito mais importante. De acordo com um relatório, o LIFG teria recebido até $50.000 do cérebro terrorista saudita por cada um dos seus militantes mortos no campo de batalha." [2005] (11) "Os estadunidenses, britânicos e os franceses estão se achando como camaradas-em-armas do Grupo Combatente Islâmico, o elemento mais radical da rede Al Qaeda [para derrubar Gaddhafi]. A Secretária-de-Estado Hillary Clinton reconheceu os riscos da aliança profana em uma audiência no Congresso, dizendo que a oposição da Líbia é provavelmente mais anti-americana do que Muamar Gaddhafi. Uma década atrás, esta mesma ilusão de uma aliança ocidental-islâmica em Kosovo, Bósnia e Chechênia terminou abruptamente nos ataques de 11 de setembro."(12) -------------------------------------------------- 5) O Conselho Nacional de Transição "Um governo RIVAL de transição para o regime do líder líbio Muamar Khadafi parece destinado a ganhar o suporte dos EUA e outros apoios internacionais enquanto crescem as chances para a derrubada do longevo ditador. A Secretária-de-Estado Hillary Clinton confirmou que a administração Obama estava estendendo a mão para opositores do Coronel Kadafi. Ela disse que os EUA estavam dispostos a oferecer "qualquer tipo de assistência" para removê-lo do poder. Os líderes do protesto, que assumiram o controle das cidades ao leste da Líbia afirmam ter criado um "conselho nacional" de transição que corresponde ao governo rival. Eles pediram ao exército do país para se juntar a eles que se preparam para um ataque contra a capital, Trípoli, onde o líder líbio mantém o controle. Confiante de que o comando de 42 anos do líder líbio estaria chegando ao fim, Hillary Clinton disse: "Estamos apenas no início do que se seguirá a Kadafi."(13) -------------------------------------------------- 6) Facebook "Ele [Omar El-Hariri, chefe das Forças Armadas para o Conselho Nacional de Transição] permaneceu sob estreita vigilância por parte das forças de segurança até 17 de fevereiro, quando a revolução começou. Não foi iniciada por figuras proeminentes da geração mais velha, disse ele, mas começou de forma espontânea, quando a Tunísia e o Egito inspiraram a juventude. "Crianças do Facebook! , declarou ele, em Inglês, com um largo sorriso. "(14) -------------------------------------------------- 7) Petróleo "Os rebeldes líbios de Benghazi disseram que eles criaram uma nova companhia nacional de petróleo para substituir a empresa controlada pelo líder Muamar Kadafi, cujos bens foram congelados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. O Conselho Nacional de Transição divulgou um comunicado anunciando a decisão tomada em uma reunião a 19 de março para estabelecer a "Companhia de Petróleo da Líbia, como autoridade de supervisão da produção e das políticas petrolíferas no país,provisoriamente a partir de Benghazi, e a nomeação de um diretor-geral interino" da empresa. O Conselho também disse que "designou o Banco Central de Benghazi, como autoridade monetária competente em políticas monetárias na Líbia e que indicou um presidente para o Banco Central da Líbia, com sede provisória em Benghazi."(15) ---------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 "O Secretário de Defesa Robert Gates, que recentemente alertou contra qualquer guerra terrestre dos EUA mais prolongada, disse em 23 de março que o fim da ação militar na Líbia é desconhecido e pode durar mais do que algumas semanas. "Eu acho que há qualquer número de possíveis resultados aqui e ninguém está em condições de prevê-los", disse Gates a repórteres no Egito "(C-Span, 24 de março de 2011). 2 leitores interessados podem consultar minha primeira pesquisa exploratória, “Googling ‘Revolution’ in North Africa.” 3 Dan Lieberman, “Muammar Al Gaddafi Meets His Own Rebels,”, CounterCurrents.org, 09 de março de 2011. 4 Bainerman Joel, Inside the Covert Operations of the CIA & Israel's Mossad (New York: Livros SPI, 1994), 14. 5 Richard Keeble, “The Secret War Against Libya,” MediaLens, 2002. 6 " Petroleum and Empire in North Africa.NATO Invasion of Libya Underway, ", por Keith Harmon Snow, 02 de março de 2011. 7 Ghali Hassan, “U.S. Love Affair with Murderous Dictators and Hate for Democracy.” Axis of Logic, 17 de março, 2011. 8 Centro de Informações de Defesa ", em destaque: O Grupo de Combate Islâmico Líbio (LIFG)," 18 de janeiro de 2005 9 Kadafi estava preocupado com o terrorismo da Al Qaeda na Líbia, e em 1996, a Líbia tornou-se o primeiro governo a colocar Osama bin Laden na lista de procurados da Interpol (Rohan Gunaratna, Inside Al Qaeda: Global Network of Terror [New York: Columbia UP, 2002], 142). Posteriormente, a inteligência americana e da Líbia colaboraram durante alguns anos contra a Al Qaeda. Desde quando? 10 Ian Black, “Libya rebels rejects Gaddafi's al-Qaida spin,” Guardian, 01 de março de 2011. 11 Gary Gambill, "The Islamic Fighting Group (LIFG), Jamestown Foundation," Terrorism Monitor, May 5, 2005,; citing Al-Hayat (London), 20 October 1995 [“communiqué”]; "The Shayler affair: The spooks, the Colonel and the jailed whistle-blower," The Observer (London), 9 August 1998; Jean-Charles Brisard and Guillaume Dasquié, Ben Laden: La Verite interdite (Bin Ladin: The Forbidden Truth). Cf. also Annie Machon, Spies, Lies and Whistleblowers: MI5, MI6 And the Shayler Affair (Book Guild Publishing, 2005) [Shayler]. Cf. also Annie Machon, Spies, Lies and Whistleblowers: MI5, MI6 And the Shayler Affair (Book Guild Publishing, 2005) [Shayler]. 12 Yoichi Shimatsu, “Attack on Libya: Why Odyssey Dawn Is Doomed,” New America Media, 20 de março de 2011. 13 "nos EUA chega a sair com os insurgentes da Líbia," The Australian, 1 de março de 2011, 14 “How a onetime friend to Gadhafi became his rival,” Globe and Mail [Toronto], 4 de março de 2011. 15 Libyan Rebel Council in Benghazi Forms Oil Company to Replace Qaddafi’s,” 22 de março de 2011, Bloomberg. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------------------------------------------------
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Ben
28/03/2011 - 08:18
Não da para entender essa postura face a um ditador tirano e saguinario. Alias, quem tem bombardeado a até aqui Libia é a França, agora que a Otan assumira o comando ao lados dos rebeldes que lutam...
5
2
-
Alarcon
28/03/2011 - 09:08
De qual dos tiranos o amigo está falando?
De qual dos tiranos de todos os 30 tiranos que governam os 30 países mais próximos da Líbia mas com uma única diferencça: os outros são todos servos dos...
5
4
-
Alarcon
28/03/2011 - 09:42
Blaya,
Ninguém defende Khadafi em si. Só é uma aberração defender os estupradores do planeta que estão estuprando mais um país de novo em frente ao seu olhar cúmplice e sorridente.
Khadafi, o povo...
5
5
-
Alarcon
28/03/2011 - 09:44
E dos bareinitas... e da Costa do Marfim que nem começaram a falar e já pararam porque acho que já moreu todo mundo... é muita cara de pau desse povo, amigo!
5
6
-
odorico nilo
28/03/2011 - 09:46
EUA – dois pesos duas medidas – falta de credibilidade: no Yémen é contra os insurgentes…
"Si ce gouvernement tombe ou s'il est remplacé par un gouvernement beaucoup plus faible, alors nous...
5
7
-
Alarcon
28/03/2011 - 09:46
Against The Empire | 25 de março de 2011--------------------------------------------------“Revolucionários” líbios não são tão “revolucionários” assim...
Desde que as forças da oposição...
5
8
-
mariazinha
28/03/2011 - 09:57
Claro que, quem mexe peões por toda aquela região é Israel; ou alguém ainda duvida. Eu não gostaria de ver a mossad infiltrada em nosso país, novamente, provocando a desestabilizão e humilhação de...
5
9
-
Luiz Souza
28/03/2011 - 09:57
Atenção cara pálida! Analisem bem o que está acontecendo contra o "Sanguinário Gaddafi", pois nos podemos ser os próximos, o porrete vale prá todos!
5
10
-
Ana Cruzzeli
28/03/2011 - 10:01
Gostei muito dessa parte:
"Residentes da Líbia ocidental em geral e em Derna, particularmente, enxergam os Gaddadfa (a tribo de Khadafi) como ignorantes, intrusos rudes de uma parte insignificante...
5
11
-
Alarcon
28/03/2011 - 10:08
Pois é Blaya,
Diante de uma iniciativa quem sabe de um louco mas que nunca fez mal a ninguém, mas cuja tal atitude num arroubo de loucura pode salvar dezenas de milhares de vidas, os equilibrados que...
5
12
-
Alarcon
28/03/2011 - 10:25
Quer mais Blaya?
É prioque vc não lê e não gosta, obcecado.
A amtéria tem mais de 10 links, uma lista de notas, se vc for no link ele apresenta também de onde vem as armas, tem o currículo do ...
5
13
-
janes salete
28/03/2011 - 10:28
Ainda tem gente que acredita nas boas intenções americanas!!!Esse país assassino, ditador, não vê civis, vê apenas os lucros das riquezas que roubará dos países invadidos.
5
14
-
DanielQuireza
28/03/2011 - 10:38
Concordo plenamente ! Iraque e Afeganistão atualmente estão entre os melhores lugares para se viver ! Sem dúvida ! Logo, logo a Lìbia seguirá o caminho deles.
5
15
-
Jorge de Cima
28/03/2011 - 10:41
Blaya, infelizmente não poderemos pedir ao insuspeito instituto Ibope para perguntar a população Líbia se está melhor agora, mas não é você quem vai dizer.
A democracia nos países árabes é um...
5
16
-
Vladimir
28/03/2011 - 10:42
Não dá para entender esta neurose coletiva que assume como real todas as informações prestadas pela mídia sem sequer questioná-las.
Os EUA e...
5
17
-
jossimar
28/03/2011 - 10:51
É por estas e outras que digo que o Brasil tem de deixar de ser besta e fabricar pelos menos umas trinta bombas atômicas.
Temos que proteger o pré-sal, as nossas terras agricultáveis, nossa água...
5
18
-
oiDenilson
28/03/2011 - 11:13
Desta vez concordo plenamente com o Blaya!
Chavez tornou-se um grande caudilho populista ao fazer escolhas erradas!
Se tivesse agido certo poderia ter recebido bilhões de ajuda ao longo de uns...
5
19
-
Alarcon
28/03/2011 - 11:17
Mais um ponto interessante sobre o DITADOR BRUTAL E SANGUINÁRIO:
É um testemunho pesoal e que me vale muirto mais que qualquer Al Jazeera, para ficar pelo topo.
Há cerca de 15 a 20 anos, ja disse...
5
20
-
Mario Blaya
28/03/2011 - 11:17
Perguntas que não querem se calar?
1-O tal fundo soberano que Kadafi criou e que muitos dizem que era um fundo dos ilicitos do ditador, por que ele deixou tão exposto justamente em países que...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Não da para entender essa postura face a um ditador tirano e saguinario. Alias, quem tem bombardeado a até aqui Libia é a França, agora que a Otan assumira o comando ao lados dos rebeldes que lutam pela independência Libia. Que o petroleo esteja em jogo, sempre estara, mas entre a aniquilação de um povo que pede liberdade e uma coalizão, acho que se vivesse por la, estaria rezando para que essa ultima viesse em meu socorro.
Concordo. Não da para entender. Os maiores beneficiários da exploração do petróleo, além das multicionais eureopeias e americanas, são a família Gadaffi e os anjinhos dos filinhos. Até agora (até 1 mês atrás) o negocio ia bem para todos eles.
Exceto para o povo líbio. Cansados de que um clã se apropriasse em exclusiva do que era deles. E agora, vamos defender o tirano?
Tomás Fraile
Mais um ponto interessante sobre o DITADOR BRUTAL E SANGUINÁRIO:
É um testemunho pesoal e que me vale muirto mais que qualquer Al Jazeera, para ficar pelo topo.
Há cerca de 15 a 20 anos, ja disse isso aqui antes, tanto meu pai como tios (todos da área de petróleo) MORARAM em diversos desse países cujos nomes não citei porque a confusão só estava no Egito na época. mas isso inclui Arábia Saudita, Kuwait, Líbia, Irã, Iraque, Oman, Qatar etc.
Todos eles eram avessos a política e eminentemente técnicos.
Respiravam gás e bebiam petróleo.
Bom ressaltar que por trabalharem com petróleo eles ficavam nas capitais mas passavam boas temporadas nos mais longínquos rincões de cada país também
A grande conclusão disso tudo é bem simples.
Eles voltaram chocados com o fato de que todos os países "bons" são o inferno e todos os países "maus e diabólicos" são os bons.
PARA SEUS POVOS!
E o mais destacado, o que mais impressionou foi a Líbia.
Em boa parte dos outros eles moravam em acampamentos de luxo com torneiras folheadas a ouro nas suítes, Rolls Royces à disposição mas nas poucas oportunidades que tiveram de ver não ocidentais na verdade não viram humanos, viram subhumanos e mulheres-bicho.
Já em Tripoli, moravam no Hotel, andavam confortavalmente de taxi e notavam que o povo tinha saude e educacao e serviçoes de alto nivel.
Desde entao tenho muitos amigos na regiao e o relato é sempre o mesmo: todos odeiam Khadafi mas todos admitem que é o povo que vive com melhor distribuicao.
E o petroleo nao é desculpa porque todos os paises tem tambem, a Líbia é apenas a 9ª em reservas, e nao sofreram todos os bloqueios e sanções e embargos que a Libia sofreu e o Saara e o pior dos desertos.
O tecido social das clãs e tribos libias é tambem muito mais complexo e violento.
Khadafi abrigou refugiados tanto do Mundo Arabe quanto de meia Africa, o que bate com a materia acima e, é verdade, controla tudo isso com mão de ferro as vezes (como TODOS os outros de TODA a região).
E só podemos comparar a Líbia com os países da região.
Não podemos comparar a árabe-islamica-africana-saariana Líbia, por exemplo, com a Islândia.
Enquanto a esta altura só devem sobrar umas 10 a 20 pessoas da Guerra Civil na Costa do Marfim miserável, enquanto os sauditas e aliados dos EUA massacram o povo do Bahrein, enquanto Congo, Sudão, Somália, Myanmar etc se desintegram, o Conselho de Matança da ONU escolhe se meter extamente e bombardear a Líbia cujo IDH (desnvolvimento humano) apesar de tudo continua não só superior quanto crecendo a taxas superiores não só em realação ao mundo árabe quanto em relação ao MUNDO INTEIRO.
Acho que tem muito pais por ai, uns 100 pelo menos, precisando de um ditador saguinario assim.
E muito colega do blog, precisando se despir do preconceito, estranhar mais fatos estranhos como a disparidade de comportamentos entre os ocorridos em Egito e Tunísia e depois totalmente diferente na Líbia, buscar mais fontes, desconfiar mais, e respeitar mais a autodeterminação dos outros e olhar mais para o raaaaaabo imenso dos estupradores de nações, povos e consciencias do nosso lado de cá do mundo.
Pelo gráfico do IDH (fonte UNDP / ONU) o pai é padrasto mais da de comer, da remedio, educa, casa, comida, roupa lavada e algo mais. Digamos... um pai meio bruto da velha guarda e, concordo, com uma cara meio destrambelhada também.
AZUL: IDH Líbia 2005-2010
AMARELO: IDH Mundo 2005-2010
VERMELHO: IDH Mundo Árabe 2005-2010
Como pode-se notar a Líbia tem um IDH superior à média global mesmo numa região inferior a esta média.
-----
Axé
السلام
Alarcon, muito pertinente seu comentário, além do que, muito bom também. Olha, tenho parentes que vivem, até hoje, no Oriente Médio e todos, todos, sem exceção, sempre me narraram a mesma coisa que você coloca em seu comentário. Sabe, acredito que ainda somos todos vítimas da mídia mentirosa..mesmo nós, aqui, no blog, que procuramos por informações de forma menos viciosa e tendenciosa. Carregamos ,ainda, anos de descontrução....fruto da propaganda enganosa...infelizmente, pra muita gente, o Oriente Médio só serve para duas coisas...petróleo e homem bomba........mas, quem sabe, um dia ainda, chegamos la!!!
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
De qual dos tiranos o amigo está falando?
De qual dos tiranos de todos os 30 tiranos que governam os 30 países mais próximos da Líbia mas com uma única diferencça: os outros são todos servos dos chefes que estão bombardeando a Líbia.
A Líbia que tinha os melhores índices, com embargo, bloqueio, sanções e tudo mais, de desenvolvimento humano de toda a região porque sempre foi desobodiente dos que costumam mandar e desmandar no mundo.
E de que povo o amigo está falando?
Dos populares desarmados do Egito e Tunísia por todo o país ou dos caraminguás armados com baterias antiaéreas, caças e só no cantinho leste da Líbia.
Do novo representante escolhido que enquanto seu povo morria estava passeando em Londres e Paris?
Leia a matéria. Tem muita coisa documentada (que só não vai passar na TV).
Esse é o povo todo da Líbia?
E os quase 1 trilhão de dólares já ROUBADOS pelos países que estão bombadeardo "humanitáriamente" o país.
Khadafi pode ser um tirano, uma porcaria, mas terá sido um tirano só do seu país enquanto Obama, Sarkozy e cia são tiranos de mais de 50 nações, genocidas e ladrões.
Prefiro a porcaria do Muamar.
A menos que a MAIORIA do povo líbio queira o contrário mas toda a região rebelada ainda não representa 15% do país que, é claro vai avançando, armada até os dentes pelos estupradores do mundo.
Depois, quando o sangue estancar, o povo líbio descontente, de verdade, destrona ele. E com todo noso apoio.
Será que nem a desgraça dos povos do Iraque, Afeganistão, Vietnã, Argélia, Haiti, Laos, Filipinas, Bahrein, República Dominicana, Sudão, Somália, Rwanada, da própria Líbia, Cuba, Coréias, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Libéria e mais dezenas e dezenas de outros milhões e milhões de vítimas serviu nem para as pessoas perceberem que a história se repete o tempo todo e os vilões são invariavelmente os mesmos, os métodos nem mudam, o discurso se repete e o resultado é sempre a deesgraça de nações inteiras e a partilha de seus recursos e ainda tem gente que contiinua apoiando a barbárie que hoje destrói a vida dos outros e amanhã destruirá a nossa?
De novo e mais uma vez.
O filme não muda nem os atores principais?
Que cegueira opcional é essa meu caro?
Pelo menos leia a matéria e pare de somente "vê as figura da têvê".
Com todo respeito.
Abraço
E que a paz esteja sobre você e o povo líbio.
-----
Axé
السلام
Não dá para entender esta neurose coletiva que assume como real todas as informações prestadas pela mídia sem sequer questioná-las.
Os EUA e seus aliados da chamada força de coalizão,não tem outro propósito a não ser destruir a Líbia. Kadafi está no poder há mais de quarenta anos e,com certeza absoluta,o povo líbio já passou por momentos piores.
Então,porque atacar este país agora? Para proteger civis? Oras,lembremo-nos que,o brutal Saddan Hussein,ao longo de sua tirania,não matou nem a metade do que os defensores que o apearam do poder mataram (desde a invasao,em 2003,são estimados entre 350 mil e 600 mil o número de mortes de civis).
O que querem estes países afinal? Parece que,mais uma vez,além dos interesses no petróleo,de tentarem acobertar as outras ditaduras amigas,tentar passar uma mensagem ao mundo,para que não se insurjam contra o comando imperial.
É preciso lembrar que,atualmente,muito em razão da crise econômica mundial de 2008,o poderio destas nações ficou bastante enfraquecido. Com isso,além desta mensagem dominadora,este países,alguns em pleno processo eleitoral,também utilizam-se desta destruição sem limites para,depois,assim como no Iraque,lotearem entre si a reconstrução do país,ou seja,destroem,destroem e destroem.quanto mais tempo durar o conflito melhor.Mais destruição.
Não importa o número de civis mortos.Não importa o número de soldados mortos (no Iraque já ultrapassa a marca de 4 mil),o que importa é o que as empresas deste conluio internacional vão faturar,quanto os CEOs destas companhias irão receber de bônus e que o poder continue sempre restrito ao mesmo grupo.
A massacrante operação Odisseia não tardará a promover revoltas no mundo. A unipolaridade militar dos EUA será colocada à prova em um todos contra um,ou uns se considerados os camaradas da OTAN. Em um mundo dos wikileaks e dos blogs,a mentira não persistirá por muito tempo.
Resta saber quem pagará esta conta.
É por estas e outras que digo que o Brasil tem de deixar de ser besta e fabricar pelos menos umas trinta bombas atômicas.
Temos que proteger o pré-sal, as nossas terras agricultáveis, nossa água potável, nossos minérios, enfim, tudo o que temos e que os países(hoje) ricos não têm mais.
Amanhã, as baterias dos EUA e da Europa, que não possuem mais nada do que foi dito acima, podem se virar contra nós. Temos de estar preparados para nos defender.
Alarcon,
já que ler pode ser difícil para alguns, este vídeo pode servir para informar um pouco:
http://edisilva64.blogspot.com/2011/03/guerra-que-voce-nao-ve-war-you-dont-see.html
A contribuição do amigo edisilva mais que muito boa é essencial.
Acho que não dá pra discutir sem assitir.
Sugiro mesmo investir este tempinho.
Grande lembrança amigo Ed!
sem targiversar, sem usar como desculpa de fugir do assunto, usar um ataque de israel contra uma casa na palestina! uma resposta clara e especifica sobre esse assunto!
Kadaffi ordenou o ataque contra um avião civil, matou centenas de pessoas, qual é a SUA opinião sobre uma homem que ordenou o massacre dessas pessoas?
responda especificamente sobre isso,
وفيات أونو 2005 للبيع! أقل اكتمالا الهواء واتجاه!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Há alguma diferença? Uns chamam ato de guerra.
3.jul.1988O cruzador americano Vincennes derruba com dois mísseis um airbus iraniano com 290 pessoas a bordo
Como foi ao socorro dos Iraquianos e dos Afegãos?
E dos bareinitas... e da Costa do Marfim que nem começaram a falar e já pararam porque acho que já moreu todo mundo... é muita cara de pau desse povo, amigo!
eles estavam melhores antes ou agora? que tal perguntar para os curdos e os xiitas iraquianos se eles preferem o meigo Saddan?
no afeganistão, o talibam representava o sonho da esquerda?
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Concordo plenamente ! Iraque e Afeganistão atualmente estão entre os melhores lugares para se viver ! Sem dúvida ! Logo, logo a Lìbia seguirá o caminho deles.
@DanielQuireza
gostei dessa resposta, e melhor viver sobre uma ditadura que por não ter escrupulos de usar gas mostarda contra curdos impõe um terror aos demais cidadãos, de modo a criar uma falsa sensação de paz. O Iraque atual, uma guerra civil entre a etnia do Saddan contra os adversarios do tirano, e sinal de retrocesso, ou seja, pelo seu pensamento, todo tirano que impor um reino de terror tem o direito de se manter no poder, porque o povo esta quieto!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Blaya, infelizmente não poderemos pedir ao insuspeito instituto Ibope para perguntar a população Líbia se está melhor agora, mas não é você quem vai dizer.
A democracia nos países árabes é um conceito complicado, principalmente nas teocracias, que não é o caso da Líbia, mas mesmo lá é um conceito que não se fará real do dia para a noite.
Ninguém aqui é louco de achar que o Kadaffi é um grande líder ou algo do gênero, mas quem tem história de intervenções falaciosas, hipócritas e sanguinárias é a OTAN.
O problerma maior é a hipocrisia mundial, enquanto a decisão for por ditadores do bem, que continuam a fornacer petróleo e os do mau, que cortam o fornecimento, não dá para apoiar.
Ou não está claro pra você que o Kadaffi virou alvo pricipal quando disse que iria mandar todo o petróleo para China e Índia? Quem se prejudica primordialmentre? Itália e França que são os maiores apoiadores dos ataques da OTAN, é só ver os Rafales franceses estão a toda, logo os franceses tão ridicularizados pelos EUA militarmente.
Não há bonzinhos nessa história.
Blaya,
Tão lançando un Condos bem bacanas em Kabul...
E vão lançar o primeiro Spa-Masô do mundo num lugar... acho que o nome é... Abu Grabi!
Ccom vista parao Seufrates, Tigrão!
Vc não pode perder um investimento desses cara!
É pra vida toda!
Rentabilidade bomba!
Depois me conte...
Aquela região tá vivendo o maior boom!
DoD Bless Dod!
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Trecho de (clique para completa): A mídia como ela é. O Islã como ele não é.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
MUNDO ISLÂMICO - PARADIGMAS DA DIVULGAÇÃO
Dos 57 países da vastidão geográfica e cultural conhecida como o mundo muçulmano,
alguns são ricos, outros pobres,
alguns monárquicos, outros republicanos,
alguns conservadores, outros liberais,
alguns estáveis, outros menos,
alguns têm mulheres presidindo o Estado, outros lhes negam mesmo o direito de voto,
alguns oprimem em nome da religião, outros o fazem em nome do secularismo,
etc etc etc
Mas este mosaico variado é notavelmente ausente da cobertura majoritária do assunto. O que é misturado, complexo, diversificado e multi-facetado é trasmutado em uma superficialidade aplainada, rasa, sem profundidade, reduzido a um conjunto restrito de narrativas sobre terroristas sedentos por sangue, turbas aos berros, negros turbantes, mulheres espancadas e filhas enjauladas. O mundo muçulmano se transforma num objeto silencioso que não fala. Mas que se fala por ele. Um pano-de-fundo anônimo contra o qual se ergue o repórter enviado da metrópole. Ele - 'o repórter enviado da metrópole' - é o agente de entendimento, aquele que decifra os misteriosos códigos dessa estranha entidade - 'o mundo muçulmano' - e revela seus segredos para nós: é aquele que lhe dá sentido, verdade e ordem. Em nenhum lugar esse desejo por superficialidade e reducionismo é mais evidente do que nos relatos de conflitos no Oriente Médio. Aos espectadores são oferecidos alguns poucos minutos durante os quais eles assistem e escutam descrições de destruição e fumaça, carros incendiados, corpos queimados, membros decepados, sangue e viúvas em prantos. Sem nenhuma tentativa em explicar as causas subjacentes e as histórias das crises em questão, os relatos apenas embaralham ainda mais os mal-entendidos já existentes. A confusão é tal que os papéis são invertidos frequentemente, confundindo vítima com agressor
IRAQUE - PRISMAS DE PERCEPÇÃO
O espectador é levado a pensar que os males do país estão enraizados na sede por sangue de seu povo e no seu amor pela auto-mutilação, com uma seita e/ou etnia obcecada pela destruição da outra. Os estadunidenses surgem como mediadores benignos, cujo papel consiste em impor a ordem e prevenir os diferentes grupos de exterminar-se uns aos outros.
As causas do estado de caos permanente são cada vez mais varridas para baixo do tapete:
o forte exército de 150.000 soldados enviado para invadir um país a centenas de quilômetros de distância;
a destruição de sua infra-estrutura;
a demolição sistemática de sua memória coletiva nacional;
a profanação de sua herança cultural;
a "montagem" de uma minoria étnica e de um sistema político baseado no sectarismo;
a dissolução do exército a pretexto da dissipação da influência do Partido Baath;
o armamento de uma facção contra a outra - primeiro o Peshmarga Curdo, em seguida as milícias xiitas a pretexto de "confrontarem o triângulo sunita" e, finalmente, as tribos sunitas de al-Anbar sob o pretexto de combaterem a Al Qaeda.
O que os noticiários não nos dizem é que os iraquianos continuam a sofrer não porque são árabes, muçulmanos, de pele escura, ou seguidores de uma cultura religiosa "inerentemente violenta", mas porque são vítimas de um jogo de poder impiedoso que os viu como pouco mais que insetos, criaturas inúteis para serem pisadas sem a preocupação de contar os mortos.
O Ocidente parece ter criado sua própria "máquina da verdade" em relação ao Islã, muçulmanos, árabes e Oriente Médio.
Através dela, as lentes são direcionadas e pequenas narrativas são produzidas e reproduzidas ad infinitum. Os títulos e manchetes podem variar, mas eles retroconduzem a um estreito círculo de noções que define a sociedade muçulmana igualmente aos olhos tanto dos produtores quanto dos consumidores domesticados. Noções que se resumem a violência, fanatismo, irracionalidade, emotividade, estagnação subordinação e despotismo. Noções que são os pilares de uma ortodoxia que é popularizada pela mídia e sustentada por uma complexa rede de centros de poder e instituições.
Para desafiá-las alguém precisa abandonar o senso comum, se colocar na marginalidade, alinhar-se aos hereges e aos monstros de verdade.
Soumaya Ghannoushi é uma escritora independente especialista na história das Percepções Européias do Islã.
Seu trabalho tem aparecido em vários dos principais jornais britânicos, incluindo o The Guardian e o The Independent.
--------------------------------------------------
Guilherme
orgulhosamanete marginal, herege e monstro de verdade.
-----
Axé
السلام
-----
PS: Blaya, Sunis e Shi'as sempre viveram em paz no Iraque de saddam como ademais em todo o Islã,. O chanceler do Iraque era Católico. Judeus, budistas também vivem em paz. O problema dos curdos não é religioso é nacional, eles são um povo querendo fundar seu país e tem problemas na Turquia, Síria e Irã também. No Irã judeus vivem em paz mas os Baha'í - e, menos, os Zoroastristas - tem problema - é uma religiião que nasceu lá e pode representar uma "ameaça" e ninguem nunca ligou exceto o Governo Lula que pela aproximação conseguiu ajudar um pouco. E Shi'as e Sunnis só tiveram problemas quando a mão podre do Ocidente inventa guerras tipo Iraque-Irã ou impõe ditaduras como no Bahrein. Vamos cuidar da vida e parar de julgar os outros. Aliás vammos aprender com as diferenças o muito que eles tem para nos ensinar também. Se fossemos todos iguais seriamos todos burros.
Talibã é direita Blaya! Lutava contra a União Soviética, bancado pelos EUA e chefiado por Osama bin Laden que é saudita finaciado pela Arábia Saudita e treinado pelo melhor das agências estadunidenses e inimigo de Saddam.
Ficaram de mau extamente porque o rei Abdullah preferiu os EUA e não ele para defender o Grande Feudo quando Saddam inavadiu o Kuwait e ameaçou a Monarquia Brother, sacou?
Por isso que as ligações da Qaeda na Líbia podem ser conjunturalmente apoiadas pelos EUA que ja apoiou terrorista islamico a danar e tem como maior aliado o mais radical dos paises islamicos que e a waha'abista Arábia Saudita, berço de bin Laden.
Aliás, até hoje, por pura coinciidência, sem insinuações, o único beneficiado das traquinagens de Osama foi o país de Obama.
Se você desenhar você entende.
-----
Axé
السلام
Ben,
Você não notou que quem chega ao poder através da violência, não conhece outros meios?
Foi assim que Kadafi, chegou. Também lutando contra um tirano. A história nos ensina isto.
Você não consegue ver que o grande interesse dos "aliados" é o petróleo e a geo-política.
Se os rebeldes lograrem sucesso, será um novo governo sangrento e tirano. A única diferença é que os USA e aliados terão acesso ao petróleo e controlarão mais um país no oriente médio. O povo Líbio não tem absolutamente nada a ganhar com esta intervenção. Vai como sempre, ser o maior prejudicado
diante de uma materia dessas, so posso dizer que espero ansiosamente a derrota do Kadaffi, a supressão de seu grupo politico e o corte imediato da qualquer tipo de ajuda economica para ditadores que apoiaram o regime de Gadaffi, como o cubano!
engraçado como de repente um ditador como Kaddafe passou a ser um paladino da esquerda, uma ditador que esta no poder há mais de 30 anos, perdendo somente para s dinastias Castro e Kim il Sung (ou coisa parecida), curiosamente dinastias hereditarias comunistas!
Kadafe vende oleo para a europa, compra armas e serviços da europa, e mesmo assim, contrariando os preceitos economicos que a esquerda adora dizer que orientam a politica dos paises capitalistas, eles atacam um otimo cliente para defender um grupo politico que poucos sabem qual a orientação politica, mas que estavam sendo bombardeados por mecenarios pagos pelo petroleo libio, que o guadaffy usa como sendo dele proprio!
Aguardo ansioso a imagem de um tanque rebelde entrando o palacio do facinora derrubando os portões! seria muito chic!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Blaya,
Ninguém defende Khadafi em si.
Só é uma aberração defender os estupradores do planeta que estão estuprando mais um país de novo em frente ao seu olhar cúmplice e sorridente.
Khadafi, o povo líbio derruba e Chávez já tinha negpociado o fim da guerra e Khadafi aceitado incondicionalmente.
Mesmo que vc odeie Chávez, não vale a pena aceitar a negociação fechada que inclusive inclusive incluia a a participação de EUA e Europa também para salvar dezenas de milhares de líbios?
O que fica provado meu caro é que tá todo mundo se lixando para democracia, direiros humanos, paz, vidas.
O negócio é botar mais um fantoche e beber petróleo de canudinho.
É só isso.
Alarcon.
nem o governo brasileiro deu bola para a tentativa mediocre do chaves de ganhar tempo para o gadaffi! ninguém dá a minima para o louco venezuelano que iniciou uma corrida armamentista na america do sul,
a defesa do kadaffi e mais que obvia quando vc somente apresenta um lado da questão, e usa membros honorarios do clube da Teoria da conspiração Global como o autor do texto!
kadaffi pode muito bem vir morar em Cuba até a passagem de castro dessa para a pior!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Pois é Blaya,
Diante de uma iniciativa quem sabe de um louco mas que nunca fez mal a ninguém, mas cuja tal atitude num arroubo de loucura pode salvar dezenas de milhares de vidas, os equilibrados que matam gente aos milhares todo os dias da semana durante todas as semanas do mês do mês durante todos os meses do ano durante todos os anos do último século pelo menos resolvem ignorrar e nem dar uma chance porque com certeza era para ganhar tempo, bobagem, e "nós" não podemos perder tempo e temos que começar logo nosso bombardeios "humanitários".
Um show de equilíbrio, boa vontade, sentatez, lógica, honestidade, respeito à inteligência alheia e amor a o próximo.
Lindo Blaya.
DoD Bless America!
a iniciativa do Chaves somente apareceu quando a queda do Kadaffi parecia inevitavel, e pedia um cessar fogo para dar um folego ao tirano, quando o Kadaffi usando mercenarios e armas pesadas consegiu inverter a mare, o mesmo Chaves não apresentou mais a proposta!
Chaves perdeu a razão quando adotou praticas ditatoriais, e mais um maldito caudilho latino-americano!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Desta vez concordo plenamente com o Blaya!
Chavez tornou-se um grande caudilho populista ao fazer escolhas erradas!
Se tivesse agido certo poderia ter recebido bilhões de ajuda ao longo de uns 30 anos, assim como o ex-Presidente democratico do Egito, o Hosni Mubarak, tratado carinhosamente pela Cia como "Mumu Sweat Heart"!
Isso ai Blaya! Parabéns...
denilsoncel@yahoo.com.br
Blaya,
Não sei se vc percebeu mas é CHÁVEZ e não CHAVES.
Se vai malhar o cara, escreve pelo menos o nome certo. Ganha mais seriedade.
"Para ser tolerante, é preciso fixar os limites do intolerável." (Umberto Eco)"
Aos demais,
Eu não curto corrigir os erros de ortografia dos outros, mas como é o Blaya, não posso deixar passar essa...
"Para ser tolerante, é preciso fixar os limites do intolerável." (Umberto Eco)"
Em falar em Chávez, D, Quel, o Blaya lembra o Kiko!
Postar novo Comentário