Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Pobre é entrave ao avanço imobiliárioEnviado por luisnassif, dom, 29/01/2012 - 18:12Da Carta MaiorTerror imobiliário ou a expulsão dos pobres do centro de São PauloO modelo é contra os pobres que estão longe de constituírem minoria em nossa sociedade. O modelo quer os pobres fora do centro de São Paulo. Isso é óbvio. O que não parece ser óbvio é que, em última instância, a determinação disso tudo é econômica. A centralidade é a produção do espaço urbano e a mola propulsora, a renda imobiliária. E depois dizem que Marx está morto.Ermínia Maricato Dificilmente, durante nossa curta existência, assistiremos disputa mais explícita que esta, que opõe prefeitura e Câmara Municipal de São Paulo (além do governo estadual), que representam os interesses do mercado imobiliário, contra os moradores e usuários pobres, pelo acesso ao centro antigo de São Paulo. Trata-se do único lugar na cidade onde os interesses de todas as partes (mercado imobiliário, prefeitura, Câmara Municipal, comerciantes locais, movimentos de luta por moradia, moradores de cortiços, moradores de favelas, recicladores, ambulantes, moradores de rua, dependentes químicos, e outros) estão muito claros, e os pobres não estão aceitando passivamente a expulsão.
Ermínia Maricato é urbanista.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Adamastor
29/01/2012 - 19:13
Por outro lado, as IDÉIAS dele estão mais vivas do que nunca, não é mesmo Roberto Veiga?
5
2
-
Raí
29/01/2012 - 19:15
Marx não morreu !
Aquele pensador socialista, tecnicamente falecido em 1863, antevia este movimento de total exploração do "homem pelo homem" bem antes das administrações das grandes cidades, serem...
5
3
-
Daniel Campos
29/01/2012 - 20:17
Primeiro empurraram quem não podia pagar o aluguel exigido para as periferias.
Quando os salários aumentaram um pouco, a primeira providência foi jogar lá encima os aluguéis e empurrar mais para a...
5
4
-
Luiz Lima
29/01/2012 - 21:40
Por outro lado, 99,9% dos não-marxistas (excetuando-se, talvez, Delfim Netto...) também nunca leram Marx. Portanto, criticam, para variar, o que não conhecem.
5
5
-
Luiz Lima
29/01/2012 - 21:57
Concordo, Fughe. Mas... comofas pra sair dessa? Se a Caixa - num ato de rebeldia, creia-me - resolvesse, no momento em que escrevemos, "tabelar" a valorização das glebas - e portanto, mexer nos...
5
6
-
Anlilo
29/01/2012 - 22:05
[excetuando-se, talvez, Delfim Netto] Falso. Delfim é o maior aplicador de Marx da atualidade. Ele implementou uma economia que faria o bolo crescer e agiu para que futuramente aparerece quem...
5
7
-
Anlilopo
29/01/2012 - 22:21
[ CEF como fornecedora dos recursos e avaliadora dos empreendimentos] O drma é que essa nunca foi do governo, mas das construtora. Vivi um exemplo quando precisava comprar um ap(e)artamento...
5
8
-
Fuhgeddaboudit™
29/01/2012 - 22:45
OK Luiz Lima, você tem razão.
Porém o meu foco tem sido sobre este ponto, por um motivo simples. De 2005 a 20O8, as valorizações, em alguns casos, foram menores que os índices de inflação. Tenho...
5
9
-
Luiz Lima
30/01/2012 - 00:58
Deixa de provocação barata, ó pastel. O gov Dilma não é a ponta-de-lança da revolução socialista no Brasil, pelo contrário. Só que o governo de SP (entre outros governos estaduais) é fascista. Ponto...
5
10
-
Nagibe
29/01/2012 - 18:57
Também acho.
Falou demais e pelos cotovelos, misturou pobres com craqueiros, centro de SP com Pinheirinho, enfim uma salada dos diabos, inteiramente deconexa, sempre se pontuando pelos velhos chavões...
2
11
-
Roberto Veiga
29/01/2012 - 18:30
>>>> E depois dizem que Marx está morto.
Segundo a Wikipedia, esta sim: morreu em 14 de março de 1863.
1
12
-
Assis Ribeiro
29/01/2012 - 18:44
..."É óbvio, que o caso que nos ocupa aqui mostra a falta de compaixão, de solidariedade, de espírito público"....
O que ocorreu em Pinheirinho, o que se tenta com o Projeto Nova Luz e a preocupação...
1
13
-
Roberto Veiga
29/01/2012 - 19:46
Adamastor, chego a duvidar que 10% dos que se dizem marxistas algum dia leram algum escrito de Marx. Fica dificil entao dizer se são as idéias de Marx que estão vivas por ai ou o que se diz que foram...
1
14
-
pipio090
29/01/2012 - 20:50
[O modelo é contra os pobres que estão longe de constituírem minoria em nossa sociedade]
Fica patente o antilulismo, pois isso agora é uma minoria abaixo de 10%. Se não fosse assim...
1
15
-
lpopo
29/01/2012 - 21:45
A China realiza o sonho de Marx graça, só falta mais alguns trihões para que comece dividir igualmente o bolo.
1
16
-
Nagibe
29/01/2012 - 22:36
Quando a crítica é ao governo federal, a esquerdinha vem justificar com análises profundas, bem elaboradas até, ponderadas, pró-ativas e, devo confessar, até corretas muitas vezes.
Agora quando é...
1 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
>>>> E depois dizem que Marx está morto.
Segundo a Wikipedia, esta sim: morreu em 14 de março de 1863.
Por outro lado, as IDÉIAS dele estão mais vivas do que nunca, não é mesmo Roberto Veiga?
Adamastor, chego a duvidar que 10% dos que se dizem marxistas algum dia leram algum escrito de Marx. Fica dificil entao dizer se são as idéias de Marx que estão vivas por ai ou o que se diz que foram as idéias de Marx.
Por outro lado, 99,9% dos não-marxistas (excetuando-se, talvez, Delfim Netto...) também nunca leram Marx. Portanto, criticam, para variar, o que não conhecem.
[excetuando-se, talvez, Delfim Netto] Falso. Delfim é o maior aplicador de Marx da atualidade. Ele implementou uma economia que faria o bolo crescer e agiu para que futuramente aparerece quem iria dividir e o resultado foi espetacular. Com apenas oito anos de governo Lula o Brasil ficou economicamente mais forte do que Inglaterra.
A China realiza o sonho de Marx graça, só falta mais alguns trihões para que comece dividir igualmente o bolo.
Escreveu demais, mas, não pontuou e/ou citou o "X" do problema.
Que as causas são, em grande parte, fruto de "mumunhas" de Prefeitos e Governadores, é o óbvio.
Porém, CEF como fornecedora dos recursos e avaliadora dos empreendimentos, tinha o poder de impedir a "valorização induzida e, por isto, criminosa, pois "liberou geral" e aceitou o que lhe enfiaram, "goela abaixo": os preços dos terrenos incorporados, muitas vezes dez vezes acima do que os especuladores imobiliários compraram, dois anos antes. Lucro certo dos incorporadores e construtores e RISCO CERTO E ASSUMIDO ESTRANHAMENTE por quem vai ficar com a garantia, durante, até, 30 anos, com "over price" e/ou ágios embutidos.
Ademais o autor da matéria, desconhece que os pobres e carentes já estão, na prática, alijados da Compra da Casa Própria, mesmo além das periferias, no mínimo, por dez anos. Para isto ser revertido, agora, só os governos estaduais, prefeituras e federal doando as moradias. O ESTRAGO JÁ FOI FEITO.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Também acho.
Falou demais e pelos cotovelos, misturou pobres com craqueiros, centro de SP com Pinheirinho, enfim uma salada dos diabos, inteiramente deconexa, sempre se pontuando pelos velhos chavões dos discursos das esquerdinhas
E falou bobagem: "O modelo é contra os pobres que estão longe de constituírem minoria em nossa sociedade". São minoria sim - pelo Censo de 2010, são 288.545 domicílios no MSP na classe E - apenas 8,07 % do total.
O comentarista está certo - nem na mais longinqua periferia pobre consegue mais comprar imóvel pelos próximos dez anos ou mais.
E contra a CEF ninguém diz nada, né esquerdinhas ? Afinal ela é do governo de vocês....
Concordo, Fughe. Mas... comofas pra sair dessa? Se a Caixa - num ato de rebeldia, creia-me - resolvesse, no momento em que escrevemos, "tabelar" a valorização das glebas - e portanto, mexer nos lucros dos especuladores (todos, empresas de altíssima reputação no mercado e ações negociadas na Bolsa), a pergunta é simples: quantas horas o seu presidente duraria no cargo? Eu não tenho dúvida que, amanhã de manhã, ele já seria ex-presidente.
A lógica do MCMV não é resolver o déficit habitacional. É botar pra rodar um setor de baixa tecnologia que gera milhões de empregos mal-remunerados - e que foi uma das "saídas" encontradas para o Brasil fazer frente à crise internacional. O seu ponto é importante e cobrará um preço alto no futuro - mas cai fora dessa lógica.
Quando a crítica é ao governo federal, a esquerdinha vem justificar com análises profundas, bem elaboradas até, ponderadas, pró-ativas e, devo confessar, até corretas muitas vezes.
Agora quando é contra os governos estadual e municipal de São Paulo (que na cabeça desinformada deles são aliados....tadinhos, se soubessem...mas deixa pra lá) o nível vai a zero: populismo barato, maniqueísmo puro, radicalismo, extremismo e ate preconceito de origem. Só crítica, xingamento, palavrão e nenhuma análise minimamente séria.
Por isso que não da para confiar em vocês...é muita desonestidade intelectual.
Deixa de provocação barata, ó pastel. O gov Dilma não é a ponta-de-lança da revolução socialista no Brasil, pelo contrário. Só que o governo de SP (entre outros governos estaduais) é fascista. Ponto.
OK Luiz Lima, você tem razão.
Porém o meu foco tem sido sobre este ponto, por um motivo simples. De 2005 a 20O8, as valorizações, em alguns casos, foram menores que os índices de inflação. Tenho exemplos próprios, pois andei comprando em vendendo (fui para o litoral e voltei). O litoral, neste período, os imóveis antigos chegaram a seguir a regra da "depreciação", usada na Declaração de Imposto de Renda, quando se vendia. Na prática não chegaram a aumentar 10%. Curiosamente, comprei um imóvel semi-novo, em São Paulo, no final de 2008 e fiquei surpreso, quando seis meses após, o vizinho colocava à venda (e vendeu rápido) um idêntico, por um preço 30% acima. O motivo da alta (em termos locais) foi fácil de descobrir: em um terreno íngreme, na mesma rua, construiram uma espécie de Vila com 8 casas geminadas, em apenas um lado do terreno (o outro virou entrada de automóveis para acessar as vagas no térreo, embaixo do 2º piso), de 2 andares, apenas com dois quartos e duas vagas de garagem, com telhados "meia-água" (menor do que o que eu comprei, em área construída e com menos vagas de garagens e cômodos - as nossas são subterrâneas). Porém, o valor da venda foi 80% maior. Motivo: o antigo proprietário do terreno choramingava pela região, pois, o tinha vendido por R$ 250.000,00 para construtores, e descobriu que o terreno foi incorporado à construção por R$ 1.000.000,00, no mês seguinte.
Moral da história: Inútil os especuladores quererem enganar à sociedade dizendo que os "terrenos estão caríssimos". Na verdade, em triangulares, para fugir a uma auditoria séria, multiplicam até por dez o preços que pagaram. E o "pico da curva" foi em 2010, quando o restante dos R$ 50 Bilhões liberados pela CEF "fizeram a fortuna do segmento de especuladores (todos) da consrução civil. O que ue digo é que a CEF, que fica com o risco, deveria ter condicionado o preço da incorporação dos terrenos a uma comprovação auditada dos preços de aquisição, pois foi formado um novo patamar d mercado, inatingível pelo Programa Minha Casa Minha Vida. E, agora, o dinheiro já foi usado para beneficiar outras classes mais abastadas e a Presidente DILMa, não sabe como fazer para conseguir mais recursos e como fazer para vender, nas regiões metropolitanas e entornos, para os carente epessoas de baixa renda. O imóvel mais barato, na periferia de São Paulo, segundo a CEF é um quarto/sala de 25m2 que custa R$ 120.000,00. Chega a ser hilário !!!
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Aditamento:
Luiz. quando digo "condicionar", não é "tabelar", é, apenas dizer NÃO, não financio os senhores com o terreno neste valor, porque "ele, para nós, CEF, não vale isso"; vocês o compraram há 6 meses por um valor 6 vezes menor !!! Nesses termos, não tem negócio. Fim.
Resumo do iria acontecer: Os especuladores/construtores iriam reunir-se. pensar duas vezes e dizer: --- claro, houve um equívoco, faremos, então por "R$ ZYX.XXX,XX" (por exemplo 50% do valor)
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Pois é, amigo. Isto aconteceria num mundo em que não se mandasse a CEF ser submissa ao mercado e encher a burra das empresas que gravitam em torno do MCMV (MRV, Rossi etc. Nomes aos bois, para variar...). Esse mundo, infelizmente, não é o nosso.
[ CEF como fornecedora dos recursos e avaliadora dos empreendimentos] O drma é que essa nunca foi do governo, mas das construtora. Vivi um exemplo quando precisava comprar um ap(e)artamento financiado. Se eu tivesse dinheiro em mãos compraria o imóvel por R$ 20.000,00. E financiado era mais de R$ 60.000,00, bastava eu assinar um papel e entregar cópias dos meus documento e ir morar. Fui na caixa com os mesmos documentos e queria pedir R$ 15.000,00 para completar e daria o apartamento como garantia. A caixa disse que os memos documentos não eram compatível com o empréstimo e nem podia fazer tal negócio, dado que, o apartamento tinha que antes ser meu para que pudesse ser garantia.
O truque é bem simples: eu, construtor, pego uma grana da caixa com apenas um projeto de que irei construir, digamos, 40 apartamentos. Construo e com 5 pago tudo que devo a caixa (passei toda minha dívida para os compradores) e o restante é lucro. Enqaunto não acabar como esse truque safado, não vamos sair de onde sempre estivemos em termos de moradia.
"O que não parece ser óbvio é que, em última instância, como diria Althusser, a determinação disso tudo é econômica"
Não é óbvio? isto é o óbvio ululante!! Marx não morreu? Nélson Rodrigues também não.
..."É óbvio, que o caso que nos ocupa aqui mostra a falta de compaixão, de solidariedade, de espírito público"....
O que ocorreu em Pinheirinho, o que se tenta com o Projeto Nova Luz e a preocupação acima são faces claras, coerentes, do que é o modelo filosófico - científico que vivemos e que o capitalismo é apenas uma de suas vertentes.
Estão mais uma vez querendo enganar com novas promessas que são incompatíveis com o que clama a sociedade, volto a frizar: "solidariedade".
Sem a "solidariedade" e "compaixão", com a "falta de espírito público", que são incompatíveis com o capitalismo as promessas de inclusão, as preocupações com a fome e pobreza no mundo, a economia sustentável, se tornam deslavadas mentiras.
Assis Ribeiro
Crime contra humanidade é qualquer ato praticado como parte de um ataque generalizado ou sistemático contra uma população civil e com conhecimento de tal ataque. E incluem:
(1)homicídio; (2)extermínio; (3) escravidão; (4) deportação ou transferência forçada de populações; (5) encarceramento ou privação grave da liberdade física em violação a normas fundamentais de direito internacional; (6) tortura; (7) estupro; (8) escravidão sexual (...); (9) perseguição de um grupo com identidade própria, por motivos políticos, raciais, étnicos, culturais ou religiosos; (10) desaparecimento de pessoas; (11) apartheid e (12) práticas que causem grande sofrimento físico ou mental das pessoas.
Retirado de um ótimo texto:
http://www.mudancasabruptas.com.br/Pinheirinho.html
Marx não morreu !
Aquele pensador socialista, tecnicamente falecido em 1863, antevia este movimento de total exploração do "homem pelo homem" bem antes das administrações das grandes cidades, serem completa e totalmente comandadas na prática, pelo capitalismo selvagem, que na medida das suas necessides de aumentaria a "valia" e corromperia o poder constituído, esquecendo-se que para haver lucro com o capital investido, é necessário que haja consumidor para seus produtos e serviços, aqui representados pela exploração imobiliária.
Conforme bem esclarece a Dra Ermínia Maricato, não foi por falta de planos para a perfeita e equilibrada ocupação das nossas áreas urbanas, que a coisa chegou neste ponto crítico, pois não somente o Prefeito Faria Lima, como seus sucessores, bem que tentaram tirar a pecha de "centro velho"das nossas ruas e praças centrais.
Nas administrações Luíza Erundina e Marta Suplicy, os melhores urbanistas da cidade foram contratados para adequar a área central, aos modernos centros de convivencia nacionais, humanizando seus ocupantes,moradores e comerciantes, sem desprezar as características das nossas fundações e respeitando construções tombadas pelos institutos que cuidam do patrimônio público.
Entretanto, nas duas últimas administrações municipais, aqueles planos que estavam em vias de serem aprovados pela Câmara Municipal, foram definitivamente arquivados e a prioridade da adm.municipal, passou a ser o que as grandes incorporadoras imobiliárias determinassem, daí chegar mos a esta triste situação, de vermos a Pol.Militar e a Guarda Civil Municipal, usar da fôrça bruta, para expulsar os bolsões de pobres e sem-teto, e outros excluídos, que habitam o centro velho e/ou não têm onde morar,para "entregar' a encomenda aos "clientes": os futuros donos da área central da cidade, Os espigões residenciais e comerciais e os novos Shoppings que alí nascerão, que ao contrário do que prometem, descaracterizarão a nossa área central, antes tão bucólica e atraente.
Sempre ficamos mais experientes, após perdermos algumas batalhas, na guerra diária da vida.
"Nas administrações Luíza Erundina e Marta Suplicy..."
Meu caro, por favor conte pra nós o que as administrações citadas fizeram pelo centro de São Paulo. Acho que só contaram para você.
Primeiro empurraram quem não podia pagar o aluguel exigido para as periferias.
Quando os salários aumentaram um pouco, a primeira providência foi jogar lá encima os aluguéis e empurrar mais para a periferia quem não conseguisse pagar os novos valores.
Qual vai ser o próximo passo, criar cidades-satélites para esconder os que não puderem pagar? E o que acontecerá quando até o aluguel nestas cidades-satélites não puder ser pago?
Vão começar a atirar nos pobres para "resolver o problema em definitivo", que é o pobre existir?
[O modelo é contra os pobres que estão longe de constituírem minoria em nossa sociedade]
Fica patente o antilulismo, pois isso agora é uma minoria abaixo de 10%. Se não fosse assim o Brasil não estaria classificido como mais rico do que a Inglaterra. E luta petista é para não haver nenhum.
Impecável o artigo da Maricato. Sem tirar nem por.
Ela só esqueceu de deixar mais claro a prática do "fato consumado" e esta é a única explicação das ações drásticas e desumanas da PM, mesmo que estas tenham custos eleitorais. Mostra, antes de tudo, que os agentes públicos são reféns do mercado imobiliário, pois são estes seus financiadores.
Viver é afinar um instrumento...
Esse pessoal do site Carta Maior seria excelente assessoria para o Roriz, quando invadiu todo o DF em nome da pobrada
Postar novo Comentário