Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Pelo debate civilizado de ideiasEnviado por luisnassif, dom, 10/04/2011 - 10:44As últimas eleições foram históricas, por enterrar por bom tempo a pior intolerância que se abateu sobre o país, desde os tempos fatídicos da Guerra Fria. Mas deixou sequelas, dentre as quais a pior foi a radicalização de parte a parte. Este blog sempre buscou a diversidade civilizada de opiniões, o debate de idéias. As posições fechadas aqui sempre foram em torno de princípios claros de civilização, defesa dos direitos individuais e coletivos, da tolerância, defesa da inclusão social e do aprofundamento da democracia, principalmente a de fazer o contraponto e dar voz aos excluídos da velha mídia. Em torno desses princípios, montou-se a melhor comunidade de discussão da Internet brasileira: vocês. Só que a radicalização acabou contaminando também o ambiente aqui, criando um espírito de torcida organizada e de intolerância, que, se não é majoritário, incomoda. O fim das eleições acalmou ânimos, mas ainda persistem os cruzados. Quando a radicalização se dá em termos de argumentos, ganhamos todos. Temos aqui excelentes comentaristas conservadores e de esquerda radical. Quando se dá em termos de ofensa e torcida, desmerece o espaço. A opção editorial do Blog foi a de transformar-se - e ao Brasilianas e ao Portal - em um processo de construção do conhecimento. Vamos retornar à proposta original. Peço que me auxiliem nessa empreitada, usando o botão "denunciar" sempre que um comentário extrapolar as regras da civilidade e da tolerância. Como lembrou o Gunter - em email recente ao grupo do Portal - não se trata de afastar ninguém, mas de definir mais claramente a cultura interna do Blog, para que todos possam se enquadrar e voltarmos a ter o alto nível de sempre, sem a poluição das ofensas e das torcidas organizadas. O "denunciar" não deve ser utilizado para rebater divergências ideológicas, mas ofensas. Por isso mesmo, três denúncias suspendem o comentário até que possamos analisá-lo e decidir se será liberado ou vetado de vez.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
JArlindo
10/04/2011 - 10:58
Muito bem , Nassif, pela iniciativa de resgatar os princípios que regem esse espaço. Eu mesmo às vezes fico sem graça de postar algum comentário devido à radicalização de torcida organizada como você...
5
4
-
Jotavê
10/04/2011 - 11:09
A truculência está cada dia mais cafona. Sempre foi ridícula, mas como andou na moda por uns tempos, ninguém reparou. Agora, virou calça boca de sino. Ou sapato de bico franzido (ai! eu tive um!) Só...
5
5
-
Jose de Almeida Bispo
10/04/2011 - 11:09
E por falar em debate civilizado, itolerância, torcida... estou desapontado com o governo Dilma. É que não consigo ver nada de errado, porém, o simples fato de tucanos-neo-UDN como a Eliane...
5
6
-
Gustavo Belic Cherubine
10/04/2011 - 11:15
Oi Nassif e todas\os, vamos recuperar este espaço democrático.
Retomo, já dando a minha contribuição, uma proposta de debate: a região metropolitana de São Paulo.
Segue breve texto, um convite (a...
5
7
-
luzete
10/04/2011 - 11:16
é isto, nassif.
pelo debate civilizado de idéias. não é simples.
são muitas as variáveis que explicam a natureza humana. e, num espaço como este, onde a tônica é a política (embora ela esteja...
5
8
-
luzete
10/04/2011 - 11:23
está muito clara este movimento de queimar lula.
acredito que, hoje, este é o desejo mais evidente dos tucanos paulistas e desta imprensa que eles mantém tutelada.
5
9
-
Adri GP
10/04/2011 - 11:29
Também o parabenizo pela atitude. Nunca postei no blog, mas sempre o leio após ver notícias do dia, principalmente pelos comentários que sempre trouxeram novas posições, esclarecimentos e...
5
10
-
Sergio Saraiva
10/04/2011 - 11:32
Ah! a Cantanhêde, a nossa eterna Linda Loura, musa da elite branca.
Depois da derrota do Serra ela se tornou a Cheerleeder do time que perdeu. Mas é só um tempinho, passada a lua de mel com Dilma ela...
5
11
-
raq_uel
10/04/2011 - 11:32
Ok, Nassif, mas como é que se estabelece a linha de modo claro?
Quando são ofensas pessoais, fica óbvio que elas devem ser denunciadas. Mas isso raramente acontece.
Na maior parte das vezes, vc tem...
5
12
-
Gilberto SP-Capital
10/04/2011 - 11:34
Prezado Nassif,
Perfeita a sua colocação. Precisamos esfriar um pouco a cabeça, quente desde a eleição, que se complicou ainda mais com outros fatos ocorridos desde então. Quem viveu, mesmo garoto...
5
14
-
juliperim
10/04/2011 - 11:41
Muito boa a sua colocação Nassif.
Acho que a prática de "Tolerância" é fundamental para uma sociedade moderna, visto que todos pontos de vista devem ser respeitados, o que nao significa concordar.;...
5
15
-
Charlie
10/04/2011 - 11:43
Realmente esse fla-flu está um saco.
Outro problema grave que também identifico é a dificuldade que certas pessoas tem de conseguir interpretar corretamente o que está escrito, o que muitas vezes...
5
16
-
Bruno araújo
10/04/2011 - 11:43
E aonde fica o botão "denunciar"?
Outra pergunta, podemos denunciar aquelas postagenss nada a ver com a discussão, colocadas nos primeiros lugares só para aparecer? Eu acho que estas postagens...
5
17
-
Chico Pedro
10/04/2011 - 11:50
Não sei quantos anos tem o blog. Imagino que deve ser algo em torno de oito.
Frequento desde os primeiros seis meses. Muito do que sei aprendi aqui. E ainda aprendo.
.
A diferença do início para o...
5
18
-
Charlie
10/04/2011 - 11:50
Todos os chavões listados por vc acima constituem legítimo direito de expressão dos conservadores. Por que "denunciar"? É direito deles pensar assim, ora. O que não podem fazer é pregar a violência...
5
19
-
Homero Pavan Filho
10/04/2011 - 11:53
Obrigado pela resposta, apesar de incompleta (custava dizer qual, pô? rsrs)
Quanto ao tema deste post, penso que estamos vivendo uma situação de excesso de informações, e isso traz uma certa angústia...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Muito bem , Nassif, pela iniciativa de resgatar os princípios que regem esse espaço. Eu mesmo às vezes fico sem graça de postar algum comentário devido à radicalização de torcida organizada como você definiu. Obrigado por manter o espaço despoluído. Vamos colaborar para que não suje.
Um abraço.
J. Arlindo
JA-BH Belo Horizonte - MG
Temos aí um exemplo de uma discussão civilizada. Parabéns aos debatedores!
Valeu. mas ........... como nessa idade é que se começa a aprender pelo efeito repetição/imitação, fica claro que foram ensinados para, dessa forma, proceder.
Se, assim, não fosse, o cenário e o figurino do vídeo (e sua própria realização) não seriam tão "arrumadinhos".
Sem essa de "montagens do faustão" e "algo igual, do gugu": 90% é, MESMO, montagem; só quem é crédulo não observa.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
.
Perfeito Nassif!
A truculência está cada dia mais cafona. Sempre foi ridícula, mas como andou na moda por uns tempos, ninguém reparou. Agora, virou calça boca de sino. Ou sapato de bico franzido (ai! eu tive um!) Só rindo...
Você aliás é especialista no assunto. Falando dos funcionários da USP, entao, é de uma delicadeza só...
E por falar em debate civilizado, itolerância, torcida... estou desapontado com o governo Dilma. É que não consigo ver nada de errado, porém, o simples fato de tucanos-neo-UDN como a Eliane Cantanhêde estar dizendo que o governo vai bem me faz acender duzentos sinais vermelhos. Fosse um tucano qualquer, tudo bem; fosse os demistas Lembo, o Jatene... mas a Cantanhêde? Desculpem, moro numa cidade que tem famílias que votam do mesmo lado desde a primeira eleição em 10 de outubro de 1823, mesmo que esses lados tenham mudado de nome e, óbvio, de lideranças. E quando peneiro a situação no Brasil não vejo muita diferença. Logo, não acredito nessa "conversão" da Cantanhêde.
Querem por que querem isolar o Lula. E se depender dos tucanos do PT de São Paulo, chegam lá.
está muito clara este movimento de queimar lula.
acredito que, hoje, este é o desejo mais evidente dos tucanos paulistas e desta imprensa que eles mantém tutelada.
Pois é Luzete....o medo de todos.....Lula.....irão sangrá-lo, não tenho dúvidas.
A globo abraçou seu candidato ..... Aécio, a bola da vez. Vamos aguardar.....
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Por mais que a nossa maravilhosa mídia tente não vai conseguir destruir o legado de Lula, pois ele transcende o Brasil. Na minha opinião, Lula não será mais candidato a nada no Brasil. Seu nome já está escrito na história como um dos maiores presidentes desse país. Escrevam aí e conversaremos novamente em 2018: depois de Dilma, Gleisi Hoffmann "presidenta" do Brasil.
Colega,
Curioso e revelador seu comentário. Dia destes estava pensando sobre isso. Também acho que Lula não será candidato a mias nada, exceto se intuir risco da Dilma não se reeleger.
Sobre a Gleisi, observe que ela tem uma presença física absolutamente notável. E é bem preparada. Ela tem brilho especial, difícil traduzir em palavras. Concordo que ela parece destinada...
Só para complementar...
Louvável a disposição da senadora.
O seu resultado, em concordância com o que ela prega, provará o caráter de cada membro do Congresso.
Não sendo pessimista, para mim o resultado é previsível.
Mas devemos sim guardar e ficar bem de olho nessa senadora.
Coisa rara na política.
Apenas perfumaria um país que pagou de 2003 a 2010 1,6 Trilhões de reais em divida tem muita coisa pra mudar.
"de conferir maior responsabilidade fiscal da gestão dos recursos publicos"??????.
Contraditório e ver ela defendendo o Paraguai na questão Itaipu onde o consumidor brasileiro vai ficar mais pobre e o país vai perder milhões com a alteração do acordo, agora o Brasil vai triplicar o pagamento para o Paraguai.
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.
Mesmo que ele esteja fazendo o trabalho do colibri, ajudando a apagar o incêndio da floresta, ela está fazendo a parte que, julga, lhe cabe. Pode não ser muito, mas, também, não é pouco; é algo digno.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Prezado Nassif,
Parabéns mais uma vez ao seu BLOG; ele está atraindo, até, Deputados e Senadores, disfarçados, através de pessoal do gabinete ou parentes, cadastrados ou não.
Não dar cinco estrelas, por unanimidade, a esse discurso é, realmente, muito estranho.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
concordo plenamente com voce, 2018 será dessa senadora do paraná (grata surpresa!)agora quanto ao Lula,eu acredito qu ele irá assumir algum cargo no nivel mundial.......talvez a FAO, não sei.
reinaldo carletti
Amig@s, cuidado com essa história de dizer que são os tucanos que estão empenhados em queimar o gov Lula. Por favor, sejam mais críticos. Aprendam a desconfiar. Essa onda só está prosperando porque tem gente deixando. Um pouquinho menos de "cordialidade" e obsessão pela "governabilidade" fariam muito bem ao governo de turno. A direita brasileira não é um tigre de papel, e até por isso tem de ser mantida na defensiva. A palavra é de prata, o silêncio é de ouro etc. Mas este mutismo todo, entremeado com episódios de subserviência explícita aos porta-vozes da reação (não há como empurrar goela abaixo os rapapés que D. Dilma vai fazendo ao PIG), tem cheiro, jeito e cor de covardia.
"tem cheiro, jeito e cor de covardia"
Ou cegueira provocada pelo radicalismo.
Verdade seja dita, existem alguns assuntos aqui que se alguém proferir um crítica ao governo (ou a figuras pertencentes ao governo) mesmo sendo de forma respeitosa, essa pessoa é praticamente linchada.
Pega Belo Monte, por exemplo.
No tópico mais recente e com maior número de posts, tinha gente que tava ofendendo sem o menor motivo quem era a favor da decisão da OEA.
Na boa, não é pq seja pró-governo que tenha que ser favorável a todas as decisões deste.
"Para ser tolerante, é preciso fixar os limites do intolerável." (Umberto Eco)"
Ou que encaremos toda crítica como manifestação de golpismo. É isso, Mafaldinha. Um abraço!
Haja vista chamarem de golpismo algumas baixarias de Serra no período pré-eleitoral.
Não conseguir ver (ou fingir que não entendia) que este país, não comportava "um milímetro de tentativa de golpe" (onde o presidente que indicava a candidata continuava com mais de 80% de aprovação), para mim, eram iniciativas, sim, de provocar medidas, mais radicais, de movimentos sociais menos conservadores, como Sindicatos, MST ou Ligas Campesinas (um exército, sem armas, mas, "marchador", sempre de plantão).
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Prezada Raquel .
Não é questão simplesmente de defender o governo Lula e desconstruir o desgoverno FHC.
Basta tomar o exempo de Belo Monte , citado por você .
Você consideraria a construção de diversas usinas nucleares , uma boa alternativa a usinas hidrelétricas ?
Para mim , a credibilidade da OEA foi sériamente abalada ao se agacharem diante do capricho dos EUA , quando não condenou de forma veemente o golpe de estado em Honduras .
Não tem a menor credibilidade . Aliás , nem mesmo a ONU conta com credibilidade para definir qualquer demanda internacional de forma isenta e racional .
Saudações !
Antonio José Esteves Amorim
Antonio,
O Clayton já tinha falado no tópico que isso não é uma questão de "Não existe outra alternativa".
Não é só hidroelétrica ou nuclear. Tem outras alternativas.
E outra, não existe consenso de que o projeto não tenha problemas.
Não foi a OEA que simplesmente chegou e determinou que o projeto não poderia prosseguir. Isso foi um apelo das ONGS.
E não foram ONGS de fachada. Tem bastante gente séria que se opõe à construção.
Não dá para fechar os olhos para esses dados e tachar a decisão simplesmente como "golpismo".
Não é a primeira vez que a OEA interfere nos nossos assuntos.
Para se ter uma idéia, o caso de violência doméstica da Maria da Penha só foi resolvido graças à condenação do Brasil na OEA. A partir daí que começaram a fazer alguma coisa de concreto em relação a esse tipo de crime.
Enfim, o quero dizer é que a gente tem que analisar as coisas friamente antes de sair dizendo que é isso ou aquilo. E principalmente temos que ter respeito com quem nos respeita.
"Para ser tolerante, é preciso fixar os limites do intolerável." (Umberto Eco)"
Concordo com Ra_quel. E não entendo o questionamento atrelado às energias nuclear e hidrelétrica. O Brasil, mais do que muitos outros, tem outras possibilidades energéticas que não essas. E acredito que o planejamento e execução das obras de Belo Monte não andem assim tão "sustentáveis" não. Gente sabidamente competente e séria tem nos alertado para isso. Mesmo assim, acredito que a Equipe Dilma tenha boas intenções e capacidade para reverter os desacordos sociais e ambientais. Não é porque eu comungue com a linha ideológica e programática do governo que não vou questionar. Sou correligionário, não um jumento alienado.
Martim Assueros
Caro Lima, se me fiz mal entender: eu falei tucanos "do PT de São Paulo", ou seja a galera na qual estão os ainda deslumbrados "com o poder da mídia" e que acha que essa mídia lhes darão espaço (os inocentes); ou ainda aqueles (os tenebrosos) que já se venderam à mesma mídia e à banca, e que usa o PT, mesmo estando nele desde seu início. Gente que não pensa a República e sim grupelhos nos quais se acha incluída. Se falo de "PT de São Paulo" é porque são de São Paulo, Palloci, Cardozo e a maior legião de inconformados com a liderança do PT pelo torneiro mecânico; do cabra da turma do macacão azul.
Sobre tucanos criticarem o PT, seria quase um absurdo o contrário.
Então, estamos de acordo, caríssimo. Abraço.
[ e que usa o PT, mesmo estando nele desde seu início.] Você tivesse dito de alguns infiltados no petismo, como aecistas que trouxerram o valerioduto para dentro do petismo, gente que até fez greve de fome para que Dilma perdesse por não ter voto no Maranhão ou até quem agora finge ser apenas por certas beneses das estatais, eu compreenderia. Mas, os que estão desde do início são Lula e turma e isso é inaceitável.
E não existe dilmista ainda????
A lógica é esta: apagar Lula da História do Brasil, via imprensa. Isolar Dilma e depois atacá-la impiedosamente, até que não reste outra "alternativa" à governabilidade que não seja a eleição de Aécio ou, mesmo, de Serra. Tudo bem, os "donos do poder" toleram 12 anos de governo quase popular. E olha lá. Depois, tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Postar novo Comentário