Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Os dois defeitos de FHC: povo e naçãoEnviado por luisnassif, qui, 14/04/2011 - 11:49Para quem se pretende líder político ou referência de país, FHC tem dois problemas básicos: não gosta nem de povo nem do país. Não se trata de mera afirmação retórica. Uma das características marcantes dos grandes Estadistas é a de identificar o interesse nacional no seu discurso, passar essa impressão ao grande público, seja defendendo teses neoliberais ou bandeiras sociais. Em relação a povo e Nação FHC é de uma insensibilidade que não vi em nenhum outro governante brasileiro. Acompanhei seu início, a volta do exílio, a ansiedade em ser aceito pela elite econômica paulista. Não perdeu esse vezo nem depois de se transformar no porta-voz exclusivo do empresariado mais superficial. Os militares não demonstravam nenhuma sensibilidade social, mas defendiam bandeiras de país. A muitos populistas faltavam projetos de país, mas empunhavam bandeiras sociais. FHC é a geleira, o frígido para temas nacionais e sociais. E é um tolo ao levantar discussões públicas dessa maneira, nas quais prevalece apenas o sentimento de tomada de poder: o que devemos fazer com o povo para reconquistar o poder. Caraca! Esse tipo de elucubração se faz a portas fechadas, em locais reservados, onde pode prevalecer o discurso da realpolitik, as estratégias de tomadas de poder, os acertos com grupos influentes. No discurso público o que vale é a retórica do interesse público – mesmo que ele próprio não acredite nisso. O que vale é o lema que conquiste públicos amplos, o discurso da salvação nacional, da construção do futuro, as palavras de ordem que são facilmente assimiladas pelos discursos do governador, do prefeito, do vereador, homogeneizando a fala e ajudando a construir na prática o caminho político. Mas FHC é pretensioso demais, vaidoso demais para entender essas nuances do discurso público, no qual o simples é o sofisticado, superficial demais para prever o futuro e prolixo demais para sintetizar as bandeiras. Prefere assimilar ideias de terceiros, revesti-las com um linguajar sociológico oco e ocupar páginas de jornais que se desacostumaram com discussões mais aprofundadas. Jornais, aliás, que ajudaram a consolidar essa visão insuportavelmente elitista que matou todas as bandeiras sociais do velho PSDB. Não é à toa que os políticos do PSDB que estão com a mão na massa reagiram com ceticismo total às suas tertúlias sociológicas. Por Daniel Quireza É isso ai Nassif. Foi mais ou menos isso que escrevi no outro post, em um comentário de r resposta ao AA. "Eu particularmente não concordo nem com voce nem com o FHC. Acho que o psdb, para o bem do partido, devia é brigar pelos votos do PT também. Em tese o que voce falou está até certo só que é claro que politicamente é um erro do FHC expor isso em artigo na mídia. Se ele pensa desta forma deveria é expor seu pensamento para o partido. Porque ele não faz isso ? Porque o partido não tem nem organização nem coesão suficiente para escutar seu ex presidente internamente. Ai ficam fazendo esse papel ridículo de brigar pela mídia. E Lula aproveita para tirar uma casquinha dele...Mas enfim, é esta a oposição que temos, infelizmente. Tomara que logo tenhamos outra melhor."
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Aracy_
14/04/2011 - 11:53
Concordo, Nassif. Acrescento: o terceiro defeito de FHC - e não só dele - é a vaidade excessiva, que o leva a ser boquirroto com PhD e tudo.
5
2
-
DanielQuireza
14/04/2011 - 11:59
É isso ai Nassif. Foi mais ou menos isso que escrevi no outro post, em um comentário de r resposta ao AA.
"Eu particularmente não concordo nem com voce nem com o FHC. Acho que o psdb, para o...
5
5
-
Rubem
14/04/2011 - 12:10
No ponto.
Mas o bom deste discurso às claras, é que, assim como nas atuais intervenções "humanitárias" da atual e ex-potências imperiais, e também com as revelações do wikileaks, as coisas se mostram...
5
6
-
Remindo Sauim
14/04/2011 - 12:14
O PSDB só serviu como antítese ao PT, sempre esteve a serviço das elites paulistas. Com a eleição de Lula e o fim do medo ao Partido dos Trabalhadores ficou sem função. A direita brasileira com menos...
5
7
-
Ricardo Cesar
14/04/2011 - 12:20
Democracia para els quer dizer, as coisas boas da nação eles privatizam e as coisas ruins privadas eles nacionalizam. Esse é o mote da dessa elite!
5
8
-
Cássio A
14/04/2011 - 12:23
Ao que parece, FHC não poderia dar melhor recibo à estratégia de Lula. O sociólogo fazendo exatamente o que o torneiro mecânico quer que ele faça quando o empurra para a direita.
Mas ainda assim acho...
5
9
-
Ataíde Coutinho
14/04/2011 - 12:26
Curioso esse homem diz e depois diz que não disse , os outros "não entenderam", mas na pratica, enquanto ele exercia o poder mostrou claramente esse pensamento nos episódios dos aposentados...
5
10
-
Adamastor
14/04/2011 - 12:28
DISCORDO!!!
Não ligue pro Nassif, FHC, bote prá fora todos os seus sentimentos e desejos. Não gosta do povo? Bote prá quebrar, desanque a patuléia, sem dó ou piedade!Dê os nomes que acha sejam...
5
11
-
Vitor Carvalho
14/04/2011 - 12:31
Os beneficios sociais que chegam a uma populacao que passava necessidades basicas e as tinham supridas por lideres locais somente em epoca que seus interesses pudessem ser atentidos alienavam a...
5
12
-
Jonas B.
14/04/2011 - 12:38
Bom, eu achei que não tinha entendido o que havia lido nos blogs, inclusive aqui. Mas por este comentário seu percebi que havia entendido, então posso dizer minha opinião sem medo de estar equivocado...
5
13
-
André LB
14/04/2011 - 12:40
Nassif, perfeito. Pena os brasileiros não termos plena consciência disso 20 anos atrás.
5
14
-
DanielQuireza
14/04/2011 - 12:41
É isso ai, hehehe, para o PT é uma beleza isso. Tomara que seja bom para implodir logo esta oposicão de vez !! Quem sabe não apareça outra melhor, para fiscalizar o governo, cobrar providências. Mas...
5
15
-
Márcia Aranha
14/04/2011 - 12:41
O que acontece hoje na USP é uma boa amostragem do estilo PSDB de gerir a coisa Pública e é preciso que a população conheça o descaso com a administração da maior Universidade da América Latina...
5
16
-
politicsbuz
14/04/2011 - 12:44
Nassif e colegas,
muitos políticos já não sabem para q serve a espinha faz tempo... e talvez não consigam mais andar na posição ereta!
isso comprova o q já disse repetidas vezes: sem um...
5
17
-
H Aljubarrota
14/04/2011 - 12:46
Rarará... Esse é o nosso Gigante Adamastor...
Nem Eça de Queirós usaria a ironia com tanto brilho. Abraços, garoto.
5
18
-
Dulce
14/04/2011 - 12:47
Eu já acho que é AINDA NÃO TER MORRIDO ... mas um dia êle descobrirá que JÁ MORREU E NÃO SABE.
5
19
-
Ivan Moraes
14/04/2011 - 12:48
Como postei antes, a contagem de palavras do artigo eh desanimadora. Nao so ainda nao sei a sintese do que ele quer dizer como a ideia "central" propagandeada nao tem uma gota de suporte --...
5
20
-
Marc
14/04/2011 - 12:52
Com isto chego a conclusão que o PT não empurrou o PSDB para a direita, os tucanos foram sozinhos e deixaram o lugar vago, o PT simplesmente ocupou o que estava abandonado.
Sem ironias, isto é muito...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Concordo, Nassif. Acrescento: o terceiro defeito de FHC - e não só dele - é a vaidade excessiva, que o leva a ser boquirroto com PhD e tudo.
Chamar FHC de vaidoso, de soberbo, etc, é o jogo dele. FH não é nada, nunca foi nada por força própria, por identidade própria. Sempre apadrinhado, sempre se servindo de escadas alheias, sempre disposto a servir o que entende ser o poder. Mesmo contra o país e o povo que parece mesmo odiar, ele não é nada além de uma projeção de uma inconsciência e inconsequência que pensa compreender que é originalmente dele(!), além de manter uma disposição pueril para usar babeiro em público na idade provecta que vive, oh céus, ainda vive e se move!
É isso ai Nassif. Foi mais ou menos isso que escrevi no outro post, em um comentário de r resposta ao AA.
"Eu particularmente não concordo nem com voce nem com o FHC. Acho que o psdb, para o bem do partido, devia é brigar pelos votos do PT também.
Em tese o que voce falou está até certo só que é claro que politicamente é um erro do FHC expor isso em artigo na mídia. Se ele pensa desta forma deveria é expor seu pensamento para o partido. Porque ele não faz isso ? Porque o partido não tem nem organização nem coesão suficiente para escutar seu ex presidente internamente. Ai ficam fazendo esse papel ridículo de brigar pela mídia. E Lula aproveita para tirar uma casquinha dele...Mas enfim, é esta a oposição que temos, infelizmente. Tomara que logo tenhamos outra melhor."
@DanielQuireza
o eleitor do PT, não o militante que fique claro, não é fiel, vota se o governo lhe é favoravel, o publico alvo que o FHC define como sendo o do PSDB, e mais politizado, o FHC sabe que um governo menos esfuziante que o do Lula e a Dilma perde o apoio dos eleitores mais facilmente.
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Politizados ????? Por quem pelo Jabor????
Não conheço uma administração tucana acima da média. Só vejo corrupção e entreguismo.
Ser politizado e votar num partido fracassado que não tem nada a mpstrar e muito a esconder???
Daniel, além da "estratégia" de FHC ser claramente equivocada, interessante é notar que a esperança da vez dos Tucanos, que é Aécio Neves, nada tem de alternativo (que seja relevante) a oferecer.
FHC conseguiu, assim, com seu desastrado artigo, desagradar a Oposição, demonstrar o racha do PSDB e expor a falta de planos de Aécio.
Strike!
Demóstenes Torres na cadeia: uma campanha pelo bem do Brasil!
E a mídia continua a dar-lhe cobertura. A Folha, no editorial de hoje "Oposição de fato", tentando reverter o desastre que foi o infeliz artigo de FHC, acaba endossando tudo que ele escreveu.
Aproveita ainda, como é de costume, desmerecer Lula, afirmando que "recém-saído do cargo, mantém temporário e bem vindo silêncio".
Lula não está em silêncio e do exterior, onde cumpre intensa agenda de compromissos e palestras, já se manifestou: "Todos os brasileiros são do povão".
O jornal é que tenta silenciar o sucesso de Lula... e a história segue sendo contada.
Eu acho que só tem um defeito: ter nascido.
Eu já acho que é AINDA NÃO TER MORRIDO ... mas um dia êle descobrirá que JÁ MORREU E NÃO SABE.
Que língua inspirada pra ganchos afiados, Dulce!
Que nada, vida longa para o FHC, com mais manifestações como essa ele garante a derrota do PSDB nas eleições vindouras, estou até desconfiando de que ele é um petista infiltrado.
Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Transparência Internacional divulgou, nesta terça-feira, a classificação anual dos países mais corruptos do mundo, e a situação do Brasil, sob o império do “lulismo”, só piorou. Demóstenes Torres 08/10/2003
Ajude a batizar FHC http://wp.me/pLICZ-jA
No ponto.
Mas o bom deste discurso às claras, é que, assim como nas atuais intervenções "humanitárias" da atual e ex-potências imperiais, e também com as revelações do wikileaks, as coisas se mostram como são: quem quer ver, enxerga, quem não quer, finge que não.
Os Tucanos, políticos e jornalísticos, pensam exatamente o mesmo que o governo americano - vide Gaza, Honduras e a Venezuela, apenas como exemplo: democracia é ótimo, o que atrapalha é o povo.
Democracia para els quer dizer, as coisas boas da nação eles privatizam e as coisas ruins privadas eles nacionalizam. Esse é o mote da dessa elite!
O PSDB só serviu como antítese ao PT, sempre esteve a serviço das elites paulistas. Com a eleição de Lula e o fim do medo ao Partido dos Trabalhadores ficou sem função. A direita brasileira com menos de 8% da população brasileira vai ter que inventar outro partido. Mais uma vez a campanha do medo não funcionou.
A direita brasileira com menos de 8% da população brasileira vai ter que inventar outro partido] Que 8% tão grande é esse que os petistas tiveram que apelar para tudo quando foi sujo na campanha, alguns ajudaram apenas com medo de devassa nos empréstimos do BNDES, e mesmo assim ainda teve segundo turno. Seria sonhinha a mais espetacular blogueira da atualidade?
tem gente que vive em outro mundo... preste atenção: QUEM FEZ CAMPANHA SUJA FOI O SERRA!!! da pra entender? ou está dificil?
Ao que parece, FHC não poderia dar melhor recibo à estratégia de Lula. O sociólogo fazendo exatamente o que o torneiro mecânico quer que ele faça quando o empurra para a direita.
Mas ainda assim acho que nem o Lula acreditou que esse mentecapto do FHC poderia ter escrito tamanho absurdo, baseado exclusivamente na tomada de poder. É estarrecedor.
O "caraca!" é uma expressão deveras leve para transmitir a exata perplexidade do texto.
Mas o que mais me chamou à atenção no texto de FHC foi a locução "massa desinformada". O que devemos entender por isso? A classe média alienada de São Paulo, que ainda acredita no que um dia foi o PSDB? Estes sim são desinformados.
E como bem ironizou o Paulo Henrique Amorim, o personagem do político corrupto Justo Veríssimo serviu como mão à luva ao sociólogo recalcado. (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/04/13/fhc-quer-que-o-pobre-se-exploda-e-o-cerra-apoia/
É mesmo Cassio. O PHA é sarcástico demais. "O FHC quer que pobre se exploda e o Cerra apóia".
"A classe média alienada de São Paulo, que ainda acredita no que um dia foi o PSDB? Estes sim são desinformados."
Perdão, mais o PSDB é o que sempre foi um partido majoritariamente formado por oportunistas e vaidosos, desprovidos de qualquer ideologia, defensores porém não praticantes da democracia, gabavam-se que em seus quadros havia excesso de talentos, porém bastou um simples torneiro mecânico governar o país para desnudá-los e demonstrar o quão vazios são, dos talentos que julgavam ter sobrou sómente o Aécio, que as próprias elites julgam insuficiente, daí a necessidade do PSD do Kassab.
Foram péssimos governantes e são piores como oposição.
abçs
Ontem publiquei no blog FHC: A Democracia sem Povão http://arnobiorocha.wordpress.com/2011/04/13/fhc-a-democracia-sem-povao/ que diz mais ou menos o que Nassif fala aí
Curioso esse homem diz e depois diz que não disse , os outros "não entenderam", mas na pratica, enquanto ele exercia o poder mostrou claramente esse pensamento nos episódios dos aposentados vagabundos , dos inempregaveis,e quando a EX governadora do RJ em exercicio , Benedita da Silva , solicitou ajuda federal em um confronto nos morros cariocas respondeu " o que a sra fizer , tem o meu apoio".ai do politico que seguir seus ensinamentos.
É porque quando ele disse "esquecam tudo o que eu disse", ele estava fazendo uma afirmação ad eternum. Vocês é que não entenderam...
DISCORDO!!!
Não ligue pro Nassif, FHC, bote prá fora todos os seus sentimentos e desejos.
Não gosta do povo? Bote prá quebrar, desanque a patuléia, sem dó ou piedade!
Dê os nomes que acha sejam adequados para os bois: aposentado vagabundo, país de fracassados etc... etc.
Mande bala meu presidene!!! heheheheh
É isso ai, hehehe, para o PT é uma beleza isso. Tomara que seja bom para implodir logo esta oposicão de vez !! Quem sabe não apareça outra melhor, para fiscalizar o governo, cobrar providências. Mas cobranças claras, para o bem do País.
@DanielQuireza
Rarará... Esse é o nosso Gigante Adamastor...
Nem Eça de Queirós usaria a ironia com tanto brilho. Abraços, garoto.
Ué, mas o Merval Pereira afirmou, agora através da CBN, que as pessoas não souberam interpretar o que o Dr.FHC escreveu, haja vista que o mitológico sociólogo de Higienópolis sempre amou o povo brasileiro, E JAMAIS deixaria de valorizar o povão .
Coitado do meu cunhado, ele, como um tucanófilo roxo, já estava eufórico com os esclarecimentos de Merval, .
Os beneficios sociais que chegam a uma populacao que passava necessidades basicas e as tinham supridas por lideres locais somente em epoca que seus interesses pudessem ser atentidos alienavam a populacao mais pobre de se pensar e discutir seus proprios interesses atraves da politica. Nos ultimos anos o PT nao usou isso para cooptar os mais pobres, mas apenas para sair dessa situacao de miseria. E isso se reflete na demolicao do Democratas/PFL que tinha mais de 100 deputados federais a agora esta morrendo pois nao tem mais como manipular essa manipulacao. Portanto, o PT simplesmente demonstrou uma habilidade tremenda em usar a ferramenta do beneficio social para recuperar o direito basico de muitos brasileiros, que e o de se alimentar sem depender de chantagem.
FHC custa a reconhecer isso e coloca o seu partido numa situacao de esquizofrenia plena ao dizer pra abandonar essa importante parcela da populacao, pois nao oferece nenhuma solucao para os seus aliados sobre o que propor a essas pessoas brasileiras 'como' ele pra que continuem a melhorar sua vida. Na Europa, onde existem largos beneficios do estado aso mais pobres ninguem ousa a dizer que isto e um instrumento cooptador e de manipulacao partidaria. FHC simplesmente esta ultrapassado como politico no novo contexto brasileiro, onde se pensa em avancar pro futuro e nao retroceder pra situacoes como do passado.
[Os militares não demonstravam nenhuma sensibilidade social, mas defendiam bandeiras de país.] Finalmente alguém defende que a ditadura foi para o bem do Brasil. Só o fato de Golbery ter tratado Lula na base do pão doce e FHC nas pancadas, foi uma das maiores contribuições que deixaram ao futuro do país, por amor a nossa Pátria e nada mais.
Pois pra mim eu dispensaria o periodo que o Brasil passou nas maos deles, sem duvida nenhuma. Nada justifica os anos de medo e a quebra da estrutura politica vigente por decisao de uma cupula de amotinados. Com ou sem Joao Goulart, o Brasil nao merecia os anos de chumbo.
Postar novo Comentário