Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
O xadrez das candidaturas para São PauloEnviado por luisnassif, sex, 17/02/2012 - 08:20
Por Adamastor
Do Correio do Brasil Candidatura de Serra seria a “solução ideal” para petistas contrários a Kassab
As sinalizações de que o ex-governador José Serra deverá ser mesmo o candidato do PSDB nas eleições municipais de São Paulo – já noticiada pela Rede Brasil Atual em meados de janeiro – dividiu ainda mais no PT os setores que apoiam uma aliança com o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e os que se colocam contra a coligação. Se entre os críticos de uma aliança com Kassab está um considerável número de vereadores e a esmagadora maioria dos militantes que compõe a corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB), o grupo de favoráveis à parceria conta com ninguém menos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o presidente estadual do PT, deputado Edinho Silva. Uma coligação com o PSD, defende uma parcela dos petistas, representaria, além de uma chapa com chances reais de vitória no pleito municipal, a terceira maior bancada da Câmara Federal apoiando uma eventual candidatura de Marinho a governador do estado, nas eleições de 2014. É de conhecimento geral o desejo de Lula em vencer a eleição para o Palácio dos Bandeirantes, e há uma forte tendência, também encabeçada pelo ex-presidente, de que o prefeito de São Bernardo seja realmente o candidato petista. Oficialmente, o presidente do diretório municipal do PT, vereador Antonio Donato, afirmou que sempre trabalhou com o cenário de candidatura de Serra pelo PSDB. “A base do argumento de quem defende uma aliança com o PSD era que Serra não seria o candidato. Agora, para eles, essa tese pode ruir”, teorizou. Antes do início das conversas, Donato já havia declarado por diversas vezes que uma união entre os partidos seria inviável em São Paulo. Entre os tucanos ouvidos, há quem diga que a aproximação com o PT, exercida por Kassab, seria somente para chamar a atenção de Serra. A tese se justificaria novamente nas estratégias para a eleição de governadores, daqui a dois anos. Kassab – virtual pré-candidato – pretende ter o apoio de Serra no pleito. Entretanto, a entrada do ex-governador na disputa municipal deste ano só se dará com a garantia de apoio integral do grupo encabeçado pelo atual governador, Geraldo Alckmin, que no entanto é candidato natural do PSDB à reeleição em 2014. Calma para alianças O PT segue a prática de manter as conversas com todos os partidos que compõem a base governista da presidenta Dilma Rousseff, exceção feita em relação aos que terão candidato próprio à prefeitura paulistana, como o PMDB, com o deputado federal Gabriel Chalita, e o PCdoB, com o vereador Netinho de Paula. Mesmo os dirigentes petistas contrários à aliança com Kassab enxergam ser imprudente um “não” à coligação neste momento. O prefeito dificultaria as conversas com o PSB e PR, que atualmente compõem a base governista em São Paulo, deixando o PT praticamente isolado na disputa. A estratégia de “cozinhar” a aliança pode se mostrar eficiente. A rebeldia da militância mais radical, avessa à parceria com o PSD, está razoavelmente contida, uma vez que a coligação é ainda uma possibilidade não concretizada; o PT mantém boas relações e vem adiantando o diálogo com PSB e PR para garantir apoio, especialmente se Kassab debandar para o apoio a Serra; e, mais que tudo, a candidatura de José Serra começa a sair do armário, o que deve levar as eleições para uma disputa novamente baseada na polarização, como foi o pleito presidencial de 2010 entre Dilma e Serra. Os próximos movimentos do intrincado xadrez em que se transformou os acontecimentos que antecedem a campanha em São Paulo serão conhecidos muito brevemente.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Ivan Moraes
17/02/2012 - 09:04
"Candidatura de Serra seria a “solução ideal” para petistas contrários a Kassab":
Eh uma premissa tao torta que da ate pena... entao o PT ta tao enfraquecido assim frente ao grandioso Kassab...
5
2
-
alext4e
17/02/2012 - 09:06
Quem viu a entrevista de Ciro Gomes no È Noticia no domingo, sabe o que vai acontecer nas eleições paulistanas
5
3
-
Cláudia Stefani
17/02/2012 - 09:13
Não é isso, Ivan. É que há uma queda de braço interna sobre esse apoio do Kassab. Se Serra for candidato a queda de braço está resolvida porque é certo que Kassab irá apoiar Serra, ou seja, já não...
5
4
-
carlos saraiva e saraiva
17/02/2012 - 09:24
O PT, precisa fazer uma analize, não apenas politica sobre o surgimento do PSD, mas ideológica no quadro politico nacional. O surgimento desse partido pode ser comparado ao surgimento do PSDB. O PSDB...
5
5
-
Gilson AS
17/02/2012 - 09:39
Se o PT com toda a sua história de mais de 30 anos, depende do PSD do Kassab(quem ?), para fazer seu candidato ser eleito em SP, então o PT não merece ser governo.
5
7
-
alexandre toledo
17/02/2012 - 11:03
Voce vive num mundo paralelo não é? medo do serra? o PT quer mais que ele se candidate ai tera que enfim se defender (se possivel) da privataria ...
5
8
-
Gil Teixeira
17/02/2012 - 11:24
Viajou? O Serra é o candidato mais fácil de ser derrotado pelo PT!
5
9
-
Mario Siqueira
17/02/2012 - 11:25
O título correto para o post deveria ser "Xadrez para algumas candidaturas em São Paulo"
5
10
-
drigoeira
17/02/2012 - 12:01
Vi o programa, o Ciro fez cometários importantes. Acho que ele tem razão.
5
11
-
waldecy carlos dionisio
17/02/2012 - 12:30
O eleitor paulista em sua grande maioria é elitista (metido a besta), despolitizado e ignorante, por esta razão José Serra pode até vencer a eleição em SP, mas duvido muito que o PT não tenha...
5
12
-
Nilva de Souza
17/02/2012 - 12:53
Se Serra se candidatar, pode ser eleito. Se for para o segundo turno com o Chalita também tem chances, mas pode dar Chalita. Chalita é tucano com trajes peemedebista. Já o Haddad perde pra ele em...
5
13
-
Nilva de Souza
17/02/2012 - 13:11
Link para a entrevista de Ciro Gomes
http://www.redetv.com.br/Video.aspx?113,24,247241,jornalismo,e-noticia,c...
Serra candidato é sinal de que a CPI da Privataria não sairá do papel.
5
14
-
josé adailton
17/02/2012 - 12:22
Viajou, uma ova! Toda esta onda dos blogs em dar destaque ao Serra é desproporcional e só faz lembrar dos primos dos petistas(os tucanos-uma analogia ao parentesco bíblico de judeus e islamitas...
3
15
-
Vladimir
17/02/2012 - 08:32
Há tempos já havíamos dito que as declarações do ex-presidente FHC tinham como objetivo manter viva a candidatura desta figura abjeta,recentmente derrotada por um poste....
1
16
-
Cláudia Stefani
17/02/2012 - 08:48
Ô Executiva sem visão... Pensam no apoio de partidos nanicos e se esquecem do mais importante, do apoio da população. Aliás, esquecem que esse apoio dos pequenos partidos não passa de uma ...
1
17
-
josé adailton
17/02/2012 - 10:26
A "criatura abjeta", o cachorro morto" , o "Maluf dos tucanos" amedronta , dar aquela dor na barriga, e dá ensejo a imprecações de toda a natureza contra o eventual candidato mais temido pelos...
1 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Há tempos já havíamos dito que as declarações do ex-presidente FHC tinham como objetivo manter viva a candidatura desta figura abjeta,recentmente derrotada por um poste.
Agora,diante das novas movimentações das pedras neste xadrez político,fica evidente que os atrasados de sempre continuarão a utilizar-se de seu único reduto,a velha mídia,para não perder no seu quintal.
As últimas notícias,dando destaque até ao antes enxovalhado Garotinho são só mais um exemplo disto.
A aliança com o PSD nunca foi digerida pelo partido do governo federal que,no entanto,não negará espaço para que venha a compor a sua base de sustentação.
Aos bicudos emplumados resta,mais uma vez,tentar manter-se em seu ninho o que,pode até não ser bom para São Paulo, mas é ótimo para o país, já que sempre possibilitará uma comparação entre os estilos de governar e,até agora,os bicudos só parecem convencer os amantes do atraso.
Ô Executiva sem visão... Pensam no apoio de partidos nanicos e se esquecem do mais importante, do apoio da população. Aliás, esquecem que esse apoio dos pequenos partidos não passa de uma tentativa de pegar carona no sucesso do PT junto à população.
"Candidatura de Serra seria a “solução ideal” para petistas contrários a Kassab":
Eh uma premissa tao torta que da ate pena... entao o PT ta tao enfraquecido assim frente ao grandioso Kassab que o cachorro morto de volta?
Tem gente que realmente acredita nisso?
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Não é isso, Ivan. É que há uma queda de braço interna sobre esse apoio do Kassab. Se Serra for candidato a queda de braço está resolvida porque é certo que Kassab irá apoiar Serra, ou seja, já não haverá mais divisão interna (não, pelo menos, a respeito desse assunto).
O apoio de Kassab ao Serra seria o lógico, mas tem outra leitura: mesmo com a canditura Serra, Kassab fecha com Haddad, ai o estrago esta feito. De qualquer modo Kassab atinge seu principal intento: condições para a disputa na eleição estadual. O real adversário hoje de Kassab é Alckmin.
Caso Kassab apoie Haddad, estarão jogando a eleição no colo de Chalita.
Quem viu a entrevista de Ciro Gomes no È Noticia no domingo, sabe o que vai acontecer nas eleições paulistanas
Link para essa entrevista?
nao consigo postar o link, mas se quiser, entra no site da redetv, no programa é noticia, que tá lá
Vi o programa, o Ciro fez cometários importantes. Acho que ele tem razão.
O PT, precisa fazer uma analize, não apenas politica sobre o surgimento do PSD, mas ideológica no quadro politico nacional. O surgimento desse partido pode ser comparado ao surgimento do PSDB. O PSDB, não nasceu de um simples racha do PMDB quercista e sim da necessidade de alguns ditos "intelectuais modernistas", de assumirem a modernidade conservadora neoliberal. Ocupou, portanto, o vazio que a velha direita, deixava. Apareciam, como de fato, aconteceu, como contraponto ao crescimento e consolidação do PT, como representante da esquerda, com forte vinculo popular. O PSDB, após derrotas sucessivas para o PT e consequente desmoralização politica de varios de seus líderes, em especial Serra, utilizaram Kassab para o nascimento"neutro" de um novo partido de direita, alicerçado em S. Paulo, ultimo reduto conservador e base do Serrismo. Kassab, o "neutro", tenta a aproximação com o PT, em especial ao nível nacional, para confundir o PT ao nível de S.Paulo. A tática do PT, em S. Paulo, seria válida, como manobra para confundir o PSDB e rachá-lo com o restante da direita, leia-se Kassab, Afif. O tiro pode atingir o pé petista, pois estaria fortalecendo Serra, que permaneceria oculto na manobra. O aparecimento de Serra no cenário, se foi para confundir mais o PT, pode ser, excelente, para que o PT, estimule a candidatura Serra e confunda a própria direita. Assim, a tática não pode estar descolada da estratégia, se não vira mero taticismo, pragmático, acomodaticio à direita. Juizo.
Se o PT com toda a sua história de mais de 30 anos, depende do PSD do Kassab(quem ?), para fazer seu candidato ser eleito em SP, então o PT não merece ser governo.
gAS
Cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é guiada pelos seus pensamentos. Salomão
Cerra vem aí. Ótimo, a estratégia de Lula vai dando certo.
A "criatura abjeta", o cachorro morto" , o "Maluf dos tucanos" amedronta , dar aquela dor na barriga, e dá ensejo a imprecações de toda a natureza contra o eventual candidato mais temido pelos petistas.Serra, como a Fênix mitológica surgindo das cinzas, supostamente sonha em repetir o script da eleição passada para prefeito , seguida pela desistência do mandato para a candidatura a presidente. Ao contrário do que muitos pensam, o garotão do PT será beneficiado com a investida do tucano.Torço para ver um dia o Brasil ser governado sem oposição(sob as normas constitucionais democráticas) e assim o nosso povo ter a sua oportunidade de abrir os olhos.
Voce vive num mundo paralelo não é? medo do serra? o PT quer mais que ele se candidate ai tera que enfim se defender (se possivel) da privataria ...
alexandre toledo
Viajou? O Serra é o candidato mais fácil de ser derrotado pelo PT!
Respeitem Lula, o Estadista que Ergueu o Brasil - União e Olho Vivo
Viajou, uma ova! Toda esta onda dos blogs em dar destaque ao Serra é desproporcional e só faz lembrar dos primos dos petistas(os tucanos-uma analogia ao parentesco bíblico de judeus e islamitas) na sua cruzada contra o fabuloso Maluf de então.A história se repete!?
O título correto para o post deveria ser "Xadrez para algumas candidaturas em São Paulo"
O eleitor paulista em sua grande maioria é elitista (metido a besta), despolitizado e ignorante, por esta razão José Serra pode até vencer a eleição em SP, mas duvido muito que o PT não tenha um plano B, caso o tucano trapaceiro e mentiroso resolva mesmo entrar na disputa. Lula deve ter mirado os kassabistas já pensando nessa possibilidade, ou teria sido muito ingênuo confiando na conversa de Gilberto Kassab a respeito de uma aliança com o PSD, até porque os petistas não estão vendo com bons olhos essa aproximação de Lula com Kassab, cuja gestão na prefeitura foi uma catástrofe.
Caro Waldecy, as pessoas, eleitores ou não são iguais em todo o país. O local do nascimento não o classifica ou desclassifica.
O que existe em São Paulo são dois jornais muito fortes, várias revistas semanais tambem muito lidas e fora a TV Globo as demais tambem são paulistas, sendo que quase todos apoiam muito fortemente e muitas vezes canalhamente os "tuncanos" no estado! E a TV carioca tambem apoia.
Aqui é o bastião dos "donos do poder" no Brasil, gostem ou não os demais estados!
A eleição de qualquer nível é disputada com muita propaganda e dinheiro por parte dos donos do poder!
Assim, em função do nível de desta carga de propaganda, a classe média é em geral muito reacionária, mas tambem temos aqui uma grande parte da população intelectualizada brasileira.
Defendo São Paulo, apesar de morar em Minas Gerais, mas morei lá por um bom tempo. Como complementação, não sou raciasta, nem conservador e sou eleitor do PT desde a sua fudação. Tambem acho que o PT poderia, no nível federal, fazer um governo que avançasse mais nas politicas sociais (reforma agrária, reforma eleitoral, coragem definitiva de baixar juros, etc.).
julião
Se Serra se candidatar, pode ser eleito. Se for para o segundo turno com o Chalita também tem chances, mas pode dar Chalita. Chalita é tucano com trajes peemedebista. Já o Haddad perde pra ele em segundo turno.
Link para a entrevista de Ciro Gomes
http://www.redetv.com.br/Video.aspx?113,24,247241,jornalismo,e-noticia,c...
Serra candidato é sinal de que a CPI da Privataria não sairá do papel.
Postar novo Comentário