Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
O uso do ácido fosfórico na Coca-ColaEnviado por luisnassif, qua, 16/02/2011 - 12:47Por A Sales Que eu saiba só a Coca-Cola utiliza o ácido fosfórico na sua fórmula, pois este é um elemento perigoso para a saúde e foi proibido nos refrigerantes mais novos, Por algum truque jurídico a Coca-Cola deve ter obtido a permissão para continuar a usá-lo. Cada copo de Coca-Cola tem aproximadamente duas colheres de açúcar e uma de sal... o ácido fosfórico entra aí para evitar a sensação de excesso que essas quantidades dão no consumidor incauto... Aconselho a leitura do Livro Negro do Açúcar: http://www.uefs.br/docentes/jmarcia/2007/O_livro_negro_do_acucar1.pdf
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Daniel Campos
16/02/2011 - 13:10
Li o PDF e apesar de fazer sentido, a linguagem de "fanático religioso" da autora me fez parar a leitura depois de procurar avançar alguns trechos e concluir que é tudo igual. Que sei que o consumo...
5
3
-
IV Avatar do Rio Meia Ponte
16/02/2011 - 13:28
É por isso que quando tomo Coca-Cola tenho a sensação de que vou explodir
-
efeito do ácido fos´forico
5
4
-
Gustavo Belic Cherubine
16/02/2011 - 13:29
Daniel, das três uma: você trabalha para a indústria do açúcar ou você não trabalha para a indústria do açúcar mas tem interesse em diminuir a importância dos relevantes posts do blog do Nassif ou...
5
5
-
Edson Joanni
16/02/2011 - 13:30
A Sales, tenho minhas dúvidas. Não basta conferir os componentes no rótulo. Na hora de listar nos rótulos os componentes da mistura as empresas escamoteiam informação, disfarçando os mesmos em...
5
6
-
Hans Bintje
16/02/2011 - 14:06
Depende do estilo da cerveja.
Na Bélgica, os cervejeiros usam "kandijsuiker" em várias receitas, que eu substituí aqui no Brasil por rapadura.
Os fermentos transformam esse açúcar em álcool - as...
5
7
-
Athos
16/02/2011 - 14:10
Isso parece panfleto de mobilização para guerra.
Nada escrito nestes termos deveria ser permitido em uma universidade. Compromete todo o trabalho da mesma forma que comprometeu o tópico.
5
8
-
Drinds
16/02/2011 - 14:19
Não li o pdf, mas posso dizer (sou engenheira química) que o ácido fosfórico não é proibido pela Anvisa e em quantidades razoáveis não é prejudicial a saúde, como tudo que ingerimos - até água em...
5
9
-
Drinds
16/02/2011 - 14:26
O Gustavo, que falta de doçura(heheeheh) na sua resposta para o Daniel...
Eu concordo com ele: o livro parte de um pré-conceito :açucar faz mal e ponto. E não apresenta evidências científicas para...
5
11
-
alextoledo
16/02/2011 - 15:17
pois ai colega voce se deu mal .. a coca zero tem muito sodio faz mal pra quem tem pressão alta....
Pois eu considero a coca-cola junto com o chocolate e a batata-frita as maiores ...
5
12
-
Eudes
16/02/2011 - 15:27
O refrigerante diet tem 3 vezes mais sal do que refrigerante comum. Basta ver no rótulo a quantidade de sódio em um refrigerante comum e um sem açúcar.
5
13
-
David da Costa e Silva
16/02/2011 - 15:30
Há estudos que indicam que açucar faz mal, assim como há estudos que indicam que o aspartame(dos adoçantes) também faz. Neste caso acho que devemos adoçar nossas vidas com o que a natureza nos...
5
14
-
Hans Bintje
16/02/2011 - 15:30
Para o público em geral, eu costumo fazer cerveja para servir em eventos como o I Encontro dos Blogueiros.
Naquela ocasião, preparei uma cerveja estilo "Dubbel" para comemorar os 40 anos de...
5
15
-
Roberto Takata
16/02/2011 - 15:32
Tem um monte de refri que leva ácido fosfórico na formulação. P.e. a Pepsi, só pra citar uma concorrente [1].
Mentira que haja proibição do uso de ácido fosfórico em refrigerantes. O que existe são...
5
16
-
Edson Joanni
16/02/2011 - 15:34
Drinds, eu também, como químico que sou, não concordo com você. Quanto ao ácido cítrico tudo bem, mas quanto ao ácido fosfórico, discordamos. Eu te proponho uma discussão mais a fundo trazendo...
5
17
-
André LB
16/02/2011 - 15:55
Enton non terrrr prrroblema, meu querrrida Hans. Ik non contarrrei a outrrros pessoas.
5
18
-
André LB
16/02/2011 - 16:06
Deixando a brincadeira de lado (espero não ter te ofendido), eu lembro bem daquele post. Maldito Ministério da Agricultura. Vou sim entrar em contato com a Conceição Lemes.
5
19
-
Athos
16/02/2011 - 16:07
Tem estudo que diz que comer Fandangos causa viadagem.
Estudo tem para tudo. Um estudo é apenas um indício. Quando algo é provado, aí sim vira assunto.
5
20
-
Hans Bintje
16/02/2011 - 16:34
André LB
Você não me ofendeu. Na verdade, foi o contrário: me fez lembrar do programa de TV "Man Bijt Hond" ( http://nl.wikipedia.org/wiki/Man_bijt_hond ).
Com tanta coisa boa e divertida na Holanda...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Li o PDF e apesar de fazer sentido, a linguagem de "fanático religioso" da autora me fez parar a leitura depois de procurar avançar alguns trechos e concluir que é tudo igual. Que sei que o consumo em excesso de açúcar faz mal, mas sinceramente o modo como é apresentado pela autora me faz duvidar da palavra dela ou de sua seriedade ao abordar o assunto.
Daniel, das três uma: você trabalha para a indústria do açúcar ou você não trabalha para a indústria do açúcar mas tem interesse em diminuir a importância dos relevantes posts do blog do Nassif ou você não leu direito, ou se leu, não entendeu.
Foi um AUTOR, Fernando Carvalho, quem escreveu o livro.
Imagine se vou acreditar em seu comentário...
Sobre o autor
Nascido em Recife em 1953 numa família de ferroviários, aos 16 anos mudou-se
para o Rio de Janeiro. Obteve o grau de Licenciatura em História pela Universidade
Federal Fluminense (UFF).
É cartunista, tendo publicado no Pasquim e outros jornais, foi do conselho editorial
da revista Presença, durante a ditadura foi militante do Partido Comunista Brasileirro e
sócio da Livraria João do Rio - tradicional sebo do Rio de Janeiro, e autor do livro
Ferdo,
pior que Millôr Cartuns que ficaram para a história.
Isso parece panfleto de mobilização para guerra.
Nada escrito nestes termos deveria ser permitido em uma universidade. Compromete todo o trabalho da mesma forma que comprometeu o tópico.
O Gustavo, que falta de doçura(heheeheh) na sua resposta para o Daniel...
Eu concordo com ele: o livro parte de um pré-conceito :açucar faz mal e ponto. E não apresenta evidências científicas para apoiar a tese. E o autor, pode ser o bam-bam-bam em sua área, mas não é químico, farmacêutico, médico ou qualquer outra coisa a ver com o assunto.
Antes que ue seja metralhada: não trabalho para a indústria do açucar, nem quero acabar com o blog. Apenas sou uma pessoa com bom senso e formação de cientista.
Há estudos que indicam que açucar faz mal, assim como há estudos que indicam que o aspartame(dos adoçantes) também faz. Neste caso acho que devemos adoçar nossas vidas com o que a natureza nos deu: o mel. O problema é que as abelhas estão sumindo. Acha que daqui a pouco vamos ficar em uma sinuca de bico.
kkkkkkkk
Tem estudo que diz que comer Fandangos causa viadagem.
Estudo tem para tudo. Um estudo é apenas um indício. Quando algo é provado, aí sim vira assunto.
Pô, e só agora você me diz isso?! Fiz compras do mês e trouxe 6 sacos de Fandangos pra casa. Que horror!
Você disse que das três uma... mas enumerou quatro opções (trabalha, não trabalha, leu, não leu)
Devo acreditar no seu comentário?
Uai sô! num tem ninguém aqui querendo diminuir a importância do blog.
O Nassif coloca os assuntos aqui para discutirmos, apoiar ou criticar.
Pelo que me lembro quando fazia laboratório de química analítica em meados dos anos 90, todos os refrigerantes tinham ácido fosfórico, fazíamos experimentos com Coca-cola porque ela tinha mais.
Eu não trabalho para a "indústria do açúcar", só considero que este tipo de trabalho têm que ser mais "sério" por assim dizer. Tenho a mesma opinião do Athos, parece mais uma "declaração de guerra" do que um trabalho acadêmico sério.
E você pelo que comentou está com a mesma idéia de "guerra total" do autor do PDF: Porquê eu não quis "desdenhar do assunto" ou diminuir a importância, critiquei a forma como ele foi apresentado, por parecer mais um panfleto de propaganda política do que um trabalho acadêmico. Entendeu agora?
Hans Bitje coloca açúcar na cerveja?
Depende do estilo da cerveja.
Na Bélgica, os cervejeiros usam "kandijsuiker" em várias receitas, que eu substituí aqui no Brasil por rapadura.
Os fermentos transformam esse açúcar em álcool - as cervejas não ficam doces - e eu gosto muito das "impurezas" das boas rapaduras pelo discreto toque de rum que elas dão à bebida.
É um ingrediente para usar sem exageros. Como diziam os romanos, "a virtude está no equilíbrio", inclusive no caso das cervejas.
Hans, onde encontro as cervejas que você produz?
Para o público em geral, eu costumo fazer cerveja para servir em eventos como o I Encontro dos Blogueiros.
Naquela ocasião, preparei uma cerveja estilo "Dubbel" para comemorar os 40 anos de jornalismo do Luis Nassif.
Se a Conceição Lemes (Viomundo) organizar algo semelhante em 2011, é bem provável que eu repita a dose.
Mande uma mensagem para ela, estou curioso para saber o que a Conceição Lemes está planejando para este ano :-D
De hábito, eu faço cerveja somente para a colônia. É que este leitor da "gringolândia malvada" não quer problemas com o Ministério da Agricultura do Brasil, que já foram relatados aqui no blog: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-boicote-as-cervejas-artesanais
Enton non terrrr prrroblema, meu querrrida Hans. Ik non contarrrei a outrrros pessoas.
Deixando a brincadeira de lado (espero não ter te ofendido), eu lembro bem daquele post. Maldito Ministério da Agricultura. Vou sim entrar em contato com a Conceição Lemes.
André LB
Você não me ofendeu. Na verdade, foi o contrário: me fez lembrar do programa de TV "Man Bijt Hond" ( http://nl.wikipedia.org/wiki/Man_bijt_hond ).
Com tanta coisa boa e divertida na Holanda, eu jamais vou entender porque o pessoal resolveu importar justamente o lixo do país, o formato do programa "Big Brother" da Endemol.
Da wikipedia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Endemol ):
"Foi fundada em 1994 por John de Mol e Joop van den Ende, derivando o nome da empresa dos sobrenomes dos fundadores (Joop van den Ende, John de Mol). Um dos maiores êxitos da empresa foi o reality show 'Big Brother', que ganhou diversas versões pelo mundo depois da original holandesa."
É por isso que quando tomo Coca-Cola tenho a sensação de que vou explodir
-
efeito do ácido fos´forico
OOO http://www.advivo.com.br/user/13544 Juriti do Cerrado http://www.advivo.com.br/user/7757 Tatu Bola http://www.advivo.com.br/user/3084 D http://www.advivo.com.br/user/7514 Spin http://www.josecarloslima.blogspot.com
Então quem tem pressão alta não pode tomar coca cola? Se, de fato, procede tal informação, estamos correndo um grande perigo. E a propósito, quais as pessoas que têm acesso à fórmula no mundo inteiro? Dá uma boa pesquisa.
A Sales, tenho minhas dúvidas. Não basta conferir os componentes no rótulo. Na hora de listar nos rótulos os componentes da mistura as empresas escamoteiam informação, disfarçando os mesmos em denominações genéricas como "acidulante III", "conservante tal" e o escambau. Seria interessante se alguém que trabalha em alguma dessas empresas de refrigerantes se dispusesse a postar aqui.
Milicos de pijamas não terão mais sossego em suas camas! Comissão da Verdade já!
Não li o pdf, mas posso dizer (sou engenheira química) que o ácido fosfórico não é proibido pela Anvisa e em quantidades razoáveis não é prejudicial a saúde, como tudo que ingerimos - até água em grandes quantidades mata. Ele, junto com o ácido cítrico, são os acidulantes mais utilizados na indústria de alimentos.
A função dos acidulantes é abaixar o pH dos alimentos, o que auxilia o não crescimento de bactérias e também dá a sensação "refrescante".
Não é nenhum veneno.
Veja o documento em anexo, da ufrgs
www.ufrgs.br/alimentus/med/2004-01/.../acidulantes.doc
Drinds, eu também, como químico que sou, não concordo com você. Quanto ao ácido cítrico tudo bem, mas quanto ao ácido fosfórico, discordamos. Eu te proponho uma discussão mais a fundo trazendo referências sobre o tema. Eu tenho posição de que o ácido fosfórico não deve ser usado nessas bebidas, me parece que vc pensa diferente. Estou falando isso sem qualquer pretensão de se o dono da verdade. Que tal se nós dois nos empenhassemos em conseguir referências fidedignas sobre esse assunto pra poder ampliar a discussão? Quem sabe eu acabo concordando com vc ou, ao contrário, vc acaba concordando comigo?
Milicos de pijamas não terão mais sossego em suas camas! Comissão da Verdade já!
Caro Edson e cara Drinds, eu e provavelmente muitos outros colegas freqüentadores do blog gostaríamos muito de saber do desenvolvimento de suas idéias sobre o ácido fosfórico. Se pensarem a sério em aprofundar o assunto, não deixem de pensar em nós como um estímulo. O assunto é relevante e vocês já são nossas autoridades nele. No mais, parabéns pelo respeito mútuo que sabem dar ao apresentar suas opiniões. Ah, como eu queria que algumas pessoas fossem assim às vezes!
Oi Edson! Bom dia! Bem, sou engenheira química, mas há tempos me bandeei pro lado da produção - o que ainda sei são reminiscências do tempo em que estageei e trabalhei em indústrias de alimentos. Bom, pra dizer a verdade, não tenho uma posição definida de ser contra ou a favor - tudo para mim depende de se estudar seriamente se determinado componente faz mal ou não. Como eu havia dito no post, consumo em quantidades razoáveis não seria problema - o diabo da história é saber o que seria razoável.
Não tenho referências mais sérias - juro que desenterrei um livro de Ciências dos Alimentos, mas não encontrei nada sobre o assunto, só a descrição genérica do uso do ác.fosfórico e outros fosfatos (que entram como componente de fermento químico, entre outras coisas).
Achei na wikipedia (ok, não é bem uma Nature) um tópico interessante sobre o assunto (que reproduzo abaixo), sobre a controvérsia dos perigos do H3PO4 para a saúde - especialmente sobre cálculos renais e osteoporose - um dos estudos foi feito com foco nas bebidas "cola", concluiu que mulheres que bebiam regularmente colas eram mais suscetíveis a osteoporose, mas que a quantidade de fósforo ingerido não seria mairor que nas mulheres que não bebiam.E sugeriam novos estudos para confirmar os resultados
A Pepsi encomendou outro estudo e advinhem o resultado?
Um terceiro estudo avaliou o efeito sobre a osteoporose, em mulheres que bebiam mais de 680 ml de bebidas cola em média por dia (um exagero, não?) e conclui que o problema maior para a osteoporose é a cafeína.
Bom, minha conclusão pessoal: Sem exagero, não traria problemas.Nem gosto de Coca Cola e quetais, nem as bebo.
O que é uma outra discussão, muito menos técnica é a forma como as empresas de bebidas e outros alimentos "forçam" guela abaixo do povo quantidades cada vez maiores de bebidas como refigerantes, cervejas, doces e etc. Mas aí é outra discussão, menos técnica e mais econômica.
Abraços!!
Biological effects on bone calcium and kidney health
Phosphoric acid, used in many soft drinks (primarily cola), has been linked to lower bone density in epidemiological studies. For example, a study[2] using dual-energy X-ray absorptiometry rather than a questionnaire about breakage, provides reasonable evidence to support the theory that drinking cola results in lower bone density. This study was published in the American Journal of Clinical Nutrition. A total of 1672 women and 1148 men were studied between 1996 and 2001. Dietary information was collected using a food frequency questionnaire that had specific questions about the number of servings of cola and other carbonated beverages and that also made a differentiation between regular, caffeine-free, and diet drinks. The paper cites significant statistical evidence to show that women who consume cola daily have lower bone density. Total phosphorus intake was not significantly higher in daily cola consumers than in nonconsumers; however, the calcium-to-phosphorus ratios were lower. The study also suggests that further research is needed to confirm the findings.
On the other hand, a study funded by Pepsi suggests that insufficient intake of phosphorus leads to lower bone density. The study does not examine the effect of phosphoric acid, which binds with magnesium and calcium in the digestive tract to form salts that are not absorbed, but rather studies general phosphorus intake.[3]
However, a well-controlled clinical study by Heaney and Rafferty using calcium-balance methods found no impact of carbonated soft drinks containing phosphoric acid on calcium excretion.[4] The study compared the impact of water, milk, and various soft drinks (two with caffeine and two without; two with phosphoric acid and two with citric acid) on the calcium balance of 20- to 40-year-old women who customarily consumed ~3 or more cups (680 mL) of a carbonated soft drink per day. They found that, relative to water, only milk and the two caffeine-containing soft drinks increased urinary calcium, and that the calcium loss associated with the caffeinated soft drink consumption was about equal to that previously found for caffeine alone. Phosphoric acid without caffeine had no impact on urine calcium, nor did it augment the urinary calcium loss related to caffeine. Because studies have shown that the effect of caffeine is compensated for by reduced calcium losses later in the day,[5] Heaney and Rafferty concluded that the net effect of carbonated beverages—including those with caffeine and phosphoric acid—is negligible, and that the skeletal effects of carbonated soft drink consumption are likely due primarily to milk displacement.
Other chemicals such as caffeine (also a significant component of popular common cola drinks) were also suspected as possible contributors to low bone density, due to the known effect of caffeine on calciuria. One other study, involving 30 women over the course of a week, suggests that phosphoric acid in colas has no such effect, and postulates that caffeine has only a temporary effect, which is later reversed. The authors of this study conclude that the skeletal effects of carbonated beverage consumption are likely due primarily to milk displacement.[4] (Another possible confounding factor may be an association between high soft drink consumption and sedentary lifestyle.)
Cola consumption has also been associated with chronic kidney disease and kidney stones through medical research.[6] The preliminary results suggest that cola consumption may increase the risk of chronic kidney disease.
Olá Drinds.
Infelizmente não encontrei literatura confiável sobre o tema aqui na internet. Já não tenho acesso às bases de dados de bibliografia, como as da USP, por exemplo. O que se vê muito na rede são artigos defendendo ou atacando as "colas" em geral. Mas quase sempre não trazem nenhuma referência séria. O artigo que vc colocou parece que confirma minha inquietação quanto ao ácido fosfórico, apesar de dizer que se necessitam estudos mais aprofundados (cá entre nós, essa é uma maneira recorrente em ciência de "tirar o corpo fora" ou admitir que o trabalho não conclui nada). Quanto à cafeína, apesar de não ter também referências aqui, é sabido que desmineraliza mesmo. Nesses artigos de internet li que só a caca cola tem autorização para usar o ácido fosfórico (em refrigerantes, claro), mas tampouco sei se é verdade.
Como eu já estou "aposentado" na profissão e longe do Brasil, sugiro, se vc se anima e tem tempo, verificar esse assunto com os fabricantes daí. Pelo que entendi vc trabalha no ramo de alimentos. Entrei no site do guaraná antártica mas parece que o "fale conosco" deles não está funcionando. De minha parte vou continuar tentando pedir esclarecimentos nos sites de fabricantes de bebidas aqui da Argentina, mas isso vai tardar uns dias, estou sem muito tempo livre agora.
Ah, e obrigado pelas informações que vc passou.
Nós somos químicos mas somos limpinhos.
Um grande abraço
Milicos de pijamas não terão mais sossego em suas camas! Comissão da Verdade já!
Ah ! Meu Deus ! A essa altura da vida ter que parar de tomar uma Coca Cola bem gelada e comer Big Mac com batatas fritas , não dá !
Caro Fabio(o outro),
Eu não sei qual é a altura da sua vida, mas creia no ditado que diz:''- Quanto maior a altura, maior o tombo''
Veja, se não viu, o esclarecedor filme ''Supersizing Me''. Ajuda muito a se livrar deste vício terrível e silencioso. Vai por mim. Bom lanche...
Orra, McMinhoca é irado... Prefiro fanta, mas o Combo do Big Mac + um Cheddar é demais... Só não comer todo dia... E não afeta meu paladar, nem minha capacidade de avaliar um vinho de 200 reais, ou comer trufas, ou qualquer atividade minha dentro da cozinha, incluindo criação... E com moderação não afeta nada em ninguém razoavelkmente saudável...
Moderação galera, ainda mais na comida...
E sobre os aditivos, estão disponíveis nos rótulos, e é só procurar o que é que vcs acham... só maneirar, evitar usar essas coisas em casa... Congelados, caldos... Sou mais um McFish do que uma Lasagna congelada da Sadia ou coisa que o valha... Em todos os sentidos... Talvez não pelo preço...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_aditivos_alimentares
E falando nisso, morreu um chef catalão hoje, que era um grande defensor da cozinha tradicional, em contraponto as espumas e outras técnicas contemporâneas... Vou postar lá no fora de pauta, mas vai aí também:
http://www.publico.pt/Sociedade/morreu-santi-santamaria-um-dos-magos-da-cozinha-actual_1480661
Morreu Santi Santamaria, um dos magos da cozinha actual
16.02.2011 - 17:18 Por José Augusto Moreira
Morreu hoje ao início da tarde o famoso cozinheiro catalão, Santi Santamaria, um dos mais conhecidos e reputados chefes mundiais da actualidade. Com 53 anos, Santamaria faleceu em Singapura sentado à mesa de um dos seus famosíssimos restaurantes, que é dirigido pela sua filha, onde se encontrava no âmbito dos seus afazeres profissionais.
Santamaria faz parte da elite de cozinheiros que nos últimos anos tornou a gastronomia espanhola num referente mundial. Além da reputação dos seus restaurantes, escreveu vários livros sobre temas culinários e era presença incontornável nos mais importantes fóruns e feiras mundiais de gastronomia. Com a publicação de uma das suas mais recentes obras, “A cozinha a nú”, lançou um dos mais interessantes debates sobre a cozinha moderna, ao criticar o uso de ingredientes químicos sem que essa informação fosse dada aos clientes.
As críticas foram vista como dirigidas ao famoso colega do restaurante El Bulli, Ferrán Adriá, com quem manteve espevitada polémica, que entretanto se esvaneceu.
Além da mais alta reputação como cozinheiro, Santamaria era sobretudo um personagem gastronómico. O gosto pela comida, a presença física imponente e a permanente boa disposição faziam-no notado em todas as circunstâncias. Isso foi, mais uma vez evidente no recente “Tributo a Claúdia, o encontro de cozinheiros que reúne a nata da cozinha europeia no Algarve, no requintado restaurante Vila Joya.
Santi Santamaria ganhou fama com o seu restaurante El Racó de Can Fabes, na região de Barcelona, que desde 1994 ostenta as três estrelas do famoso guia Michelin. A noticia do seu falecimento, que está a causar grande consternação nos méis gastronómicos, foi dada pela própria filha, tudo indicado que tenha sido vitima de ataque cardíaco.
ANTIFA!
duas colheres de açúcar e uma de sal num copo?
É por isto que eu tomo Coca Zero rs
você não pode vencer a morte, mas você pode vencer a morte em vida, às vezes. Charles Bukowski
pois ai colega voce se deu mal .. a coca zero tem muito sodio faz mal pra quem tem pressão alta....
Pois eu considero a coca-cola junto com o chocolate e a batata-frita as maiores invenções do homem... vou agora tomar uma bem gelada que o calor aqui no rio ta de matar
Postar novo Comentário