Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
O raio x do esquema Serra, por Amaury Ribeiro JrEnviado por luisnassif, qui, 08/12/2011 - 19:13
Por Marco St.
A “Privataria tucana”, de Amaury Ribeiro Jr., chega às bancas. CartaCapital relata o que há no livro Não, não era uma invenção ou uma desculpa esfarrapada. O jornalista Amaury Ribeiro Jr. realmente preparava um livro sobre as falcatruas das privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso. Neste fim de semana chega às livrarias “A Privataria Tucana”, resultado de 12 anos de trabalho do premiado repórter que durante a campanha eleitoral do ano passado foi acusado de participar de um grupo cujo objetivo era quebrar o sigilo fiscal e bancário de políticos tucanos. Ribeiro Jr. acabou indiciado pela Polícia Federal e tornou-se involuntariamente personagem da disputa presidencial Na edição que chega às bancas nesta sexta-feira 9, CartaCapital traz um relato exclusivo e minucioso do conteúdo do livro de 343 publicado pela Geração Editorial e uma entrevista com autor (reproduzida abaixo). A obra apresenta documentos inéditos de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, todos recolhidos em fontes públicas, entre elas os arquivos da CPI do Banestado. José Serra é o personagem central dessa história. Amigos e parentes do ex-governador paulista operaram um complexo sistema de maracutaias financeiras que prosperou no auge do processo de privatização. Ribeiro Jr. elenca uma série de personagens envolvidas com a “privataria” dos anos 1990, todos ligados a Serra, aí incluídos a filha, Verônica Serra, o genro, Alexandre Bourgeois, e um sócio e marido de uma prima, Gregório Marín Preciado. Mas quem brilha mesmo é o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, o economista Ricardo Sérgio de Oliveira. Ex-tesoureiro de Serra e FHC, Oliveira, ou Mister Big, é o cérebro por trás da complexa engenharia de contas, doleiros e offshores criadas em paraísos fiscais para esconder os recursos desviados da privatização. O livro traz, por exemplo, documentos nunca antes revelados que provam depósitos de uma empresa de Carlos Jereissati, participante do consórcio que arrematou a Tele Norte Leste, antiga Telemar, hoje OI, na conta de uma companhia de Oliveira nas Ilhas Virgens Britânicas. Também revela que Preciado movimentou 2,5 bilhões de dólares por meio de outra conta do mesmo Oliveira. Segundo o livro, o ex-tesoureiro de Serra tirou ou internou no Brasil, em seu nome, cerca de 20 milhões de dólares em três anos. A Decidir.com, sociedade de Verônica Serra e Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, também se valeu do esquema. Outra revelação: a filha do ex-governador acabou indiciada pela Polícia Federal por causa da quebra de sigilo de 60 milhões de brasileiros. Por meio de um contrato da Decidir com o Banco do Brasil, cuja existência foi revelada por CartaCapital em 2010, Verônica teve acesso de forma ilegal a cadastros bancários e fiscais em poder da instituição financeira. Na entrevista a seguir, Ribeiro Jr. explica como reuniu os documentos para produzir o livro, refaz o caminho das disputas no PSDB e no PT que o colocaram no centro da campanha eleitoral de 2010 e afirma: “Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro”. CartaCapital: Por que você decidiu investigar o processo de privatização no governo Fernando Henrique Cardoso? Amaury Ribeiro Jr.: Em 2000, quando eu era repórter de O Globo, tomei gosto pelo tema. Antes, minha área da atuação era a de reportagens sobre direitos humanos e crimes da ditadura militar. Mas, no início do século, começaram a estourar os escândalos a envolver Ricardo Sérgio de Oliveira (ex-tesoureiro de campanha do PSDB e ex-diretor do Banco do Brasil). Então, comecei a investigar essa coisa de lavagem de dinheiro. Nunca mais abandonei esse tema. Minha vida profissional passou a ser sinônimo disso. CC: Quem lhe pediu para investigar o envolvimento de José Serra nesse esquema de lavagem de dinheiro? ARJ: Quando comecei, não tinha esse foco. Em 2007, depois de ter sido baleado em Brasília, voltei a trabalhar em Belo Horizonte, como repórter do Estado de Minas. Então, me pediram para investigar como Serra estava colocando espiões para bisbilhotar Aécio Neves, que era o governador do estado. Era uma informação que vinha de cima, do governo de Minas. Hoje, sabemos que isso era feito por uma empresa (a Fence, contratada por Serra), conforme eu explico no livro, que traz documentação mostrando que foi usado dinheiro público para isso. CC: Ficou surpreso com o resultado da investigação? ARJ: A apuração demonstrou aquilo que todo mundo sempre soube que Serra fazia. Na verdade, são duas coisas que o PSDB sempre fez: investigação dos adversários e esquemas de contrainformação. Isso ficou bem evidenciado em muitas ocasiões, como no caso da Lunus (que derrubou a candidatura de Roseana Sarney, então do PFL, em 2002) e o núcleo de inteligência da Anvisa (montado por Serra no Ministério da Saúde), com os personagens de sempre, Marcelo Itagiba (ex-delegado da PF e ex-deputado federal tucano) à frente. Uma coisa que não está no livro é que esse mesmo pessoal trabalhou na campanha de Fernando Henrique Cardoso, em 1994, mas sob o comando de um jornalista de Brasília, Mino Pedrosa. Era uma turma que tinha também Dadá (Idalísio dos Santos, araponga da Aeronáutica) e Onézimo Souza (ex-delegado da PF). CC: O que você foi fazer na campanha de Dilma Rousseff, em 2010? ARJ: Um amigo, o jornalista Luiz Lanzetta, era o responsável pela assessoria de imprensa da campanha da Dilma. Ele me chamou porque estava preocupado com o vazamento geral de informações na casa onde se discutia a estratégia de campanha do PT, no Lago Sul de Brasília. Parecia claro que o pessoal do PSDB havia colocado gente para roubar informações. Mesmo em reuniões onde só estavam duas ou três pessoas, tudo aparecia na mídia no dia seguinte. Era uma situação totalmente complicada. CC: Você foi chamado para acabar com os vazamentos? ARJ: Eu fui chamado para dar uma orientação sobre o que fazer, intermediar um contrato com gente capaz de resolver o problema, o que acabou não acontecendo. Eu busquei ajuda com o Dadá, que me trouxe, em seguida, o ex-delegado Onézimo Souza. Não tinha nada de grampear ou investigar a vida de outros candidatos. Esse “núcleo de inteligência” que até Prêmio Esso deu nunca existiu, é uma mentira deliberada. Houve uma única reunião para se discutir o assunto, no restaurante Fritz (na Asa Sul de Brasília), mas logo depois eu percebi que tinha caído numa armadilha. CC: Mas o que, exatamente, vocês pensavam em fazer com relação aos vazamentos? ARJ: Havia dentro do grupo de Serra um agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que tinha se desentendido com Marcelo Itagiba. O nome dele é Luiz Fernando Barcellos, conhecido na comunidade de informações como “agente Jardim”. A gente pensou em usá-lo como infiltrado, dentro do esquema de Serra, para chegar a quem, na campanha de Dilma, estava vazando informações. Mas essa ideia nunca foi posta em prática. CC: Você é o responsável pela quebra de sigilo de tucanos e da filha de Serra, Verônica, na agência da Receita Federal de Mauá? ARJ: Aquilo foi uma armação, pagaram para um despachante para me incriminar. Não conheço ninguém em Mauá, nunca estive lá. Aquilo faz parte do conhecido esquema de contrainformação, uma especialidade do PSDB. CC: E por que o PSDB teria interesse em incriminá-lo? ARJ: Ficou bem claro durante as eleições passadas que Serra tinha medo de esse meu livro vir à tona. Quando se descobriu o que eu tinha em mãos, uma fonte do PSDB veio me contar que Serra ficou atormentado, começou a tratar mal todo mundo, até jornalistas que o apoiavam. Entrou em pânico. Aí partiram para cima de mim, primeiro com a história de Eduardo Jorge Caldeira (vice-presidente do PSDB), depois, da filha do Serra, o que é uma piada, porque ela já estava incriminada, justamente por crime de quebra de sigilo. Eu acho, inclusive, que Eduardo Jorge estimulou essa coisa porque, no fundo, queria apavorar Serra. Ele nunca perdoou Serra por ter sido colocado de lado na campanha de 2010. CC: Mas o fato é que José Serra conseguiu que sua matéria não fosse publicada no Estado de Minas. ARJ: É verdade, a matéria não saiu. Ele ligou para o próprio Aécio para intervir no Estado de Minas e, de quebra, conseguiu um convite para ir à festa de 80 anos do jornal. Nenhuma novidade, porque todo mundo sabe que Serra tem mania de interferir em redações, que é um cara vingativo.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Edelmar
08/12/2011 - 19:20
ish, e agora, como a grobo e o resto das famiglias vao continuar ignorando essa historia?
5
7
-
Marcos AC Lopes
08/12/2011 - 19:37
Como posso adquirir esse livro precioso que desmascara o Serra ético? Saiu em boa hora para mostrar onde estão os ratos da propaganda eleitoral do PSDB. Dentro do próprio PSDB. hahahahahaha!
5
8
-
Vânia
08/12/2011 - 19:51
Será só imaginação?Será que nada vai acontecer?Será que é tudo isso em vão?Será que vamos conseguir vencer?
5
10
-
aleXandre
08/12/2011 - 19:53
O Protógenes queiroz postou isso no Tuiter( Ele assina Protogenes Q)
"Extra, extra o livro privataria tucana esta sendo bloqueado nos depósitos das livrarias. Já consegui o meu, busca e...
5
11
-
Jorge Nogueira Rebolla
08/12/2011 - 19:55
Veio um traque... provavelmente as colunas do Aloysio Biondi denunciaram os fatos na época em que ocorriam.
Se todos os documentos inéditos foram obtidos em fontes públicas, incluíndo a cpi do...
5
12
-
esquiber
08/12/2011 - 19:56
Quem primeiro comprar deve providenciar com a máxima urgência que o livro caia na internet antes que um desembargador paulista ligado aos tucanos mande retirar o livro da prateleiras, tal como foi...
5
13
-
Edson Joanni
08/12/2011 - 19:58
será que os cansados da corrupção vão levantar suas vassouras?
5
14
-
LEN
08/12/2011 - 19:59
http://www.travessa.com.br/A_PRIVATARIA_TUCANA/artigo/a1837e90-4dde-46c2-9bac-54034cff87c7
5
18
-
Diogo Costa
08/12/2011 - 20:07
Deprimente é ver um notório defensor e admirador da ditadura militar, de Pinochet, de Francisco Franco, de Carlos Lacerda e de tantos e tantos outros fascistas vir dar pitaco num espaço...
5
19
-
esquiber
08/12/2011 - 20:07
Concordo com você, mas nem todo documento público está disponível para quem não tem nem tempo e nem dinheiro para correr atrás e revelar seu conteudo a opinião pública. Quem deveria fazer isso era a...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
ish, e agora, como a grobo e o resto das famiglias vao continuar ignorando essa historia?
Ora se vai, afinal de contas o pig não quer nem saber dos bilhões que são roubados pelos tucanos-demos, pois sempre sobra uma parte do furto para os larápios da imprensa. O pig tá preocupado com o que mesmo, o avião usado pelo Lupi, ah, esse já caiu no esquecimento, tem outro na roda...rss
OOO http://www.advivo.com.br/user/13544 Juriti do Cerrado http://www.advivo.com.br/user/7757 Tatu Bola http://www.advivo.com.br/user/3084 D http://www.advivo.com.br/user/7514 Spin http://www.josecarloslima.blogspot.com
Vamos a rua pedir a prisão desses ladrões, ou a saida da Dilma e do PT, chega de enganação!
Para quem quer comprar online:
http://www.travessa.com.br/A_PRIVATARIA_TUCANA/artigo/a1837e90-4dde-46c2-9bac-54034cff87c7
Ontem no início da madrugada, quando fiquei sabendo e quis comprar, parece que já não havia mais no estoque...
Leider Lincoln
O livro só foi cadastrado no sistema da Travessa, ainda não chegaram os exemplares à loja...
Na livraria da Folha, tb já está cadastrado e, ainda por cima, com desconto de 20%:
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1174618/a-privataria-tucana
Não tem nenhuma conspiração a impedir o livro de chegar nas livrarias.
O que pode rolar é o Cerra entrar na justiça contra a editora e algum juiz mandar recolher enquanto o processo não chegar ao fim, mas as livrarias não, estas querem vender livro!
Eu, sinceramente, não consigo entender em que mundo vcs vivem.
Perdi alguma coisa? não vi ninguém aí em cima falando de "conspiração"...
"Ou o Brasil acaba com a mídia canalha, ou a mídia canalha acaba com o Brasil"
Gilberto,
Logo abaixo do seu comentário, tem um comentário do Quintela dizendo que o Protógenes avisou que o livro vai ser recolhido. Vc vai no twitter do delegado e não tem nenhuma tuitada dele nesse sentido...
Outra pessoa escreveu: Esse link (o da Travessa) não está brindo agora de manhã. Cliquei no link e funcionou normalmente...
Outro comnetarista escreveu: não tem em nenhuma livraria online!
Acabei de comprar o livro no site da Livraria da Folha (da Folha!). Previsão de entrega: 6 dias úteis.
No site do jornaleco, consta ainda chamada na home para o livro...
Outro, ainda, escreveu sobre comprar na Travessa, primeira livraria a disponibilizar o livro para compra online: "Mas se eu comprar, será que eles entregam?" WTF?
Outros, clamando para que o livro seja pirateado antes de ser recolhido.
Ou seja, todos imaginando fantasmas que impediriam a circulação do livro. Se isso não é acreditar em conspiração, é o que?!?
O livro pode ser impedido de circular? Claro que pode. Qualquer livro pode ser impedido de circular se alguém se sentir ofendido pelo mesmo e entrar na justiça. É o direito de cada um. Será que o Cerra vai fazer isso? Sinceramente, não sei. Pode ser que sim, pode ser que não. Se o fizer, IMHO, estará dando um tiro no pé...
Enquanto isso, já comprei o meu exemplar e em poucos dias darei boas risadas lendo a reportagem do Amauri.
Whatever, até o momento em que eu vi, havia alguns comentários preocupados, sim, mas ninguém usou o termo "conspiração". Fico particularmente bolado com o uso dessa expressão porque é um dos principais não-argumentos utilizados pela direita para tergiversar, quando é acusada de qualquer coisa: enquanto a esquerda tenta explicar e argumentar, a direita normalmente parte para a desqualificação do opositor, tipo "é tro-ló-ló do PT" (já ouviu isso antes?) ou "é teoria da conspiração". A propósito, comprei 5 exemplares na FNAC. E acho que a discussão está em bom nível, eliminando os panacas reacionários de sempre e a demasiada empolgação de alguns. Não esperem medidas judiciais a partir desse livro, os fatos são antigos e o que deu deu (NADA), o que não deu (TUDO) não dará jamais, pois qualquer crime eventualmente cometido já prescreveu. Devemos muito disso à "grande imprensa", que desde o primeiro momento se esforçou em formar uma opinião pública francamente favorável às privatizações, daquele modo dogmático que só o pensamento único sabe fazer e que faz os questionadores parecerem uns doidivanas do exército de Brancaleone. Aliás, "favorável até demais, com editoriais", como disse na época, num raro flagrante indiscreto, o próprio presidente da república, Fernando Henrique Cardoso. Ah, se fosse o Lula!
"Ou o Brasil acaba com a mídia canalha, ou a mídia canalha acaba com o Brasil"
Protogenes, no twitter, acabou de informar que o livro será apreendido nas livrarias...
A perguntinha que não quer calar:
Se o livro for parar nos primeiros lugares entre os mais vendidos, os jornalões que divulgam os "best-sellers" vão omitir isso?
Será que sai na Folha?
Adjutor Alvim @CasaTolerancia http://casatolerancia.blogspot.com/ https://www.facebook.com/BlogPoliticaAdjutor
O problema não é quem vai ou não comentar o livro. O problema é que - infelizmente - o PT é absolutamente incompetente para investigar qualquer coisa. E a PF, o Zé Eduardo Cardozo ? Vão investigar ? E o Gurgel ?
É aí que mora o perigo. Se não investigarem, não levanterem a documentação que o Amaury disse que usou e a PF não agir corretamente o serra vira apenas piada.
Infelizmente.
Péssimo timing, parecerá vingança.
E sairá na Folha de... Oslo. no máximo.
Se tivesse saído na eleição passada, o mundo cairia.
Não há como parecer vingança, porque a midiona fez um carnaval tão grande em cima da história do "grupo de contra-inteligência" que todo mundo neste país que lê jornal sabe que Amaury Ribeiro Jr. vem prometendo esse livro desde muito antes da fritura de ministros.
Por sinal, se os crimes já estiverem prescritos, não haverá sequer processo criminal. Porém, o livro pode servir para enterrar Serra de uma vez, assim como toda a camarilha demotucana dos anos noventa. Só isso já terá valido.
E, como bem lembrou o Rebolla (a única coisa que se aproveita das besteiras que ele disse mais abaixo), o Aloysio Biondi, que descanse em paz, já documentava a bandalheira no processo de privatização desde o fim dos anos noventa, início dos anos 2000.
(Por sinal, para um reaça quintessencial, até que o Rebolla anda citando uns repórteres bem esquerdistas. Biondi era amigo de Ziraldo, foi contra a ditadura militar, e escreveu até os últimos dias n'O Pasquim 21, precisamente sobre as mazelas do governo FHC. Foi nesse veículo - que deixou saudades - que o conheci. Ler, ainda vai; eu também leio meus oponentes de vez em quando. Mas citar?)
Porém, a tarefa de Biondi foi encerrada por sua morte prematura. Amaury termina o serviço - ou estende o assunto de onde Biondi o deixou -, entrega mais nomes e traz à luz documentos que jaziam convenientemente ignorados. Esse negócio de menosprezar o material só porque os documentos eram públicos é uma falácia: é preciso conhecer do ilícito para indiciar o responsável. É impossível ser onisciente a respeito de tudo que existe no domínio público, e papel do jornalista é justamente peneirar o material que aguarda esquecido e contextualizá-lo, ligando os pontos até que se revele o malfeito.
Afinal, ninguém assina atestado de colarinho-branco. É cotejando as partes do malfeito - os documentos e indícios que existem na esfera pública - que se conclui que há um ilícito.
A Inominável e outros periódicos menos cotados deveriam aprender a fazer jornalismo com Carta Capital e repórteres que honram o nome da profissão, como Leandro Fortes e Amaury Jr.
Concordo com tudo, Paes.
Exceto com "enterrar de vez".
Ninguem saberá...
Valeu Zé !
E agora José ?
Hehehehehe Incendiário!!!
Sabe aquela imagem que vale mais que mil palavras? Pois é. O Zé andava sumido e como Nossa Senhora da Assunção, hoje é dia da mesma com o título de "Conceição", subiu, desceu ou voltou ao patamar dos sobreviventes. Valeu Zé de Abreu!!!!!!!
Gosto de Abreu. Esse foi o único que teve coragem de mostrar que a ditadura era muito branda e que, portanto, Serra só fugiu por ser um tremendo covarde.
O Zé eu quero o livro. onde tem aqui no interior de SP pessoal, qto custa.
Será que será censurado por algum desembargador.
Nilson Fernandes
Será que sai na Veja?
Será que estará entre os 10 mais vendidos, na Veja?
Será que o Mainardi já comprou ?
Será que agora o mundo acaba em 2012?
Serra acaba em 2012 ?
Será que terá resenha do Sabino?
O site do "tijolaço" teve uma entrevista ao vivo com o Amaury de quase 2 horas com vários blogueiros progressistas.São revelações bombásticas e já se fala que a VEJA irá sair essa semana com a capa dizendo que o PSDB é limpo e que o dinheiro ficou com o PT.Colocando a estrela do PT na capa para desqualificar o livro do Amaury.
será q sai no estadão?
Será que sai no JN?
O Noblat vai comentar?
E o Augusto Nunes, vai chamar o Serra de canalha, trambiqueiro, pilantra, chefe de quadrilha?
Noblat?
Tadinho...
É um pobre de espírito, cada dia mais caricato.
Augusto Nunes?
Ele deve ter um altar em casa em honra a Serra.
E quando ele chama de pilantra deve se olhar no espelho.
E quanto a "chefe de quadrilha", Augusto Nunes chama Serra apenas de "Chefe".
Postar novo Comentário