Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
O linchamento de Mayara PetrusoEnviado por luisnassif, sab, 04/06/2011 - 14:31Há que se ter discernimento na hora de utilizar a força do Estado. Não se pode utilizar canhão para matar um mosquito. O caso Mayara Petruso já ultrapassou as raias do absurdo. Crie-se um clima de xenofobia e intolerância – alimentado barbaramente pela velha mídia e estimulado pelas eleições. Coloque-se nele uma tontinha, uma menina boba, influenciada pela campanha repelente, que solta uma frase abjeta no Twitter. Ela já recebeu todas as punições possíveis. Seu nome foi veiculado por todo o país, alvo de condenações gerais da velha e da nova mídia, perda de emprego e um estigma que irá carregar pelo resto da vida. Tudo pela imprevidência de ter escrito uma frase calhorda. A partir daí, encerre-se o assunto. Expor a menina a um processo judicial, apenas porque sua besteira ganhou visibilidade, extrapola o conceito de punição justa. Satisfaz a sede de vingança geral, não de justiça. Toma um bode expiatório e se julga que a intolerância será punida – ainda que a vingança seja conduzida por uma intolerância maior e mais generalizada. Há que se ter um mínimo de bom senso. Esqueçam essa moça. A besteira cometida já foi suficientemente punida.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
DanielQuireza
04/06/2011 - 14:40
Eu discordo. Também sou contra os linchamentos mas porque ela não deve responder na justiça ? O que ela fez não foi, no mínimo, incitação a crimes ? Ela não é maior de idade ? É até um bom exemplo...
5
2
-
Denis
04/06/2011 - 14:46
O exemplo já foi dado. O nome dela estar em todos os lugares, como xenofóbica, até o pai da garota sofreu com a vingança de algumas pessoas. É pegar para Cristo.
5
3
-
DanielQuireza
04/06/2011 - 14:55
Eu entendo, também sou contra o linchamento.
Não conheço o caso a fundo e nem sou advogado, mas creio que a justiça não tem nada a ver com o que ela vem sofrendo a mais, digamos assim. A justiça tem...
5
4
-
Rogério Mendes
04/06/2011 - 15:02
Quer dizer qua cada um responde ao crime que cometeu de acordo com sua estatura? O que ela escreveu não considero o dito de uma...
5
5
-
Marcia
04/06/2011 - 15:02
Eu acho que ela merece responder a um processo até para servir de exemplo para os demais xenofobistas.
5
6
-
Douglas Rezende
04/06/2011 - 15:07
<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->
Se a proposta é de perdão incondicional, Não concordo!!!!
Espero que o juiz tenha bom senso e que a pena seja realizar trabalhos...
5
7
-
Dante
04/06/2011 - 15:07
Ela deve responder ao processo, e caso seja condenada, a pena deve ser a de prestar serviços comunitários em instituição ligada à assistência ou promoção da cultura nordestina. Seria...
5
8
-
Robson Lopes
04/06/2011 - 15:09
Nassif,
Eu estava pensando justamente nisso, aqui no Brasil parece que não basta deixar nas mãos da justiça, temos usar nossas próprias mãos, cometemos o crime do banimento, algo terrível que é...
5
9
-
Aldo Cardoso
04/06/2011 - 15:10
Caro Nassif
Não é de grão em grão que a galinha enche o papo? Não quero reduzir esse caso Nayara a essa simplificação, mas é devido a uma sequência de pequenas condescendências que se encaixam dentro...
5
10
-
Panambi-II
04/06/2011 - 15:12
Acredito que deva ser julgada, porém não sozinha. Todos os que fizeram o mesmo deveriam responder por isto, judicialmente.
5
11
-
Assis Ribeiro
04/06/2011 - 15:17
O linhamento é errado, mas esse erro não justifica a não aplicação das normas do direito.
LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
Art. 20...
5
12
-
CarinBW
04/06/2011 - 15:19
Ah, no geral eu concordo com o Nassif sim. Ela não é causa, ela é sintoma. E um só, entre vários. Creio q. já deve ter aprendido a lição.
Lembrei agora: esses tempos eu vi alguém nas redes...
5
13
-
ailton amaral
04/06/2011 - 15:20
voce tem razao quando fala da perseguicao e do linchamento social que essa garota passa e passou, tambem temos que parar de hipocrisia e modismos do tipo que leva a sociedade a falar contra algo por...
5
14
-
Hélio
04/06/2011 - 15:23
Que lástima! Uma menina bonita, com um futuro brilhante pela frente, e q por causa de um ato estúpido de intolerância e preconceito...
5
15
-
Adriano Marcelo
04/06/2011 - 15:30
Terminada a segunda guerra mundial mundial, na Europa ocupada, muitos "homens" que nunca pegaram em armas e ficaram escondidos durante 5 (cinco) anos foram os primeiros a pegar tesouras e raspar o...
5
16
-
EGF
04/06/2011 - 15:32
A menina é apenas um instrumento. Deveriam ir atrás dos grandalhões que após a eleição dividiram o Brasil em azul e vermelho. A imprensa moribunda que enfiou a tese do Brasil dividido na cabeça vazia...
5
17
-
Vicente Vaz
04/06/2011 - 15:34
Infelizmente o caso criou vida própria e ficou maior do que realmente é, porém eu concordo com Douglas que a justiça não precisa e nem vai crucificar a menina. Ela deve ter uma pena que possivelmente...
5
18
-
Paulo Paiva
04/06/2011 - 15:40
Concordo com o Nassif,
Realmente, colocar a menina na cadeia para dar exemplo aos xenófobos é mais uma forma de justiça manca, que pega o final da linha de comando e não quem está por trás. Os...
5
19
-
Lua de Ártemis
04/06/2011 - 15:40
Concordo. Os verdadeiros culpados pela atitude da moça foram os gênios por trás da campanha de José Serra. Ela já foi punida o suficiente. Acabou servindo como bode expiatório de pessoas ressentidas.
5
20
-
Lua de Ártemis
04/06/2011 - 15:46
Eu concordo. Os verdadeiros culpados pela atitude da moça foram os responsáveis pela estratégia de campanha de Serra, que acabaram criando um clima de ódio coletivo. A moça está servindo como bode...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Eu discordo. Também sou contra os linchamentos mas porque ela não deve responder na justiça ? O que ela fez não foi, no mínimo, incitação a crimes ? Ela não é maior de idade ? É até um bom exemplo para as pessoas verem que não podem escrever qualquer coisa pela internet.
@DanielQuireza
O exemplo já foi dado. O nome dela estar em todos os lugares, como xenofóbica, até o pai da garota sofreu com a vingança de algumas pessoas. É pegar para Cristo.
Eu entendo, também sou contra o linchamento.
Não conheço o caso a fundo e nem sou advogado, mas creio que a justiça não tem nada a ver com o que ela vem sofrendo a mais, digamos assim. A justiça tem que seguir seu rumo. Mas vamos aguardar os juristas do blog comentarem.
@DanielQuireza
Concordo contigo.ela tem que responder a lei.Quanto ao resto,lembrar o caso daquela escola infantil,em que donos e professores tiveram sua vida destruida inocentemente,isto é resultado da impunidade,este cancro está no dna da sociedade brasileira(as pessoas acham que na justiça não vai dar em nada,o que concordo inteiramente.Quando a justiça começar a realmente a ser feita,em que as pessoas saberem que se fizerem coisa errada,independente da sua condição,social,politica ou economica não haverá Maiaras,escolas bases ou linchamentos.Ela errou é maior que pague,tentar salva-la é ao contrario estimular a revolta que se tem pela impunidade e incentivar mais ainda esta coisa odiosa que é o linchamento.Como se vê estamos num ciclo vicioso.
Eu lamento os transtornos pelos quais ela passa, mas sou contra qualquer tipo de suavização. O devido processo legal deve correr e a moça deve responder por seus maus atos. Diminuir agora os transtornos de responder a um processo e a fazer um acordo com a promotoria significa dar carta branca aos próximos racistas e preconceituosos da rede. Tem vários soltos aí no twitter e nos blogs da vida...Quem não quer ter transtornos que tente pelo menos usar o cérebro antes de postar impropérios contra pessoas diferentes..
Foi combatendo pequenos delitos que Nova Iorque reduziu a criminalidade. Se as pessoas evitam pequenas infrações, acabam evitando grandes infrações também, e acabam se estimulando também a denunciarem quem pratica infrações, já que seguindo regras elas passam a querer que os outros também as sigam. É um círculo vicioso.
Como assim "promover" a justiça ?
Nem sempre o que o Estado decide é o que pode ser visto como justo.
Companheiro Denis, todo castigo para pessoas que se acham diferenciadas, é pouco. Em todo lugar, norte, sul, leste, oeste, existem lugares que se diferenciam já que só moram gente diferenciada, e nesses mesmos lugares, a qual frequento por residir no mesmo, essas pessoas acham o cúmulo pobre ter carro, pobre ter computador, pobre tem é que andar de ônibus. Convivo com essas pessoas diariamente e sofro na pele por ter uma opinião diferente. São leitores e assinantes de Veja, Folha, Estadão...
A COMPAIXÃO
Eu entendo o Nassif. Ele sofre da mesma deformidade de caráter que eu - a compaixão. E não me digam que é porque a menina é branca, jovem ou bonitinha. Eu tenho compaixão por qualquer pessoa ou animal que sofre.
Dou dinheiro, cigarros, doces e tudo o que puder nos semáforos, menos para crianças, que são obigadas a isso por adultos. Mesmo assim, no inverno passado, dei meu blusão para um menino arrepiado de frio, no semáforo sob o viaduto Aricanduva (SP). Esta semana, o mesmo menino se apoximou do meu carro como pedinte, no mesmo local. Estava sem blusa. Inquiri-o sobre o blusão e ele disse que é muito "bacana" e ninguém daria nada se ele o usasse.
Já arrumei até confusão por isso. Há um mês dei 2 reais a um indivíduo num semáforo e um cidadão do carro vizinho ficou a zombar, até que o mandei "tomar sagu".
E querem saber mais, tive pena até no Pitta, quando o vi algemado saindo de casa. E o que pior, talvez um dia sinta o mesmo pelo Serra.
Como se não bastasse, não tenho nenhuma das qualidades exigidas pela sociedade atual. Ser competitivo, ganacioso ou vingativo.
Fazer o que?
Emílio, também tenho coração mole, talvez não ao ponto de dar um casaco para um pedinte, acho que daria sim mas entendo seu lado e me sinto aliviado com suas palavras. Sempre continue assim, uma pessoa de bom coração. No fundo no fundo sou assim também.
Eu ia dizer o mesmo, pois também "sofro deste mal", que, se deixar de existir, melhor parar o mundo pr'eu saltar...
Apesar de vivermos num país onde o exemplo da Justiça e da impunidade se misturam, minha torcida seria pra Mayara fazer uma bela (e honesta) retratação pública e se tornar conhecida por alguma ação ou atitude, pública e visível, para combater o grave erro que ela cometeu, resgatando-se e tornando-se seu próprio "anti-exemplo".
Muita gente chegando, muita migração.. é um problema!
Mais?
http://embolandopalavras.wordpress.com/2011/04/18/folha-publica-comentario-preconceituoso-contra-nordestinos/
Perfeito, Nassif.
A menina não tem pai, que não a vê há anos e nem mãe.
É uma filha da mídia, não sei se é filha da outra, não duvido.
Massacrar a garota é covardia ainda maior, ele não sabe o que fez e nem o que faz ou o que fará!
Justiça é com a Marina Silva, Serra, Palloci, Aécio e outros...como Globo, Record, sócios ocultos do Daniel Dantas, STF e Roriz e etc...
CHEGA de SACANAGEM!
ela não o sabe faz? será que ela é deficiente mental? pela amor de deus JMP você só pode está de brincadeira. Será que você não sabe que racismo é crime?
Vejo a situação sob uma ótica totalmente diferente. O que não deveria ocorrer era o linchamento público, a execração e toda a sorte (ou má sorte) de acontecimentos que ela sofreu por parte da sociedade. O que deveria ocorrer era tão somente o seu julgamento por quem de direito, ou seja, a justiça. O processo é válido e ela deve responder por isso.
O que é que se poderia esperar de tão grave crime cometido por essa moça.
Ela públicamente na internet pediu claramente que matassem um Nordestino
A execração publica é o minimo que pode acontecer com ela, pois nós sabemos da morosidade da nossa justiça.
Caro Orenildo,
Por seu ponto de vista cometeríamos o mesmo erro que ela, execração pública não é nada mais nada menos que crime, também. Acho que temos que aprender a deixar atos a margem da lei com a Justiça, não estamos mais na época do olho por olho, dente por dente.
Ela já serviu como boi de piranha, expressou o que a mídia colocou em sua cabeça, como colocou na tua.
Se ela é culpada, que toda colonia alemã/italiana seja julgada também.
Eles não detestem nordestinos, eles rejeitam!
A sociologia explica, não há culpados.
A defasagem cultural e social criou, de fato, uma sub-raça.
Cabe a nós mudarmos, que de sub-raça os nordestinos não possuem nada, se tratados como gente!
Não é votando em Serra e condenando Mayara que chegaremos lá.
Concordo em parte .
Mas seria um bom começo se esta aborrescente fútil e influenciável pegasse uns três anos de cadeia e fosse.
Todos têm que responder por seus atos .
Antonio José Esteves Amorim
E respondem, Esteves?
Onde?
Punir a menina te satisfaz, te basta?
A mim, não!
Tenho uma filha, mais velha e advogada.
Ela teve pai, educação.. ela acha que nem tanto, mas ela tem rumo político, qual seja, nenhum.
Abrisse a boca no emprego e dissesse que era Dilma, pluft, seria vista com maus olhos.
Mas se repetisse o que foi PREGADO pela mídia, que o Nordeste empobrece o Brasil, ela seria promovida, talvez.
Se tivesse feito o mesmo que a Mayara, teria sido endeusada!
Mayara não tem pai... disse "eu não a vejo há uns 03 anos e condeno-a.... " vá se suder, PAI!!!!
Punir a Mayara e não punir quem a incentivou a pensar assim é COVARDIA!
Há milhões de mensagens iguais no twitter, nos e-mails.
Morte aos nordestinos!
Milhões!
Vamos punir apenas a Mayara, como disse Nassif, um bode "respiratório"?
Puxa, eu não sou covarde.
Graças a.. sei lá!
Prezado J.
O ponto central é que esta pessoa achou divertido e correto afirmar : Façam um favor a SP. Afoguem um nordestino. Você concorda com ela ? tenho certeza que não ...
Não tenho sanha justiceira . Porém , se passarmos a vitimizar o deliquente , estaremos abrindo graves precedentes para os imbecis afirmarem e apregoarem que é correto matar judeus , homossexuais, prostitutas , negros e pobres.
Esta moça é uma delinquente e como tal , deve ser tratada pela justiça . Independentemente da impunidade que norteia a ju$$$tiça brasileira , não acho correto que um erro justifique outro .
Este é o ponto . Ela cometeu um delito e deve responder por ele . Até porque , ela era estudante de direito . Não tinha portanto , o atenuante da ignorância.
Antonio José Esteves Amorim
Minha 2ª esposa, já que a 1ª cantou pra subir, disse uma coisa interessante: medimos tudo por nossas medidas, falar em corrupção de 500 milhões é muito, foge ao nosso mundo. Conversávamos sobre um drawback de 3.5 bilhões de dólares.. quem entenderia?
500 mil é um escândalo, incomoda o nosso mundo, nossa perspectiva, mas 500 milhões é... nada, é irreal.
Punir Mayara é justo, punir Aécio é irreal.
Ela tinha razão.
Açoitemos!
Esteves, ela não acha nada, ela repete.
Leia o http://pt.wikipedia.org/wiki/Marshall_McLuhan e verás o poder da mídia.
Você lê os comentários no Globo, Folha, Estadão?
Mayara seria santificada, em comparação.
Vamos punir todos ou vamos punir quem deforma nosso povo?
Sei lá, tenho pena das Mayaras latino-americanas, essa já foi absurdamente punida, ela já foi.
E só ela, ninguém mais.
Milhões de twitters e e-mails e comentários.. Lula, um nordestino safado, ladrão.. era todo dia, ainda é todo dia, leia nos comentários do Grupo GAFE e .. vamos punir quem.. Mayara, ela é a nossa Geni.
E você ainda quer mais.
Que pena.
Querido J.
Primeiramente , não leio artigos do PIG , de nenhum deles . Sei me proteger desta ameaça velada à democracia brasileira.
Segundo , não estou em absoluto , tentando desqualificar seu ponto de vista . Muito pelo contrário . Sou sabedor de que existem tantos outros absurdos na "in"justiça brasileira e que este caso Mayara seria apenas mais um.
Porém , como infelizmente (pra Mayara) , seu caso teve repercussão nacional , se tornou emblemático.
Imagine o contrário : suponhamos que ela enfrente um juri e saia inocentada . Existiria aí um sério risco de ela vir a se tornar uma musa da TFP e uma justificativa concreta de que a discriminação , se não é legal , ao menos é tolerada pela sociedade e pela justiça brasileira.
Até o momento , não sei se ela deu qualquer tipo de declaração se desculpando pelo ato absurdo que cometeu (Não sei mesmo . É sério ) , não sei se ela tentou descontruir a idiotice que cometeu.
Forte abraço !
Antonio José Esteves Amorim
Sim, ela tentou se redimir, mas o que importava à midia era satanizar Mayara e posar de "utilidade publica".
Enfim, pelo teu ponto de vista, importa o volume do som.
Melhor é tirar os microfones do Sul.
Mayara, lá, existem aos 04 cantos, não me contaram, li, ouvi, vi.
Enfim, com um Pimenta Neves recém-preso e breve solto.. motivos de saúde, ninguém duvida, restou Mayara, a única a pregar o fim dos nordestinos.
Façamos Justiça!
Covarde Justiça, contra os mais fracos.
É minha opinião.
Prezado J.
Pelo jeito não haverá fim em vossa tentativa de justificar o injustificável.
Continuas a citar erros para justificar mal feitos.
Por exemplo :
Já que o Gilmar Mendes concedeu HC a DD . Já que Pimenta Neves ficou livre durante tanto , porque manter presos Fernandinho Beiramar e Alexandre Nardoni , por exemplo ?
Como disse muito bem nosso caro colega DanielQuireza
A liberdade de expressão não pode ser usada para se incitar a morte de pessoas.
Ainda assim , continuo respeitando vossa posição , apesar de discordar frontalmente .
Antonio José Esteves Amorim
Não, não pode!
E quem incitou Mayara?
Não importa?
Não!
Então, vamos ao óbvio, o simples, o abjeto, vamos punir o elo mais fraco!
Vamos fazer o que é praxe, prender preto, pobre e zuta!
O resto.. não importa!
Não, Esteves, nem pensar.. se em um estádio, sob comoção, 100 mil pesssoas xingam o juiz de filho de uma honrosa mãe, punir apenas 01... é SACANAGEM!
E eu não compactuo... eu, que conheço o brasileiro, não!
Passo um pente fino na vida de 100 blogueiros e talvez 02 passem por ele.
Não!
Prezado J.
Tendemos a afirmar que as pessoas têm bom senso quando elas pensam , de certa forma , igual a nós mesmos , não é verdade ?
Chegamos portanto a um empasse . Você se considera coerente defendendo a impunidade neste caso específico e , eu me considero coerente ao não defender a impunidades da moça.
Não mudaremos de opinião , pois ambos consideramos que estamos certos , em nosso ponto de vista.
Tenha uma boa semana e muitas felicidades !!!
Antonio José Esteves Amorim
"Dura Lex,Sed Lex",colherás o que plantares.
Sou um xiita defensor do direito de expressão.
\se um alemão se acha superior a pretos ou judeu, defendo o seu direito de expressão.
|Se um paulista nojento se acha superior a nordestinos, defendo seu direito de me dizer o porque.
Liberdade de expressão ou existe ou não. No Brasil não ha com certeza!
Postar novo Comentário