Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
O fator Marina SilvaEnviado por luisnassif, qui, 19/08/2010 - 09:17Coluna Econômica No futuro, o debate dos presidenciáveis, ontem na UOL, será considerado o marco inicial do lançamento de Marina Silva como futura líder da nova oposição que emergirá após as eleições. Até então, tinha-se a Marina símbolo, com sua vida extraordinária, a aproximação com Chico Mendes, o simbolismo de quem começou do nada, um personagem da floresta que venceu com denodo, sem perder a ternura. Mesmo assim, tinha um discurso previsível que não conseguia ir muito além do preservacionismo na sua forma mais simples. *** IndiIndicada candidata pelo Partido Verde, Marina conseguiu a adesão de um conjunto de grandes empresários modernos de São Paulo, ligados a questões ambientais e afastados da política tradicional. Montou-se um conselho político, com intelectuais liberais – no sentido clássico, não nesse simulacro de neoliberalismo oco. *** Foi surpreendente a capacidade de Marina de absorver as novas informações, juntar com seus valores históricos e definir princípios básicos de atuação política. E esse desabrochar político se deu justamente no debate da UOL, em que havia o governo (Dilma Rousseff), a velha oposição (José Serra) e a nova oposição (a própria Marina) *** Serra começou professoral, mas não resistiu à primeira provocação. Quando Dilma acusou o PSDB de fazer uma oposição destrutiva, soltou os cachorros apontando a oposição destrutiva feita pelo próprio PT, quando FHC era presidente. Ambos tinham razão. Mas ao entrar no jogo do passado, Serra colou sua imagem na de FHC e Dilma na de Lula – tudo o que ela queria. No restante do debate, havia uma candidata do governo se apresentando como a continuação melhorada; e Serra gingando de um lado para outro, sem conseguir definir um discurso – ora agressivo, ora professoral. *** Foi aí que a estrela de Marina começou a brilhar. Primeiro, condenou as disputas personalistas, que jogavam para segundo plano os verdadeiros problemas nacionais. Depois, defendeu com veemência a tese de que o papel da oposição deveria ser o de reconhecer avanços e propor melhorias. Colocando-se fora da estridência de Serra, pode apresentar não propostas detalhadas – pois o debate não comporta – mas bandeiras muito claras e objetivas. Defendeu o crescimento com respeito ao meio ambiente, inclusão social. Em todos os momentos enfatizou a questão da qualidade de vida e da preservação ambiental. Fez críticas duras ao nível de ensino tanto no Brasil quanto em São Paulo. Como não personalizou as críticas, limitando-se a criticar acerbamente os problemas, com uma retórica emocionada, sem revanchismo, olhando para frente, levantando bandeiras contemporâneas, adquiriu um dimensão política no palco que acabou engolindo a postura agressiva de Serra *** O que se viu no debate foi um político, Serra, olhando o passado; um segundo, Dilma, mostrando o presente; e um terceiro, Marina, acenando para o futuro. Na redefinição partidária que inevitavelmente acontecerá, Marina credencia-se a um papel relevante de oposição moderna.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
marcccio
19/08/2010 - 09:28
Não vejo essa possibilidade para Marina.
O posicionamento dos três candidatos era mais que esperada.
Serra, como o candidato que perdeu.
Dilma, a candidata que irá vencer.
Marina, aquela que nunca...
5
2
-
Danilo
19/08/2010 - 09:32
Viajou na maionese.
Sem PARTIDO forte e um GRUPO grande de pessoas e organizações, tudo isso é só retórica.
5
3
-
Maurício2
19/08/2010 - 09:32
Será Nassif? cabe lembrar que ela sozinha não pode ser uma "oposição moderna"....e com seus "companheiros de partido", gente como Penna e Gabeira, que se vendem aos Demos e Tucanos, acaba sendo o...
5
4
-
Alberto Barbosa
19/08/2010 - 09:33
Marina? Líder da Oposição à Dilma? Será que lí o que está escrito? Não creio. Acho que a Oposição terá o Aécio como líder. E com certeza a Oposição vai criar um novo Partido Político,...
5
5
-
Eduardo d´Albergaria
19/08/2010 - 09:33
Uma candidata que é contra o casamento gay e a pesquisa de células tronco ser portadora do "futuro" é demais!
O que tem de moderno de sua campanha em relação à de Lula em 2002 e 2006 é seu...
5
6
-
Vera MB Pereira
19/08/2010 - 09:37
Desculpe, Nassif, um pouco menos de entusiasmo. A meu ver, Marina ainda está muito verde (em todos os sentidos da palavra). Para o futuro pode ser, talvez aí uns quatro anos para amadurecer,...
5
7
-
Eduardo d´Albergaria
19/08/2010 - 09:37
Uma candidata que é contra as pesquisas em células tronco e o casamento gay ser considerada portadora do futuro é demais.
O que tem de "moderno" em sua campanha em relação à de Lula em 2002 é seu...
5
8
-
Hernán
19/08/2010 - 09:40
A Marina não será oposição.
O PV não tem estrutura para isso, nem vai querer ficar fora de um governo Dilma.
5
9
-
Carlos Toc
19/08/2010 - 09:41
Além disso, Marina deu uma chamada importante nos dois, pedindo que não infantilizassem a política com essas afirmações de que sou pai disso ou mãe daquilo. Também foi interessante o fato de que ela...
5
10
-
wellington gueiros
19/08/2010 - 09:45
A Marina sera mais um Cristovão Buarque, com uma diferença sem mandato.
5
11
-
Mansur
19/08/2010 - 09:46
Nassif,
Interessante análise. Mas e o PV? Marina tem a tarefa de redesenhar um partido que se perdeu completamente em práticas que ela mesma condena agora como candidata. O PV é, no meu entender, um...
5
12
-
Pedro Germano Leal
19/08/2010 - 09:53
Nassif,
Acredito que ontem li, entre os comentários aqui do blog, justamente esta comparação: Serra-passado; Dilma-presente; e Marina-futuro. A diferença da sua conclusão era apenas que havia...
5
13
-
anônimo
19/08/2010 - 09:53
Esse desfecho da trajetória da Marina é muito provável desde que ela permaneça em SP. Voltando para o Acre ela é praticamente obrigada a se alinhar com seus antigos companheiros petistas. Afinal, por...
5
14
-
Hamilton
19/08/2010 - 09:55
Um doce de pessoa, uma trajetória épica. Mas caluniada e ofendida por um certo tipo de mau caratismo presente neste blog.
5
15
-
danielquireza
19/08/2010 - 10:00
Nâo sei não, acho a Marina muito pouco consistente. E ainda mais agora sem mandato pode perder ainda mais relevância.
5
16
-
Rui Daher
19/08/2010 - 10:01
Fico feliz. Menos por ter lembrado aqui deste fator e mais por Marina ter-se construído dentro do ideário do PT enquanto ele foi PT. Tenho certeza de que ela, no futuro, conseguirá reunir setores...
5
17
-
José Vitor
19/08/2010 - 10:05
Nassif não desiste de achar uma oposição decente ao PT.
No entanto, o papel reservado a Marina nestas eleições é tão óbvio que até dá bocejos repetir: evitar a todo custo uma eleição...
5
18
-
lauro
19/08/2010 - 10:05
O difícil é imaginar essa oposição moderna sendo feita com Gabeira, Sirkis e outros que tais.
5
19
-
Nilson Fernandes
19/08/2010 - 10:14
Vai depender da bancada que o PV vai eleger este ano.
Se for uma oposição que não se junte com DEM e PSDB no ano que vem, tudo bem, porque vai sobrar resquicios no congresso, mesmo sem Serra e FHC.
5
20
-
Agrimaldo Moreira
19/08/2010 - 10:14
Não acho que Marina vai se tornar a futura líder da nova oposição.
Falta-lhe uma imagem forte. Alguém que não conseguem passar força e segurança não vai muito longe na carreira de...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Não vejo essa possibilidade para Marina.
O posicionamento dos três candidatos era mais que esperada.
Serra, como o candidato que perdeu.
Dilma, a candidata que irá vencer.
Marina, aquela que nunca disputou.
Essa realdiade permtiu a Marina se colocar em uma posição tranquila, apresentando idéias.
Porém, uma análise das propostas dela, observa-se que são todas idéias genéricas, assim como de seus concorrentes.
Acredito que no pós eleição, Marina será descartada pois não serviu nem ao seu papel de ser uma terceira via que evitou uma disputa plebiscitária, tornando mais factível a possibilidade de um segundo turno.
Marina não chegará aos 8% de votos.
Marina já é uma força, mesmo que muita gente não perceba isso. Já influenciou e qualificou o debate, mesmo não percebendo.
Suas "propostas genéricas" são genéricas por que? É mais fácil falar "vou fazer 340 AMEs", o que ninguem lembrara de cobrar no ano que vem, do que falar "investir em educação de qualidade e resgatar o interesse dos alunos pela escola", por exemplo....
Além do mais, Marina foi a unica que apresentou um programa de governo para o TSE, Dilma apresentou programa de convenção no PT (que deu muita confusão, ela mesma negou algumas propostas depois), e Serra apresentou dois discursos que tinha feito, ou seja, nada próximo a um programa.
Sim, as propostas são um pouco genéricas, mas isso foi também uma opção, não foi por fraqueza, foi porque é melhor apontar o caminho que seguiremos do que fazer propostas mais específicas. E não são tão genéricas assim, gostaria de convidá-lo a conhecer o programa.
Ela lancou um jogo que ensina as pessoas a cuidarem do ambiente. Esta mulher e mesmo alguem especial. Vou votar nela, msm sabendo que nao tem qq chance.
Tem chance sim pensador, chance de se fortalecer para a proxima, chance de mostrar para as pessoas que sem um dersenvolvimento sustentável, o cuidado com o meio ambiente, estaremos colocando em risco o futuro do planeta, chance de provar que se pode fazer oposição de maneira responsável e mostrar para as pessoas que se pode fazer politica de maneira limpa e honesta.
Marina não é deslumbrada nem descuidada, e é inteligente demais para se deixar usar. Acho que o PV está servindo mais aos propositos dela do que ela ao deles.
Sei não viu, Vera.
As vezes, apesar do discurso, Marina me passa a impressão comum: fará qualquer aliança para chegar lá. Só agora que ela não tem chance é que ela tramita mostrando mais liberdade.
Pensador, digo além da Vera, concordando com ela. Marina tem chances reais de vencer.
Claro que o Brasil tem vertentes e pensamentos bem diferentes dos EUA, mas lá ocorreu que Barack Obama vence... sabe de que forma, da mesma forma de Marina Silva aqui no Brasil. Vencendo nos debates e com a força da juventude e da internet, que é a rede que renova o mundo.
Sempre há possibilidades de vitória àquele que se dispõe a bradar.
Vote em quem acredita, mesmo! E confie que ele vencerá. Eu voto Marina Silva com esta certeza.
Marina é o futuro, mas não deixa de ser o presente da política brasileira. Quem não vê isto é porque quer esconder de si próprio os fatos. Isto ocorre com todos que antes de qualquer coisa já estavam a votar no Serra ou na Dilma. O eleitor não é um torcedor que vai ao estádio chacotar o adversário que deve perder. Mas deve sempre se preocupar com o melhor para a sociedade que é o melhor para si.
Como disse o Plínio, a Marina nunca saiu do PT. Os jovens não sabem que o PT em estado bruto era assim.
Pagu
Eu não tenho intenção de esconder nada e estou muito confiante na opção que fiz para Presidente. Marina ainda não em convenceu, sua aproximação com alguns do mundo liberal ainda deixa uma série de dúvidas.... Sua proximação com o Serra no primeiro momento me faz ficar com o pé atrás. Acredito mais que ela só se mostrou em ataque ao Serra como estratégia política, nada mais ... ra mim ela jogou ao lixo sua história.
Minha manicure que mora no morro do Borel ( Rio de Janeiro ) e ia votar na Dilma vai de Marina.
O pastor mandou.
Pagu
Viajou na maionese.
Sem PARTIDO forte e um GRUPO grande de pessoas e organizações, tudo isso é só retórica.
kkkkkkkkkk, sorriu do Danilo que acredita que a política dos partidos é como uma lei eterna. Há muitos como ele que não conseguem enxergar que esta política tradicional não existe mais, só está decaindo, caem por terra todos os políticos que ainda apostam nela tbm.
Essencialmente política é do povo. Marina Silva já começou bem sendo do povo, porque foi aclamada pela juventude para se candidatar não foi por indicação do presidente que quer se manter no poder e nem porque quer voltar ao poder conquistado anos atrás. Mas porque o POVO assim o quer.
Aguardemos os resultados.
Será Nassif? cabe lembrar que ela sozinha não pode ser uma "oposição moderna"....e com seus "companheiros de partido", gente como Penna e Gabeira, que se vendem aos Demos e Tucanos, acaba sendo o mais do mesmo, um pouco piorado...
Será Nassif?? (2)
Marina tem se saído bem nas suas aparições, não nego, mas até aí dizer que será o contraponto, a modernidade da oposição, acho que vai uma distância.
Por enqaunto só sei que Marina é a mulher errada, no lugar errado e na hora errada.
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Marina? Líder da Oposição à Dilma? Será que lí o que está escrito? Não creio. Acho que a Oposição terá o Aécio como líder. E com certeza a Oposição vai criar um novo Partido Político, juntando o cacos do PSDB, DEM, PTB, PV e os nanicos. O perfil da Marina, nunca foi de líder. Mesmo no Acre, quem lidera é Jorge Viana e Tião Viana. Marina sempre precisou de ter uma liderança por perto; Chico Mendes, Lula, Jorge Viana e agora o dono da Natura. Será sempre assim. É o perfil.
Uma candidata que é contra o casamento gay e a pesquisa de células tronco ser portadora do "futuro" é demais!
O que tem de moderno de sua campanha em relação à de Lula em 2002 e 2006 é seu vice. Enquanto José Alencar fez fortuna no modelo fordista de produção, Guilherme Leal faz fortuna com a desregulamentação do trabalho e a biopirataria de conhecimentos tradicionais... modernidade conservadora!
É isso aí, como será que anda a reserva de extração de castanhas da Natura?
Ginah
E é a favor do ensino do criacionismo nas escolas, porque os jovens têm direito a conhecer "todas as visões"! Uma coisa dessas compromete qualquer biografia! Imaginem, defender plebiscito para o aborto! Quando soube dessas posições dela há uns 2 anos caí pra trás e nunca mais levei a Marina a sério. E naquela época eu torcia para que a candidata do Lula fosse ela! Passei a compreender melhor até as disputas da Dilma com ela no governo...
Marina como modernidade é piada. Como aglutinadora da oposição pode até ser(para meu desespero) porque ela é bem o símbolo de parcela significativa da sociedade acostumada a habitar a superficialidade, olhar os problemas com uma certa candura abençoada pelo divino que habita o coração dos eleitos. Ela, o que ela representa e o que ela acredita são um saco. Prefiro a canalhice PSdebista do que essa crendice hipócrita.
É isso mesmo.
Pagu
Eu sou contra o uso de embriões humanos para qualquer fim, já que as pesquisas com células tronco podem ser feitas e com muito mais sucesso a aprtir de células de cordão umbilical e medula. Sou inclusive contra a fabricação de seres humanos em laboratório patrocinada pela classe média ambiciosa que espera demais para constituir família e já conta com a fabricação de bebês e seu descarte em geladeiras para produzir industrialmente sua felicidade. Acho que ideias prontas de modernidade são perigosas.
Quanto ao aborto, concordo com você, é preciso descriminalizá-lo já.
Agora essa empolgação com a Marina é parte do desembarque da direita da candidatura natimorta do Serra. Ela só tem bandeiras e isso é pouco pra uma candidatura. Bandeira por bandeira, estou com Plínio e a igualdade radical.
(Voto em Dilma, porque ela é a melhor candidata a presidente, não locutora de campanha...)
Gente (Eduardo D´albergaria, Gina, marinildac), quanto besteira junta!! Vocês não procuram ler melhor, se informar um pouquinho mais? Não voto na Marina, mas daí a dizer que ela é criacionista, é só procurar um pouquinho pra ver que é mentira (http://www.minhamarina.org.br/perguntas_frequentes/criacionismo.php).
Com relação ao casamento gay (aliás, sou gay!!), ela talvez tenha uma posição mais "gelatinosa", mas defende todos os direitos (herança, união estável, reconhecimento legal, et cetera). E diz que a palavra "casamento" deve ser tema da religião de cada um - a dela, é contrária ao "casamento" de pessoas do mesmo sexo. Eu, como gay, estou pra lá de satisfeito. Até porque não conheço nenhum outro gay, à exceção do Elton John, que queira casar de branco na igreja... Fala sério, né??? Aliás, se a Dilma é a favor, porque não encampou a bandeira? E o Serra? E a Dna. Marta, que até outro dia era a Diva dos Gays e bastou levar uma surra do Kassab nas urnas que mostrou seu lado preconceituoso e nojento? Nesse caso, embora não vote nela, prefiro a Marina, que diz às claras o que pensa.
Natura? Biopirataria? Desregulamentação do trabalho (seja lá o que isso for!!)?? De onde você tirou isso? Numa googlada simples você percebe que: 1. A Natura é a única grande empresa no Brasil que tem todos os seus produtos registrados no tal do CGEN - o Conselho do Ministério do Meio Ambiente que regula a biopirataria no Brasil. Interessante, não? Da outra bobagem (desregulamentação do trabalho!?!?!), não consigo nem achar nada, de tão absurda. O que encontrei, na verdade, foram referências nacionais e internacionais (só de Harvard achei três papers) que elogiam a empresa, ganhadora de todos os prêmios que se tenha notícia...
Com relação ao aborto, é só ver o mesmo site da Marina que coloquei acima. Aliás, tem resposta lá pra quase tudo... Acho que se informar um pouquinho antes de ir atacando os outros faz bem.
E devo admitir que, depois de procurar essas coisas, não sei se voto nela, mas achei bastante coisa interessante que me fez começar a concordar com o Nassif.
Eduardo,
concordo com você.
Desculpe, Nassif, um pouco menos de entusiasmo. A meu ver, Marina ainda está muito verde (em todos os sentidos da palavra). Para o futuro pode ser, talvez aí uns quatro anos para amadurecer, construir o PV, se é que permanecerá nele, fazer alianças com os "melhores", livrar-se de correligionários menos preocupados com a "oposição construtiva" e mais com as "oportunidades" de uma situação local ou federal. E terá muita estrada pela frente até afinar sua postura "século XXI" de "terceira via" com seu puritanismo visceral. Sem dúvida, Marina está adquirindo coerência e clareza nos últimos meses. A ver.
Concordo com você Vera. A Marina muito verde foi ótimo.
Prezada Vera,
Permita-me discordar de você, uma vez que concordo com a possibilidade levantada pelo Nassif. O papel que imagino para a Marina na construção da oposição é de uma líder. E ao meu ver, cabe ao líder induzir as pessoas a fazer a coisa certa. Estamos muito acostumados com "líderes fazedores", que, se por um lado fazem as coisas acontecer, por outro bloqueiam as idéias que não abraçam. Isso não é líder, estes tipos levam a formação de guetos políticos, e não partidos no sentido amplo da palavra.
Reconheço na Marina, ainda que não a conheça bem, as virtudes de uma líder, e não de uma chefe de oposição. Mantendo esta posição de referencia e aglutinadora de pessoas e idéias, é possível sim que Marina possa liderar a oposição a Dilma.
Antonio
Uma candidata que é contra as pesquisas em células tronco e o casamento gay ser considerada portadora do futuro é demais.
O que tem de "moderno" em sua campanha em relação à de Lula em 2002 é seu vice. Enquanto Lula se aliou com um industrial que fez fortuna no tradicional modelo fordista, Marina se alia com o dono da Natura que fez fortuna em cima da desregulamentação do trabalho e da biopirataria... Modernização conservadora!
Eduardo: concordo com você e vou um pouco mais adiante. Há hoje uma corrente política ligada ao criacionismo que vem se ampliando de forma assustadora tanto na América do Norte (EUA e Canadá) quanto na Europa. Modismo à parte ela deve também chegar aqui na leva do crescimento da população ligada aos cultos neopentescostais e evangélicos. Marina é criacionista e isso em termos políticos é definitivo na formação de sua ideologia. Até agora ela tem evitado chegar aos extremos da Era Bush nos Estados Unidos, mas é caminho para isso...
Empurrar a Marina para o criacionismo é o mesmo erro político que a oposição cometeu ao se radicalizar na extrema-direita.
Não votarei em Marina, mas é preciso não desqualificar seus trinta anos de vida política coerente no PT.
Marina já explicou como a sua declaração sobre o ensino do criacionismo foi propositalmente deturpada.
Por sua formação evangélica, Marina pode ter alguns pensamentos conservadores. Mas sua formação democrática permite que ela os contrabalanceie.
Marina Silva, pela sua história, deve ser respeitada.
Não tenho tanta certeza de que no futuro, Marina exercerá um papel oposicionista. Posso estar enganado, mas vejo a Marina muito mais como um outro Ciro Gomes. Atirando aqui, acolá, mas defendendo o governo Dilma quando necessário.
Aonde acho que Marina errou foi ao não ter percebido que no Brasil, qualquer que seja a direção proposta, esta não irá para a frente sem a "ajuda" de setores fisiológicos e interesseiros. Quando Marina perceber que grande parte de seus novos companheiros no PV não merecem a sua confiança, acho que ela fará como o Ciro Gomes.
O que seria bom mesmo é uma reforma partidária para acomodar melhor, e mais claramente, todas essas tendências.
D'Albergaria ???
Desculpe-me a indiscrição, Eduardo, mas .............. se não é apelido, deves ser descendente da tradicional família portuguesa, investidora em ações, em especial, do Banco do Brasil e outras, como Brahma e Souza Cruz, na década de 60, custodiadas em um ex-Banco de alemães, expropriado na 2ª Guerra, e, depois, de propriedade de um banqueiro, industrial e fazendeiro paraibano, com as iniciais do nome, JURC.
Estou certo?
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Não conheço essa história. Apesar da origem potuguesa, esse braço da família tem uma origem pobre até, que só nos anos 50 ascendeu a classe média. Mas pode ter algum primo do meu avô, tenho curiosidade de ter esses dados... vc poderia me repassar algo?
Postar novo Comentário