Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
O fator MarinaEnviado por luisnassif, seg, 04/10/2010 - 08:36Por Marcos G. Pessoa Caro Nassif, Descordo completamente de você sobre as causas do segundo turno quando você disse no texto "O último vagido do atraso" que "se o segundo turno acontecer, o responsável será a parcela atrasada do Brasil, que se move por ignorância e por preconceito. E que teve na velha mídia seu porta-voz mais expressivo". Eu acho que você fez essa análise mais pela emoção que pela razão. É a única coisa que explica você ignorar os méritos da candidata Marina, bem como suas qualidades, fundamentais para atrair os votos que teve. Você ficou impressionado, e até sensibilizado pelos boatos religiosos maldosos sobre Dilma, mas eles dificilmente causaram um grande abalo ou grande perda de voto em Dilma, aliás, esses boatos são os mesmos (com apenas um novo) que se lançavam contra o Lula em 2002 e 2006, e só encontram repercussão entre os que já são viceralmente contrários ao Lula e ao PT. As pessoas religiosas com quem convivo, ligadas a esses movimentos conservadores da Igreja Católica, repetem esse discurso anti-aborto contra Lula desde 2002, e não vi nenhuma pessoa nova ou de outro segmento dando crédito a essas acusações. É preciso enxergar, como você mesmo Nassif já tinha até comentado, as qualidades da Marina Silva e a coerência do seu discurso ao criticar o modelo governamental em curso e foi por isso que ela teve a expressiva votação que teve. As pessoas que eu conheço que eram potenciais eleitores de Dilma e votaram na Marina o fizeram por essas qualidades e não por causa de boatos religiosos, aliás, dizer que a candidata petista não ganhou por causa desses boatos é fazer uma análise rasa (talvez por estar tomado pela emoção, como fez o sr. Gunter), de certa forma é até desmerecer a Marina. A campanha de Dilma cometeu erros nos primeiro turno, o principal talvez tenha sido achar que somente o êxito econômico seria suficiente para sua eleição, despolitizando e desmotivando a militância. Na reta final talvez eles tenha confiado demais ao achar que apesar da constante queda Dilma tinha "gordura de sobra" para perder e mesmo assim ganhar, mas a principal derrota foi da idéia de Lula de que a eleição seria plebiscitária, não foi, Marina não deixou.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Marcia
04/10/2010 - 08:45
Marina(a traíra) foi a bala de prata do PIG.
Dilma virou vidraça por conta do caso Erenice. Começou a sua desestabilização aí.
Não houve discussão política na campanha petista, é...
5
2
-
paulo toledo
04/10/2010 - 08:46
O que nos levou ao segundo turno foi a falta de informação dos eleitores.
5
3
-
sergio g
04/10/2010 - 08:47
Eu concordo com o Nassif.
Ouvi gente instruída...rs (professora) dizendo que mudara o voto para Marina pq a Dilma era a favor do aborto.
Devo esclarecer que a tal professora é paulista...
Anda ruim a...
5
4
-
Quintela
04/10/2010 - 08:52
O preconceito religioso derrotou Dilma no 1º turno... os escandalos não...
Assim como vi muita gente dizendo que votaria em Lula... na ultima semana os boatos reloigiosos tiraram a vitória de Dilma...
5
5
-
Roberto São Paulo-SP 2010
04/10/2010 - 08:54
Creio que fato a parcela que se move por precoceito e ignorância, são sos responsáveis pelo segundo turno em 2010.
Mas antes é preciso dize que substimamos a capacidade da oposição PSDB/DEM em...
5
6
-
José Maia
04/10/2010 - 08:54
O segundo turno foi gerado pela igreja católica: preconceito ao extremo - uma igreja da idade média.
5
7
-
Stephen Dedalus
04/10/2010 - 08:58
Marina fez exatamente o que se esperava dela, aquilo para que ela foi lançada, pela direita e pelos seus desejos pessoais, com apoio da imprensa (inclusive a Veja): levou a eleição a segundo turno,...
5
8
-
Frank
04/10/2010 - 08:59
Nassif, concordo com a Hildegard Angel: "Voto em Marina não foi voto consciente nem ideologico. Foi voto fashion, de quem em vez de refletir segue "tendencia", modismo".
Pelo debate da globo , deu...
5
9
-
Antônio CDS
04/10/2010 - 09:04
Há o vagido do atraso Marcos.
O Criacionismo levou a eleição para o segundo turno.
5
10
-
Cláudia Stefani
04/10/2010 - 09:10
"É preciso enxergar, como você mesmo Nassif já tinha até comentado, as qualidades da Marina Silva e a coerência do seu discurso ao criticar o modelo governamental em curso e foi por isso que ela teve...
5
11
-
José Trialis
04/10/2010 - 09:11
Derrotamos Serra, mas esquecemos da massa de jovens nascidos e criados sob o neoliberalismo, que foram contaminados pelo udenismo psdebista que denegriu a política, fazendo com que ela parecesse...
5
12
-
Nelson Barbosa
04/10/2010 - 09:12
Como não pensar que a eleição seria plebiscitária se Marina e seu partido eram e são aliados de Serra (PSDB) desde a origem? Tanto é que o que Marina fez, para ajudar Serra e seu partido, foi jogar o...
5
13
-
Davi
04/10/2010 - 09:13
Marcos,
perguntei a todas as pessoas que conheço porque estavam votando em Marina, nenhuma delas soube me responder, pois desconhecima totalmente quais eram as propostas de governo dela,...
5
14
-
Hugo Hermida
04/10/2010 - 09:14
"as qualidades da Marina Silva e a coerência do seu discurso ao criticar o modelo governamental em curso" - Que qualidades? Que discurso? Eu admirava a Marina, hoje constato que ela é vazia. Os...
5
15
-
Vinicius Colares
04/10/2010 - 09:16
"as a principal derrota foi da idéia de Lula de que a eleição seria plebiscitária, não foi, Marina não deixou".
Na verdade, a Marina acaba de transformar a eleição num plebiscito entre Dilma e Serra.
5
16
-
Engajarte
04/10/2010 - 09:18
Outro ponto também supriendente foi a quantidade de abstenções quase 19%, somando-se os brancos e nulos, foram maiores que a votação da Marina, isto desequilibrou a disputa.
Marina foi um voto...
5
17
-
Sérgio F. Castro
04/10/2010 - 09:18
Apoiado, Oaraso da ignorancia e trvas "esverdeadas", ah e as eleições foram plebiscitárias sim já que a Craceonista apenas serviu aos interesses da direita e não mais.
5
18
-
Emilio GF
04/10/2010 - 09:20
ERROU, CARAÍBA
A boataria foi fundamental. Ouvi parentes, amigos e até minha empregada falarem que não iam votar na Dilma por que "ela assaltou bancos e matou gente".
E essa gente elegeu o Aloysio...
5
19
-
Carlos.
04/10/2010 - 09:21
Vou repetir o que escrevi no meu post sobre o folhetinho repugnante da cnbbsul: duvido que aquelas duas velhinhas aqui da periferia que estavam na fila de votação iriam votar naquela acreana por...
5
20
-
André Braga
04/10/2010 - 09:22
Como católico, senti vergonha da posição tomada por bispos, padres e outras pessoas, atacando a candidatura de Dilma baseada em boatos espalhados na internet.
Tentei no que me era possível combater...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Marina(a traíra) foi a bala de prata do PIG.
Dilma virou vidraça por conta do caso Erenice. Começou a sua desestabilização aí.
Não houve discussão política na campanha petista, é preciso reconhecer.
Não sei como reverter a situação. Acho que Lula terá que entrar pesado no segundo turno.
Sou eleitora de Dilma e me sinto frustada pelas circunstãncias que a levaram para o segundo turno, e acho que o pig AJUDOU MUITO a levantar a bola da Marinablábláblá.
Lula e Dilma deveriam chamar HOJE a Marina para conversar e oferecer a ela a Casa Civil do novo Governo.
Seria matar 2 coelhos com uma cajadada só. Matavam a eleição porque o voto é muito mais da Marina do que do PV (vide SP onde Marina teve quase 20% e o candidato a governador do PV teve 4%!), e ainda tiravam fora do PT a banda podre do Zé Dirceu e do Palocci.
Uma oportunidade única para o Governo Dilma ficar com o melhor do Governo Lula e se livrar dos pesos incomodos.
Uma oportunidade única!
E trocar pela banda podre da Marina?
A nova "Santidade" tem marido com processo por corrupção, tem as ONGs
"suspeitíssimas", tem a biopirataria do vice, em cujo processo ela ficou contra
os índios e os nativos. E, pasmem, sempre foi o pricipal doador de suas
campanhas desde quando ela foi secretária do MA lá no Acre. São vários, não é boato.
Qual terá sido o motivo de tão baixa votação no seu rincão natal?
Oferecer CASA CIVIL a Marina?
Huahuahuahuahuahua
Fala serio!
Como ela mesma disse: "nao adianta as elites fazerem os acordos por cima, por que o povo faz pela base" (cito de memoria)
PORTANTO, SEM ACORDO NENHUM COM MARINA!!!!!! BORA FAZER ACORDO PELA BASE, DIRETO COM OS ELEITORES DELA!
Ao utilizar os termos "traira", "bláblárina", entre outros, você se torna refém ou se apega a uma entidade externa. Costumamos chamar isso de ressentimento, pois faz referência ao OUTRO, tira qualquer possibilidade de auto-crítica, de assumir as próprias questões. FOi isso que "tragou" a vitória de Dilma. O foco que desfoca.
Sou eleitor de Marina, votarei em DIlma, mas acredito que precisa colocar o seu discurso no lugar.
Concordo com você Alex, também votei na Marina, e quando leio comentários como esse, da uma vontade danada de votar no Serra.
A arrogancia, e a falta de respeito ao contraditorio (teve militante que mais atrapalhou que ajudou) tirou muíto voto da Dilma, e o pior de tudo, é que eles continuam cegos.
Vera Passos:
Posso lhe perguntar, com respeito, é claro, as razões do seu voto na Marina ?
Creio que os responsáveis pela campanha da Dilma acompanham esse blog. Seria logico que o fizessem.
Eles só ganharão essa eleição, contra as forças terríveis que vão encontrar, se entenderem o que ha no discurso da Marina que faltou no da Dilma.
Pergunto-lhe também se você sabendo que a Marina não tinha chance de vitoria não pensou no risco de seu voto na verdade favorecer o Serra ?
Você não pode descarregar a sua ira na Dilma, Vera. Ela não é responsável pelas besteiras que alguns de seus seguidores dizem por aí. Perceba, a candidata Dilma jamais emitiu qualquer frase de ataque ao Serra ou a quem quer que seja, nenhuma palavra denotando arrogância, desrespeito, pouco caso.O Serra passou o primeiro turno inteiro atacando incivilizadamente a Dilma, sem propostas concretas, sem ideias. Somente ataques, baixarias.
Se a militância petista cantou vitória antes não foi por culpa da candidata, que sempre afirmou que eleição a gente ganha é no voto, não em pesquisa.
Reconsidere, por favor, essa sua raiva. As bravatas de alguns dilmistas contra a Marina não partem de Dilma. O Brasil e seu povo não merecem que você e tantos outros que votaram PV, decidam o seu voto - importantíssimo nessa caminhada do país para um futuro mais justo e solidário - baseados na raiva e no ressentimento.
Pense bem.
Acredito em você.
Caro Alex:
Vc acertou em cheio. Estou ressentida, sim. Sou humana, eleitora de esquerda, sempre. Não posso estar bem com essa reviravolta dos últimos dias, embora reconheça que a campnha de Dilma tenha sido eivada de erros.
Nunca gostei de Marina, desde quando ela se lançou na política utilizando-se da figura do Chico Mendes, não é de agora, não.
Prezado Nassif,
O fator Marina, é a síntese de uma candidatura relevante, mas de um projeto político nada consistente. Impressiona-me o número de senadores eleitos do PV. Alguém teria o número de deputados federais do PV? Por outro lado, o Plínio foi menos relevante, contudo mais consistente.
Em Brasília, teremos Weslian "Kirchner" X Agnelo "O Carismático", tinha que ter 2º Turno para presidente, até para não termos tanta abstenção.
André B.
Já disse isso aqui, mas repito. O principal fator para levar essa eleição para o 2º turno foi o fator imprensa. Não há como negar isso. O PT tem que parar de ficar atacando a imprensa. Tem que fazer o contrário, tem que se aliar a ela ou pelo menos a alguns setores dela.
Em outra frente, afinar o discurso religioso. Posição firme CONTRA O ABORDO.
O resto é a militância nas ruas e no corpo-a-corpo.
Concordo com o Nassif.
Dizer que o voto na Marina foi consciente, é demais.
Só ver quais eram as propostas dela, nada.
A única que eu vi, é amor a natureza, amizade com o Avatar e apoio aos avanços de Lula, proposta ela não tinha e nem condições de ser presidente, é só ver resposta dela a pergunta da Dilma sobre a crise de 2009 no debate da Globo.
Um pouco de Lacan vai te fazer bem.
O significante se produz no campo simbólico do OUTRO. Relaxa, isso passa. Melhor, com o passar do tempo, você vai mudar o referencial. Não era a Imprensa Golpista? Agora é Marina. Depois, logo depois, será outro. Pode ser o companheiro do Vox que prenunciou vitória em primeiro turno? Pode.
No entanto, não é ninguém. Esse discurso da vitimização não cola.
Ó iluminado ser superior! A psicanálise como racionalização do indizível! Estás a oferecer serviços profissionais?
Marcia o otimismo exagerado embalado pelas pesquisas em campanhas eleitorais, cegaram os artífices de campanha da candidata Dilma. O crescimento da Marina na intensidade de votos necessários para um segundo turno e apoiado pela oposição na última semana de campanha, não fora detectado pelos institutos de pesquisas.
Entretanto, observando o resultado das eleições Dilma ganhou em todas as regiões, representando uma excelente base para a campanha no segundo turno.
webster franklin
Agora o plebisicto
Lula: avanço x FHC educação ruim, sp sem beneficios socias
Serra vai continuar escondendo FHC
????
Agora é o plebiscito FHC x Lula
Marina vai desobedecer a sua base que votou nela mas que apoia Dilma
OOO http://www.advivo.com.br/user/13544 Juriti do Cerrado http://www.advivo.com.br/user/7757 Tatu Bola http://www.advivo.com.br/user/3084 D http://www.advivo.com.br/user/7514 Spin http://www.josecarloslima.blogspot.com
O que nos levou ao segundo turno foi a falta de informação dos eleitores.
Paulo, concordo com você. Fica difícil atingir as pessoas que não querem saber de nada e votam sem critério nenhum.
A Dilma se tornou o alvo da impresna em SP e foi aqui que muitos votos que seriam dela, migraram para Marina.
A campanha dela vai ter de mudar, não para atacar Serra, mas sendo mais didática e explicativa, defendendo-se das acusações ao mesmo tempo em que mostra suas realizações, pois terá tempo na TV pra isso.
Os que votam nela, continuarão fazendo sua parte!
São Paulo ajudou, e muito, a decidir o primeiro turno, haja vista que elegeu o candidato de Serra e houve enorme votação do" jenio".
São Paulo é o Estado mais conservador do Brasil.
Tem muitos conservadores no Estado de São Paulo, como em todo o País.
Mas a taça de população mais conservadora (e um pouco reacionária também) está em disputa entre dois contendores imbatíveis: PARANÁ e SANTA CATARINA.
Neste particular, aqui as coisas novas são assimiladas com pelo menos 10 anos de atraso.
Quanto à Brasilia, bem, eles vivem em outro planeta.
Pelo jeito matemática não é o teu forte, não é Márcia?
Basta comparar os números percentuais em cada estado e você será obrigada a mudar o discurso rapidamente.
Mas, se algo tão linear já lhe é caro, fazer outras análises isentas de sua frustação por não residir em São Paulo será mais difiícil ainda.
Frustação, nenhuma, caro, muito pelo contrário, vivo no melhor clima do Brasil e numa terra de alegria.
A Bahia reelegeu o Governador J. Wagner com sessenta e tres por cento de votos, e a Dilma teve a mesma votação, basta ver que a Dilma só chegou ao resultado final depois que começou a sair a votação da Bahia. A Bahia elegeu os 2 senadores petistas. Essa é a verdade, e ainda, o DEM se acabou na Bahia, só cinzas.
Nada tenho contra São Paulo, mas é óbvio que seu eleitorado é conservador.
E a despolitização, principalmente da juventude.Houve também é claro,o chamado voto da moda que pouco se lixa para as consequencias do que possa ocorrer depois como se fossem imunes.
Eu concordo com o Nassif.
Ouvi gente instruída...rs (professora) dizendo que mudara o voto para Marina pq a Dilma era a favor do aborto.
Devo esclarecer que a tal professora é paulista...
Anda ruim a rede pública paulista de ensino.
Será que é por isso que apanha da polícia do PSDB?
O preconceito religioso derrotou Dilma no 1º turno... os escandalos não...
Assim como vi muita gente dizendo que votaria em Lula... na ultima semana os boatos reloigiosos tiraram a vitória de Dilma no 1º Turno... e como Marina é evangélica... esses votos foram para Marina como uma alternativa...
Marina não teve mérito nenhum... nem carisma ela tem.. tem cara de coitada, cansada, sofrida... é essa a cara de Marina. Os votos que saíram de Dilma foram para Marina...
Quem Marina vai apoiar????
É a grande dúvida....
Concordo. Ouví de muita gente que ia votar na Marina em função dos boatos espalhados ; ouví de uma professora de espanhol se referir a Dilma com palavras de baixo calão. Percebí que muitos desconhecem o periodo da ditadura militar; muitos trocaram de votos por crer que a Dilma é assassina ao defender, segundo eles, o aborto. Ouví de outros que não votaria nela porque ela disse que ne Jesus tiraria a vitória dela. O Nassif está correto na sua análise. E creio que, infelizmente, muitos evangélicos e católicos são desinformados, conservadores e ainda vivem na Idade Média: estes, nem Jesus os faria mudar de idéia. Só o pastor ou o padre.
concordo plenamente, marina cresceu com os votos dos conservadores que não acreditam no Darwin (e defendem o criacionismo), acreditam que homossexualismo é doença, são contra o divorcio e assim por diante. conservadorismo puritano e atrasado, nassif acertou.
De meu círculo de amizades vi quatro pessoas alegarem não votar na Dilma principalmente pela questão dos aborto. Mesmo mostrando a elas a carta à nação brasileira do presidente da assembéia de deus desmentindo o fato elas não mudaram de opinião. E não foi só a questão do aborto não, teve também o fato do vídeo que a tratava como terrorista. Este vídeo atingiu principalmente os jovens conforme me disse um filho de um amigo meu. Segundo ele, não votaria nela porque ela era terrorista e dizia isso com convicção e que não era só ele não, mas vários amigos dele.
Que o PSDB usaria este jogo eu não tinha dúvidas, que Marina iria por este viés também não tinha dúvidas até porque ela se filiou justamente a um partido altamente engajado com os dem-tucanos, mas as igrejas embarcarem nisso, isso sim é preocupante...
Uma coisa é o religioso orientar seus fiéis não votarem em um determinado candidato por ele ser criminoso, corrupto , etc ou até mesmo por discordar de suas posturas a questões vitais para certas religiões... outra é sair inventando estórias e mentiras, para tentar convencer os fíéis que tal candidato (a) não serve...
NO post do Quintela lê-se algo que eu acharia mais provável de achar nos blogs da VEJA.
"Marina não teve mérito nenhum... nem carisma ela tem.. tem cara de coitada, cansada, sofrida... é essa a cara de Marina. Os votos que saíram de Dilma foram para Marina..."
Mas isso mostra que nunca em política existe a divisão salomônica que permite afirmar que de um lado estão os 'caras bons' e do outro estão 'os caras maus'.
E acho natural que alguém não vote em um candidato porque o candidato apoia algo que o leitor não. Creio que seja até lógico que assim funcione. Não sei até agora se Dilma é contra ou não o aborto. E isso é falha da candidata, que deveria nos debates que houve e na propaganda deixar bem clara o que acha - evitando assim esses boatos. Dilma foi quem mais sofreu numa campanha em que todos os candidatos foram mais guiados pelo marqueteiro do que pela vontade de discutir, debater.
Acho que a Dilma precisa desenhar pro povo entender.
Nos diversos debates e entrevistas que eu assisti ela sempre foi suficientemente clara quanto a sua posição contrária ao aborto.
Mas sempre fez a ressalva de que existe um grave problema de saúde pública e que esse precisa ser discutido; em que mulheres ricas que podem pagar por boas clínicas ou mesmo viajar a países onde o aborto é permitido, safam-se dos infortúnios de se ter uma gravidez indesejada. Enquanto que às mulheres pobres, resta submeterem-se a técnicas medievais, arriscando suas vidas e respondendo aos rigores da lei, quando flagradas.
Da mesma forma a Marina se diz contrária ao aborto mas que esse tema tem que ser melhor discutido, por meio de um plebiscito.
Postar novo Comentário