Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
O desmonte final da TV CulturaEnviado por luisnassif, qua, 04/08/2010 - 10:36Infelizmente a marca que fica de sucessivas gestões paulistas é a da incapacidade de recuperar qualquer órgão público, por mais relevante que seja. Não houve um só movimento para recuperar a capacidade de planejamento da Fundap, Cepam, para arejar a Fundação Seade, para capacitar o DER, a CESP. É como se o Estado não acreditasse em sua capacidade de gestão. Em vez de estratégias de racionalização, a serem aplicadas a cada caso, transforma-se terceirização e privatização em peça central, em dogma absoluto de política pública. E sempre aberto a toda sorte de manobras, como o caso escandaloso da Cultura Marcas, na gestão Marcos Mendonça, que Sayad varreu para baixo do tapete. Não se olha o potencial não explorado de nenhuma instituição paulista. Todas são meramente centros de custos para administradores sem nenhuma imaginação e nenhuma vontade de pegar no batente. Por bene É o enterro final da TV Cultura? Vão demitir 1400 funcionários, vender estúdios... Triste fim. Muito triste. Bomba: TV Cultura vai cortar programas e demitir 1.400 Ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad assumiu a presidência da TV Cultura em junho com a missão de reduzir a TV pública paulista a uma simples TV estatal. Com o aval do ex-governador José Serra e do atual governador, Alberto Goldman, Sayad pretende reduzir ao máximo a produção de programas e cortar o número de funcionários em quase 80%, dos atuais 1.800 para 400. Sayad pensa até em vender o patrimônio da TV Cultura. Já encomendou aos advogados da emissora um estudo sobre a viabilidade de a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV, se desfazer de seus estúdios e edifícios na Água Branca, em São Paulo. Em reuniões com diretores da emissora, Sayad tem dito que a Cultura não precisa ter mais do que 400 funcionários, que ficariam, segundo ele, muito bem instalados em um andar de um prédio comercial. A postura evidencia que a TV Cultura deixou de ser uma questão de política pública. Passou a ser um "pepino", um problema a ser eliminado pelo governo do Estado. Fontes ouvidas pelo blog informam que Sayad vive dizendo que irá transformar a Cultura, hoje produtora de programas, em uma coprodutora. Ou seja, ela deixará de produzir de produzir programas de entretenimento. Passará a encomendá-los a produtoras independentes e a comprá-los no mercado internacional. Atrações como o Metrópolis podem estar em seus últimos dias. O jornalismo da Cultura deixará de investir no noticiário do dia a dia, caro e melhor produzido pelas redes comerciais. A partir de setembro, o Jornal da Cultura, com Maria Cristina Poli, passará a ser um jornal mais de debates, de discussão sobre o noticiário, do que de notícias. Corte de receitas A TV Cultura tem hoje um orçamento de cerca R$ 230 milhões. Desse total, R$ 50 milhões vêm da venda de espaço nos intervalos dos programas para anunciantes privados. Outros R$ 60 milhões são oriundos da prestação de serviços, como é chamada na emissora a produção de programas e vídeos para instituições como o Tribunal Superior Eleitoral, a Procuradoria da República, a TV Assembleia (do Estado de S.Paulo) e a TV Justiça. Pois a gestão de Sayad já iniciou o desmonte dessas duas fontes de recursos. Até o ano que vem, a TV Cultura não terá mais nenhuma publicidade comercial em seus intervalos nem produzirá mais programação para órgãos públicos (a publicidade institucional, irrisória, será mantida). Dessa forma, reduzirá uma boa parte do seu número de funcionários. Se o plano for executado, a TV Cultura sobreviverá apenas dos R$ 70 milhões que o governo do Estado aporta diretamente todos os anos, além de outros R$ 50 milhões ela que recebe pela produção de conteúdo para as secretarias estadual e municipal de Educação. Demissões em massa O plano de demissões de Sayad é mais complexo. Por causa das eleições de outubro, ele não pode demitir funcionários contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) até dezembro. A Cultura tem entre 1.000 e 1.200 funcionários celetistas. Esses trabalhadores têm emprego garantido até janeiro. Depois, dependem da postura do novo governador do Estado. Para demitir funcionários celetistas, Sayad precisará do apoio do futuro governador, porque terá de contar com verbas extras para pagar as indenizações. Já os profissionais contratados como pessoas jurídicas (os PJs, pessoas que têm microempresas) podem ser "demitidos" a qualquer momento. Eles seriam de 600 a 800. Os cortes devem ser feitos à medida que contratos de prestação de serviços, como o da TV Assembleia, forem vencendo e não renovados. Outro lado O blog tentou ouvir o presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, sobre as mudanças que ele pretende implantar na TV Cultura. Na última segunda-feira, por meio da assessoria de imprensa da emissora, pediu uma entrevista. Ontem à tarde, a TV Cultura informou que Sayad não falaria com o R7. As informações aqui publicadas foram relatadas previamente à assessoria de imprensa da TV Cultura. Nada foi negado.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Carregando
Mais Lidos da SemanaPosts de hoje
Comentários + votados
1
-
Marco St.
04/08/2010 - 10:46
Não posso acreditar nisso! A incompetência tucana não pode chegar a tanto!!! Deve ser boato!....
5
2
-
Antonio Guimarães
04/08/2010 - 10:52
Coerente (com o histórico de governo do PSDB) e lametável.
Não seria possível organizar um movimento de apoio à TV Cultura e contra o seu desmonte? Trata-se de um patrimônio de interesse público e...
5
3
-
Ivan Moraes
04/08/2010 - 10:52
Qual eh a compania internacional que vai comprar a tv Cultura?
So ouvi esse show de miados ate agora. O rabo do gato ainda nao apareceu...
5
4
-
silvio campello
04/08/2010 - 10:54
O sistema de coprodução em si não é ruim (assim como uma arma não é boa nem má). A prática costumeira de produção 100% inhouse das redes de TV brasileira é que leva a essa percepção. Uma TV (enquanto...
5
5
-
anonimo
04/08/2010 - 10:57
Nassif, vamos fazer uma campanha? Que tal todos mandarmos esse link de seu blog para nossa lista de contatos e pedirmos para que repassem? Pois a única forma de revertermos esse processo é mudando o...
5
6
-
Casagrande
04/08/2010 - 11:19
Lembro que a dez anos atrás, se tanto, a Cultura era chamada pelo José Simão da Folha de "BBC do B". E não era gozação. A programação era muito boa, muito bem cuidada.
Lembro tambem do Faustão,...
5
7
-
alext4e
04/08/2010 - 11:23
Chegou a hora de mudar isso!
Se os paulistas permitirem isso é porque realmente merecem! Afinal de contas não é a toa que o psdb e sua gente está lá a mais de 15 anos!
Paulistas se mobilizem ou...
5
8
-
Pedro
04/08/2010 - 11:38
O ultimo comentarista falou tudo, co-produzir nao e problema. A Cultura, por exemplo, poderia passar alguns prgramas do History Channel ou da Discovery ou da Natgeo.
Sobre o jornal da cultura, é bom...
5
9
-
Paulo1
04/08/2010 - 11:40
É isso que os tucanos mais sabe fazer: terceirizar e privatizar. Será que o Priolli e o Heódoto vão estar na lista demissionária?
5
10
-
frank
04/08/2010 - 11:57
É inacreditável. Uma irresponsabilidade. Pelos serviços prestados, a TV Cultura deveria ser "tombada" como patrimônio dos paulistas e dos brasileiros. Acho, sim, que merece uma campanha ampla na...
5
11
-
Alex Martini
04/08/2010 - 12:28
O que pretendem fazer com a Cultura mostra bem a filosofia dessa dinastia das aves de bico grande.
Para o bem de todos, alguma renovação seria bem-vinda.
Pena que as opções existentes se calam....
5
12
-
Marcos Doniseti
04/08/2010 - 13:03
Do PSDB pode-se esperar tudo de ruim e de negativo para o patrimônio público. A lógica é sempre a mesma e é a do neoliberalismo puro e duro: privatizar, fechar, terceirizar, enfim, destruir com o...
5
13
-
Ninguém
04/08/2010 - 13:44
Não gosto do PSDB. Acho seus governos desastrosos, mas não dá para falar em ditadura. Estão lá porque foram eleitos. Terão de ser tirados de lá pelo voto. Esse tipo de argumentação (afirmar que...
5
14
-
Ninguém
04/08/2010 - 13:55
Qual a surpresa? O que o PSDB faz é pegar qualquer patrimônio público e aplicar o lema do partido: "Sucatear, terceirizar, privatizar!"
5
15
-
Indignação
07/08/2010 - 18:46
Para mim tudo é possível. E sabe o que é pior? O Alckimin será governador novamente.
Não acredito que a população de São Paulo ainda acredita que a administração do PSDB é melhor. É só ler essa...
5
16
-
Jeferson Ratoera
07/08/2010 - 22:30
É lastimável esse final da TV Cultura, pois era a única emissora que prestava na televisão brasileira, é vergonhoso que o governo e os diretores da TV não façam nada para que isso não aconteça, ao...
5
17
-
Rafael Cruz
04/08/2010 - 11:08
Me doi ler uma noticia dessas. A TV Cultura fez parte da minha infancia e, hoje, faz parte da infancia de minhas filhas.Ótimos programas como "Rá-Tim-Bum", "No mundo da Lua", "Contos de Adolescente...
3
18
-
Romanelli
04/08/2010 - 11:54
e o MERCADANTE ..cadê o Mercadante?
..OLHA, sinceramente, plagiando Eduardo Guimarães, e pra nos livrarmos desta síndrome de Estocolomo ..só mesmo nos livrando desta dinastia tucana
..meu...
3
19
-
Orides
04/08/2010 - 12:15
É como se o Estado não acreditasse em sua capacidade de gestão
Caro Nassif, desculpe as palavras meio rudes.
É uma questão de vagabundagem com desculpa ideológica.
Cheguei à conclusão que os tucanos...
3
20
-
Jorge 19
04/08/2010 - 10:57
"Por causa das eleições de outubro, ele não pode demitir funcionários contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) até dezembro. A Cultura tem entre 1.000 e 1.200 funcionários...
1 TagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Não posso acreditar nisso! A incompetência tucana não pode chegar a tanto!!! Deve ser boato!....
"Se você não cuidar, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo." Malcolm X
Qual a surpresa? O que o PSDB faz é pegar qualquer patrimônio público e aplicar o lema do partido: "Sucatear, terceirizar, privatizar!"
Alô, Verônica Serra, na hora de processar deus e o mundo, não se esqueça de mim. Também estou divulgando o livro do Amaury aos quatro ventos. Leiam A Privataria Tucana!
Para mim tudo é possível. E sabe o que é pior? O Alckimin será governador novamente.
Não acredito que a população de São Paulo ainda acredita que a administração do PSDB é melhor. É só ler essa noticias.
Eu ainda acredito que um dia nós saberemos votar.
Coerente (com o histórico de governo do PSDB) e lametável.
Não seria possível organizar um movimento de apoio à TV Cultura e contra o seu desmonte? Trata-se de um patrimônio de interesse público e cultural.
Qual eh a compania internacional que vai comprar a tv Cultura?
So ouvi esse show de miados ate agora. O rabo do gato ainda nao apareceu...
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
O sistema de coprodução em si não é ruim (assim como uma arma não é boa nem má). A prática costumeira de produção 100% inhouse das redes de TV brasileira é que leva a essa percepção. Uma TV (enquanto geração de produtos, retirando a parte comercial da equação) é composta basicamente de 3 setores: captação, edição e veiculação. A veiculação é que é a mina, pois poucos a detém (a web começa a ameaçar isto). Coproduzir é na verdade aumentar exponencialmente as possibilidades de novas idéias e novos olhares, incentivando a criatividade. E pode ser muito bem utilizada como é o caso do Channel 4 da Inglaterra. Para se ter uma idéia de como isso pode ser bem usado basta olhar as assinaturas das séries importadas da televisão. A grande maioria são de produtoras independentes. A questão é que o Sayad associa a coprodução ao desmanche, como se uma coisa fosse obrigatoriamente ligada a outra.
Nassif, vamos fazer uma campanha? Que tal todos mandarmos esse link de seu blog para nossa lista de contatos e pedirmos para que repassem? Pois a única forma de revertermos esse processo é mudando o governo de SP nas próximas eleições. A única! Não há publicitários que leem o blog? Eles não poderiam criar um viral, uma campanha no Twitter? Não se poderiam fazer vídeos com depoimentos de quem gosta da TV Cultura, de quem já trabalhou lá, de quem gosta de artes, enfim, de várias pessoas defendendo-a? Vamos fazer um movimento, vamos? Tem que ser agora, já, para reverter isso a partir do ano que vem, antes que a coisa desande!
"Por causa das eleições de outubro, ele não pode demitir funcionários contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) até dezembro. A Cultura tem entre 1.000 e 1.200 funcionários celetistas. Esses trabalhadores têm emprego garantido até janeiro. Depois, dependem da postura do novo governador do Estado."
Nada está perdido. O Mercadante vai rever esse absurdo. A TV Cultura é um patrimônio do povo paulista e até brasileiro. Essa destruição privatizante dos tucanos precisa ser barrada em São Paulo também. VAMOS BARRAR A DESTRUIÇÃO DO ESTADO PAULISTA. MERCADANTE NA CABEÇA.
Que raio de bomm (GESTOR) é esse que tudo que TOCA quebra?
Vai PRIVATIZAR A TV CULTURA?
Ha mais de ano tenho visto o Nassif falar de problemas na gerência da TV Cultura, mas não imaginava, até pouco tempo, que fossem capaz do que estão fazendo. Dizer que é lamentavel, é pouco; esse povo não merece nunca mais ser eleito para administrar nada. São incompetentes!
Nassif, faltou o link original do post, do blog do Daniel Castro no R7: http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/2010/08/04/bomba-tv-cultura-vai-cortar-programas-e-demitir-1-400/
Será que haveria alguma chance da emissora ser comprada pelo governo federal? O LUla já comprou a Nossa Caixa...
Me doi ler uma noticia dessas. A TV Cultura fez parte da minha infancia e, hoje, faz parte da infancia de minhas filhas.
Ótimos programas como "Rá-Tim-Bum", "No mundo da Lua", "Contos de Adolescente" (Programa que lançou nomes como o de Débora Seco).... O Premiadíssimo "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Cocoricó".
Porque será que o Governo de SP faz isso..? Não é possivel que uma emissora tão premiado quanto a Cultura não dê lucro.
Será que o desmonte da Cultura faz parte de um acordo secreto com a Corte do Cosme Velho?
Não vejo a quem interessaria tal desmonte.
Os tucanos se acham tão narcisistas que se eles não podem (ou phodem?), então os outros, muito menos. Desde os tempos das aristocracias, sujeitos querem o poder pelo poder e as benesses que lhes proporcionam, para si e os seus, embora mais para si, mas com nenhuma capacidade de gestão. São guias cegos. Com associações espirituais equivalentes.
Então acho que não entendi... Se o governo de SP entra apenas com 53% do orçamento total e vontinuará argando com o mesmo, porque dessa atitude?
Não sou especialista e nem conheço de perto a situação desses órgãos todos que você citou, mas de longe o que vejo é uma burocracia cansada, desmotivada que acompanha esses mandatos todos do governo paulista, desde o Montoro. É muito tempo! Acho que o Serra também é consequência disso. E pra completar, com um aparato midiático totalmente favorável, onde nunca existiu uma única crítica (já imaginou comparar, por exemplo, com o período em que a Marta Suplicy foi prefeita?), o que acabou se transformando numa faca de dois gumes, onde todos se acomodaram. Afinal, pra que muito esforço, se só vão falar bem?
É uma vergonha o que se faz neste estado, como sempre o povo não percebe...
Se o que se avizinha acontecer, teremos mais quatro anos, no mínimo, dessa mesma política. Terceirizar como forma de alavancar os negócios dos amigos. Um Estado esvaziado de competência e, ao mesmo tempo, com boas quantidades de recursos que precisam ser investidos. isso é prato cheio para a política do PSDB. Os "administradores" só precisam escolher o que e quem será contratado. O conhecimento dos técnicos do Estado é substituído pelos interesses dos quadros do Governo de plantão. Denigrem e sucateiam as instituições e seus funcionários sem, claro, mudar qualquer coisa que se refira aos seus orçamentos. O PSDB falar em aparelhamento do Esta não vai ser o pelo PT... Quem conhece a política que praticam em São Paulo (e que fizeram no plano federal) sabe muito bem o quanto são demagogos.
O PSDB não reduz o Estado, eles o destróem.
O PSDB não aparelha o Estado, eles o privatizam.
Recuperar o Estado de São Paulo depois desse imenso tsunami não vai ser fácil.
são substituídos só leva mesmo a isso, transferir o dinheiro par
Lembro que a dez anos atrás, se tanto, a Cultura era chamada pelo José Simão da Folha de "BBC do B". E não era gozação. A programação era muito boa, muito bem cuidada.
Lembro tambem do Faustão, emérito puxa saco, criticando em seu programa de domingo as "TV's pagas com o nosso dinheiro, dos impostos". A Cultura realmente incomodava as redes comerciais.
Então eu acredito que mais do que convicção, política de governo, o desmonte da Cultura é a paga dos governos tucanos recentes, principalmente do Serra, ao apoio sem críticas que receberam das redes.
Tristíssimo lembrar da programação dominical da Cultura em comparação com o que se tem hoje, notadamente o programa do Faustão.
São Paulo vive numa ditadura, que já dura 16 anos,o governo tucano está fazendo o que rege sua cartilha; saiu fora de seu controle, ou que pode lhe causar alguma ameaça, ele destroi; não exitou em nem exitará; tem apoio do legislativo, do judiciário, e principamente da elite paulista; ameaçou essa força, morre!.
Não gosto do PSDB. Acho seus governos desastrosos, mas não dá para falar em ditadura. Estão lá porque foram eleitos. Terão de ser tirados de lá pelo voto. Esse tipo de argumentação (afirmar que a gestão estadual é uma ditadura) é completamente equivocado.
Alô, Verônica Serra, na hora de processar deus e o mundo, não se esqueça de mim. Também estou divulgando o livro do Amaury aos quatro ventos. Leiam A Privataria Tucana!
Chegou a hora de mudar isso!
Se os paulistas permitirem isso é porque realmente merecem! Afinal de contas não é a toa que o psdb e sua gente está lá a mais de 15 anos!
Paulistas se mobilizem ou passem atestado de coniventes com tudo isso.
Abraços a todos
Alex
Será?????????? Que triste se sim..... mas prefiro esperar para crer
O ultimo comentarista falou tudo, co-produzir nao e problema. A Cultura, por exemplo, poderia passar alguns prgramas do History Channel ou da Discovery ou da Natgeo.
Sobre o jornal da cultura, é bom lembrar que a Record tinha o famoso "Record em Noticias" que era um jornal neste formato. Claro, espero melhores debatedores na cultura.
Agora, o que eu queria mesmo e que alguma TV publica comprasse os direitos do Brasileirao, da Copa do Brasil e da Libertadores (e porque nao da Champions League e das Ligas europeias) e transmitisse os jogos no horario nobre. Ai sim.
O psdb é engraçado, eles entram no estado para vender o estado, só o "derrubar o monstro" os guia. Mas vejamos isso não é falta de competência, é ideologia, eles querem repassar a estrutura estatal aos empresários, é nisso que eles acreditam, simples assim.
É isso que os tucanos mais sabe fazer: terceirizar e privatizar. Será que o Priolli e o Heódoto vão estar na lista demissionária?
e o MERCADANTE ..cadê o Mercadante?
..OLHA, sinceramente, plagiando Eduardo Guimarães, e pra nos livrarmos desta síndrome de Estocolomo ..só mesmo nos livrando desta dinastia tucana
..meu Deus ..até quando?
PORQUE LULA não nos ajuda???? ..porque ele não intervem mais no ESTADO de SP
vamos LULA ??!! ..pelamordeus me ajuda ...o governo Federal ta garantido ..é chegado o momento de expulsarmos os vendilhões de outros castelos que estão sendo sucateados, doados e vendidos a amigos
É inacreditável. Uma irresponsabilidade. Pelos serviços prestados, a TV Cultura deveria ser "tombada" como patrimônio dos paulistas e dos brasileiros. Acho, sim, que merece uma campanha ampla na internet (já que a velha mídia não move uma palha por esta instituição). Também deve entrar na pauta das eleições deste ano.
É como se o Estado não acreditasse em sua capacidade de gestão
Caro Nassif, desculpe as palavras meio rudes.
É uma questão de vagabundagem com desculpa ideológica.
Cheguei à conclusão que os tucanos odeiam trabalho, só querem grana usando o suor dos outros.
Gerir dá muito trabalho, precisa ter determinação, vontade, humildade para cuidar de pessoas e dirigir seus esforços para o objetivo.
O que é o excesso de terceirização, senão uma saída para evitar esses "incovenientes"?
Quando surgiu o neoliberalismo, então, os tucanos encontraram a ideologia perfeita para justificar suas atitudes.
É claro que houveram alguns que não faziam isso. Mas parece que morreram todos, ou se apagaram para sempre.
O que pretendem fazer com a Cultura mostra bem a filosofia dessa dinastia das aves de bico grande.
Para o bem de todos, alguma renovação seria bem-vinda.
Pena que as opções existentes se calam. Cultura e a Cultura parecem não ser objeto da consideração de nenhum dos candidatos... Será?
Postar novo Comentário