Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
O debate sobre a complexidade da greve na BahiaEnviado por luisnassif, sex, 10/02/2012 - 07:26Por Marco Antonio L Da CartaCapital
“A situação da greve da Polícia Militar da Bahia é extremamente complexa e não permite juízos definitivos. Por um lado, não se pode aceitar que policiais ajam como bando armado, demonstrando seu poder de fogo, nem que usem crianças como escudos humanos para se precaver contra uma possível invasão da Assembleia Legislativa, onde se concentram. Por outro, não se pode ignorar suas reivindicações, seus baixos soldos, e cercá-los como sequestradores, negando qualquer tipo de diálogo ou futura anistia, parte de qualquer negociação razoável. Nós já vimos esse filme aqui no Rio de Janeiro. Bombeiros em greve tomaram um quartel da corporação, atitude também equivocada, e o governador os chamou de bandidos. Depois, com o nível de organização dos grevistas e com o apoio popular que conquistaram, o governador não só fez passar uma anistia na assembleia estadual, como também a Câmara Federal a aprovou. Movimentos reivindicatórios levam a extremismos, e cabe às partes mais sensatas, especialmente os governantes, isolá-los em busca de uma situação pacífica. Assim como Cabral, o governador da Bahia, Jaques Wagner, não se mostrou muito hábil no espocar da crise e reagiu com o radicalismo oposto ao dos grevistas. Enviou tropas do Exército para cercar a assembleia legislativa e fez discurso duro contra os policiais, responsabilizando-os até por algumas mortes que vinham ocorrendo em Salvador. Tanto o governo baiano quanto o federal mencionaram a existência de um modus operandi no movimento dos policiais no país, que incluiria atentados e até assassinatos para atemorizar a população. Nenhuma cartilha ou prova foi apresentada, o que se serviu para aumentar a tensão. Pelo lado dos policiais, um ex-soldado, que atua em Brasília pela votação da proposta de emenda constitucional que criaria um piso nacional para a classe, também ajudou a botar lenha na fogueira, dizendo que policiais não são trabalhadores quaisquer, pois portam armas.” Artigo Completo, ::Aqui::
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
MarcosCN
10/02/2012 - 07:39
O autor desconhece ou desconsidera os atos de terrorismo insuflados por lideres grevistas. Concordo que a retórica do Governador foi infeliz, mas acho que precisamos reformular completamente as...
5
2
-
Marcos W.
10/02/2012 - 08:37
Sem querer sem chato,mas o MST usa e abusa de mulheres e crianças em diversas situações,inclusive em situações de enfrentamento e é defendido incisivamente por pessoas que,também incisivamente,...
5
3
-
José Carlos Lima
10/02/2012 - 09:30
Se portam armas não são grevistas e sim amotinados, não consigo ver caráter de greve nesta rebelião
5
4
-
Filipe Rodrigues
10/02/2012 - 09:42
Tava na cara que essa greve na Bahia não tinha conteúdo reinvindicatório, apenas politicagem, Prisco queria ser o novo Cabo Anselmo, com patrocínio do PSDB e os debilóides do PSOL (O que o deputado...
5
5
-
hc.coelho
10/02/2012 - 10:02
Greve é um assunto complicado. Mas as cem mortes não se devem a greve de policiais; a atuação preventiva da policia sobre assassinatos é próxima de zero. Se houver uma investigação séria...
5
6
-
Roberto Veiga
10/02/2012 - 11:55
Besteira desse, hum, "quilate"? Por não saber que ele é governador reeleito da Bahia, onde ainda sequer tive a oportunidade de ir? Fala sério, Lucas. Mas corrijo, se te apraz: ele elege-se senador e...
5
7
-
Roberto Veiga
10/02/2012 - 11:59
>>> Tava na cara que essa greve na Bahia não tinha conteúdo reinvindicatório, apenas politicagem (...)
Claro, Filipe. Como ta na cara também que greve de funcionario publico so tem conteudo...
5
8
-
Math-Physics-LCLB
10/02/2012 - 12:53
sex, 10/02/2012 - 02:02
Math-Physics-LCLB
Prezado Nassif
Os cidadãos de bem do País perguntam : afinal o que está acontecendo ?.
Entretanto tendo em vista a extremamente grave situação da PMERJ...
5
9
-
Roberto Veiga
10/02/2012 - 07:56
>>>> Assim como Cabral, o governador da Bahia, Jaques Wagner, não se mostrou muito hábil no espocar da crise e reagiu com o radicalismo oposto ao dos grevistas.
O governador Jaques Wagner...
1
10
-
Carlos Possamai
10/02/2012 - 08:09
A atitude de confronto, por parte dos governadores, nas greves de suas polícias e bombeiros, pode dar a impressão de força, mas tem se mostrado impopular e pouco eficiente. Foi assim em Santa...
1
11
-
Lucas Jerzy Portela
10/02/2012 - 09:03
Wagner se elegeu em 2006 e reelegeu em 2010. 2014, se for candidato a alguma coisa, será ao senado - a que obviamente se elege.
Se intere melhor da história pra não dizer besteira desse...
1
12
-
Gilberto .
10/02/2012 - 09:15
O que os policiais pretendem é um aumento salarial. É uma reivindicação legítima de toda categoria, mesmo que a forma de ação pareça errada. Nos grandes centros urbanos, quase todo mundo reconhece...
1
13
-
Rodrigo Gomes
10/02/2012 - 10:01
Você quer aparecer com este comentário ou você pensa desse modo mesmo? As vezes me surpreendo com a burrice, mas normalmente ela me faz rir. Seu comentário me deixou entre a perplexidade e o assombro...
1
14
-
walter araujo
10/02/2012 - 10:04
É isso aí Marcos.
Nestes assuntos em ebulição não há textos ou
artigos definitivos. Esse artigo ai em cima
foi escrito dia 8 e publicado dia 9, com suite
do Nassif, hoje dia 10, logo, o...
1 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
O autor desconhece ou desconsidera os atos de terrorismo insuflados por lideres grevistas. Concordo que a retórica do Governador foi infeliz, mas acho que precisamos reformular completamente as polícias porque daqui para frente, todo ano, será sempre este desrespeito com a constituição, com as PMs chantageando os governantes de plantão.
É isso aí Marcos.
Nestes assuntos em ebulição não há textos ou
artigos definitivos. Esse artigo ai em cima
foi escrito dia 8 e publicado dia 9, com suite
do Nassif, hoje dia 10, logo, o autor não estava
conveniente e totalmente informado sobre as
artimanhas e diabruras do tal Prisco que preparava
solertemente para seus ex-colegas um vistoso
nariz de palhaço ao mancomunar-se com o que há de
pior em estratégia grevista. Fatalmente deverá
ocorrer algo parecido ou pior no Rio de Janeiro.
Os oportunistas estão soltos.
>>>> Assim como Cabral, o governador da Bahia, Jaques Wagner, não se mostrou muito hábil no espocar da crise e reagiu com o radicalismo oposto ao dos grevistas.
O governador Jaques Wagner, quando ainda não era governador mas deputado (e de oposição), apoiou, "solidarizou-se", com um movimento similar. Mas sou capaz de apostar que se reelege tranquilamente em 2014, porque a oposição não vai lhe jogar na cara com a devida contundência os cem mortos de 2012 junto com seu discurso pro-greve de policiais irresponsavel de alguns anos atras, com "medinho" dos "progressistas" acusarem-na de "exploração politica da tragédia".
Wagner se elegeu em 2006 e reelegeu em 2010. 2014, se for candidato a alguma coisa, será ao senado - a que obviamente se elege.
Se intere melhor da história pra não dizer besteira desse quilate.
Besteira desse, hum, "quilate"? Por não saber que ele é governador reeleito da Bahia, onde ainda sequer tive a oportunidade de ir? Fala sério, Lucas. Mas corrijo, se te apraz: ele elege-se senador e elege seu sucessor governador da Bahia, porque a oposição na Bahia não tera coragem de jogar na cara dele suas declarações irresponsaveis de antes (que estão à disposição a qualquer momento que essa mesma oposição quiser fazer uso delas), quando apoiou greves de policias quando na oposição. Greve de policiais no governo dos outros é refresco, né, Dr. Wagner?
Tava na cara que essa greve na Bahia não tinha conteúdo reinvindicatório, apenas politicagem, Prisco queria ser o novo Cabo Anselmo, com patrocínio do PSDB e os debilóides do PSOL (O que o deputado Marcelo Freixo, ameaçado de morte por PMs bandidos tem a dizer sobre sua companheira de partido Janira Rocha que apoia uma greve, onde também há PMs bandidos infiltrados?)
Desde que Jaques Wagner é governador, a PM baiana teve 30% de aumento real, os policiais baianos ganham mais que em SP (tá explicado o silêncio do PSDB), prova disso é que essa greve não é unanimidade na Polícia Militar da Bahia.
>>> Tava na cara que essa greve na Bahia não tinha conteúdo reinvindicatório, apenas politicagem (...)
Claro, Filipe. Como ta na cara também que greve de funcionario publico so tem conteudo puramente reivindicatorio, com zero de politicagem, quando é movida contra governadores tucanos, democratas, enfim, o pessoal do "Mal" que se opoe ao projeto petista de salvação nacional. Assim como as declaraçoes do entao Deputado Jaques Wagner se "solidarizando" com o movimento grevista de policiais antes de ser governador não podem ser confundidas com politica pequena e irresponsavel de quem quer ver o circo pegar fogo pra se beneficiar. Gente do "Bem" não faz isso...
A atitude de confronto, por parte dos governadores, nas greves de suas polícias e bombeiros, pode dar a impressão de força, mas tem se mostrado impopular e pouco eficiente. Foi assim em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, onde os governadores bradaram, prenderam líderes de movimento e conseguiram deixar estes movimentos mais tensos, porém mais coesos. Adicionalmente, conseguiram que uma parcela destas corporações, inicialmente contrária ao movimento, se solidarizassem com os demais colegas.
Há pessoas boas e ruins em todos os movimentos e governos, não se deve generalizar e colocar todos no mesmo balaio. Generalizar, menosprezar e criminalizar movimentos sociais e sindicais, justos ou não, foram e são táticas de governos do PSDB, PFL/DEM, PMDB. E agora passa a fazer parte de pelo menos um governo do PT.
A paralisação possivelmente tem excessos, mas merece uma análise e uma resposta menos passional, mais sensata, como diz o post acima.
Sem querer sem chato,mas o MST usa e abusa de mulheres e crianças em diversas situações,inclusive em situações de enfrentamento e é defendido incisivamente por pessoas que,também incisivamente,são contrárias as ações dos grevistas militares.Então,pouco mais de moderação,tanto quando na oposição,quanto no governo,seria prudente!A verdade é que,tomara seja assim,a Democracia no Brasil tende a amadurecer com o PT no comando de alguns governos.O PT,no governo federal e em alguns Estados,deu aumentos generosos para algumas categorias.Hora de enxergar também os do andar de baixo e deixar de lenga-lenga!
Você quer aparecer com este comentário ou você pensa desse modo mesmo? As vezes me surpreendo com a burrice, mas normalmente ela me faz rir. Seu comentário me deixou entre a perplexidade e o assombro. O que você tá dizendo?
Mistura alhos com bugalhos, não. e deixe de trollar conversas sérias.
O que os policiais pretendem é um aumento salarial. É uma reivindicação legítima de toda categoria, mesmo que a forma de ação pareça errada. Nos grandes centros urbanos, quase todo mundo reconhece que os policiais militares ganham pouco diante dos riscos da função que exercem. Este senso comum talvez tenha sido o que originou maior apoio popular à greve dos bombeiros no Rio.
O artigo parte desta falsa premissa. Todos sabemos que a população vê os bombeiros como uma corporação à parte. A PM está longe de ser vista como um elemento que contribui para a ordem pública no Brasil. Porque insistirmos nesta herança nefasta da criação da PM no padrão adotado à partir do golpe de 64? As coisas não foram sempre assim.
Como conciliar, em uma única corporação, as diferentes atividades previstas para a PM?
As atividades operacionais da polícia são:
Corpo de Bombeiros, Corregedoria, Operações Especiais, Polícia Ambiental, Polícia de Trânsito, Polícia Ostensiva, Polícia Rodoviária, Radiopatrulha Aérea.
Não se trata apenas de uma questão salarial...
É uma boa hora para pensar em uma reforma.
Gilberto . @Gil17
Se portam armas não são grevistas e sim amotinados, não consigo ver caráter de greve nesta rebelião
OOO http://www.advivo.com.br/user/13544 Juriti do Cerrado http://www.advivo.com.br/user/7757 Tatu Bola http://www.advivo.com.br/user/3084 D http://www.advivo.com.br/user/7514 Spin http://www.josecarloslima.blogspot.com
É isso mesmo. Você imagina que a 150 anos alguns bandidos, ate armados, davam fuga a uns "pretos safados",o que feria gravemente a legislação patria alem de prejudicar toda a cadeia produtiva afrontando varios cidadãos de bem.
Greve é um assunto complicado. Mas as cem mortes não se devem a greve de policiais; a atuação preventiva da policia sobre assassinatos é próxima de zero. Se houver uma investigação séria...
sex, 10/02/2012 - 02:02
Math-Physics-LCLB
Prezado Nassif
Os cidadãos de bem do País perguntam : afinal o que está acontecendo ?.
Entretanto tendo em vista a extremamente grave situação da PMERJ decretar uma greve total no Rio de Janeiro , penso que o Governador do Rio deveria fazer um esforço pessoal para imediatamente sanar problemas salariais emergenciais através da concesão de Bônus e gratificações , especialmente para as patentes mais baixas .E é claro que espera-se que os Oficiais PMs não tenham entrado em Greve e agora realizem o necessário patrulhamento ostensivo .Em uma cidade conflagrada , como a do Rio de Janeiro , o patrulhamento através da Força Nacional e de tropas do Exército ,certamente necesitara da imposição de "um Estado de Sítio " (note as aspas) .Procedimento já recomendado aos cidadãos Fluminenses pelos grevistas como uma triste ação de caráter de terror psicológico .Também é claro que o Estado do Rio de Janeiro pode ser levado a uma urgente intervenção federal , devido a uma possível tomada dos Quartéis pela tropa em greve da PMERJ .
Quanto a questão da anistia aos líderes grevistas , penso ser um problema do Judiciário e das Assembléias Legislativas de cada Estado .E para ser resolvido depois do fim destes movimentos grevistas (certamente do estrito ponto de vista jurídico , greves ilegais ) e de grande instabilidade institucional , presentemente ocorrendo no Governo da Sra Dilma Roussef .
Tenho a opinião de que a compreensão de todos os cidadãos brasileiros assalariados e também com seus salários defasados, e que era parcialmente favorável ao movimento , esvaneceu-se totalmente frente a uma competição armada e de terror para obter-se prestígio e Poder entre as associações de classe da Polícia e a estrutura Governamental Estadual .
Algo terrível para a percepção de respeito e vital necessidade que os cidadãos contribuintes tem da suas Policias .E os Governos passam , mas as Instituições permanecem com os seus compromissos Constitucionais de defesa intransigente e até com a própria vida (caso dos Policiais e Militares) dos Direitos Pétreos Constitucionais dos cidadãos !.
Os cidadãos de bem do País perguntam : afinal o que está acontecendo ?
—
Floresta!
Postar novo Comentário