Bem-vindo ao Brasilianas.org!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
MG: planos de investimento não saem do papelEnviado por luisnassif, seg, 06/02/2012 - 11:14Por Diego Augusto Queiroz Minas Gerais do PSDB, o estado da ficção político-administrativa: De O Tempo NO PAPEL
Burocracia, licença ambiental, crise e captação de recursos atrasam os planos
HELENICE LAGUARDIA
O governo de Minas Gerais assinou, no ano passado, 162 protocolos de intenções com empresas com planos de investimentos somados da ordem de R$ 28,38 bilhões, com a geração de 44,1 mil empregos diretos e 96 mil indiretos. Mas, do papel para a prática, nenhum deles saiu efetivamente e as cifras aplicadas ainda são mínimas. As construções ou estão na fase de terraplanagem, ou seus projetos aguardam a liberação de licença ambiental pelo Estado, ou o terreno para abrigar uma nova fábrica ainda nem existe. Há também projetos que só estão no documento assinado com o governo.
O Estado dá sua versão sobre o cronograma não cumprido. "Dentre as principais causas estão fatores conjunturais, como a decisão de postergar ou não o investimento por parte do empreendedor, licenças ambientais, disponibilidade de capital, crises econômicas sistêmicas", admitiu por nota o Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
![]() Por isso, as estimativas do Indi são de um prazo de um a cerca de cinco anos, dependendo do porte da empresa, para o projeto entrar efetivamente em operação. "Caso da VSB (Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil), cuja implantação ultrapassou os quatro anos", lembrou o Indi, em nota, referindo-se ao complexo siderúrgico instalado em Jeceaba, em área de 2,5 milhões de metros quadrados e com investimento de R$ 5 bilhões. A obra foi inaugurada somente no fim do ano passado, mas foi anunciada em 2007. Se a lentidão dos processos é uma realidade em Minas Gerais, o diretor da Vale, Marcelo Guimarães Fenelon, vai ter que esperar bastante para consolidar o projeto da mineradora no Norte de Minas, local que considera "a porta de entrada para uma nova fronteira da mineração", como ele disse durante a assinatura do protocolo com o governo de Minas, em junho de 2011. A mina, com reserva estimada de 20 bilhões de toneladas, ainda está em estudo e sem licenciamento ambiental, informou a mineradora. A morosidade pode atingir também os planos do bilionário Eike Batista, que veio a Belo Horizonte, em julho do ano passado, para assinar com o governador Antonio Anastasia um protocolo de expansão da unidade Serra Azul da MMX, empresa de minério de ferro do magnata, no Quadrilátero Ferrífero. A previsão da MMX é que a nova planta esteja em operação até 2014, sendo que R$ 700 milhões do investimento total de R$ 4 bilhões já foram feitos em equipamentos e serviços para o projeto. Mas ele patina na burocracia da Licença de Instalação (LI). "As contratações dos profissionais que atuarão nas obras serão feitas após a obtenção da LI", informou a MMX. Procurada, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente não falou sobre a tramitação dos licenciamentos no órgão. Quando a Alpargatas, dona das sandálias Havaianas, assinou o protocolo com o governo de Minas para instalar uma fábrica em Montes Claros, os planos eram iniciar a construção em setembro do ano passado. Mas a doação do terreno saiu apenas no fim de dezembro. O presidente da Alpargatas, Márcio Utsh, disse que a construção da nova unidade está na fase de terraplanagem do terreno. "O início da sua operação deve acontecer no segundo semestre de 2012. A nova unidade fabril da Alpargatas vai gerar mais 2.200 empregos", disse sobre o investimento de R$ 200 milhões nos próximos quatro anos.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Ivan Moraes
06/02/2012 - 11:22
Que coincidencia! Eu tambem nao investiria um centavo em Minas!
5
2
-
urbano
06/02/2012 - 11:38
Deve ser o tal de "choque de gestão" e a competência Tucana no governo. Estão ainda chocados
5
3
-
Lau
06/02/2012 - 12:02
É incrível como o Governo de Minas Gerais não consegue atrair industria para o Estado mesmo tendo em seu quadro de funcionário muito bons funcionários sem concurso público. Pode empregar bons...
5
4
-
Diego Augusto Queiroz
06/02/2012 - 12:11
O jornal O TEMPO é um periódico de Belo Horizonte/MG, um dos poucos que não se curval ao porrete e às verbas de Aécio e Andréa Neves.
Conheça:
http://www.otempo.com.br/
5
5
-
Ivan Moraes
06/02/2012 - 12:26
"prá que perdem tempo tentando explicar tudo através da lógica PT x PSDB.?":
A falta de investimento do governo de Minas no estado predata a existencia de ambos PT e PSDB.
5
6
-
Lau
06/02/2012 - 12:28
Por que tudo se politiza ? Por que esta briga entre PT x PSDB , partido A x F ???
O que está por trás deste investimtos é interesse do povo mineiro que o maior do que qualquer partido ou grupo !
O...
5
7
-
atenir
06/02/2012 - 12:32
Cadê a veja, folha e estadão? não vão fazer uma reportagem criticando o governo de minas? claro que não. A censura quem decide somos nós, o pig.
5
8
-
Ivan Moraes
06/02/2012 - 12:42
Quanto a "ficcao":
"Minas Gerais assinou, no ano passado, 162 protocolos de intenções com empresas com planos de investimentos somados da ordem de R$ 28,38 bilhões, com a geração de 44,1 mil...
5
9
-
Ivan Moraes
06/02/2012 - 12:49
Duvidando muitissimo da validade da pergunta, mas mesmo assim, "anonimo" eh o que ele nao eh, e muito menos "militante".
NAAASSSSIIIIIIFFFFF: os dados do Diego sao publicos no advivo, apague por...
5
10
-
Edmundo
06/02/2012 - 13:02
Materiazinha safada do jornaleco O Tempo, apenas fazendo o servicinho de pressionar o governo para dar licenças para as mineradoras fuderem ainda mais com o Estado, Eike Batista, Anglo, Vale,...
5
11
-
Edmundo
06/02/2012 - 13:08
Não concordo, O Tempo pertence ao Vittorio Medioli, o jornal dele sempre foi usado como panfleto dos tucanos.
5
12
-
Alan Souza
06/02/2012 - 13:21
O texto não é de autoria dele, ele apenas encaminhou a reportagem, portanto ele não tem que responder por ela. E o estado dele (ou da repórter, ou de quem quer que seja) também não interessa, o tema...
5
13
-
Adamastor
06/02/2012 - 13:37
Por falar me militância, você NÃO leu o texto com a devida atenção, não é mesmo? Quando percebeu do que se tratava resolveu passar o trator por cima do rapaz e nem percebeu que o texto é uma MATÉRIA...
5
14
-
Tovar Nogueira Fonseca
06/02/2012 - 13:38
Ivan,
Você sabe qual é o melhor estado do Brasil para se viver?
É na propaganda do governo do estado de Minas Gerais.
É uma maravilha! Para a perfeição falta o mar, mas acho que até a eleição...
5
15
-
noite planetaria azul
06/02/2012 - 13:42
Não sei o porque de alguns Mineiros ficarem bravinhos com essa materia!!! sou mineiro de belzonte e posso afirmar que tudo isso é verdade e muito pior.... Essas matérias que sugem são brigas internas...
5
17
-
Gardenal
06/02/2012 - 14:02
Mais uma ficção produzida pelo midiático choque de gestão. O aócio pegou Minas devendo 14 bilhões e joje a dívida está em quase 80. Em que buraco ele enfiou essa grana? Claro, a gente sabe que...
5
18
-
SergioRDG
06/02/2012 - 14:13
Acho que MG anda uma grande ficção mesmo, mas chamar O Tempo de combativo, putz, o jornal é do Vittorio Medioli, ex-deputado pelo PSDB e pelo PV, que criou o jornal unicamente para defender seus...
5
19
-
Edmundo
06/02/2012 - 14:47
É esse tipo de investimento que queremos e não mineradoras, aliás, mineração só é investimento para as mineradoras, todo lugar onde elas se metem acabam pior do que antes.
5
20
-
Ivan Moraes
06/02/2012 - 15:12
"Prá carioca do brejo o mar nunca foi problema":
Pergunte pro Aecio.
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Que coincidencia! Eu tambem nao investiria um centavo em Minas!
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Ivan,
Você sabe qual é o melhor estado do Brasil para se viver?
É na propaganda do governo do estado de Minas Gerais.
É uma maravilha! Para a perfeição falta o mar, mas acho que até a eleição presidencial poderemos ter este pequeno problema resolvido (na propaganda, é claro).
Prá carioca do brejo o mar nunca foi problema..
"Prá carioca do brejo o mar nunca foi problema":
Pergunte pro Aecio.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Deve ser o tal de "choque de gestão" e a competência Tucana no governo. Estão ainda chocados
O governador de minas tem que aprender com Tarso Genro govenador da Grécia do Sul, deixar de pagar precatório e criar novos impostos, e contratar 500 CCs.
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.
O governo federal cortou mais de 50 bi em investimentos ano passado.. A Transposição do Sao Francisco ou a Transnordestina caminham a passos de tartaruga.. Ainda tem aquela refinaria em Pernambuco ou o Trem Bala..
Mas na lógica do autor a ficção está em Minas..Talvez esteja mesmo.. Desde que informasse aonde ela não está..
Pergunto.: prá que perdem tempo tentando explicar tudo através da lógica PT x PSDB.?
Segundo.: qual é o estado do autor para que possamos ir até lá conhecer e COPIAR sua maravilhosa lógica política administrativa.?
O jornal O TEMPO é um periódico de Belo Horizonte/MG, um dos poucos que não se curval ao porrete e às verbas de Aécio e Andréa Neves.
Conheça:
http://www.otempo.com.br/
Vc não tem cadastro no Blog.. Até lá não passa de um fake.
Sua atitude é de militante. Por isso sua intenção não é o debate, mas o ataque vazio.
Até bem pouco tempo o jornal que serve de exemplo era usado aqui como sinônimo da mordaça tucana..
Se este não é, e o Hoje em Dia menos ainda, sobra apenas o Estado de Minas..
Então a censura não deve ser tão ruim assim como a militância diz..
Vc não responde a pergunta.: qual é o seu estado para nós copiarmos os bons exemplos..
E também não diz nada sobre as ficções do governo federal..
E aí..?
O texto não é de autoria dele, ele apenas encaminhou a reportagem, portanto ele não tem que responder por ela. E o estado dele (ou da repórter, ou de quem quer que seja) também não interessa, o tema da reportagem e do post é Minas, e não o Governo Federal. Você quer é desviar o foco.
Não venha com trolagem, que aqui não funciona.
Demóstenes Torres na cadeia: uma campanha pelo bem do Brasil!
É sobre o TÍTULO que ele escreveu que me refiro..
P.s.: Playmobil,
Tente sair da lógica PT x PSDB prá gente ver do que é capaz..
C é bobo ou o que? Fala pro pessoal sair da lógica pt x psdb mas veio com o bairrismo mais ridículo que pode existir. O cara ser de minas, de sp, do rs ou de onde quer que seja muda o que mesmo nos fatos da reportagem? NADA. Tá parecendo a tropa de acessores do léo burgues, que ao verem a marchinha no site, acusaram o autor de ser filho de candidato a vereador. Tá, e daí?
Por falar me militância, você NÃO leu o texto com a devida atenção, não é mesmo? Quando percebeu do que se tratava resolveu passar o trator por cima do rapaz e nem percebeu que o texto é uma MATÉRIA DE JORNAL... Como se diz lá em Uberaba: "vai cata coquinho, sô!!!" rss
Outro playmobil aqui..
Não concordo, O Tempo pertence ao Vittorio Medioli, o jornal dele sempre foi usado como panfleto dos tucanos.
Acho que MG anda uma grande ficção mesmo, mas chamar O Tempo de combativo, putz, o jornal é do Vittorio Medioli, ex-deputado pelo PSDB e pelo PV, que criou o jornal unicamente para defender seus interesses e combater seus inimigos políticos por lá...
"prá que perdem tempo tentando explicar tudo através da lógica PT x PSDB.?":
A falta de investimento do governo de Minas no estado predata a existencia de ambos PT e PSDB.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Por que tudo se politiza ? Por que esta briga entre PT x PSDB , partido A x F ???
O que está por trás deste investimtos é interesse do povo mineiro que o maior do que qualquer partido ou grupo !
O povo mineiro quer investimentos, mas como viabilizá-los se o governador A ou C e sua equipe parecem parados ?
"...O povo mineiro quer investimentos, mas como viabilizá-los se o governador A ou C e sua equipe parecem parados?..."
Não é algo trivial assim como vc acha. Mudar o perfil econômico de uma região é um processo longo, difícil e que não depende apenas da boa vontade do governo, mas da capacidade que o próprio país tem de aproveitar as oportunidades (taxa de juros e câmbio são exemplos de um contexto ruim), ou então a situação da economia mundial (disponibilidade de capital...).
.
Em país como o nosso de "capitalismo tardio", grandes investimentos são resultado - em boa parte dos casos - do interesse do Estado. Basta ver que as maiores obras no país são iniciativa do governo federal ou de suas empresas públicas, Petrobrás à frente..
Ou então o resultado de grandes oportunidades para as empresas oligopólicas. A constituição de um mercado de consumo no nordeste, incentivos fiscais etc.. etc.. Nesse caso vem algumas empresas de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos) e também da industria tradicional (alimentos, vestuário)
.
O governo de Minas não tem uma política razoável para o setor de mineração. Facilitar a construção de um mineroduto para escoar a riqueza para o Rio de Janeiro é talvez o melhor exemplo disso.
E também exemplo de como a militância é burra e não satisfaz naquilo que realmente interessa. Preferem se preocupar com janelas que caem da Cidade Administrativa a conceber um projeto alternativo.
.
Como TODOS os governos de TODOS os estados, alguma coisa de bom fica.. A aposta que fazem no setor aeronáutico é interessante. Há agora - também - grandes investimento em tecnologia através da FAPEMIG. Futuramente nos dará alguns bons frutos.
Quanto a "ficcao":
"Minas Gerais assinou, no ano passado, 162 protocolos de intenções com empresas com planos de investimentos somados da ordem de R$ 28,38 bilhões, com a geração de 44,1 mil empregos diretos e 96 mil indiretos. Mas, do papel para a prática, nenhum deles saiu efetivamente e as cifras aplicadas ainda são mínimas".
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Duvidando muitissimo da validade da pergunta, mas mesmo assim, "anonimo" eh o que ele nao eh, e muito menos "militante".
NAAASSSSIIIIIIFFFFF: os dados do Diego sao publicos no advivo, apague por favor. Apague esse comentario tambem.
http://www.advivo.com.br/pergunta/infraestrutura-ferroviaria-diego-augus...
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Cidadão, numa boa..
Procure algum tipo de tratamento mental.
Um terapeuta ou psiquiátra..
Porque ou vc tem bosta na cabeça ou então tá pirando de vez..
Sim, mas sei usar o google e voce nao sabe.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Afinal, qual governo tucano é elogiado ?
Não sei..
Mas tá na hora dos simpatizantes oferecerem respostas..
http://www.viomundo.com.br/politica/o-brasil-feito-cigarra-vai-na-balada...
.
Ou então assumirem logo o papel de Alice no país das maravilhas..
É incrível como o Governo de Minas Gerais não consegue atrair industria para o Estado mesmo tendo em seu quadro de funcionário muito bons funcionários sem concurso público. Pode empregar bons funcionários e não tem a articulação necessária para negociar com estas empresas para instalá-las em Minas.
Lá vem a Vale querendo destuir nossas montanhas sem dar nenhum retorno para o Estado. Em todas as cidades onde a mineração está presente é notável a probreza que se faz em volta da riqueza (na mão de pouquíssimos).
Cadê a veja, folha e estadão? não vão fazer uma reportagem criticando o governo de minas? claro que não. A censura quem decide somos nós, o pig.
Materiazinha safada do jornaleco O Tempo, apenas fazendo o servicinho de pressionar o governo para dar licenças para as mineradoras fuderem ainda mais com o Estado, Eike Batista, Anglo, Vale, vão todos vocês para o quinto dos infernos.
O triste dessa estória é que é tudo jogo de cena, as licenças serão dadas e nós Mineiros continuamos sendo subtraidos, até a morte.
Não sei o porque de alguns Mineiros ficarem bravinhos com essa materia!!! sou mineiro de belzonte e posso afirmar que tudo isso é verdade e muito pior.... Essas matérias que sugem são brigas internas dentro da mafia que tomou o poder em Minas... Estamos torcendo para que eles se matem politicamente!! Só assim teremos algo a Comemorar... Por agora temos um estado falido que playboi deixou... Uma cidade administrativa que está as beiras de ser interditada pois está colocando em risco a vida dos funionarios que lá trabalham... o social nem existe mais em minas....o PT DE MINAS ESTÁ VENDIDO PARA O GRUPO DO PLAYBOI... so nos resta as redes sociais... e que eles se digladiem até o fim pelo que sobrou.
Minas é o Bordel do Aécio e Bh sua prostituta. Vale tudo pra levar o playboy à Presidência em 2014.
Postar novo Comentário