Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Lições sobre o preconceitoEnviado por luisnassif, qua, 04/01/2012 - 09:25Por Ritinha Comentário do post "A pouca solidariedade dos discriminados" "Todo paulista que eu ja encontrei na vida era racista ponto final. " Então "ter opinião" virou eufemismo de ser preconceituoso? Não sei em qual lugar vive e por andas para encontrar tantos paulistas racistas. Aliás, duvido que só tenha encontrado paulista racista, deve ter encontrado de outras regiões também. Provavelmente, pela sua postura e falta de boa vontade com nós paulistas, deve ver e sentir tudo ampliado quando o assunto é com nós aqui. Sabe aquela coisa que dizem de mulher no trânsito? Então quando uma comete uma bobagem alguém com aquela pontinha de preconceito logo diz: "só podia ser mulher...", sem nunca dizer a mesma coisa para o homem que também faz o mesmo tipo de bobagem. Pois bem meu caro, embora a gente se negue a aceitar, isso que você tem se chama preconceito e devemos lutar contra ele, mesmo que tenhamos tanto ponto final(sic) dentro da amplitude deste complexo livro da vida. Deixa eu lhe explicar uma coisa: ninguém nasce com DNA de um lugar para ter características racistas, por tanto, ninguém ao nascer em São Paulo ou em qualquer lugar do mundo está automaticamente com características que lhe faça racista, idiota, inteligente etc. Seguindo este seu raciocínio então teria que concordar com muitos europeus que dizem "toda mulher brasileira é puta e todo travesti é brasileiro". Aliás, a minha experiência neste blog comprova o contrário. O que eu leio, e de forma constanteg, é justamente preconceito contra paulistas. ah, mas ter este tipo de manifestação não lhe deve parecer tão ruim né? Pela minha experiência, o grande vetor do preconceito é a ignorância. Então eu lhe convido para vir em São Paulo e passar por vários lugares, conversar com pessoas, ir na periferia, centro e até os jardins. Uma das coisas irá notar de imediato é que não encontrará tantos paulistanos na capital. Quer alguém que mostre a cidade e os seus becos problemáticos, outros nem tanto? Pois bem, eu lhe mostro. Eu lhe recebo aqui e prometo lhe dedicar um final de semana. Tenho certeza que sairá daqui com outra opinião. Em tempo. Sou paulista/paulistana e não sou racista e tento não ter preconceito. Afirmo que tento, porque os meandros do preconceito pode estar lá escondidinho sem que saibamos. A luta deve ser constante, pois em todos os momentos, neste nosso Brasil inteiro, alguém pode estar sendo discriminado pela cor da pele, classe social, sexo, preferência sexual, religiosa etc. E eu, que já fui discriminada por ser mulher e agora por se paulista, mas estranhamente não pela cor (sou mestiça de branco com preto), vou sempre me manisfestar contra isso.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Marco St.
04/01/2012 - 09:42
Hmmmmmmm.... Deve ser porque em SP tem mais gente né? ...
Incrível como os que gostam de dizer que os preconceitusosos "são os outros", são eles mesmos os mais preconceituosos. Vá...
5
2
-
Fabio (o outro)
04/01/2012 - 09:42
Todo rico é ladrão e explorador . Todo pobre é explorado e coitadinho .
Não resisti e peguei carona ......................
5
3
-
Egler
04/01/2012 - 09:43
Não conheço nada mais retrógrado do que preconceitos, inconcebíveis, em pleno século XXI, qualquer que seja a estirpe.
5
4
-
diogojfaraujo
04/01/2012 - 09:45
Verdade... Naquele vídeo de Belo mOnte a maioria é paulista, assim como o pessoal da Barra... ACM também é daqui, assim como o Injocêncio e seus poços... Aliás, a elite nordestina sempre se importou...
5
5
-
Jandui Tupinambás
04/01/2012 - 09:55
Não sou da elite, mas, por favor, tem alguma evidência de que a grande parte da elite é preconceituosa?
eu hein? Fácil falar.
5
6
-
Emilio GF
04/01/2012 - 09:58
O sindicalista Lula nasceu aqui.
O PT nasceu aqui.
A CUT nasceu aqui.
O "diretas já" é daqui. Uma manifestação com 300 mil, outra com 1 milhão.
Alguém disse que o delegado Fleury é daqui. Esqueceu...
5
7
-
Jandui Tupinambás
04/01/2012 - 10:05
Na mesma linha temos:
Baiano é prequiçosoMineiro desconfiadoPaulista só pensa em trabalharCarioca é malandroGaúcho é gay quem aí sofre do mal de ter opinião formada sobre um assunto que:
a) não...
5
8
-
Lurdinha
04/01/2012 - 10:05
"Deixa eu lhe explicar uma coisa: ninguém nasce com DNA de um lugar para ter características racistas" Certo, mas ha ambientes, costumes, formas de educação, que levam pessoas a serem...
5
9
-
Antonio Rodrigues do Nascimento
04/01/2012 - 10:06
Sou paulistana, da Grande São Paulo. Tenho um filho e uma filha paulistanos, assim como a mãe deles. Sou filho de mineira e sergipano aqui radicados há 50 e tantos anos. Não acho que todo...
5
10
-
Carlos Alberto Passos da Silva Pinto
04/01/2012 - 10:06
Quanta bobagem se escreve. E perda de tempo também. São Paulo já elegeu prefeita uma nordestina (Erundina) e um negro (Pita). Enquanto na Bahia, terra mais miscigenada do Brasil ( onde nasci e...
5
11
-
Dê
04/01/2012 - 10:06
alguem me diga qual o país, estado, município aonde não há pessoas ruins, uma elite doente, gente preconceituosa.....me informe.....pois me mudo para lá agora mesmo....só levo a roupa do corpo...vou...
5
12
-
Emilio GF
04/01/2012 - 10:08
E sem preconceito contra os moradores de Higienópolis, já que o Nassif também mora lá.
5
13
-
diogojfaraujo
04/01/2012 - 10:18
Morei e estudei grande parte da vida em Higienópolis, gosto do bairro. O que quis dizer é que se o PHA odeia tanto lá, deveria mudar-se para não ficar tão perto dos que ele tanto odeia.
5
14
-
diogojfaraujo
04/01/2012 - 10:23
Como vc disse no post abaixo, "a direita paulista é fascista goste vc ou não".
http://www.advivo.com.br/comentario/re-a-comparacao-inevitavel-entre-lula-e-vargas-50
Em outro comentário, no mesmo...
5
15
-
priscila maria presotto
04/01/2012 - 10:31
Emilio ,parabéns pela coerencia.Sou paulistana ,não sou da elite .As pessoas que comentam "fervorosamente "que paulistas e paulistanos são racistas ,preconceituosos ,que é um cancer ....nada mais são...
5
17
-
Sérgio Troncoso
04/01/2012 - 10:40
Não é necessário ser nenhum cientista social para ver que o preconceito passa por todo o tecido social do país de maneira mais ou menos uniforme. O preconceito não tem geografia política, e sim ...
5
18
-
Cláudia Stefani
04/01/2012 - 10:41
Ambiente = espaço geográfico de um Estado ou ambiente = cultura? Se a última, quantas culturas cabem em um Estado?
5
19
-
Emilio GF
04/01/2012 - 10:49
Uma historia interessante e esclarecedora.
Ano passado fui a Recife, queria cortar o cabelo e fui a um salão em frente do prédio ende estava. Boa Viagem, bairro nobre, ressalte-se.
Para puxar...
5
20
-
I. Pedro Olive
04/01/2012 - 10:49
Sou paulista e concordo que nós, como vira latas americanos, achamos que o centro do mundo está em nosso umbigo, daí todo o preconceito existente e não só da elite. Por outro lado não é...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
A grande parte da Elite que é preconceituosa, e a maior parte dela está em SP.
Hmmmmmmm.... Deve ser porque em SP tem mais gente né? ...
Incrível como os que gostam de dizer que os preconceitusosos "são os outros", são eles mesmos os mais preconceituosos. Vá entender essa gente!...
"Se você não cuidar, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo." Malcolm X
Todo rico é ladrão e explorador . Todo pobre é explorado e coitadinho .
Não resisti e peguei carona ......................
Verdade... Naquele vídeo de Belo mOnte a maioria é paulista, assim como o pessoal da Barra... ACM também é daqui, assim como o Injocêncio e seus poços... Aliás, a elite nordestina sempre se importou com o povo. E não posso deixar de lembrar da RBS, que sempre representou bem o povo do sul...
É, SP é um câncer...
ANTIFA!
Não sou da elite, mas, por favor, tem alguma evidência de que a grande parte da elite é preconceituosa?
eu hein? Fácil falar.
O sindicalista Lula nasceu aqui.
O PT nasceu aqui.
A CUT nasceu aqui.
O "diretas já" é daqui. Uma manifestação com 300 mil, outra com 1 milhão.
Alguém disse que o delegado Fleury é daqui. Esqueceu que seus torturados também.
A maior cidade nordestina é aqui.
Quando o antigo PCB lançou o candidato Iedo Fiuza, só foi votado aqui. E ganhou em Santos.
O maior número de votos que Lula e Dilma receberam foi, de longe, daqui.
E a elite é uma minoria em SP e em qualquer lugar.
Emilio ,parabéns pela coerencia.Sou paulistana ,não sou da elite .As pessoas que comentam "fervorosamente "que paulistas e paulistanos são racistas ,preconceituosos ,que é um cancer ....nada mais são que preconceituosos e racistas tb .Generalizam com irresponsabilidade.Execução primária.
Por este motivo ,gostei de seu comentário.
Um grande abraço.
Emilio,
Sua argumentação é válida, mas abrange apenas uma parte da questão. Esse, digamos, "preconceito" contra São Paulo deita raízes também na própria história. Em termos políticos/ieológicos o fascismo, por exemplo, muito na moda na década de trinta, viscejou por aqui através de São Paulo através do Integralismo e seus "camisas verdes". E é de conhecimento geral que a ideologia central desse movimento, tal qual sua fontes de inspiração européia, é de cunho racista.
O chiste "São Paulo-locomotiva do Brasil", criado e difundido em função da pujança econômica desse estado a partir de meados do século XX, também internalizou nas mentes (dos já) preconceituosos latentes a idéia que os paulistas eram mais trabalhores, responsáveis, e por aí vai. Ou seja, uma contigência com base em fatores econômicos e sociais forjando preconceito ativo e passivo.
Descontados as peculariedades de cada um, é como se fosse Brasil e EUA. Muito do anti-americanismo entrenós deriva do mesmos fenômenos. Por ser a nação mais rica e poderosa da Terra é normal realçar suas mazelas e erros e menosprezar eventuais vantagens e pontos positivos.
Vicejou o integralismo, o fascismo, o anarquismo, o comunismo e todos os ismos que a superestrutura de Marx possa aguentar, JB, exatamente porque calhou de, historicamente, São Paulo ser o centro do capitalismo brasileiro. E sendo o capitalismo um sistema mundial, automaticamente a história do Brasil passou a se confundir com a de São Paulo. Se lá no século dezenove o seu Ceará plantasse café, seria o seu Estado que estaria sendo discutido aqui e não São Paulo.
Claúdia,
Pois(sua réplica) foi exatamente a síntese exarada no último parágrafo do meu comentário quando fiz um paralelo entre Brasil e os EUA.
Atente que não citei a incorporação do fascismo via Integralismo apenas para reforçar ou imputar a São Paulo a pecha de preconceituoso e, sim, que esse detalhe ainda reforça mais na cabeça de alguns o vezo de que São Paulo é naturalmente racista. Enquanto isso são "esquecidas" outras particularidades que o contradiz, como as por você citada.
Só um tolo ou um intoxicado política e ideologicamente pode generalizar e conceituar São Paulo como um estado preconceituoso. Mas o que se vê,principalmente após a eclosão da guerra entre tucanos e petistas, é essa confusão.
Sou paulista e concordo que nós, como vira latas americanos, achamos que o centro do mundo está em nosso umbigo, daí todo o preconceito existente e não só da elite. Por outro lado não é privilégio nosso. Morei em Manaus e pude ver como a elite "tradicional", mas agora também a emigrada trata o povão, constituido em sua maioria indios urbanizados, mestiços e nordestino (principalmente maranhenses) emigrados! É de dar nojo.
Ótimo comentário, Pedro.
De fato, não é a questão de ser Paulista e sim de achar-se novaiorquino tupiniquin.
Novaiorquinos tupiniquins você encontra em toda a parte do Brasil. São aqueles que (vou repetir esta ladainha que já pronuncio há anos) bebe Coca-Cola e arrota uísque; que come jaca e arrota franboesa; que compra carro importado financiado em sessenta meses e que deixa de trocar a cueca ou almoçar para ter um desses zerado, estacionado na garagem de casa... Coisas desse tipo.
Não foi à toa que um dos ídolos (cultuado até hoje) desses novaiorquinos verdes e amarelos, colocou em uma de suas músicas o seguinte refrão (ou título, não me lembro bem...): "A burquesia fede"!
Eles mesmos não se suportam. Estão sempre em competição entre eles: quem tem o carro mais caro; quem veste a roupa (a que aparece e não a que cobre as partes íntimas) mais cara... Coisas supérfluas que, quando acompanharem o defunto novaiorquino tupiniquin no caixão, vão feder mais que as singelas roupas de um pobre.
Teve uma comentarista do blog, a baiana Márcia, que disse isso com orgulho até faz uns seis meses... Athos e um Alexandre com o avatar do Vasco ou gostam de trollar nesse assunto, ou odeiam mesmo SP... O Ariosto vive aqui, mas odeia tudo e todos...
O que eu vejo de comum nesses casos é o incentivo do PHA - e de alguns outros não tão influentes - à SPfobia... Do mesmo jeito que a autora do texto deu como exemplo a mulher dirigindo, PHA põe todos os paulistas no mesmo saco... Já vieram aqui mesmo nesse espaço, como defesa do PHA, dizendo que é humor... Putz, nem é... É preconceito puro e amplo. Mesmo por aqui ninguém negando que provavelmente temos a elite mais perversa, reacionária e diria até "texana", vc ser paulista já diz que vc não gosta do desenvolvimento do NE, que vc não sabe votar, que vc não se importa com moradores de rua, etc. O que as pessoas se esquecem é que as batalhas mais importantes são travadas aqui em solo paulista: para os negros, LGBT, sem terra, sem teto... Isso ninguém menciona, assim como as vitórias para as minorias. ´Não importa, é a Chuíça, é o lar dos tucanos (mas não de Aécio né PHA?).
E como disse no post ontem sobre a entrevista dele, PHA é um hipócrita morador de higienópolis.
ANTIFA!
Sou Alexandre e tenho um avatar do vasco então deve ser comigo...
Primeiro não tenho aversaõ nenhuma a SP, mesmo porque tenho parentes paulistas, sempre me posiciono contra os preconceitos principalmente o racial, e olha que nos padrões brasileiros sou branco e por isso sofro menos, me coloquei nesse caso do menino pois foi em SP que ocorreu, se fosse no rio teria a mesma posição podes crer...
Agora o que eu digo e a maioria aqui tambem o faz é que infelizmente em SP esses casos estão surgindo com maior força, em SP por exemplo é onde o cerra que na sua campanha suja ano passado fez aflorar mais esse preconceito, ou se não veja só os casos que apareceram ai: o caso da estagiaria que xingou os nordestinos; os casos de agressões a homosexuais e agora esse caso lamentavel do menino...
Acho que em vez de tentarem criar um clima de bairrismo, de que todos são contra SP deveriam parar para tentar mudar essa imagem que estão passando pro páis...
alexandre toledo
Como vc disse no post abaixo, "a direita paulista é fascista goste vc ou não".
http://www.advivo.com.br/comentario/re-a-comparacao-inevitavel-entre-lula-e-vargas-50
Em outro comentário, no mesmo tópico: "É verdade caro colega ... o texto é tão ridiculo e expresa tão bem o ponto de vista da direita paulista que não reparei nisso ..."
http://www.advivo.com.br/comentario/re-a-comparacao-inevitavel-entre-lula-e-vargas-26
Além de culpar a direita por tudo, é especificamente a paulista que faz o mal a todos, contamina o Brasil. Aí cai naquilo que disse antes, que a Barra é paulista, ACM, RBS, GLOBO... Lê o que o Emílio escreveu e dá uma pensada se isso realmente procede...
ANTIFA!
Meu querido ... digo e re-afirmo: a direita (no caso a paulista pois era a que estava em debate) é facista mesmo... agora eu nunca falei que TODO PAULISTA É DE DIREITA ... acho até que tem mais gente de direita em SP que em outros estados mas dai a dizer que eu tenho odio por SP é ir longe demais ...
alexandre toledo
Alguém sabe me dizer onde fica a Escola Superior de Guerra? Oras, pessoal, essa discussão está me fazendo lembrar por que existe A direita e AS esquerdas. Enquanto os fluminenses da ESG andam de braços dados com seus colegas de SP, os esquerdistas do Rio e de SP se engalfinham. O fato é que o Rio, há décadas, não consegue produzir uma liderança política nacional. Infelizmente, eu digo. A última liderança nacional que veio do Rio foi a do gaúcho Brizola. Isso faz com que tanto a direita quanto a esquerda fluminense fiquem apagadas nacionalmente. Em São Paulo aconteceu o oposto. Nessas mesmas décadas, aqui foram produzidas algumas das principais lideranças políticas nacionais dos últimos tempos. Nos últimos 16 anos, tivemos um presidente carioca/paulista e outro pernambucano/paulista. Daí que a direita paulista aparece mais. Assim como a esquerda também. Em uma coisa as cidades do Rio e de São Paulo são muito parecidas: são cidades de forasteiros, que recebem pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo. A bossa nova foi forjada por um baiano no Rio. E a tropicália, por outros baianos em Sampa. Proponho que paulistas e cariocas se unam pra derrubar os pedágios da Via Dutra!
E sem preconceito contra os moradores de Higienópolis, já que o Nassif também mora lá.
Morei e estudei grande parte da vida em Higienópolis, gosto do bairro. O que quis dizer é que se o PHA odeia tanto lá, deveria mudar-se para não ficar tão perto dos que ele tanto odeia.
ANTIFA!
Bem, isso é verdade.
IH, lá vem a perseguição.
Disse e torno a repetir. Já sofri preconceito em São Paulo por ser nordestina. Narrei o fato de eu estar com minha mãe numa loja em Sampa. Minha mãe passou mal, teve um tontura, e os balconistas não deram a mínima, aliás mostraram imenso preconceito pelo nosso sotaque. Isso faz muito tempo, eu era adolescente mas não esqueci e não somos afrodescendentes (aparentemente porque todo brasileiro tem pé na Senzala, é a verdade) nem parecemos mendigas. O preconceito foi por sermos nordestinas e existe sim, não teve uma garota que queria afogar todos os nordestinos porque votamos em massa em Dilma? É fato E FOI AMPLAMENTE DIVULGADO PELA MÍDIA.
Bullying
Mayara Petruso é mais um nome que deverá entrar para a história da sociologia, antropologia e outras ciências que estudam o comportamento humano. Seu nome deverá figurar entre os nomes mais estudados das enciclopédias impressas e virtuais, como é o caso da Wikipedia.
Mayara é apenas o lado mais obscuro e hipócrita da alta sociedade paulista, uma dessas alunas de faculdades, tipo Uniban.
Eu tive que aturar essa guerra durante toda a eleição.
Além de xingar eleitores do PT de analfabetos e ignorantes, ainda xingaram sua própria classe. Citaram as classes C e D, sem sequer imaginar que a classe “C” é da classe média, ou seja, atacaram a si próprios, sem querer ou de propósito, já que todos fazemos parte dessas classes.
Outra coisa que eles não sabem, é que boa parte dos funcionários públicos, apadrinhados ou não, são da elite. Resumindo: Funcionário público vota no governo, quando isso lhe interessa.
Assim como vários cidadãos da classe média alta, Mayara se tornou uma vergonha para sua própria classe, não pelo crime em si, a classe média alta já está acostumada com isso, mas por ser estágiária de direito.
Evidentemente, Mayara foi demitida, depois da notícia/denúncia da OAB de Pernambuco. Apesar de não ter dito nada demais, segundo o pensamento elitista, foi a forma como ela disse.
Para uma estudante de direito, ela mostrou como a educação está atrasada no Brasil, por isso tinha que ser demitida. Normalmente, um universitário da elite é muito mais moderado em seus sentimentos racistas.
Mayara deverá pegar de dois anos a seis meses de reclusão, por protagonizar essa manifestação racista. Se ela fosse um pouco mais inteligente, nem isso pegaria, normalmente a elite não se expõe desse jeito, com palavras.
Ao invés de só serviços prestados à comunidade, a justiça deveria acrescentar um laboratório de sociologia a estudante, para ver se descobrimos mais podres da elite, afinal, já deu para notar que a estudante não mede suas palavras.
Em agosto, Reinaldo de Almeida dos Santos Júnior, de Belém. foi condenado por fazer declarações racista, ele participava de uma comunidade racista contra os índios – “Índios, eu consigo viver sem” – “Sou capaz de viver sem os índios porque eles são incapazes, não tem responsabilidade civil, portanto não existem (…) Mas alguns andam de Mercedes-Benz, tem avião etc…. No ponto de vista indígena eu concordo com a política Norte Americana, deveríamos matar todos os índios e passar a estudar a sua história ‘pos morten’” .
É interessante, porque eu disse quase a mesma coisa na escola, só que ao contrário – “Não devíamos matar os índios, para depois estudarmos sua cultura. Deveríamos estudá-los enquanto estão vivos”.
Eu disse isso, depois que uma professora me perguntou o que significava uma expressão tupi-guarani.
Como essa comunidade de Reinaldo tinha 69 membros, todos eles foram alvo das investigações – Isso me faz pensar duas vezes, antes de participar de uma comunidade.
Esses casos de bullying me lembram um documentário em que um sociólogo dizia: “O racismo americano não é um racismo comum, é qualificado, é contra os negros. Assim como na inglaterra, onde surgiu a teoria da Eugenia, era a hegemonia branca que estava em “risco”, difícil é explicar isso para os “pobres” ignorantes ricos.
Os Ignorantes ricos não entendem o sentido do movimento elitista, não dominam as palavras e acabam caindo nas malhas da lei.
No Brasil, a democracia elitizada evita que o povo participe do poder. Enquanto na Itália, descobriu-se que a única forma de vencer a máfia é bloqueando seu dinheiro, aqui no Brasil, por incrível que pareça, foi a máfia que tirou o dinheiro do povo, através de impostos.
A elite promove crimes, estelionatos, lavagem, sonegação, com isso, fica nas mãos de políticos inescrupulosos que os usam a sua maneira.
Aos poucos, a elite foi se isolando, para se distinguir das classes menos favorecidas, criando essa guerra. Em guerras, todos nós sabemos, não há leis, nem ordem, o golpe baixo é a arma mais comum.
Para quem tiver curiosidade, entre no buscador Google, e faça uma busca por “twitter.com/MaiaraPetruso”, em seguida clique em cache.
Apesar de Mayara ter apagado todos os seus perfis, a Google a mantém em cache, mesmo depois da pagina ser apagada.
Ao contrário da Yahoo que matou a Geocities, a Google mantém todas as páginas em cache, assim fica difícil de compará-los.
By Jânio
http://icommercepage.wordpress.com/2010/11/06/mayara-petruso-a-garota-qu...
muito bem dito cara marcia
alexandre toledo
Num Congresso de Direito Administrativo em Recife ouvi de uma Procuradora do Estado de São Paulo:
'AH...VC É BAIANA? MOREI UM TEMPO EM SALVADOR NO OTHON, SABE O QUE EU FAZIA PARA ME DIVERTIR? COLOCAVA MEU CACHORRO PARA TOMAR BANHO COM VCS BAIANOS!!!!!
Se isso não é preconceito é o que????????
Isso é bem pior que preconceito, deveria ter dado uma bifa na cara dela... Mas sério, ou ela quis te ofender muito, ou é da escola do Rafinha Bastos de humor... Não imagino contexto para semelhante comentário...
ANTIFA!
Que nada, uma mulher culta, cinquentona.....além de mal educadíssima é muito preconceituosa. Infelizmente não posso citar o nome dela, aqui, já que esse fato ocorreu a uns quinze anos atrás e não posso provar agora, mas lembro-me que ela trabalhava no Metrô de São Paulo.
Deixei ela falando sozinha. Tem horas que a melhor resposta é o silencio.
A agressão foi gratuita. Estávamos eu, ela e uma amiga em comum lanchando num shopping quando ela falou com muita naturalidade ( muita cara de pau) e acrescentou: daria tudo para estar na Paulista agora...longe desse povo feio de Recife!!!!!!
O fato ficou marcado, viveria mil anos e não esqueceria.
Márcia,
me desculpe, mas você pode pegar um fato que aconteceu com você e sua mãe e dai por diante generalizar um estado inteiro como racista.
O meu pai e minha mãe foram passar as férias em Salvador, nessa viagem eles foarm assaltados, sendo que essa foi a única vez que encostaram um revolver na cabeça.
O fator por si só já lamentável, houve também o descaso dos policiais que fizeram a ocorrência. A mesma situação que a sua mãe passou, o meu pai e a minha mãe passaram nas mãos de........ policiais baianos, detalhe os meus pais são aposentados e idosos.
Mesmo assim, nem por isso eu vou generalizar essa fato e achar que todo baiano é ladrão e omisso.
Dadá, não generalizo não, não sou boba em achar que todo paulista é preconceituoso mas digo que toda elite é preconceituosa, aqui e na China.
Agora, Dadá, há muito tempo que venho chamando a atenção sobre a violência em Salvador. Já sofri diversos assaltos na minha própria porta, no mesmo bairro onde mora o Prefeito de Salavdor. É um problema que o Governador tem que encontrar uma solução muito rapidamente sob pena de a sua administração carregar essa mancha.
Lamento pelos seus pais, Dadá, sinceramente. Idosos que procuram distração, lazer, são recebidos dessa forma ultrajante.
O grande mal de Salvador, hoje, é a violencia. Sem dúvida.
Pois eu sou baiano e moro em São Paulo. Já sofri preconceito em São Paulo por ser baiano e já sofri preconceito na Bahia por morar em São Paulo.
Sofri preconceito em São Paulo, por ser baiano, de meus próprios primos - também baianos - que se achavam melhores por terem vindo morar em São Paulo antes de minha família.
Já sofri preconceito na Bahia, de baianos, porque minha família veio morar em São Paulo. E já sofri preconceito na Bahia, de paulistas, porque morava em São Paulo em lugar de ir morar na Bahia.
Portanto, o problema não é ser paulista ou baiano ou o que quer que seja. O problema é querer que os outros se ajustem ao seu estereótipo.
Ou seja, o problema é você ser preconceituoso.
Affon
Affon, até concordo contigo mas negar que em São Paulo existe enorme preconceito contra os nordestinos é escamotear a verdade. Os fatos falam por si próprios.
Postar novo Comentário