Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
FHC: um pote até aqui de mágoasEnviado por luisnassif, sab, 04/09/2010 - 02:22Por Heber/DF FHC: um pote até aqui de mágoas Alijado da campanha tucana, que prefere usar a imagem de Lula à dele, o ex-presidente deixa claro ao partido que está insatisfeito e ataca os marqueteiros de José SerraYan Boechat
Já passava das quatro da tarde, na quarta-feira 1º, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se deu conta de que estava prestes a perder o voo que o levaria para a Alemanha no início daquela noite. Correu até o escritório que mantém em seu amplo apartamento no bairro de Higienópolis, desligou o computador, colocou um moderno iPad numa pasta e deu um conselho brincalhão às duas empregadas que o servem: “Estou indo, cuidem de tudo aí e não vão comer toda a comida”, disse, num chiste de tom quase paternal. Naquele mesmo momento, tucanos de todas as plumagens alvoroçavam-se Brasil afora, revendo estratégias de uma campanha presidencial que eleva o tom a cada dia. No entanto, Fernando Henrique, o nome mais importante do partido, estava alheio a toda esta movimentação. Na verdade, estava pouco se importando com o que ocorria nos comitês eleitorais. “Vou para a Alemanha participar de um encontro de líderes políticos europeus. Não vou ficar me acotovelando no meu partido”, disse o ex-presidente numa entrevista exclusiva e esclarecedora dada à ISTOÉ pouco antes de sair de casa rumo ao aeroporto. Naquela tarde FHC abandonou a campanha à Presidência de seu ex-ministro da Saúde. Pode não ter sido definitivo, mas, sem dúvida, tratou-se de um abandono simbólico. O fato de o único ex-presidente tucano deixar a batalha eleitoral em sua reta final para tratar de assuntos particulares no Exterior expõe duas verdades inconvenientes ao PSDB. A primeira é de que o partido desistiu de atrelar a imagem de Serra à de FHC, afastando da propaganda eleitoral sua mais graduada estrela. A segunda constatação é de que FHC está magoado com essa situação. “Ele diz que entende, mas não sei no seu íntimo o que se passa. Toda vez que tocamos nesse assunto ele se fechou, preferiu não entrar nessa conversa”, diz um dos assessores mais próximos do ex-presidente nos tempos de Planalto.
Nos bastidores do partido, porém, dois dias antes de embarcar para a Alemanha, FHC cedeu às mágoas que se acumulam desde a primeira campanha de José Serra à Presidência da República, em 2002. Diante de um grupo de deputados federais do PSDB e do DEM que, como ele, discordam dos rumos da campanha tucana, desabafou: “Estou muito magoado porque o País mudou em nosso governo e agora o Serra faz uma campanha escondendo que quem mudou o Brasil fomos nós.” O grupo de parlamentares havia ido ao apartamento de Higienópolis tentar convencer FHC a exigir um papel mais ativo na disputa à Presidência. Queriam que ele colocasse na mesa sua estatura política e forçasse Serra a aceitar a estratégia de defender que seus oito anos de governo foram o alicerce para as conquistas do governo Lula. Os pedidos foram em vão. “Não vou insistir”, disse Fernando Henrique, encerrando o assunto. “Não há mais espaço para discutir isso, ele está chateado”, admitiu um dos deputados presentes ao encontro. Um dos principais líderes do PSDB paulista conta que o ponto crucial da irritação de FHC foi a posição dos marqueteiros da campanha de Serra que compararam sua popularidade decrescente no final do mandato aos altos índices de aprovação do presidente Lula, para concluírem que o uso de sua imagem tiraria votos de Serra. Na entrevista à ISTOÉ, FHC desdenhou este tipo de pesquisa. “Sempre depende de como elas são feitas”, comentou. Na verdade, até o momento o ex-presidente pediu votos apenas para dois candidatos ao Senado: Aloysio Nunes (PSDB), em São Paulo, e Marcelo Cerqueira (PPS), no Rio. E ambos subiram nas sondagens depois do apoio. Em Minas Gerais, o ex-presidente Itamar Franco tem pautado sua campanha no Plano Real e já estaria eleito se o pleito terminasse agora. No PSDB o tema FHC tornou-se tabu. São poucos os grão-tucanos que aceitam falar abertamente sobre seu abandono pelo partido. Uma das exceções é o senador Álvaro Dias, que chegou a ser o candidato a vice de Serra por algumas horas. “Fernando Henrique tem bons motivos para estar magoado, chateado e triste, mas sei que ele é superior a tudo isso”, afirmou. Já nos partidos aliados o descontentamento sobre a forma de tratamento dado ao ex-presidente é mais explícito. “O Fernando Henrique tem razão para estar chateado. O governo dele simplesmente não foi citado na campanha de seu próprio partido”, diz o candidato ao Senado pelo DEM do Rio de Janeiro, Cesar Maia. O presidente do PTB, Roberto Jefferson, é mais enfático: “Infelizmente o Serra caiu nesse conto de que usar FHC seria ruim para a campanha. Errou feio.”
FHC volta da Alemanha na quarta-feira 8. Passa alguns dias em São Paulo e logo em seguida vai para a Bahia, participar de seminários. Mesmo se Serra conseguir passar para o segundo turno ele não poderá comemorar o feito com o amigo de longa data. No início de outubro FHC embarca novamente para o Exterior, desta vez para a Colômbia, onde participará de um encontro com 300 empresários brasileiros, do grupo Lide, de João Doria Jr., com a presença também do presidente colombiano. FHC falará sobre a cena política e econômica do Brasil. Será a volta dele aos grandes salões já com o primeiro turno definido. Na ocasião, poderá provar se tinha ou não razão ao criticar a campanha de Serra. “Tenho fama de pão-duro, mas a verdade é que me acostumei a viver com pouco dinheiro. Esses compromissos fazem parte do meu trabalho atual”, diz ele, tentando explicar as razões pelas quais está deixando o País em um momento tão importante na corrida eleitoral. “Eu mudei o Brasil e este legado não está aparecendo” ISTOÉ – O sr. está satisfeito com a campanha do PSDB? ISTOÉ – O quê, por exemplo? ISTOÉ – E o que Serra pode fazer para sintonizar com o País?
ISTOÉ – Serra não está se comunicando com o povo? ISTOÉ – Qual é a receita? “A sociedade está cansada de marquetismo. ISTOÉ – A marquetagem está atrapalhando? ISTOÉ – O sr. já falou isto para o Serra? ISTOÉ – O sr. está magoado por não ser citado na campanha de seu partido? ISTOÉ – Não o incomoda ver o candidato José Serra usar a imagem de Lula em vez da sua na campanha? ISTOÉ – O sr. está satisfeito com a forma com que seu legado tem sido tratado nesta eleição? ISTOÉ – Lula não acaba se aproveitando deste legado, ao contrário do que faz o PSDB? ISTOÉ – O sr. está pessimista com o Brasil? ISTOÉ – E qual a parcela do governo Lula?
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Carregando
Posts de hoje
Comentários + votados
1
-
David
04/09/2010 - 02:41
Também quem vai querer colar sua imagem a um dos piores presidentes que Brasil já teve.Nem o Jenio como diria P.H.A!
5
3
-
Marcia
04/09/2010 - 02:57
Acho que FHC merece tudo isso, afinal não podemos esquecer o que ele disse e fez com os aposentados, nordestinos e índios, sem falar nas privatizações e na sua postura arrogante.
...
5
4
-
Nosde
04/09/2010 - 03:25
Viajou é ?!!!!! . . . . que pena, nao vai ler o livro . . . . quando o livro sair ele pode estar fora do País, vai perder . . . . .
5
5
-
Nosde
04/09/2010 - 03:29
"O fato de o único ex-presidente tucano deixar a batalha eleitoral em sua reta final para tratar de assuntos particulares no Exterior" . . . . . . sem ilações, por favor . . . . .
5
6
-
Fred Oliva
04/09/2010 - 03:55
Continuam equivocados, parciais e facciosos na análise...
Quando Dilma alcança praticamente 60% da intenção de votos válidos é Lula e seu prestígio e a candidata não tem valor, é um poste;...
5
8
-
Ronaldo Caetano
04/09/2010 - 06:55
Sinceramente, não consigo confiar em nada que vem deste PSDB que aí está, incluindo obviamente FHC.
Está me parecendo que ele participou sim dos planos e, de forma estratégica, saiu do país...
5
9
-
rafael
04/09/2010 - 07:08
Adorei a seguinte frase:
“Estou muito magoado porque o País mudou em nosso governo e agora o Serra faz uma campanha escondendo que quem mudou o Brasil fomos nós.”
Eu achava que o Plano Real tinha...
5
10
-
IV Avatar do Rio Meia Ponte
04/09/2010 - 07:28
Falar de FHC é falar do Caso SIVAM, doação da Base de Alcântara - MA para os EUA (situação revestida por Lula, que retomou a base), Poer da mídia, Salvação do Banco do ACM e outros grupinhos...
5
12
-
Eugenio Hansen 13, OFS
04/09/2010 - 08:45
Paz e bem!
O FHC pode ficar tranquilo, continuará sendo o único tucano chamado de presidente. Pois eles continuarão fora do Palácio do Planalto.
5
13
-
Marcelo Castro
04/09/2010 - 08:50
O que mais me assusta em fhc é a absoluta incapacidade de autocritica, este por sinal seu maior legado ao psdb. Acusa Lula de "guerrilheiro" por abraçar a campanha da Dilma, coisa que faria...
5
15
-
nsdel
04/09/2010 - 09:34
FHC é pretensioso.
Segundo o ZÉ, fhc não respeitou os eleitores paulistas quando sentou na cadeira do prefeito em 1985, antes da eleição vencida por Jânio Quadros.
5
16
-
Roberto São Paulo-SP 2010
04/09/2010 - 10:05
08h19 - 04/09/2010, Blog do Fernando RodriguesCobertura política, eleitoral, pesquisas e notícias do poderhttp://uolpolitica.blog.uol.com.br/“Receitagate” foi ineficaz para José Serra na TVPropaganda...
5
18
-
Andre Araujo
04/09/2010 - 10:29
Doou a Base de Alcantara para os EUA?? Como?? Aonde?? Quando?? E o Lula reverteu?
Que coisa impressionante, só você no Brasil sabe dessa Historia, deveria escrever um livro para contar, nem em...
5
19
-
Gerson Pompeu
04/09/2010 - 10:30
Você não acha que o inferno do segundo mandato foi consequência do (falso) paraíso do primeiro.
5
20
-
Rodrigo Saraceno
04/09/2010 - 10:31
Vamos combinar:
1) não é hora de se fazer análise isenta da obra de cada presidente, por absoluta falta de clima propício. A reflexão está interditado pelo debate eleitoral, onde a palavra é uma arma...
5 TagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Também quem vai querer colar sua imagem a um dos piores presidentes que Brasil já teve.Nem o Jenio como diria P.H.A!
Caro DAVID,
Ninguém como FHC e seus "Meninos de Harvard", me causaram tamanhos prejuízos, em investimentos, que, durante 30 anos, embora não se destinassem a gerar lucros, jamais me causariam perdas patrimoniais como causaram. Não sou rico.
Porém, essas "facadas pelas costas", infelizmente beneficiaram o governo seguinte. E de LULA sou franco admirador e eleitor. Registre-se: não sou um leigo; muito pelo contrário.
Porém, que PHA tome boa nota (hoje , eu me considero melhor analista do que meu conterrâneo, que, julgo, "fanatizou" e perdeu o equilíbrio e a razão): FHC seria o único brasileiro em condições de fazer frente a DILMA / LULA. Não iria ganhar, é claro, mas, haveria 2º Turno, por dois motivos:
1º) Ao contrário do escolhido, sua imagem (esteja ele, blefando ou não) transmite CREDIBILIDADE.
2º) SEU NOME É O MAIS CONHECIDO DEPOIS DE LULA (e isto pesa, e muito).
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Discordo, FHC nao faria diferença alguma. O povo não é bobo, lembra de sua péssima administração. Os méritos que ele teve juntamente com Itamar, de bancar o plano real, foram no governo anterior e ja fazem muito tempo. A sua pessima administração seguinte liquidou com tudo isso. A sua falta de visão e falta de ética ao implementar a reeleição em benefício próprio foram a sua própria cova, agora nao adianta culpar os outros.
@DanielQuireza
Você não pode estar falando sério... fhc é um cadáver político.
HAHAHAHAHA, é engraçado o ver FHC fazendo beicinho e dizendo "também não apóio mais o Serra, se ele quiser vai ter que ir me procurar em Paris". Hilário.
Sempre existe uma esperanca.
Ele vai voltar pro Brasil?
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Acho que FHC merece tudo isso, afinal não podemos esquecer o que ele disse e fez com os aposentados, nordestinos e índios, sem falar nas privatizações e na sua postura arrogante.
Serraladeiraabaixo prefere se "colar" a Lula!
Serra magoou FHC. Deveria levar em conta o papel que FHC tem em seu partido e na história política do Brasil. Serra tem vergonha de ter pertencido ao governo de FHC? Coisa feia...
Viajou é ?!!!!! . . . . que pena, nao vai ler o livro . . . . quando o livro sair ele pode estar fora do País, vai perder . . . . .
Se o livro sair. ;o)
Se sair é motivo para fuga.
Ele não precisa ler o livro, caro Nosde, pois conhece-o de cor. É um dos personagens principais.
Juliano Santos
"O fato de o único ex-presidente tucano deixar a batalha eleitoral em sua reta final para tratar de assuntos particulares no Exterior" . . . . . . sem ilações, por favor . . . . .
Ah, ah, ah, so teve um presidente tucano, portanto tudo o que FHC fizer será "" o unico presidente tucano"". No que ele é unico na Historia moderna do Btasil, é ser o UNICO Ex-Presidente que não se candidatou a nada depois de deixar o Poder, ele e o Marechal Dutra.
"O fato de o único ex-presidente tucano deixar a batalha eleitoral em sua reta final para tratar de assuntos particulares no Exterior" . . . . . . sem ilações, por favor . . . . .
CALA A BOCA FHC. ............CALA A BOCA FHC...............CALA A BOCA FHC..............
CALA A BOCA JUILIO....CALA A BOCA JULIO....CALA A BOCA JULIO
Continuam equivocados, parciais e facciosos na análise...
Quando Dilma alcança praticamente 60% da intenção de votos válidos é Lula e seu prestígio e a candidata não tem valor, é um poste; quando, nos estados, os candidatos do PT não lideram, aí a avaliação é inversa, Lula não transfere prestígio.
Por essas é outras é que, sem condições de ganharem no voto, os tucanos querem impugnar Dilma.
Vá para a Alemanha, Sr. FHC. O cheiro aqui está insuportável para democratas convictos.
Já vai tarde, FHC...para o bem do Brasil
"Lula é que ele se dirigiu muito mais ao povo e o povo sentiu mais a política." ele quis dizer aos pobres que hoje fazem a roda da economia girar mais depressa.Ele sempre preferiu os "Pobres" de Paris!!!!!!!
até o FHC abandonou o cara... e a globogolpe querendo interferir nas eleições novamente...
Realmente o que fizeram com o FHC não se faz com um aliado, ainda mais com tanta história como ele.
Mesmo que uma comparação com o Lula seja muito desigual, não se pode negar que ele foi ao menos melhor que metade dos presidentes que o Brasil já teve, por baixo... E até poderia estar entre os três primeiros se não fosse a maldição da emenda da reeleição, antes dela o seu governo foi um Paraíso, depois um Inferno. E nesta parte do Paraíso o PSDB atual esquece, querendo apenas usar o Lula e atacar o atual governo, o que resulta na lembrança na época do Inferno do governo dele, pois ao citar as crises de um, lembra as crises do outro.
O povo não se esqueceu que o FHC fez de bom ao Brasil, apenas não vê um herdeiro dele, dos feitos positivos dele, o que o Serra passa longe.
Você não acha que o inferno do segundo mandato foi consequência do (falso) paraíso do primeiro.
Não, mesmo que o Inferno do segundo mandato tenha começa nas ações do primeiro, pois foram tomadas decisões politicas e não técnicas para garantir a reeleição, de ajustes mais de aparência do que medidas concretas para resolver os reais problemas, a partir disso e com os aliados cobrando a alma devido a emenda da reeleição, ele parou de governar e praticamente viu os quatro anos se passarem.
Sinceramente, não consigo confiar em nada que vem deste PSDB que aí está, incluindo obviamente FHC.
Está me parecendo que ele participou sim dos planos e, de forma estratégica, saiu do país exatamente no dia em que as trombetas de Deus, anunciando o golpe, começaram a soar forte. Estando fora parecerá que tem um bom álibi para não ser percebido como quem fez parte do plano.
Faz parte sim, e já que ele gosta tanto de mencionar a "história", será lembrado como um dos golpistas tucanos que quiseram, numa democracia, tomar o poder sem ter votos para tal.
Adorei a seguinte frase:
“Estou muito magoado porque o País mudou em nosso governo e agora o Serra faz uma campanha escondendo que quem mudou o Brasil fomos nós.”
Eu achava que o Plano Real tinha sido feito no Governo Itamar Franco, aquele que o FHC tentou esconder e que a imprensa tentou transformar em chacota.
É muito bom ver o ex-presidente Fernando Henrique provar do próprio veneno.
Falar de FHC é falar do Caso SIVAM, doação da Base de Alcântara - MA para os EUA (situação revestida por Lula, que retomou a base), Poer da mídia, Salvação do Banco do ACM e outros grupinhos sortudos, enfim, sempre o povo se ferrando com este blá blá de estado mínimo que, como se vê, FHC não gosta que apontem, ele não quer ser visto como um neoliberal, o que foi senão isso, estes trololós de Ronald Reagan, como FHC quer que nós nos esqueçamos de tudo isso
Grato,
Spin (link)
Doou a Base de Alcantara para os EUA?? Como?? Aonde?? Quando?? E o Lula reverteu?
Que coisa impressionante, só você no Brasil sabe dessa Historia, deveria escrever um livro para contar, nem em Washington alguem ouviu falar disso.
A tentativa de quase doar ocorreu. O auto da proposta foi o FHC. Mas o então Dep. Waldir Pires, descobriu a falcatrua inserida entre os artigos da lei, e conseguiu barrar a leviandade que seria cometida contra o estado brasileiro e sua soberania.
Abaixo um dos links contendo os artigos que deveriam garantir acesso exclusivo e irrestrito aos EUA, em toda a Base de Alcântara:
http://geografiaeconjuntura.sites.uol.com.br/brasil/br04.htm
Dentre alguns absurdos propostos, a receita obtida com o "arrendamento" de Alcântara não poderia ser utilizado em pesquisas aero-espaciais pelo governo brasileiro.
Ainda bem que o embuste do FHC foi banido para sempre da política brasileira, vivendo hoje dias melancólicios como ele mesmo nos conta. Uma figura sem expressão e desimportante.
Bem feito!!
mudou para a pior, entregou o Brasil!
Paz e bem!
O FHC pode ficar tranquilo, continuará sendo o único tucano chamado de presidente. Pois eles continuarão fora do Palácio do Planalto.
Postar novo Comentário