Erros na campanha de Dilma

Por Weden

 

O Brasil não é composto de seguidores de blogs críticos. O que parece óbvio para nós,  por exemplo, sobre as relações GLOBO-VEJA-FOLHA-SERRA, não é óbvio para todos.

____________________________

Às vezes os marqueteiros, do alto de seu profissionalismo, se distanciam da realidade para reafirmar suas concepções. O que é uma disputa séria vira exibicionismo estético.

Sabe-se que a campanha em rádio e TV de Serra foi um verdadeiro fracasso no primeiro turno. O candidato tucano despencou em poucas semanas quase 10 pontos e só está no segundo turno por causa das mudanças de última hora pró-Marina, num movimento em rede quase espontâneo.

Neste momento da campanha, no entanto, é a campanha da Dilma que parece ser inócua. Justamente, porque, embora a comparação entre governos seja  ainda uma boa estratégia no segundo turno, isto não é suficiente, já que a campanha hoje já se deslocou para o confronto de imagens públicas.

 

Brasil real

Vou usar dois exemplos do Brasil real, aquele que nem sempre os marqueteiros percebem. Na ida para a Universidade, perguntei a um taxista de Juiz de Fora, qual a tendência da cidade para as eleições. Ele disse que a cidade está dividida. E ele mesmo, que iria votar em Dilma, e na última hora decidiu por Marina, vai votar em Serra.

Justifica assim sua nova posição:

1. "Essa mulher é um perigo para o país".

2. "Reconheço que nunca houve um governo tão bom para nós"

3. "Mas ela não é Lula"

4. "Tenho medo de Serra estragar tudo, mas ela é perigosa".

Indaguei se ele não desconfiava de que eram boatos. Ele disse, convicto, que não. Percebi tristeza na voz: "Ninguém fez tanto por nós, mas essa mulher tem umas ideias...". Como se Lula tivesse escolhido mal sua sucessora.

Retornando da Universidade, "entrevistei" um outro taxista. Este é convicto no voto a Dilma, e não liga para os boatos.

Os dois taxistas representam milhões de pessoas que estão satisfeitos com o governo Lula, que compõem aqueles 80% de aprovação, e que não titubeariam em agradecer  a Lula  pelo que ele fez. Mas só um reafirma o voto "governista".

O outro caso é o que está sendo sistematicamente ignorado pela campanha petista: a comparação de governos não atinge quem, embora "governista", adquiriu o medo de Dilma.

Moral da história: se Dilma ficar na metade dos votos governistas, ela perde a eleição.

 

Efeito de evidência

Há base conceitual para definir o que está acontecendo

A campanha da imprensa contra Dilma teve eficácia moderada no primeiro turno.  Contribuiu para impedir que ela crescesse justamente sobre aqueles que ainda precisavam ser conquistados (ou seja, parte dos 33% restantes que aprovam o governo Lula, mas não votou nela), mas não impediu que ela ficasse muito próximo da vitória.

Só que agora é evidente que a imagem-Dilma está fragilizada, e a campanha de imprensa pode ser mais "produtiva" por causa disso.

Os marqueteiros de Serra perceberam e estão martelando a imagem de Dilma, com o forte apoio da mídia. Essa parceria pode ser fatal para a candidata, porque está claro hoje que,   desses 33%, a maioria não será de votos governistas.

Como Dilma precisa de muito pouco para superar os 50%, a campanha petista entrou em campo no segundo turno como aquele time que joga pelo empate, depois do bom resultado do jogo de ida.

Mas esse "muito pouco" será real apenas se o eleitorado potencial de Dilma não continuou se desfazendo na última semana.

 

Descolamento e soluções

Ou seja: Dilma descolou de Lula para uma parcela significativa da população. Se o "plebiscito" entre governos era o caminho certo no primeiro turno, hoje o "plebiscito" é entre imagens públicas dos candidatos.

A candidata petista está perdendo "o efeito de continuidade", que conseguiu representar até semanas atrás.

A campanha não precisa baixar o nível, mas mostrar as relações  entre a campanha serrista e a campanha de imprensa é fundamental. Essa é uma das soluções, isso ajudaria a lançar dúvidas sobre os ataques serristas. A percepção de que "há algo orquestrado" desfaria o efeito de evidência. Mas isso deve ser feito de forma didática, incisiva e reiteradamente na campanha de rádio e TV.

O Brasil não é composto de seguidores de blogs críticos. O que parece óbvio para nós,  por exemplo, sobre as relações GLOBO-VEJA-FOLHA-SERRA, não é óbvio para todos.

O caso da última reportagem sobre a Petrobras é típico:  é fácil de desmontar (com a equação retórica VEJA-SERRA-PETROBRAS-FHC), mas a campanha de Dilma não reage, acreditando na "coerência dos votos governistas". Há dias a rede sabia que esta reportagem iria sair.

A campanha de Dilma não conseguiu se antecipar, mesmo sabendo que Serra vem usando no sábado à noite, aquilo que a revista publica mais cedo e o JN repercutirá no mesmo dia. A campanha está reativa. Em segundo turno, é preciso ser mais ativo.

 

Acomodação

As críticas muito bem fundamentadas tecnicamente de Luis Nassif,  Azenha,  Vianna, e tantos outros não têm poder massivo. A população no modo geral não tem "instrumentos conceituais" para driblar o "efeito de evidência" que os meios de comunicação ainda conseguem produzir.

A campanha de Dilma está ignorando questões banais e, para usar as metáforas tão queridas do presidente Lula, quando quiser reagir pode ser tarde demais: tal qual aquele time que, acomodado com a vantagem do empate,  toma um gol nos minutos finais e parte como louco para reverter o resultado, sem tática nem estratégia, se expondo ao contra-ataque.

Se continuar assim, a campanha petista vai acabar contribuindo com mais um case para a antologia dos grandes erros do marketing político.

Média: 4.9 (51 votos)
150 comentários
imagem de Marcia
Marcia

WEDWM, VC DISSE TUDO, NADA A ACRESCENTAR!

 

BELÍSSIMA ANÁLISE, ALÉM DE HONESTÍSSIMA!

 
 
imagem de Zeno
Zeno

Errado.

A questão de Dilma é geográfica, e não temática. Dilma foi vitoriosíssima no primeiro Turno. Serra e Marina saíram fragorosamente derrotados. A percepção é enganosa. O problema agora é geopolítico.

Dilma precisa "ocupar" e vencer no Rio de Janeiro, do mesmo modo que Lula em 2002, com 80%. Dilma vence no Sul, no Norte e Nordeste. Vence ou empata em Minas, empata em São Paulo. Mas, precisa do Rio de Janeiro.

Dilma desembarca no Rio pela Baixada e subúrbios. Isola o voto reacionário-zona-sul dado à insossíssima e fraquíssima Marina, inflada no truculento "PV-do-B" de Sirkis e Gabeira e TV Globo.

Ganha esmagadoramente o voto da classe-média suburbana e do morro. E, com isso, leva a eleição.

Sinal disso é a aparição de Cabral Filho. Mas não se pode depender só dele. Dilma e Lula precisam "desembarcar". Esse poder não pode ser delegado, mas exercido. O Rio de Janeiro ama Luís Ignácio, precisa vê-lo, ouvi-lo. Também amará Dilma, mineira-gaúcha. Meio Juscelino, meio Brizola.

O Rio de Janeiro pode decidir esta eleição.

 
 
imagem de Luiz Lima
Luiz Lima

Caríssimo, pense bem: uma coisa não exclui a outra.

 
 
imagem de meu nome é Tonho
meu nome é Tonho

Caro Weden,

 

Comecei a ler seu texto ele é muito bom, mas esse mesmo motivo tive que parar no meio. Explico: os erros não só de campanha mas da própria corrente progressista que alinhavou retirar o Brasil do subdesenvolvimento. É de lascar. Torço para que você esteja errado. Ainda volto aqui para seguir pensando no que escreve neste belo texto. Mas o que fazer com a rapaziada que dá as cartas?

 

 
 
imagem de Antonio Carlos Silva - RJ
Antonio Carlos Silva - RJ

Excelente diagnóstico do Weden !

Dia 23 de setembro juntei minhas economias, comprei passagens de avião e partí aqui do RJ para participar do "Ato contra a manipulação golpista da mídia", evento realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo .
Pois bem, naquele evento foi lido pelo Altamiro Borges um manifesto assinado por diversas organizações sociais (inclusive o MST) condenando as criminosas manipulações da mídia/imprensa para favorecer o Zé mentiroso .
O Altamiro Borges afirmou que aquele manifesto/denúncia seria enviado a diversas entidades internacionais .
Agora eu pergunto :
Aquele bendito manifesto/denúncia, foi enviado aos organismos internacionais (OEA-MERCOSUL-UNASUL-ONU-Vaticano etc...) ? .

Tô cansado de lero-lero, infelizmente a Dilma só pode contar conosco(militantes) e alguns líderes políticos (Ciro Gomes e Brizola Neto) e eventualmente (Só a noite), com o nosso Presidente Lula .

O que mais se vê, são concessionárias públicas de rádio e TV (inclusive as católicas) fazendo politicagem pra favorecer o Zé mentiroso Chirico .

Cadê os advogados do PT para cobrarem imparcialidade destas concessionárias públicas ? .

A Revista Lixo acaba de colocar nas bancas de todo Brasil uma manchete aterrorizante contra a Dilma .
Pergunto de novo, cadê os advogados do PT ? .

Juro que se eu fosse advogado me prontifaria em preparar alguma ação judicial para ajudá-la .

 

 

 
 
imagem de Jorge Pelizz
Jorge Pelizz

Ora, Vaticano não é nem nunca foi organismo internacional... Pelamordedeus!!!

Mais embaixo vc critica as emissoras católicas exigindo imparcialidade, mas antes cita o Vaticano...

Pessoal, a gente tem que aprender a deixar de gritar barbaridades como essa e focar naquilo que é importante para o segundo turno!!!!

 

 
 
imagem de Jorge Pelizz
Jorge Pelizz

Desculpe, meu comentário foi enviado incompleto: 

chamar o Ciro, na minha modesta opiniao, foi um erro. Ele é um sujeito que fala demais e as opinioes dele sobre a Dilma, sobre o Serra, sobre o IBOPE, sobre principalmente o Temer e o PMDB já estao circulando. 

Ontem mesmo um conhecido me disse: "cara, o próprio coordenador da campanha disse que o outro é melhor. Esse pessoal aceita qualquer coisa por voto..."

Exatamente essa a imagem que está sendo passada colocando o Ciro no proscênio: O PT quer ganhar a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que chamar quem recentemente o ofendeu; caso do deputado Ciro Gomes. 

 
 
imagem de Nilson Fernandes
Nilson Fernandes

É que estou falando toda semana. A TV está nas mãos dos partidários do Serra. O único modo de partir para o ataque é no rádio e TV nos 20 minutos. Tem que investir no horário noturno.

Já disse, o Serra a noite ele fala olhando para a câmera da Globo. Quem tiver um tempinho de uma olhada daqui a pouco no JN, o que ele fala é desconstruindo a Dilma.

Ficar só na internet podemos perder para o "Santo" Serra.

 

Nilson Fernandes

 
imagem de Antoniokings
Antoniokings

Essa comparação entre Governo Lula e Governo FHC, apenas em questão de feitos já esgotou. Virou coisa do passado. Tem de começar a 'descontruir' a imagem do Serra.

Ele está posando de bom administrador, incorruptível etc.

Juntando isso à imagem negativa, passada pela imprensa, da Dilma, pode ocorrer um estrago na campanha.

Infelizmente as pessoas gostam desse tipo de embate, e o PT está apanhando nas cordas sem nenhuma reação. 

 
 
imagem de Demarchi
Demarchi

Meu Deus, tanta coisa prá cobrar do Serra, para confrontá-lo, e nada ... Essa estratégia não deu certo.  Uma Dilma mais enérgica, mais corajosa, mostrando sua personalidade mais forte, isso sim é que pode agradar.

No rádio só ouvimos o Serra falando mentiras sobre a Dilma (e muita gente gosta, infelizmente), sem apresentar nadinha de programa de governo, de propostas.

Coordenadores da campanha, por favor, coloquem o Ciro prá falar. É preciso lembrar do caso Alstom e de todos os casos de corrupção do governo Serra que foram abafados pela grande mídia, da falta de propostas, das críticas que o próprio secretariado dele lhe fazem, da sua falta de diálogo com a população, dos salários baixos da policia, dos professores, das falsas promessas de aumentos, das críticas ao Bolsa Família, etc. E falar com detalhes das privatizações.  Isso não seria baixar o nível da campanha, mas levar esclarecimentos aos eleitores.

E que não se esqueçam do elevada abstenção. É preciso incentivar esses que não votaram a comparecem às urnas no 2º Turno !

 

 

 

Demarchi

 
imagem de Luz
Luz

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:"Times New Roman";}

Que um partido ou um candidato ache normal a mentira ou a desonestidade intelectual, isso entendemos. Agora, que um jornalista sério, um cidadão não só não exija a honestidade deste candidato, e além disso compactue, aí já é o fim da ladeira.

 
 
imagem de anonimo0000
anonimo0000

 

[ que um jornalista sério, um cidadão não só não exija a honestidade deste candidato] Pelo contrário, como é isso o que faz o candidato ganhar, esse é pago para fazer o candidato dele ganhar e não atrapalhar. Fazer o  que leva seu candidato a perder, perde o candidato e esse que poderá até morrer de fome ao ficar desempregado. O homem é o seu trabalho, como já disse o poeta cearense.

 
 
imagem de Roberto São Paulo-SP 2012
Roberto São Paulo-SP 2012

Creio que precisamos lembrar que apesar da candidatura do Governo do Presidente Lula representar uma grande aliança com diversos partidos é PT que está no comando da campanha eleitoral.

Para o segundo se anuncia uma ampliação do comado da campanha.

De qualquer maneira os erros da campanha da candidata do Governo do Presidente Lula, fortaleceram a candidatura Marina Silva, e caso a candidata do Presidente Lula vença as eleições do segundo turno, o Brasil poderá ter uma oposição mais construtiva e progressista.

Podemos dizer que foi um passo para trás, mas que permite dar dois ou mais passos para frente.

 

2010

 
imagem de valter rodrigues vidal
valter rodrigues vidal

Tomara que a dilma perca mesmo, vi nesta semana uma resposta dela sobre o cambio, ela disse o problema da sobrevalorização do real em relação ao dolar é dos EUA, não sou fa do serra mas ele ja deixou claro que este absurdo destas taxas juros e cambio nao vai ficar deste jeito como Lula deixou ficar, meu voto vai pro serra.

 
 
imagem de R Vilela
R Vilela

Prezado,

Se você acredita no que diz o Serra, o que posso lhe desejar é Serra presidente.

 
 
imagem de Luiz Lima
Luiz Lima

Não, nem desse jeito!

 
 
imagem de Edwi Oliveira Santos Feitoza
Edwi Oliveira Santos Feitoza

E como é que um presidente pode controlar o câmbio por indução? É fácil falar que não vai permitir esta flutuação cambial caso seja eleito! Mas ele chegou a explicar como ele vai fazer isso?

 
 
imagem de Wolfie
Wolfie

Eu interpretei o que ela quis dizer como sendo que a supervalorização do Real não está sendo motivada por  uma política ativa do BACEN em mante-lo supervalorizado, mas sim pela movimentação de capitais externos, especialmente a política ativa do FED em desvalorizar o Dolar para fazer frente ao Yuan que é absolutamente subvalorizado.  Isso é absolutamente diferente da situação de supervalorização no final da década de 90 que foi criada artificialmente pelo BACEN para segurar a inflação e principalmente ganhar as eleições (manter o poder de compra) e cujo resultado só poderia ser a maxi-desvalorização do real.

 

A questão dos juros é complicada.  O mercado é ultraconservador e o Bacen sabe que existem muitos mecanismos de retroalimentação da inflação que ainda não foram ajustados.  De fato, se você quer juros mais baixos, NÃO vote em Serra cujo promessometro compromete ainda mais o ajuste fiscal do que as propostas de Dilma, até por serem despesas vinculantes (Mínimo a 600 reais, aumento dos aposentados).  Forçado a realiza-las, ele compromete o orçamento do ano que vem e juros ainda maiores vem por aí.

O mercado a muito tempo não funciona com base na real demanda e oferta, mas sim nas expectativas futuras.  Nesse sentido as sinalizações podem ser muito mais fortes do que o real efeito da medida.

 

 

 
 
imagem de anomimo000
anomimo000

[ cambio nao vai ficar deste jeito como Lula deixou ficar] A venha lenda do PIG de que Lula teria prometido taxa baixar e com matar os nossos banqueiros de fome. Muito pelo contrário, o que sempre o lulismo se quis foi como aconteceu, os nossos ser tão fortes que ante qualquer crise, como ocorreu, esses entrarem comprando outros pelo mundo. De fato essa proposta de privatização da oposição só é pecaminosa por  pulverizar as empresas e acabar com qualquer lucratividade. Antes as telefônicas estavam dividas, coisa de FHC, mas agora com fusões teremos logo a maior do mundo. Uma só, mas a mais poderosa.

 

 

 
 
imagem de Marco St.
Marco St.

Não concordo com quase nada. Dilma cresceu 7% nos votos válidos. Serra cresceu mais ainda e ficou ainda 8 pontos abaixo da candidata do PT. Ou seja, exatamente como em 2006 entre Lula e Alckmin, na mesma época e pelo mesmo Datafolha.  Ainda me lembro que chegaram a dar "empate técnico" entre os dois. Ao meu ver, neste momento, Serra está no seu ponto máximo. E está inflado artificialmente com a tal "guerra santa". O momento para começar a descontruir o Serra começará amanhã com o debate na Band. Dilma foi a única candidata que apanhou e muito até agora. Mesmo assim, subiu nos pontos válidos. O que vcs acham que vai acontecer quando na propaganda da TV forem mostrados os inúmeros vídeos do Serra que desmentem tudo o que ele anda dizendo agora?? Existe um farto material que será usado a partir da próxima semana. E ainda tem os fatores Lula, José de Alencar e os governadores eleitos que virão ás ruas. Creio que a estratégia de campanha está correta. A posição de Dilma está consolidada e agora os exércitos partirão para a blitz final. 

PS: Conversando com pessoas que votaram no Serra já se percebe que muitos tucanos, que se julgam moderninhos, descolados e urbanos, mostram bastante desconforto com essa história de religião, aborto e etc. Elitistas que são, estão inconformados de estarem usando os mesmos argumentos do que seus "serviçais evangélicos".  Isso tudo ainda vai virar para cima do próprio Serra.

 

"Se você não cuidar, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo." Malcolm X

 
imagem de Joaquim Pereira Gomes
Joaquim Pereira Gomes

Eu acho que em termos de eleições chegamos ao fundo do poço.  O povo brasileiro, principalmente os paulistas, os catarinenses, os paranaenses e os mineiros querem perpetuar o PSDB e DEM no poder.  Concordo que o voto seja um direito inalienável do cidadão, só que não me conformo em ver o cidadão simples votando em gato por lebre. E candidatos mentindo ao povo para se eleger.  Quero aqui dar um exemplo:  O candidato Serra mente quando disse em seu programa de TV que Collor de Melo era um candidato completamente desconhecido, MENTIRA: Collor de Melo era jornalista e no seu estado foi Prefeito de Maceió (1979),
Deputado Federal (1983) e Governador de Alagoas (1987), quando ficou conhecido como caçador de marajás. Ele chegou à presidência apoiado pelas mesmas forças que hoje apoiam o Serra.  Vou votar na Dilma no segundo turno e continuarei votando no PT, mas já não me importa mais o resultado do segundo turno.  Ainda mais porque sei que se o Serra for eleito o primeiro partido a se aliar a ele vai ser o PMDB.  Assim como Brizola e Ulisses Guimarães, Lula só está recebendo do povo brasileiro, INGRATIDÃO e PUNHALADAS PELAS COSTAS, com excessão da brava gente do norte do país e do Estado do Rio Grande do Sul, que acabaram com o reinado de ANTONIO CARLOS MAGALHÃES na Bahia e com o reinado de Arthur Virgílio, Jarbas Vasconcelos, Héráclito Fortes, Marco Maciel, Tasso Jereissati, Mão Santa e tantas outras raposas que já deveriam estar riscadas da política do Brasil. Infelizmente com Serra Presidente esta gente toda voltará a mandar e desmandar no Brasil como sempre fizeram.  Aí  bay, bay faculdade para os filhos dos trabalhadores, bay, bay reforma agrária, bay, bay Petobrás e finalmente bay, bay Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 
 
imagem de xicomorais
xicomorais

Eu não tenho a capacidade expressar tão bem assim como você Luis Nassif, mas eu também senti em conversa com amigos que eu achava que era voto garantido para a Dilma, por ser trabalhador em indústria e conhecer bem o que LULA fez e gostar do LULA, porém eles me disseram que estão em dúvida com ela e não será o LULA quem vai governar.

Acho que o partido tem que ser mais rápido para mostrar a capacidade de governar da Dilma e mostrar os erros administrativos do Serra, mas com dados e gráficos, mostrar o quanto de dinheiro foi perdido em obras superfaturadas e exemplificar por exemplo quantas cesta básicas se compraria com o desperdício do dinheiro público.

Deixa depois o Serra correr atrás e desmentir, enquanto isto ele está perdendo tempo, pois do jeito que tá fica difícil conseguir os votos da Marina, são só 3%, mas ão muitos votos.

 
 
imagem de anolilopoo
anolilopoo

  [Deixa depois o Serra correr atrás e desmentir] Só que isso não é coisa para campanha oficial. mas, acho,  para os blogs que governo patrocina e esse não estão cumprindo o que prometido, quando não se sabe que o governo tenha deixado de pagar algum desses ou que seja apenas um leve agrado, porquanto, o desagrado em fazer o  que deviam.

 
 
imagem de alfredo
alfredo

"quando quiser reagir pode ser tarde demais:" Essa frase resume bem o brilho e a perspicácia do texto de Weden. Realmente, a campanha de Dilma carece de reação, está apática há tempo, já no primeiro turno. O velho Plinio a chama de incompetente e ela reage com brandura. No caso da Casa Civil, Dilma diz com razão que não pode ser responsabilizada pelos atos de filhos de sua sucessora. POderia acrescentar que Serra também não poderia ser responsabilizado pelos eventuais deslizes fiscais da filha, apontados pela revista Cratta Capital. Mas, não. Ela eo PT omitiram a matéria da Carta Capital . Por que? Por que não lembrar ao eleitorado as contradições e mentiras do tucano? Como ade ter dito que seria prefeito até o fim do mandato? E as crises que criou na saúde e na segurança pública em SP? Como ele fala em criar um ministério de segurança pública, se essa questão depende do congresso, da mudança na constituição que diz que segurança pública é de responsabilidade estadual? Esse aspecto, o candidato tucano omite. E Dilma tem que dizer que é contra o aborto mas a favor da não criminalização da mulher que ofaz, não se deixar levar por pressões pseudos -religiosas como a capa da Veja. O texto acima é um alerta oportuno que, junto com os comentários, espero que seja lido pelos marqueteiros do PT, por Dilma e seja motivo de reflexão.

 
 
imagem de Adilson jose da cruz
Adilson jose da cruz

Nassif,concordo com vc, estamos parado, está na hora do pt se mexer, voltar o lula na tv, estamos passivo, não e possivel isto, o pt e de guerreiros nao vamos admitir esta  campanha  capenga, não ouvi as pessoas de fora, não aceitam opinião, temos de ter voz, para falar, estamos muitos bonzinhos. Parabéns pela analise Nassif, acorda pt.....

 
 
imagem de Roberto São Paulo-SP 2012
Roberto São Paulo-SP 2012

Creio que precisamos lembrar que a eleição do primeiro turno é um marco divisório importante na tendência do eleitorado.

Diferente das pesquisas eleitorais, quando o eleitorado apenas emite uma opinião, na eleição o eleitorado toma uma posição, definitiva ou não, mas uma decisão de fato.

As dificuldades da candidatura do Presidente Lula,  são claros e não estão no campo da economia nem da política e sim em torno do valores morais e religiosos assumidos pela maioria do eleitorado.

Valores estes que foram por muito tempo esquecidos em função dos dramas proporcionados pela situação econômica e social vividas no passado recente, mas que sempre estiveram presentes.

Mas é importante lembrar que pelo menos no primeiro turno, a direita não foi o refúgio natural, com tem sido, dos receios morais e religiosos de uma parcela do eleitorado, e isto criou de fato uma terceira via politica no Brasil, demonstrando que a oposição PSDB/DEM também tem grandes obstáculos a vencer na eleição do segundo turno.

 

 

 

2010

 
imagem de Michel
Michel

Perfeita análise.

Ontem fiz uma "pesquisa" particular com um garçom, que votou em Marina e agora pretende votar no Serra. Perguntei a ele se votaria em Lula. Disse que sim, pois confia muito no presidente. Então perguntei a ele o seguinte: se a Dilma declarasse na campanha que vai manter o Lula no governo num cargo estrategico ao lado dela, você votaria nela? Ele disse "sim".

 
 
imagem de Silvio Turban
Silvio Turban

 O que está acontecendo é que o próprio sucesso do programa eleitoral da Dilma no primeiro turno está embotando a visão dos coordenadores de campanha. Azenha e Rodrigo Vianna já deram a dica: é preciso politizar o programa eleitoral. A situação mudou e não dá para campanha da Dilma manter uma fleuma britânica enquanto os concorrentes estão dando chutes na canela. Não basta o programa dela falar: No governo anterior,blábláblá. É preciso dar nomes aos bois e mostrar o perigo que é volta dos tucanos com suas privatizações,terceirizações, ajustes fiscais, etc. Não dá para apanhar calado ou tentar apenas responder as críticas, porque senão Dilma vai sempre ser pautada pela mídia. A campanha tem que partir para cima dos tucanos assim como como Lula fez no segundo turno da eleição passada. Já jogaram pelo empate no primeiro turno e não deu certo, se repetirem a estratégia vão perder não levando em conta o que foi feito na eleição passada e por seus próprios erros.

 
 
imagem de Jeferson Melo
Jeferson Melo

E os guruzinhos? Vão admitir erros?

 
 
imagem de sergio luis brito
sergio luis brito

Todos estão percebendo isso, mas a campanha está light, temos que reagir e rápido.

 
 

Postar novo Comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!