Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Em Minas, a mãe de todas as batalhasEnviado por luisnassif, qui, 02/09/2010 - 10:51Coluna Econômica Há tempos previ que a nova cara da oposição seria o então governador mineiro Aécio Neves. Nesse período, conseguiu firmar imagem de negociador político, de gestor moderno (graças ao trabalho do vice Antonio Anastasia). Pesa contra sua imagem apenas a mão pesada (embora eficiente) da irmã Andrea Neves. Desde o ano passado, estava claro a falta de competitividade de José Serra, seja por não ter feito um governo brilhante em São Paulo, por não representar o novo e por não conseguir desenvolver um discurso próprio. *** Caso a aliança PSDB-DEM tivesse apostado em uma chapa Aécio-Ciro contra Dilma, a eleição seria dura. Provavelmente Dilma Rouseff venceria, mas a oposição sairia inteira, pronta para trabalhar uma alternativa para 2014.A cegueira generalizada do PSDB, reforçada pela aposta maciça em Serra por parte dos grandes jornais, acabou conduzindo o partido para o desastre. *** A eleição federal está praticamente definida. Como explica Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, com mais de 40% de rejeição, não haverá nenhuma maneira de Serra esperar uma virada. *** Esse sentimento começa a se tornar majoritário, tanto na situação quanto na oposição. E está desviando para Minas Gerais a grande batalha dessas eleições – algo que o comitê de Hélio Costa (adversário de Aécio) batizou de "a mãe de todas as batalhas". *** Na verdade, em Minas, agora, está começando a primeira disputa para 2014. Se Aécio for derrotado em Minas, mesmo saindo vitorioso como senador, e Geraldo Alckmin sair vitorioso em São Paulo, a oposição terá mais dificuldades em se reorganizar. A liderança natural do PSDB passaria para Alckmin, que não chega à dimensão nacional de Aécio. Com a vitória em Minas e em São Paulo, o PSDB ficaria suficientemente fortalecido para sobreviver e liderar uma oposição robusta ao governo Lula. *** Esta semana é considerada decisiva para as eleições de Minas. Antonio Anastasia cresceu substancialmente, após o horário eleitoral, e tirou a diferença em relação a Hélio Costa. Se a ascensão continuar por mais tempo, vira o jogo. Por outro lado, com a eleição federal definida, Lula deverá se dedicar intensamente à campanha mineira. Ontem, o candidato a vice governador Patrus Ananias foi a Brasília e obteve de Lula a promessa de três grandes eventos em Minas. *** Diretor do Ibope, Márcia Cavalieri considera que o jogo mineiro vai começar agora. Por enquanto, as eleições mostram Lula definindo o plano federal e em cada estado um Lula próprio (o governador que sai) fortalecendo seu candidato. O Lula de Minas é Aécio. Agora, com a federalização da eleição mineira, Lula tenderá a se concentrar em Minas. E se verá se ele terá mais capacidade que Aécio para transferir prestígio ao seu candidato. *** Nos últimos dias, enquanto o Datafolha apresentava uma larga vantagem para Hélio, o Ibope e o Vox Populi identificaram a virada de Anastasia. Nos questionários do Ibope não se informa o leitor quem é candidato de quem. Além disso, há ainda um enorme número de indecisos: 25%. O jogo mineiro e o jogo de 2014 começarão a ser jogados nos próximos dias.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Carregando
Posts de hoje
Comentários + votados
1
-
danielquireza
02/09/2010 - 11:07
Nassif, não creio. Para mim, de qualquer forma o Aécio será o lider da oposição. Ele será eleito para o senado e o Alckmim não tem cacife para tanto.
5
2
-
Marcia
02/09/2010 - 11:08
Mas Aécio não é e nem seria, nem será, unanimidade.
Essa política do café com leite já era. A fila andou!
5
3
-
Vanda
02/09/2010 - 11:43
Aécio como lider da oposição, só se Alckmim perder em Sampa......a turma Paulista comandada por fhc não vai entregar tão facílmente a rapadura pro Aécio.
5
4
-
Andre Araujo
02/09/2010 - 12:03
Se Aecio fizer Anastasia Governador e ele for eleito Senador estará com maior cacife politico do que os tucanos de São Paulo, que mesmo ganhando o Governo do Estado, não farão o Senador. A...
5
5
-
jura
02/09/2010 - 12:21
"Ontem, o candidato a vice governador Patrus Ananias foi a Brasília e obteve de Lula a promessa de três grandes eventos em Minas."
O preço da aliança com o PMDB já está ficando claro. O vice é mais...
5
6
-
walden
02/09/2010 - 12:29
Não existe a possibilidade de Aécio, mesmo vitorioso em Minas, apoiar ao governo Dilma?
5
7
-
foo
02/09/2010 - 12:29
Nassif,
Lembre-se que em 2014 o proprio Lula podera' voltar a ser candidato, e a nao ser que a Dilma faca uma presidencia desastrosa, ele sera' quase imbativel.
Por essa razao o Lula esta' mais...
5
8
-
Roberto Veiga
02/09/2010 - 12:33
Hmmm... PMDB com Minas e Rio, mais as maiores bancadas do Congresso. O partido que ja é o mais poderoso do Brasil ainda mais poderoso. Acho que o Lula quer isso tanto quanto o Aecio queria o Serra...
5
9
-
alcides
02/09/2010 - 12:46
Acho que a liderança de Anastasia nas pesquisas era apenas uma questão de tempo. Acredito que ele vence bem. Não creio que Lula vai lutar contra os fatos e se desgastar com uma derrota anunciada.
A...
5
10
-
fugiendus
02/09/2010 - 15:01
Como é que ele não tem oposição? Dois ex-ministros estão disputando a eleição. Um outro do PT poderia ser o candidato ao governo também. Como não existe oposição? Newton Cardoso, Clésio Andrade,...
5
11
-
danielquireza
02/09/2010 - 16:53
Discordo, André. O estado de SP é estratégico para o PT, que nunca venceu aqui. Apesar de Mercadante não ter sido lá muito fiel a Lula este está sim se empenhando ao máximo para sua eleição, que é...
5
12
-
Castelão
02/09/2010 - 18:27
O mais impressionante na disputa eleitoral em Minas é o clima de derrota que tomou conta de quem apóia Hélio Costa e até do candidato. Ao reconhecer a ampla vantagem de Anastasia e correr...
5
13
-
Gutrtemberg
02/09/2010 - 11:00
Voltei de Minas ontem. A impressão que tive é a de que o candidato de Aécio, Anastasia, não perde em hipótese alguma.
1
14
-
Ivan Moraes
02/09/2010 - 13:11
Aonde esta o dinheiro do minerio mineiro exportado a preco de banana?
Eh so isso que eu quero saber. O dinheiro. Nada mais.
Os mineiros vao ter uma surpresa muito grande quando...
1
15
-
Edmar
02/09/2010 - 13:44
Senhores, não mineiros (e os mineiros também):
Vocês conhecem ou já conheceram algum político sem oposição?
Pois é!
Aqui em Minas o nosso governador conseguiu a façanha de controlar toda a mídia e...
1
16
-
Filipe Rodrigues
02/09/2010 - 14:19
Anastasia pode vencer em Minas, más com certeza será uma vitória apertadíssima, suada, ele terá uma oposição mais fortalecida na Assembléia Legislativa Mineira que Aécio Neves, com crescimento das...
1
17
-
Marcelo Barbosa
02/09/2010 - 14:26
Aécio é o Lula de Minas pelo domínio que ele exerce sobre a mídia... é claro, não podemos ser hipócritas e dizer que não houve avanço em seu governo, mas houve tbm muitos atos desastrados, mas por...
1
18
-
fugiendus
02/09/2010 - 14:43
Em Minas, dará Anastasia. Não dá para aceitar certas pessoas com as mãos nas arcas cheias do estado. Estas pessoas que se aliaram para vencer o professor Anastasia, já está fora do governo de minas à...
1
19
-
fugiendus
02/09/2010 - 15:12
O Aécio pegou o estado com um deficit de 3 bilhões por ano em 2003 e vai passar um estado com o estado com superavit de 34 bilhões. Uma diferença gigantesca, vc não concroda? Vc acha que será...
1 TagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Voltei de Minas ontem. A impressão que tive é a de que o candidato de Aécio, Anastasia, não perde em hipótese alguma.
O mais impressionante na disputa eleitoral em Minas é o clima de derrota que tomou conta de quem apóia Hélio Costa e até do candidato. Ao reconhecer a ampla vantagem de Anastasia e correr para pedir socorro a Lula, Costa e Patrus admitiram tacitamente a derrota e deram um banho de água fria em suas hostes. A cada dia, a cada insucesso, o revés se torna ainda mais sério. Os pouco mais de 100 prefeitos que apoiavam Costa estão pulando fora do barco com uma rapidez impressionante, visto que ainda faltam 30 dias para a eleição. É o salve-se quem puder.
Veremos! Hélio vai ganhar, por pequena margem, mas no primeiro turno.
Nassif, não creio. Para mim, de qualquer forma o Aécio será o lider da oposição. Ele será eleito para o senado e o Alckmim não tem cacife para tanto.
@DanielQuireza
Mas Aécio não é e nem seria, nem será, unanimidade.
Essa política do café com leite já era. A fila andou!
Aécio como lider da oposição, só se Alckmim perder em Sampa......a turma Paulista comandada por fhc não vai entregar tão facílmente a rapadura pro Aécio.
Se Aecio fizer Anastasia Governador e ele for eleito Senador estará com maior cacife politico do que os tucanos de São Paulo, que mesmo ganhando o Governo do Estado, não farão o Senador. A estrategia logica de Lula é dividir a oposição e não concentra-la em Aecio e para isso será melhor que a oposição fique com SP e Minas, o que a mantará rachada. Se Alckmin por hipotese perdesse em SP, Aecio seria o lider inconteste da oposição.
AA, é que voce me respondeu pela lógica de LULA e PT......eu afirmei pela lógica do psdb comandado por fhc......se fosse diferente pros Paulistas (psdb) o Aécio teria sido o candidato este ano.
hehehehe...
Boa tentativa...
Jorge
Por outro lado, se perder em SP fica reduzida a menos da metade do tamanho.
Acho estranho essa maneira como FHC, do alto dos seus quase 80 anos, ainda comanda um PSDB que o esconde e que nao se presta a defender seu governo com a mesma veemencia com que é atacado.
Discordo, André. O estado de SP é estratégico para o PT, que nunca venceu aqui. Apesar de Mercadante não ter sido lá muito fiel a Lula este está sim se empenhando ao máximo para sua eleição, que é muito difícil porém não impossível. E outra, Alckmim é inexpressivo, ganhando ou perdendo(deve ganhar) e Anastasia ganhando ou perdendo(deve ganhar tbm), Aécio vai ser o lider da oposição de qualquer forma.
@DanielQuireza
Vanda,
Concordo plenamente contigo. Aécio só terá alguma chance de emergir como uma liderança nacional tucana se ganhar em Minas com Anastasia e o Alckmin perder em São Paulo. Se ambos vencerem e Aécio permanecer no PSDB nós veremos em 2014 a reedição do filme de final conhecido de 2009 (Serra x Aécio), apenas com a troca do personagem Serra por Geraldo Alckmin, mas igual resultado, com a inevitável derrota de Aécio.
Recordo-me que há uns dois anos eu ví uma entrevista com uma velha raposa da política mineira, o ex-senador Ronan Tito. Perguntaram a ele sobre as chances de Aécio ser candidato a presidente pelo PSDB e ele respondeu na lata:
- "Nenhuma. Aquilo é uma fila de políticos paulistas".
Sempre que eu via aquí mesmo no blog do Nassif as pessoas comentando sobre as chances da candidatura presidencial do Aécio eu me lembrava das palavras do Ronan...
Comentário de: Zé da Silva Brasileiro
Aócio Never tem oito anos no Senado pra fazer o que mais gosta, nada! agora se contabilizar conchavo político como trabalho, aí o Aecinho é campeão. dessa poeira da atividade política, esse troca-troca fisiológico miúdo entranhado na prática provinciana do jovial e sorridente cinquentão das alterosas, pode sair muito coelho, desde herdar o espólio do PSDB e seu caixão de duas alças, SP e MG, até migrar para uma legenda de aluguel como o PSB, que aceita tudo e a todos, de Eduardo Campos, neto de Arraes à Paulo Skaf, o sem-indústria presidente da FIESP.
se Anastasia ganha em Minas, o feitiço pode virar contra o feiticeiro, como estou ficando velho, à semelhança de conhecido provecto blogueiro, vou repetir:
"Por outro lado, se ganha o posteAsia, um técnico politicamente inexpressivo e ex-secretário de segurança, com nenhum projeto além de manter o controle da maquina do estado, a paralisia do estado pode tornar mais precária a situação na educação e saúde e comprometer a oferta de infra-estrutura para os mega-empreendimentos de mineração que estão bombando em Jeceaba, Congonhas e arredores e que já foram postados (acho que) aqui.
A atuação do estado, ruim se comparada à dinâmica da iniciativa privada, vai ficar mais comprometida ainda se comparada à ação do governo federal, de Governador Valadares pra cima, em infra-estrutura, saneamento, habitação, energia, além da criação de empregos e desenvolvimento econômico. Anastasia tem apenas quatro anos de governo, não pode se reeleger porque cumpriu seis meses de mandato como governador, tem uma enorme sombra política sobre a sua cabeça e nenhuma possibilidade de alçar vôo autônomo."
água mole em pedra dura tanto bate que a água acaba
No mínimo surrealista seu comentário a respeito de troca-troca fisiológico. E o que seriam as alianças do PT de Minas com o que há de mais retrógrado na política mineira, como Newton Cardoso, Hélio Costa, Anderson Adauto e companhia limitada? Um compromisso ético e moral em defesa do desenvolvimento do Estado? Ou, neste caso, com a benção do presidente Lula, os fins justificam os meios?. Meu caro, distorça os fatos, mas respeite a inteligência alheia.
A tentativa de desqualificar as alianças construídas por Aécio Neves para eleger Anastasia é patética. Dos 853 prefeitos mineiros, restaram pouco menos de 100 a embarcar na locomotiva a vapor de Hélio Costa, que resfolega e não sai do lugar. é o cavalo paraguaio que virou troça nas rodas petistas. Tampouco é moderno, inteligente ou eficaz seu comentário a respeito do provincianismo. O que é cosmopolita? Onde está o purismo ideológico? Em Renan Calheiros, Collor, Sarney, ungidos e absolvidos de todos os pecados, crimes de prevaricação, peculato e outros que tenham porventura cometido apenas por terem sido batizados nas águas do Palácio da Alvorada por Lula?
E quanto ao admirável mundo novo que o governo federal constrói de Governador Valadares para cima, nós, mineiros, gostaríamos de saber mais, de travar conhecimento com esta maravilhosa obra de ficção. Talvez você se refira ao campus da universidade do Vale do Jequitinhonha, que nem salas de aula tem? Ou, quem sabe, à duplicação da BR-381, que nós, mineiros, esperamos há 15 anos e ainda não saiu do papel? Ou talvez quisesse falar sobre o novo viaduto da BR-040, que vai substituir o Viaduto da Almas, que já comeu milhões e milhões de reais em obras mal planejadas e mal executadas?
O feriado de 7 de setembro vem aí e dezenas de mineiros vão morrer nas rodovias federais, como ocorre há anos, sem que qualquer obra nestas estradas, de responsabilidade da União, tenha sido feita. Então, mostre a nós onde está esta Minas Gerais onde jorra o leite e o mel e que será ainda mais abençoada com a eleição de Hélio Costa. Livre-nos da escuridão e nos revele a pujança do que o governo federal fez em nosso estado e que, nós, em nossa terrível ignorância, desconhecemos.
Talvez queira justificar ainda que a única obra da administração Lula que iria beneficiar a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a duplicação do Anel Rodoviário, foi bombada pelo Tribunal de Contas da União por superfaturamento de R$ 300 milhões. Só a remoção do entulho estava orçada em R$ 120 milhões. Agora, os mineiros continuarão a morrer por mais alguns anos no Anel Rodoviário.
Energia? onde? Que hidrelétricas têm o dedo do governo federal em Minas? Estradas? da mesma forma. De que mundo de faz de conta você saiu? O nosso vice-presidente é do Norte de Minas. Mostre aos mineiros que maravilhas José de Alencar e Lula trouxeram para uma das regiões mais carentes do país. Saneamento? infraestrutura? Mas, por favor, nada de contos da carochinha ou lendas de barranqueiros do Velho Chico. Queremos fatos. Ah, pode usar também os dados do PAC e do Minha Casa, Minha Vida. Mas, dados reais, não relatórios edulcorados saídos das assessorias de imprensa.
E a respeito da suposta paralisia da economia mineira? Onde é mesmo que ela se dá? Consulte os dados do Caged, o crescimento do PIB industrial, vá ao site do Ministério do Comércio Exterior, do IBGE. Verifique as taxas de geração de emprego, o volume das exportações, comprove que Minas cresce com índices acima da média nacional. Aí, sim, depois de mergulhar nos dados, relatórios e informações de confiança, volte a falar de Minas, mas com propriedade e conhecimento. Não com um pastiche de afirmações aleatórias, colhidas não se sabe onde.
Média: Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5
Caso a aliança PSDB-DEM tivesse apostado em uma chapa Aécio-Ciro contra Dilma.
O único problema do Ciro é que ninguém consegue entender de que lado ele está. Com o PSDB e o DEM, ou com o PSB - de Skaf, Erundina e Campos - e o PT?
"Ontem, o candidato a vice governador Patrus Ananias foi a Brasília e obteve de Lula a promessa de três grandes eventos em Minas."
O preço da aliança com o PMDB já está ficando claro. O vice é mais forte do que o titular.
Nassif, me perdoe se este não for o local apropriado, mas no tal "Blog do Vamp", que não vou colocar o link para não divulgar, estão te atacando indiretamente. Como o cara não tem coragem para te enfrentar diretamente, fica com meias palavras. E como ele não libera meus comentários, grande defensor da liberdade de expressão que é, resolvi desabafar aqui.
Não existe a possibilidade de Aécio, mesmo vitorioso em Minas, apoiar ao governo Dilma?
Tranquilo, Aecio vai fazer ao governo Dilma a mesma "oposiçao" que fez ao governo Lula. Meramente protocolar.
Verdade, o Aécio é uma rapoza matreira. Agora que ja viu que as eleições estão decididas está gravando algumas inserções para o Serra, rs...
@DanielQuireza
Nassif,
Lembre-se que em 2014 o proprio Lula podera' voltar a ser candidato, e a nao ser que a Dilma faca uma presidencia desastrosa, ele sera' quase imbativel.
Por essa razao o Lula esta' mais empenhado, nesse momento, em garantir uma bancada forte na Camara e no Senado: somente assim podera' garantir condicoes de governabilidade.
Talvez ele prefira fazer um acordo com Aecio para fortalecer os moderados do PSDB, ao inves de dar forca para o grupo de Sao Paulo.
Sem falar que o PMDB esta' saindo forte demais nestas eleicoes: em 2014 o PMDB pode se tornar um adversario mais perigoso do que o proprio PSDB.
Vejo muitas razoes para o Lula nao se empenhar na eleicao de Helio Costa.
Hmmm... PMDB com Minas e Rio, mais as maiores bancadas do Congresso. O partido que ja é o mais poderoso do Brasil ainda mais poderoso. Acho que o Lula quer isso tanto quanto o Aecio queria o Serra eleito presidente.
Acho que Hélio Costa não representa qualquer avanço político para Minas (fui contra a chapa branca PMDB-PT, por ter a mesma convicção de que o PMDB usou uma suposta fragilidade de Dilma para crescer os olhos sobre Minas, Bahia, RS e Maranhão).
Mas, sendo a chapa atual uma realidade eu penso que:
O programa eleitoral de Anastasia esconde até o nome do partido: PSDB. Esconde o candidato a presidente que, em teoria apoia. PT e PMDB deveriam mostrar tanto quem está com Dilma quanto quem está com Serra. Não há a menor possibilidade de segundo turno, a menos que haja um empate bem abaixo do tal empate técnico. Os nanicos não representarão 1% dos votos. Quem sair na frente vai levar.
Se houvesse segundo turno Helio Costa venceria com larga margem, mas não haverá. É decisão de turno único, sem chance de erro.
Meu caro, em matéria de esconde-esconde, Hélio Costa é imbatível. Começou o horário gratuito escondido por Duda Mendonça. Depois, se escondeu atrás de Patrus Ananias. Também escondeu suas ligações com Newton Cardoso e ala mais fisiológica e complicada do PMDB. Também procurou esconder que a turma que ele indicou para os Correios, e que foi demitida por Lula, foi exonerada por incompetência e conduta inapropriada na administração de um órgão público. Nada disso deu certo. Anastasia disparou na preferência do eleitorado, lidera com facilidade na intenção do voto espontâneo, enfim, nuvens pesadas pairam sobre a cabeça da dupla Hélio/Patrus.
Agora, na tentativa desesperada de reverter o quadro desfavorável, Costa se esconde atrás de Lula e de Dilma. Em resumo: o senador não se apresenta para o debate, tenta ser um ilusionista político, dando a entender que Patrus terá grande importância em seu governo, quando todos sabemos que o PT, no caso de uma improvável vitória de Costa, será posto para escanteio.
O resumo da ópera é o seguinte: Costa não tem propostas claras para administrar Minas, sugere sempre soluções genéricas, sua campanha tem deficiências estruturais e de organização graves, a turma do PT já se refere a ele como “cavalo paraguaio”. Ou seja, é tragicômico o desempenho do senador.
Quanto à “mãe de todas as batalhas”, a turma do Duda Mendonça até que acertou na escolha do nome. A expressão, se não me engano, foi cunhada por Saddan Hussein quando invadiu o Kuwait e os norte-americanos atacaram o Iraque. Saddan arrotou arrogância, prometeu incendiar o golfo e foi derrotado em questões de dias. Qualquer semelhança com a campanha de Hélio Costa, neste aspecto em particular, não é mera coincidência.
O que vi em Minas esta semana foi um quadro totalmente diferente deste. Anastasia e Aécio falam claramente que fazem parte do PSDB, e Serra foi definitivamente incluído em todos os itens da campanha.
Apenas uma correção:
"Com a vitória em Minas e em São Paulo, o PSDB ficaria suficientemente fortalecido para sobreviver e liderar uma oposição robusta ao governo Lula."
O correto é ...liderar uma oposição ao governo Dilma.
Abraços.
"Com a vitória em Minas e em São Paulo, o PSDB ficaria suficientemente fortalecido para sobreviver e liderar uma oposição robusta ao governo Lula."
Nassif, você quis dizer governo DILMA, não?
Essa questão da quebra do sigilo da filha do Serra é uma aposta do PSDB que busca resultado em algumas frentes: como já levantado aqui pelo Nassif, a ofensiva é também um hedge contra o livro-bomba que está para sair; pode igualmente, se colar, levar a um segundo turno numa eleição que já estava perdida. Mas creio que o principal objetivo nesse momento é barrar a ofensiva governista nas disputas estaduais.
Estando tudo caminhando para a definição no nível federal, o Lula, o PT e os aliados ameaçaram uma "onda vermelha" para levantar as candidaturas estaduais que precisavam de ajuda (sobretudo SP, MG). Como "a melhor defesa é o ataque" essa estratégia final do Serra se não levar a uma reversão do que parece irreversível, pelo menos é uma defesa prévia ao livro e uma tentativa de arrefecer os ânimos governistas que poderiam levar a estragos tremendos à oposição.
Ou seja, se tudo não passar de um factóide (como está parecendo) o Serra se suja mas vai para o "tudo ou nada". Se colar, colou. Se não, com seu sacrifício fará a sua parte para tentar ajudar a oposição a estancar o tamanho do prejuízo.
Jorge
Acho que a liderança de Anastasia nas pesquisas era apenas uma questão de tempo. Acredito que ele vence bem. Não creio que Lula vai lutar contra os fatos e se desgastar com uma derrota anunciada.
A liderança de Aécio no PSDB depende de seu embate com Alckmin, o provável vitorioso em SP. O PSDB paulista possui ainda muita bala para manter a supremacia. Tem apoio da grande mídia paulista, da elite paulista e contrla a máquina do partido. Aécio vai ter que mostrar resutados de costuras com outros partidos para quebrar o domínio da ala paulista. Sem isso, ele não passa do rei tucano de MG, assim como ACM era da BA.
Na minha opinião, ele e Alckmin irão primeiro tratorar FHC, pois Serra não contará mais, para depois partirem para a briga, um contra o outro. Contudo, o discurso deles será diferente daquele empregado pela oposição desde 2006. A oposição terão que percorrer o caminho inverso. Partiram do centro para a extrema direita, perdendo o centro para Lula.
Postar novo Comentário