Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Em defesa de CaetanoEnviado por luisnassif, sex, 11/02/2011 - 11:24
Por Jorge Furtado
Cala a boca já morreu. Assustador o baixo nível dos comentários do blog. Uma notinha boba do Ivan Lessa, publicada em 2009, serve de desculpa para uma matilha de abobados desancarem Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil. A maledicência da nota do Lessa - Caetano está sempre fazendo shows e lançando discos, portanto suas entrevistas sempre vêm antes de algum show ou disco - até parece coisa da Veja. Besteira perder tempo defendendo o talento de Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Chico Buarque, os que aqui o negam apenas atestam sua ignorância, da qual parecem se orgulhar. Acho que ainda vale a pena perder algum tempo - antes que os baba-ovos do governo e a nova classe dominante tome conta de vez - defendendo o direito que Caetano, Gil e Chico dizerem o que pensam sem que algum medíocre - covardemente escondido sob pseudônimo - o mande "calar a boca", alegando que "ninguém houve (sic) Caetano". Sou fã de Woody Allen. Caetano (e Susan Sontag, e outros) sempre o criticaram, por sua despolitização, por sua temática moralista e pequeno burguesa, que julgam superadas, mas tenho certeza que tanto Caetano como Susan Sontag nunca mandaram Woody Allen "calar a boca". Discordo e me divirto com o texto brilhante e as neuroses recorrentes de Woody Allen, seus piores filmes são melhores que quase tudo que o cinema americano produz, seus melhores filmes (Annie Hall, Manhattan, Crimes e Pecados, Ana e suas irmãs, Memórias, Tiros sobre a Brodway...) são obras-primas. A quantidade crescente de besteiras e de agressões nos comentários deste blog - para mim, diretamente relacionados com a mudança do sistema que tornou automática a publicação dos cadastrados - é constrangedora.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
JHPJr.
11/02/2011 - 11:37
Assim como os comentários do tal artista foram de uma finesse sem precedentes. Lei da ação e reação,meu caro!
5
2
-
Ronaldo
11/02/2011 - 11:44
Jorge, concordoque se tem encontrado com frequência pouco agradável comentários "pouco contrutivos" aqui no blog, assunto até que já foi tema de diversas discussões a respeito, sem que...
5
3
-
Carlos Braga
11/02/2011 - 11:45
"Lei da ação e reação meu caro"
ou.. se alguem é idiota e estupido, eu vou ser idiota e estupido tambem.
5
4
-
Jair Fonseca
11/02/2011 - 11:46
Concordo.
Escrevi sobre isso lá pelo final do tal post. Os comentaristas revelam tanto ou mais preconceito e grosseria, sobre o que imaginam ser a sexualidade de Caetano, por exemplo, quanto o...
5
5
-
van.
11/02/2011 - 11:46
Acho o fim pessoas que ficam patrulhando pessoas. Quem quiser falar mal ou não gostar tem todo o direito de fazê-lo. Não foi o próprio bahiano que chamou o presidente Lula de analfabeto?
Quem quer...
5
6
-
Cassiano Simões
11/02/2011 - 11:47
Colocar no mesmo contexto Caetano, Gil e Chico é pura apelação, meu caro. Não que não tenha havido excessos.
5
7
-
pedroncio
11/02/2011 - 11:48
Jorge,
concordo que o nível baixou nessa série de críticas ao Caetano. Misturam-se alhos com bugalhos, competência artística com opinião política, gostos pessoais e por aí vai.Mas não acho que voltar...
5
8
-
erivaldo
11/02/2011 - 11:51
Nossa, ninguem falou mal de Caetano, todos reconhecem seu talento. Mas hoje em dia (sua intervenção na mídia), Caetano está ficando meio que gaga!
5
10
-
Augusto Cesar
11/02/2011 - 11:52
Tá bom. Caetano é um gênio musical e por isso temos que aguentar suas asneiras políticas?
Fala sério, Jorge! Você cobra de anônimos comentaristas de blog a compostura que não se viu ...
5
11
-
Polengo
11/02/2011 - 11:53
Acho também ridículo o ato de "uma matilha de abobados desancarem Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil".
Afinal, o Chico é grande, sempre teve autonomia e nunca se meteu onde não...
5
12
-
Whatever
11/02/2011 - 11:57
Jorge Furtado, vc lavou minh'alma com esse comment elevado a post.
O nível tá cada vez pior. Se vc não for adepto da cultura "livre" e não achar a Dilma a última bolacha do pacote vai levar porrada...
5
13
-
Marco St.
11/02/2011 - 11:57
Acho que o Caetano Veloso (de quem não gosto) não precisa de defesa. Mesmo porque, como disse o Ivan Lessa, o artista gosta de provocar essas polêmcas para voltar a mídia. É jogo jogado e muito bem...
5
14
-
Cláudia Stefani
11/02/2011 - 11:58
Não, Caetano nunca mandou Woody Allen calar a boca, ele só manda jornalista calar a boca.
5
15
-
Fernando Fonseca
11/02/2011 - 11:59
Meus parabéns Jorge, sua reação retirou até aquele comentário do Lessa do Blog.
Parabéns também ao titular do Blog pela sensibilidade.
Isto no entanto não está diminuindo a reação despropositada e...
5
16
-
Gilson AS
11/02/2011 - 12:00
Eu tenho o direito de criticar, de forma educada, quem quer que seja, inclusive o Caetano Veloso.
Joge Furtado, independente do talento do Caetano, para mim, ele é chato pra cacete, tenta ser...
5
17
-
Válber Almeida
11/02/2011 - 12:02
"Abobados", "baba-ovos", "ignorantes", "Covardes"....Entendi, é isso que o Sr. Jorge Furtado considera linguagem de alto nível? Fina flor? Requinte? Conheço um blogueiro que usa as mesmas expressões...
5
18
-
Cassio Tonsig
11/02/2011 - 12:03
Ha ha ha, salve Jorge! Eu também "houvo" o Caetano
e louvo o Woody Allen! Com muito prazer.
Concordo com sua visão sobre os argumentos rasos e cretinos que têm sidos usados para "calar a boca!", por...
5
19
-
Gerson Marques Ilhéus
11/02/2011 - 12:05
Caro Jorge
Sua defesa de Caetano ta mais bobinha que a nota do Lessa, não entendi por que misturar Caetano com Gil e Chico.
Sou fã, admirador e consumidor do Caetano artista...
5
20
-
Carlos Henrique Santana
11/02/2011 - 12:06
Não acompanhei todos os comentários sobre o texto de Caetano, mas é óbvio que a polêmica não diz respeito ao legado artístico dele. É sobre suas posições políticas. Frequentemente Caetano usa...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Assim como os comentários do tal artista foram de uma finesse sem precedentes. Lei da ação e reação,meu caro!
"As vezes é preciso ARRANCAR o coração do peito para manter-se VIVO."
"Lei da ação e reação meu caro"
ou.. se alguem é idiota e estupido, eu vou ser idiota e estupido tambem.
Se quem agiu como um idiota,ou como um reaça foi o 'caê',esperava o q,flores e beijos em resposta? As pedradas viriam,inclusive dos TROLLs e desocupados que gostam de extravasar as suas frustrações agredindo os outros. Assim como o digníssimo tem o direito de opiniar,nós também temos,e o nível baixo das suas críticas inegavelmente abriu a porteira pros mais exaltados se manifestarem.
No mais,só uma constatação: "Caetano,aqui é a Terra,por favor,responda!"
"As vezes é preciso ARRANCAR o coração do peito para manter-se VIVO."
Sei, chama-se vingança, "olho por olho". Cristo se ergueu contra esta lei, que é irracional. As ofensas ao caetano hoje, neste blog, são uma vingança contyra as declarações dele sobre o Woody Allen em 2009? Perdi alguma coisa?
Escute aqui sr. Furtado:Um cara ajuda a organizar a categoria mais valorizada que são os metalurgicos, o melhor presidente deste sindicato, cria a melhor central sindical, o melhor partido politico deste país, torna-se presidente com a maior aprovação de todos os tempos, melhora a vida de milhões de pessoas, traz de volta pessoas que abandonaram o país porque aqui não conseguiam emprego e agora os tem, consegue eleger nossa Dilma. Ai vem Caetano Veloso o "cara mais importante do mundo" e diz barbaridades deste cara que é idolo de milhões de brasileiros e eu tenho que ficar quieto.Claudia Raia, Marilia Pera,regina duarte, caetano veloso e você tem mesmo que calar a boca. Ninguem aqui citou Chico ou Gil não vem querer se justificar usando pessoas importantes que nada tem a ver com caetano.Chico sempre apoiou o Lula e Gil foi seu ministro.
Escute o senhor, sr. Toninho Leite. Leia com mais atenção todos os comentários, não fui eu quem botou o Gil e o Chico na conversa. O comentário de Caetano – sobre o qual ele já deu várias explicações – foi feito em 2009, estamos em 2011. Sua divisão do mundo entre os que apoiam Lula e os que não apoiam Lula é assustadora. Sua proposta, de que os que tem críticas ao Lula ou a “nossa Dilma” devem “calar a boca” é fascista. Não vou calar a minha boca.
Concordo....
sinceramente, nem me interessa o que o caetano tenha dito, porque o acho o cara mais chato desse país, tanto ele quanto a música dele. É apenas meu gosto pessoal, não é nenhuma análise sociólogica, musical ou artística. Acho que todos temos direito de um gosto pessoal, não?
Que comentário? Sobre o Lula ou sobre o Woody Allen? Em 2009? Por que esse assunto agora?
Senhor Furtado,
Como dizia a personagem do chico Anysio: "Tá com peninha? Leva prá você!"
JA-BH Belo Horizonte - MG
Concordo II
É exatamente sobre este tipo de comentário que Jorge Furtado se refere. Com este tipo de resposta, você exemplifica o que ele quer dizer.
Jorge, concordoque se tem encontrado com frequência pouco agradável comentários "pouco contrutivos" aqui no blog, assunto até que já foi tema de diversas discussões a respeito, sem que ainda se tenha chegado a uma solução que não seja considerada "censura" por parte da audiência.
Porém, acho que não se pode negar que Caetano tem conseguido nos últimos tempos colcar-se em situação semelhante exatamente a este tipo de comentário, ao despejar na mídia declarações claramente preconceituosas e até mesmo arrogantes, afastando-o de uma imagem "popular" que um dia teve e que os outros dois citados em sua mensagem, mantêm até hoje, guardadas as suas peculiaridades.
Acrescentando mais, repare-se que não é opinião, mas fato que Caetano pode até estar lançando discos e fazendo shows constantemente, mas eu realmente me pergunto qual foi seu último grande sucesso. Um problema que também é enfrentado por seus pares daquela geração de grandes músicos (creio que até por isso mesmo - estarem em situação de ser chamados de "aquela geração" - a MINHA na verdade) sem ter feito nenhum destes outros se transformar aos olhos do público em algoz desta ou aquela figura pública com palavras no mínimo deselegantes.
Paixões políticas à parte, elegância é essencial.
É difícil dizer qual foi o "último sucesso" do Caetano Veloso, porque tudo que ele fez desde o início de sua carreira, Alegria Alegria, nunca deixou de ser sucesso.
Seu último sucesso foi (todas as músicas do disco) Transa, de 72? Ou teria sido (todas as músicas do disco) Bicho, de 77? Ou (todas as músicas do disco) Muito, de 78? Ou (todas as músicas do disco) Cinema Transcendental, de 79? Ou (todas as músicas do disco) Outras Palavras, de 81? Ou (todas as músicas do disco) Totalmente Demais, ao vivo, de 86? Ou (todas as músicas do disco) Circuladô, duplo, de 92? Ou (todas as músicas do disco) Prenda Minha, de 98?
Ou foi o show de no final de 2006 no novo Circo Voador, que fila foi até a Rua do Passeio? Nunca antes na história do Circo Voador... nem depois!
Não vamos misturar as coisas, né? Caetano Veloso é um gênio da música. Sempre foi, sempre será.
Discordo radicalmente das opiniões que ele sustenta, mas ele continua sendo o campeão da "bilboard" na jukebox/mp3 aqui do meu computador...
Pelo menos numa coisa concordamos, Ronaldo: cala a boca já morreu.
Bruno, gênios ficam sem inspiração às vezes.. Vejam só!! A ponto de Caetano criticar direta e pessoalmente Woody Allen, por este ser "despolitizado", ou algo do gênero.
Do Caetano, podem-se listar dezenas de DISCOS (não simplesmente músicas) geniais, porém, seu último grande sucesso eu indico: foi "Não Enche", o que, embora tenha lá seu espírito, tem razoável diferença com relação às músicas que eu (e poelo jeito tu) aprendemos a admirar nas décadas passadas.
Não é um demérito total. Como falei, estamos todos envelhecendo - inclusive eu, o Caetano e provavelmente tu - e os gostos musicais vão se alterando.
Porém, outros cantores nossos de mesmo porte (e até da mesma turma - Bethânia brilha a cada dia mais, especializando-se em interpretar como poucos no Brasil, Gil achou seu lugar num "BAIANISMO" particular) seguem a mesma trajetória de ter que procurar um espaço seu no público atual, sem desandar para a falta de "decoro" popular, vamos dizer assim.
Não, a deselegância do artista não jutifica certas baixarias dos comentaristas, mas ele, ao agir assim, decepciona muitos dos que o colocaram em um patamar especial nos tempos passados. Iguala-se exatamente a estes que estão sendo criticados aqui no blog (COM RAZÃO!!). Eu estou entre estes decepcionados, infelizmente.
"Não Enche" realmente não está entre as minhas prediletas, mas o disco dela, de 97, "Livro" é belíssimo e tem coisas deliciosas como "Um Tom" e "How Beautiful Could a Being Be", além de outras.
Qual é o critério do sucesso hoje? É a TV? É a rádio FM? Se for isso, imagino que todos tenhamos que nos curvar para o Luan Santana passar...
Eu duvido do "sucesso" hoje bancado pela rádio e pela TV. Esse status quo é o que defende essa turma que se instalou no MinC...
Não vá por aí, não!
A que crítica preconceituosa e arrogante que Caetano teria despejado na mídia você se refer? Às críticas que fez ao Woody Allen em 2009? Por isso ele foi chamado, aqui neste blog, de "bicha louca", desmunhecado, gagá, velho, pedófilo. Ou foi porque ele não votou na Dilma no primeiro turno?
Vais apanhar, já, já, Jorge. Mas tens a minha solidariedade.
Tudo o que você disse, eu também acho. Inclusive aquilo, de outro dia, sobre Tarso Genro / Battisti.
Concordo.
Escrevi sobre isso lá pelo final do tal post. Os comentaristas revelam tanto ou mais preconceito e grosseria, sobre o que imaginam ser a sexualidade de Caetano, por exemplo, quanto o compositor a respeito do Presidente Lula, a quem tratou desrespeitosa e injustamente.
Foram raríssimos os comentários substantivos a respeito das realizações artísticas de Caetano e da importância de seu legado à cultura brasileira. É isso o que realmente importa, é isso que ficará quando já estivermos todos mortos. Ninguém vai nem saber do que ele achava disso e daquilo. Suas canções, certamente serão lembradas, bem como as realizações do Presidente Lula.
Um ou outro comentário aqui pode exagerar, mas na média são infinitamente superiores, em forma e conteúdo, ao que se vê por aí.
Dêem uma olhadinha nos comments da frase do dia do Noblat (para variar, uma irrelevância sobre Lula- Freud explica? Homeopatia cura?):
A importantíssima frase do dia é essa:
"Nos primeiros dias de ex-presidente você fica igual a um cão que cai do caminhão de mudança. Fica querendo saber que lado você está e para onde você vai".
Alguns comentários:
Apelido: IEfe - 11/2/2011 - 11:50
Já que lula está em dúvida para onde ele pode ir, eu teria uma ótima sugestão a dar para ele.. sr. ex presidente vá para ...
Nome: Haroldo Frota - 11/2/2011 - 11:05
Darei um rumo a V.Exia: Esqueça um pouco o Partido dos Tranbiqueiros e seus asseclas, e faça pelo Brasil o que deve ser feito.
Apelido: Mosntrao33 - 11/2/2011 - 9:08
Uma sugestão pro "LULAVIDAMOLE", convida o ZÉ DIRCEU, O GENOÍNO E O SUPLICY E VÃO JOGAR DOMINÓ NA PRAÇA, A 3ª IDADE TAMBÉM TEM MUITOS PRAZERES PARA SEREM DESCOBERTOS...
Apelido: VELHAKO - 11/2/2011 - 9:07
Volta pra tumba de cana apedeu.
Nome: Silmara Cinturão - 11/2/2011 - 8:14
Ele vai sempre pro lado que tiver cachaça, cuecão de couro, corruptos, mal feitores, mensaleiros, ditadores genocidas e por aí vai...
Lula estará sempre ao lado do que não presta.
Nome: Francisco Antonio Guilherme - Email - 11/2/2011 - 6:55
Ele fez a sucessora. Aqui eu serei o eleito, já que vou dis putar apenas com os meus cumpanheiros. EITA LOIRA BURRA. BELA A PENAS DE URUBU NA CASA DELA
Nome: Francisco Antonio Guilherme - Email - 11/2/2011 - 6:52
Ele fez a sucessora. E aqui que eu serei eleito pois a loira deu uma fala dizendo que mim elegeria "POSTE SEM LUZ".
Nestas condições existem muitos e muitos postes, especialmente na periferia. Será mais uma loira burra, igual a martaxa. Lu Relaxa e gosa. .
Apelido: ellemente - 11/2/2011 - 0:43
Vai para o raio que o parta, e boa viagem só de ida e não volte.
Claro que não estou comparando esse tipo de "comentário" com os que temos aqui, né!
Mas estão lá, no post, comentários de baixo nível sobre o comportamento sexual de Caetano, ou mesmo sobre a relação disso com sua performance artística.
È só denunciar. tres denúncias e o comentário vai pra"repescagem'. que coisa!
Jair ok, Caetano - como Chico, Gil, Milton e tantos outros têm uma história sendo contada juntamente com a da cultura brasileira, porém, enquanto nos enquadramentos dessa história o artista caetano indignava-se quando em um festival há DÉCADAS atrás, o resultado do juri contrariava totalmente o ansio popular presente na platéia (sem precisar depesquisa de opinião) e soltava o verbo no microfone criticando veemente a decisão do juri "bem intencionado mas incompetente", hoje ele tem se resumido - ao menos no que nos surje na mídia, o que em si, não é bom - a comentários de cunho preconceituoso e que não o colcam ao lado do mesmo povo com quem ele "caminhava contra o vento".
Que se esqueçam aqui cores ideológicas. O pensamento dele nas suas últimas - e desastradas - não têm cor ideológica. Ele não criticou a esquerda ou posições sociais de um governo ou de um outro artista.. Ele criticou AS PESSOAS, e isto exatamente tira-lha a "elegância" de que falei mais acima.
E com isso não sou "baba-ovo do governo"(!), nem pertenço a uma suposta "nova classe dominante" (!!), apesar de apoiar o governo Lula e o de Dilma (apesar do MinC...)
Minha concordância com o Jorge Furtado não é total, portanto.
Acho o fim pessoas que ficam patrulhando pessoas. Quem quiser falar mal ou não gostar tem todo o direito de fazê-lo. Não foi o próprio bahiano que chamou o presidente Lula de analfabeto?
Quem quer repeito, tem que se dar o respeito.
Concordo. Aliás, o post é, no mínimo, paradoxal, uma vez que diz que cala boca já morreu mas manda indiretamente os críticos de Caetano calarem a boca (ou não, como diria o próprio). Além de ser de uma falácia rude e tão agressiva quanto a agressividade dos comentários por ele referidos.
Aproveito também para dizer que acho Caetano excepcional intérprete, apesar de ter decaido muito como compositor. E o fato dele ter sido ou continuar sendo um grande artista, como queira, não faz dele um grande articulista.
Agora, assinar num blog com o próprio nome ou com psudônimo não me parece um argumento muito raso para classificar alguém como covarde ou valente, ou será que Chico é mais valente que Julinho de Adelaide?
Concordo plenamente.
Quem fala o que quer , assume o risco de ouvir o que não quer.
Sinceramente , a Dona Canô não merecia ter um filho ridículo ,arrogante , contraditório e oportunista como o Caetano Veloso.
Espero que o Afeganistão o aceite e receba , pois suas idéias estão cada vez mais próximas do fundamentalismo islâmico .
Pobre Afeganistão .....
Antonio José Esteves Amorim
Colocar no mesmo contexto Caetano, Gil e Chico é pura apelação, meu caro. Não que não tenha havido excessos.
Não fui eu que botei o Chico e o Gil na conversa. Alguém aí disse que o Gil não diz coisa com coisa, que o Chico é amigo do Fidel e bebe uísque 12 anos, enfim este tipo de besteira que infesta a rede.
Jorge,
concordo que o nível baixou nessa série de críticas ao Caetano. Misturam-se alhos com bugalhos, competência artística com opinião política, gostos pessoais e por aí vai.
Mas não acho que voltar ao sistema antigo de moderação seja uma boa saída. O botão "denunciar" serve justamente para segurar a onda de quem pega pesado demais. A aprovação automática (de comentários, não de alunos - rsrs) foi uma das melhores mudanças pelas quais esse blog passou!
Postar novo Comentário