Bem-vindo ao Brasilianas.org!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Editora Globo inicia cortes de funcionáriosEnviado por luisnassif, ter, 29/11/2011 - 08:37Do Portal Imprensa Editora Globo deve reduzir em 30% seu quadro de funcionáriosRedação Portal IMPRENSA | 28/11/2011 19:232011 não está sendo um bom ano para as redações brasileiras. Depois de iG, MTV e Folha de S.Paulo, a Editora Globo inicia cortes que podem atingir até 30% de seu quadro de funcionários.Segundo apurou o Portal IMPRENSA, já foram desligados, nesta segunda-feira (28), jornalistas das redações das revistas Época São Paulo, Monet e Globo Rural. E os cortes não estão restritos a jornalistas. Profissionais da área Administrativa, Publicidade e Operações também estão na lista de demissões. Nas últimas semanas, também vem circulando no mercado a informação de que o jornal O Estado de S. Paulo estuda uma redução no número de funcionários, que pode chegar a 40 vagas.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Carregando
Mais Lidos da SemanaPosts de hoje
Comentários + votados
1
-
Roque
29/11/2011 - 08:42
Seria a perda de leitores, fruto da desatrada opção política do PIG? Não farão falta se sumirem. Temos bons jornaslistas independentes, teremos boa imprensa...
5
2
-
Edir Vidal
29/11/2011 - 08:48
Já começou a refletir o efeito do descrédito do povo nos jornalões! Ruim para os funcionários, mas bem feito para a Globo!
5
3
-
Alan Souza
29/11/2011 - 08:54
Fico penalizado com esses trabalhadores demitidos às vésperas do Natal, mas sinceramente não consigo deixar de pensar que se eles resistissem um pouquinho em cumprir as diretrizes anti-Brasil do...
5
4
-
Fernando Antonio Moreira Marques
29/11/2011 - 08:55
Segundo PHA de tanto falar em crise afastaram os anunciantes, Eu diria mais. nenhum detentor de marca quer ver sua empresa associada a quem perde a credibilidade a olhos vistos.
5
5
-
Alan Souza
29/11/2011 - 08:56
Folha e Época são absolutamente desnecessários ao conhecimento de qualquer pessoa, pois sempre mentem.
5
6
-
Vera
29/11/2011 - 09:04
Falando em Globo, a notícia do final do dia de ontem foi o Boni falar ao AdNews admitindo que teve uma "produção" em favor de Color no debate histórico Color/Lula. O interessante é que até nos...
5
7
-
foo
29/11/2011 - 09:08
Primeiro foram os jornalistas demitidos na Folha, agora 30% dos funcionários da Globo...
Espero que os profissionais afastados façam como o Boni, e contem todas as manipulações feitas nas...
5
8
-
Augusto Cesar
29/11/2011 - 09:11
O primeiro reflexo é sentir pena dos empregados, mas quem escolhe trabalhar para a máfia, p. ex., sabe que há bônus e ônus.
5
9
-
LuizFreitas
29/11/2011 - 09:17
A mentira tem pernas curtas... Bem feito! Quem manda trabalhar para o PIG?!
PIG, PIG... Rua!!!
5
10
-
Aguinaldo
29/11/2011 - 09:19
A indústria ferroviária, naval e construção civil estão com falta de mão de obra. Faria bem ao jornalistas.
5
11
-
Klaus
29/11/2011 - 09:36
Já na minha opinião pessoal prefiro enxergar esse movimento como uma oportunidade para esses profissionais realmente praticarem jornalismo de verdade! Talvez muitos estivessem presos aos interesses...
5
12
-
Whatever
29/11/2011 - 09:58
Já trabalhei em grandes editoras e em um grande jornal. Essa liberdade ou vontade pessoal de que vc fala não existe.
Vc nunca é o responsável final pelo que publica. Tudo fica concentrado na mão de...
5
13
-
foo
29/11/2011 - 10:07
Sim!!!
Eu também espero que estes profissionais se unam, e criem um blog coletivo.
E espero que uma das primeiras ações desse blog seja denunciar as pressões sofridas para manipular a informação nas...
5
14
-
Didico
29/11/2011 - 10:25
Calma aí, pára tudo ...
O cara teve a coragem de contar a armação do debate e fica tudo do jeito que está? O cara deveria ter recebido ordem de prisão na hora. É por isso que se fala, que país é esse...
5
15
-
Pedro Lemus Pereira
29/11/2011 - 10:25
Concordo que linha editorial afetou muito a credibilidade dos jornais, logo diminuiu o consumo dos mesmos. Mas a redução da publicidade federal pública também causou seus efeitos, minha esperança é...
5
16
-
José Robson
29/11/2011 - 10:41
Vera, não sei se foi nessa entrevista que você ora posta, mas assisti a uma em que, certamente para tentar justificar a edição, disseram que, na visão deles, o Collor realmente tinha ganho o debate....
5
17
-
Alan Souza
29/11/2011 - 10:50
Só tá faltando agora ele admitir que eles fizeram opção pelo FHC e pelo Serra, aliás, pelo PSDB, nos últimos 20 anos...
5
18
-
Selma1
29/11/2011 - 11:02
Soa espantoso que alguém celebre essa notícia. É importante deixar claro que, quem será demitido, não é esse pessoal do nível que aperta a mão do patrão. É a maioria que trabalha mais de doze horas...
5
19
-
ruyacquaviva
29/11/2011 - 11:04
Não é necessariamente lamentável quando um veículo de comunicação fecha.
É lamentável quando não há imprensa livre, quando todos os veículos de comunicação estão sob comendo de uma oligarquia que os...
5
20
-
Whatever
29/11/2011 - 11:45
Vc tem certeza que leu o meu comentário?
Repórter não escreve a manchete que o jornal publica.
Na Folha são 3 ou 4 pessoas que escrevem essas manchetes, não são os repórteres ou jornalistas da...
5 TagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Seria a perda de leitores, fruto da desatrada opção política do PIG? Não farão falta se sumirem. Temos bons jornaslistas independentes, teremos boa imprensa...
Já começou a refletir o efeito do descrédito do povo nos jornalões! Ruim para os funcionários, mas bem feito para a Globo!
Essas notícias não são boas, principalmente quando são relacionadas á imprensa que tem um papel fundamental na sociedade. É uma pena quando vemos uma biblioteca ou uma livraria fechar, mas também quando essa crise atinge os meios de comunicação, é um péssimo sinal para aqueles que convivem com a leitura de jornais, livros e outros instrumentos necessários para o nosso conhecimento.
Folha e Época são absolutamente desnecessários ao conhecimento de qualquer pessoa, pois sempre mentem.
Venha para o PET - Programa de Erradicação dos Trolls. Não alimente os trolls no blog!
E quando não mentem fazem umas reportagens bem furrecas, rasas, superficiais de doer.
Se você tivesse um pouco de senso crítico; talvés essas demissões não aconteceriam, ou dessa forma; Mas! mas! prefere, opíniçao e não informação; você é, o maior culpado.
Já na minha opinião pessoal prefiro enxergar esse movimento como uma oportunidade para esses profissionais realmente praticarem jornalismo de verdade! Talvez muitos estivessem presos aos interesses de seus patrões e editores e agora estão livres para escreverem de maneira menos arbitrária! Quem sabe não se unem e criem uma publicação ou um blog com mais informações menos distorcidas para a sociedade?
Sim!!!
Eu também espero que estes profissionais se unam, e criem um blog coletivo.
E espero que uma das primeiras ações desse blog seja denunciar as pressões sofridas para manipular a informação nas eleições de 2010.
Não é necessariamente lamentável quando um veículo de comunicação fecha.
É lamentável quando não há imprensa livre, quando todos os veículos de comunicação estão sob comendo de uma oligarquia que os usa apenas como instrumento de manipulação de massas e deixa sua missão de informar.
E isso já aconteceu. É lamentável.
Agora quando uma ou mais empresas de comunicação que não cumprem sua missão jornalística e são usadas exclusivamente para manipulação, principalmente se fazem parte de um cartel que domina todo o setor de teleciomunicações, não deixando que os demais grupos sociais consigam um canal de manifestação, como é o caso, aí então não é lamentável.
Chega a ser alvissareiro porque PODE levar a uma ruptura no cartel, permitindo que a pluralidade possa retornar aos meios de comunicação de massa.
Não tenho dó. A Globo não pratica jornalismo, pratica manip-ulação e é bom quando a manipulação perde força. Melhor ainda quando acaba.
Veja que eu não quero que o grupo oligopolista e manipulador não possa se manifestar. Quero que todos os demais setores da sociedade, que hoje são censurados pelo abuso do poder econômico praticado por esses grupos, possam se manifestar também.
Fico penalizado com esses trabalhadores demitidos às vésperas do Natal, mas sinceramente não consigo deixar de pensar que se eles resistissem um pouquinho em cumprir as diretrizes anti-Brasil do patrão; se fossem um pouquinho menos incisivos na agressividade contra o País; se tomassem menos a peito os interesses pessoais do patrão; enfim, se tivessem um mínimo de independência e respeito ao jornalismo como profissão, talvez as coisas fossem diferentes agora...
Venha para o PET - Programa de Erradicação dos Trolls. Não alimente os trolls no blog!
Já trabalhei em grandes editoras e em um grande jornal. Essa liberdade ou vontade pessoal de que vc fala não existe.
Vc nunca é o responsável final pelo que publica. Tudo fica concentrado na mão de meia dúzia de pessoas qe determinam conteúdos e manchetes.
Muitas vezes, vc nem mesmo se reconhece em um texto que vc mesmo escreveu de tantas alterações que ele sofre.
Eu, que já sou quarentão e tenho outras experiências e conhecimentos, posso pensar em procurar outra coisa pra fazer, mas um recém-formado, que ainda por cima traz na bagagem a falta de experiência, vai fazer o que?
Jogar fora o tempo que gastou fazendo jornalismo e começar tudo de novo em outra área?
Eu não acredito que um jovem procure um curso de jornalismo pensando em ser futuro membro orgulhoso do PIG.
Foi o PIG que meteu o jornalismo brasileiro nessa enrascada. Vai ser difícil os jovens jornalistas reverterem a situação, acho que só a política reverte isso. Como os governos petistas não parecem interessados em uma ley de medios a situação vai provavelmente continuar nessa toada por um bom tempo.
Será que já há casos de jovens que na hora do vestibular desistem do jornalismo por causa disso?
Seria interessante descobrir um relato desses...
Leia essas manchetes e me diga se esses repórteres precisavam realmente agir assim ou escrever exatamente o que escreveram:
http://cloacanews.blogspot.com/2011/03/reporter-toddynho-entala-com-canudinho.html
http://cloacanews.blogspot.com/2010/12/patriotica-ditabranda-uruguaia-segundo.html
http://cloacanews.blogspot.com/2010/12/o-reporter-toddynho-da-folha-de-spaulo.html
http://cloacanews.blogspot.com/2010/12/exclusivo-transcricao-da-entrevista-que.html
E isso pra ficar só no Cloaca News. Se fosse procurar em outros blogs sujos descobriria baldes de reportagens em que os repórteres da Folha foram mais anti-governo do que o próprio Otavinho...
Venha para o PET - Programa de Erradicação dos Trolls. Não alimente os trolls no blog!
Vc tem certeza que leu o meu comentário?
Repórter não escreve a manchete que o jornal publica.
Na Folha são 3 ou 4 pessoas que escrevem essas manchetes, não são os repórteres ou jornalistas da redação que ganham 2 ou 3 mil reais por mês. São os cabeças que estão no jornal há 15, 20 anos e ganham 10x isso.
Então tá resolvido, o repórter toddynho não escreve nada, e 3/4 pessoas é que escrevem o jornal inteiro. Logo o toddynho não precisava ser mais realista que o próprio Rei, né não? Bastava ele receber o salário e ficar olhando os 3 ou 4 escreverem o jornal inteiro...
Se você quis dizer que 3/4 pessoas determinam as pautas e a linha editorial da Folha eu acredito. Mas você afirma que 3/4 escrevem os jornal, e isso é fisicamente impossível.
Venha para o PET - Programa de Erradicação dos Trolls. Não alimente os trolls no blog!
Quantas vezes não comentamos nesse mesmo espaço que a manchete do dia não batia com o texto da matéria?
Quais são os cadernos que comentamos por aqui?
Cotidiano? Ilustrada? Esportes?
Não. Política (1º caderno) e Economia (2º caderno).
Cada editoria dessas tem um editor responsável pelo caderno. 2 profissionais.
Além da pauta ser enviesada, basta cortar um trecho, eliminar uma declaração, mudar um adjetivo, coisa que se faz em 5 minutos e todo o sentido do texto original terá mudado.
O Toddynho pode até não ter a melhor das intenções ou ser subserviente, mas nada resiste à meia dúzia de editores que comanda o jornal.
Vc precisava passar por um fechamento de edição pra sentir o drama...
Há tantas coisas que um jovem em começo de carreira pode fazer, pare de se preocupar com eles como uma pata choca. Que tal formar uma cooperativa de notícias, um jornal de bairro com colegas e arregaçar as mangas procurando anunciantes? Eu mesmo faço isso há 5 anos nas horas vagas e, se no começo não é fácil, há retorno sim e a satisfação de não ter o rabo preso com ninguém.
Isso que você falou me levou a uma reflexão. Dado que o PT liderado pelo SuperLula por mais que apanhe do pig, ganha eleição atrás de eleição, não seria exatamente o jornalismo e os jornalistas a mais ganhar com a ley de médios?
Não a que os chefões do pig dizem, o da "censura à liberdade de expressão". Mas ao contrário, o da livrar a liberdade de expressão da censura dos chefões do pig
Juliano Santos
Segundo PHA de tanto falar em crise afastaram os anunciantes, Eu diria mais. nenhum detentor de marca quer ver sua empresa associada a quem perde a credibilidade a olhos vistos.
Falando em Globo, a notícia do final do dia de ontem foi o Boni falar ao AdNews admitindo que teve uma "produção" em favor de Color no debate histórico Color/Lula. O interessante é que até nos comentários do pessoal de marketing e propaganda há indignação, do tipo nós já sabíamos, mas faltava ele admitir.
Esta informação tem de ser divulgada amplamente. É por estas e por outras que esta mídia está finalmente levando o troco. É possível fazer jornalismo de verdade, só que eles não querem. Se quisessem o público voltaria.
http://www.adnews.com.br/pt/midia/boni-admite-manipulacao-no-debate-coll...
Boni admite manipulação no debate Collor x Lula 28 de novembro de 2011 · 14h25 4 Comentários
Debate foi alterado
José Bonifácio Sobrinho, o Boni, concedeu uma entrevista a Geneton Moraes Neto por conta do lançamento de seu livro, batizado de "O Livro do Boni".
Durante a conversa, o ex-chefão da Globo admitiu que a emissora assumiu o lado de Fernando Collor de Melo no debate contra Luiz Inácio Lula da Silva que antecedeu a eleição de 1989 - primeira pós-ditadura militar.
Segundo Boni, após ser procurado pela assessoria de Collor, o superintendente executivo da Globo, Miguel Pires Gonçalves, pediu que ele palpitasse no evento.
"Eu achei que a briga do Collor com o Lula nos debates estava desigual, porque o Lula era o povo e o Collor era a autoridade", contou. "Então nós conseguimos tirar a gravata do Collor, botar um pouco de suor com uma 'glicerinazinha' e colocamos as pastas todas que estavam ali com supostas denúncias contra o Lula - mas as pastas estavam inteiramente vazias ou com papéis em branco."
Foi uma maneira, diz o executivo, de melhorar a postura do candidato junto ao espectador para que ele ficasse "em pé de igualdade com a popularidade do Lula".
"Todo aquele debate foi [produzido] - não o conteúdo, o conteúdo era do Collor mesmo -, mas a parte formal nós é que fizemos."
Veja o programa na íntegra aqui.
Calma aí, pára tudo ...
O cara teve a coragem de contar a armação do debate e fica tudo do jeito que está? O cara deveria ter recebido ordem de prisão na hora. É por isso que se fala, que país é esse? Se essa entrevista não é motivo para indignação, não sei mais o que é.
Vera, não sei se foi nessa entrevista que você ora posta, mas assisti a uma em que, certamente para tentar justificar a edição, disseram que, na visão deles, o Collor realmente tinha ganho o debate. O "erro" que eles admitem foi a alteração do placar: uma vitória simples que transformaram em goleada, o que pode ter influenciado o resultado das urnas!
Durma-se com um barulho desses!
Só tá faltando agora ele admitir que eles fizeram opção pelo FHC e pelo Serra, aliás, pelo PSDB, nos últimos 20 anos...
Venha para o PET - Programa de Erradicação dos Trolls. Não alimente os trolls no blog!
Primeiro foram os jornalistas demitidos na Folha, agora 30% dos funcionários da Globo...
Espero que os profissionais afastados façam como o Boni, e contem todas as manipulações feitas nas eleições de 2010.
Melhor: abram um blog coletivo, onde expõem tudo o que aconteceu. Tenho certeza de que a repercussão seria imediata -- seria como uma bomba na imprensa brasileira.
Sem mais patrão, sem mais manipulação. Respondam apenas à sua consciência.
O primeiro reflexo é sentir pena dos empregados, mas quem escolhe trabalhar para a máfia, p. ex., sabe que há bônus e ônus.
A mentira tem pernas curtas... Bem feito! Quem manda trabalhar para o PIG?!
PIG, PIG... Rua!!!
A indústria ferroviária, naval e construção civil estão com falta de mão de obra. Faria bem ao jornalistas.
Coitado do Bozó !
" Não procures um prêmio, pois tens uma grande recompensa sobre a terra: a alegria espiritual que só o justo possui " - Dostoievski
Concordo que linha editorial afetou muito a credibilidade dos jornais, logo diminuiu o consumo dos mesmos. Mas a redução da publicidade federal pública também causou seus efeitos, minha esperança é reduzir ainda mais.
Soa espantoso que alguém celebre essa notícia. É importante deixar claro que, quem será demitido, não é esse pessoal do nível que aperta a mão do patrão. É a maioria que trabalha mais de doze horas por dia, tem de produzir mais de três matérias diariamente, ganha o suficiente para morar e comer e, em muitos casos, está há algum tempo na empresa sem vínculo empregatício.
Quem será demitido, é a maioria qualificada; nem tanto pelos cursos e números de língua que falam, mas pela inteligência e profissionalismo que ainda existem na área. É a maioria que está doente, tomando remédio para subir, descer, virar à esquerda, à direita, ou seja, rasgando a alma.
Esse é um lado do jornalismo que ninguém contempla, nem mesmo o sindicato dos jornalistas, que é omisso, inoperante, ineficiente e reticências que não cabem aqui...
Descupem, mas se há um tipo que não aturo é o puxa-saco. Se tivéssemos menos deles, talvez as redações jornalísticas não estariam passando por problemas. Jornalões, já há algum tempo, não informam mais, tornaram-se empresas puramente comerciais, atendem apenas a seus interesses. Aos demitidos: vivendo e aprendendo.
Postar novo Comentário