Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Custos X DefesaEnviado por luisnassif, ter, 10/05/2011 - 20:10
Autor:
junior50 Muito foi falado no blog, a respeito do contrato formalizado pela Embraer junto ao MinDef, refrente a modernização dos 11 caças F-5E/F, adquiridos em 2009 da Real Força Aerea da Jordania, e curioso fui procurar o contrato, achei. "Em 24/12/2010 o DOU publicou o extrato de dispensa de licitação numeros 4/2010 e 5/2010 referentes a modernização da frota de caças Embraer A-1 A/B e F-5E/F. Pelo extrato 4, serão revitalizadas 43 aeronaves A-1, sendo 33 A-1A e 10 A-1B, pela Embraer Aviation International, ao valor de 55.372.860,54 de Euros, aproximadamente 1,29 milhões de Euros por aeronave. A mesma Embraer realizará a revitalização dos 11 jordanianos, 3 F e 8 E , ao custo de US$ 107.519.244,09, que perfaz um custo por célula (11) de US$ 9,77 milhões" Observação minha: estes vetores terão sua vida util estendida por no máximo 10 anos após a entrega, com transferencia de tecnologia tendendo a ZERO, e um F18 custa hoje US$ 20.000.000,00, ou um Gripen NG que custa US$ 18.000.000,00 (preços médios pagos pelos operadores australianos, americanos e no caso do Gripen é estimado), o Rafale (o caro) custa em torno de 25.000.000,oo Euros, mas todos estes tres vetores possuem um espaço de utilização de até 30 anos. Será que estamos jogando dinheiro fora? Ou os Emirados Arabes Unidos estão oferecendo os Mirage 2000-9 a preço de ocasião, e lembre-mos que o Pres. Lula e o MinDef Jobim adquiriram 12 Mirage 2000 C - usados - por US$ 214.000.000,00, para durarem nem 10 anos.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Mario Blaya
10/05/2011 - 20:30
o governo atual promete muito e cumpre pouco, inicialmente o Lula parou o FX-1 para dar de comer aos famintos, descobriu-se que não haviam tantos famintos, dai cancelou o Fx-1 e iniciou o FX-2,...
5
2
-
Athos
10/05/2011 - 20:30
Amigo, é obvio que não é só isso.
O custo de operação destas aeronaves é infinitamente inferior a qualquer um dos caças citados. Assim, a economia seria muito maior que a citada por vc.
O preço...
5
3
-
ercamargo
10/05/2011 - 20:46
Os custos apresentados estão equivocados. Venho acompanhando essas discussões há bastante tempo e posso dizer que os números são outros. Apenas para comparação, o valor de um SuperTucano novo da...
5
4
-
Mario Blaya
10/05/2011 - 21:02
meu caro, os franceses concordaram com tudo, menos reduzir os custos dos aparelhos da manutenção dos mesmos!
para mim o vazamento do tal relatorio da FAB dizendo que preferiam o Grippen foi uma...
5
5
-
Mario Blaya
10/05/2011 - 21:14
Athos,
vc está olhando pela otica do economista, de que adianta ter um caça com custo operacional menor, se ele e facilmente abatido pelo outro que custa mais caro? sendo assim, na...
5
6
-
junior50
10/05/2011 - 21:54
Caro Fofo,
Somente peguei o que está no DOU, e sua informação dos jordanianos está correta, o preço original de cada um foi 5 milhões de US$ para a...
5
7
-
Ivan Moraes
10/05/2011 - 22:33
Junior e Mario Blaya sao a mesma pessoa, mas...
Sao tambem o mesmo computador militar?!
5
8
-
Eugênio Issamu
11/05/2011 - 01:51
Meus dedos coçam...
"Observação minha: estes vetores terão sua vida util estendida por no máximo 10 anos após a entrega, com transferencia de tecnologia tendendo a ZERO", meu nobre, nós temos mais...
5
9
-
JMP
11/05/2011 - 11:42
Mario bala, fica cooolll!
o preço de um 18 equivale a seis f-5, que, renovados, dão conta do recado. Dito pelos milicos, bala.
avião é radar e missel, o trezoitão fica em casa.
prefiro 06 bichinhos...
5
10
-
JMP
11/05/2011 - 11:44
FX-1 para dar de comer aos famintos, descobriu-se que não haviam tantos famintos,.....??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Você...
5
12
-
JMP
11/05/2011 - 11:48
06 f-5 renovados... 15 mião.
o porcaria não sai por menos de 100 mião.... sem mísseis.
5
13
-
Eugênio Issamu
11/05/2011 - 22:05
Oi troll, http://www.vectorsite.net/avmir2k.html.
E termine de comentar minha postagem...
5
14
-
mathphysics
12/05/2011 - 16:57
Prezado Nassif
Infelizmente a FAB ( Brigadeiros ,Coronéis , Tenente-Coronéis Aviadores ) e o Ministério da Defesa mostraram não ter competência técnica para fazer as devidas...
5
15
-
Marcos Antônio Pesado
10/05/2011 - 22:11
Os números com relação aos caças novos estão completamente equivocados. Os F-18E custam por volta de US$ 65.000.000,00. O Gripen, não fica por um pouco menos. Ademais, quanto à alegada ausência de...
4
16
-
bmh
10/05/2011 - 22:42
vamos fazer um concurso aqui: o sr. mario blaya não possui um "avatar", certo? então que tal o pessoal que frequenta o blogue enviar uma imagem que lhes pareça a cara, "avatar", do blaya?
que acham?...
4
17
-
athalyba
10/05/2011 - 23:46
O junior50 acerta no que se refere aos preços relativos aos melhoramentos nos F-5 / A-1 (vulgo AMX). Mas os valores unitários dos caças que participaram do (finado?) F-X2 estão completamente fora do...
4
18
-
Paulo F.
11/05/2011 - 01:58
Custo de célula. Não ouvi em nenhum monento a palavra sistema.
Quando se retrofita um A1, F-5, ou A-4 (as duas últimas aeronaves sabidamente obsoletas) o diferencial em tecnologia é mínimo.
Quanto...
4
19
-
JMP
11/05/2011 - 17:17
Concordo.... caças usados e bem reformados, sim!
Precisamos de submarino nuclear, já estaria pronto se um tal fhc não fosse... americano!
Precisamos de satélites, a EMBRATEL... mas um tal de fhc...
4
20
-
Athos
10/05/2011 - 20:37
Mario, concordo comtudo menos a parte do Lula. Va parte do pressuposto que ele é um idiota e não é.
Ele sabia muito bem o que fazia, tanto é que chegamos a um acordo com os franceses, DEPOIS da...
3 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
o governo atual promete muito e cumpre pouco, inicialmente o Lula parou o FX-1 para dar de comer aos famintos, descobriu-se que não haviam tantos famintos, dai cancelou o Fx-1 e iniciou o FX-2, passaram-se 08 anos e no meio de uma barberagem sem limites o Lula antecipou a preferencia pelos Rafele, tirando o poder dos negociadores, e depois recuou ante a pressão da imprensa e agora a Dilma cancela o FX-2 com uma desculpa de falta de recursos, chamando todos nos de tontos, pois os aparelhos seriam financiados pelo pais vencedor da licitação e os pagamentos não começariam antes de 2013. Aposto que teve gente que chorou ante a sensibilidade da Dilminha!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Mario, concordo comtudo menos a parte do Lula. Va parte do pressuposto que ele é um idiota e não é.
Ele sabia muito bem o que fazia, tanto é que chegamos a um acordo com os franceses, DEPOIS da declaração do Lula, dando assim uma garantia pública aos franceses, que assim, poderiam botar no papel o desconto pretendido mas que carecia de uma "garantia". Isso é negócio e não tem idiota na mesa.
meu caro, os franceses concordaram com tudo, menos reduzir os custos dos aparelhos da manutenção dos mesmos!
para mim o vazamento do tal relatorio da FAB dizendo que preferiam o Grippen foi uma jogada do Jobim para dar um tranco nos franceses, do contrario cabeças teriam rolado por causa disso, pois praticamente seria considerado um motim contra o Lula, se bem que a bananice do Lula e notoria! Basta ver como ele foi submisso ao Gilmar Mendes no caso do grampo! Um presidente de verdade somente receberia o Gilmar mendes depois que ele se retratasse apos dizer que chamaria o Lula as falas! mas o banana recebeu e sorriu ao lado do GM
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Mario, pelo que me recordo, apenas depois da declaração do Lula nós conseguimos negociar o preço de manutenção que é pago pelo governo frances e que consta no orçamento público da França.
Mas posso estar enganado.
flw
FX-1 para dar de comer aos famintos, descobriu-se que não haviam tantos famintos,.....??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Você existe?
o que eu mais gosto em vcs e quando usam os mesmos metodos da imprensa marrom e distorcem as frases, realmente sempre da para contar a indole dos fanaticos!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Amigo, é obvio que não é só isso.
O custo de operação destas aeronaves é infinitamente inferior a qualquer um dos caças citados. Assim, a economia seria muito maior que a citada por vc.
O preço citado por vc também não é mais esse ou não percebeu que o dolar esta se desvalorizando aceleradamente... e o euro tb.
Athos,
vc está olhando pela otica do economista, de que adianta ter um caça com custo operacional menor, se ele e facilmente abatido pelo outro que custa mais caro? sendo assim, na realidade ao manter uma aparelho com baixo custo mas ineficaz na realidade e muito mais caro que manter um eficaz! Esses aparelhos tem somente uma função, manter as equipagens da FAB adestradas mais nada,
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Você tá absurdamente enganado, Mario.
Veja o desempenho dos velhinhos contra os F-18 e apite, depois.
Não diga que os outros são burros.... sem um espelho.
vc é burro! os F-5 não se confrontaram com F-18´s em momento algum, se esta falando do exercicio da FAB em Natal ano passado, foram contra F-16´s, e esses exercicios não representam a realidade, são mais para adestrar os pilotos, no caso dos bons pilotos da FAB, apenas eles saberão como iriam morrer em combate contra os caças mais avançados!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Mario bala, fica cooolll!
o preço de um 18 equivale a seis f-5, que, renovados, dão conta do recado. Dito pelos milicos, bala.
avião é radar e missel, o trezoitão fica em casa.
prefiro 06 bichinhos renovados.. já viu... ? > que um f-18 sem mísseis.
06 f-5 renovados... 15 mião.
o porcaria não sai por menos de 100 mião.... sem mísseis.
Os custos apresentados estão equivocados. Venho acompanhando essas discussões há bastante tempo e posso dizer que os números são outros. Apenas para comparação, o valor de um SuperTucano novo da Embraer fica entre 7 e 10 milhões de dólares, dependendo da configuração. Um jato de passageiros da Embraer fica entre 30 e 40 milhões de dólares cada e o valor estivamos para o novo transporte militar da FAB que será montado pela Embraer serda da ordem de 55 milhões de dólares.
Por esses números, fica claro que não há como um F18 novo custar 20 milhões de dólares.
Cada Mirage 2000 C usado que a FAB adquiriu há cerca de 8 anos custou 12 milhões de dólares cada (incluindo a revisão feita na França e o programa de treinamento dos pilotos e mecânicos). Cada F5 jordaniano (bem mais simples) custaram cerca de 5 milhões de dólares cada. A modernização de cada F5 feita pela Embraer custou cerca de 10 milhões de dolares por aeronave, valor que será aproximadamente o mesmo para a modernização dos A1 (AMX) e A4 da marinha (a moderinização dos caças da marinha ficará um pouco mais cara).
O preço de referência para o F18 novo ou o Rafale (duas turbinas) será de 80 milhões cada e do Gripen (uma turbina) da ordem de 50 milhões. São caças novos e com equipamentos embarcados muito caros, além dos custos de treinamento dos pilotos e mecânicos e dos armamentos (que não entram nessa conta).
Já se deu tanto viés político à modernização da FAB que o governo acabou adiando a decisão prejudicando a força aérea.
Caro Fofo,
Somente peguei o que está no DOU, e sua informação dos jordanianos está correta, o preço original de cada um foi 5 milhões de US$ para a Jordania, e para revitaliza-los é que foi feito o contrato, então eles irão sair na verdade por mais de 15.000.000,00 de US$ para ficarem M, e em meus calculos só contabilizei ás células, e o ultimo F18E entregue a Australia teve o custo de célula de US$ 19.000.000,00 ( a célula), que é o preço aproximado do que paga a US Navy por cada célula, logicamente não iriamos pagar isto, não somos aliados estratégicos, mas seria aproximado, pois o contrato (MCFO) oferecido ao governo brasileiro pela Boeing (gov. americano), por 36 células não alcança US$ 3 Bilhões de dolares. E informo para vc. que os custos de treinamento das equipagens, em todos os contratos, estão incluidos.
junior50
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=13323
Os números com relação aos caças novos estão completamente equivocados. Os F-18E custam por volta de US$ 65.000.000,00. O Gripen, não fica por um pouco menos. Ademais, quanto à alegada ausência de transferência de tecnologia, a modernização a ser implementada nos F-5 é essencialmente na parte eletrônica e já foi realizada em outros 60 aviões da FAB, com grande participação de empresas nacionais com transferência/desenvolvimento de tecnologias. Então, a abordagem do tópico está errada, sem com isso se fazer juízo de valor sobre o mérito da modernização.
Junior e Mario Blaya sao a mesma pessoa, mas...
Sao tambem o mesmo computador militar?!
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
já lhe disse uma vez e repito, não me messa por sua regua, não crio personagens para servirem de escada para mim. Não sou você!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
meço..... bala.
meça... do verbo .... vá dormir.
e que eu escrevi na lingua que ele entende!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
vamos fazer um concurso aqui: o sr. mario blaya não possui um "avatar", certo? então que tal o pessoal que frequenta o blogue enviar uma imagem que lhes pareça a cara, "avatar", do blaya?
que acham? divertirtam-se?
O junior50 acerta no que se refere aos preços relativos aos melhoramentos nos F-5 / A-1 (vulgo AMX). Mas os valores unitários dos caças que participaram do (finado?) F-X2 estão completamente fora do eixo. Seguem números mais próximos da realidade, considerando rumores do programa brasileiro e de outras compras, e documentos dos próprios países. Preço *estimado* por avião, com pacote de treinamento/manutenção e SEM armas:
F18 - US$ 45/55 milhões
Rafale - € 70 milhões
Gripen NG - US$ 50/? milhões (dificil colocar numa faixa de valor, o caça é apenas um demonstrador)
No link abaixo, o usuário Kaleu faz um resumo rápido e divertido das propostas do (saudoso?) F-X2:
http://www.aereo.jor.br/2009/07/09/boeing-apresenta-o-primeiro-super-hornet-da-raaf/
Sds!
bom em primeiro lugar esse blog aereo fez lobby pro Grippem, mesmo assim os valores não são esses para nenhum dos aparelhos pois ninguém sabe, pegar valores de propostas feitas para outros paises tampouco serve, pois cada pais define um pacote especifico, tanto de armas como de configuração do aparelho. os jatos da RAAF fazem parte de um pacote maior que o FX-2 e me parece que as exigencias dos australianos eram maiores que as da FAB, mas apenas porque a Australia por ser aliada dos americanos, tem bem mais probabilidade de colocar esses aparelhos em combate
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Meus dedos coçam...
"Observação minha: estes vetores terão sua vida util estendida por no máximo 10 anos após a entrega, com transferencia de tecnologia tendendo a ZERO", meu nobre, nós temos mais conhecimento do F-5 que a própria NORTHROP...
"...o F18 custa hoje US$ 20.000.000,00", meu nobre, onde você retirou este preçinho camarada??
"...um Gripen NG que custa US$ 18.000.000,00 (preços médios pagos pelos operadores australianos, americanos e no caso do Gripen é estimado), meu nobre, que o mundo saiba, este tal de Gripen NG é o ÚNICO caça INVISÍVEL do planeta... Onde você achou este custo??
"...o Rafale (o caro) custa em torno de 25.000.000,00 Euros", meu nobre o Dassault Rafale pode chegar a 70.000.000 de euros, no barato, 64.000.000 de euros...
Meu nobre, estes três "cavalos paraguaios" (que os cavalos paraguaios me perdoem) são de 4ª Geração e o Gripen NG está só no papel... É melhor, então, pagar U$ 160 milhões pelo Sukhoi T-50, que é de 5ª Geração ou o Su-35BM 4++ Geração por U$ 65 milhões.
"...mas todos estes tres vetores possuem um espaço de utilização de até 30 anos. Será que estamos jogando dinheiro fora?", meu nobre. você ainda pergunta????
"...os Emirados Arabes Unidos estão oferecendo os Mirage 2000-9 a preço de ocasião, e lembre-mos que o Pres. Lula e o Min.Def. Jobim adquiriram 12 Mirage 2000 C - usados - por US$ 214.000.000,00, para durarem nem 10 anos.", meu nobre, o Mirage F1, vulgo, 2000-9, é um SENHOR caça e, eu dúvido que estes caças durem só 10 anos!!
O Mirage F1 é uma coisa o Mirage 2000 é outra coisa....
Informe-se.
Oi troll, http://www.vectorsite.net/avmir2k.html.
E termine de comentar minha postagem...
Concordo.... caças usados e bem reformados, sim!
Precisamos de submarino nuclear, já estaria pronto se um tal fhc não fosse... americano!
Precisamos de satélites, a EMBRATEL... mas um tal de fhc.....
Comprar 30 caças sem saber como consertar (vide Venezuela) ou operar, é fria!
E muito caro!
Custo de célula. Não ouvi em nenhum monento a palavra sistema.
Quando se retrofita um A1, F-5, ou A-4 (as duas últimas aeronaves sabidamente obsoletas) o diferencial em tecnologia é mínimo.
Quanto aos F-18 ofertados serem novos duvido e muito! São equipamentos que serão gradualmente substituidos pelo F-35 ( o sonho de McNamara, a aeronave única para todas as armas), que sera posteriormente oferecidos aos aliados NATO. Vamos esvaziar os pátios da Davis-Monthan Air Force Base.
Em 2006 Chavez justificou a escolha da compra de Sukhois alegando o não cumprimento do contrato de compra dos F-16 pelos Estados Unidos e o não está fornecimento das peças necessárias para sua manutenção, nem opção para sua atualização. Os 21 caças F-16 ficavam em terra a maior parte do tempo por falta de peças.
A Indonésia comprou em 2008 três SU-30 MK2 e três SU-27 SKM . o valor da venda de seis aviões foi de US$ 355 milhões.
Dá aproximadamente 60 milhões por unidade, uma pela outra. São mais modernos do que qualquer coisa no inventário da FAB.
As duas situações servem como um aviso e como parâmetro.
Ao que parece há muito espaço para negociações, mas a FAB necessita de um novo sistema de armas, e com certa urgência.
Os EUA e qualquer outro fabricante deixara de fornecer componentes para paises que contrariem seus interesses, no caso do Chaves e exatamente isso. Se o Chaves tinha ou não razão não é a questão, a vida é assim!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Prezado Nassif
Infelizmente a FAB ( Brigadeiros ,Coronéis , Tenente-Coronéis Aviadores ) e o Ministério da Defesa mostraram não ter competência técnica para fazer as devidas avaliações relacionadas a esta complexa avaliação de valor estratégico-tático X gastos na área de defesa otimizados do Espaço Aéreo brasileiro .É tudo aparentemente realizado de um modo "amadorístico" e sem um protocolo sólido de satisfação de necessidades da estrutura de defesa do País.
.Este negócio de apontar 03 finalistas no "Tapetão" do FX-2 , mas parece eleição para "Reitor" !. A FAB, caso tivesse completo domínio intelectual sobre as suas necessidades militares , somente teria aceito o programa FX-2 PARA INDICAR UM ÚNICO CAÇA VENCEDOR !.Ao apresentar 03 modelos como vencedores da concorrência , mostrou claramente a sua incapacidade técnica militar de DECIDIR ! .Presidentes competentes só referenciam as decisões tomadas pelas areas técnicas competentes da estrutura de Estado, e nada mais! !.Mas quando sente-se o cheiro do "Oba-Oba" , o processo todo fica todo "Sargenteado" e portanto "cag&%$#do".
E a aviação naval deveria ser preocupação única da Marinha! .E o esvaziamento da aviação de caça na FAB pode ser consequencia direta da omissão política dos CeL e Ten Cels da FAB na perda do direito único da FAB em ter aviões de combate de asas fixas!. Isto sim, foi uma decisão política do FHC para "esvaziar" o poder político da FAB e ganhar apoio da Marinha .
Postar novo Comentário