Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Crack: Alckmin e Kassab quiseram se antecipar a ação federalEnviado por luisnassif, seg, 16/01/2012 - 10:37Por KURK Da Folha de S. Paulo Reunião de Alckmin e Kassab selou uso ostensivo da PM na cracolândia Encontro ocorrido em 1º de dezembro pôs fim à hesitação entre priorizar intervenção policial ou políticas sociais
DE BRASÍLIA O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (PSD) deram aval ao uso ostensivo da Polícia Militar na cracolândia, centro de São Paulo, em reunião no dia 1º de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes. Troca de e-mails e uma bateria de reuniões -uma delas com cem homens, na PM- antecederam a ação. Alckmin e Kassab debateram com secretários da área social e de segurança medidas de combate ao tráfico, incluindo a ação policial ostensiva. Até então, eles hesitavam sobre a polícia. No governo, havia a tese de que era problema social e de Kassab. Já a prefeitura era palco de disputa entre duas correntes. Uma delas defendia que a solução estava nas políticas sociais, mas, quatro meses depois, prevaleceu a tese, compartilhada pelo secretário Januário Montone (Saúde), de que, sem repressão policial, estariam "enxugando gelo". O comandante-geral da PM, coronel Álvaro Camilo, defendeu janeiro, pois, com a cidade esvaziada pelas férias, seria possível destinar mais policiais para a ação. "Definimos com outros órgãos que a operação aconteceria em janeiro", disse. A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Alda Marco Antonio, exibiu o modelo de tendas para viciados. Os secretários de Saúde listaram vagas para tratamento. No dia 29 de dezembro, o núcleo de segurança desenhou a operação. A data -terça-feira, 3 de janeiro- foi fixada pelo comandante do centro, coronel Pedro Borges. "A ação ia começar na segunda-feira. Mas como a segunda é um dia sem véspera, porque domingo é plantão, decidi esperar mais um dia para poder conversar com a tropa", afirma Borges. Da reunião que decidiu a data participou o presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool, José Florentino Filho. Alda foi informada nesse dia. POLÍTICA A definição de data e hora teve combustível político. No dia 23 de dezembro, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram em São Paulo a participação dos movimentos sociais no plano "Crack, é possível vencer". Atento à movimentação e sob cobrança do eleitorado, Alckmin temia que o PT assumisse a bandeira. Padilha é tido como potencial candidato ao governo em 2014. Na prefeitura, o medo era que a União se apropriasse do programa municipal de atendimento móvel aos dependentes, hoje com 27 equipes. Em dezembro, a gestão Dilma lançou o programa de consultórios de rua, que prevê o transporte de profissionais de saúde em uma van com a marca do governo. A prefeitura só aderiu depois que a União abriu mão da exibição do símbolo. Até hoje, o governo federal se queixa de não ter sido informado sobre a operação. Após críticas da Promotoria, do Judiciário e da Defensoria Pública, o governo proibiu o uso de bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar usuários. (CATIA SEABRA E ROGÉRIO PAGNAN)
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Franklin Caetano de Freitas
16/01/2012 - 10:58
Penso que a Dilma tem intenção mesmo de combater o crack. O problema é que os tucanos paulistas nunca tentaram realmente resolver o problema, aí o governo federal tem que fazer.
5
2
-
Moacir_Teles
16/01/2012 - 11:21
Ação social é ação social, seja em fronteira ou no interior do território. Com um pouquinho só de inteligência se chega fácil à conclusão que combate ao tráfico só atinge mesmo as "arraias miúdas",...
5
3
-
Mario Blaya
16/01/2012 - 11:21
bom então a mentira de que o 2º escalão que precipitou ao iniciar a operação já era!
5
4
-
Paulo Guedes
16/01/2012 - 11:23
A PF, em que pese todas as sempre presentes deficiências materiais, tem feito seu trabalho fronteiriço.
O Exército e a Marinha, bem como a Força Aérea têm atuado.
Agora, vir com o lero de que temos...
5
5
-
Sergio Saraiva
16/01/2012 - 11:34
Kassab, sabe-se lá por que, é a nossa "Maria batalhão". Basta ver quem ele indicou para todas as nossas sub-prefeituras. Coronéis da PM. Tem ainda seu histórico de intolerância, como comprovam não só...
5
6
-
Neo-tupi
16/01/2012 - 11:35
Já foi feito o que você sugere fazer.
Operação Sentinela apreendeu 115 toneladas de drogas em 6 meses de atuação
http://portal.mj.gov.br/data/Pages/...
5
7
-
Ivan Moraes
16/01/2012 - 12:07
A quem pertence a vizinhanca onde a acao se deu?
Ta ficando igual o outro desastre militar/judicairio/governoide: levou uma semana pra gente saber que o dono da terra eh Nahas...
5
8
-
Paulo Santos
16/01/2012 - 12:14
Caro Franklin,
tucano paulista não resolver problema é redundância. Eles nunca resolvem nada - a prova é que adoram uma terceirização - e quando tentam, enfiam os pés pelas mãos. É uma simples...
5
9
-
Jorgee
16/01/2012 - 12:22
infelizmente a prefeitura e o governo estadual não querem parcerias com o governo federal somente por quererem manter-se no poder em São Paulo (vide minha casa, minha vida, e outros programas)....
5
10
-
Roberto Grossi
16/01/2012 - 12:33
Penso que se vigiar fronteiras ou cidadãos resolvesse o Tio Sam não teria a população carcerária que tem, nem a posição de destaque no consumo mundial de drogas ilícitas. Este simplório pensamento...
5
11
-
Moacir_Teles
16/01/2012 - 13:21
Sérgio Saraiva arrasou. Poucas palavras que disseram tudo.
5
12
-
Fuhgeddaboudit™
16/01/2012 - 10:47
Perguntar não ofende.
Mas, por que a ação Federal não focou às fronteiras que é a sua seara? Estaríamos em mais uma ação política pirotécnica da PF, por influência do PT (no desespero de...
1
13
-
aliancaliberal
16/01/2012 - 11:42
"Em briga de elefante quem se da mal sempre é a grama".
No fundo o culpado é a sociedade tanto como eleitor que prioriza o "meu" e não a coletividade como pela falta de participação.
A...
1
15
-
Maralina Matoso
16/01/2012 - 13:32
Discordo só numa parte. É de interesse deles a revitaalização desse espaço.
Já está tudo combinado com a especulação imobiliária.
Eles ja tem planos pra essa região há algum tempo.
1
16
-
Tio_Zé
16/01/2012 - 14:02
Isso se você acredita no press release que é a Falha de SP.....
1
17
-
Go Oliveria
16/01/2012 - 15:05
Não sei porque insistir em São Paulo.
Alkimin e Kassab querem o dinheiro do Governo Federal que é de todos os brasileiros, mas não querem que isto fique claro lá no curral deles.
Então por que Dilma...
1 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Perguntar não ofende.
Mas, por que a ação Federal não focou às fronteiras que é a sua seara? Estaríamos em mais uma ação política pirotécnica da PF, por influência do PT (no desespero de chegar aos Executivos do Estado e da cidade) contra o Governo e Prefeitura de SP/São Paulo???
E.T.: Sou neutro, votei em DILMA; e, mais uma vez, "AVE DILMA", a grande ESTADISTA.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
A PF, em que pese todas as sempre presentes deficiências materiais, tem feito seu trabalho fronteiriço.
O Exército e a Marinha, bem como a Força Aérea têm atuado.
Agora, vir com o lero de que temos que fechar nossas fronteiras - via PF - para depois dar atenção ao problema de consumo interno de drogas, é mais do mesmo. Do mesmo que diz que não podemos ter um TAV porque não resolvemos o problemas cruciais de infraestrutura. Do mesmo que diz que não devemos investir universidades porque não resolvemos o problema do ensino fundamental. Do mesmo que vai por ai afora toda vez que precisamos desenvolver políticas diversas do manual.
Agora a grande pergunta: Alckmin e Kassab não divulgaram nota dizendo que não sabiam da operação policial?
Não precisa responder. Só quero entender.
Já foi feito o que você sugere fazer.
Operação Sentinela apreendeu 115 toneladas de drogas em 6 meses de atuação
http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJA87C1BD2ITEMIDB764C85F193A47B28CB1DF87FC6EBCD9PTBRNN.htm
infelizmente a prefeitura e o governo estadual não querem parcerias com o governo federal somente por quererem manter-se no poder em São Paulo (vide minha casa, minha vida, e outros programas). Lamentável e grande prejuízo para os paulistas e paulistanos.
Penso que se vigiar fronteiras ou cidadãos resolvesse o Tio Sam não teria a população carcerária que tem, nem a posição de destaque no consumo mundial de drogas ilícitas. Este simplório pensamento também pode ser usado para medir a eficácia da política de "Guerra às drogas".
Penso também que o Governo Federal busca atender uma demanda não suprida adequadamente pelos demais entes. É promessa de campanha, e, como estamos tratando de uma pessoa séria, ela honra em cumprí-las.
Muita gente torceu o nariz ao ver a presidenta tão próxima ao Governo de SP, trocando gentilezas e tentando construir programas que atendessem aos brasileiros de São Paulo. O que dizer agora?
Se tivesse lido o livro do Amaury (ou os livros sobre o combate à máfia na Itália) já saberia que o mais importante para combater o crime organizado é atacar onde dói, no bolso. Isto é, atacando a lavagem de dinheiro.
Direitista SEMPRE se entrega nos detalhes.
Penso que a Dilma tem intenção mesmo de combater o crack. O problema é que os tucanos paulistas nunca tentaram realmente resolver o problema, aí o governo federal tem que fazer.
Franklin.
Caro Franklin,
tucano paulista não resolver problema é redundância. Eles nunca resolvem nada - a prova é que adoram uma terceirização - e quando tentam, enfiam os pés pelas mãos. É uma simples questão de falta de prática.
Abraços.
Ação social é ação social, seja em fronteira ou no interior do território. Com um pouquinho só de inteligência se chega fácil à conclusão que combate ao tráfico só atinge mesmo as "arraias miúdas", pois os "peixes grandes" nem em fronteiras aparecem, muitas vezes estão disfarçados em soberbos empresários, políticos, frequentadores assíduos de colunas sociais em jornais do interior. Se fosse assim tão fácil atacar o tráfico a partir de operações de fronteira, o SIVAM seria de extrema utilidade. E se desse certo a ênfase em operações policiais como foi dada no caso da Cracolândia, as fronteiras do país estariam protegidas, pois ações truculentas são comuns tanto por parte da Polícia Militar como da Polícia de fronteira. Diria que é da "natureza" das operações repressivas. Assim, a questão de maior importância é como encarar a questão da Cracolândia, e que soluções de encaminhamento a adotar. O governo estadual e a prefeitura de Kassab mostraram de vez o que pensam, já que optaram pela operação de "saneamento", que poderia, para alegria da elite burguesa paulistana ter como resultado, a restituição de um centro "limpo" de maltrapilhos, mas esse tipo de operação comete o pecado de não se preocupar em restituir a estatura de seres humanos a tais maltrapilhos. Daí a necessidade de discutir programas sociais. É lamentável que, de forma estúpida, para não dizer cretina, Alckmin e Kassab só se preocuparam em antecipar-se à presença do governo federal, pois a preocupação desses senhores não é e nunca foi a Cracolândia, mas o PT e seus aliados. Daí a ação desastrada com os resultados para lá de visíveis.
Moacirprof
Discordo só numa parte. É de interesse deles a revitaalização desse espaço.
Já está tudo combinado com a especulação imobiliária.
Eles ja tem planos pra essa região há algum tempo.
bom então a mentira de que o 2º escalão que precipitou ao iniciar a operação já era!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Isso se você acredita no press release que é a Falha de SP.....
Kassab, sabe-se lá por que, é a nossa "Maria batalhão". Basta ver quem ele indicou para todas as nossas sub-prefeituras. Coronéis da PM. Tem ainda seu histórico de intolerância, como comprovam não só suas intervenções pessoais, mas principalmente as ações da GCM- guarda civil metropolitana.
Alckmin pertence àquele estrato da nossa sociedade que acredita que o que falta é "polícia para botar um pouco de vergonha na cara dessess "vagabundos". Sejam os "vagabundos", indigentes da cracolândia ou simplesmente "gente diferenciada".
Junte-se a isso o oportunismo político e tá feita a merda.
Sérgio Saraiva arrasou. Poucas palavras que disseram tudo.
Moacirprof
"Em briga de elefante quem se da mal sempre é a grama".
No fundo o culpado é a sociedade tanto como eleitor que prioriza o "meu" e não a coletividade como pela falta de participação.
A sociedade só se movimenta quando as mazelas chegam a sua porta.
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.
E o Ministerio Publico? Vai mudar de opinião novamente?
A quem pertence a vizinhanca onde a acao se deu?
Ta ficando igual o outro desastre militar/judicairio/governoide: levou uma semana pra gente saber que o dono da terra eh Nahas...
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
mas,
o kissab e o sechium edule não são aqueles que
NÃO sabiam de nada?
Não sei porque insistir em São Paulo.
Alkimin e Kassab querem o dinheiro do Governo Federal que é de todos os brasileiros, mas não querem que isto fique claro lá no curral deles.
Então por que Dilma não deixa São Paulo se resolvendo sob a ação dos coronéis de lá e vai cuidar do restante do Brasil. Aposto que nenhum outro estado, até mesmo aqueles dos outros tucanos, será mesquinhos e atabalhoado quanto São Paulo
É de morrer de vergonha a imcapacidade administrativa dos sucessivos governos paulistas do psdb. O objetivo é sempre eleitoral, mas, mesmo assim, só fazem asneiras. Durante todos esses anos,eles só aprenderam a "governar" suas contas bancárias. Se fôssemos levar em conta seus currículos políticos, deveriam estar apodrecendo na cadeia.
Os tucanos gostariam de cercar São Paulo e não permitir nem a entrada de Dilma. E as diferenças vão ficando patentes: em lugar de UPPs, tiros e bombas de gás, perseguição a hipossuficientes; em vez de urbanização, fogo, fogo, fogo.
Cadê os neoaliados do Kassab para defedê-lo?
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5556727-EI6578,00-Kassab+...
um dos precandidatos demotukano um tal de matarrato ou mataraso declarou que foi o PT o causador do crack no Alaganistão
pergunta impertinente, por acaso existe na guarda municipal um "departamento de narcóticos"?
mas o desgoverno privateiro tem um tal de DENARC, da puliça do estado a que chegou São Paulo
é aquele mesmo que foi denunciado pelo megatraficante colombiano que afirmou que: "Se querem acabar com o tráfico em São Paulo, há qiue começar fechando o DENARC..."
os demotukanos nem aí, o "denarco" continua funcionando do mesmo jeito...
a operação crack foi um tiro no pé e o gov e o pref e o com-da-pm disseram que ninguém sabia, foram uns aloprados de 2a categoria que fizeram a me...da
mas também acreditar nesse tipo de gente, só sendo o famoso bokomoco da moka.
Ou o Brasil acaba com os juízes e políticos corruptos ou os juízes e políticos corruptos acabam com o Brasil
da foia, saiu no Blog da Cidadania, do grande Eduardo Guimarães:
FOLHA DE SÃO PAULO
13/12/2001
Policiais são flagrados com traficantes
O Ministério Público flagrou cinco policiais do Denarc em situações suspeitas na cracolândia, região no centro de São Paulo conhecida por concentrar dependentes e traficantes de crack.
Durante 20 dias, os promotores gravaram imagens de integrantes do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) na região. O material foi veiculado ontem à noite no “Jornal Nacional”, da Rede Globo.
O tráfico na cracolândia, segundo o Ministério Público, é dominado atualmente por dois grupos do Denarc, um liderado por Hélio Carlo Barba e outro pelo investigador José Carlos de Castilho.
Nas imagens, aparece Barba com outro policial, identificado apenas como Henrique, abordando um casal. O investigador Alessandro Ramos da Silva seria o terceiro integrante do grupo.
Em outra imagem, um homem algemado sai do carro da polícia, parado na cracolândia, é solto por Castilho, de quem recebe ainda um aperto de mãos.
Cena parecida se repete com outros dois criminosos. Castilho e o investigador Mauro César Bartolomeu soltam os homens e, depois, os cumprimentam. Um deles foi identificado na reportagem como Adilson Francisco Rocha, indiciado por tentativa de homicídio, tráfico de droga, formação de quadrilha e roubo.
Segundo depoimento de um ex-integrante do grupo de Castilho, para atuar na cracolândia é necessário pagar taxa de R$ 200, por semana, aos policiais, que cobram ainda entre R$ 1.200 e R$ 5.000 para libertar criminosos.
Segundo esse ex-integrante, o grupo de Barba vende crack embalado em plástico verde. O grupo de Castilho, em plástico branco.
Ontem à tarde, os promotores que fizeram as gravações -membros do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado)- pediram a prisão temporária dos policiais identificados a partir das imagens.
À noite, após a veiculação da reportagem do “Jornal Nacional”, eles não deram entrevistas aos outros órgãos de imprensa.
Corregedoria
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as gravações foram mostradas ontem ao corregedor da Polícia Civil, Rui Estanislau Silveira Mello, pouco antes do pedido de prisão. O corregedor, que já investigava os policiais, segundo a secretaria, determinou que fossem imediatamente afastados.
O delegado Marco Antonio Ribeiro de Campos, que dirige o Denarc, disse ao “Jornal Nacional” que está “envergonhado”.
Os cinco policiais -todos investigadores, segundo a secretaria- devem ser acusados por tráfico de drogas, abuso de poder, extorsão e formação de quadrilha.
Ou o Brasil acaba com os juízes e políticos corruptos ou os juízes e políticos corruptos acabam com o Brasil
É, parece que o Abadia sabia mesmo das coisas...
Postar novo Comentário