Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Como escrever uma crítica ao governo Lula.Enviado por luisnassif, seg, 17/01/2011 - 07:00
Por Gunter Zibell - SP
É tão fácil como seguir uma receita de bolo! Um texto assim pode ser feito com o auxílio de fórmulas-padrão, como as usadas em romances policiais, telenovelas ou livros de auto-ajuda. Afinal, será um texto dirigido para um público específico e acrítico e sua função será nublar a discussão, não esclarecer. Um intelectual reconhecido deve ser convidado a escrever (serão sempre os mesmos : F Gullar, A Jabor, M A Villa, F H Cardoso, etc.) É melhor evitar pessoas de fora de um círculo relativamente reduzido, para evitar resultados indesejáveis, mas há também economistas e jornalistas que sabem seguir a receita. (Como exemplo, entre aspas, frases de F Gullar.) Os ingredientes básicos que devem compor o texto: - Lembrar da ausência de educação superior formal do ex-Presidente, esquecendo do seu aprendizado ao longo da atuação política (“pena que não fale tão bem português”.) Gafes devem ser ressaltadas, pontos altos (como os dois discursos em Copenhagen, em 2009) devem ser esquecidos. - Desqualificar mudanças programáticas e políticas de Estado com impacto equivalente ao de reformas (Bolsa-família, Prouni, Reuni, PAC, Brasil Sorridente, Minha Casa Minha Vida, Agricultura Familiar, novos mercados para exportações, salário mínimo, redução de juros, políticas antí-cíclicas, independência diplomática, redução de desmatamento, acesso à documentação básica, matriz energética, capitalização de estatais) atribuindo qualquer sucesso econômico ou à herança (“é só sentar-se e comer o almoço que os outros prepararam”) ou às condições internacionais, favoráveis sim, porém sabiamente aproveitadas (“a economia se expandiu e muita gente pobre melhorou de vida. ...porque as condições econômicas o permitiram?...”) - Superavaliar o Plano Real (na realidade variante de um programa corriqueiro na América Latina sob o consenso de Washington, Peru e Argentina utilizaram método semelhante para estabilizar suas moedas anos antes), que é o único cartão de visitas do governo anterior (“até a criação do Plano Real, a economia brasileira sofria de inflação crônica.”) As críticas da oposição da ocasião (Lula, PT, PDT, etc) à exacerbada (e realmente eleitoreira) taxa de juros devem ser confundidas com críticas à estabilidade monetária em si. Confundir é o que importa aqui. - Omitir sempre o desastre econômico dos anos FHC : apenas 1 ano de crescimento (1995) a partir de utilização da capacidade ociosa (vinda da recessão 1990-1992, com Collor, e recuperação 1993-1994, com Itamar) e 8 anos de estagnação (1996-2003), nos quais a renda per capita cresceu apenas 0,5% a.a. Nunca mencionar que em 2002 a renda per capita era ainda a mesma que em 1989, ou que o desemprego e a informalidade foram recordes, pois isso tiraria qualquer brilho do neoliberalismo e privatismo adotados de 1990 a 2002 e ficaria visível que a política monetária impediu o crescimento econômico (ao contrário de outros países na mesma época.) - Confundir popularidade efetiva (como a de Mandela ou de Roosevelt) em ambiente de plenas liberdades para críticas com popularidade induzida (como a de Médici ou dos governos estaduais paulistas recentes) em ambiente de restrição a críticas (“O presidente Emílio Garrastazu Médici também obteve, em 1974, 82% de aprovação.”) - Publicar em algum jornal ou revista de circulação nacional, variando algumas frases, em intervalos de duas semanas até setembro de 2014. Alguns problemas que podem surgir ao se preparar a receita: Se fosse para a população brasileira atribuir valor ao Plano Real, ao modelo de gestão econômica do PSDB/DEM ou mesmo aos seus quadros mais expressivos (como FHC, Serra), já teria se manifestado nessa direção, nas urnas, em 2002, em 2006 ou em 2010. Quanto mais se caminhar para o futuro, mais o acaso do sucesso relativo do Plano Real ficará distante, com o detalhe que sempre haverá o período Lula no meio.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Fred Oliva
17/01/2011 - 07:11
E esse coitado do Ferreira Gullar sequer se dá conta de que está sendo usado... Mas a vaidade, mesmo na velhice, é o calcanhar de Aquiles de todo pseudo-intelectual. Não percebem o quão refém ficaram...
5
2
-
sergio m pinto
17/01/2011 - 07:15
Meu caro,
Errou de site. Tente folha de sao paulo (onde um artigo parecido com essa receita foi publicado), estadao, veja, globo e outros menos votados.
Aqui é necessário argumento. Falar em compra...
5
3
-
IV Avatar do Rio Meia Ponte
17/01/2011 - 07:17
GZ, vc matou a charada, uma realidade cortante que vc expressa nesta cartilha autômata, se os tais "intelectuais" tivessem vergonha na cara se enfiariam debaixo da cama,,,...mas tem lá suas...
5
4
-
IV Avatar do Rio Meia Ponte
17/01/2011 - 07:18
Para demonizar Lula vale até santificar Garrastazu Medici, não é mesmo Sr. Gullar
5
5
-
Nilson Fernandes
17/01/2011 - 07:23
Eu li o que o Gunter escreveu ontem e concordo com ele. Como é impressionante a quantidade de gente que foi tapada pela dita imprensa livre. No sábado à noite sai para espairecer e beber algumas...
5
6
-
Luciano B. Silva
17/01/2011 - 07:23
Valeu Nassif!
Vou seguir essas dicas e descolar um empreguinho na grande mídia! heheheh
Um abraço.
5
7
-
aleXandre
17/01/2011 - 07:40
As bases que o FHC legou são as seguintes:
Uma dívida de trinTa bilhões de dólares de um empréstimo do FMI a cinco meses do Príncipe abandonar o palco. O primei iro ano do governo lula...
5
8
-
Robson Porto
17/01/2011 - 07:40
Nilson, selecione melhor suas amizades... Os idiotas são invencíveis. Abraços.
5
9
-
Paulo R Cequinel
17/01/2011 - 07:51
Há quem aprecie chegar ao orgasmo utilizando-se da genitália de terceiros, se me entendem. Para bater no PT, em Lula e na Dilma nada melhor que um ex-petista falando mal. E tome gente do PSOL, do...
5
10
-
José Vitor
17/01/2011 - 08:04
Ótimo post.
Infelizmente o governo de Lula, e provavelmente o de Dilma, parece que não perceberam que estão sob uma barragem midiática diária. Não tem jeito, tem que jogar o jogo: fazer propaganda,...
5
12
-
Cláudio Freire
17/01/2011 - 08:07
Mario Blaya, essa história de que "mudanças realizadas no governo do FHC" foram base do governo Lula é ridícula.
Todo governo é base para o seguinte, Mario Blaya. Falar isto é...
5
13
-
Tursi
17/01/2011 - 08:07
Podemos falar sim da corrupção Mário Blaya. Foram quase 3 mil servidores demitidos por praticar irregularidades graças à CGU, nunca tivemos tantas operações da Polícia Federal, acabou o cargo...
5
14
-
maria nadiê rodrigues
17/01/2011 - 08:08
Pelo visto, Ferreira Gullar deve ter se apartado de muitos intelectuais, por isso anda meio cabisbundo. Refiro-me àquela manifestação num teatro, quando intelectuais dos mais qualificados do...
5
15
-
Luiz Augusto de Jesus Carvalho
17/01/2011 - 08:24
O bom é encontrar pessoas que queiram discutir. Se o interlocutor não te deixa falar, sorria e peça para mudar de assunto!
Falar da formação de Lula, até pode. Não pode é deixar de assistir ao menos...
5
16
-
Ygor
17/01/2011 - 08:26
Dizer que foi FHC que permitiu que Lula fizesse um governo é como dizer que um grande musicista só o é porque teve algum bom professor para ensiná-lo, do contrário, nem com todo talento, poderia...
5
17
-
José Ribeiro Jr
17/01/2011 - 08:29
E não é que é fácil mesmo?! O Mario Blaya acabou de ler e já pôs os ensinamentos em prática, como se seguisse uma receita de bolo ditada pela Ana Maria Braga.
5
18
-
AntonioM.A.
17/01/2011 - 08:29
Mesmo seguindo a cartilha o sujeito pode dar com os burros n'água ao receber o beijo da morte. Pois é, o Professor Hariovaldo deu um beijo desses no grande poeta Ferreira Gullar. Esse Hariovaldo não...
5
19
-
Rodrigo Rod
17/01/2011 - 08:33
O Plano Real para mim, um mero popular.
Amigos, vou contar uma breve história dos impactos do Plano Real em minha vida. Tirem as conclusões:
Em 1990 ingressei no melhor curso de Engenharia Elétrica...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
podemos falar da corrupção, do apoio as oligarquias caqueticas do nordeste, do tragico primeiro governo, podemos falar da inatividade do presidente e das fanfaronices do mesmo presidente, podemos falar do oportunismo e do desrespeito as instituições, como a compra descarada e ostensiva de deputados e por ai vai!
podemos também dizer que pouco se reconhece que a base para o governo Lula foram mudanças realizadas no governo do FHC, mas isso e proibido, pois usar a sigla FHC sem um adjetivo depreciativo e crime de traição entre os fanaticos lulistas!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Meu caro,
Errou de site. Tente folha de sao paulo (onde um artigo parecido com essa receita foi publicado), estadao, veja, globo e outros menos votados.
Aqui é necessário argumento. Falar em compra de deputados não fica bem para as viuvas do fhc, por exemplo.
Abraço
o debate as vezes e muito raso aqui, ou se é a favor do Lula ou e tucano, não e aceito uma outra possibilidade, por exemplo alguém que pode ver o que houve de bom ou ruim nos governos Lula e FHC.
Lula acertou mais que errou, mas seus erros são memoraveis. Como também ocorreu com FHC. Se o tucano teve o apoio de ACM e do DEM, Lula salvou Renan e Sarney. Se FHC não teve uma politica direta para minorar o problema do pobres, apesar de que a derrota da inflação indiretamente permitiu a melhor gradativa destes, o governo Lula pouco fez pelos aposentados, além de trata-los com a mesma crueldade que tanto criticava na oposição!
Lula deu a sorte de pegar a onda do commodities, o que segurou o crescimento do pais, pois se dependesse do crescimento industrial estariamos letargicos ainda. Lula assinou um acordo com a China que deve ter resultado em muitas estatuas do brasileiro na China, mas aqui foi mais um passo para a desindustrialização do pais.
Mas o que fica nitido e que Lula e tratado por muitos aqui como uma divindade, que não pode ser criticada mas somente adorada! felizmente dos que apoiaram o governo, esses fanaticos são poucos, a maioria apoia o proprio bolso,
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Meu caro.
Sarney também foi presidente do Senado no tempo de FHC e apoio seu Governo.
Quanto ao Renam, foi nada mais nada menos do Ministro da Justiça, veja bem, Justila, de FHC.
não interessa se Sarney foi amante do FHC, se o Lula pode fazer o mesmo porque FHC fez, então não há sentido em votar no Lula!
veja bem em 94 votei no FHC porque achava melhor que o Lula, tanto cultural como intelectualmente, além de não representar um foco de tensões, mas quando ele se aliou ao que havia de pior na nossa politica ele perdeu meu voto em 98, votei em Lula em 98 e 2002, por querer uma mudança na politica, ai Lula se aceitou o apoio de uma escoria equivalente e seu primeiro mandato foi marcado pelo nada, votei novamente nele, porque o outro lado era pior. Não que fosse melhor.
Não tenho ilusões sobre Lula, ele e demagogo moderno, fala o que a audiencia quer ouvir, mas ele aprender a delegar responsabilidades, que no fundo e o mais importante, esperar que o presidente domine todos os aspectos da estrutura do pais, somente quem acredita no conto Serra!
Mas o principal, ele é uma pessoa de muita sorte!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Blaya você se declara que não têm ideologia e é incoerente. Você pulou em quem você votou em 89 porque ? Deve ter votado no Ulisses, no Camargo ou no Aureliano? sua ideologia passeia constantemente da esquerda para direita, depois de quatro anos passeia da direita para esquerda !
Veja bem, votou em 94 no FHC, em 98 no Lula e em 2002 no Lula, em 2006 presumo que votou no Chucho
Eu votei em 89,94,98,2002,2006 no Lula e agora em 2010 na Dilma, portanto eu tenhu uma linha ideologica, e você uma Maria vai com as outras !
Nilson Fernandes
O Blaya tem memória curta. Quando o governante acerta é "sorte" porque teve um antecessor pior que ele(Lula).
Nilson Fernandes
O uso do termo "sorte" é uma tentativa de desqualificar o trabalho do governo.
A republica brasilera tem mais de um século, e altas de comodites sempre ocorreram periodicamente (café, borracha, açucar, carne...)
FHC teve crédito externo farto durante muito tempo, achou que duraria para sempre...
FHC não enfrentou nenhuma grande crise mundial, as crises do Mexico e Russia só foram realmente grandes nos paises de origem e outros paises perifericos incautos...
FHC recebeu uma economia funcional (teve parte do mérito como ministro da fazenda), mas deixou uma aconomia arrebentada, teve de chamar o Lula, Ciro e Serra para avalizarem o empréstimo do FMI (exigencia do FMI), a imprensa transformou isto em um ato de "transparencia democratica" quando na verdade era um humilhante reconhecimento de falencia.
Lula recebeu uma economia falida, sem reservas próprias, com juros nas alturas e sem crédito externo (a imprensa conseguiu culpar o próprio Lula por isso) e entregou uma economia em crescimento, com 300 bilhoes de reservas, juros mais baixos desde os anos 90, com classificação AAA.
Isto tudo com EUA e europa cambaleando.
Realmente foi muita "sorte".
A propósito, o governo FHC deixou todo o abacaxi para a Maria Conceição Tavares (que juntamente com o Eduardo Suplicy representava o PT nas negociações) e tive que explicar do que se tratava o emprestimo e as cláusulas exigidas, inclusive de privatização do Banco do Brasil, Caixa Economica Federal e Petrobrás.
Por isso o Lula pagou rapidamente o emprestimo com o FMI, senão teria que atender as exigências do acordo, que solapou a soberania nacional.
Sobre a questão, vejam o video da entrevista recente da Maria Conceição Tavares à TV SENADO
http://www.youtube.com/watch?v=smFaNlBeIus&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=koqNVN9cf1s&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=SnWPPvjqEFk&feature=channel
E os caras tentando vender a era FHC como grande governo, quando não foi sequer ruim, foi péssima, horrorosa em todos os sentidos.
Eu acho que o nobre colega não entendeu. Aqui, é diferente da Folha, do Estadão. Aqui é preciso de dados e fatos convincentes. Querer apagar o que o mundo todo constatou no governo Lula, é miopia ou, sei la´o que. Ao dizer que contrariamente ao que deu aos pobres Lula tenha abandonado os aposentados, mostra bem claro o umbigo. Significa que os aposentados são todos remediados pelo menos. Quantos aposentados de salário mínimo receberam os mais de 50% de aumento real do salário mínimo. Isso não conta não?
"debate as vezes e muito raso aqui, ou se é a favor do Lula ou e tucano, não e aceito uma outra possibilidade":
Mostre me um tucano que eh "a favor de Lula".
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
É a velha guerra entre as viuvas de FHC e as tresloucadas do Lula.
Caro Sergio
São os seguidores do PIG invadindo a nossa praia. Mas, pelo menos, só em acessarem o blog e lerem o artigo, tem uma chance de irem além do nariz. Nunca é tarde para se informar acessando Conversa Afiada, Azenha, além de continuar lendo Nassif. Boa sorte ao seguidor do PIG.
As bases que o FHC legou são as seguintes:
Uma dívida de trinTa bilhões de dólares de um empréstimo do FMI a cinco meses do Príncipe abandonar o palco. O primei iro ano do governo lula foi ,na verdade,o nono ano do governo FHC por causa desse empréstimo.
A inflação de 12,5 % no ano de 2002. inflaçâo projetada em novembro de 2002;42,5%.
o brasil ficou no buraco por quatro anos e foi ao FMI três vezes.
Felizmente o Lula soube desarmar a bomba relógio.
Essa são as "bases" do FHC. Uma bomba relógio pra explodir no colo do Lula e reconduzir a direita golpista às tetas do poder.
Podemos falar sim da corrupção Mário Blaya. Foram quase 3 mil servidores demitidos por praticar irregularidades graças à CGU, nunca tivemos tantas operações da Polícia Federal, acabou o cargo de engavetador-geral da República de FHC, "nunca antes na história deste país"(somente para você ficar se coçando de raiva) um governador foi parar na cadeia. As oligarquias que você menciona foram enfraquecidas com o bolsa-família dando condições das pessoas se livrarem do voto de cabresto. De que trágico primeiro mandato você está falando? Fosse assim Lula não teria sido reeleito. A sua MENTIRA de que Lula foi inativo não encontra amparo na realidade. O presidente viajou pelo Brasil, foi ao exterior inúmeras vezes, ampliando os laços comerciais do país com outras nações, participou de cúpulas importantes como as dos BRICS, trouxe as Olimpíadas e a Copa do Mundo para o país e você acha que tudo isso é conseguido com inatividade? Piada. A tal compra de deputados não foi provada ainda pois está sub judice, ao que se saiba quem comprou deputados foi FHC para obter o terceiro mandato e isso sim está comprovado em gravações. A base que você diz que FHC deixou, que aliás não é economista e como diz Maria da Conceição Tavares "não entende nada de economia", como câmbio flutuante, responsabilidade fiscal e proer foi imposta pelo FMI ao país para este conceder empréstimo. Isso quer dizer que o governo Lula foi a oitava maravilha do mundo ou foi perfeito? Claro que não. Somente para você ficar satisfeito: as políticas monetária e cambial foram horríveis. E não é difícil achar outros defeitos também. Só que dentre todos os governos que tivemos em 500 anos de história o de Lula foi o melhor, enquanto o de FHC está entre os mais desastrosos. E isso não sou eu que diz e sim o povo, basta ver as taxas de popularidade de ambos ao saírem do governo. Não reconhecer algo que é baseado em fatos é que se revela traço de fanatismo.
Tursi. Não morro de amores por FHC nem por Lula. Os dois são políticos, são inteligentes e espertos. Votei no Lula no segundo turno de 89, nos dois turnos em 94, 98, 2002, no segundo turno em 2006 e em 2010 votei na Marina e anulei no segundo turno. Fiquei decepcionado, me senti enganado ao ver o Lula de braços com Sarney, chamando Collor de companheiro, Calheiros, Jáder Barbalho. Aliou-se ao mesmo tipo de ente que apoiava FHC. Corrupção no primeiro escalão foi varrida pra baixo do tapete como aconselhava Bresser Pereira. Lula foi o presidente menos ruim da história do Brasil. Presidente bom de verdade até agora não apareceu. Vamos ver se a Dilma consegue esta façanha.
Ah! Popularidade por popularidade. Somos obrigado a reconhecer que FHC foi eleito no primeiro turno em 1998. Coisa que nem Lula, nem Dilma conseguiram. Devíamos pensar mais sobre isso.
Eleição é a pesquisa de verdade, e nessa o eleitorado todo (inclui votos nulos e abstenções) ainda não consagrou nenhum candidato a presidente.
Dizer que foi FHC que permitiu que Lula fizesse um governo é como dizer que um grande musicista só o é porque teve algum bom professor para ensiná-lo, do contrário, nem com todo talento, poderia fazer nada. Ou seja: é verdade, mas não diz nada ao mesmo tempo. Lula não poderia ter feito um bom governo também sem alguns avanços feitos até pelos generais da Ditadura, que nem por isso são os responsáveis pelo bom governo que Lula fez. E Lula não poderia ter na sua gestão criado 15 milhões de empregos formais se há 80 anos Vargas não tivesse erigido toda a base do direito trabalhista e criado a carteira de trabalho. E por aí vai. FHC, no que fez de bom, cumpriu com sua função, e seu legado foi mais negativo que positivo. Sua herança deixou mais dívidas que créditos para Lula.
Todos falam e só podem falar do Plano Real como trunfo do Governo FHC, mas o fato é que ele foi implementado entre o final do Governo Itamar Franco e o início do Governo FHC. E os outros 7 anos? Estagnação, política monetária insensata (prolongando excessivamente a paridade com o dólar resultando numa desastrosa desvalorização e crise), privatizações malfeitas e corruptas(uma oportunidade perdida para sempre), anos de oscilação na taxa de pobreza sem uma queda efetiva, etc. O único mérito de FHC, além do Plano Real (que também não foi esse "salvador" todo), esteve na universalização do ensino básico e na diminuição relativamente grande da mortalidade infantil. Em termos de consumo, pobreza, economia, empreendedorismo, diminuição de desigualdades, melhoria da alimentação, etc. foi uma negação total. Seis ou sete anos em que ano entrava, ano saía e o Brasil continuava o mesmo, sem nenhuma perspectiva de melhora.
E não é que é fácil mesmo?! O Mario Blaya acabou de ler e já pôs os ensinamentos em prática, como se seguisse uma receita de bolo ditada pela Ana Maria Braga.
o que o Gunter fez e apenas um truque, para desacreditar os criticos e fez o caminho inverso, como se os criticos do governo Lula fosse todos superficiais, um ato digno da PIG!
a torcida aqui, obviamente esta uivando de alegria, afinal a jogada foi pra ela!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
De jeito nenhum. O que o Gunter fêz foi enumerar os clichês anti-Lula.
Uma crítica mais séria e que foje desses lugares-comuns dos intelectuais de estimação do pig, é uma que você mesmo colocou. Será que o crescimento do Brasil não está muito ancorado nas comodities e compromentendo a indústria, devido ao problemas do câmbio que o "chapa branca" Nassif não cansa de repetir aqui?
Aí faço outra pergunta, porque essa questão aparece pouco na "receita de bolo" do pig? Por acaso seria porque aí teria que se atacar com mais firmeza os juros altos, o que faria azedar "o bolo" que o pig adora preparar para os rentistas lamberem os beiços?
Juliano Santos
... e coçar o cotovelo ou já mandar fazer um curativo!...
E..............Para "tontos" de plantão , lembrar também que foi o Governo LULA e o PT que inventaram a "CORRUPÇÃO", uma coisa nunca vista antes na Historia deste País ! ! ! !
Blaya ,
Sente-se ...Relaxe....Inspire ....Segure o ar.....Expire ....Repita várias vezes.
Após este exercício ,vc terá como meditar e ver realmente o que foi o desgoverno de FHC.
Concordo plenamente Priscila, até parece que o Sr. Blaya não viveu no Brasil durante o governo FHC.
webster franklin
Pois é Mario ! É uma grande injustiça historica mesmo.
Mas acho que podemos levantar várias conquistas do governo fhc e colocar neste blog, que tem espaço pra isso.
Bom, agora vou meditar e fazer um esforço de memória e quando lembrar algo coloco aqui.
Como diz a frase: "o pior cego é aquele que não quer ver".
Meu caro, sinceramente você realmente acredita nisso que você escreveu? Você realmente acredita que o governo Lula é uma extensão do governo FHC? Se for, realmente você viveu em outro mundo nos últimos 16 anos, isso mesmo, porque, se pelo menos você tivesse vivido por aqui durante o governo Lula ou mesmo o governo FHC somente, veria que não há semelhanças, não há continuidade, foi uma completa ruptura, por mudanças de paradigmas e prioridades.
Mas tudo bem, às vezes, ficamos nublados pela ideologia que nos segue.
Caro Mário Blaya,o que você chama de fanatismo lulista,é o reconhecimento por 87% da população adulta brasileira(e nem todos são petistas)da saída de um estado de letargia economica,para a inserção na verdadeira economia de mercado,e no renascimento da condição de cidadania plena,para 2/3 da nossa população. Falhas na administração federal,ocorreram tanto no governo Lula,como no governo do seu antecessor,fruto dos vícios político-administrativos do sistema. O que diferencia as duas gestões,foi a mudança do foco,que vindo de um neo-liberalismo copiado das nações europeias,no governo Lula,passou a ter uma visão eminentemente voltada ao mercado consumidor interno,e pouco dependente da cartilha ortodoxa e obsoleta do FMI,e etrnamente seguidora da política economica ditada pelas nações do 1º mundo e seus selvagens economistas. Temos que admitir que no governo FHC,tentou-se criar um modelo de crescimento sustentado,porem a equipe economica não falava a mesma lingua,e pela falta de coragem e ousadia,tudo ficou no papel,e sequer as ações e/ou programas sociais,tipo bolsa-família conseguiram "vingar"e isso aconteceu no governo Lula,pelo desapêgo deste Presidente com a elite e com o coronelismo,que era quem ditava esta política,até então. Finalizando,meu caro,não dá prá não comparar e perceber as mudanças e os ganhos que tivemos em todos os setores da economia,e aqui não se trata de adjetivar pejorativamente o governo FHC,é só uma questão de enxergar o óbvio,e percebe-se claramente a inoperancia que foi a adm.do seu querido e admirado sociólogo.
Sempre ficamos mais experientes, após perdermos algumas batalhas, na guerra diária da vida.
Blablablablablababablablabablaya de um fanático antilulista.
Ô rapazinho carente...
O Mauro Blablablaya defendeu seu ídolo FHC e seu partido PSDB com aqueles argumentos bastante conhecidos e expostos em edições mais antigas desta cartilha acima publicada e que ele já aprendeu a usar há muito tempo. O mensalão por exemplo, obra patenteada pelo pres. do PSDB Eduardo Azeredo, foi usado pelo PT sem pagar autorização, royalties e franquia. O Plano Real, as privatizações e as políticas neoliberais adotadas por FHC e seus bluecaps são a base de todo o sucesso do Lula.
Kid Prado
Generalizações quase sempre incorre em erros. Afirmar "que podemos falar da corrupção, do apoio as oligarquias caqueticas do nordeste" é omitir as oligarquias derrotadas nas últimas eleições como Tasso Jereissati no Ceará, aliança de Jarbas em Pernambuco, Heráclito Fortes no Piauí etc...
webster franklin
Postar novo Comentário