Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Biruta de Serra desorienta a FolhaEnviado por luisnassif, sab, 21/08/2010 - 11:00
Por Gustavo Belic Cherubine
Alguém leu o editorial da fsp de hoje? Da Folha São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010 Tentativa do tucano José Serra de se associar a Lula na propaganda eleitoral é mais um sinal da profunda crise vivida pela oposição Pode até ser que a candidatura José Serra à Presidência experimente alguma oscilação estatística até o dia 3 de outubro. E fatores imprevisíveis, como se sabe, são capazes de alterar o rumo de toda eleição. Não há como negar, portanto, chances teóricas de sobrevida à postulação tucana. Do ponto de vista político, todavia, a campanha de Serra parece ter recebido seu atestado de óbito com a divulgação da pesquisa Datafolha que mostra uma diferença acachapante a favor da petista Dilma Rousseff. A situação já era desesperadora. Sintoma disso foi o programa do horário eleitoral que foi ao ar na quinta-feira no qual o principal candidato de oposição ao governo Lula tenta aparecer atrelado... ao próprio Lula. Cenas de arquivo, com o atual presidente ao lado de Serra, visaram a inocular, numa candidatura em declínio nas pesquisas, um pouco da popularidade do mandatário. Como se não bastasse Dilma Rousseff como exemplar enlatado e replicante do "pai dos pobres" petista, eis que o tucano também se lança rumo à órbita de Lula, como um novo satélite artificial; mas o que era de lata se faz, agora, em puro papelão. Num cúmulo de parasitismo político, o jingle veiculado no horário do PSDB apropria-se da missão, de todas a mais improvável, de "defender" o presidente contra a candidata que este mesmo inventou para a sucessão. "Tira a mão do trabalho do Lula/ tá pegando mal/... Tudo que é coisa do Lula/ a Dilma diz/ é meu, é meu." Serra, portanto, e não Dilma, é quem seria o verdadeiro lulista. A sem-cerimônia dessa apropriação extravasa os limites, reconhecidamente largos, da mistificação marqueteira. A infeliz jogada se volta, não contra o PT, Lula, Dilma ou quaisquer dos 40 nomes envolvidos no mensalão, mas contra o próprio PSDB, e toda a trajetória que José Serra procurou construir como liderança oposicionista. Seria injusto atribuir exclusivamente a um acúmulo de erros estratégicos a derrocada do candidato. Contra altos índices de popularidade do governo, e bons resultados da economia, o discurso oposicionista seria, de todo modo, de difícil sustentação em expressivas parcelas do eleitorado. Mais difícil ainda, contudo, quando em vez de um político disposto a levar adiante suas próprias convicções, o que se viu foi um personagem errático, não raro evasivo, que submeteu o cronograma da oposição ao cálculo finório das conveniências pessoais, que se acomodou em índices inerciais de popularidade, que preferiu o jogo das pressões de bastidor à disputa aberta, e que agora se apresenta como "Zé", no improvável intento de redefinir sua imagem pública. Não é do feitio deste jornal tripudiar sobre quem vê, agora, o peso dos próprios erros, e colhe o que merece. Intolerável, entretanto, é o significado mais profundo desse desesperado espasmo da campanha serrista. Numa rudimentar tentativa de passa-moleque político, Serra desrespeitou não apenas o papel, exitoso ou não, que teria a representar na disputa presidencial. Desrespeitou os eleitores, tanto lulistas quanto serristas.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Carregando
Posts de hoje
Comentários + votados
1
-
Marcio Leandro
21/08/2010 - 11:11
Não precisa ir muito à fundo no editorial da FSP para ver a amargura com a qual foi escrito, o texto soa como um lamento da derrocada tucana. Seria algo do tipo, nós te demos todas as condições e...
5
3
-
comentador
21/08/2010 - 11:17
Ou seja, quando a Folha fala em desapontamento com Serra e que este desrepeitou os seus próprios eleitores, leia-se " desrepeitou a própria Folha e tudo que fizemos nos últimos anos para...
5
4
-
comentador
21/08/2010 - 11:22
Há um clima de desapontamento geral entre os analistas serristas. Hoje, Merval Pereira aproveita um mote de Marina Silva para chamar os eleitores de infantilizados. Segundo o douto analista, que...
5
5
-
Orides
21/08/2010 - 11:25
Este trecho:
" E fatores imprevisíveis, como se sabe, são capazes de alterar o rumo de toda eleição. Não há como negar, portanto, chances teóricas de sobrevida à postulação tucana"
nos...
5
6
-
Vivian S.
21/08/2010 - 11:27
Como se não bastasse Dilma Rousseff como exemplar enlatado e replicante do "pai dos pobres" petista...
Eu pensando que eles haviam superado - com tantos fatos nestes oito anos de governo Lula - esse...
5
7
-
Fabio Passos
21/08/2010 - 11:28
A fsp espinafrando o serra por fingir ser lulista?
Sabem o que a fsp quer? Um jose "uribe" serra. Um direitista assumido. Um fascista defendendo os privilégios da "elite" branca e rica...
5
8
-
Marco St.
21/08/2010 - 11:29
Agora só falta um "Mea Culpa" no próximo editorial da Folha a respeito da derrocada de seu candidato. Botar toda a culpa no Serra é fácil. Ou será quer vão continuar fazendo cara de paisagem???
5
9
-
Fernando Curi
21/08/2010 - 11:29
Sensacional o artigo. Diria mesmo que é para os anais da hitória política brasileira. É o PIG numa alto análise e reconhecendo o seu fracasso diante de um projeto falido. Emblemático, o artigo,...
5
10
-
Silvana
21/08/2010 - 11:32
E o Idelber fala deste editorial no recém-reativado Biscoito Fino:
http://www.idelberavelar.com/archives/2010/08/serra_e_folha_decadencia_d...
5
11
-
Savio
21/08/2010 - 11:33
Qual a participação da Folha na atual derrocada do Serra?
Não foi o jornal responsável, não único é verdade, por tentar levar ao acirramento do tom acusatório do candidato tucano?
Quem deu vazão ou...
5
12
-
ruyacquaviva
21/08/2010 - 11:33
Acabou o jogo para o Serra. A Folha está desembarcando... Só que isso se dá após destruir toda a sua credibilidade.
Só não sei se tenho mais repulsa do Serra ou da Folha.
É que ambos já bateram no...
5
15
-
PapaMideNitelV
21/08/2010 - 11:42
Nem de papelão é. Trata-se de pepél higiênico dos mais barato. O verdadeiro Serra está começando a se revelar até mesmo para aqueles que o consideravam um estadista em potencial.
5
16
-
Mario Siqueira
21/08/2010 - 11:42
Atenção à frase, lá no comecinho: "E fatores imprevisíveis, como se sabe, são capazes de alterar o rumo de toda eleição. Não há como negar, portanto, chances teóricas de sobrevida à...
5
17
-
Helio Constantino
21/08/2010 - 11:44
"Não é do feitio deste jornal tripudiar..."
A cada dia que passa essa fsp faz-me rir muito.
Hehehehe...
5
19
-
Webster Franklin
21/08/2010 - 11:47
Estão bebendo do próprio veneno. Passaram quase oito anos criticando o que estava e está dando certo no atual governo, numa tentativa de manipular a opinião pública. Não se aperceberam que estavam...
5
20
-
Marco St.
21/08/2010 - 11:47
Jornalistas tucanos também já abandonam navio serrista. Agora todo mundo sabe explicar o fracasso do Serra. Definitivamente esse povo não lê o Nassif. Ou fingem não ler até que o navio comece a fazer...
5 TagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Não precisa ir muito à fundo no editorial da FSP para ver a amargura com a qual foi escrito, o texto soa como um lamento da derrocada tucana. Seria algo do tipo, nós te demos todas as condições e você faz isso?
É na verdade um requiem...
João,
não tinha lido teu post,
também postei no mesmo sentido.
concordo plenamente.
Américo é o Brasil que pensa isso!
Américo é o Brasil que pensa isso!
Falou tudo.
Estão bebendo do próprio veneno. Passaram quase oito anos criticando o que estava e está dando certo no atual governo, numa tentativa de manipular a opinião pública. Não se aperceberam que estavam indo de encontro aos interesses da maioria da população brasileira e agora é tarde para mudar essa opinião.
webster franklin
E o que é pior:
botam a culpa toda no "coitado" do Zé!
Bem feito!
quem manda o Zé acreditar neles...
Agora o Zé tá no sal!
hahahahahahahahahaha!!!
É muito bom saber que todo o veneno que despejaram durante 8 anos criou antitodo na população. Essa derrota da velha mídia será saborosa.
É lamentável ver que a PIG ainda consegue manipular a classe média paulista e ainda consiga eleger o entreguista Geraldo Alckmin.
A PIG ainda manipula bem os cidadão do Estado mais rico da Nação, escondendo todo o desastre na educação pública paulista e demais áreas econômicas, com a entrega de estatais lucrativas como a CTEEP - Transmissão Paulista - para estatais de outros países (ISA, da Colômbia, no caso). Sem falar nos pedágios abusivos.!
O Alckmin dá uma estatal lucrativa de R$1 BILHÃO por R$136 milhões e tudo fica escondido.Depois criticam o déficit no balanço depagamentos. Ora, os tucanos desnacionalizaram asempresas brasileiras e, principalmente,as estatais paulistas: o lucro deixoude ficar aqui para ser remetido parafora do Brasil.
É por isso que a economiapaulista foi a que mais sofreu nos anosamargos da era neoliberal tucana e é porisso que SP agora cresce, pois estáretomando o crescimento pelasencomendas das empresas estatais federaisdo setor elétrico e Petrobras que não foram na privataria.
Privataria é sinônimo de desemprego e subemprego. Os empregados das empresas agora estão terceirizados, com abusos de horas extras sem pagamento e sem férias, FGTS e INSS. Depois a mídia vai falar do rombo da Previdência.
Haja paciência para tanta manipulação...
E como escondem o apoio do Quércia e do Roberto Jefferson, participante do esquema dos anões do Congresso e “otras cositas màs”...
Concordo totalmente. Mas, ao mesmo tempo, foi um recado pro Serra: se você nao mudar, te abandonaremos....
É acho que o poder do Serra de pedir a cabeça de jornalista na FSP acabou de ACABAR...
Ou então, pede a cabeça.... do Otavinho!
Juliano Santos
Não é só amargura. A Folha também se sentiu desrespeitada. Depois desse editorial o Serra está morto e enterrado.
Verdade verdadeira, veras, verdade verdadeira...
cid cancer (mogi das cruzes/sp)
Ainda SOBRA prá "Cínico" de Prédio".
quáquáquáquáquá
Este trecho aqui é o lamento dos que entraram na roda e se sentiram traídos:
"
Mais difícil ainda, contudo, quando em vez de um político disposto a levar adiante suas próprias convicções, o que se viu foi um personagem errático, não raro evasivo, que submeteu o cronograma da oposição ao cálculo finório das conveniências pessoais, que se acomodou em índices inerciais de popularidade, que preferiu o jogo das pressões de bastidor à disputa aberta, e que agora se apresenta como "Zé", no improvável intento de redefinir sua imagem pública.
"
É uma reação lógica da Folha.
Quem sustentou, assumiu e pautou a oposição, e agora vê essa lambança toda, se dá o direito de passar um esporro no cara.
Como se diz aqui: agora tome!
Muito embora não tenha assumido a sua própria derrota, esse editorial faz mais do que lamentar a derrota de seu candidato. O tom utilizado especialmente quando declara que Serra recebe o que merece, tenta se desfazer da associação assumida em todo o processo, como se Serra tivesse traído os seus ideais, comuns ao grupo Folha.
A indignação pelo uso do "Apedeuta" na propaganda foi tanta que ela, tardiamente, acusa o golpe da falta de definição da candidatura e pela possibilidade de algo novo:
"(...) que submeteu o cronograma da oposição ao cálculo finório das conveniências pessoais, que se acomodou em índices inerciais de popularidade, que preferiu o jogo das pressões de bastidor à disputa aberta, (...)"
Curiosa essa predileção repentina por Aécio justamente agora, tão somente pelo uso (indevido e incoerente) da imagem do presidente na campanha. O mineiro apanhou bastante da mídia no episódio das prévias e diziam que Serra estava correto. Agora, com essa indefinição e fuga da posição oposicionistas parece ser um ultraje ser um "candidato lulista".
Realmente irônico que o candidato deles se comporte a esta altura justamente como o candidato que eles não quiseram - Aécio.
Rafael Wüthrich
Exatamente!
Eles mencionam o "mensalão" do governo mas "esquecem" sempre que possível as versões tucanas e pefelistas... são tão ridículos quanto seu candidato! Eles se merecem!
Os erros da oposição PSDB/DEM.
Creio que a campanha da oposição PSDB/DEM está desmobilizando ou irá desmobilizar a militância.
Creio que seja o discurso certo na hora errada.
Da maneira como está sendo feita, está jogando na lata do lixo 8 anos de oposição PSDB/DEM, transformando toda ação da oposição PSDB/DEM em puro oportunismo político, em pura demagogia. Enfim está destruindo toda uma atuação de 8 anos de oposição PSDB/DEM.
Provavelmente deve estar envergonhando os membros da oposição e sua militância, mas principalmente a maior parte da imprensa que apoia acirradamente a oposição PSDB/DEM e ataca constantemente o Presidente Lula.
No mínimo está sendo constrangedor para a maioria dos que defendem a oposição PSDB/DEM e atacam constantemente Governo do Presidente Lula.
Creio que o discurso seria correto para enfrentar um Governo do Presidente Lula altamente aprovado pelo eleitorado. Em tese o candidato Jose Serra precisaria ter saído do PSDB e ser candidato por qualquer outro partido que não o PSDB ou o DEM.
Melhor ainda se esse candidato fosse o Aécio Neves ou Ciro Gomes, diria que perfeito para um candidato Ciro Gomes.
Nesse quadro a oposição PSDB/DEM lançaria qualquer outro candidato para continuar atacando o Governo do Presidente Lula.
Desde de cedo estava claro que seria difícil para um candidato da oposição PSDB/DEM.
Aécio Neves desistiu rapidamente tão logo percebeu que Jose Serra pretendia disputar a reeleição em São Paulo.
Geraldo Alckmin, não demonstrou nem 1% do interesse demonstrado em 2006, quando atropelou o partido e se tornou candidato da oposição PSDB/PFL.
Geraldo Alckmin, ficou aguardando para ver se sairia candidato a governador ou a senador.
2010
Por favor, tucanos apaguem a luz.
Apagar a luz nada...agora que vem a melhor parte....os editoriais, as matérias, as chamadas, todos tentando, num "mea culpa", condenar Serra, mas desde já tentar uma ponte com o futuro governo Dilma(Oxalá). Afinal, não podem perder a boquinha, as propagandas governamentais etc...agora que vamos rir mesmo. O Noblat já tá lá....faltam ainda alguns, vamos aguardar. Este final de semana nos reservará ótimas gargalhadas.
E desde já precisamos lançar uma campanha...Adote um "Zé"(bem mané)
Cosi è, si vi pare!!!
Foi ótima :)))
Adotar um Zé(Mané) ahahaha
"Alimentar" esse aí sai muito CARO! ;)))
Só se a Fiesp e FSP pagarem as fraldas...êle FAZ MUITA "CACA"! É filhote do "cão-chupando-manga-FHC" e "afilhadinho" do DEMo...
Vixe...tô fora! aahahahahahahah
Abs.
Ou seja, quando a Folha fala em desapontamento com Serra e que este desrepeitou os seus próprios eleitores, leia-se " desrepeitou a própria Folha e tudo que fizemos nos últimos anos para desconstruir Lula".
No ponto.
Por isso, inventei a teoria conspiratória de que Serra é agente duplo. Há meses e meses eu disse aqui que ele colaborava com Lula e Dilma, tal a quantidade de tiros no pé que já conseguia dar.
Serra ministro ou presidente do BC?
O editorial fala nas entrelinhas...
A Folha começa a se preocupar com a perda do Estado de SP. Dilma já é um sapo devidamente deglutido, não tem jeito que dê jeito. Mas Mercadante poderia representar o desastre total; é só conferir quanto as propagandas de Sabesps e quetais representaram neste último ano no faturamento da empresa.
Ao amedrontar-se e intimidar-se perante a imagem de Lula, Serra escancarou as portas para o eleitorado eleger Mercadante que, de fato, é apoiado por Lula. O PSDB e seus sócios midiáticos começam a flertar com um pesadelo dantesco; não só não emplacar o presidente mas perder SP e Minas.
Há um clima de desapontamento geral entre os analistas serristas. Hoje, Merval Pereira aproveita um mote de Marina Silva para chamar os eleitores de infantilizados. Segundo o douto analista, que anteriormente não se viu como uma pessoa comum, tudo o que se vê é fruto de alguma catarse coletiva. Vejamos as palavras do analista:
"A infantilização do eleitorado brasileiro denunciada pela candidata do Partido Verde, Marina Silva, é um dos sustentáculos da alta popularidade do presidente Lula."
Em resumo, Lula se mantém popular por conta da infantilização do eleitorado. E eu que pensei que tinha chegado à minha fase adulta. mas acho que Merval tem razão: nunca é bom perder o nosso lado infantil. Viva as crianças, Viva o Brasil.
Postar novo Comentário