Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
Beber 2 litros de água por dia é "nonsense", diz médicaEnviado por luisnassif, qua, 01/02/2012 - 07:29
Por Adamastor
Da Folha.com Recomendação de beber 2 litros de água por dia é falha, diz estudo Deixe de lado a obrigação de beber oito copos de água por dia e a culpa que aparecer quando essa "missão" não for cumprida. Segundo texto publicado ontem no "British Medical Journal", escrito pela médica Margaret McCartney, de Glasgow, na Escócia, o conselho de beber cerca de 2 litros de água por dia é "nonsense". "Não há evidências científicas dos benefícios de beber quantidades grandes de água, mas o mito de que não bebemos água o suficiente tem vários defensores", diz. Ela cita o site do National Health Institute (organização de saúde do Reino Unido), que recomenda ingerir de seis a oito copos de água por dia para evitar a desidratação, e organizações como a Hydration for Health, criada pela empresa Danone, fabricante de garrafas de água, que dão conselhos semelhantes. Os únicos benefícios já provados da alta ingestão de água são dirigidos para pacientes que têm histórico de pedras nos rins, mas não há evidências suficientes de que o líquido possa impedir que elas apareçam em quem nunca teve o problema. Fora isso, essa imposição corre o risco de ser até prejudicial porque pode causar deficiência de sódio no sangue e fazer as pessoas se sentirem culpadas por não beberem água o suficiente. Daniel Rinaldi, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, afirma que a ingestão de água deve estar relacionada à sede, como um mecanismo de reposição de líquidos do corpo. "Nosso organismo se autorregula. Não há mesmo evidências de que as pessoas precisam beber 2 litros de água diariamente." As exceções valem para crianças e idosos, que podem não sentir sede. Regiões muito secas ou épocas com calor excessivo também pedem mais líquidos. Mas o nefrologista afirma que a água não é a única fonte de hidratação do corpo. "Muitos alimentos têm água e podem suprir essa necessidade", afirma.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Adjutor Alvim
01/02/2012 - 07:34
Lembro que há alguns anos discuti com uma estudante de medicina a falta de bom senso deste paradigma dos 2l.
Imaginar que duas pessoas, uma de 60kg e outra de 90kg, precisassem da mesma quantidade de...
5
2
-
walden
01/02/2012 - 08:13
Tenho pressão baixa. Frequentemente sofria repentinos "escurecimentos" da vista, parecidos com quem levanta muito repentinamente. Precisava parar, respirar e tudo voltava aos poucos. O médico disse:...
5
3
-
Sanzio
01/02/2012 - 08:42
Isso só é novidade para quem não conhece o Bola, filósofo, jurista, psicólogo e médico do Manoel Palace Bar. Há muitos anos que ele apregoa que a recomendação correta é a de tomar dois litros de...
5
4
-
Sanzio
01/02/2012 - 08:48
Quer dizer que eu me entupo de anticoagulante - que não me custa nada, porque tiro gratuitamente na farmácia popular - justamente para "afinar" o sangue quando bastava beber água? Vivendo e...
5
5
-
Mack
01/02/2012 - 08:51
O que é mesmo importante não é a quantidade de liquido que se ingere (incluido a áqua) mas sim o volume urinário diário. Esse volume é que deve orientar a ingestão de líquidos, principalmente nos...
5
6
-
André Oliveira
01/02/2012 - 08:53
A ingestão de água em abundância, não obrigatoriamente esses dois litros, são importantíssimos para os rins. Facilita o trabalho de filtragem desse órgão e o protege da toxicidade das substãncias que...
5
7
-
Barbalho
01/02/2012 - 08:56
Não conheço o Bola, mas imagino que esse sim seja uma autoridade no quesito líquidos. Afinal de contas é ele e não os médicos quem convive todo o dia com pessoas que realmente são do ramo de ingerir...
5
8
-
Otaviani
01/02/2012 - 08:58
"o velho dilema" da medicina moderna,um dia tal coisa é maléfica,no outro nem tanto assim,depois tal quantidade é mínima,e depois não é bem assim.Cada individuo é unico,temos as nossa deficiencias...
5
9
-
Jotaem
01/02/2012 - 09:01
Eugênio Gudin viveu 100 anos. Dizia que sua longevidade devia-se aos líquidos... não bebia água, só vinho.
5
10
-
Zarastro
01/02/2012 - 09:24
Falando em líquidos e jênios da medicina... Meu pai está começando a fazer hemodiálise, e as barbeiragens da equipe têm-se sucedido. A última foi a de um médico para tentar resolver o problema de...
5
11
-
Daniel Campos
01/02/2012 - 09:26
Eu já vejo isso como - mais um - dos problemas causados pela dificuldade dos seres humanos de lidar com o meio-termo. Que você não precisa ficar sem beber água e tampouco se entupir de água (os...
5
12
-
Julio Cesar Rabello
01/02/2012 - 09:35
Entendo que ela deveria provar que tomar água faz mal à saúde ou então que não tomar água faz bem à saúde.
Ela faz exatamente o contrário diz que a excessão é no caso de crianças, idosos que...
5
13
-
Ana Barbosa
01/02/2012 - 09:37
Enquanto a medicina e pesquisadores não definem ao certo, melhor continuar no chopinho para regular a quantidade de líquido no organismo.
Sempre achei que água em excesso fazia mal.
5
14
-
KNeto
01/02/2012 - 09:54
Eugênio Gudin não bebia água. Parece que só bebia vinhos, campari e sucos. E dizia: podem olhar no obituário, lá todos beberam água. Morreu com 100 anos.
5
15
-
Alessandro
01/02/2012 - 10:01
Essa Margaret McCartney com certeza nunca teve uma cólica renal. É óbvio que quanto mais água bebemos, melhor. Imagino que sugerir 2 litros é um valor factível em termos de saúde pública, de...
5
17
-
JB Costa
01/02/2012 - 12:46
Um dia o ovo foi assassino: foi redimido. Hoje é quase herói. O sal, que antes era o "terror branco", foi aliviado. O café, que tempos idos poderia nos mandar para o inferno, atualmente é recomendado...
5
19
-
SandroSantos
01/02/2012 - 15:21
A intoxicação por água é um desequilíbrio que ocorre no organismo quando se ingere grande quantidade de água num curto período, sobrecarregando os rins que não conseguem funcionar normalmente. Causa...
5
20
-
junioribitinga
01/02/2012 - 15:38
É claro que o corpo se auto regula. No primeiro comentário ja teve o raciocínio: como que pode ser igual a todos se as pessoas são diferentes? além do peso, existe a velocidade do metabolismo, se...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Lembro que há alguns anos discuti com uma estudante de medicina a falta de bom senso deste paradigma dos 2l.
Imaginar que duas pessoas, uma de 60kg e outra de 90kg, precisassem da mesma quantidade de água era, para mim, completamente inimaginável.
Adjutor Alvim @CasaTolerancia http://casatolerancia.blogspot.com/ https://www.facebook.com/BlogPoliticaAdjutor
Eu tomo muita água, caso contrpario nem meu intestino funciona direito.
Não sou médica mas acho que a água limpa e hidrata a todos os seres vivos.
Tenho pressão baixa. Frequentemente sofria repentinos "escurecimentos" da vista, parecidos com quem levanta muito repentinamente. Precisava parar, respirar e tudo voltava aos poucos. O médico disse: tome dois litros d'água por dia para tornar o sangue mais ralo e com isso sua circulação melhorará. Tiro e queda. Nunca mais tive nada. Essa gente, a médica, quer é vender remédio.
Quer dizer que eu me entupo de anticoagulante - que não me custa nada, porque tiro gratuitamente na farmácia popular - justamente para "afinar" o sangue quando bastava beber água? Vivendo e aprendendo. Pelo menos mal não deve fazer. Muito pior é um conhecido de um amigo meu que afirma que para eliminar o colesterol basta tomar detergente.
caro sanzio, acho q esse post pode virar um gde centro de automedicação. p esse efeito q vc busca na água, acho q limão espremido td o dia, deve fazer bem. rsrs abs.
Isso mesmo, um tonto posta uma bobagem e dai pode jogar o remédio fora, nem precisa falar com o médico. Boa! e olha que nem tem a ver com a matéria!
Sangue ralo?! Ai minha cabeça!
Veja, se o corpo alterasse a concentração conforme a quantidade que ingerisse, você e qualquer um teria uma alteração eletrolítica, o que faria causar mais escurecimento, desmaios e até a morte. com certeza é adolescente em fase de crescimento e seu sistema sanguíneo (veias e artérias) ainda se adaptam ao novo tamanho.
Pelo visto o Dr. Dráuzio Varella não concorda. Ele recomenda beber muita água pra tosse, pra cólica menstrual, pra mau hálito, etc. Tempos atrás ele entrevistou um outro médico e perguntou que remédio a pessoa deveria tomar quando ficasse gripada, e o médico disse que o mais importante era beber bastante água.
A propósito, eu acho que o brasileiro toma muita líquido. Até demais. Eu digo isso porque eu viajo bastante de avião, umas 15 vezes por ano, e não sei como é o toalete do avião. Mas observo muitos passageiros irem 2 vezes ao toalete (que num avião eu imagino não ser nada confortável) numa viagem de 3 horas.
Isso só é novidade para quem não conhece o Bola, filósofo, jurista, psicólogo e médico do Manoel Palace Bar. Há muitos anos que ele apregoa que a recomendação correta é a de tomar dois litros de cerveja por dia, e não de água.
Não conheço o Bola, mas imagino que esse sim seja uma autoridade no quesito líquidos. Afinal de contas é ele e não os médicos quem convive todo o dia com pessoas que realmente são do ramo de ingerir líquidos.
Bola = meu guia
O que é mesmo importante não é a quantidade de liquido que se ingere (incluido a áqua) mas sim o volume urinário diário. Esse volume é que deve orientar a ingestão de líquidos, principalmente nos portadores de calculos urinários e nos que possuem falhas no sistema regulador da sede (idosos). Portanto, a necessidade de ingesta é individualizada. Regras gerais: Se tem sede, beba água (evite refrigerantes e sucos); se idoso, crie um hábito de beber em determinados horários e observe o volume e concentração da urina (cor); se obeso e possue calculos é bom forçar um pouco a ingesta para manter um fluxo urinário maior.
A ingestão de água em abundância, não obrigatoriamente esses dois litros, são importantíssimos para os rins. Facilita o trabalho de filtragem desse órgão e o protege da toxicidade das substãncias que ele retira do sangue pois dilue sua concentração. Além disso previne infecções urinárias, como um grande número de mulheres sabe. É comum ver mulheres sempre com uma garrafinha a mão. Provavelmente já passaram pela desagradável experiência de uma infecção urinária e o urologista lhes recomendou a ingestão de muito líquido como medida preventiva. Essa médica escocesa vive no mundo da Lua.
concentração de toxinas no sangue?Cruz credo! é mais um do "sangue engrossado"? ai a água "afina" o sangue? ou será que concentra toxina no rim? ué, não é na bexiga que acumula líquido? pelo rim vai passar os mesmos tóxicos, com 1 litro ou 10 de água, a não ser que não filtre! se a urina estiver concentrada (escura) "pode ser" que precise ingerir mais água, mas a pessoa se perguntar vai dizer, "é passei sede mesmo e não quiz beber água". Mulher anda com garrafinha porque anda mesmo, e não é a urina que vai "espulsar" bactérias patológicas, tem mais a ver com queda imunológica. Não duvido que ginecologistas recomendem isso, até oftalmos seguem a moda.
Engraçado, não é essa a opinião do presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Você leu o artigo?
"o velho dilema" da medicina moderna,um dia tal coisa é maléfica,no outro nem tanto assim,depois tal quantidade é mínima,e depois não é bem assim.Cada individuo é unico,temos as nossa deficiencias alimentares,vitaminícas,de acordo com a nossa condição economica,cultural,local.No final estes dilemas,estas contradições acabam em descrédito a medicina.Tem que se fazere uma "cesta básica" de bons alimentos(o que necessariamente é universal) e os complementos são determinados por exames,endocrinologista,nutricionista,etc (para quem pode).De resto não fico viajando nestas "novidades" de ,dia um é ruim e no outro não é mais.
Eugênio Gudin viveu 100 anos. Dizia que sua longevidade devia-se aos líquidos... não bebia água, só vinho.
Falando em líquidos e jênios da medicina... Meu pai está começando a fazer hemodiálise, e as barbeiragens da equipe têm-se sucedido. A última foi a de um médico para tentar resolver o problema de pressão (baixa) de meu pai, ao término da sessão.
O que o "jênio" fez? DIMINUIU o tempo da sessão de hemodiálise, AUMENTANDO a taxa de bombeamento do sangue! Como resultado, a pressão de meu pai caiu AINDA MAIS, ele desmaiou e ficou apagado durante bem uns 10 minutos. Ora, vão pro inferno senhores médicos! Não conhecem o princípio de Bernoulli, pombas? Como um médico que cuida do fluido mais importante do corpo humano não conhece física do segundo semestre de faculdade?!
Depois, minha mãe explicou que o tal "jênio" estava cobrindo a médica regular e que este estava trabalhando no departamento administrativo - o que provavelmente explica a burrada. Afinal de contas, todos sabemos que trabalhar no departamento administrativo emburrece...
-----------------------------------------------------------------
This is not right. This is not even wrong!
(Wolfgang Pauli)
Eu já vejo isso como - mais um - dos problemas causados pela dificuldade dos seres humanos de lidar com o meio-termo. Que você não precisa ficar sem beber água e tampouco se entupir de água (os extremos): Basta beber quando sentir sede. Simples, não? O corpo humano não é "burro", ele sabe perfeitamente quando precisa ou não de água e avisa isso por meio da sensação de sede.
Regra simples: um copo de água ( 200 ml) em jejum ao acordar pela manhã . Durante o resto do dia um copo de água ( 200 ml) após urinar , no mínimo mais 5 copos.
Santa mijada batman! depois que urinar mais cinco copos! onde isso vai parar? o corpo desintegra o resto?
Não é a Danone quem produz uma água engarrafada sobre a qual muita gente acredita que emagrece?
Entendo que ela deveria provar que tomar água faz mal à saúde ou então que não tomar água faz bem à saúde.
Ela faz exatamente o contrário diz que a excessão é no caso de crianças, idosos que podem não sentir sede e que Regiões muito secas ou épocas com calor excessivo também pedem mais líquidos.
As excessões na verdade são regra.
Enquanto a medicina e pesquisadores não definem ao certo, melhor continuar no chopinho para regular a quantidade de líquido no organismo.
Sempre achei que água em excesso fazia mal.
Eugênio Gudin não bebia água. Parece que só bebia vinhos, campari e sucos. E dizia: podem olhar no obituário, lá todos beberam água. Morreu com 100 anos.
Parece que era bem chegadinho num uisque também, mas sem gelo naturalmente.
Jofran Oliva
Essa Margaret McCartney com certeza nunca teve uma cólica renal. É óbvio que quanto mais água bebemos, melhor. Imagino que sugerir 2 litros é um valor factível em termos de saúde pública, de recomendação geral e não deveria ser diferente. É a algo no mesmo princípio de se fazer campanha para recomendar o leite materno até os 2 anos de idade.
É impressionante como quando surge algum tipo de pesquisa exdrúxula ou jocosamente polêmica essa pesquisa venha da Grã-Bretanha.
Um dia o ovo foi assassino: foi redimido. Hoje é quase herói. O sal, que antes era o "terror branco", foi aliviado. O café, que tempos idos poderia nos mandar para o inferno, atualmente é recomendado até como remédio(depressão, aumentar percepção etc).
Manteiga e margarina ainda continuam a duelar - via mídia - acerca de qual é a mais nociva. Embate que tende a persistir, quiçá, até a extinção da humanidade quando o Sol se tornar uma gigante vermelha.
Alho e cebola já são cogitados até para uma possível canonização pelo vaticano. Sem falar que o primeiro espanta vampiros e ambos infringem sérios danos aos apaixonados. Não há "Eu te amo", dito a um palmo do rosto da amado(a), que segure um namoro se um deles o proclamar após ingerir esses santo remédios, Ou seja: ou o amor ou o infarto. To be or to be................
Lembro-me, acerca disso, dos remédios esdrúxulos(bota esdrúxulos nisso) recomendados pela minha avó: pó de café em feridas, mastruz com leite para as infecções,e por aí. Mas o pior eram as "receitas" para acabar as indefectíveis espinhas de adolescentes(tinha muitas): lavar o rosto com o líquido da primeira mijada do dia e passar na cara sabem o quê? Calcinha usada de uma moça.
Acreditem se quiser.
Só de ser do tempo que existia moça... Cê tá veio em cara!
Postar novo Comentário