Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
As dúvidas sobre a estratégia política de DilmaEnviado por luisnassif, ter, 22/02/2011 - 18:23Vamos tentar entender um pouco essa questão da presença da presidente Dilma Rousseff nos 90 anos da Folha. O pós eleições mostrou claramente que o único polo remanescente de oposição radical reside em uma dobradinha mídia-PSDB paulista explorando preconceitos contra o governo Lula. Foram cinco anos de pauleira que não pouparam ninguém, nem Lula, nem Dilma, nem quem ousasse ficar na frente do blitzkrieg midiático. A motivação da velha mídia não é ideológica. Busca posicionar-se politicamente, recuperar influência em um quadro de profundas transformações tecnológicas, políticas e sociais no decorrer do qual perdeu o cetro de poder político máximo do país. Eleita, a estratégia de Dilma Rousseff foi similar à de Getúlio Vargas, após a derrota paulista em 1932: estendeu a mão aos vencidos. Praticamente desativou a Lei dos Meios, enfrentou a reação das centrais sindicais ao novo mínimo, não fez nenhum aceno até agora aos movimentos sociais e compareceu na condição de presidente ao aniversário de 90 anos da Folha de São Paulo. Com a presença na solenidade da Folha, Dilma atacou as duas frentes: o pacto de 2005 da velha mídia e os resquícios (ainda fortes) de preconceito contra ela em São Paulo. No aniversário da Folha, foi estrela máxima, a presidente imbuída de toda solenidade do cargo. Nas fotos do evento, FHC parecia o súdito constrangido cumprimentando a soberana. Portanto, um lance que enfraquece o último bastião no qual se escorava o que restou da oposição que perdeu as eleições. Ajuda, inclusive a abrir mais espaço para a nova oposição que emergirá no decorrer do ano. O preço desse movimento são as dúvidas que trazem sobre a posição de Dilma nos próximos anos. Próximos lances O discurso de Dilma foi protocolar, educado, adequado ao momento. Externou princípios consagrados de defesa da liberdade de imprensa e do papel da imprensa na democracia. Mas despertou indagações de monta, sobre se essa aproximação seria tática, estratégica, se significaria uma ruptura com o modelo Lula – porque baseada no abandono na Lei dos Meios. Vamos por partes. Primeiro, não há a menor possibilidade de apostar em um rompimento dela com Lula. Ambos são suficientemente maduros e espertos para não embarcarem nessa falsa competição. A sensação que passa é de uma estratégia combinada, na qual caberia a Lula manter a influência sobre movimentos populares, sindicalismo e PT; e a Dilma aproximar-se e desarmar os setores empresários e políticos mais refratários ao lulismo-dilmismo. Do ponto de vista de estratégia política, conseguiram fechar o melhor dos mundos: o antilulismo está sendo carreado pela velha mídia para um pró-dilmismo, resultando um xeque- mate: se o governo Dilma for bem sucedido, ela é reeleita; se for mal sucedido, Lula volta. Essa súbita paixão da velha mídia por Dilma não apenas tira Serra da parada midiática, como reduz o espaço de novas lideranças de oposição. É evidente que não vai durar para sempre. Mas provoca um conjunto de indagações. A primeira, o fato de Dilma ter ignorado a militância que se formou na Blogosfera para defendê-la da combinação de ataques difamatórios da velha mídia e do esquema montado por Serra. "Assassina", "terrorista", "assaltante", "poste", lésbica, foram apenas parte desse círculo de horrores. Não cabe a uma presidente da República remoer mágoas. E seu papel, responsável, é o de baixar sempre que possível a fervura política. Mas caberia muito antes do evento uma manifestação em relação à militância que a defendeu com unhas e dentes – nem me refiro aos jornalistas blogueiros, mas aos blogueiros que emergiram nessa batalha, a jovem militância que chegou de norte a sul para enfrentar o exército de assassinos de reputação de Serra. O segundo ponto é sobre o desenho final do governo Dilma. Até que ponto, para aproximar-se do pacto paulista, ela deveria se afastar dos movimentos sociais? Sua eleição não provocou nenhum rebuliço político por parte dessas forças, nenhum acerto de contas, nenhuma exorbitância maior mesmo dos setores mais radicais que a apoiaram. Esse afastamento gradativo não é boa política. Acumula mágoas que poderiam ser evitadas como acenos, pequenos sinais. Fora os gestos políticos, o que se espera do governo Dilma – a partir de dois meses de avaliação – será um ímpeto gerencial maior, uma cobrança maior tornando o governo mais eficiente. Mas, ao mesmo tempo, nenhuma ousadia para enfrentar temas polêmicos, como a reforma fiscal, a lei dos meios, a reforma política.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Marcia
22/02/2011 - 18:30
Nenhum aceno para nós, que só faltamos matar ou morrer pela Dilma.
5
2
-
Marco St.
22/02/2011 - 18:40
A sensação que passa é de uma estratégia combinada, na qual caberia a Lula manter a influência sobre movimentos populares, sindicalismo e PT; e a Dilma aproximar-se e desarmar os setores...
5
3
-
Pagu
22/02/2011 - 18:40
"Mas caberia muito antes do evento uma manifestação em relação à militância
que a defendeu com unhas e dentes." Essa é a frase para mim fundamental, é a que
embarga a minha voz e trava a minha...
5
4
-
Waldomiro Pereira da Silva
22/02/2011 - 18:45
Pra mim o aceno já foi dado. E quase me matei.
Basta realizar um governo não privatista, anti PBSB/DEM e já me dá aceno de que o Brasil vai continuar no caminho certo, no caminho do crescimento...
5
5
-
Piratas do Tietê
22/02/2011 - 18:47
É Nassif, um Lula nasce a cada 500 anos a Dilma até o momento é decepcionante,
não demonstra a envergadura para o cargo e também seus minitros próximos
são de qualidade e compromentimento discutível...
5
6
-
Marcia Munhoz
22/02/2011 - 18:47
Tem razão, Márcia, não está fácil engolir esse sapo, opa, esse elefante, opa, esse dinossaro...
Ver a Dilma na festa da Folha (se auto intitulando "presidente") assim toda risonha, é, no minimo,...
5
7
-
Edemar Motta
22/02/2011 - 18:47
Meu caro Nassif,
Tenho profundos respeito e admiração por você com suas idéias e suas análises. Aqui, contudo, devo discordar.
Dilma prestigiou uma canalha que sempre, no passado e no futuro,...
5
8
-
Frank
22/02/2011 - 18:48
Se essa análise estiver correta será uma pena....
Votei na Dilma pela sua coragem...coragem pra peitar a mídia marron-glacê, coragem pra abandonar o populismo cambial que está levando ao sucateamento...
5
9
-
Euclides Rodrigues de Moraes
22/02/2011 - 18:50
Marcia, Em minha visão, o cargo que a Dilma exerce, apresenta momentos em que são inevitáveis a sua participação, uma solenidade como essa é um deles. Como fugir, do convite de comemoração...
5
10
-
Augusto Pinheiro
22/02/2011 - 18:50
A presidenta mostra que não é refém de nenhum tipo de grilhão, pró ou contra, demonstrando a independência que um(a) estadista deve ter no exercício de seu mandato. Ganha o Brasil, pois abre uma...
5
11
-
abiliosol
22/02/2011 - 18:51
Muito embora qualquer coisa fosse melhor que serra, espero que não tenhamos motivos para nos arrepender.
5
12
-
Sergio Saraiva
22/02/2011 - 18:58
três bons motivos,
1 - a blogosfera é Lula, ou em outras palavras, o estilo da blogosfera casa muito mais com a personalidade de Lula do que com a de Dilma. Dilma também usa sistemas computadorizados...
5
13
-
Luciano Silva
22/02/2011 - 18:58
Eu não preciso de reconhecimento da presidenta pela luta que fizemos na internet contra as baixarias tucanas.
Ela continuar a fazer o Brasil crescer, gerando mais empregos e tirando todos os...
5
15
-
odair de souza
22/02/2011 - 19:02
Desculpe-me, mas com a presença de José de Abreu no comício da vitória eu me senti representado. É pouco? O que seria o ideal?
5
16
-
Donizeti - SP
22/02/2011 - 19:04
Eu acho muito cedo para se fazer algum tipo de julgamento, qualquer um, sobre como se comportará o governo Dilma frente as suas relações com a mídia...
5
17
-
Rogerio Augusto
22/02/2011 - 19:05
Nossa, que carência, que inocência! Que chorôrô desnessário. Achei um golpe de mestre. Deu uma boa desarmada na oposição midiática.
5
18
-
Dener Azevedo
22/02/2011 - 19:06
Não perdi, mas estremeci amizades de longa data.
Virei madrugadas de graça e fui ridicularizado por isso por "formadores de opinião" da Folha.
Não acho justo.
Mas...enfim...
5
19
-
Sergio Saraiva
22/02/2011 - 19:08
"A presidenta conhece a verdadeira natureza dos agressores. Deveria saber, portanto, da proverbial inutilidade de se colocar civilizadamente entre eles."
Quer ver tudo se inverter? Leia agora,
"A...
5
20
-
Angela RAMarques
22/02/2011 - 19:08
Pois é, Euclides, a inteligência feminina é capaz de atacar sem atacar. Ao mencionar os jornalistas (que, aqui entre nós, são uns coitados de ter que aturar a linha do patrão para se sustentar)...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Nenhum aceno para nós, que só faltamos matar ou morrer pela Dilma.
Tem razão, Márcia, não está fácil engolir esse sapo, opa, esse elefante, opa, esse dinossaro...
Ver a Dilma na festa da Folha (se auto intitulando "presidente") assim toda risonha, é, no minimo, traumático.
Mesmo depois de uma analise tão bem elaborada do Nassif, o que está rolando nesses primeiros dois meses é assustador.
Ok, vamos esperar mais um pouco.
Haja paciência. E esperança.
"O que está rolando nesses primeiros dois meses é assustador" (2).
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
ora bolas vc nunca viu uma rendição? a Dilma se rendeu a midia, afinal tudo o que eles queriam ela deu, então um abraço!
l
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Já pensou no inverso?
A mídia se rendendo a Dilma?
Ingenuidade.
Este pessoal nunca gostou dela, não gosta e nunca gostará dela.
A Dilma está entrando num jogo perigoso.
Talvez a tática esteja na tentativa de cooptá-la para provocar a decepção e afastamento dos movimentos sociais.
Na primeira chance que tiverem vão cair de pau em cima. Sem dó nem piedade.
Só que quando isto acontecer, o exército que montou trincheira para defendê-la da baixaria da última campanha terá ido arrumar coisa melhor pra fazer na vida do que perder horas com quem não merece.
Eu sou o primeiro da lista. Não estou gostando nada do que estou vendo.
É isso aí. tchau tchau, tou de mal até o Natal!
Concordo contigo, este jogo é muito perigoso.
Votei na Dilma, mais percebo uma aproximação com o lado adversário que tanto prejuízo trouxe para nós Brasileiros. Caso em 2014 reapareça o CIRO GOMES ou surja a presença do EDUARDO CAMPOS voto neles com certeza.
Romualdo
Marcia, Em minha visão, o cargo que a Dilma exerce, apresenta momentos em que são inevitáveis a sua participação, uma solenidade como essa é um deles. Como fugir, do convite de comemoração, de aniversário, de um dos órgãos que representa a grande mídia, quer gostemos ou não, como a - Deus que me perdoe! - Folha? Como governante não pode atuar, abertamente, como inimiga, ou será que esqueceu o que a acima citada fez com ela? Duvido muito, acredito que tudo virá a seu tempo, só que com mais serenidade e tranquilidade, direi mesmo, mais elaborado e mais bem planejado, como é próprio das mulheres. Aguardemos.
Pois é, Euclides, a inteligência feminina é capaz de atacar sem atacar. Ao mencionar os jornalistas (que, aqui entre nós, são uns coitados de ter que aturar a linha do patrão para se sustentar) batalhadores e a morte de Herzog, Dilma deu seu recado. E, afinal, ela é uma mulher educada. Os frias foram a Palácio (se rastejaram????) convidá-la (segundo notinha do Ancelmo há dias) por saberem que não fosse a presença da mulher mais importante do país sua festa não teria status. Eles sabem disso ...
ai a Dilma salvou a festa da Folha, até nessas horas vc insiste em defender a sua "presidenta"!!!
bom ela mesmo se disse presidente, então continue falando presidenta como uma forma de marcar gado de um jeito mais sofisticado!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
As duas formas estão corretas.
É isso, Mário. Não se esqueça que e Dilma não é só a minha presidenta. Ela é, inclusive, a sua, escolhida pela maioria e que ficará no democrático exercício do poder, em princípio, até 2014. Não esqueça, também, que logo no início de seu discurso ela foi taxativa em afirmar que estava ali representando a instituição Presidência da República. Se ela estivesse ali como simplesmente Dilma certamente diria que quase pegou uma carona pra tortura num dos carrinhos da Folha...
Euclides, vou com vc...precisamos entender que quem foi ao evento foi a Presidenta da República.....e nesta qualidade que discursou, cumprimentou e circulou......
Uma Presidenta não pode ser torcedora, não pode se esquivar nem deve governar com a emoção.....é preciso cabeça e muita...por isto que ela está onde está.....
Fiquem tranquilos....Dilma sabe quem é a folha...afinal foi uma de suas maiores vítimas.
.
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Seguindo seu raciocínio, o Lula esteve sempre errado em seu posicionamento em relação a esses veículos de comunicação...
Você já se esqueceu que a primeira entrevista do Lula Presidente (em 2003) foi para o Bom dia Brasil da Globo que lhe tinha feito tanta sujeira antes e continuou fazendo depois?
São os ossos do ofício.
Homero, entendo a indignação de todos, juro mesmo. Mas, precisamos entender uma coisa e o quanto antes...Dilma não é Lula.....Lula foi talhado nos sindicatos, em mesas de negociações com empresários dos piores aos melhores.....Lula tem o dom da oratória...não é justo para com Dilma que esperemos dela o mesmo que tivemos de Lula ....Lula podia fazer tudo isto pois Lula é Lula...único, não existe outro...Lula praticamente nasceu com um microfone nas mãos. Precisamos parar de comparar Dilma à Lula, isso não é bom para ninguem. Deixe Dilma ímpor sua forma, deixe-a mostrar a que veio. Precisamos também dar um voto de confiança para este governo...ou então não entendo por que votamos nele se em 2 meses estamos aqui a crucificar?? Gente, vamos aguardar....
Dói em mim tb saber que Dilma foi ao evento mas procuro entender que este compromisso foi para cumprir agenda, hoje ela não é Dilma, hoje ela é uma Presidenta da República e como tal, precisa cumprir suas funções...ela não é somente a nossa Presidenta...ela é a Presidenta de todos os brasileiros...independente de terem ido ao evento, Dilma e séquito, independente de qualquer coisa, achei que ela discursou como Presidenta, discursou como a autoridade de uma nação...ela não foi ali pra tirar satisfações, ela não foi lá para xingar todos e virar a cara.....antes de mais nada, Dilma é política....estas vendettas particulares ou não, é que são a nossa praia....é aqui que damos o background para o governo e falamos cobra e lagartos, xingamos todos, expomos todos....nossa Presidenta está acima disto tudo, qualquer Presdiente esta acima disto tudo. Este é o papel da blogsfera...não podemos dividir agora, não podemos baixar a militância agora. é com isto que eles sonham e faz tempo. Nosso troco será uma excelente administração "modo Dilma de fazer"....uma pessoa inteligente, capaz que teve meu voto e em quem confio, até segunda ordem.....
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Só que ela se apresentou como presidentE do Brasil
Pagu
Essa parte do presidentE, achei tão ou mais simbólico que o ato de ter ido à festa. Poderia ao menos ter passado sem essa.
Pagu, entendo sua decepção, juro mesmo....mas precisamos ter em mente que Dilma foi eleita através de uma coligação e isto tem sempre um preço a se pagar. Será que esta presença não foi cobrada ?? Coligações tem um preço ....... são cargos, eventos, concessões......
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Esse papo de liturgia do cargo,que ela foi como presidenta,me desculpem é muitissimo raso, um jornal que apoiou a ditadura,que emprestou seus carros para que se capturassem opositores do regime,isso só para ficar no mínimo,ela tem que ter respeito,é pelo sangue e a dor dos muitos que foram mortos,tortuirados (como ela),Este jornal e muitos dos que estavam lá tem as mãos sujas de sangue e deveriam estar na cadeia.Agora ,a´te agora ela esta de costas para quem realmente acreditou e lutou por ela e vai num antro de traíras,vendidos,e vem me falar em liturgia do cargo,desrespeite,uma autoridade e voçe vai preso e quando uma autoridade desrespeita sua história e quem a elegeu,"Marinou",ou "Tucanou".Este direito ela não tinha,repito não tinha,há horas que o bom senso se sobresai a todas as regras e rituais,e isto passou longe muito longe dela e de sua acessoria,e que está indicando tá virando hábito.
desculpe, mas não estamos falando de um jornal serio, estamos falando de um jornal que muito fez para impedir que a vitoria da Dilma ocorresse, e para isso usou materias falsas, e adulterou dados. Ou será que a ficha da Dilma, ou a materia onde dizia que o Lula poderia ter violentado um outro preso fazem parte de um jornal merecedor de respeito? Esse jornal se retratou pelo que imprimiu, não! então ele que faça a festinha de 90 anos com os amigos dele!
Se a Dilma foi, ela me parece com aquelas casas de cenario de filme, uma bela fachada em mais nada!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Boa tentativa, mas está errado Mario. O jornal fez todas essas coisas contra a pessoa física Dilma Roussef, a qual tem todo direito (e talvez até o dever) de buscar reparação na Justiça. Agora, o convite à festa foi feito à Presidência da República, não à pessoa Dilma. A presidenta compareceu à festa no desempenho de sua função, não como convidada particular. Se a Folha merece ou não a visita de um Presidente da República, isso é outros 500, que nada tem que ver com as ofensas do jornal à Dilma. Ou você apresenta argumentos apontando ofensas da Folha à instituição da Presidência, ou então é melhor aceitar a decisão de Dilma, pois só na cabeça dos mais autoritários, personalistas e inimigos da democracia, o cargo se mistura com a pessoa que o ocupa. Nem Chavez faz esse tipo de coisa, tomar insulto pessoal como insulto à Presidência da Venezuela, e o povo aqui quer que Dilma o faça. aff...
Bento (Quinta-feira, 24/02/2011 às 12:09),
Concordo com você. Alem disso, para se reeleger Dilma Rousseff terá que ficar muito mais à direita do que pessoas da esquerda como eu. É só fazer a análise das pesquisas feitas durate a eleição em que se constata a força do voto religioso conservador. Cerca de 80% do brasileiro tem um perfil religioso conservador que a esquerda dificilmente conseguirá transpor.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 26/02/2011
três bons motivos,
1 - a blogosfera é Lula, ou em outras palavras, o estilo da blogosfera casa muito mais com a personalidade de Lula do que com a de Dilma. Dilma também usa sistemas computadorizados de comunicação, mas o dela ainda é o power-point. Deixa que Lula e seus blogueiros sujos seguram a barra.
2 - a grande mídia usa Hipoglós para conviver com a blogosfera. Não seria de bom tom neste momento acenar para quem causa pruridos e ardência na velha mídia.
3 - Dilma ainda não percebeu o grande investimento que é um carinho aqui, outro ali nesta blogosfera combativa, solidária, mas tão cheia de egos hipertrofiados.
Não se trata de egos hipertrofiados.
Trata-se de respeito.
Lésbica, Poste, Vagabunda (Josias), Ficha falsa, Erenice, Charuteira... uma pequena lista do que saiu das páginas daquele panfleto que ela chamou de exemplo de liberdade de expressão.
E que vai aumentar, ela não tenha dúvida. Tentaram este joguinho de cooptação com o Lula. SE não funcionar com ela também, na primeira chance tentam derrubá-la.
Só que aí, ela que se defenda sozinha.
Tá certo Antonio, e digo mais: se alguém falar mal da Dilma hoje deve ser julgado por traição, afinal de contas ela "encarna" o cargo que ocupa, de modo que qualquer ofensa pessoal a ela deve ser entendida como não menos que uma ofensa às instituições republicanas do país (mesmo que a tal ofensa tenha ocorrido antes dela se eleger), e destarte o ofensor só pode ser um terrorista ou subversivo pois esse é o nome de quem tenta sabotar e destruir instituições. Dilma deveria fazer como os monarcas árabes, falou mal deles está falando mal do regime (e vice-versa), e a pena é a morte. Tá bom assim pra ti?
O Brasil há 500 anos tenta superar o personalismo na política. Pela primeira vez na história uma burocrata se elege presidente, não por seu dinheiro, conluios partidários ou conchavos regionais, mas por seus méritos profissionais e carisma pessoal exclusivamente. E agora seus apoiadores reclamam que ela não está fazendo igual aos seus antecessores, usando o poder do cargo que ocupa para se vingar em suas rixas particulares. Cada vez mais, Dilma mostra que é muito, mas muito melhor e mais bem preparada do que parte de sua militância gostaria. Graças a Deus.
Não perdi, mas estremeci amizades de longa data.
Virei madrugadas de graça e fui ridicularizado por isso por "formadores de opinião" da Folha.
Não acho justo.
Mas...enfim...
Fizemos pelo país, não para sermos reconhecidos.
Dilma faz o correto: dá adeus educadamente ao PIG enquanto cria a mídia do futuro: a internet com banda larga popular e Ipad popular...simples assim...a quem se afoga não se empurra com os pés: eles podem te puxar junto para o abismo salgado...
Postar novo Comentário