Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A velha mídia e a representação da opinião públicaEnviado por luisnassif, dom, 12/09/2010 - 15:01
Por JB Costa
Nassif, Penso como você: quando se avalia que a mídia, que você chama de velha, deu uma pausa no seu frenesi partidário/ideológico, eis que não mais do que de repente, ela retoma o seu viés característico. Parece até o escorpião da fábula: é prisioneira da sua natureza. Hoje sou cético com relação a qualquer veleidade acerca dessa possível e desejável adequação aos novos tempos que ela teima em desdenhar, prisioneira que é de uma visão anacrônica da realidade social, na qual monopolizava a informação a seu bel-prazer. Os cínicos logo arguirão: por que centrar fogo no mensageiro e esquecer a mensagem? Simples: o mensageiro não é um apenas o meio para que a mensagem chegue a seu destino. Ele próprio interfere no teor da mensagem e, nessa situação, deixa de ser o sujeito neutro. O que quero dizer mesmo é que a velha mídia, de 2002 para cá, assomada por uma complexo de superioridade ninguém sabe bem do por quê, tomou para si papel de protagonista dos fenômenos sociais e políticos. Arvorou-se portadora de uma missão (divina?) de contrapor-se ao Poder, e. ao cabo dela, permitiu-se extrapolações que, sem exageros vão do ridículo ao patético; da ignomínia à infâmia. Na realidade, essa espécie de mandato autoimposto de oposição não foi "combinado com os russos". Ou seja, a sociedade não outorgou a ela - velha mídia - esse papel. Mesmo porque seria autocontraditório também. O ato de fiscalizar, auditar, e a sua resultante na forma da crítica, não pode prescindir do distanciamento, que por sua vez vai permitir a neutralidade. Valeria aí também o aforismo: quem vai guardar o guarda? A quem caberia fiscalizar a mídia se esta desvirtua sua função institucional e histórica e descamba para outros desvãos? Não por acaso os meios de comunicação dão verdadeiro chilique quando, nem que seja só por hipótese, se fala em controle social da mídia. Não se dá conta que ela mesmo contribuiu para que a sociedade exigisse um mínimo de contrôle para evitar os seus excessos. Ou seja, cultivou ventos em demasia. Se nessa propostas entram contrabandeados propósitos totalitários, aí é outra história. Garrotear a mídia seria um retrocesso sem tamanho na evolução do nosso processo democrático. Nesse ponto, os imbuídos de bons propósitos devem repudiar, de pronto, eventuais iniciativas que mesmo de longe ameaçem a liberdade de expressão. Sem nenhuma espécie de condescendência.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Sanzio
12/09/2010 - 15:26
O PHA levou o post do Marcos Coimbra daqui para o Conversa Afiada, e o ilustrou com esta charge:
5
2
-
eufesi
12/09/2010 - 15:33
O que, principalmente contestamos, enquanto sociedade ,é a postura da grande midia ---PIG--- travestida de insenção. Portando, que tome suas posições e não confundam o povo. Só para lembrar: hoje é o...
5
4
-
Gunter Zibell
12/09/2010 - 15:52
O progresso de nossa sociedade depende muito de sucessivas oposições de ideias, realizações de sínteses e assim por diante. É por isso que pelo menos dois partidos são preferíveis a partido único,...
5
5
-
gabriel
12/09/2010 - 16:39
caro luis nassif,
porque não encampar na blogosfera uma campanha:
cancelem suas assinaturas!
(da veja, da época, da folha, do estado, do globo)
??
5
6
-
Joana Andrade
12/09/2010 - 16:39
Fico muito tranquila em votar na Dilma, pois o que devem ter vasculhado no seu passado e exeperiência administrativa não é bolinho! Não conseguiram absolutamente nada ! Daí a necessidade de...
5
7
-
Giovani Blumenau SC
12/09/2010 - 16:48
Começo do fim?
Nassif,
vc já percebeu que os últimos "escândalos" não estão nem saindo do forno?
Acho que a procuração do Kamel está começando a ficar limitada. Já deve estar operando...
5
8
-
mario lucio
12/09/2010 - 18:23
Creio que esta velha mídia só entende uma linguagem, a do dinheiro, sendo assim devemos levantar não só a campanhas para cancelamentos de assinaturas, mas também para que os governos estaduais e...
5
9
-
Edison Moraes
12/09/2010 - 18:33
Absolutamente "tacanha" e imbecíl essa opinião. Imagine uma imprensa paga "só ou principalmente" pelo estado! Imagine não, leia, informe-se do que foi historicamente isso!
5
10
-
Rogerio Martins
12/09/2010 - 18:48
Vou confessar uma coisa: hoje levantei muito propenso a isso... Se encontrasse um reporter da Veja pelo caminho seria muito perigoso para minha integridade moral. Hoje ficaria feliz em...
5
11
-
Gunter Zibell
13/09/2010 - 00:37
Debate acadêmico, no caso, seria convidar pensadores que não têm espaço na mídia mais convencional. A maior parte dos textos da blogosfera é de bons jornalistas, mas julgo isso ser pouco. Faz falta a...
5
12
-
Cafezá
12/09/2010 - 17:08
"O ato de fiscalizar, auditar, e a sua resultante na forma da crítica, não pode prescindir do distanciamento, que por sua vez vai permitir a neutralidade. Valeria aí também o aforismo: quem vai...
4
14
-
Fuhgeddaboudit™
12/09/2010 - 17:15
Mas, enquanto espero as liberações, enlevo a alma e acalmo o espírito, ouvindo essa dádiva da natureza.
"Enjoy it"!
4
15
-
carlos santos
12/09/2010 - 17:30
Lá vêm eles de novo. Novo escândalo, nova novela das oito. Com uma mídia dessas, fica difícil trabalahar, afinal, ela se arvora de protetora dos ratos e oprimidos para garantir umas migalhas do poder...
4
16
-
Nicolas
12/09/2010 - 18:51
Concordo com você, Gunter. Também sinto muita falta de um debate de ideias que vá além dos slogans lançados por um lado ou pelo outro.
Infelizmente, na blogosfera, a maior parte dos comentários...
4
17
-
luka
12/09/2010 - 15:29
Volto a frisar a importãncia do Nordeste/ Norte. Uma nova classe econômica surgiu por lá. com algum poder de consumo, que pouco consumia mídia e entrará no mundo da informação através da...
3
18
-
Fuhgeddaboudit™
12/09/2010 - 17:07
Por falar em "Velha Mídia", talvez não seja o Nassif que está liberando os comentários do "Velho Imparcial", aqui.
Até as menções honrosas aos vídeos musicais estão bloqueados. Já...
3
19
-
Joao C.
12/09/2010 - 17:16
Gostei do seu texto, eles sempre se superam. Há uns cinco anos decidi não gastar mais meu dinheiro, desperdiçar meu tempo e prejudicar meu "figado": decidi não ler Folha, O Globo, Estadão, Veja e os...
3
20
-
fonsjosh
12/09/2010 - 15:21
Sei que os tempos são outros mas... as vezes penso - sério - que uma boa surra de porrete poderia ajudar a certos profissionais da velha mídia a encontrar o caminho da redenção moral. deus sabe que o...
1 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Sei que os tempos são outros mas... as vezes penso - sério - que uma boa surra de porrete poderia ajudar a certos profissionais da velha mídia a encontrar o caminho da redenção moral. deus sabe que o "Tio rei" poderia usar uma com muito proveito. A sorte dessa gente é que o povão ainda não se deu conta do grau de agressividade deles em relação ao Lula. Como num certo Agosto certas redações poderiam vir a "esquentar" muito ;)
Creio que esta velha mídia só entende uma linguagem, a do dinheiro, sendo assim devemos levantar não só a campanhas para cancelamentos de assinaturas, mas também para que os governos estaduais e federais, bem como as empresas estatais não anunciem em jornais e revistas caluniadoras. Pois o objetivo destas não são de tecer criticas positivas ou negativas ou mesmo de denunciar alguma quadrilha ou complô. O que eles querem é perpetuar a ditatura decadente da velha mídia e de seus títeres. PELO CANCELAMENTO DE TODAS AS PROPAGANDAS DO GOVERNO FEDERAL E DAS ESTATAIS NOS JORNAIS / REVISTAS: folha sp, estado sp, veja e época. VAMOS PARAR DE CONTRIBUIR COM OS VAMPIROS.
Absolutamente "tacanha" e imbecíl essa opinião. Imagine uma imprensa paga "só ou principalmente" pelo estado! Imagine não, leia, informe-se do que foi historicamente isso!
Tem razão, colega. Uma surra de porrete ou algumas dezenas de anos na masmorra. Ou, quem sabe, para aliviar o longo sofrimento desses jornalistas, a forca!
Atenção, pessoal, é uma ironia!
Vou confessar uma coisa: hoje levantei muito propenso a isso... Se encontrasse um reporter da Veja pelo caminho seria muito perigoso para minha integridade moral. Hoje ficaria feliz em dar uns tapaz num jornalista da Veja. Tá! É feio. Não é civilizado e muito menos democrático e iram usar isso até o osso contra a Dilma. Por isso não faria. Mas... ficaria profundamente motivado. Ah ficaria...
Sobre meus amigos jornalistas que trabalham para a Globo, tenho evitado durante esse periodo me encontrar com eles, trocar emails etc. O distancaimento em certos momentos é educado e civilizado. Faz parte do bem conviver social...
Não acho que por trabalho é necessário perder a auto estima e a dignidade. Sem essas duas coisas não é trabalho. É subserviência. É escravidão domiciliar.
O PHA levou o post do Marcos Coimbra daqui para o Conversa Afiada, e o ilustrou com esta charge:
Volto a frisar a importãncia do Nordeste/ Norte. Uma nova classe econômica surgiu por lá. com algum poder de consumo, que pouco consumia mídia e entrará no mundo da informação através da internet, favorecida pelo PNBL. Me parece pouco provável que orientem-se pela mídia tradicional.
Começa uma corrida para abocanhar este mercado seja pelos velhos cacíques, seja por novos grupos. De qualquer maneira defenderão o seu quinhão. Defender Minas, Rio ou SP tem conotação diferente na grande politica do país. Se não tiver contrapartida para NO/NE não vão a frente.
Prezado Nassif,
Aqui, vale o adágio popular: "eles perdem o pelo, mas não criam vergonha" - leia abaixo, um trecho de uma matéria do Estadão de hoje, que mesmo em detrimento de no Brasil existirem 5565 municípios e o Estado de SP, 645 - "eles" descobriram que em Piracicaba, Jundiaí, Sorocaba e Franca, "existem tucanos que votam e José Serra!!!"
Leia este "esclarecedor" pedaço, permeado de mentiras, preconceitos e ranços:
“João Francisco Gava, dono de uma fábrica de temperos, contemplava de manhã cedo o Rio Piracicaba enquanto esperava os restaurantes da orla abrirem para visitar seus clientes. "Não é o Brasil inteiro que vai votar no Lula", disse Gava, de 42 anos. "Jamais fui e jamais serei PT. Já tem um analfabeto, um cara que não serve nem para administrar a casa dele, vai administrar o Brasil?", continuou o empresário, que completou o ensino médio. "Lula é um pau mandado. Colocaram ele lá e falaram: "Dá um saco de farinha e feijão pra turma do Nordeste que votam em você." O Bolsa-Família é compra de voto, é enganação. Como vai pôr a Dilma (Rousseff) lá, uma ladra de banco?", perguntou, referindo-se ao envolvimento da candidata do PT com a guerrilha nos anos 70. "(José) Serra e (Geraldo) Alckmin têm muito mais história e gabarito."
obs: A matéria inteira, se ocupa ainda de inaltecer Barjas Negri (PSDB) - Prefeito de Piracicaba, que este enrolado no escândalo da máfia dos sanguessugas - gestão Serra na Saúde (1998/2002)
Gostei do seu texto, eles sempre se superam. Há uns cinco anos decidi não gastar mais meu dinheiro, desperdiçar meu tempo e prejudicar meu "figado": decidi não ler Folha, O Globo, Estadão, Veja e os assemelhados. Vivo muito mais feliz!
O que, principalmente contestamos, enquanto sociedade ,é a postura da grande midia ---PIG--- travestida de insenção. Portando, que tome suas posições e não confundam o povo. Só para lembrar: hoje é o DOMINGO SEM GLOBO.
JB Costa, perfeito!
O progresso de nossa sociedade depende muito de sucessivas oposições de ideias, realizações de sínteses e assim por diante. É por isso que pelo menos dois partidos são preferíveis a partido único, concorrência oligopolística é preferível ao monopólio.
Enquanto a mídia abrigava alguma dualidade de opiniões era "menos pior", mas agora que segue o caminho messiânico de pensamento único, o que fazer? Controlar é contraproducente, passa-se à ausência de pensamento. E, com perspectivas econômicas complicadas, os jornais e tvs não farão muita concorrência entre si. Boa diversão e entretenimento até vendem, mas boa informação, pouco.
O que precisa ser feito é estimular a concorrência de pensamento. Fazer aparecer, por exemplo, aquilo que hoje é produzido nas universidades mas que não ganha nenhum espaço na mídia. Até na blogosfera o debate acadêmico é mínimo.
Tutu, Zapatero, Cristina, Hollande, Obama já deram o recado : não vote em quem não se declarar favorável ao Casamento Gay
Grande Gunter,
Um comentário equilibrado e sensato.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Eu só nao entendi o que a senhora quiz dizer que aqui na blogosfera o debate acadêmico é mínimo. Quê debate acadêmico é esse? De monografia? TCC?. E os que não ingressarão no mundo acadêmico, ficarão de fora? O local ideal para debate acadêmico na internet não seria nos cursos políticos de graduação? Será que a senhora não acessou o local errado?
Debate acadêmico, no caso, seria convidar pensadores que não têm espaço na mídia mais convencional. A maior parte dos textos da blogosfera é de bons jornalistas, mas julgo isso ser pouco. Faz falta a presença de economistas, sociólogos, filósofos, historiadores, etc. que não sejam alinhados com a grande mídia e tampouco com o governo. Bom, como o governo ainda não tem muito espaço próprio de divulgação um pouco de governismo é ok. oposição crítica, mas não cri-cri, idem.
A presença de comentaristas de cursos de graduação desconfio que já exista em boa escala. E também há não graduados, sendo que, de modo geral, a maioria das pessoas, não importa sua área de atuação, evita escrever com jargão, então a maior parte dos textos é compreensível por amplo espectro de leitores.
x-x-x-x-x-x-x-x-x
Acho que não acessei o lugar errado não... Frequento por aqui há uns 10 meses.
Mas, "senhora", não...
Tutu, Zapatero, Cristina, Hollande, Obama já deram o recado : não vote em quem não se declarar favorável ao Casamento Gay
Rocha,
Sua "cachola" deve ser tão dura quanto o nome; discute-se na Internet de "B+A= BÁ" até BIG-BANG, gravidade, Buracos Negros, Física Quântica e origem da vida.
Você só precisa encontrar o seu limites e vegetar se não quiser conhecer outras coisas mais acima. Nota-se isto pela sua abordagem tosca e deselegante.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Concordo com você, Gunter. Também sinto muita falta de um debate de ideias que vá além dos slogans lançados por um lado ou pelo outro.
Infelizmente, na blogosfera, a maior parte dos comentários limita-se a apoiar ou desqualificar o post; com raríssimas exceções não há argumentação estruturada e bem construída para reforçar ou contestar o ponto de vista apresentado ; fica-se na torcida muito mais do que na reflexão.
Sem querer jogar confete no Nassif, este é um dos raros blogs onde o debate de ideias ainda dá as suas caras de vez em quando, embora aqui também a proporção de comentários de "torcida" tenha aumentado sensivelmente.
Quanto à velha mídia, em particular as revistas semanais, que por natureza teriam mais tempo para produzir artigos com análise aprofundada, limitam-se a artigos de conteúdo raso, com muita foto e pouco texto, ssso em contar a virulência ideológica difícil de engolir.
Pessoal, uma dica. Sugiro lerem o post do NPTO: /napraticaateoriaeoutra.org/ .
Ele fala da crítica reiterada da Veja de que o governo do PT aparelhou todo o estado (sic). A análise é excelente, com referências ricas, mas escrita num tom leve e divertido, gostoso de se ler. É imperdível.
Perdi um tempão lendo os sites da Globo, da Folha, do Estadão e da Veja. Descobri que essas 4 empresas de comunicação habitam um outro pais dentro do Brasil. É um pais que sofre de autismo coletivo. A fonte de informações sempre são elas próprias e seus interesses.
É ali, nelas mesmas, que encontram as verdades que elas gostariam que fossem verdade. Se você ler um, leu todos. Vivem a verdade delas. E seu público faz o mesmo! O outro Brasil tornou-se totalmente desconhecido.
Assumiram o comando da oposição ao outro Brasil e ainda não descobriram que esse outro Brasil não é mais aquele do século passado e retrasado. Deixou de ser miquinho amestrado do Tio Sam. Aquelas velhas ladainhas não colam mais.
Não entenderam que as antigas elites parasitas precisam se tornar elites produtivas e úteis. E não querem entender nem aceitar. Sabe por que? Elas só olham e lêem elas mesmas. Não sabem nada sobre esse outro e novo Brasil.
Ficam indignados com a inutilidade dos seus velhos argumentos. Como pode 4 grandes empresas de comunicação não conseguirem mudar a opinião desse tal Brasil novo? É incompetência ou é burrice mesmo?
jb, a sociedade brasiliera está completamente desprotegida contra essa mída q está aí. e vc, mandou bem. acho q no médio prazo essa será a mãe de tds as batalhas, a do controle social da mídia!
É exatamente isso que os de espírito ditatorial querem: o controle da mídia. Como exemplos próximos, Chávez, Cristina, Correa. Ela no entanto sobreviverá e continuará sendo nossa última esperança contra políticos levianos, demagogos, bufões e corruptos de toda ordem.
caetano, não considero incompatível o controle social com o poder de fiscalização dessa msma mídia.
A mídia, principalmente a Veja, acha-se toda poderosa desde daquela entrevista com Pedro Collor ajundando a derrubar Fernando Collor. Depois disso, ela acha que pode qualquer coisa,
Haverá um debate em que Dilma e Serra estão frente à frente e, pelo andar da carruagem, Serra tenciona usar o fatóide da Veja para acuar Dilma.
Se Serra usar o expediente, deve haver algum modo de uma assessoria jurídica da Dilma instrui-la para imputá-lo ao vivo pelas alegações que fará, baseado numa reportagem fraudulenta. Alguma pergunta direta como: "O senhor sustenta pessoalmente que há corrupção aqui e ali, ou que tal pessoa é corrupta baseado em provas que pessoalmente detém ou tem conhecimento?" Na negativa, pois Serra não é idiota de se comprometer a este ponto, resta à Dilma perguntar se ele tem convicções próprias ou se é ventríloco de repórter de uma revista, que construiu uma reportagem mentirosa. E aí Serra terá de se expor de uma vez por todas. Pois não sabemos, se ele fosse presidente, quem governaria o país: ele ou a Veja.
No contra-ataque, Dilma, depois de desmoralizá-lo em público, poderia pedir que ele respondesse acerca das atividades da empresa que a filha dele e o banqueiro Daniel Dantas tinham em comum, e que foi responsável pela quebra de sigilo fiscal de milhões de brasileiros.
Serra deve dar adeus ao seu estilo. Para não se tornar, publicamente, a figura patética que virou entre quatr paredes.
Muito bom JB Costa, irretocável.
Penso também que a velha mídia foi cooptada pela parcela da nossa sociedade que não entende, ou não aceita, que a nossa nação deve ser pensada como um todo, como se fosse uma grande organização, uma empresa com suas finalidades e objetivos. Não adianta um departamento desta sociedade ir bem se o todo não corresponder. Esta parcela da sociedade é descendente direta dos colonizadores extratores, aqueles que para cá vieram com o único propósito de expropriação, sem compromissos maiores com os que aqui vivem e labutam. Hoje torcem para que tudo dê errado e assim justificarem seus métodos exploratórios.
caro luis nassif,
porque não encampar na blogosfera uma campanha:
cancelem suas assinaturas!
(da veja, da época, da folha, do estado, do globo)
??
Fico muito tranquila em votar na Dilma, pois o que devem ter vasculhado no seu passado e exeperiência administrativa não é bolinho! Não conseguiram absolutamente nada ! Daí a necessidade de fabricar escândalos de terceiros, quando já estava fora da Casa Civil.
Até a opinião de um agente da repressão encarregado de vigiá-la a FSP foi buscar! Que diabos estes "jornalistas" têm na cabeça? Como disse Paulo Henrique Amorim, daqui a pouco vão chamar o torturador que a agrediu para analisar a personalidade da nossa futura Presidenta.
Mas então, JB... aí é que a porca torce o rabo...
Liberdade de expressão, ao menos nesta eleição, virou um salvo-conduto para garantir ao candidato da oposição, José Serra, não só conteúdo inteiramente forjado e fantasioso, mas precioso tempo eleitoral, no horário nobre, travestido de "noticiário"...
Teríamos que definir (bem) o que é liberdade de expressão legítima do que é apenas pilantragem midiática. É uma questão complexa mas que, acredito, não seria difícil separar-se o joio do trigo. Obviamente a idéia, diferente do que faz a mídia golpista hoje, é desprezar-se o joio.
uma coisa é liberdade de imprensa
outra coisa é libertinagem de ofensa
que mente, injuria e calunia
tem mais é que ser processado, julgado e condenado
nem só o mandante, mas também o pistoleiro alugado
Ou o Brasil acaba com os juízes e políticos corruptos ou os juízes e políticos corruptos acabam com o Brasil
Começo do fim?
Nassif,
vc já percebeu que os últimos "escândalos" não estão nem saindo do forno?
Acho que a procuração do Kamel está começando a ficar limitada. Já deve estar operando uma "junta" para controlar os danos, mas não vão perder a identidade como o colega escreveu.
Ainda sobre o artigo do espião aposentado, ele tem razão!
Conversei semana passada num churrasco com uma pessoa de RH de uma empresa de energia que a união está fundindo e esta pessoa me disse que em reuniões com diretores meio acomodados do NE, ela botava pra quebrar mesmo.
Ia pra reunião munida de todos os números e cobrava de deixar marmanjo chorando mesmo. Era apresentar resultado ou pedir pra sair! Por isso admiro essa candidata.
Essa pessoa falou o que eu já sabia: Que em 2005/2006 o Lula estava meio desorientado e desarticulado com a pressão da mídia e o trabalho do Dirceu não decolava. Dirceu saiu, e bastou ela se revestir com o poder da pasta da Casa Civil e as coisas funcionaram e o resultado aí está. A cúpula sabe que o presidente nos últimos quatro anos no que tange a gerência e cobrança dos projetos é Dilma, nas costuras, visão e blindagem é Lula. Eles formam uma dupla que desmontou o PSDB, DEM e a velha mídia. Mas não se engane: ela não é burra não, sabe bater colocado e aprende rápido, tem professor!
Postar novo Comentário