Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A resposta do repórter de VejaEnviado por luisnassif, sab, 26/03/2011 - 09:21March 25, 2011 Foi com profunda indignação que, alertado por amigos, li há pouco em seu blog uma nota intitulada "Considerações sobre a entrevista de Arruda a VEJA", publicada às 10h16 de ontem, dia 24 de março de 2011. Esclareço que, ao contrário do que você escreveu, eu: 1) Nunca estive "em processo de ruptura" com a VEJA. Minha saída da revista foi amigável - não por acaso, alguns de meus melhores amigos continuam por lá. Apenas aceitei um excelente convite profissional: ser editor de Brasil na revista ÉPOCA. Nada além disso; 2) Nunca tive "conflitos pesados" com o chefe da sucursal de Brasília da revista VEJA, Policarpo Junior, jornalista com o qual tive o privilégio de trabalhar por cinco anos. Muito aprendi com esse profissional extraordinário, certamente um dos mais brilhantes em atividade no país; 3) Subscrevo integralmente - cada letra, cada vírgula, cada pontuação - da matéria de capa "Caraca! Que dinheiro é esse?", publicada na VEJA em setembro de 2010. Meu nome não foi "incluído" nessa matéria: eu assinei a reportagem porque a apurei exaustivamente e também a redigi, ao lado do jornalista Otávio Cabral, outro profissional de altíssimo nível e caráter irretocável. É, portanto, falsa a afirmação de que eu "comentei com amigos que a matéria foi inventada". Nunca tive qualquer contato com você, não lhe conheço, mas, se tivesse sido procurado para esclarecer essa suposta informação - como, aliás, determinam as regras do bom jornalismo - , teria lhe dito isso prontamente; e 4) Nunca "pedi autorização" da revista VEJA para publicar na revista ÉPOCA uma entrevista com o ex-governador José Roberto Arruda. Essa afirmação não é somente falsa como carece do mínimo nexo lógico com a realidade do jornalismo. As circunstâncias de minhas entrevistas com Arruda estão detalhadas na edição desta semana da revista ÉPOCA; Ressalto, por fim, que tenho orgulho de todas as matérias que produzi durante meus cinco anos como repórter de VEJA. Elas resultaram de um trabalho jornalístico intenso e rigoroso, que muitas vezes demandava meses de apuração e criteriosa checagem. Ou seja: todas - repito: todas - minhas matérias foram norteadas tanto pelo padrão exigente que me imponho desde que comecei nesta profissão, há dez anos, quanto pelos cautelosos critérios que caracterizam o jornalismo praticado pela revista VEJA. Atenciosamente, Diego Escosteguy Comentário 1. A matéria foi produzida com base em depoimento de fonte muito próxima do repórter. 2. Mais inverossímil que as matérias assinadas é a história de que a revista Época contratou o repórter como Editor de Política mesmo sabendo que ele passará um ano nos Estados Unidos, com bolsa do Instituto Milenium. É o primeiro caso, que me recordo, de contratação antecipada. 3. O repórter é tão convincente na sua resposta que atropela os próprios fatos recentíssimos. Fato 1: saiu da Veja. 2. Fato 2o site da revista publica a entrevista com Arruda sem mencionar fonte. Fato 3: na edição seguinte da Época, o recém-contratado publica duas páginas sobre a entrevista de Arruda. 4. Infelizmente o jornalismo dos últimos anos obriga a esse equilíbrio extraordinário entre a reputação e o mercado de trabalho. 5. O repórter poderia aproveitar a oportunidade e postar as gravações que, segundo ele, comprovariam a parte mais espetaculosa das denúncias que produziu. Não vou perder tempo mostrando os absurdos de várias matérias. Tenho para mim - com base em depoimentos de conhecidos de Diego - que é um repórter talentoso, que poderá reconstituir sua carreira em bases éticas e profissionais, agora que mudou de veículo.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
2
-
Nonato Amorim
26/03/2011 - 09:36
Já liguei o som, também quero ouvir. Ou Vc é um dos alunos do Gilmar Mendes? Abs.
5
3
-
RACS14
26/03/2011 - 09:38
Éhhhh Dieguito... dizem que em boca fechada não entra mosca. Aí vai outro ditado legal prá você: "bosta, quanto mais se mexe, mais fede".
5
5
-
Alexandre Bueno
26/03/2011 - 09:42
Caraca, Diego. cadê o aúdio? [2]
"(...) mas, se tivesse sido procurado para esclarecer essa suposta informação - como, aliás, determinam as regras do bom jornalismo - , teria lhe dito...
5
6
-
Alessandro Simas
26/03/2011 - 09:46
Parece que nos deparamos com a forma mais depurada de cinismo.
Quem, hoje, bateria no peito com orgulho ao dizer que trabalhou na Óia?
5
7
-
Nonato Amorim
26/03/2011 - 09:48
Vou esperar muito, Diego? Tenho que ir no mercado...Abs.
PS: Amigos, que outro veículo e que outro profissional daria espaço no próprio espaço para ter a possibilidade se ser enxovalhado? Chupa que é...
5
8
-
Esquemas Táticos
26/03/2011 - 09:52
Cadê a fita do áudio? Tá guardada no mesmo arquivo em que estão a fita crepe que atingiu a cabeça do Serra e a fita da CNT Gazeta. E a história do #envelopao então é verdade? Nossa, Diego perdeu...
5
9
-
Dener Azevedo
26/03/2011 - 09:53
"Tenho para mim - com base em depoimentos de conhecidos de Diego - que é um repórter talentoso, que poderá reconstituir sua carreira em bases éticas e profissionais"
Caraca Diego! Aproveita essa...
5
10
-
Luis Fraga
26/03/2011 - 09:54
"....quanto pelos cautelosos critérios que caracterizam o jornalismo praticado pela revista VEJA."
Se nós não conhecessemos a revista em questão daria pra acreditar. Aliás cautelosos critérios ?!
5
11
-
Dê
26/03/2011 - 09:55
Sr. Nassif, é uma farsa, e se vê nitademente quando, ao final, ele diz:
"...há dez anos, quanto pelos cautelosos critérios que caracterizam o jornalismo praticado pela revista VEJA."
Taí...
5
12
-
Sergio Saraiva
26/03/2011 - 10:00
Realmente teria sido melhor o Diego ter ficado quieto, saia no lucro. Porém, alguém pressionou o cara.
E como diz o mestre Gilberto Gil: " eu, tu e todos no mundo, no fundo, tememos por nosso futuro...
5
13
-
AlvaroTadeu
26/03/2011 - 10:01
Esse Diego não é Maradona mas quer fazer gol com a mão em Copa do Mundo. Mudar da Veja para a Época, é como mudar da osta para a erda. Pelos elogios que ele faz ao jornalismo da revista, dá para...
5
14
-
Nonato Amorim
26/03/2011 - 10:02
Ops, D! Acho que a companhia do pessoal da Vila Sésamo não tá lhe fazendo bem: é DiEgo, D! Hehehe...bj.
Mas, Diego, cadê o áudio? Que tiro no pé, hein???
5
15
-
Ary Nunes
26/03/2011 - 10:02
Pois eu acredito nesses "cautelosos critérios", seja lá o que isso venha significar.
Mas conhecendo a revista, entendo por catueloso critério como: Tomar o máximo de cuidado para não publicar...
5
16
-
Urariano Mota
26/03/2011 - 10:03
1. "Policarpo Junior, jornalista com o qual tive o privilégio de trabalhar por cinco anos. Muito aprendi com esse profissional extraordinário, certamente um dos mais brilhantes em atividade no...
5
17
-
Dê
26/03/2011 - 10:04
Sr. Nassif, só mais uma coisa...quero, antes de mais nada, lhe dar parabéns...o senhor, com esta atitude, mostrou o porquê, é hoje, considerado um dos melhores blogs do país...o senhor deu ao Sr....
5
18
-
Sergio Saraiva
26/03/2011 - 10:04
Não vou peder tempo buscando a matéria, mas, não é aquela que fala de um envelope com 200 mil reais?
Se é, atente se para isto, a nota de maior valor é de 100 reais. Seriam necessárias 2.000 notas...
5
19
-
Gil Teixeira
26/03/2011 - 10:10
"...quanto pelos cautelosos critérios que caracterizam o jornalismo praticado pela revista VEJA."
hehehe. Precisa comentar? se tinha algum tipo de credibilidade acabou de perde-la!
5
20
-
Antonio Carlos Silva - RJ
26/03/2011 - 10:11
"Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se !"Provérbio Persa
Então... Cadê o áudio ?
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Caraca Diego, cadê o audio?
No habsburgo dos outros é refresco.
O cara, cujo nome é impronunciável para mim, não tem vergonha de dizer que se orgulha daquele "trabalho", de ter trabalhado na veja e que o tal Policarpo é brilhante. É difícil julgar alguém que diz estas coisas. Esta bolsa talvez seja para uma instituição psiquiátrica.
Pelo que o Nassif havia escrito antes, e que ele contesta, até o estava admirando um pouco. Agora...
Nome impronunciável? Não!
DIEGO ESGOTO GUY é um nome bem pronunciável!
Tenho orgulho de ter cunhado o termo no Twitter, porque é um jornalistazinho metido a besta que ameaçou revelar os áudios da tal "matéria" quando questionado no Twitter. Ele é o Gilmar Dantas* do PIG, sem áudio, sem provas, sem nada. Sua bolsa de estudos em Colúmbia é paga com o suado dinheirinho do neofascismo brasileiro, representado pelo que há de mais podre no Instituto Millenium.
Eu havia "printado" seu twitter pré-matéria: "MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA" e coisas do gênero. Seu Twitter é quase confessional. Ver esse estrume (ESGOTO GUY) de volta à cena é triste, muito triste.
CARACA, QUE FEDOR DE ESGOTO É ESSE?
Reinaldo_
Para quem não sabe de que grampo nós estamos falando, vale a pena assistir a este video:
http://www.youtube.com/watch?v=tvT1F22ac24
Assistam e divulguem!
É direito seu discordar de quem quiser. Por acaso eu também discordo do repórter. Então discordamos ambos do profissional.
No entanto eu não posso admitir um desrespeito à pessoa. Ao trocar o nome do repórter de forma a incluir a palavra "esgoto" é desrespeito com ele e com a família dele.
Leia com atenção o comentário do Nassif abaixo da resposta do Diego e notará que o Nassif argumenta mas não desrespeita.
Por isso cliquei no "DENUNCIAR"
Caraca Diego, cadê o audio?
Me lembro muito bem nas véspera das eleições e nós todo sábado naquela ansiedade para conferir o que viria contra a Dilma e a favor do Serra. O Diego será marcado com ferro e fogo.
Nilson Fernandes
fierro,fuego. E mierda. mucha mierda!
É bom lembrar o infame editorial da Veja, publicado no auge das denúncias contra a Casa Civil:
"A publicação da reportagem a vinte dias do primeiro turno das eleições fará brotar acusações de que o objetivo é prejudicar a candidata oficial, Dilma Rousseff. São especulações inevitáveis. Mas quais seriam as opções? Não publicar? Só publicar depois das eleições? Essas não são opções válidas no mundo do jornalismo responsável, a atividade dedicada à busca da verdade e sua revelação em benefício do país." (Editorial da Veja)
E então? Por que é que ocultaram a entrevista de Arruda, que poderia afetar a candidatura da oposição? É este "o mundo do jornalismo responsável"???
Aliás, é curioso notar como o denuncismo acabou logo após as eleições... fica até parecendo que o objetivo era prejudicar a candidata oficial... mas, não, claro que não. Todos nós conhecemos a qualidade do jornalismo (e dos jornalistas) da VEJA.
Não é, Dieguito?
O audio o Diego estampou na capa do esgoto. Eles inventam até audio para o Serra ganhar !
Mas São Serapião é justo e ouviu as minhas preces. VADE RETRO SATANÁS SERRA !
Nilson Fernandes
Diego, para começar, atualmente trabalhar na Veja não é indício de bom profissionalismo. Talvez agora você possa repensar como quer ser lembrado no futuro. Alías, você teria chances de ser contratado por uma empresa séria como a Carta Capital, por exemplo? Reflita e desculpe a sinceridade.
Já liguei o som, também quero ouvir. Ou Vc é um dos alunos do Gilmar Mendes? Abs.
Estranho... Muito estranho...
Comparada com Veja, e usarei as ferramentas que cabem à essa analogia, Época é um piniquinho, com menor capacidade de repercussão e armazenagem que o imenso vaso sanitário que virou a Veja.
Uma transferência, pra quem se especializou - e gosta - em chafurdar na merda, pra lá de suspeita. Abraços, Nonato.
Éhhhh Dieguito... dizem que em boca fechada não entra mosca. Aí vai outro ditado legal prá você: "bosta, quanto mais se mexe, mais fede".
Realmente teria sido melhor o Diego ter ficado quieto, saia no lucro. Porém, alguém pressionou o cara.
E como diz o mestre Gilberto Gil: " eu, tu e todos no mundo, no fundo, tememos por nosso futuro".
Chupa Diego....
Olé Nassif...hehehe
Caraca, Diego. cadê o aúdio? [2]
"(...) mas, se tivesse sido procurado para esclarecer essa suposta informação - como, aliás, determinam as regras do bom jornalismo - , teria lhe dito isso prontamente". Essa sim, uma prática recorrente da Veja: ouvir o outro lado.
Parece que nos deparamos com a forma mais depurada de cinismo.
Quem, hoje, bateria no peito com orgulho ao dizer que trabalhou na Óia?
Vou esperar muito, Diego? Tenho que ir no mercado...Abs.
PS: Amigos, que outro veículo e que outro profissional daria espaço no próprio espaço para ter a possibilidade se ser enxovalhado? Chupa que é de manga, Diego!
Não se pode negar que ele, Diego, esteja tentando se redimir de seus pecados, que os quase os levou a condenação, mas o perdão não se faz de uma hora pra outra; pois esse ainda, o que parece carregar ainda o vírus em seu corpo. humildade, já um bom começo, seja bem vindo; sem o vírus.
Caro Vantuil:
Esse não tem salvação não. Não há oração, água benta ou mandinga capaz de remir o corpo e alma do rapaz. Quanto à mudança da revista"Ispia" para a Época, o digníssimo jornalista trocou "bosta por merda". É como diz o ditado : "pau que nasce torto quando é queimado até a cinza é torta".
abraços
Cadê a fita do áudio? Tá guardada no mesmo arquivo em que estão a fita crepe que atingiu a cabeça do Serra e a fita da CNT Gazeta. E a história do #envelopao então é verdade? Nossa, Diego perdeu uma boa oportunidade de ficar calado e esconder essa vergonha do jornalismo nacional.
Marcelo Costa www.esquemastaticos.com.br
É uma resposta tão convincente que quanto uma desculpa esfarrapada pela falta ao trabalho.
Cadê o BO ? Ou melhor, as gravações?
"Tenho para mim - com base em depoimentos de conhecidos de Diego - que é um repórter talentoso, que poderá reconstituir sua carreira em bases éticas e profissionais"
Caraca Diego! Aproveita essa deixa, sai de fininho e começa de novo. Se parar de fazer jornalismo de esgotoe ficar bonzinho, a gente te redime. Não é vergonha passar para o outro lado quando se está do lado errado.
Dener Azevedo
"....quanto pelos cautelosos critérios que caracterizam o jornalismo praticado pela revista VEJA."
Se nós não conhecessemos a revista em questão daria pra acreditar. Aliás cautelosos critérios ?!
"Tudo que é demais, é muito meu filho" - Uma senhora muito velhinha do interior de Goias.
Pois eu acredito nesses "cautelosos critérios", seja lá o que isso venha significar.
Mas conhecendo a revista, entendo por catueloso critério como: Tomar o máximo de cuidado para não publicar nada que possa prejudicar as eleições de Serra. Publicar tudo,mesmo que seja uma fantasia, aquilo que venha prejudicar o PT.
Afinal, o que levou a VEJA a engavetar essa entrevista com o Arudão???
Bem lembrado. Já que ele está defendendo o bom "jornalismo" da revista, podia explicar porque ela escondeu a matéria contrária aos intereses políticos do grupo que ela defende.
O jornalismo da VEJA não foi cauteloso ao atacar a Casa Civil com material pesadíssimo -- parte dele fantasioso.
Mas na hora de atacar os cumpadres... aí a cautela foi tanta que esperaram vários meses depois da eleição para soltar a entrevista.
É desse tipo de jornalismo que o Diego se orgulha?
Essa fraze em favor da Veja é como afirmar que Fernandinho Beiramar é gente boa, que Fernando Collor foi o melhor presidente que já tivemos, que o Serra Bolinha de papel não tem culpa pelas enchentes porque limpou direitinho a calha do tiete, que o Augusto Nunes e o Reinaldo Azevedo são jornalistas etc,.etc.etc.
Sr. Nassif, é uma farsa, e se vê nitademente quando, ao final, ele diz:
"...há dez anos, quanto pelos cautelosos critérios que caracterizam o jornalismo praticado pela revista VEJA."
Taí.....desde quando a Veja pratica jornalismo?? Oras, pra cima de moi jacaré??? Saí pra lá!!! é o famoso engana que eu gosto.....Mente e pior...mente que nem sente.... Por isso que a Abril liga pra minha casa uma média de 3 vezes ao dia, me obrigando, ontem, a ser grossa com a moça....querem empurrar assinatura até de graça...."fazer jornalismo" em cima de mentira e panfletagem polítca dá nisso. Perdeu totalmente a credibilidade, ninguem quer!!!! E, este Diogo é um outro que pelo visto, até podia ter boas intenções, mas depois de 10 anos na editora Abril, contaminou......pra ele, vale a frase....diga-me com quem andas que eu lhe direi quem és.....
Sr. Diogo, infelizmente não sou otimista como o senhor Nassif.....o senhor se perdeu....demonstrou que assim como a Veja, não tem responsabilidade alguma com o país nem com o seu povo....estamos cansados de pessoas assim sr. Diogo...
A revistinha veja, é um reduto de Diogos oportunistas e mal intencionados...
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Postar novo Comentário