Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A repressão à maconha caseiraEnviado por luisnassif, qua, 22/09/2010 - 09:20Por foo Rio - Plantação de maconha em cobertura Policiais da 17ª DP (São Cristóvão) prenderam na tarde de terça-feira, em flagrante, após denúncias, um professor universitário e seu filho. Eles cultivavam 108 pés de maconha, boa parte deles com até 1,70m de altura, numa cobertura na Rua Guilherme Almeida, esquina com a Jorge Cabral, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Mesmo alegando que a droga era para consumo próprio, os dois foram autuados por tráfico de entorpecentes. Segundo a polícia, o pai, Francisco Aurélio de Souza Grossi, de 67 anos, é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e professor universitário. O filho, Gustavo Grossi, de 31 anos, é jornalista. http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/09/21/pai-filho-presos-plantando-ma... Estou postando esta notícia no Fora de Pauta, e não no Clipping, pois acho que ela pode dar margem a uma importante discussão. Em primeiro lugar, está claro que os 108 pés de maconha não eram para consumo próprio. Agora, prestem atenção ao perfil dos traficantes: "O pai, Francisco Aurélio de Souza Grossi, de 67 anos, é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e professor universitário. O filho, Gustavo Grossi, de 31 anos, é jornalista." Eu pergunto: que risco estas pessoas apresentam para a sociedade? Elas produzem maconha, sim -- mas por que isso é proibido? Eu pergunto isso com algum conhecimento de causa. Eu vivo na Holanda, onde a maconha é permitida. As pessoas podem cultivá-la em casa, e existem coffeshops onde ela pode ser comprada livremente. Centenas de milhares de pessoas usam maconha regularmente, e eu desconheço casos de morte associados à droga. Existem problemas de saúde relacionados ao uso da maconha? Sim, mas estes são tratados como problemas de saúde, e não como caso de polícia. E os problemas de saúde são mínimos, se comparados aos problemas causados pela criminalização (a máfia, o crime, a violência, a corrupção). Drogas são ruins, mas a guerra é pior. Não faz sentido adotar a guerra como estratégia de saúde.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Alessandro
22/09/2010 - 09:31
O que mais me impressionou era o cuidado com as plantas, muito bem tratadas.
Eu não consigo manter de pé de jeito nenhum uma bananeira de apartamento que resolvi comprar. Acho que não tenho o tal...
5
2
-
edson d'assunção
22/09/2010 - 09:54
"Em primeiro lugar, está claro que os 108 pés de maconha não eram para consumo próprio."
Começou mal, claro q 108 pés podem ser para consumo próprio. Se vc não sabe, o que se fuma são as flores da...
5
3
-
Fabiano
22/09/2010 - 09:57
A maconha poderia ser discriminalizada sem maiores problemas, acredito até, que isso reduziria o consumo, e reduziria a violência. O raciocício é simples, a partir do momento que se permitisse o...
5
4
-
D
22/09/2010 - 10:00
"Drogas são ruins, mas a guerra é pior. "
Pior ainda é colocar atrás das grades um professor universitário que, talvez por não se dar conta do seu ato, fez isso até por zombaria
Já Daniel Dantas foi...
5
5
-
Abel
22/09/2010 - 10:03
Acho que vão argumentar que eram heavy-users ;)
Ou então podiam fumar a "Folha de S. Paulo", pra ver se entravam numa bad trip...
5
6
-
moimagem
22/09/2010 - 10:03
Dias desses, no SBT, passou uma matéria sobre leis mais brandas ou algo neste sentido - não prestei muita atenção por estar concentrado em meus afazeres no computador - aqui no Brasil.
A única coisa...
5
7
-
iguatemi de jesus
22/09/2010 - 10:04
De acordo em genero numero e grau, é caso para o ministério da saude, e menos suscetivel à corrupção que o ministério da justiça.
5
8
-
Eduardo Petrucci Gigante
22/09/2010 - 10:09
É uma frase fantástica: "Não faz sentido adotar a guerra como estratégia de saúde."
A estratégia de criminalização da droga não deu certo em nenhum lugar do mundo. Mesmo os americanos, com todos os...
5
9
-
Raphael Nascimento
22/09/2010 - 10:10
Primeiro de tudo, acho que é prematura afirmar que são comerciantes. A PC precisa gerar provas para sustentar a acusação de comércio. Quebrem o os sigilos fiscais e vejam se o padrão de vida é...
5
10
-
Raphael Nascimento
22/09/2010 - 10:11
Primeiro de tudo, acho que é prematura afirmar que são comerciantes. A PC precisa gerar provas para sustentar a acusação de comércio. Quebrem o os sigilos fiscais e vejam se o padrão de vida é...
5
11
-
Nelson Quintanilha
22/09/2010 - 10:12
No texto está explicito:
"Em primeiro lugar, está claro que os 108 pés de maconha não eram para consumo próprio."
Querer discutir o que na Holanda pode e no Brasil não é complicado.
No Irã,...
5
12
-
Mircon
22/09/2010 - 10:19
Holanda cogita acabar com tolerância às drogas leves no país
Haia, 6 mar (EFE) - A Holanda avaliará sua atual política de tolerância para com as drogas leves com o objetivo de apurar...
5
13
-
Mana Coelho
22/09/2010 - 10:20
Concordo inteiramente.
Esta guerra contra as drogas é como a lei seca, um desastre total. Está patrocinando um massacre de jovens.
Durante 20 anos fui professora universitária. Convivo com pessoas...
5
14
-
Alan Souza
22/09/2010 - 10:22
Nassif, isso mostra que o pessoal que defende a descriminalização do consumo da maconha está fazendo o debate errado. Afinal de contas, se liberado o consumo o usuário vai comprar maconha de quem? Do...
5
15
-
Paulo Vianna
22/09/2010 - 10:24
Como se a liberalização da maconha fosse eliminar todo e qualquer crime organizado, ou mesmo o tráfico de drogas.
Nassif, vc questiona a cobertura parcial da Folha nas eleições, mas só tenho...
5
16
-
Carlos ABS
22/09/2010 - 10:27
O álcool mata bancado pelo código penal onde quem fuma maconha que é o marginal.
Reitero: Que risco estas pessoas apresentam para a sociedade?
5
17
-
Giovanni Gouveia soares
22/09/2010 - 10:28
Vemos que a estratégia de combate às drogas pela repressão, se fosse bem sucedida teria no mínimo estaganado o crescimento do consumo, o que está longe de ser verdade. Nesses 50, 60 anos...
5
18
-
Raphael Nascimento
22/09/2010 - 10:54
Outro ponto a ser analisado, a quantidade de pés de maconha.
O que se fuma na maconha não é a sua folha e sim a sua flor, o famoso camarão da planta fêmea.
Digamos que 50% seja fêmea, temos ai então...
5
19
-
Paulo Muchon
22/09/2010 - 10:57
Se ao menos liberassem o autocultivo já evoluiríamos bastante, isso ainda não acontece porque vivemos em uma sociedade hipócrita, que condena o uso da maconha mas transmite comerciais de cerveja em...
5
20
-
Vivian S.
22/09/2010 - 11:04
Na Europa tem tanta gente que cultiva maconha em casa, e alguém vai denunciar? Nunca ouvi falar, cada um que cuide da propria vida. Alias, num mundo em que o alcool e o cigarro são tolerados, porque...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
O que mais me impressionou era o cuidado com as plantas, muito bem tratadas.
Eu não consigo manter de pé de jeito nenhum uma bananeira de apartamento que resolvi comprar. Acho que não tenho o tal dedo verde.
A penalização de casos como este é absolutamente absurda. Quem sabe um dia as coisas mudem.
Tomás Fraile
"Eu acho que é muito idiota, alguém ser preso por fumar uma planta" JimmyHendrix 1966
Eu concordo também, o combate só faz os preços das drogras subirem e tornar muito atrativo o tráfico e o crime. Grande bobagem fazem os governos combatendo as drogas, só criam reservas de mercado que atraem o crime organizado.
Drogas tem que ser vendidas nas farmácias, que pagam impostos, e os viciados que usem sob prescrição médica. E acaba-se o tráfico que financia o crime organizado, que se torna tão poderoso que são capazes de destruir um país inteiro.
"vender em farmacias com prescrição medica!"
que comentario bobinho, se apesar de proibido o acesso as drogas já e enorme, imagine quando grandes corporações tiverem acesso legal a esse comercio? se um produto letal como o cigarro tem empresas poderosas que pagam indenizações bilionarias e ainda ganham muito dinheiro, acha mesmo que somente "pessoas com prescrição medica" terão acesso as drogas legalizadas?
o trafico existe porque tem o viciado e não o contrario, pessoas fracas que precisam de produtos quimicos para poderem enfrentar a vida e que sustentam o crime, que bancam armas que matam pessoas, subornam policiais e coisas bacaninhas que drogados evitam falar!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Se isso funciona, deveriam estender essa repressão ao álcool e ao tabaco imediatamente. Vai resolver tudo.
e depois tem gente que critica a baixa produtivadade da pequenas propriedades agricolas familiares!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Nassif,
provavelmente muita gente vai tomar cana antes desta possibilidade ser plausível. Neste caso creio que não são traficantes e sim consumidores até mesmo porque esta quantidade de pés não deve resultar em quantidade grande. alguém tem idéia?
Precisaremos retornar a esse assunto tantas vezes quanto for necessário, até que as autoridades e a sociedade civil percebam que a política criminal em relação às drogas leves já naufragou fragorosamente, e é chegado o momento de analisar a questão sem lançar mão dos recursos da legislação penal. Trata-se, no máximo, de uma questão de saúde pública, tal qual o é o consumo de tabaco e de álcool.
Os verdadeiros bandidos soltos.
GROWER não é traficante
Pagu
"Em primeiro lugar, está claro que os 108 pés de maconha não eram para consumo próprio."
Começou mal, claro q 108 pés podem ser para consumo próprio. Se vc não sabe, o que se fuma são as flores da cannabis e não as folhas, e as flores estão sempre num ciclo, então vc nunca terá os 108 pezinhos dando flor de uma só vez.
Considerando que um maconhista em média consome 40 gramas de fumo por mês. E que estes dois que foram presos parecem ser maconhistas de primeira dado o profissionalismo da cobertura-horta. Então pensando que estes 100 pezinhos tirassem 100 gramas por mes, o q considero muito, é muito fácil acreditar que era para consumo próprio.
Concordo com o Èdson Assumção, não está nada claro que os 108 pés não sejam para consumo próprio.
Acho que as pessoas - e jornalistas principlamente - deveriam se informar antes de emitirem opiniões - ou, caso consumado, as corrijam.
Sou consumidor muito eventual de maconha - minha média varia de 1 cigarro por dia a um por semana - e não faço disso a principal bandeira da minha vida. Mas por azar, fui pego num dia em que transportava os 12 gramas com que iria recompor o meu estoque - que, com essa média de consumo, duraria muuuito tempo. Fui pego, autuado e condenado.
Que fazer?
Também não acho que a complexidade tecnológica da estrutura de plantio seja motivo suficiente para caracterizar o tráfico.
Eu já fiz uma experiência de plantação indoor - não de maconha, mas de uma planta comum. Gosto de plantas e quis perder tempo em pensar num modo de fazê-las crescer num canto pobre de luz solar. No meu caso, não cheguei a recorrer a controle de humidade, apenas à iluminação artificial: existem lâmpadas próprias para isso, as grolux, vendidas em algumas casas. É uma brincadeira interessante. Isto apenas para reforçar a idéia de que a sofisticação da plantação do engenheiro não implica, necessariamente, que o uso final fosse "criminoso".
A maconha poderia ser discriminalizada sem maiores problemas, acredito até, que isso reduziria o consumo, e reduziria a violência. O raciocício é simples, a partir do momento que se permitisse o plantio da droga em sua casa, deixaria de ser interessante ao tráfico, acabando assim com o mercado para esta droga. A repressão, poderia ser direcionada às drogas mais pesadas coomo crack, cocaina, heroina e afins.
A maconha poderia ser cultivada também como matéria prima para diversos fins.
A planta é integralmente utilizada para os mais diversos fins, mas destaca-se especialmente a sua fibra, também chamada de filaça, muito usada na indústria de papel, pois um hectare de cânhamo produz o mesmo que quatro hectares de eucaliptos, num período de vinte anos.
Fibras de cânhamo
A indústria têxtil também é um bom mercado para o cânhamo, por este ser cinco vezes mais resistente que o algodão, e com seus longos feixes de até 4,5 m é usado para fabricar cordas e amarras de navios pois são bastante resistentes. Da semente extrai-se um óleo muito usado na indústrias de cosméticos como base para cremes, xampus, óleos hidratantes, etc, na indústria mecânica para vernizes, lubrificantes, combustíveis, tintas e outros, bem como para a alimentação humana em óleo, tempero, margarina, flocos de cereais, snacks e outros . O chá das suas folhas é bastante relaxante.
Sou a favor da discriminalização.
Mas o tal cânhamo utilizado para produção de fibras possui baixíssimos teores de THC, sendo necessário consumir quilos e mais quilos para se chegar a algum efeito próximo aos teores normais de THC.
Sendo assim, já poderiam muito bem ter substituído todos os milhares de hectares de eucalipto por cânhamo, se houve alguma regulação e esclarecimento por parte da turma "das leis".
Me lembra uma vez que eu entrei em um high school de Manhattan pra fazer nao sei o que e todos os vazos de plantas tinham pes de maconha de 10 a 20 centimetros de altura...
A lei antimaconha nasceu da ignorancia e vai morrer da ignorancia. Era um comercio normal ate o seculo passado, depois ela tornou se enormemente lucrativa com prohibicao.
O avo da maconha eh o hemp
http://en.wikipedia.org/wiki/Hemp
que nao eh alucinogeno.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
"Drogas são ruins, mas a guerra é pior. "
Pior ainda é colocar atrás das grades um professor universitário que, talvez por não se dar conta do seu ato, fez isso até por zombaria
Já Daniel Dantas foi solto duas vezes em 48 horas graças à intervenção do gilmar mendes, presidente da Suprema Corte
Por aqui acontecem coisas estranhas tipo o presidente da Suprema Corte ficar sem dormir, de plantão, para soltar quem rouba bilhões, já quem planta um pé de maconha em casa...
Eta nóis
Faltou essa parte do texto da reportagem que descreve o arsenal tecnológico do negócio.
Não tem nada de amador ou "zombaria", era coisa mais que profissional:
"De acordo com a delegada da 17ª DP, Valéria de Castro, que comandou as investigações, muitas plantas estavam ao ar livre e uma outra parte estava acondicionada numa estufa especialmente preparada.
- Encontramos muitos vasos, fertilizantes, lâmpadas e revistas especializadas. Era uma droga de boa qualidade e devia ter um preço diferenciado no mercado - explicou a delegada.
Os agentes encontraram uma estrutura tecnológica que os impressionou. Havia 42 pés de maconha na estufa e 66 do lado de fora da cobertura. Os produtores levavam em conta a temperatura e a umidade do ambiente, usando refletores e até aparelhos de ar-condicionado para melhorar as condições climáticas no cultivo.
- Para você ter uma idéia a estufa é toda revestida de papel alumínio. Já, do lado de fora, as plantas, um pouco menores que as outras, estão camufladas entre pés de laranjeira e jasmins. As duas árvores eram também usadas para disfarçar o cheiro peculiar da maconha - disse a delegada."
CLIQUE AQUI para ler.
Acho que vão argumentar que eram heavy-users ;)
Ou então podiam fumar a "Folha de S. Paulo", pra ver se entravam numa bad trip...
Dias desses, no SBT, passou uma matéria sobre leis mais brandas ou algo neste sentido - não prestei muita atenção por estar concentrado em meus afazeres no computador - aqui no Brasil.
A única coisa que me marcou foi o comentário do Nascimento, algo no sentido de "e que os maconheiros fazem pelo País? Nada."
São nesses momentos que fica claro como há muitas pessoas ditas bem informadas, bem instruídas, esclarecidas etc, não sabem o que acontece nem debaixo do próprio nariz. Tenho certeza absoluta que no próprio ambiente de trabalho do senhor Nascimento, deva ter um maconheiro que cumpre com todas as suas obrigações, que exerça sua função dignamente, que seja ético e talvez até admirado pelo próprio apresentador.
Um dos grandes problemas sobre o assunto esta antes de mais nada no preconceito, na forma como os usuários são "julgados". Esses julgamentos semelhantes ao do Nascimento, que consideram um usuário de maconha vagabundo, "inoperante", corrupto, bandido e coisas sempre de baixo escalão.
Mal sabem esses preconceituosos que os "maconheiros" estão presentes em todos os lugares, em todas as profissões, em todas as instituições, e que em muitos casos, são muito mais competentes e inteligentes que os "caretas".
De acordo em genero numero e grau, é caso para o ministério da saude, e menos suscetivel à corrupção que o ministério da justiça.
É uma frase fantástica: "Não faz sentido adotar a guerra como estratégia de saúde."
A estratégia de criminalização da droga não deu certo em nenhum lugar do mundo. Mesmo os americanos, com todos os bilhões de dólares investidos e a tecnologia que dispõe não conseguem diminuir o número de usuário em seu próprio terrítório.
Então o foco está errado. Não tenho idéia do certo, mas tem que ser procurado. A estratégia de guerra não funciona mesmo.
Primeiro de tudo, acho que é prematura afirmar que são comerciantes. A PC precisa gerar provas para sustentar a acusação de comércio. Quebrem o os sigilos fiscais e vejam se o padrão de vida é compativel com a renda dos dois. Verifiquem o histórico das ligações telefôncias. Existem vários meios para a polícia fazer a produção de provas, se estavam mesmo comercializando, terão que ser julgados, é a lei, por mais absurda que ela seja.
Segundo, deram muito mole. Tá cheio de vizinho cagüeta por ai, não dá pra ter uma floresta dessas em casa.
Terceiro, uma outra hipótese seria a de algum grupo de usuários em cooperativa. Tem bastante gente fumando assim. Um grupo banca a produção e dividem a colheita. Ficam longe do crime organizado e ainda consomem fumo de qualidade.
Está mais do que na hora de rever toda essa política. É urgente que se abra um amplo debate, sério e paltado somente em ARGUMENTOS CIENTÍFICOS. Chega de politicagem nessa área. O EUA estão caminhando para uma revisão, em novembro, a California vai decidir por plebiscito, se regula o comercio de MACONHA para fins recreativos. Vão ganhar com os impostos ao invés de só perder dinheiro na guerra. Isso não será uma ação isolada. Todos terão que repensar internamente como lidar com a problematica.
Vejam o exemplo de Portugal, nosso irmãos avaçaram tanto que já perdemos eles de vista. Todos os dados pós descriminalização são positivos para a sociedade.
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090703_portugaldrogaseb...)
PS: AGORA OS VIZINHOS PODEM DORMIR TRANQUILOS, O SANGUINÁRIO ENGENHEIRO E SEU DIABÓLICO FILHO JORNALISTA ESTÃO PRESOS PARA O BEM DA SOCIEDADE E DOS BONS CUSTUMES FAMILIARES.
Primeiro de tudo, acho que é prematura afirmar que são comerciantes. A PC precisa gerar provas para sustentar a acusação de comércio. Quebrem o os sigilos fiscais e vejam se o padrão de vida é compatível com a renda dos dois. Verifiquem o histórico das ligações telefônicas. Existem vários meios para a polícia fazer a produção de provas, se estavam mesmo comercializando, terão que ser julgados, é a lei, por mais absurda que ela seja.
Segundo, deram muito mole. Tá cheio de vizinho cagüeta por ai, não dá pra ter uma floresta dessas em casa.
Terceiro, uma outra hipótese seria a de algum grupo de usuários em cooperativa. Tem bastante gente fumando assim. Um grupo banca a produção e dividem a colheita. Ficam longe do crime organizado e ainda consomem fumo de qualidade.
Está mais do que na hora de rever toda essa política. É urgente que se abra um amplo debate, sério e
pautado somente em ARGUMENTOS CIENTÍFICOS. Chega de politicagem nessa área. O EUA estão caminhando para uma revisão, em novembro, a California vai decidir por plebiscito, se regula o comercio de MACONHA para fins recreativos. Vão ganhar com os impostos ao invés de só perder dinheiro na guerra. Isso não será uma ação isolada. Todos terão que repensar internamente como lidar com a problematica.
Vejam o exemplo de Portugal, nosso irmãos avaçaram tanto que já perdemos eles de vista. Todos os dados pós descriminalização são positivos para a sociedade.
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090703_portugaldrogaseb...)
PS: AGORA OS VIZINHOS PODEM DORMIR TRANQUILOS, O SANGUINÁRIO ENGENHEIRO E SEU DIABÓLICO FILHO JORNALISTA ESTÃO PRESOS PARA O BEM DA SOCIEDADE E DOS BONS CUSTUMES FAMILIARES.
No texto está explicito:
"Em primeiro lugar, está claro que os 108 pés de maconha não eram para consumo próprio."
Querer discutir o que na Holanda pode e no Brasil não é complicado.
No Irã, eles apedrejam mulheres adulteras, no Brasil não.
Lei é lei, e deve ser cumprida, pena que aqui no Brasil, quem sente os rigores da leis são os P, P e P.
Façamos o seguinte, as eleições estão ai, vejamos as propostas dos candidatos e votemos de acordo com nossas conveniências.
Obs: Em ninha opinião, o Judiciário e o poder que não funciona no País, e esse não temos como muda-lo, ainda.
Alô Nassif,
Acho que essa repressão ao cultivo da planta é descabida. Por isso precisamos discutir o assunto. Seria interessante que mais candidatos tivessem a coragem dessa moça aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=LHjW8-Emc4E
Com certeza um voto ela já tem!
Abraço,
Ricardo Hartmann.
Holanda cogita acabar com tolerância às drogas leves no país
Haia, 6 mar (EFE) - A Holanda avaliará sua atual política de tolerância para com as drogas leves com o objetivo de apurar as conseqüências sobre a saúde de consumidores cada vez mais jovens, informou hoje ao Parlamento o ministro da Saúde holandês, Ab Klink.
Ele criará uma comissão para avaliar os problemas decorrentes da política de drogas leves em vigor na Holanda há trinta anos, segundo o site da televisão pública "NOS".
Nos últimos anos, essa política foi questionada ao ficar comprovado que, cada vez mais, jovens que consomem maconha apresentam problemas de saúde.
Klink afirmou ao Parlamento que, independentemente do resultado da pesquisa, para a qual ainda não foi fixada data, as drogas leves não serão legalizadas, pois isso contrariaria acordos internacionais sobre o assunto.
Ao contrário do que se pensa, as drogas leves não são legalizadas na Holanda, e sim apenas toleradas.
O haxixe pode ser consumido nos chamados "Coffeeshops", cujo funcionamento está submetido a regras como a de que não se pode vender mais de 5 gramas da droga por pessoa e por dia. EFE
mr/db
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL340407-5602,00.html
“Maconha é prejudicial ao usuário e à comunidade”, afirma governo holandês
..........."O governo holandês informou a Junta sobre as mudanças cruciais e significativas em sua política em agosto de 2004, o que deixa o país mais próximo dos tratados internacionais de controle de drogas referentes ao cannabis.
O documento reconhece que os coffee-shops têm parcela de culpa na manutenção do comércio de drogas ilegais e não contribuem para a redução de crimes relacionados às drogas. Ele também avalia que os coffee-shops podem desacreditar a política de drogas na Holanda."...........
http://blogs.jovempan.uol.com.br/campanha/ultimas-noticias/maconha-e-pre...
Comentário meu:
A pergunta que deveria se fazer é: Por que somente a Holanda é tolerante às drogas leves?
Uma das piores dores de uma pessoa é ver seu filho, irmão usando droga e consumindo sua própria vida, destruindo seus sonhos e o seu futuro. Ver essa pessoa jogar tudo isso no lixo, e geralmente termina na morte ou no fim das relações sociais.
Eu vivo na Holanda, e sei que esse projeto não foi pra frente.
Os coffeshops continuam abertos, e pagam centenas de milhões de euros em impostos, todos os anos.
A proposta de fechá-los veio de um partido conservador, de ultra-direita, que recentemente chegou ao poder.
Imagine abrir mão de centenas de milhões de euros, por um lado, e passar a gastar mais dinheiro em repressão, por outro.
Acho que por isso a proposta não foi pra frente.
E a maconha continua sendo um não-problema na Holanda.
1º - Em vários países há tolerância, como Portugal, onde foi feito um primeiro balanço sobre os 10 anos da tolerância, discriminalização ou legalização, não sei ao certo, mas em que o número de usuários diminuiu, os gastos em segurança pública diminuiu e os usuários antes tratados com total preconceito e discriminalização passaram a procurar ajuda médica para tratamento do vício. Resumindo, todos os resultados foram positivos.
Em alguns estados dos USA - por incrível que pareça - o porte de pequenas quantidades e até o plantio caseiro são permitidos.
2º - Segundo estudos das Nações Unidas, a droga que esta tendo o maior aumento de consumo, no mundo, são as anfetaminas, se não me engano. Mas é uma destas que o filho busca para a mamãe na farmácia da esquina sem prescrição médica, para tomar diariamente, como se fosse a coisa mais saudável do mundo.
3º - Falem para mim quem aqui, não tem um ente querido que consuma regularmente: (1) cigarro; (2) bebida alcoólica; (3) MacDonalds ou qualquer lixo entupido de gorduras e conservantes; (4) refrigerante, lotados de corantes, conservantes e muito açúcar?
Paises que são tolerantes:
- Holanda
- Alemanha
- Espanha
- Itália
- Inglaterra
- Dinamarca
- Suíça
- Chile
- Argentina
- México
- Uruguai
- Portugal
- Canadá
- Austrália
Esses são os que eu lembro.
-
Concordo inteiramente.
Esta guerra contra as drogas é como a lei seca, um desastre total. Está patrocinando um massacre de jovens.
Durante 20 anos fui professora universitária. Convivo com pessoas que fumam maconha desde meus tempos de adolescência. Vi estas pessoas se tornarem profissionais responsáveis e respeitáveis, formarem família, serem bons pais, boas mães, bom amigos.
A questão das drogas é cultural, e a maconha, assim como o vinho, a cerveja e outras bebidas, deve ser utilizada com responsabilidade. Muitos grupos étnicos fazem uso da maconha e de outras substâncias alucinógenas. Não fazemos isto com o álcool? E o cigarro industrializado, qual a justificativa dele ser liberado? Sou contra proibições de qualquer coisa que não representa uma ameaça aos seres vivos. Além disso, estas proibições são inúteis e favorecem o crime.
Banir uma planta do planeta é um absurdo. Se fosse assim, teríamos que banir outras com reconhecido poder de matar, como por exemplo, a comigo ninguém pode, o bico de papagaio, a coroa de Cristo, o avelós e tantas outras plantas tóxicas que ornamentam jardins e praças em todo o Brasil.
Não sei qual o problema de, ao lado destas, eu ter um pé de maconha. Por que não?
Chega de massacrar nossos jovens.
Mana Coelho
Postar novo Comentário