Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A psicologia de massa do fascismo à brasileiraEnviado por luisnassif, qua, 13/10/2010 - 23:15Há tempos alerto para a campanha de ódio que o pacto mídia-FHC estava plantando no jogo político brasileiro. O momento é dos mais delicados. O país passa por profundos processos de transformação, com a entrada de milhões de pessoas no mercado de consumo e político. Pela primeira vez na história, abre-se espaço para um mercado de consumo de massa capaz de lançar o país na primeira divisão da economia mundial Esses movimentos foram essenciais na construção de outras nações, mas sempre vieram acompanhados de tensões, conflitos, entre os que emergem buscando espaço, e os já estabelecidos impondo resistências. Em outros países, essas tensões descambaram para guerras, como a da Secessão norte-americana, ou para movimentos totalitários, como o fascismo nos anos 20 na Europa. Nos últimos anos, parecia que Lula completaria a travessia para o novo modelo reduzindo substancialmente os atritos. O reconhecimento do exterior ajudou a aplainar o pesado preconceito da classe média acuada. A estratégia política de juntar todas as peças – de multinacionais a pequenas empresas, do agronegócio à agricultura familiar, do mercado aos movimentos sociais – permitiu uma síntese admirável do novo país. O terrorismo midiático, levantando fantasmas com o MST, Bolívia, Venezuela, Cuba e outras bobagens, não passava de jogo de cena, no qual nem a própria mídia acreditava. À falta de um projeto de país, esgotado o modelo no qual se escudou, FHC – seguido por seu discípulo José Serra – passou a apostar tudo na radicalização. Ajudou a referendar a idéia da república sindicalista, a espalhar rumores sobre tendências totalitárias de Lula, mesmo sabendo que tais temores eram infundados. Em ambientes mais sérios do que nas entrevistas políticas aos jornais, o sociólogo FHC não endossava as afirmações irresponsáveis do político FHC. Mas as sementes do ódio frutificaram. E agora explodem em sua plenitude, misturando a exploração dos preconceitos da classe média com o da religiosidade das classes mais simples de um candidato que, por muitos anos, parecia ser a encarnação do Brasil moderno e hoje representa o oportunismo mais deslavado da moderna história política brasileira. O fascismo à brasileira Se alguém pretende desenvolver alguma tese nova sobre a psicologia de massa do fascismo, no Brasil, aproveite. Nessas eleições, o clima que envolve algumas camadas da sociedade é o laboratório mais completo – e com acompanhamento online - de como é possível inculcar ódio, superstição e intolerância em classes sociais das mais variadas no Brasil urbano – supostamente o lado moderno da sociedade. Dia desses, um pai relatou um caso de bullying com a filha, quando se declarou a favor de Dilma. Em São Paulo esse clima está generalizado. Nos contatos com familiares, nesses feriados, recebi relatos de um sentimento difuso de ódio no ar como há muito tempo não se via, provavelmente nem na campanha do impeachment de Collor, talvez apenas em 1964, período em que amigos dedavam amigos e os piores sentimentos vinham à tona, da pequena cidade do interior à grande metrópole. Agora, esse ódio não está poupando nenhum setor. É figadal, ostensivo, irracional, não se curvando a argumentos ou ponderações. Minhas filhas menores freqüentam uma escola liberal, que estimula a tolerância em todos os níveis. Os relatos que me trazem é que qualquer opinião que não seja contra Dilma provoca o isolamento da colega. Outro pai de aluna do Vera Cruz me diz que as coleguinhas afirmam no recreio que Dilma é assassina. Na empresa em que trabalha outra filha, toda a média gerência é furiosamente anti-Dilma. No primeiro turno, ela anunciou seu voto em Marina e foi cercada por colegas indignados. O mesmo ocorre no ambiente de trabalho de outra filha. No domingo fui visitar uma tia na Vila Maria. O mesmo sentimento dos antidilmistas, virulento, agressivo, intimidador. Um amigo banqueiro ficou surpreso ao entrar no seu banco, na segunda, é captar as reações dos funcionários ao debate da Band. A construção do ódio Na base do ódio um trabalho da mídia de massa de martelar diariamente a história das duas caras, a guerrilha, o terrorismo, a ameaça de que sem Lula ela entregaria o país ao demonizado José Dirceu. Depois, o episódio da Erenice abrindo as comportas do que foi plantado. Os desdobramentos são imprevisíveis e transcendem o processo eleitoral. A irresponsabilidade da mídia de massa e de um candidato de uma ambição sem limites conseguiu introjetar na sociedade brasileira uma intolerância que, em outros tempos, se resolvia com golpes de Estado. Agora, não, mas será um veneno violento que afetará o jogo político posterior, seja quem for o vencedor. Que país sairá dessas eleições?, até desanima imaginar. Mas demonstra cabalmente as dificuldades embutidas em qualquer espasmo de modernização brasileira, explica as raízes do subdesenvolvimento, a resistência história a qualquer processo de modernização. Não é a herança portuguesa. É a escassez de homens públicos de fôlego com responsabilidade institucional sobre o país. É a comprovação de porque o país sempre ficou para trás, abortou seus melhores momentos de modernização, apequenou-se nos momentos cruciais, cedendo a um vale-tudo sem projeto, uma guerra sem honra. Seria interessante que o maior especialista da era da Internet, o espanhol Manuel Castells, em uma próxima vinda ao Brasil, convidado por seu amigo Fernando Henrique Cardoso, possa escapar da programação do Instituto FHC para entender um pouco melhor a irresponsabilidade, o egocentrismo absurdo que levou um ex-presidente a abrir mão da biografia por um último espasmo de poder. Sem se importar com o preço que o país poderia pagar.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
luisnassif
13/10/2010 - 23:32
Você acompanha aqui faz tempo. Sabe que há anos denuncio essa campanha de ódio. Corte essa.
5
2
-
Adalberto Cardoso
13/10/2010 - 23:32
Caro Nassif,
Excelente matéria. Passada a ressaca do primeiro turno, os programas eleitorais dos presidenciáveis ganhando ritmo, mostrando a que vieram, sua matéria é um convite à reflexão sobre o...
5
3
-
Cecilia Binder
13/10/2010 - 23:33
Nassif: obrigada por essa análise lúcida. Também estou percebendo ódio no ar. Sou professora da UNESP em Botucatu e tenho sentido esse clima entre alunos, colegas e funcionários. Também entre...
5
4
-
Carlos Henrique Machado
13/10/2010 - 23:40
Nassif venho a muito tempo falando dessa questão que vc coloca muito bem dentro da cultura brasileira.
O “progresso” dos estúpidosCarlos Henrique Machado Freitas | sexta-feira, 12 março 201013...
5
5
-
Ivana Lima Regis
13/10/2010 - 23:40
Excelente texto, Luis Nassif! Pega bem o fio da meada e deixa na gente aquela sensação de... mal-estar. É soco no estômago. Mas... vamo que vamo! DILMA 2010!!! Um grande abraço.
5
6
-
marinildac
13/10/2010 - 23:43
já tinha visto esse ódio antes, contra o Brizola. mas não posso acreditar que cheguemos a isso. deus é brasileiro (esqueceu?), somos um povo feliz, estamos às portas da cidadania. vamos resistir.
por...
5
7
-
marcello mantovanni
13/10/2010 - 23:45
Por falar em fascimo:
Boateiro tem nome e sobrenome: email contra Dilma partiu da extrema-direita
publicada quarta-feira, 13/10/2010 às 20:21 e atualizada quarta-feira, 13/10/2010 às 20:30...
5
8
-
Gustavo Souto de Noronha
13/10/2010 - 23:46
Nassif,
No primeiro turno não votei na Dilma, mas fiz em meu blog uma declaração de voto à ela agora no 2º turno justamente pelo medo do fascismo (http://opiniaodivergente.com/?p=215).
Já...
5
9
-
Carmem Marinho
13/10/2010 - 23:48
Olá,
Estou realmente assustada com essa situação. Este texto reflete exatamente o que está acontecendo pelo país. Digo isso porque minha mãe me falou que nunca votaria em Dilma, pois...
5
10
-
Eduardo Condé
13/10/2010 - 23:49
Caro Nassif
Oportuna análise, qualificada e temporalmente adequada. Esta campanha, particularmente o obscuro anti republicanismo inerente a ela, é algo estarrecedor, combinado a um clericalismo...
5
11
-
Eduardo Condé
13/10/2010 - 23:49
Caro Nassif
Oportuna análise, qualificada e temporalmente adequada. Esta campanha, particularmente o obscuro anti republicanismo inerente a ela, é algo estarrecedor, combinado a um clericalismo...
5
12
-
José de França
13/10/2010 - 23:51
Concordo com a análise.
Sinto o mesmo em pessoas em cargos de média gerência, com formação educacional superior, pessoas inteligentes por inúmeros critérios, atuando na Av Paulista (centro ´´moderno...
5
13
-
Marco St.
13/10/2010 - 23:53
Não estou sentindo essa diferença não. A Classe média no estado de São Paulo e em boa parte das grandes capitais sempre foi isso aí mesmo. Não é nem questão de ideologia. O que vale para essa gente é...
5
14
-
FERNANDO AC
13/10/2010 - 23:54
Nassif,
Não sei o que está acontecendo, já não entendo mais nada, vamos sair dessa eleição com o país dividido novamente, as consequencias serão imprevisíveis. Também não consigo entender a...
5
15
-
Paulo Renato
14/10/2010 - 00:00
Pelo menos para alguma coisa serviu a baixaria do Serra: desfez a mais remota ilusão de seu partido fosse moderno, de centro-esquerda. Essas práticas fascistas, incitando o ódio e a intolerância,...
5
16
-
Fuhgeddaboudit™
14/10/2010 - 00:02
<p>Nassif,</p><p>Lamentavelmente, lapsos de memória me impedem lembrar corretamente quem, mas, era um ecomomista, professor da Universidade de Campinas (...
5
17
-
luis coelho
14/10/2010 - 00:05
Nassif tenho 60 anos e nunca vi nada parecido. Frequento uma academia de ginastica num bairro classe media em SP e quando falei que votaria na Dilma sofri uma pressao muito grande de maior parte do...
5
18
-
JMP
14/10/2010 - 00:05
"Os desdobramentos são imprevisíveis e transcendem o processo eleitoral. A irresponsabilidade da mídia de massa e de um candidato de uma ambição sem limites conseguiu introjetar na sociedade...
5
20
-
Denise
14/10/2010 - 00:06
Nassif
Tenho sentido isso mesmo. Semana passada meu filho, até agora não sei por que cargas dágua, foi conversar com um professor depois da aula e ouviu um panfletão terrível desse professor,...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Maravilha, eh o texto que eu gostaria de ter escrito!!!!!!!!!!!! parabéns NASSIF, matou à pau, essa turma está espalhando o ódio, mais estão subestimando o amor que o povo brasileiro tem por seu grande pai, o presidente LULA, entao vamos enfrentar-lhes, pegar em armas se fôr necessário, porquê eh a democracia brasileira que está em jôgo, na noite do dia 2 de outubro, fiquei revezando-me com meu cunhado e um amigo, para vigiarmos o Quartel General do Exército em SAMPA, com mêdo de que tivesse algum movimento de tropas, ficamos atentos para alertar à todos para iniciar a resistência contra o golpe, felizmente nao foi preciso, mais depois vi porquê, foi o golpe das urnas contra a presidenta DILMA, agora nao podemos deixar barato, se precisar vamos pegar em armas, o povo brasileiro nao vai aceitar calado um novo golpe, nao vai deixar ter outro resultado que nao seja a vitória da presidenta DILMA e do presidente LULA no segundo turno, ok!!!!!!!!
Luis José, tô contigo, teu cunhado e teu primo, ombro a ombro com a democracia! fico emocionada ao ler essas coisas, o amor à democracia ainda existe. no passarán!
Você não é troll?
" o amor que o povo brasileiro tem por seu grande pai, o presidente LULA "
>>> aí é que mora o perigo.... para o bem ou para o mal, o 'grande pai' do povo brasileiro é DEUS, e não um presidente - qualquer que seja .....
A propósito, Stalin também se denominava 'pai do povo russo'.....
AF
Comentários de pessoas assim, me fazem pensar na existência de um viés nazista no fundo da alma humana.
Somos todos assim?
Não somos todos assim não....
tem um viés 'comunista' também..... :)
AF
Comparando-se os viéses do fundo da alma, um é legal, o outro dá cadeia... :-(
A questão não é o "pai figurado", como os critãos, por exemplo, se referem a nosso Deus. Isso é imagem de amor, que não pode ser entendida por quem, tavez, não tenha (ou conheça) sequer um pai concreto, real, biológico. Talvez isso explique a ojeriza de alguns a palavra "pai", como se significasse necessariamente uma relação de submissão. Quem ama seu pai, quem é pai e é amado por seus filhos não sofre desse mal.
E se eu for Budista ?? ou Induista?? ou até mesmo Xintoista ??? Cada um tem a "sua verdade Absoluta", vc não pode simplesmente afirma que Deus é o pai, ele pode ser pra vc mas vivemos em um pais Democratico de estado LAICO. Religião é pessoal cada um segue e cre o que achar melhor, politica é coletivo pensamos e agimos para o bem de bairro, um município ou uma Nação.
Acho muito bonito a expressão da fé me pessoas, a comoção que um ato ou um simbolismo religioso possa causar é algo magnífico, mas isso é "INDIVIDUAL", política é pensar em um caminho ou em uma ação para um coletivo, para um universo de pessoas com infinidades de diferenças, inclusive no credo.
Abraços
Sim, e, assim como Hitler, sua mãe também era bípede, tinha dois olhos, um nariz e uma boca.
Agora vamos acabar com a argumentação tosca?
o pai do povo brasileiro é deus? afffe, é o pacote completo da tfp!
vc cairia durinho do cavalo se soubesse quantos ateus temos no país!
E VC QUANDO CAIR DURA, NO OUTRO, PLANO VAI SE SURPREENDER...
"...o pai do povo brasileiro é Deus"? Então eu sou órfão. Pois NÃO ACREDITO EM DEUS. Posso?
"...pai do povo brasileiro é Deus"? Então eu, por exemplo, sou órfão. Pois NÃO ACREDITO EM DEUS ! Posso?
Pois é Luiz Ariosto,
Você acha que nós vamos cair nessa sua conversinha? Ninguem vai pegar em armas coisa nenhuma, o que nós estamos tentando é entender o que esta acontecendo no nosso querido Brasil. Você ta fazendo o jogo do Serra, ajudando a difundir o ódio e querendo passar a idéia de que o Lula não aceita as regras da democracia e que não vai aceitar os resultados das urnas se não for a vitória da Dilma. Isso é mentira, e a Dilma vai ganhar nas urnas.
não acho não. a mensagem dele foi sincera. se o serra vencer e governar com nazistas e fascistas eu pego em armas também, por que não? (bem, como já estou velha, fico no acampamento cozinhando pra resistência).
ô pessoal, modus in rebus, analisemos as coisas com um pouco de humor.
Eu concordo com o Nery Jr. este papo de pegar em armas é atrasado e potencialmente perigoso.
O que nós temos que fazer é esclarecer as pessoas.
Quase todos os dias recebo e-mails contra a Dilma e os respondo com textos de jornais, trechos da Constituição, dicas de livros, artigos de jornais internacionais, trechos de leis, etc.
Sei que isso é pouco, se eu pudesse estaria nas ruas falando com as pessoas, esclarecendo, distribuindo panfletos.
Se as pessoas estão sendo manipuladas em sua ignorância o que nos resta é ajudar que estas saiam desta situação.
Cada um fazendo o seu papel de esclarecer.
Um preconceito que percebo muito claramente na classe média, é de que só pobre sem estudo vota em Dilma/Lula. As pessoas esclarecidas devem ajudar a mudar este cenário, isso é que vejo como necessário.
Eu acredito que nós devemos nos manifestar, tirar este preconceito da cabeça das pessoas, dizer claramente EU VOTO DILMA!
Quando me confrontam sobre o porque voto em Dilma, eu digo todos os meus motivos, ouço os motivos contrários das pessoas, e cada um dos motivos contrários a Dilma eu trato de combater com palavras.
Conheço pessoas com formação acadêmica de nível superior não beatas que acreditaram em baboseiras escritas nos e-mails contra Dilma, outro dia um amigo me disse que ela é proibida de entrar em outros países. Eu fiquei boba! Como a pessoa não analisou o boato!
A verdade é a maioria, mesmo aqueles que chegam a ter formação acadêmica de nível superior, e que por isso, se acham, senhores de sua opinião e informados, não lembram fatos da história do brasil, como o regime militar, os partidos do regime militar, o passado destes políticos, o papel da mídia. Não recordam o que aconteceu nos anos de FHC claramente pois não acompanham com empenho as notícias políticas. Desconhecem a própria Constituição do país e como são regidos os três poderes.
São analfabetos políticos por opção e descaso. Não separam o "político" da "política". E após sucessivos casos de corrupção, isto generalizado, todos os partidos e todos os governos, sua descrença na política é ainda maior. (Eu fico torcendo por um ranking atualizado do MCCE, pois acredito que embora a corrupção dentro do PT tenha aumentado ainda não chega aos níveis de DEM, PSDB e PMDB)
E para a maioria destes analfabetos políticos, o debate político é enfadonho. Há os que me consideram uma chata por falar em política! E resolvem não me explicar os motivos para repudiar a Dilma pelo simples fato que sabem que eu vou analisar e responder.
E muitos foram instruídos que ao ler uma revista como Veja seriam considerados intelectualizados, já que a maior parte da população não tem acesso à leitura.
Nem passa na cabeça destes que estão sendo manipulados. Quando alguém, geralmente do PT, e disso me orgulho, vem falar sobre a manipulação da velha mídia e que todos devem buscar mais fontes de informação, são tachados de esquerdistas sequelados.
Meu amigo da estória que Dilma não pode entrar em outros países, me chama de petista incurável.
Sei que contra os argumentos da velha mídia sou muito pequena e sem importância, e que este meu amigo não vai votar na Dilma mesmo após o monte de artigos que passei pra ele ler, tabelas e gráficos (este é meio cabeça-dura, mas outros que aceitam opiniões já mudaram de posição em relação a Dilma). Mas pelo menos ele não vai passar pra frente boatos mentirosos, e isso já é uma ajuda.
Desculpa, mais vcs nao entenderam nada do que eu falei, nao falei em pegar em armas para dar golpe, falei em pegar em armas para evitar o golpe, se os Militares fôssem trair a pátria e dar um golpe junto com o Serra, eu pegaria em armas sim, mas se o SERRA ganhar nas urnas e fôr limpo, nao tem nada disso, agora se fôr por meio da sujeira, o povo brasileiro nao vai conformar-se, foi isso que eu quiz dizer, infelizmente aqui o pessoal também só entende o que lhe convêm, entao nao vou ficar aqui defendendo-me, ok
Gente,
Que horror ,que retrocesso...parece até os tempos da ditadura!!
Pegar em armas..Serra vai governar com facistas e nazista?que hoprror!!!
Acreditam mesmo nisso?
Pobre Brasil!!!
Realmente, que retrocesso! que petismo XIITA é esse?
Dizer que Serra vai governar com facistas e nazistas é um sintoma de intolerância tanto quanto as acusações que fazem contra a Dilma.
e que título é esse do Lula? "pai do povo brasileiro"?
EU tenho certeza de que ele não é meu pai, não.
Getúlio Vargas era o 'PAI DOS POBRES' e isso só deu impulso pras suas atitudes totalitárias!
Ah tá....
"pai do povo... não aceitar outro resultado que não seja a vitória da Fulana......pegar em armas..."
>> e a direita que é agressiva, antidemocrática e autoritária......... !!??
Os dois lados se usam do jogo sujo, e 'soltam' os pitbulls do seu lado quando convém.... Nem porisso o país virará 'facista' ou 'comunista'...... Falar isso é muita inocência ou má fé - ou os dois.....
( e chega que já cansei deste post....)
AF
Ainda bem que você cansou do post porque eu e milhões de brasileiros estamos cansados é de babacas como você.
A propósito, sou ATEU e pontuo suas ponderações ao nível da imbecilidade
Betinho
Este comentário é mesmo a favor da democracia?
Vigiar quarteis, golpe das urnas??? Viajou, ne? Ate onde sei quando existe golpe eh porque nao se escutam as urnas... vc esta parecendo um integrante do Tea Party americano...
Gostaria de dizer que se existe democracia neste país é para eleger quem quer que o povo escolha. E se o povo escolheu, para que pegar em armas, só pq não foi a Dilma que ganhou? Ora, por favor. Democracia é revezar o poder. Já estamos há oito anos com o PT que nos mostrou muita coisa boa e muita coisa ruim. Deu para ver que qdo chegou ao poder, colocou a mão no pote da corrupção e se lambuzou. Eu ajudei a eleger o Lula e não vou ajudar a eleger a Dilma. Nem o Serra. Vou votar NU-LO. Enquanto não aparecer um político que mostre interesse pelo andamento positivo do Brasil, não voto em ninguém.
O povo brasileiro não suporta mais um golpe burguês feito principalmente por pessoas que sofrem da "Paranóia do Soberano" como os que estão tentando empurrar de goela abaixo do povo brasileiro. Sou ex-preso político, passei dois anos e seis preso, foram cassados meus direitos políticos, mas não conseguiram cortar minha lingua. Votar em José Serra e cia é exigir que os entreguistas retornem ao poder.
Deixo meu abraço ao povo brasileiro e BOM DILMA.
Vivendo nos USA este tempo todo e acompanhando tambem as eleicoes de legislativos daqui, estou acompanhando a copia carbono ai no Brasil. Ta tudo igualzinho, ate o vocabulario, os titulos que dao as noticias farjutas.
Tenho a mesma sensação, moça, sendo de lá e observando a mesma arte negra desenvolvida aqui, em português. Mas esse aqui não é Kansas. Governá-lo como se fosse tem sido a fonte de tanto desgoverno no passado.
Nassif, texto excelente. O Brasil está perdido, também sinto esse ódio e acho que
a Marina ajudou um pouco sem querer. Pelo menos na questão religiosa
Pagu
Pelo menos para alguma coisa serviu a baixaria do Serra: desfez a mais remota ilusão de seu partido fosse moderno, de centro-esquerda. Essas práticas fascistas, incitando o ódio e a intolerância, estão empurrando de vez o PSDB para a extrema-direta. Nessa fogueira inquisitorial estão ardendo as biografias de Serra, FHC & cia...
Postar novo Comentário