Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A mensagem maia, por Fernando MalkunEnviado por luisnassif, qui, 08/12/2011 - 11:00Por Divagante Do Blog Célio Siqueira 2012 - Uma Crise de Consciência Célio Siqueira O especialista em cultura maia explica o que esta civilização escreveu sobre o próximo ano. Há quinze anos atrás, Fernando Malkun, barranquillero ( natural de Barranquilla, uma cidade da Colômbia) de origem libanesa, deixou a arquitetura que tinha estudado na Universidade de los Andes, e a qual havia se dedicado por quase uma década, para responder às perguntas que se atravessaram em sua vida. Durante esse tempo, ele se encontrou com a cultura Maia e dedicou-se completamente ao seu estudo. Hoje é um especialista no tema, com reconhecimento internacional e continua viajando pelo mundo explicando a mensagem que esta civilização deixou para os seres humanos. Os maias disseram que o mundo iria acabar em 2012? Estão gerando um pânico coletivo absurdo aduzindo que eles tinham anunciado que o mundo iria acabar em dezembro de 2012. Não é verdade. Os Maias nunca usaram a palavra fim. Anunciaram um momento de mudança, de grande aumento de energia do planeta, o que causaria "eventos de destino", isto é, definitivos, nas pessoas. O problema é que o nível de consciência da maioria das pessoas atinge apenas o fim do mundo e não a transformação de consciência. Quando isso vai acontecer? Não vai acontecer, está acontecendo. As pessoas não estão juntando todas as peças do quebra-cabeças para perceber isso. Acreditam apenas que estes eventos atuais são causados por um conjunto de "coincidencias" evolutivas. Mas estamos em uma onda de mudanças como nunca antes. O que se percebe, segundo o que é dito pelos Maias? A profecia anunciou que o planeta aumentaria a sua freqüência vibracional, o que é um fato: esta freqüência, que se mede com a ressonância Schumann, passou de 8 a 13 ciclos. Todos os planetas do sistema solar estão mudando. De 1992 até hoje, os pólos de Marte desapareceram 60 por cento e Vênus tem quase o dobro de luminescência. Passamos 300 anos registrando o Sol e as tempestades solares maiores têm ocorrido nos últimos seis meses. Houve um aumento de terremotos de 425 por cento. Tudo está acelerado dos pontos de vista geofísico e solar. Nosso cérebro, que irradia suas próprias ondas, é afetado por essa maior irradiação do sol. Essa carga eletromagnética é o motivo por que sentimos o tempo mais rápido. Não é o tempo físico, mas o tempo de percepção emocional. Fale sobre 1992. Por que este ano? O que aconteceu ? A essência das profecias maias é comunicar a existência de um ciclo de 26.000 anos, chamado "o grande ciclo cósmico". Tudo, estações, meses, dias se ajustam a esse ciclo. Há 13 mil anos atrás, o sol –assim como agora- irradiou mais energia no planeta e derreteu a camada de gelo . Essa camada desaguou no mar, elevou o seu nível em 120 metros e ocorreu o chamado "Dilúvio Universal ". Os Maias disseram que quando o sistema solar estiver novamente a 180 graus de onde estava a 13.000 anos atrás, a Estrela do Norte brilha sobre o pólo, a constelação de Aquário aparece no horizonte e o trânsito décimo terceiro de Vênus se der - o que vai acontecer em 6 de junho de 2012 - o centro da galáxia pulssará e haverá manifestações de fogo, água, terra, ar. Eles falam, especificamente, de dois períodos de vinte anos , de 1992 a 2012 e 2012-2032 - de intensas mudanças. Por que anunciavam isso? A proximidade da morte faz com que as pessoas repensem suas vidas, examinem e corrijam a direção que tomam. Isso é algo que ocorre somente se algo se aproxima de você, ou você passa diretamente, te impacta tremendamente. Isto é o que tem acontecido com os tsunamis,os terremotos, as catástrofes naturais de que vivemos, os conflitos sociais, econômicos, etc. Por que as mulheres? A mulher é quem terá o poder de criar a nova era, devido à sua maior sensibilidade. De acordo com as profecias - não só as maias, mas muitas-, a era que se aproxima é de harmonia e espiritualidade. As coisas que estão mal vão se resolver no período que os Maias chamaram de "tempo do não tempo", que será de 2012-2032. Desde 1992, o percentual de mulheres que vêem a aura (seres curadores) do planeta tem aumentado. Hoje, é de 8,6 por cento. Imagine que em 2014 seja de 10 por cento. Isso significaria o início de um período mais transparente. Essa seria a direção da mudança não violenta. Tudo isso , os Maias deixaram de escrito, assim específico? Não a esse ponto. Eles disseram que o sol iria mudar as condições do planeta e criar "eventos de destino ". O sol bateu todos os recordes este ano. Os Terremotos aumentaram 425 por cento. A mudança de temperatura é muito intensa: de 92 para cá aumentou quase um grau, o mesmo que subiu nos últimos 100 anos anteriores. Antes, havia 600 ou 700 tormentas elétricas simultâneas, hoje há duas mil. Antes se registravam 80 raios por segundo, agora caem entre 180 e 220. Como eles sabiam que isso ia acontecer? Eles tinham uma tecnologia extraordinária. Em suas pirâmides havia altares de onde eles estudaram o movimento do sol no horizonte. Produziam gráficos com os quais sabiam quando haveria as manchas solares, quando aconteceriam tempestades elétricas. Foi um conhecimento que receberam dos egípcios, que, por sua vez, o receberam dos sacerdotes sobreviventes da Atlântida, civilização destruída 13.000 anos atrás. Os Maias aperfeiçoaram o conhecimentos e foram os criadores dos calendários mais precisos. Um deles, chamado "Conta larga" termina em 21 de dezembro de 2012, e marca o ponto do centro exato do período de 26.000 anos. Eles sabiam que essas mudanças estavam vindo e o que eles fizeram foi dar essa informação para o homem de 2012. Será que estas mudanças só foram levantadas por eles? Todas as profecias falam da mesma coisa. Os hindus, por exemplo, anunciam o momento de mudança e falam sobre a chegada de um ser extraordinário qual o mundo ocidental cristão apregoa. Os Maias nunca falaram de um ser extraordinário que viria para nos salvar, mas falaram de crescer em consciência e assumir a responsabilidade, cada ser na sua individualidade. A sua vida pessoal mudou? Há quinze anos atrás, eu era tremendamente materialista. Minha conduta é muito diferente hoje. Eu me perguntei por que estava aqui, para quê, e por razões especiais acabei metido no mundo Maia. E posso afirmar que não se tratam de crenças falsas para substituir crenças falsas. Tirei muitas histórias da minha mente, mas eu ainda estou no terceiro nível de consciência, que é dominante no planeta. Quem está mais em cima? O que devemos fazer, de acordo com essa teoria? O universo está nos dando uma oportunidade individual para reestruturar nossas vidas. A maneira de sincronizar-nos é, primeiro, não ter medo, perceber que podemos mudar nossa consciência. A física quântica já disse: a consciência modifica a matéria. O que significa que sua vida depende daquilo que você pensa. A distância entre causa e efeito tem diminuído. Há vinte anos atrás, para que se manifestasse algo em sua vida, necessitava-se de muita energia. A vinte anos atrás qualquer fator de punição de um ato maldoso ganhavam-se os anos para receber alarde. Hoje tudo ganha destaque rápido. A corrupção pelo mundo a fora tem ganhado destaque internacional. As ditaduras estão caindo. As religiões estão a cada dia mais problemáticas, Hoje, você pensa algo e em uma semana está acontecendo. Sua mente causa isso. O que devemos é buscar, as respostas estão aí. Basta ter olhos para ver e ouvidos para ouvir. O universo está nos dando uma oportunidade individual para reestruturar nossas vidas. " NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE ESTAMOS AQUI SOMENTE DE PASSAGEM E O QUE LEVAREMOS CONOSCO, SERÁ APENAS AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM REGISTRADAS EM NOSSA CONSCIÊNCIA."
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 11:21
É só conversar com qualquer pre adolescente ou menores para perceber o discurso ecológico que eles carregam. Esse discurso, por enquanto apenas teórico irá se materializar (Para os céticos uma...
5
2
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 11:26
Para os Maias o tempo era cíclico, ou seja, se dava em ciclos (como os da natureza, de nascimento, crescimento e morte), ao contrário da visão ocidental, que vê o tempo de maneira linear, por isso...
5
3
-
ckoliver
08/12/2011 - 11:45
Hum... minha percepção é que os adolescentes de hoje são muito mais consumistas do que 30 anos atrás, independentemente da classe social. O discurso ecológico não se materializa em ações práticas....
5
4
-
Cristiano Torres
08/12/2011 - 11:50
Uma boa lição de sabedoria é não falar de assuntos que não se domina. Além disso, chacota é uma manifestação de medo e insegurança e é uma porta aberta para todos os abusos. Por isso mesmo, são...
5
5
-
Alexandre Weber - Santos -SP
08/12/2011 - 11:50
A cybergnosis aponta para o fim das religiões e o aumento da religiosidade, inclusive cibernética.
5
6
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 11:51
Marco Antonio, enquanto eles praticavam sacrifícios humanos, na mesma época, os europeus matavam milhares de "bruxas".
5
7
-
Delim
08/12/2011 - 11:53
Os Maias podem ter sido dizimados pelas mesmas razões que nós, tão evoluídos e conscientes, estamos nos dizimando também.
5
8
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 11:54
..."É só conversar com qualquer pre adolescente ou menores para perceber o discurso ecológico que eles carregam. Esse discurso, por enquanto apenas teórico irá se materializar"...
Tentem conversar...
5
9
-
Delim
08/12/2011 - 11:56
Você tem razão: os Maias possuiram grande conhecimento universal, assim como a nossa civilização possui e transforma os conhecimentos e oportunidades em.... piadas. Muito feliz seu exemplo.
5
10
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 11:58
Quando os espanhóis chegaram os maias já estavam praticamnete extintos. Os espanhóis, na meso américa, guerrearam contra os astecas e ficaram impressionados com a organização das cidades sistemas de...
5
11
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 12:03
Muito foi destruido, mas sobram principalmente os famosos códices maias que relatam alguns estudos e pensamentos daquele povo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3dices_maias
5
12
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 12:05
Todos os povos antepassados são portadores de conhecimentos. Isso é história. Para isso serve a história. Formar conhecimentos.
5
13
-
Jaime Gomes Rezende
08/12/2011 - 12:06
- Ora, se uma obra científica legada a nós pelos Maias, como os seus calendários, considerados os mais precisos de todos os tempos e que a cada dia tanto ajudam aos cientistas, por quê duvidar das...
5
14
-
Emilio GF
08/12/2011 - 12:07
É sim. O mais preciso do Universo.
Mais que dos ETs cinzas e dos cabeções zoiudos verdes.
5
16
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 12:09
...E tinham o péssimo hábito de cortar a cabeça das pessoas e jogar seu corpo decapitado de pirâmides..
Neste mesmo período os europeus tinham o hábito de matar milhares de jones e jogá-las nas...
5
17
-
Ana Cruzzeli
08/12/2011 - 12:12
Essa parte por um lado é bom por outro é HORRIVEL...
...A mulher é quem terá o poder de criar a nova era, devido à sua maior sensibilidade. De acordo com as profecias - não só as maias, mas muitas...
5
18
-
Assis Ribeiro
08/12/2011 - 12:16
Vou terminar a minha colaboração com uma passagem que simboliza a arrogância com que tratamos outros povos, outras culturas:
O diálogo abaixo foi travado entre um navio da Marinha Norte...
5
19
-
Emilio GF
08/12/2011 - 12:19
A gente escreve, escrece... Daí vem um imagem e pumba!
Mata a pau.
5
20
-
Zarastro
08/12/2011 - 12:20
Nenhum dos dois. Não se pode justificar as barbáries cometidas pelos maias com as barbáries cometidas pelos europeus. Há que se admitir os pontos fracos e fortes de cada civilização, sem varrer as...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Sobre este assunto, também escrevi uma matéria, que pode ser lida aqui ou no link?
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
text-align:justify;
text-indent:35.45pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
http://evanildo-minhasmaterias.blogspot.com/search?updated-max=2011-07-17T07:53:00-07:00&max-results=7
Ou na sequência de links abaixo:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5ZZjEF1hygmOWEwNDIzOGQtN2IxOC00OGVkLWIxNDctZjJmODllZGI0Yjkz&hl=pt_BR
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5ZZjEF1hygmMDg1ZWM5MTMtNmZhMS00NTc4LWIwOWUtNGEyMTkzYWY1OWFh&hl=pt_BR
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5ZZjEF1hygmOWEwNDIzOGQtN2IxOC00OGVkLWIxNDctZjJmODllZGI0Yjkz&hl=pt_BR
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5ZZjEF1hygmMTU1ZjgxNWItMjhhOC00MDIwLWI1YTItODUzYzEwNGE3MzBh&hl=pt_BR
Ateus não podem acreditar em nada disso, senão os argumentos do post de Ives granda vai ficar meio esquisito.
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.
Fernando Malkun não é um especialista em cultura maia, se fosse não diria os absurdos que disse.
Especifique ...
É só conversar com qualquer pre adolescente ou menores para perceber o discurso ecológico que eles carregam. Esse discurso, por enquanto apenas teórico irá se materializar (Para os céticos uma mentira dita muitas vezes se torna uma verdade). Essa preocupação com a ecologia irá trazer mudança de paradigma, como, por exemplo, menos consumo, mais solidariedade com a quebra do individualismo, presente no modelo atual, e o resurgimento do sentimento coletivo.
Os maias têm muito a ensinar, o próprio calendário deles é considerado o mais preciso do universo.
Assis Ribeiro
Eu vejo a maioria dos jovens de hoje individualistas ao extremo, mimados e despreparados pra vida. O consumismo entre eles é o maior que já presenciei em toda minha vida.
Os Maias tinham muito a ensinar? Eles praticavam sacrifícios humanos. Estavam presos em crenças supersticiosas. Há um limite muito grande para o que "eles poderiam nos ensinar". As pessoas se maravilham com os calendários deles, mas nós já sabemos exatamente como fazer a mesma coisa. Lógico que é impressionante o conhecimento que eles tinham para a época, mas nós já ultrapassamos este nível de conhecimento faz tempo. Podemos nos maravilhar, mas não aprender.
Marco Antonio, enquanto eles praticavam sacrifícios humanos, na mesma época, os europeus matavam milhares de "bruxas".
Assis Ribeiro
Sei não... mas os comentários que estou lendo aqui me parecem de fanáticos religiosos, mas que dizem que são contra a religiõ? Que relgião?
A cultura maia tem relevância pessoal, senão não estaríamos aqui debatendo sobre eles. Mas sem fanatismo....Por favor, menos.
Afinal, eles também cometiam os erros que nós pobres mortais deste século cometemos. Não podemos fazer uma leitura da história passada com o olhar do homem contemporâneo. Mas nao esqueçamos que os maias, como os demais povos antigos escravizavam e faziam guerras. Portanto, eram engenhosos astrônomos, mas homens.
A propósito, se os europeus matavam bruxas e os maias faziam sacrifícios humanos, eles nao se igualam? Jogo equilibrado, não?
Exatamente o meu ponto. Em nada eles eram "mais evoluídos" do que nós somos atualmente. Por isso não podem servir de exemplo pra nada.
Veja o que escrevi antes, eu digo exatemente que eles impressionavam pelo nível que tinham na época, o que o seu contraste supostamente aponta, mas em relação a hoje eles eram tão primitivos quanto os europeus e sua bruxaria. Podem se destacar no contexto histórico, mas isto não significa que são algum tipo de guia pra humanidade atualmente ou que possuíssem algum tipo de conhecimento que não temos hoje, como estes textos esotéricos pseudo-científicos gostam de atribuir a estas civilizações antigas.
Não acho que os Maias deixaram nenhuma contribuição filosófica que supere a da grécia e roma antigas. Não vejo então porque podem nos guiar numa suposta "transformação do planeta".
E ckoliver disse bem, não vejo nos jovens de hoje nenhuma real "preocupação ecológica". Salvo em pequenas excessões numericamente inexpressivas. A grande massa jovem está mais preocupada com o próximo show de estrela americana que vai visitar o Brasil ou em conseguir o último modelo do iPad. São vazios e mal acostumados, seja por educação precária, seja por pais superprotetores que dão tudo, seja pelo mau exemplo veiculado diuturnamente nas televisões.
Hum... minha percepção é que os adolescentes de hoje são muito mais consumistas do que 30 anos atrás, independentemente da classe social. O discurso ecológico não se materializa em ações práticas.
..."É só conversar com qualquer pre adolescente ou menores para perceber o discurso ecológico que eles carregam. Esse discurso, por enquanto apenas teórico irá se materializar"...
Tentem conversar com seus filhos ou netos, ou sobrinhos, ou filhos de amigos.
Assis Ribeiro
É sim. O mais preciso do Universo.
Mais que dos ETs cinzas e dos cabeções zoiudos verdes.
Milicos de pijamas não terão mais sossego em suas camas! Comissão da Verdade já!
A gente escreve, escrece... Daí vem um imagem e pumba!
Mata a pau.
Para os Maias o tempo era cíclico, ou seja, se dava em ciclos (como os da natureza, de nascimento, crescimento e morte), ao contrário da visão ocidental, que vê o tempo de maneira linear, por isso afirmar que 2012 é o fim da humanidade não condiz com este princípio. Esses estudos estão gravados e salvos em vários Códices espalhados em alguns museus e bibliotecas pelo mundo.
Assis Ribeiro
Assis, nunca poderemos saber detalhes finos sobre a cultura maia, já que praticamente todos os seus registros em papel foram destruídos pelos zelosos religiosos espanhóis durante a conquista da América, no século XVI. O que sobrou nas estelas, portais, monumentos e potes de cerâmica registra muito mais as datas e guerras de conquista do povo maia do que propriamente sua filosofia. Da Wikipedia:
"Nosso conhecimento do pensamento maia antigo representa só uma minúscula fração do panorama completo, pois dos milhares de livros nos quais toda a extensão dos seus rituais e conhecimentos foram registrados, só quatro sobreviveram até os tempos modernos (como se toda a posteridade soubesse de nós, baseados apenas em três livros de orações e 'El Progreso del Peregrino')."(Michael D. Coe, Universidade de Yale)
Então, entendo que ficar espalhando o que esse cara disse é um desserviço à veracidade histórica dos fatos, porque o fato é que talvez nunca possamos descobri-la. E pode ser a forma final de desrespeito a um povo que teve sua cultura impiedosamente massacrada pelos europeus.
-----------------------------------------------------------------
This is not right. This is not even wrong!
(Wolfgang Pauli)
Muito foi destruido, mas sobram principalmente os famosos códices maias que relatam alguns estudos e pensamentos daquele povo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3dices_maias
Assis Ribeiro
acho que esse capacete tá cozinhando teus miolos.
Milicos de pijamas não terão mais sossego em suas camas! Comissão da Verdade já!
Joani, muito menos do que o título do post:
2012 - Uma Crise de Consciência
Assis Ribeiro
ah, valeu! So agora que você chamou atenção pra origem do texto me dei conta.
Não é pra levar a sério mesmo. Tudo doido!
Milicos de pijamas não terão mais sossego em suas camas! Comissão da Verdade já!
Leia mais sobre a ressonância Schummann. Aviso de antemão que esse é um fenômeno geofísico, e assim diz respeito tão-somente à Terra e não aos outros corpos celestes do sistema solar.
De resto, o meu bullshitômetro - que estava já registrando entre as marcas "médio e alto", já que o artigo recendia aos mesmos clichês "new-age" que se lê por aí sobre o assunto - explodiu ao ler o parágrafo "Como eles sabiam que isso ia acontecer?" A tecnologia maia era tão avançada que não pôde conter o avanço de conquistadores analfabetos e ignorantes, mas que sabiam muito bem usar armas de fogo.
-----------------------------------------------------------------
This is not right. This is not even wrong!
(Wolfgang Pauli)
Quando os espanhóis chegaram os maias já estavam praticamnete extintos. Os espanhóis, na meso américa, guerrearam contra os astecas e ficaram impressionados com a organização das cidades sistemas de irrigação e esgotos destas cidades. Informe -se melhor.
Assis Ribeiro
Tecnologia maia. Não os maias, propriamente ditos. Leia o que escrevi com mais atenção.
-----------------------------------------------------------------
This is not right. This is not even wrong!
(Wolfgang Pauli)
nisso você tem razão. Felizmente o único maia que sobreviveu aos espanhóis foi o Tim.
Milicos de pijamas não terão mais sossego em suas camas! Comissão da Verdade já!
"Foi um conhecimento que receberam dos egípcios, que, por sua vez, o receberam dos sacerdotes sobreviventes da Atlântida, civilização destruída 13.000 anos atrás."
Nesse momento o artigo estourou a escala, e o meu bulshitômetro parou de funcionar.
Eu devia ter mudado a chave de "mega-" para "giga-bullshit". :-(
Mas, mas, mas...Foo, quem cita os atlantes TEXTUALMENTE em seus escritos é um dos mais respeitados cérebros produzidos pela nossa civilização: trata-se de ninguém menos que Platão.
Como é que Platão, que viveu em 450 aC, poderia ter qualquer informação confiável sobre Atlântida, que supostamente foi destruída 13 mil anos atrás? São mais de 100 séculos de diferença!!!
Simples: Platão era um Iniciado, e tinha conversas com espíritos no Plano Astral (sim ele existe dentro de cade nós, antenas vivas - eu já visitei algumas vezes)... O Espiritismo não começou com Kardec, este só o codificou...
Nada sei sobre a cientificidade das medidas maias. Mas descreio em qualquer previsão baseada em poucos elementos à mão, e não vejo como os maias pudessem ter à mão dados materiais complexos para chegar às conclusões que chegaram. Daí que isso me parece como mais uma Era de Aquário. Penso que devemos nos ater a nossos problemas reais, e pensar em resolver questões humanas menores, como parar de produzir fome para uma minoria e privilégios para uma minoria. Já tava de bom tamanho resolver essa "questãozinha".
Perplexidade aflita diante da perspectiva caótica
Postar novo Comentário