Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A involução irreversível da EuropaEnviado por luisnassif, sab, 11/02/2012 - 21:07Por robertog Direitos sociais e trabalhistas duramente conquistados desde o início do século XX, especialmente depois do final do salazarismo e da ditadura militar grega estão sendo tragados a canetada. Estamos assistindo uma gigantesca regressão social. E agora na Espanha também. Seria cômico se não fosse trágico: o chamado "bom senso dos mercados financeiros" acaba prevalecendo justamente para "curar as economias" da doença que a própria ciranda financeira trouxe para as sociedades. Por trás da fumaça da crítica das aposentadorias precoces e da evasão fiscal que realmente existem na Grécia e das "pontes" de feriados portugueses vai passando a precarização quase completa do trabalho e a reversão dos direitos a aposentadoria e mesmo à saúde e escolarização das camadas menos favorecidas daqueles países. E além da desgraça intrínseca da regressão ao estado liberal mais tradicional temos a constatação cada vez mais óbvia que as economias dos países destituídos se tornam anêmicas e caem em estagnação de longo prazo. A grande diferença é que a paulada social de agora é na cabeça de uma população mais instruída e acostumada com um nível de segurança e bem-estar sem precedentes. A pergunta é como ela irá reagir no médio e longo prazo. No final do XIX e início do século XX enormes contingentes desses países imigraram para as Américas e outros espaços mais promissores. Hoje em dia não há mais espaços vazios.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
2
-
Jose de Almeida Bispo
11/02/2012 - 21:31
Um dos inúmeros ditados que cresci ouvindo: o pau enverga no do rico, mas só quebra no do pobre.
Exato, JuniorPG: "maldita queda do muro de Berlim". Soltaram as sete pragas do Egito e mais a Besta do...
5
3
-
Rogério Maestri
11/02/2012 - 21:31
Enquanto não passar a onda de frio não haverá nada, mas no fim do inverno veremos.
5
4
-
João Bosco Rocha
11/02/2012 - 21:32
Não há mais espaço para a imigração. A Europa navegou nessa onda no final do sec XIX e início do sec XX, mas agora ela vai ter de resolver seus problemas internamente.
5
5
-
Leonardo Vieira
11/02/2012 - 21:35
Esses europeus estão muito folgados, isso sim.Há relatos de familias britânicas que vivem de recursos governamentais há gerações.Um dia essa conta ia ser cobrada.
5
6
-
rl
11/02/2012 - 21:46
Quando alguém deve cem reais,diz a lógica que outro alguém é credor de cem reais. Na crise atual, temos devedores de dezenas de trillhões de dólares e não conseguimos identificar para quem...
5
7
-
Andre Araujo
11/02/2012 - 21:58
Nada é irreversivel na Historia e muito menos na Europa, que tem 3000 anos de Historia aonde ocorreram guerras de conquista, religiosas, de libertação, impérios de todos os formatos, do Romano, ao de...
5
8
-
Orides
11/02/2012 - 22:07
A migração vai ser interna, dentro da União Européia.
Alemães e franceses vão ter concorrência dura, na própria casa.
Aí, ou a Europa se funde políticamente também, ou é guerra.
5
10
-
Ivan Moraes
11/02/2012 - 22:14
"constatação cada vez mais óbvia que as economias dos países destituídos se tornam anêmicas e caem em estagnação de longo prazo. A grande diferença é que a paulada social de agora é na cabeça de uma...
5
11
-
Filipe Rodrigues
11/02/2012 - 22:29
Caro juniorPG, não sei se tu tem lido informações sobre a política grega, mas a Grécia terá eleições nos próximos meses, para a classe política que governa o país quanto mais adiar as eleições pior,...
5
12
-
Ivan Moraes
11/02/2012 - 22:56
"Em Portugal a farra é grande e muitos funcionários públicos se aposentaram com 20 anos de contribuição. Detalhe: com salários muito polpudos":
Mostre me quantos paises DO MUNDO tem juizes "...
5
13
-
Fabio.
11/02/2012 - 23:07
Bem como disse Maria Conceição Tavares " A Alemanha ainda vai pagar caro esta brincadeira". Só não sei quanto tempo vai durar , e depois para resolver vão fomentar uma guerra entre eles...
5
14
-
LamarcaCarlos
12/02/2012 - 00:39
Olá pessoal!
O gozado nessa história toda - Grécia, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Irlanda, etc...todos quebrados - é que ninguém falou em tomar dinheiro dos muito ricos para pagar as contas...
5
15
-
Leonidas de Souza
12/02/2012 - 01:58
Redução dos investimentos, redução da renda dos trabalhadores, redução dos direitos sociais com o único objetivo de tentar sobrar dinheiro para pagar o Sistema Bancário Internacional.
Tudo aponta...
5
16
-
Serrano
12/02/2012 - 06:41
Não caro Tomaz vamos mandar os Tucanos e afundar mais rápido os países, o final nós já conhecemos meia dúzia mais rico graças a desgraça alheia. Se manca rapaz mandar o Lula o homem que...
5
17
-
foo
12/02/2012 - 06:53
Concordo com o André.
A regressão é visível, mas não é irreversível; assim como nossos avanços são visíveis, mas não irreversíveis.
O fato é que a Europa parte de uma situação melhor do que a do...
5
18
-
fmenezes
12/02/2012 - 07:18
Existe realmente uma enorme "folga" na Europa no que diz respeito a previdencia social. Sem analisar como se chegou a esta situacao, a verdade eh que hoje alguns paises com pouca ou nenhuma...
5
19
-
fmenezes
12/02/2012 - 07:24
E como militante petista, anti-tucano extremo, abro uma excessao aqui. O maior legado do FHC nao foi necessariamente o Real, mas a lei de responsabilidade fiscal. A crise na Europa hoje se deve...
5
20
-
fmenezes
12/02/2012 - 07:29
Hoje em dia existem centenas de milhares de estrangeiros vivendo e sugando o sistema previdenciario e social da Alemanha. Vc nao pode falar sem conhecimento de causa e visao provinciana. Se quiser...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Maldita queda do muro de Berlin.
Caro juniorPG, não sei se tu tem lido informações sobre a política grega, mas a Grécia terá eleições nos próximos meses, para a classe política que governa o país quanto mais adiar as eleições pior, pois a crise tende a se agrava e a oposição ganhar força.
Os partidos mais a esquerda e contrários a essas políticas recessivas tiveram um crescimento expressivo nas pesquisas e tem chances de vencer as eleições.
O Partido Comunista Grego vai eleger sua maior bancada no parlamento em 54 anos.
O que anda aparecendo por aí na grécia é bandeira com uma tal de foice e martelo ehehe, é capaz de arranjarem outro muro daqui a pouco quando o bicho pegar. Acho que esses barões da europa foram com muita sede ao pote e derramaram a água.
Um dos inúmeros ditados que cresci ouvindo: o pau enverga no do rico, mas só quebra no do pobre.
Exato, JuniorPG: "maldita queda do muro de Berlim". Soltaram as sete pragas do Egito e mais a Besta do Apocalipse.
Enquanto não passar a onda de frio não haverá nada, mas no fim do inverno veremos.
Não há mais espaço para a imigração. A Europa navegou nessa onda no final do sec XIX e início do sec XX, mas agora ela vai ter de resolver seus problemas internamente.
Esses europeus estão muito folgados, isso sim.
Há relatos de familias britânicas que vivem de recursos governamentais há gerações.
Um dia essa conta ia ser cobrada.
Vc tem razão, a folga por lá é gde demais.
Existem famílias penduradas há décadas (a prórpia realeza de muitos desses países: Espanha Reino Unido, Suécia...).
Em Portugal a farra é grande e muitos funcionários públicos se aposentaram com 20 anos de contribuição. Detalhe: com salários muito polpudos.
Agora, como admitiram uma coisa dessas é de se pensar.
Existem países que estudam alongar a idade da aposentaria pra 75 anos. É mole?
"Em Portugal a farra é grande e muitos funcionários públicos se aposentaram com 20 anos de contribuição. Detalhe: com salários muito polpudos":
Mostre me quantos paises DO MUNDO tem juizes "aposentados" que recebem 10 mil dolares por mes, ou "delegados aposentados" que recebem mais de 6 mil dolares por mes, ou professoras aposentadas que recebem 2 mil dolares por mes, ou artistas filhas de "importantes" que recebem permanentemente quase 8 mil dolares por mes pela pensao do pai morto ha decadas atraz.
Ah, sim, todos esses casos de "aposentadorias" apareceram aqui no blog, e sao todos casos de "aposentadorias" brasileiras aas custas do dinheiro publico. TODOS sao absurdos alem da imaginacao.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Ei, baixa a guarda, mané!
Ué, achei que a discussão era sobre a Europa! Morei lá 8 anos e entendo do negócio.
Se for pra falar do Brasil, que abra-se uma postagem sobre o tema.
Cada maluco...
Nao, o assunto NAO he o Brasil. Eh a sua primeira sentenca:
"a folga por lá é gde demais".
No Brasil eh muito maior essa "folga" toda.
Cortesia do judiciario brasileiro.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
A postagem continua sendo sobre a Europa.
Aqui os problemas previdenciários são imensos e merece que se abra discussão sobre o tema, mas pra quê me atacar?
Deixa de ser noiado, cara!
TE ATACAR?!?!
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Esses europeus estão muito folgados, isso sim.
Há relatos de familias britânicas que vivem de recursos governamentais há gerações.
Um dia essa conta ia ser cobrada.
Quando alguém deve cem reais,diz a lógica que outro alguém é credor de cem reais. Na crise atual, temos devedores de dezenas de trillhões de dólares e não conseguimos identificar para quem os paises devem tanto dinheiro. Não é para os Estados Unidos, talvez o mais falido de todos. Suponhamos que o FED, de brincadeira, emita esses trilhões e faça doação aos devedores. Aonde iria parar essa montanha de papel pintado (hoje, apenas alguns cliques de computador,para economizar papel e tinta)? Dizem as notícias que a Grécia deve receber uma ajuda de 130 bilhões de euros. Mas a Grécia não vai receber nenhum centavo desse dinheiro:a ajuda, na verdade, é para os banqueiros que possuem títulos gregos. Então, é melhor sacrificar milhões de pessoas, como é a atual proposta, ou sacrificar meia duzia de bancos?
Nada é irreversivel na Historia e muito menos na Europa, que tem 3000 anos de Historia aonde ocorreram guerras de conquista, religiosas, de libertação, impérios de todos os formatos, do Romano, ao de Carlos V, ao Napoleonico, novos imperios no seu centro e periferia, o Britanico, o Austro Hungaro, o Otomano, o Russo, o Alemão, duas guerras mundiais, a Guerra Fria, a Europa do Leste sob dominio sovietico, a Europa ja viu de tudo, não é mocinha inocente na Historia e esta crise parece grande porque é presente mas na roleta da historia é um grão de areia.
A Grecia moderna era provincia turca, foi libertada em 1830 pelos ingleses, recebeu uma dinastia dinamarquesa, tentou uma guerra desastrosa contra a Turquia em 1923, foi invadida pela Italia e pela Alemanha na Segunda Guerra, logo em seguida uma Guerra Civil violenta que durou 3 anos entre os conservadores e os comunstas, encerrada com a intervenção de Stalin a favor dos conservadores. Mas não parou por ai, em 1973 um golpe de Estado depos o Rei (por acaso eu estava em Atenas)
e implantou a ditadura dos coroneis. Então a Grecia não é um palco pacifico agora atormentado pela malvada Alemanha. A Grécia é bem rodada na arena da Historia, sem falar na Grecia antiga, a historia da Grecia moderna já é bem complicada. Essa crise não é nenhuma canção nova no seu carnet.
Por acaso nada, implantou-se a ditadura militar, claro que você estava lá para aplaudir.
Negativo. Sou monarquista e fã incondicional do Rei Constantino, a deposição do Rei foi a pior coisa que os gregos fizeram, raiz dos problemas de hoje. No dia do golpe o aeroporto de Atenas foi fechado, eu ja estava no avião para Roma, todos os passageitos tiveram que desembarcar e ficamos por tres dias a mais em Atenas até poder sair.
Mas eu tenho pena da Grécia.
Esse país já sofreu muito, coitado.
Sem contar que a Alemanha deveria pagar os "zilhões" que deve à Grécia em decorrência da 2ª guerra.
É tudo muito injusto...
A Alemanha nao tem que pagar nada mais do que ja pagou pela segunda guerra. A segunda guerra aconteceu exatamente porque a Alemanha teria que pagar "zilhoes" por ter perdido a primeira guerra. Como a divida era "impagavel" veio a segunda guerra apoiada pela populacao sofrendo pelo enorme desemprego. Alias, a Alemanha pagou sim "zilhoes" para paises pobres entrarem na Eurozona e porisso agora exige que os acordos assinados sejam respeitados. O problema nao eh a Alemanha ter que pagar mais, mas exigir que o que ja foi pago seja bem utlizado, o que infelismente nao foi.
Concordo com o André.
A regressão é visível, mas não é irreversível; assim como nossos avanços são visíveis, mas não irreversíveis.
O fato é que a Europa parte de uma situação melhor do que a do Brasil; muitos "pobres" europeus estão em melhor condição do que a "nova classe média" brasileira. Existe, portanto, muito mais espaço (e necessidade) de ascensão e distribuição de renda no Brasil.
Que tal aguardarmos a "primavera europeia", antes de fazer qualquer vaticínio?
Estou mais ou menos otimista com a crise do Velho Mundo. Há mais ou menos um século a Europa estava na mesma pindaíba e exportou pra cá uma leva de italianos, alemães, polacos, etc. Vieram uns turcos também; ancestrais dos Malufs, Afifs, Nassifs e outros mascates bons de papo. O diabo é que isso fez bem ao Brasil. Se a coisa ficar um pouco mais preta poderão repetir o gesto e a gente ainda vai tirar uma casquinha da situação. Agora, se quiserem consertar a bagaça, topamos emprestar o Lula pra eles. Mas tem que levar todo o PT junto. Haja cabide!
Não caro Tomaz vamos mandar os Tucanos e afundar mais rápido os países, o final nós já conhecemos meia dúzia mais rico graças a desgraça alheia. Se manca rapaz mandar o Lula o homem que reinventou a história do Brasil.
Serrano,
Só fiz uma brincadeira bem humorada que, de qualquer forma, revela uma posição política. Sua contestação elegante e também irônica propicia uma reflexão. Imagino como é dificil admitir que o conforto de hoje deva ser creditado às politicas de ontem, tão criticadas pela então oposição. Estabilização da moeda, controle bancário, ação coercitiva e responsabilização dos executivos estaduais e municipais, etc. Tudo isso hoje serve de exemplo para a Europa e só póde nos envaidecer. Não custa nada seguir aquele preceito bíblico do "dai a Cesar o que é de Cesar". Dilma teve a grandeza de fazer isso na carta enviada nos 80 anos de FHC. Confesso que temia um Governo de petistas, hoje não mais. Tiveram juizo, mandaram às favas as bravatas e aperfeiçoaram a herança recebida.
Nunca pensei que iria postar isto, mas vou dizer uma coisa.
Lula nao teria quase nenhuma funcao na Europa pois poraqui a desigualdade social eh muito pequena quando comparada com o Brasil, realmente os sistemas sociais aqui sao muito mais exagerados que os Brasileiros, precisando sim um melhor equilibrio. Tem muita gente folgada e sem o que fazer poraqui.
FHC sim teria muito o que fazer aqui. O que fez no Brasil com o sistema bancario e principalmente com a lei de responsabilidade fiscal eh exatamente o que a Europa de hoje precisa.
Pode parecer incrivel, mas sou militante petista a 32 anos e anti-tucano.
Mas as realidades no Brasil e Europa de hoje sao completamente antagonicas.
O que FHC fez com o sistema bancário, e que você está elogiando, primeiramente foi tomar empréstimos continuados e de grande envergadura, com o mote "vamos pagar em dia" ( o governo era então o maior tomador de empréstimos no país, sendo o crédito à população extremamente dificultado), depois, com o aumento pornográfico dos juros, com a selic batendo na casa dos 45%, possibilitou a maior transferência de renda nunca dantes feita neste país, da população indefesa para a goela do sistema financeiro, que comovido agradece até hoje. Daí o esforço incessante, patrocinado por ele, de tentativas para restabelecer a imagem do defenestrado FHC.
Não se esqueça de que FHC, em fins de seu mandato, não podia aparecer em público, tal a revolta que provocava no cidadão.
A migração vai ser interna, dentro da União Européia.
Alemães e franceses vão ter concorrência dura, na própria casa.
Aí, ou a Europa se funde políticamente também, ou é guerra.
O pior é o fascismo que está prestes a retornar.
"constatação cada vez mais óbvia que as economias dos países destituídos se tornam anêmicas e caem em estagnação de longo prazo. A grande diferença é que a paulada social de agora é na cabeça de uma população mais instruída e acostumada com um nível de segurança e bem-estar sem precedentes":
Tou morrendo de chorar de pena disso, menino! Quase morrendo... Mas se a Europa ta pensando que os gregos vao pagar por 40 anos pela sabotagem dos bancos a Europa esta redondamente enganada. A Grecia vai derrubar a Europa inteira pra salvar a populacao.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Bem como disse Maria Conceição Tavares " A Alemanha ainda vai pagar caro esta brincadeira". Só não sei quanto tempo vai durar , e depois para resolver vão fomentar uma guerra entre eles ou fazer uma nova "cruzada".
Postar novo Comentário