Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A importância da escolha de Celso AmorimEnviado por luisnassif, sex, 05/08/2011 - 12:08Celso Amorim foi, de longe, a melhor escolha para Ministro da Defesa. Militares que eventualmente tenham manifestado contrariedade – nas matérias do Estadão – não têm a menor ideia sobre a importância desse movimento. Dado o avançado da hora que Amorim foi anunciado novo Ministro, é impossível que jornalistas – mesmo setoristas – tenham ouvido um número representativo de militares. Ouviram aqueles com quem tinham maior afinidade política. A reestruturação da Defesa passou por uma primeira etapa, de conceituação do seu papel. O grande organizador foi Roberto Mangabeira Unger; e a implementação tocada por Nelson Jobim. Faltava à Defesa consolidar sua perna externa. E uma dessas pernas centrais são os grandes acordos internacionais. No seu período de chanceler, a estratégia diplomática de Amorim se baseou, em muitos momentos relevantes, na visão estratégica de Defesa. A razão de ter apoiado o Irã foi a de preservar, para o Brasil, o direito de enriquecer urânio. Hoje em dia, a transferência de tecnologia militar depende não apenas de compras da França, mas de acordos com China (para satélites), Argentina, países de fora da órbita da OCDE. No período de Amorim-Guimarães a política externa do Itamarati sempre se pautou pelos conceitos de Nação, autodeterminação, não-alinhamento, todos muito caros aos militares. As relações acumuladas por Amorim com países das mais diversas extrações políticas serão preciosas para a consolidação de uma política integrada de Defesa. Não tenho a menor dúvida de que e elite militar - aquela que pensa estrategicamente o papel da Defesa - viu com bons olhos essa indicação.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Romanelli
05/08/2011 - 09:32
Mangabeira? ..John Bean?
puts ..vc teve o dom de estragar meu dia valorizando estas figurinhas..
5
2
-
emerson57
05/08/2011 - 09:36
"Não tenho a menor dúvida de que e elite militar - aquela que pensa estrategicamente o papel da Defesa - viu com bons olhos essa indicação."
é isso!
5
3
-
Edivaldo Carvalho SP
05/08/2011 - 09:36
Os jornalões nunca irão dar uma noticia com o viés do podera ser bom, sera sempre pelo viés do como será ruim. Assim foi com a escolha do chanceler Amorin.Acho que no fundo a intenção é desqualificar...
5
4
-
Marcelo Paladino
05/08/2011 - 09:40
Reza a lenda que, para um bom militar, uma manifestação verbal à uma situação de conflito ou a um imprevisto jamais deve ocorrer "de cabeça quente".
Na velha wermacht, por exemplo, qualquer resposta...
5
5
-
Márcio UFRGS
05/08/2011 - 09:41
Não acho que o Nassif "valorizou" Mangabeira ou Jobim. Apenas destacou que foram os responsáveis por uma grande reformulação no MinDec. E isso é inegável.
5
6
-
Lucienne
05/08/2011 - 09:49
Escolha certa. Um homem que vai pensar as forças armadas de forma equilibrada.
5
7
-
edisilva
05/08/2011 - 09:50
O problema pode ser a identificação do Amorim com uma ala um pouco mais à esquerda. De início, visto somente por este lado, ele pode não ser bem aceito.
Vai depender dos diálogos, identificação de...
5
8
-
marcos nunes
05/08/2011 - 09:53
Agora só falta mudar a politica cambial, a política de juros, a política de desenvolvimento, a política no Congresso, a política no Senado, a política com os partidos aliados, a política com o...
5
9
-
Walfredo Carlos
05/08/2011 - 09:59
Apesar de compreender a importância de Jobim no acordo estratégico e pacificador de nossa sociedade criado por Lula, acredito que a substituição foi perfeita. Celso Amorim é um grande brasileiro,...
5
10
-
chanceLer
05/08/2011 - 09:59
"Dado o avançado da hora que Amorim foi anunciado novo Ministro, é impossível que jornalistas – mesmo setoristas – tenham ouvido um número representativo de militares. Ouviram aqueles com quem...
5
11
-
YRD
05/08/2011 - 10:11
Já a tempos vemos velhos paradigmas sendo quebrados e agora, com o 2º tempo da crise anabolizada pela mão invisível do mercado, veremos a consolidação da mudança do eixo de poder e o mundo multipolar...
5
12
-
Ramalho
05/08/2011 - 10:14
Quem promoveu aumentos para os militares foi Lula, não Jobim. Igualmente, foi Lula quem iniciou a atualização dos armamentos. Jobim, bem, Jobim vestiu camuflado, posou segurando cobra na região...
5
13
-
Gilberto SP-Capital
05/08/2011 - 10:21
Se até aqui no blog tinha gente defendendo a nomeação de um militar para o cargo, mesmo correndo o risco de termos declarações como a do General José Elito Siqueira (no dia de sua posse).
O Celso...
5
14
-
Gilberto SP-Capital
05/08/2011 - 10:37
Olha só na Folha de Hoje:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/954906-militares-criticam-escolha-de-diplomata-para-forcas-armadas.shtml
Oficiais que trocaram telefonema na noite de quinta-feira (4)...
5
15
-
Benê Teixeira
05/08/2011 - 10:59
Gilberto, pelo primor do estilo da tal declaração (anônimas evidentemente) essa não foi dada por militar coisa nenhuma, foi o Datena....
5
16
-
Gilberto SP-Capital
05/08/2011 - 11:23
Prezado Benê, concordo que tem o estilo Datena. Mas a declaração, não desmentida, do general José Elito Siqueira também tinha!
5
17
-
Paulo F.
05/08/2011 - 12:04
O problema para certos militares é que diplomatas tem noção rija de herarquia. Para certos militares, devem se reportar ao presidente da república, diretamente, ecos de outros tempos. A idéia de...
5
18
-
Paulo F.
05/08/2011 - 12:09
Acho que primeiro deveriam vir os vietinamitas, pois expulsaram a maior potência militar mundial e aliados, no não distante século XX.
5
19
-
H. C. Paes
05/08/2011 - 12:17
Ainda usando esse apelido, meu caro? Guderian deve estar rolando na tumba.
Se Heidrich e Himmler, que sugeri há alguns dias, não forem do teu agrado porque dão muita bandeira, que tal Röhm? Era...
5
20
-
Mário Mendonça
05/08/2011 - 12:21
Nassif
O Amorim era um dos mais "cotados" pelo Lula a continuar com a Dilma; foi substituido pelo Patriota; com a sua inserção, realmente, "nós temos dois presidentes"
É um grande quadro, mas que vai...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Mangabeira? ..John Bean?
puts ..vc teve o dom de estragar meu dia valorizando estas figurinhas..
"Não tenho a menor dúvida de que e elite militar - aquela que pensa estrategicamente o papel da Defesa - viu com bons olhos essa indicação."
é isso!
Os jornalões nunca irão dar uma noticia com o viés do podera ser bom, sera sempre pelo viés do como será ruim. Assim foi com a escolha do chanceler Amorin.Acho que no fundo a intenção é desqualificar a escolha da primeira presidenta mulher.
Edivaldo, a imprensa falava mal de Amorim já no governo Lula...já é hábito.
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Exatamente , Dê .
Sempre o criticaram , mesmo tendo ele sido considerado pela imprensa especializada em política externa , um dos melhores chanceleres do mundo .
Mas a Globo consulta apenas seus especialista de porra nenhuma para embasar suas pantominas jornalísticas.
Revoltante ....
Antonio José Esteves Amorim
A cheirosa, ou nem tanto, comentou na "Falha":
"Apesar do temperamento duro de Jobim, ele tinha boa relação e o respeito dos comandantes e dos oficiais-generais (os de maior patente) das três Forças, que reconheciam nele um aliado para reivindicar programas e para reduzir o que consideram "preconceito" do governo de esquerda contra os militares."
Ora, os militares estão lá para servir, e se nós, população, elegemos uma governo de esquerda, "necas" de falar sobre "preconceito", eles que se adequem, ou peguem o boné.
celso amorim está sendo colocado na função sacrificial!
e mais uma sabotagem da esquerda para com as forças armadas, basta ver a embromação da compra de caças. Colocaram alguém que não questionara demandas de cortes de despesas, afinal ele não uma espinha muito rigida!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
A Escolha Não Foi Da Presidenta, Mas Sim De Lula Que Não Quero Lagar O Osso
Ah, o mimimi... O melhor da escolha da Dilma é ver a trollzaiada espumando de raiva. Queria até ver a cara deles,quando ficaram sabendo da notícia... Pena que um deles deve estar muiito ocupado com a quebra dos EUA. Nem está falando mais falando da Venezuela ou da superioridade cultural e política das elites do Norte.
Leider Lincoln
Reza a lenda que, para um bom militar, uma manifestação verbal à uma situação de conflito ou a um imprevisto jamais deve ocorrer "de cabeça quente".
Na velha wermacht, por exemplo, qualquer resposta que não fosse eminentemente profissional deveria aguardar 24 horas, no mínimo.
Se tudo isto é verdade, não sei dizer, mas a constante necessidade da imprensa por uma "notícia quente" e a conduta militar me parecem meio incompatíveis.
Me permito concordar que os nossos oficiais generais, bem preparados que são, têm um modo de pensar tão lúcido e sereno quanto o seu, mestre Nassif.
Não acho que o Nassif "valorizou" Mangabeira ou Jobim. Apenas destacou que foram os responsáveis por uma grande reformulação no MinDec. E isso é inegável.
Concordo inteiramente, Nassif.
Saiu um fanfarrão prepotente e entrou um craque. Muito bem vindo, Celso Amorim.
A escolha da minha Presidenta foi perfeita. Não dá para comparar a estatura moral de C. Amorim com a do Jonh Bin, sem falar do alinhamento político de Amorin com os eleitores de Dilma.
Agora só falta o defenestramento do Min. Da Justiça, o amigo de DD e cia.
Nassif,
Discordando de você, os militares defendem o alinhamento.
A elite militar, aquela que pensa estratégicamente o papel da defesa, forma uma minoria.
O ranço militar contra os governos civis, especialmente do PT, é uma constante na caserna.
O militar tem uma formação bem direcionada no sentido de bem e mal, e desta forma, e como os governos militares ainda são em recentes e bombardeados por ampla parte da sociedade civil, é esta o mal, o seu inimigo.
O Viegas foi o ministro da defesa que mais entendia de estrategia e foi o mais bombardeado pelos militares.
Jobim no início foi também bombardeado, mas soube fazer afagos, ora conseguindo um aumentonos rendimentos, ora na aquisição de equipamentos bélicos, ora atacando o governo (o que mais agrada aos militares).
Brasileiro adora afagos.
Assis Ribeiro
Quem promoveu aumentos para os militares foi Lula, não Jobim. Igualmente, foi Lula quem iniciou a atualização dos armamentos. Jobim, bem, Jobim vestiu camuflado, posou segurando cobra na região amazônica e nada fez de efetivo para resolver a crise aérea. Tem mais, a reestruturação não foi causada por Jobim, viria com, ou sem, ele.
Dos pontos de vista intelectual e de conhecimento atualizado dos interesses e circunstâncias geopolíticos em jogo no cenário internacional, Amorim é infinitamente superior a Jobim, não há comparação. Sempre, hoje mais do que nunca, as forças armadas foram e são instrumento da geopolítica das nações, e Amorim viveu estas questões por ao menos uma década. Por isto, e outras razões, a escolha de Amorim é perfeita, e a sinergia que causará entre o ministério da defesa e o de relações exteriores beneficiará grandemente o Brasil.
Concordo com Assis Ribeiro. A linha de raciocínio do Nassif é racional, mas do ponto de vista civil. O pensamento militar não é esse; pouco importa que com Lula tenha recebido mais aumentos ou até mesmo mais importância (missão no Haiti, etc) do que com Fernando Henrique ou outro; Lula será sempre um vermelhinho...As escolas militares, smj, perpetuam conceitos do tempo da "intentona" ou do "positivismo" da época da Proclamação da República. Mudar isso exigiria um acerto de contas com o passado, como o feito na Alemenha depois da II Guerra e mesmo lá não é muito fácil. Enfim, deve existir um grupo que pensa estrategicamente, mas esse grupo tem que ficar bem quietinho...
Grande abraço...
Em tempo: quem escreveu muito bem sobre os militares-positivistas da época da Proclamação da República foi Lima Barreto, recomendo...
Nassif, também gostei da escolha, e o Jobim estava mais para PSDB que para PMDB. Mas, sempre o mas. Ouvi agora de manhã a jornalista Lucia Hipollito na rádio CBN. Esta bate qualquer recorde de má informada.
Disse que a Dilma já estava com o Jobim na marca do penalti. Detalhe, só estava esperando o Jobim pedir demissão, porque se ela (Dilma)o demitisse a cota no ministério da Defesa sería do PMDB, e se isto ocorresse o Michel Temer tinha um do PMDB na manga da camisa: para a defesa, Wellington Moreira Franco.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK A Lucia deve ter bebido dinovo !
Nilson Fernandes
Nassif, vamos ficar sem as informações precisas, sensatas e corretas até o dia 22. Ela falou que entra de férias hoje. Que tristeza.
KKKKKKK....Nilson, a Lucia Hippólito precisa parar de beber de manhã, antes do programa...KKKKKKKK.
Será que ela consultou o Lolito ? kkkkkkkkkkkkkkk
E o Alexandre GArcia.....falando que o uniforme camuflado que o John Bin gostava de usar vai ficar "folgado" no Amorim...tentando fazer uma compração bem infeliz entre ambos. Olha, é cada uma.....
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Os empregados dos mainhos acreditam que estejamos ainda nos anos 70 .
Ouçam esta opinião de um jornalista da Revista Época :
http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/epoca-em-destaque/EPOCA-EM-DESTAQUE.htm#.TjwvQ8IvrVw.email
Os empregados dos mainhos acreditam que estejamos ainda nos anos 70 .
Ouçam esta opinião de um jornalista da Revista Época :
http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/epoca-em-destaque/EPOCA-EM-DESTAQUE.htm#.TjwvQ8IvrVw.email
Nilson, liga não, a culpa é da "marvada" que fez o telefone da Lucia "piscar" de novo... P.S.: Que bom saber que eu não sou o único a achar sem pé nem cabeça os comentários dessa "cientista"...
Escolha certa. Um homem que vai pensar as forças armadas de forma equilibrada.
O problema pode ser a identificação do Amorim com uma ala um pouco mais à esquerda. De início, visto somente por este lado, ele pode não ser bem aceito.
Vai depender dos diálogos, identificação de posições e quebra do preconceito. O viés nacionalista realmente deve ser um facilitador nesta relação.
Agora só falta mudar a politica cambial, a política de juros, a política de desenvolvimento, a política no Congresso, a política no Senado, a política com os partidos aliados, a política com o próprio partido, etc.
Em definitivo, nesta semana me convenci que a Presidenta, ou seus acessores, acessam o Blog. Alguém já havia levantado essa bola ontem, sobre a visita e o pedido de desculpas às Centrais Sindicais.
Agora, com essa da indicação do Amorim, não resta dúvida.
Vamos começar a bombardear o Moreira Franco ?
Apesar de compreender a importância de Jobim no acordo estratégico e pacificador de nossa sociedade criado por Lula, acredito que a substituição foi perfeita. Celso Amorim é um grande brasileiro, saberá comandar a Defesa com maestria, adquirindo tecnologia e produzindo armas nacionais, de preferência desenvolvendo algumas armas secretas, visto que a surpreza é, das armas, a mais eficaz.
"Dado o avançado da hora que Amorim foi anunciado novo Ministro, é impossível que jornalistas – mesmo setoristas – tenham ouvido um número representativo de militares. Ouviram aqueles com quem tinham maior afinidade política."
Diria além, alguns desses jornalistas nem saem a busca da informação, forjam a matéria e a creditam a fontes sigilosas (Murdoch explica!).
É bem verdade, que teremos sempre os do contra e alguém disposto a falar mal do governo.
A mídia insufla os militares à insubordinação, contrariando seu discurso de defensora da democracia. O que eles gostariam mesmo era a repetição de 64.
O maior desafio de Amorim será a institucionalização das forças armadas.
Sou um ferrenho adepto da tese que nossas forças armadas tem de passar por uma reestruturação modenizante e que lhes dê a capacidade de tornarem-se à altura da demanda do Brasil por segurança no cenário mundial.
Todavia, não é possível se ter confiança nesses generais golpistas e saudosos daquele tempo em que faltando força para direita chegar ou manter-se no poder, reunia-se alguns generais, donos de empresas de mídia e empresarios e o golpe estava pronto.
Daqui em diante (a partir de Amorim) a mídia noticiará todo tipo de problema, talvez, ressuscitem o caos aéreo que fez vítima o honrado Valdir Pires.
Será uma turbulenta viagem para o magnífico ex-chanceler.
Postar novo Comentário