Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A Igreja que perdeu o bonde da pobrezaEnviado por luisnassif, dom, 09/01/2011 - 09:39A Igreja pegou alguns bondes da história e perdeu outras. Entendeu os "excluídos" de Roma, o Novo Mundo trazido pelas grandes navegações, montou terreno nos territórios árabes, africanos, junto aos índios da América do Sul. Mas não teve um Estadista que a preparasse para o grande mundo da nova sociedade de massa que emergiu no século 21, não apenas nos BRICs, mas nos movimentos de migração. No Brasil, simplesmente abriu mão de territórios duramente conquistados. Por Levon Nascimento Teólogo José Comblin: "A Igreja abandonou as classes populares" A reportagem é do sítio Religión Digital, 05-01-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto. "A repressão foi muito forte, terrível, e a ditadura do Papa aqui na América Latina é total e global. Aqui, pode-se criticar Deus, mas não o Papa. O Papa é mais divino do que Deus", asseverou o teólogo. "Hoje, as universidades e os colégios católicos são para a burguesia. O porvir da América Latina é ser um continente evangélico protestante, salvo sua classe alta. Assim, a Opus Dei e os Legionários de Cristo e todas essas associações que existem de ultradireita vão crescendo nesse setor", opinou, em declarações no Chile à revista El Periodista. "Onde há um ou dois bispos da Opus Dei no episcopado, intimidam a todos os demais. Os outros ficam calados e só um fala. Esse é um problema de psicologia típico de ditaduras", defendeu. Segundo Comblin, "foi a Opus el que elegeu João Paulo II e o atual, praticando a chantagem, intimidando os cardeais. O próximo Papa será igual porque a Opus tem um poder muito forte". O teólogo, de 87 anos, defende que Deus está "em La Victoria e em La Legua (dois bairros populares de Santiago) e na prisão, mas de Roma desapareceu há muito tempo". O teólogo criticou a eventual canonização de João Paulo II porque seu papado "foi catastrófico". "Todos os que fizeram sua carreira com ele puderam ser cardeais, apesar de sua mediocridade pessoal. Não mereciam nada, mas ele os promoveu. Claro que agora querem canonizá-lo! Uma vez que canonizaram Escrivá, todo mundo sabe que se pode ser santo sem ter virtude alguma", destacou. Sobre a Opus Dei e os Legionários de Cristo, Comblin afirmou que "têm a confiança da Cúria Romana e depois representam a plena liberdade dada a personalidades que são como os grandes Rockefeller, os conquistadores". "Como Escrivá de Balaguer, que era um capitalista, o homem que vai triunfar, que vai desfrutar o mundo, que vai ganhar, ser rico, poderoso e que é capaz de criar pessoas totalmente subordinadas, soldados com mentalidade de soldado, esses são todos homens deformados psicologicamente, como são os futuros ditadores", detalhou. Depois de recordar que do mexicano Marcial Maciel, dos Legionários de Cristo, foi descoberta uma vida paralela e uma fortuna de 50 bilhões de dólares, afirmou que "sua chantagem, sua palavra e sua exigência chegaram aos milionários". "Hoje, os que trabalharam com ele, seus colaboradores, todos dizem e afirmam que não sabiam nada da vida paralela (de Maciel). Como? Trabalham 40 anos com ele e não sabem de nada, que ele tem uma família, três filhos, que praticou a pedofilia com as crianças, alunos de sua formação, de seus colégios, que tinha um mundo de amantes. Não sabiam de tudo isso? Supõe-se, então, que eles são cúmplices e também têm uma vida paralela", concluiu.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Jose de Almeida Bispo
09/01/2011 - 09:50
Hehehehehe! Aguardem as fogueiras. Os Auto de fé. E com os Estados Unidos entregues a gente como Sarah Palin... Ihhhhh.
......................................
A coisa é séria, gente!
5
2
-
diogojfaraujo
09/01/2011 - 10:06
Se os cristãos seguissem o que eles acham que foi a "palavra" de Cristo, toda essa porcaria não ia acontecer... Eu, ateu, sou mais cristão que esses aí... Não roubo, ajudo o próximo, sou gente boa...
5
3
-
René Amaral Junior
09/01/2011 - 10:11
Foi justamente o afastamento das Pastorais da Terra e da teologia da libertação que abriu caminho e espaço para o crescimento das religiões evangélicas modernas ocuparem o filão tradicionalmente...
5
4
-
Rafael Cruz
09/01/2011 - 10:11
Sou Católico apostólico romano por herança, e praticamente um ateu por opção.Vejo que a igreja católica não é mais um lugar p/ os pobres, essa função hoje pertence as igrejas evangélicas, que tem...
5
5
-
Mario Avila de Jesus
09/01/2011 - 10:12
Num único período, dois comentários lapidares:
"Hoje, as universidades e os colégios católicos são para a burguesia [...] sua classe alta [...]. Assim, a Opus Dei e os Legionários de Cristo e todas...
5
6
-
Luis Rabello
09/01/2011 - 10:28
Graças a Deus a Opus Dei perdeu as eleições desse ano no Brasil.
Mas ela ainda pode fazer muita chantagem no Congresso, juntamente com os tais "evangélicos dos pobres", que de santos não tem...
5
7
-
Reverendo
09/01/2011 - 12:03
A ICAR foi um tremendo transtorno e um atraso para a humanidade. Ela é contra tudo que há de novo em ciência e tecnologia, foi contra as grandes navegações, contra o preservativo, contra pesquisas...
5
8
-
Fuhgeddaboudit™
09/01/2011 - 17:54
E por falar em Igreja Católica, o canto jamais criado ou tentado imitar. De tão bela, essa "AVE MARIA", parece ter sido trabalhada por Schubertz, antes do nascimento de...
5
9
-
José Ribeiro Jr.
09/01/2011 - 10:51
No Brasil, hoje, é mais fácil ver padres celebridades metrossexuais em especiais de final de ano da Rede Globo do que na periferia. E notem que isso acontece com padres brasileiros, diocesanos;...
4
10
-
antonio rodrigues
09/01/2011 - 11:56
E ainda perdemos tempo falando de uma igreja cujo chefe, "representante de Deus na terra", era especialista em matar gente com tiros de canhão.
Mas olhando bem essa igreja nunca esteve ao lado dos...
4
11
-
Jose de Almeida Bispo
09/01/2011 - 12:59
O El País, que é do Opus Dei, é parte da engrenagem do direitismo católico. Logo, cuidado com o que lê; pode estar contaminado.
4
12
-
Marcos Luiz
09/01/2011 - 13:03
A ICAR vem perdendo o bonde já faz algumas décadas, se João Paulo II era o atraso em pessoa, esse Bento XVI é um total escárnio. Como os nobres cardeais puderam eleger um homem que participou da...
4
13
-
Durvaldisko
09/01/2011 - 13:36
A guinada para a direita ,na Igreja, começou com o "silêncio obsequioso" imposto a Boff e se manteve com o seu afastamento ,último prego que faltava para fechar...
4
14
-
Ed Döer
09/01/2011 - 10:40
Discordo que o papa seja mais divino que deus na AL, principalmente este papa, pelo menos no Brasil. Já vi até beatas questionando ou praguejando contra o papa atual. Mas pelo jeito, ele está...
3
15
-
Ed Döer
09/01/2011 - 10:52
Desde quando extorquir pobre com promessas de milagres ou condenação eterna é um programa social eficiente?
Se a igreja evangélica (fazendo uma generalização grosseira) é um local para...
3
17
-
Marco Cardoso
09/01/2011 - 10:57
Nunca vi uma igreja católica ser construída numa favela.
2
18
-
Roque Citadini
09/01/2011 - 10:40
Concordo e discordo. Concordo que o papado de João Paulo II foi uma tragédia. Populista e repressivo. O que fizeram com D. Paulo em São Paulo a ditadura não fez com seus adversários. E isso...
1
19
-
franklin
09/01/2011 - 10:44
Igreja Católica fundada 300 anos Depois de Cristo (DC)., Pelo IMPERADOR CONSTANTINO. que criou o PAPADO.
Papa Infalivél = Imperador Infalível = Império = DITADURA.
Sem conhecimento e sem o ESPÍRITO...
1
20
-
Durval Orlato
09/01/2011 - 11:08
Um tanto exagerado esse Comblim. Dizer que João Paulo II teve um papado catastrófico é demais. Todos tem seus defeitos e virtudes, mas daí a dar esse adjetivo ao papa anterior é a mostra clara de sua...
1 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Hehehehehe! Aguardem as fogueiras. Os Auto de fé. E com os Estados Unidos entregues a gente como Sarah Palin... Ihhhhh.
......................................
A coisa é séria, gente!
Este é outro assunto muito fácil de concluir e encerrar: Não sou advogado da Igreja Católica, mas, apesar de toda a arrogância e prepotência do triste passado, ela, hoje, se limita a "passar a sacolinha, sem intimidar", com sobriedade. Isto, bem ao contrário da "Igreja do Papa Macedo", que se transformou na melhor "Escola de Captação de Bens e Dinheiro Vivo", "do MUNDO", onde são formados os que, nos cultos, ameaçarão e pressionarão os "fiéis" com "pragas & punições divinas", se não colocarem "pelo menos R$ 5,00 no sugestivo envelopinho". Aliás, bem ao estilo daquele vídeo da praia, onde o bispo "doutrinava os alunos" (lembram-se do que ele berrava? --- tem que dar o dízimo, tem que dar, tem que dar !!!!!!! ). Agora, ele só precisa explicar aos "fiéis", se estava "tomado" ou "breaco", pois, aquelas palavras, as expresões corporais e os cabelos "ao vento", remetem ao campo do "sobrenatural" ou "não sobriedade". Tenho dito.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Se os cristãos seguissem o que eles acham que foi a "palavra" de Cristo, toda essa porcaria não ia acontecer... Eu, ateu, sou mais cristão que esses aí... Não roubo, ajudo o próximo, sou gente boa com meus vizinhos, nunca matei ninguém, respeito todos, fiz trabalho voluntário inúmeras vezes, e por aí vai... Assim como a maioria aqui, acredito...
O problema não é Cristo, mas sim o seu fã-clube... (não é minha a frase; ouvi uma vez hace muito muito tempo).
ANTIFA!
Foi justamente o afastamento das Pastorais da Terra e da teologia da libertação que abriu caminho e espaço para o crescimento das religiões evangélicas modernas ocuparem o filão tradicionalmente católico.
Elas começaram a se espalhar pelo campo e o interior após a escolha do JPII, um dos maiores cínalhas e escroques da história moderna, que afastou a igreja dos pobres e os pobres da igreja!
As fogueiras na realidade nunca forma apagadas, faltou o rescaldo para garantir que não havia brasas debaixo das cínzas, agora nem precisa 'assoprar'!
Sou Católico apostólico romano por herança, e praticamente um ateu por opção.
Vejo que a igreja católica não é mais um lugar p/ os pobres, essa função hoje pertence as igrejas evangélicas, que tem programas sociais eficiêntes, um poder de mobilização extraordinário, e que tem em seus fieis o amor ao proximo..!!!
Os evangélicos se ajudam muitos mais uns aos outros do que os catolicos.
Alem disso, a igreja católica perdeu o seu poder de "converção", esse poder tbm passou p/ a ser dos evangélicos.
Enfim, decadência total...!!
Desde quando extorquir pobre com promessas de milagres ou condenação eterna é um programa social eficiente?
Se a igreja evangélica (fazendo uma generalização grosseira) é um local para pobre, é porque percebem um grande nicho de mercado mal explorado pela ICAR. E desenvolveram seu "marketing" pensando nisso. Basta ver que algumas possuem cultos temáticos, já para otimizar a abordagem e evitar um discurso genérico, que no fim tem dificuldades de tocar alguém. Os caras são verdadeiros cases de marketing e administração.
A ICAR perdeu sua capacidade de converter porque praticamente não tem mais espaço no mundo para fazer isso e entrou num processo de estagnação. Não é fácil entrar na China ou no mundo islâmico. E no caso da Índia, se está diante de uma cultura/religião com pelo menos o dobro do tempo de existência do cristianismo.
Já os evangélicos não só precisam da capacidade de converter para crescer, como fazem um bom (para eles) uso de tecnologias atuais, principalmente TV e rádio. Diferente da ICAR que as vezes parece disposta a fazer o mundo regredir para a idade média.
É de doer, mas é verdade pura. Na mosca.
Num único período, dois comentários lapidares:
"Hoje, as universidades e os colégios católicos são para a burguesia [...] sua classe alta [...]. Assim, a Opus Dei e os Legionários de Cristo e todas essas associações que existem de ultradireita vão crescendo nesse setor". O que vimos na campanha para Presidente do Brasil em 2010. E provavelmente veremos novamente no Governo de São Paulo.
"O porvir da América Latina é ser um continente evangélico protestante". Que vimos também em 2010 na mesma campanha Presidencial. Mas há aqui algo mais: deixar a religião dos pais é o primeiro passo para deixar qualquer religião.
Graças a Deus a Opus Dei perdeu as eleições desse ano no Brasil.
Mas ela ainda pode fazer muita chantagem no Congresso, juntamente com os tais "evangélicos dos pobres", que de santos não tem nada, e arquivar projetos de lei como o 122 e, assim, aumentar o ódio contra pobres, negros, homossexuais e nordestinos.
Concordo e discordo. Concordo que o papado de João Paulo II foi uma tragédia. Populista e repressivo. O que fizeram com D. Paulo em São Paulo a ditadura não fez com seus adversários. E isso ocorreu em todo parte. Amigos e afins foram promovidos independente da formação ou desempenho. O problema era a precária formação do Papa João Paulo II. Teve este papa - no entanto- um grande ponto positivo. Não levou a Igreja Católica a este "cristianismo de resultado" que os Evangélicos- a partir dos EUA- implantaram no mundo. Este Igreja que serve para -com rezas e doações- pagar prestação, comprar casa, recuperar a empresa. Veja-se a Igreja Universal :tomaram os posto dos economistas. Só dão solução para crises financeiras. No mais o papado de João Paulo II foi de um populismo autoritário que há muito a Igreja não via. Discordo quando ao papa Bento XVI. Este é preparado, não é populista e nestes cinco anos deu mostra de um novo papado. Enfrenta questões duras para a Igreja - que o anterior não via- e não foge de opiniar sobre assuntos dificies , como fez esta semana. Agora, visto hoje, a Teologia da Libertação foi feita em lugar errado, com propostas errada. Não dá pra ficar sempre entre Cristo e Marx e escolher os dois. A Teologia foi um erro.O que não quer dizer que os Papas também não erraram.
Como sem preparo? Professor de Filosofia, com importante trabalho em fenomenologia, participou do Vaticano II. Ver o livro do dominicano Fergus Kerr "Twentieth Century Catholic Theologians.
antonio carlos alves dos santos
bento XVI foi nazista, bela formação pra papa...
Chamar alguém de nazista é apelação. Se for assim todo alemão que nasceu antes de 1945 é nazista. Uma das virtudes do cristianismo é o perdão.
Voltando ao texto: até que enfim tem alguém que concorde comigo: a culpa da crescimento das igrejas evangélicas na AL é do Papa João Paulo II, que afastou a igreja da base.
Discordo que o papa seja mais divino que deus na AL, principalmente este papa, pelo menos no Brasil. Já vi até beatas questionando ou praguejando contra o papa atual. Mas pelo jeito, ele está se referindo ao interior da ICAR, e não seus seguidores.
Igreja Católica fundada 300 anos Depois de Cristo (DC)., Pelo IMPERADOR CONSTANTINO. que criou o PAPADO.
Papa Infalivél = Imperador Infalível = Império = DITADURA.
Sem conhecimento e sem o ESPÍRITO que conhece CRISTO, Eles passaram aos DOGMAS E CERIMONIAIS para dar um AR DIVINO ( Criaram os SANTOS, Batismo Infantil, tipo alistamento Precosse, os votos de pobreza, castidade, os Templos Suntuosos e etc e tal)
Igreja Católica Apostolica Romana. Veja que não TEM nenhuma associação a JESUS CRISTO, ela é de ROMA. Se fosse Cristã poderia ser Chamada Igreja Católica Apostólica da PALESTINA, DE NAZARÉ, DE JERUZALÉM, ou de outras Cidades que tem Associação com Cristo. Alguém concorda com isso? Ou é tudo BOBAGEM minha? Falo como Cristão.
No Brasil, hoje, é mais fácil ver padres celebridades metrossexuais em especiais de final de ano da Rede Globo do que na periferia. E notem que isso acontece com padres brasileiros, diocesanos; os missionárioos estrangeiros, ligados a ordens religiosas, em sua maioria, estão por aí quebrando pedra para promover a vida das pessoas dessasistidas. E ainda são perseguidos por arcebispos que são verdadeiros serviçais domésticos de famílias tradicionais.
Nunca vi uma igreja católica ser construída numa favela.
Um tanto exagerado esse Comblim. Dizer que João Paulo II teve um papado catastrófico é demais. Todos tem seus defeitos e virtudes, mas daí a dar esse adjetivo ao papa anterior é a mostra clara de sua amargura como teólogo.
A Igreja está repleta de problemas, de desafios, muitos sem saber como superar. Mas sobrevive a todas as críticas a mais de 2.000 anos. Por isso mesmo é lenta em mudanças, é pega de contra-pé na história, mas são homens e mulheres conciliadoras e santas que sobrevive a igreja (Madre Tereza, João Paulo II e tantos outros missionários no haiti, africa, china...)
Felizmente a igreja não depende da opinião dos teologos (pra cá ou pra lá) para sobreviver e manter a fé. Tenho um tio que foi padre missionário em cuba de 1994 a 2004... é um homem santo pra mim, por tudo que fez pela igreja por lá... Roma? Sim ela sabe que tem missionários, determinam as políticas de envio para este ou aquele país, designam um bispo para acompanhar o andamento das coisas... mas meu tio ficava 6 meses sem ver bispo algum e fazia a nossa igreja crescer lá... entendem.
Esse teólogo Comblim está muito amargurado e contrariado, pois seu entendimento de igreja não é predominante, daí sai escrevendo que ninguém presta. Lamentável.
Comblin tem razão ao afirmar que " O porvir da América Latina é ser um continente evangélico protestante, salvo sua classe alta". Dificilmente é culpa dos conservadores, já que em vários países da america latina a igreja da teologia da libertação era hegemonica. É curioso verificar que a Igreja conseguiu construir o maior partido de esquerda no Brasil, mas não conseguiu manter seu rebanho. Em várias Universidades e Colégios não há nenhum resquicio de identidade católica. Ela perdeu a batalha cultural, porque a rica tradição intelectual e cultural católica foi colocada de lado e seu lugar ocupado por uma versão vulgar do que era moda nos idos de 68. Com a demonstração de força dos evangelicos ela se viu forçada a recuperar a sua identidade como condição para sobreviver no mundo novo do pluralismo religioso. O primeiro passo, naturalmente, é a Universidade Católica, ser o lugar privilegiado para o renascimento do pensamento católico a luz das demandas do mundo em que vivemos. E isto, infelizmente, ainda esta longe de ser o caso, como voce, caro Nassif, bem sabe....
antonio carlos alves dos santos
E ainda perdemos tempo falando de uma igreja cujo chefe, "representante de Deus na terra", era especialista em matar gente com tiros de canhão.
Mas olhando bem essa igreja nunca esteve ao lado dos pobres, mas apoiando a escravidão a colonização e tudo que a humanidade conseguiu repudiar para o seu progresso com muita luta.
Nassif, nem falo que visito seu blog e sim quase MORO NELE, e posso saber por que meus comentários não são publicados?
Estou infrigindo algum conceito? Tenho que me cadastrar em algo? O último publicado foi sobre o Zé Celso e a Funcionário dele (atriz) na perda da guarda do filho. Foi por isso?
Aguardo informação.
Nenhum veto. É que os comentários de não cadastrados às vezes demoram um pouco para serem publicados.
Agradeço sua atenção.
Achava que era cadastrado, vou me informar para o CADASTRO.
Abraço.
A ICAR foi um tremendo transtorno e um atraso para a humanidade. Ela é contra tudo que há de novo em ciência e tecnologia, foi contra as grandes navegações, contra o preservativo, contra pesquisas com células-tronco. Sinceramente, só mesmo o medo do inferno poderia explicar como ainda conseguem encher templos Brasil afora.
A ICAR manipulando por trás das cortinas também não é novidade, já que os cardeais e pessoas próximas ao papa ou do poder na mesma formam uma sociedade tão secreta que deixaria a maçonaria com inveja. Manipularam a política do Brasil nas últimas eleições, sem muito sucesso, deixam muito político com cabelo em pé. Fora os casos de pedofilia e abuso, que são claramente acobertados pela igreja.
Enfim, sinceramente, e já esperando uma revolta aqui: o cristianismo em geral traz mais males que benesses ao Brasil. Infelizmente é esse o quadro atual.
Para alimentar ainda mais esse cenario que estamos vivenciando Religião + Tea Party, segue mais um artigo do Elpais tratando do assunto do ponto de vista Espanhol. É interessante pois certamente há correspondencia com alguma das organizações no Brasil e o post acima.
Segue o link.
http://www.elpais.com/articulo/reportajes/secretos/Tea/Party/espanol/elpepusocdmg/20110102elpdmgrep_2/Tes
PS: no captcha apareceu o ttTFP o TFP é muito estranho!
O El País, que é do Opus Dei, é parte da engrenagem do direitismo católico. Logo, cuidado com o que lê; pode estar contaminado.
BISPO,
Sera voce um Bispo?
Se voce não leu o artigo eu não tenho culpa!
Não tenho a pretensão de defender o Elpais, só estou repassando um artigo que considero importante para a compreensão deste momento onde ocorrem diversas manifestações relacionando os Tea Party e religiões.
A ICAR vem perdendo o bonde já faz algumas décadas, se João Paulo II era o atraso em pessoa, esse Bento XVI é um total escárnio. Como os nobres cardeais puderam eleger um homem que participou da loucura nazista ? Quantas décadas a ICAR precisará para recuperar-se do retrocesso e da imobilidade impostos pela dupla João Paulo II/Bento XVI, integrantes máximos da Opus Dei ? Será que algum dia a ICAR conseguirá entender e atender às necessidades dos fiéis do mundo contemporâneo ?
A guinada para a direita ,na Igreja, começou com o "silêncio obsequioso" imposto a Boff e se manteve com o seu afastamento ,último prego que faltava para fechar o caixão da Igreja partidária da teologia da Libertação. JP II,tem em seu currículo a vergonhosa tarefa de ter fabricado com a colaboração, material e intelectual da CIA,o líder operário Lech Walesa, ponta de lança polonês na derrubada do sistema soviético que se esboroava por todo o leste europeu.
Humilhante , é a publicação dos documentos oficiais constantes dessa farsa,não produzirem a menor diferença , nem um mínimo gesto de retratação por parte do Vaticano,com seus fiéis.
A quebra do banco ,conhecido como I O R (Instituto para Obras Religiosas), sim , mobilizou
o pastor, as ovelhas graduadas e o rebanho.O ouro sempre atraiu à direita.
Postar novo Comentário