Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A guerra contra a LíbiaEnviado por luisnassif, sab, 19/03/2011 - 19:16
Por Gilberto .
Aviões franceses atacam veículo militar líbio
Daniela Fernandes De Paris para a BBC Brasil
Caças franceses já começaram a atacar veículos militares líbios Menos de duas horas após o discurso do presidente da França, Nicolas Sarkozy, sobre a ação de aviões militares do país na Líbia, o Ministério da Defesa anunciou que caças franceses atacaram um veículo militar líbio. Horas antes, Sarkozy havia anunciado que caças Rafale já sobrevoavam a Líbia para colocar em efeito a zona de exclusão aérea autorizada na quinta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU. O presidente disse ainda que os aviões pretendiam "impedir ataques aéreos contra a população em Benghazi", no leste do país, e que estavam "prontos para intervir contra blindados" do exército da Líbia. Os ataques contra o veículo líbio acontecem em uma área de 100 a 150 quilômetros em torno de Benghazi, segundo o governo francês. De acordo com o ministério da Defesa, cerca de 20 aviões militares franceses participam das operações na Líbia. O porta-aviões Charles de Gaulle deverá chegar no domingo ao país. Operação Sarkozy confirmou as operações militares na Líbia após uma reunião extraordinária em Paris sobre a crise no país africano. O encontro contou com a presença de 22 representantes de governos e de organizações internacionais (ONU e Liga Árabe). O clima de urgência da cúpula aumentou após informações de que Benghazi continuou sendo palco de enfrentamentos após o cessar-fogo anunciado pelas forças do regime de Muamar Khadafi. Neste sábado, um avião caça chegou a ser abatido e caiu, em chamas, sobre Benghazi. Clique "Se não houver um cessar-fogo imediato, nossos países recorrerão a meios militares", disse Sarkozy, após o encontro. O presidente francês afirmou que o líder líbio, Muamar Kadhafi, "desdenhou" o ultimato da comunidade internacional, "intensificando seus ataques assassinos nas últimas horas". Mas Sarkozy deixou uma porta aberta e afirmou que "ainda é tempo para Kadhafi evitar o pior". Se respeitar a resolução da ONU, indicou o presidente francês, "as portas da diplomacia se abrirão quando os ataques cessarem". Sinal verde Na quinta-feira, a ONU adotou a resolução 1.973, que instaura uma zona de exclusão aéra na Líbia para proteger os civis de bombardeios e autoriza os Estados membros a tomarem "todas as medidas necessárias" para proteger os civis dos ataques, excluindo a possibilidade de envio de forças de ocupação estrangeiras. "Nossas forças irão se opor a todas as agressões", disse Sarkozy. "Nossa determinação é total", acrescentou o líder francês. O presidente francês afirmou que "todos os meios necessários, particularmente militares serão aplicados para garantir o respeito das decisões do Conselho de Segurança da ONU". O governo líbio anunciou um cessar-fogo na sexta-feira, mas desde o princípio os rebeldes e líderes da comunidade internacional se mostraram reticentes em relação ao anúncio. Neste sábado, a reportagem de BBC em Benghazi testemunhou a entrada de tanques das forças do coronel Muamar Khadafi entraram na cidade. CliqueLeia também na BBC Brasil: Apesar de cessar-fogo, tanques pró-Khadafi entram em Benghazi Por volta das 9h da manhã do horário local, um avião caça foi atingido, pegou fogo e caiu sobre a cidade em um movimento dramático. A violência em Benghazi fez com que centenas de carros deixassem a cidade em direção à fronteira com o Egito, ainda mais ao leste do país. Outros tentam fugir a pé. A agência de refugiados da ONU, Acnur, diz que está se preparando para receber 200 mil pessoas que tentam se afastar dos combates. 'Hora de agir' Com a popularidade baixíssima nas pesquisas de opinião na França, o presidente Sarkozy, que reconheceu ter minimizado a importância dos levantes populares na Tunísia e no Egito, quis tomar a dianteira na crise líbia. Analistas creem que o país de Sarkozy deve liderar a operação na Líbia ao lado da Grã-Bretanha.
Sarkozy e Cameron: Analistas creem que liderança de operação será europeia Ao fim da reunião em Paris, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, acusou Khadafi de desrespeitar o cessar-fogo anunciado pelo seu governo e pôs sobre líder líbio a responsabilidade pela ação militar europeia. "O coronel Khadafi fez isto acontecer, porque mentiu para a comunidade internacional. Ele prometeu um cessar-fogo e quebrou o cessar-fogo. É hora de agir", disse Cameron à BBC. Ele acrescentou que a necessidade de ação militar é "urgente". "Temos de pôr em ação o desejo das Nações Unidas. Não podemos permitir que continue o massacre de civis." A coalizão de forças é formada também pelos Estados Unidos, Canadá e diversos países europeus e árabes. Na sexta-feira, o presidente americano, Barack Obama, subiu o tom contra o líder líbio e afirmou que Khadafi deve cessar as hostilidades contra opositores ou "enfrentar consequências". "Todos os ataques contra civis devem parar. Khadafi deve impedir que suas tropas continuem avançando para Benghazi e retirá-las de Ajdabiyah, Misrata e Zawiya." "Deixe-me ser muito claro: Esses termos não são negociáveis. Se ele não acatar, a comunidade internacional irá impor conseqüências", afirmou Obama. CliqueLeia também na BBC Brasil: Obama diz que Khadafi sofrerá 'consequências' se não acatar ONU * Com reportagem de Ian Pannell, em Benghazi, e informações da BBC
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Antonio Carlos Silva - RJ
19/03/2011 - 19:28
Que a Dilma e o povo brasileiro tire lições desta covardia .
Não há condições do Brasil confiar em europeus (todos) e norte-americanos !
Que o Governo Dilma não faça mais aquisições de...
5
2
-
João Maria Fernandes de Sousa
19/03/2011 - 19:45
Não Cassio, o grande sonho de Obama, Hilary e companhia é tomar o Irã, ai sim, uma guerra prolongada que daria muitos dólares aos falcões armamentistas americanos e europeus, na Líbia a tomada vai...
5
3
-
Antonio Carlos Silva - RJ
19/03/2011 - 19:46
Mais uma vez Lula tinha razão !
PolíticaMinistros são revistados para ouvir discurso de Obama
Guido Mantega, Edison Lobão, Aloizio Mercadante e Fernando Pimentel foram...
5
4
-
Marcia
19/03/2011 - 19:48
os imperialistas agem em blocos, com os mesmos parceiros de sempre.
Por que não caçam Kadafi?
Por que não cercam seu palácio?
Por que sacrificar ...
5
5
-
Paulo Kautscher
19/03/2011 - 19:48
Estados Unidos lançam mísseis Tomahawk contra a Líbia
Um dia antes do aniversário da invasão norte-americana ao Iraque, em 2003, o exército dos Estados Unidos se juntou à intervenção militar...
5
6
-
Marcia
19/03/2011 - 19:52
Bem fez o nosso Lula que NÃO foi prestigiar Obama.
Que INDELICADEZA de Obama.
A partir de agora BARACK será odiado por mim!!!!
5
7
-
Roberto São Paulo-SP 2011
19/03/2011 - 19:53
Hillary diz ao Irã que 'pare de interferir no Bahrein'19 de março de 2011 | 17h 06, AE - Agência Estado
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, advertiu o Irã a parar de interferir...
5
8
-
junior50
19/03/2011 - 19:56
Aconselho aos leitores a leitura em brasilianas.org, meu ultimo post do blog junior50 sobre as defesas aereas de Kadafi, que postei em 11/03/2011, nele descrevo que é...
5
9
-
miguelmnapoli
19/03/2011 - 19:57
Por oportuno e em homenagem à visita de Obama e à proibição do diretório do PT do Rio de manifestações contra o ilustre, proponho a divulgação desse excelente documentário, legendado em português, há...
5
10
-
Marcia
19/03/2011 - 19:58
LN, é uma informação muito relevante, vc deveria colocar em destaque essa afronta ao Brasil!
5
11
-
Roberto São Paulo-SP 2011
19/03/2011 - 20:02
http://www.ionline.pt/conteudo/111275-o-bahrein-da-uma-kadhafi-e-os-eua-...
O Bahrein dá uma de Kadhafi e os EUA vêem-se perante um dilema moralpor Exclusivo i The New York Times, Publicado em 18 de...
5
12
-
Horridus Bendegó
19/03/2011 - 20:02
Gostaria muito de ver a coragem do tal Conselho de Segurança da ONU se o ditador fosse na China ou Rússia...
Será que o Sarkozi seria lépido e fagueiro em mandar os aviões franceses pro espeço aéreo...
5
13
-
Inforo
19/03/2011 - 20:10
Por que será que o presidente de um povo tão amado mundo afora precisa de tanta segurança?
5
14
-
marco da costa brava
19/03/2011 - 20:11
http://english.aljazeera.net/news/africa/2011/03/2011319175243968135.html
In the first phase of the operation, named "Odyssey Dawn", the US will target Libyan Integrated Missile Defence Systems,...
5
15
-
Bernardo F Costa
19/03/2011 - 20:12
Me parece que com a pauta cheia (Libia, acidente no japão, visita de obama, etc) muita gente se esqueceu do Haiti. Lembro de ter visto aqui muitas manifestações quando da entrada de Baby Doc no Haiti...
5
16
-
Plinio J. V. Lins
19/03/2011 - 20:14
Nassif, duas coisas.
1. Olha só que coincidência. Foi em 19 de março de 2003 que os EUA de Bush Jr. começaram a bombardear o Iraque. Agora, oito anos depois, eles escolhem esse mesmo...
5
17
-
Grauninha
19/03/2011 - 20:14
Fiz um comentário anterior em ser contra a ausência do Lula no tal jantar ou almoço, sei lá. Revistar ministros... Dá licença! Virou palhaçada!
5
18
-
Antonio Carlos Silva - RJ
19/03/2011 - 20:15
Acredito que a maioria do povo brasileiro não aceitaria pagar o preço da brutalidade, da covardia e da rapinagem para pertencer ao conselho de segurança desta...
5
20
-
MBTMelo
19/03/2011 - 20:25
Eu gostaria de ver essa reação quando Israel desrespeita as resoluções da ONU.
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Que a Dilma e o povo brasileiro tire lições desta covardia .
Não há condições do Brasil confiar em europeus (todos) e norte-americanos !
Que o Governo Dilma não faça mais aquisições de armamentos com esta corja, procure urgentemente um acordo de cooperação tecno-militar com a India, Africa do Sul e Argentina e coloque todos os recursos científicos do Brasil para o desenvolvimento de misseis, embarcações navais, tanques etc... .
Quanto a Líbia :
Já era, os latrocidas destruirão o país para isto .
Esta foto lembra Iwo Jima.
e é!
essa foto precisou ser re-encenada pois a bandeira era muito pequena, mas sem duvida e muito forte!
como também precisaram re-encenar a imagem acima, pois a bandeira vermelha foi colocada na madrugada na chancelaria, e mesmo essa foto precisou ser corrigida, pois na original, o soldado aparecia com 02 relogios de pulso, numa clara demosntração de saque, o que na minha opinião, o soldado vermelho fez por merecer o premio!
"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." Max Frich
Mas que salada russa mental, a Resolução é do Conselho de Seguranaça, o mesmo que o Brasil está fazendo tudo para entrar, o ditador libio está há 42 anos no poder, a revolta é interna, o petroleo da Libia é 100% explorado por multinacionais, ninguem precisa invadir a Libia para ter seu petroleo, tem oleoduto direto da Libia para a Europa, o problema é de outra natureza, Khadafi perdeu a confiança da ordem global e tem que sair.
Gostaria muito de ver a coragem do tal Conselho de Segurança da ONU se o ditador fosse na China ou Rússia...
Será que o Sarkozi seria lépido e fagueiro em mandar os aviões franceses pro espeço aéreo da Rússia ou China?
Por que será que a ONU não fez o mesmo quando do massacre da praça da paz celestial?
Eu gostaria de ver essa reação quando Israel desrespeita as resoluções da ONU.
Tiraste as palavras de minha boca ou roubaste meu pensamento! Saudações.
Mais uma assinando em baixo. Que ataquem Israel primeiro, já está na fila há muito tempo...
Khadafi é um ditador é deve ser odiado por tudo que fez.
O argumento da ONU e da França ,que já mandou seus aviões(parece propaganda ) para atacar a Líbia,é o da defesa de civis atacados barbaramente por Khadafi.
Muito CORRETO.
Só que agora eles tem o dever de intervir em todas ditaduras vigentes no mundo.
Devem intervir em:
Cuba, China, Arábia Saudita , Irã, Coréia do Norte,Sudão,Venezuela e em todos países que existam ditaduras.
Vamos ver se eles tem toda essa coragem.
Durma anteontem e acorde de novo ontem pra ver se desmistura os pensamentos... e os países.
Isso é que é retorquir percucientemente.
Eu tinha lá em casa dez garrafas de cachaça, da boa.
Mas minha mulher obrigou-me a jogá-las fora.
Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia.
Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia.
Peguei a terceira garrafa bebi o resto e joguei o copo na pia.
Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo.
Pequei o quinto copo joguei a rolha na pia e bebi a garrafa.
Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto.
A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia.
Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa.
Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto.
O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia.
EU TAMBEM....AAAAAAAA ...ESSA EU QERIA VER..E COMO
CAPITAL DA LÍBIA TEM DISPAROS DE ARTILHARIA ANTIAÉREA NA MADRUGADA
Forças ocidentais atacaram posições de tropas pró-Kadhafi na véspera.
Líbia disse que ataques aéreos aliados mataram 48 em 'áreas civis'.
Do G1, com agências internacionais – 19/03/2011 – 22:48 – LINK: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/03/capital-da-libia-tem-disparos-de-artilharia-antiaerea-na-madrugada.html
Disparos de artilharia antiaérea foram ouvidos na madrugada deste domingo (20) em Trípoli, capital da Líbia, após um sábado de bombardeios da coalizão ocidental contra alvos do regime do contestado ditador Muammar Kadhafi.
O fogo antiaéreo foi seguido de explosões e disparos de metralhadoras, e o céu ficou iluminado de tiros, segundo jornalistas da Reuters e da France Presse.
Ao menos um avião sobrevoou o setor da residência-quartel de Kadhafi, no bairro de Bab al Aziziya, no sul da capital, em meio aos disparos de artilharia e várias explosões.
A TV estatal afirmou que ataques aéreos aliados estavam ocorrendo em várias regiões da capital do país.
Pouco antes, as Forças Armadas, em comunicado lido pela TV estatal, anunciaram que 48 pessoas morreram e 150 ficaram feridas em "áreas civis" depois dos bombardeios do sábado.
Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.
Porque a Russia e a China fazem parte da ordem global, trabalham com essa ordem, são socios diretores do Clube, que é o Conselho de Segurança, seus governos se apresentam dentro do sistema que organiza mesmo que imperfeitamente as relações internacionais.
A tal de ordem global é baseado no "manda quem pode (armas nucleares) e obedece quem tem juízo"
Por esta e outras é que o Irã estaria supostamente interessado em armas nucleares, pois quem as possui tem uma garantia de não intervensão estrangeira.
Como é o caso da Coreia do Norte, se ao inves da Líbia fosse lá a crise, duvido que a França e a decadente Grã-Bretanha iriam se meter.
A ordem global é um sistema de muitas imperfeições que rege as relações internacionais desde tempos imemoriais. Essa ordem já foi representada pelo Imperio Romano, pelo Imperador Carlos V, pelo Papado, pelo Congresso de Viena de 1815, pelo Imperio Britanico, agora é representada pelo Conselho de Segurança da ONU. Sem um sistema de ordem global o mundo seria uma colcha de retalhos e de conflitos entre tiranetes, déspotas, tribos, seitas, seria um caos infinitamente maior do que hoje é o mundo globalizado. Nos periodos de caos, na ausencia de uma ordem global, como o longo periodo que vai do fim do Imperio Romano do Ocidente até a formação dos Estados nacionais com Henrique IV na França, os Luises XIII, XIV e XV com os Primeiro Ministros Richelieu e Mazarin, esse perido de mil anos conhecido como Idade Media, não conhecia uma ordem global, o mundo era uma imensa desordem com centenas de reinos, ducados, principados, não havia segurança alguma nos mares e nas estradas, o mundo andou de lado, não houve progresso, havia miseria, epidemias, conflitos religiosos permanentes, o mundo parecia em regressão historica porque ao tempo do Imperio Romano havia segurança civil e material, podeia-se viajar de Roma a Antioquia, no Oriente, por estradas pavimentadas (por pedras) e seguras. Com o fim da ordem global, não se podia viajar de Florença à Milão sem o risco de assalto e morte, por gerações europeus ficavam confinados em suas cidadas muradas, a vida caminhou para trás.
O conceito de ordem global foi admiravelmente explorado por Henry Kissinger no seu livro Um Mundo Restaurado, que trata do Congresso de Viena. Foi essa nova ordem global, que vem de 1815 e permanece até hoje atravessando duas guerras mundiais que garantiu o imenso progresso material que o mundo desfrutou desde o fim das guerras napoleonicas. Invenções sem fim, investimentos intercontinentais, transportes cada vez melhores, progresso material, de produtividade, na industria, na agricultura,na ciencia, na energia, tudo possivel pelo guarda chuva da ordem global, que auma potencia hegemonica tem que reger. De 1815 a 1914 a regencia foi basicamente de Londres, seguiu-se o desafio da ordem global pelos Imperios Centrais de 1919 a 1939 foi de Londres e Washington, o segundo conflito foi o desafio da ordem global pelo Eixo, de 1945 a regencia foi de Washinton e Moscou, de 1990 até hoje é do Conselho de Segurança, com Washington liderando.
Quando um lider local sai da linha é preciso remove-lo, essa é a logica da ordem global. è moral?
A logica da ordem global é realistica e não moral, é a realpolitik pura. O socio inconveniente é expulso do clube. Quem expulsa é a diretoria do Clube, o Conselho de Segurança. C´est la vie. É a Historia.
A Historia é brutal, pode ser cruel mas tem uma logica. No momento é esta logica que está sendo operada diante de nós.
Como sempre o dedê considera "mundo" somente a Europa e usamaricanos. Pro seu governo, vira-latas, enquanto a Europa atravessa a idade das trevas, lá no Oriente floresciam impérios avançados, poderosos e muito mais organizados do que o antigo império romano. Principalmente na China. Ah, esqueci que na mentezinha tosca do dedê, civilazação somente a ocidental. Vai estudar, semovente!
AlceuCG.
Meu caro, a Historia é eurocentrica, a civilização ocidental é construida a partir da Europa e suas ex-colonias, se vc tem outra Historia, nos conte. Quantos historiadores chineses vc conhece de memoria?
Eurocentrica pra você, mané. Qual foi a base e catalisador de antigos senhores da guerra da Europa, após a queda do império romano? E qual a origem deste catalisador? Pois é. Larga o google e vai estudar, dedê. As suas pequenas e mesquinhas fraudes intelectuais já não engana ninguém aqui no pedaço. O google é bom pra fazer pesquisa, mas o pesquisador tem que ter um mínimo de conhecimento, o que não é o seu caso.
AlceuCG,
Não se trata de descutir a existência ou não da ONU, mais sim o peso da sua mão para uns e a leveza para outros,a maneira desigual como julga e trata questões politicas mundiais agindo de acordo com as conveniências daqueles que a manipulam.
Discordo em muitas coisas do André, mas esse comentário merece post. Sintetizou bem.
@DanielQuireza
Discordo. Este conceito de "ordem mundial" demonstrado por André só serve para dar outro nome a Imperialismo, substituindo a hegemonia de uma nação pelo conscenso de um punhado, que na prática só segue o que a mais influente e coersiva impõe.
Era assim com a Inglaterra (como ele mesmo admite no texto) e é assim com os EUA.
Posto isso, é ilusório achar que é necessário um Poder Central, nos moldes de uma "Roma", para "garantir paz e properidade a todas as nações". Que é necessário a coersão por meio de um único poderio militar para que os resto do mundo não brigue entre si.
Lamento, mas é uma enorme bobagem para esconder, como disse, o conceito de Império, tentando dar "um ar" mais democrático a imposições despóticas.
Na Idade Média quem freiou o progresso não foi a falta de um comando central, mas a cultura ocidental nascente com a Igreja e sua visão fundamentalista do universo.
Aliás, era a Igreja (como o próprio texto aponta) a personificação da Ordem Global daquela época.
No mais, povos pré-colombianos e orientais tiveram seus conflitos, mas não deixaram de progredir ou se auto-extinguiram (salvo excessões). No caso do continente americano, 99% deixou de existir por conta do extermínio promovido pela Ordem Global, de base cristã.
Nos dias atuais, o Oriente Médio, por exemplo, não é grande adepto da Ordem Global atual e nem por isso deixa de manter uma organização própria. Só quebrada quando se impõe, via ONU, a criação de um país estrangeiro em seu território (Israel) e quando começa a guerra pelo petróleo local.
Por fim, o suposto benefício de uma Ordem Global única e válida para todos, em todas as ocasiões, cai por terra quando se olha a África. Lá se viveu e vive a partilha pela conveniência dos ditadores da Ordem Global de plantão e todas as mazelas que vive podem ser atribuídas à ingerência da "Ordem Global" no seu destino.
Esse papo de que precisamos do Imperalismo para progredir com liberdade é terrivelmente simplório e infeliz.
Meu caro, a minha analise é uma constatação, não é um elogio, o mundo vive dentro desse contexto, quer vc goste ou não. A historia dos povos pre-colombianos tinha alguns aspectos civilizatorios, como agua encanada e drenagem, mas outros aspectos eram involutivos, como sacrificio de crianças. A historia dos povos africanos antes dos europeus não tinha nada de edificante, centenas de tribos umas escravinzando as outras e em guerra permanente. A Historia da humanidade naõ é e nunca foi um jardim de boas intenções, sempre foi catorica, cruel, uma ilha de miseria e desgraças com alguns lampejos de humanismo, sabedoria e progresso.
André, a crítica principal que fiz foi a sua fonte, que você sabiamente citou e esclareceu.
A sua colocação não foi crítica, mas traça o contexto de acordo com um modelo coerente.
A minha é crítica exatamente ao modelo que você expôs e aquele que o elaborou.
No fundo, nos dois achamos que é assim mesmo. Mas o que você aponta com todo o embasamento,como "ordem global" eu chamo do mesmo velho Imperialismo de sempre. Só que com a pretensão de fingir-se um consenso global para satisfazer os mais civilizados positivistas e liberais.
ERRATA:
Onde lê-se: "...O conceito de ordem global foi admiravelmente explorado por Henry Kissinger..."
Leia-se: "...a miséria dos povos e a desgraça global foram asquerosamente exploradas por Henry Kissinger..."
Como disse Monteiro Lobato (falando da Liga das Naçoes, precursora da ONU) nao adianta ter Liga das Naçoes com onça dentro...
Só um adendo...onde se lê, ordem global, leia-se american way of life!!
Fatos que gostaria de testemunhar antes de morrer: 1-político bandido, preso; 2-juiz, promotor, procurador bandido, preso 3-Corinthians, campeão da Libertadores.....
Não vão atacar a Coréia do Norte porque isso seria comprar briga com a China, que é fiadora do regime. Taiwan não tem bomba atomica e até hoje, passados 70 anos, a China ainda não foi la tomar a ilha à força.
Dentro desta lógica, que não esta longe da verdade, o Brasil nunca vai ser realmente um país soberano, como são os casos da China e da Russia, lembrando que os EUA só não intervieram militarmente no Brasil em 1964, porque não foi necessário diante da covardia de Jango, 64 foi um golpe planejado e patrocinado pelos EUA, como todo mundo já sabe.
Isso é mero detalhe. Eles estão nessa ordem, não significa que são dessa ordem de corpo e alma. Podem sair. Talvez até queiram sair, depois de ajustarem suas economias.
Postar novo Comentário