Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A falta que FHC fazEnviado por luisnassif, seg, 19/07/2010 - 12:32Aproximar-se de FHC, apropriar-se de seu discurso, não daria a vitória a José Serra. Mas, depois que FHC foi defenestrado da campanha de Serra, perdeu-se qualquer veleidade de discurso político. Não duvido se Marina começar a crescer à custa da candidatura Serra. Antes, na oposição havia um corpo coerente de idéias, algo palpável em torno do qual poderia haver debate político. E digo isso, sendo crítico de primeira hora do mercadismo fernandista. Mas tinha-se o que criticar. Defendendo as bandeiras de FHC, Serra seria derrotado, mas de outra maneira: a oposição sairia com algum legado, com idéias que, passadas as eleições, serviriam de ponto inicial para um novo discurso, um contraponto consistente ao novo governo. Embora nunca tivesse praticado gestão, o discurso fernandista encampava a bandeira da gestão, assim como da privatização, do predomínio do mercado. São idéias em declínio (menos as de gestão), agora, mas que voltarão em algum momento do futuro, quando o pêndulo da economia se inverter novamente. Lembro-me de, em 2006, ter invocado o exemplo de Ronald Reagan. Durante anos falou sozinho sobre bandeiras liberais. Quando o pêndulo se inverteu, era dono do discurso. Na época, mencionava Reagan para mostrar que, nos próximos anos, o pêndulo se afastaria do mercadismo desvairado do Banco Central para um ativismo da política econômica; que uma crise seria inevitável, ou mundial ou das contas externas brasileiras; e que se Serra tivesse a menor veleidade em se candidatar a Estadista, deveria começar a trabalhar a bandeira da nova política econômica, do ativismo na economia – até então, Lula estava preso ao dogmatismo do BC e de Antonio Pallocci. No dia seguinte ao da coluna, Serra deu uma entrevista chinfrim criticando o BC. E se recolheu novamente ao seu papel de estadista mudo (caso único em candidatos a estadistas), incapaz de enfrentar o discurso hegemônico dos seus próprios seguidores, ainda presos ao mercadismo desvairado. A bandeira do novo papel do Estado ficou definitivamente com Dilma Rousseff, com o PAC, o «Nossa Casa, Nossa Vida». Já que Serra abdicou do «serrismo» (que, agora sei, nunca existiu), seria a hora da oposição começar exercitar o contraponto, recuperar o discurso fernandista. Mas isso exigiria despreendimento, porque só colheria os frutos daqui a alguns anos – jamais nessas eleições. A oposição, escolheu o pior dos mundos: um misto da cabeça do Sérgio Guerra e do Paulinho Bornhausen, batido no liquidificador da cabeça complexa do Serra. O Índio Quem apenas refletiu essa miscelânea, com sua cabeça de militante médio leitor de Veja. Com isso, caminha-se na campanha como barata tonta. Uma hora, a defesa do ajuste fiscal acima de todas as coisas e a crítica à «bolsa esmola»; na outra, promessas de enxoval a gestantes; na sequência, o discurso paranóico sobre Farcs, bolivarismos e outros fantasmas; depois, ampliação do Bolsa Família; na sequência, a denúncia da «república sindicalista». E seus blogueiros difamando, atacando adversários, aliados e não-alinhados enquanto entra em cena Soninha (indicada pessoalmente pelo rei e anunciada primeiramente para os jornais) para tentar trazer a imagem de bom-mocismo para a campanha internética. Pela primeira vez, desde que deixou a presidência, FHC deve estar se sentindo realizado. A gestão Lula, no governo, liquidou com sua herança presidencial. Mas a gestão Serra, na oposição, o consagrará definitivamente como guru máximo das oposições para os próximos anos.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Paulo F.
19/07/2010 - 12:55
Durante seu governo FHC teve a astúcia de cercar-se de assessores como Sergio Mota. Quem assessora Serra?
5
2
-
Victor Rodrigues
19/07/2010 - 13:02
A coisa tá tão preta que eu não duvido nem que o segundo turno tenha Dilma e Marina..
É como falou o Leandro Fortes. O Índio foi uma vingança de Cesar Maia, ehehe.
5
3
-
Romanelli
19/07/2010 - 13:09
Marina é a última esperança dos conservadores em tentar provocar um segundo turno ..quer com ela, ou com Serra
5
4
-
Paulo1
19/07/2010 - 13:11
Nassif, há muito tempo Serra se aliou a Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Augusto Nunes, Raul Jungmann, Marcelo Itagiba, os Maias pai e filho, o Maia potiguar, os Bornhausen pai e filho, ao Roberto...
5
5
-
Jairo Luiz da Fonseca
19/07/2010 - 13:13
Nassif, no período 95/02 perdi todo meu patrimônio acumulado durante 22 anos de trabalho como gerente executivo do maior banco da américa latina. Lembro bem que o tratamento da classe média,...
5
6
-
anônimo
19/07/2010 - 13:18
Caro Nassif, a gente sempre acha que as idéias são fixas e as circunstâncias é que mudam. Mas não é isso. Houve um Serra no espaço intelectual dos anos 1970, mas isso já faz mais de 30 anos. Há...
5
7
-
Fernando Grassi
19/07/2010 - 13:19
Nassif,
Acho que superestimas a condição de estadista do FHC, infelizmente.
Vide seu comportamento no fim da CPMF quando, ignorando os apelos dos Secretários de Saúde aliados seus, impôs de forma...
5
8
-
Filipe
19/07/2010 - 13:25
Texto perfeito, 2010 marcará o fim do domínio da ala Serra/FHC e dos paulistas no PSDB, Aécio e Alvaro Dias influenciaram o partido nos próximos anos.
5
9
-
Rafael Palomino
19/07/2010 - 13:31
Serra quer se desvencilhar de FHC por causa da baixa aprovação do ex-presidente tucano. Por outro lado, Serra não quer se opor a Lula, por causa da alta aprovação do atual presidente petista. Então,...
5
10
-
Pedro Penido dos Anjos
19/07/2010 - 13:32
Iê, Iê,
Yeh,
Índio quer apito
Se não der
Pau vai comer
5
11
-
Ronaldo Caetano
19/07/2010 - 13:36
Bem, Nassif…
Se Serra realmente tem uma historia, ele deveria cuidar melhor dela e evitar a indicacao de alguem pouco alinhado com ela.
Na verdade, estava tudo programado; a escolha de um individuo...
5
13
-
Daniel Quireza
19/07/2010 - 14:30
Com um minuto de tv ? Só se fossem mágicos. Acredito que a única possibilidade para Ciro teria sido a de ir para o PT em 2003 quando virou ministro, e conseguir o apoio de Lula para disputar a...
5
14
-
Marcio Aurélio Cruzeiro
19/07/2010 - 14:55
caro João , o F H C , faz falta sim , é muito bom ele no debate , ao passo que o Serra , o que pensa esse cara ? Bater nele , é o mesmo que bater em bêbado .
5
16
-
Sanzio
19/07/2010 - 15:10
Sérgio Motta deixou um bilhetinho para o FHC dizendo-lhe para que não se apequenasse. De que adiantou? FHC saiu do voverno muito menor do que entrou.
5
17
-
Quintela
19/07/2010 - 15:11
Não faz mesmo... é isso que Lula quer... tiro no pé com calibre 12... nao sobra nada: Oposição manca, alaijada! incapz de andar sozinha!
5
18
-
Rafael Rabadan
19/07/2010 - 15:13
Certamente durante o governo FHC havia mais substância no debate político. O fato do resultado final ter sido inadequado e ser, neste mmento, amplamente rejeitado pela população, não indica a...
5
19
-
Azedo
19/07/2010 - 15:20
Por que devo votar em José Serra:
Precisei lutar muito e passar por cima de muita gente para chegar onde estou! Todo o meu esforço foi em vão, porque já não faço parte da elite e aqueles que...
5
20
-
Malú
19/07/2010 - 15:26
Desculpe, pelo que entendi da análise do Nassif, não sei se entendi direito, mas acho que falou sobre o discurso do FHC e não de suas realizações no governo. Realmente, ele tinha um discurso, que a...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Faltando apenas alguns dias para a eleição tenho cada vez mais certeza que a chapa puro sangue do PSB Ciro /Márcio França já teria feito barba, cabelo e bigode nesta campanha.
O Lula vai ser responsabilizado pelo bloqueio da disputa livre e democrática dos votos nesta eleição, pois a acordo com os partidos para viabilizar a disputa plebiscitária tem um custo muito alto.
Muito alto.
e quem paga é o povo.
Follow the money, follow the power.
Com um minuto de tv ? Só se fossem mágicos. Acredito que a única possibilidade para Ciro teria sido a de ir para o PT em 2003 quando virou ministro, e conseguir o apoio de Lula para disputar a presidência. Agora talvez ele tenha outra chance se se aliar a Dilma novamente e quem sabe conseguir o apoio dela em 2018.
Daniel: Você tem toda razão, Ciro só fez limitar suas possibilidades quando, ao sair brigado do PSDB ter se vinculado a pequenas legendas. Concordo que Ciro tinha que ter entrado no PT em 2003, o que lhe daria cacife. Ou êle faz isso ou, infelizmente, um excelente quadro como êle vai continuar sem chance. É o caso da Marina. Abandonou o PT, complicou a campanha da Dilma, se aliou a um partido pendular, o pequeno Pv e depois? Se não quiser incorrer no êrro do Ciro deve ir para o PSDB, partido que estará precisando de nome após a derrota inevitável desse insuportável Serra.
O que você diz não se traduz na realidade política do país, pois aqui ninguém faz nada sozinho (como o colega acabou de dizer, com um minuto só se o Ciro fosse mágico). Além disso ignora uma série de fatores, como por exemplo, a alta popularidade do presidente.
De novo essa ladainha?
¿Por qué no te callas, Alexandre Weber?
Cara chato.
Precisa ver o Alexandre postar um comentário e dois minutos depois entrar com outro me acusando de ter censurado o primeiro.
Pobreeeeeee Nassif, chora nene KKKKKKKKK
Follow the money, follow the power.
Na verdade não vinha pensando em campanha nos últimos 45 dias, mas como não existe nada de novo relevante sou obrigado a reprisar, a contra gosto confesso, velhos temas.
Tivéssemos disputa real pelo poder, e não esta charopada da chapa única dos sonhos da banca internacional e ai sim o debate sobre as questões cruciais, as que envolvem discernir entre sacrifícios e benefícios para o povo e a nação brasileira, empolgassem gente combativa e inteligênte como voce a postar pérolas para os leitores deste blog e não a asneira que você escreveu acima.
No entanto respeito os seu direito de se expressar, por favor, não se sinta constrangido pelas minhas palavras, diga o que seu coração sente , pois ele é intuitivo e não erra jamais.
Follow the money, follow the power.
Caro Sr. Weber, vendo suas lamúrias eternas em relação à sua sonhada candidatura eleitoral de Ciro Gomes, vejo como seria chato se os simpatizantes do PT, entre os quais eu me incluo, ficassem se lamuriando pelo fato do Presidente Lula não poder concorrer a um terceiro mandato, em vez de seguir em frente com a candidatura Dilma, que tem as condições necessárias para continuar avançando no projeto político implantado no governo do atual presidente.
Esse "mimimi" todo realmente é um porre...
Caro Ruy, respeito o seu ponto vista otimista de militânte, mas sou obrigado a lembrar-lhe que o Lula mais perdeu do que ganhou eleições presidenciais, assim um terceiro mandato , pelo andar da carruagem seria, no meu modesto ponto de vista, altamente improvável.
Ainda mais que ele já gastou por conta do pré-sal, e a maré se mostrou desfavorável para a Petrobrás.
Seria muito melhor estratégia ter debatido com a sociedade, hoje muito mais politizada graças à debacle da grande mídia, as opções viáveis de desenvolvimento e do papel do Estado com a sociedade e cobrar maturidade desta nas escolhas, na hora do pleito. Não fez isso e agora arcará com o peso da escolha, pelo bem e pelo mal.
Follow the money, follow the power.
"Sonhada candidatura de Ciro Gomes", que nada, o real negócio do Sr. Weber é o tal do Márcio França, grande expoente aliado na defesa tucana invicta, desde os tempos do Geraldo, no bloqueio contra a instalação de CPI`s indesejáveis na ALESP.
O projeto era similar ao "gambito da Sonsinha", atender ao Serra com um segundo vertedouro (o primeiro já tinham conseguido com a Marina) e de quebra anabolizar o deputado vicentino com vistas a futuros vôos executivos estaduais.
Lula deixou-os, todos, pendurados no pincel, restando apenas esse desavisado e solitário corregilionário a exercitar seu jus sperneandis, de direito, aqui no blog do Nassif.
o profeta do passado
você não pode vencer a morte, mas você pode vencer a morte em vida, às vezes. Charles Bukowski
Se o Ciro não ganhou nem disputa interna no partido como vc acha que ele teria condições de ganhar fazer"barba, cabelo e bigode" ?
Menos ... bem menos!
Você deve ser novo aqui na discussão, mas já lhe adianto que o Lula usou métodos pouco ortodoxos para torpedear a candidatura do Ciro, basta ver o imbroglio que está lá no Ceará.
Follow the money, follow the power.
Alexandre Weber,
Sorry,mas:
kkkkkk!
E não venha dizer que sou nova neste blog ,pois eu o frequento desde o início,né Nassif?
E outra coisa ,pérlos ou não dos que comentam aqui tb devem ser respeitados assim como o senhor quer respeito.
Respeitosamente.....
Só se for largando a política e trabalhando num salã de beleza masculino.
"Tudo me é lícito mas nem tudo me convém" Contra o Preconceito e a Discriminação, o repúdio e a Lei.
Vai me desculpar, mas sinceramente, seu comentário não tem um pingo de relação com o fato das oposições perderem o rumo. Poderiam sim ser dignas, defenderem a privatização, o liberalismo econômico acoplado ao político, mas não. Esconderam FHC. É o cúmulo culpar o Lula por causa disso. É pura incompetência das oposições e ponto final.
Nassif, não vem não. FHC não faz falta pra ninguém.
caro João , o F H C , faz falta sim , é muito bom ele no debate , ao passo que o Serra , o que pensa esse cara ? Bater nele , é o mesmo que bater em bêbado .
Não faz mesmo... é isso que Lula quer... tiro no pé com calibre 12... nao sobra nada: Oposição manca, alaijada! incapz de andar sozinha!
O Nassif está é sacaneando o serra.
Volta do pêndulo? Nem em 100 anos fhc será esquecido. O sujeito é o joaquim silvério dos reis.
A população quer ele debaixo da terra, em um caixão dentro do outro - que nem o papa - para que não escape! E isso não vai mudar ao sabor do vento... ou tem muito admirador de joaquim silvério dos reis por aí?
fhc é o verdadeiro artífice da derrocada do psdb como partido da extrema-direita. Serra é apenas um clone desastrado.
Recentemente o figura esteve malhando Lula para um jornalista de extrema-direita e anti-castro em miami.
O Nassif quer dar corda ao fhc?
Acho ótimo.
Vai ficar lindo em volta do pescoço...
Durante seu governo FHC teve a astúcia de cercar-se de assessores como Sergio Mota. Quem assessora Serra?
"Quem assessora Serra?":
Alguem que nao sabe que um encontro com "artistas" (leia se "celebridades") requer leitura preliminar a respeito de direitos autorais.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Sérgio Motta deixou um bilhetinho para o FHC dizendo-lhe para que não se apequenasse. De que adiantou? FHC saiu do voverno muito menor do que entrou.
Então, FHC é o melhor que a direita nacional pode oferecer?Até os nossos vizinhos estão mais avançados politicamente: julgaram e condenaram os torturadores da ditadura e criaram a Ley dos Medios
A coisa tá tão preta que eu não duvido nem que o segundo turno tenha Dilma e Marina..
É como falou o Leandro Fortes. O Índio foi uma vingança de Cesar Maia, ehehe.
Parece que o candidato do governo quer escolher o que responder, como se já não estivesse até o pescoço com ataques pessoais contra adversários sem entrar no mérito e desqualificar o que foi dito.
Jogaram a toalha.
Follow the money, follow the power.
Por que devo votar em José Serra:
Precisei lutar muito e passar por cima de muita gente para chegar onde estou! Todo o meu esforço foi em vão, porque já não faço parte da elite e aqueles que eu solenemente ignorava quando esmolavam agora são insolentes e me olham de igual para igual, como seu eu fosse igual a eles.
Hoje não se consegue mais uma doméstica limpinha e barata! Até as negrinhas sumiram. Cismaram de estudar no tal de ProUni e inflacionaram o mercado. E aquelas que não estão fazendo curso superior estão em cursos técnicos ou profissionalizantes. Rosinalva, a minha ex-empregada doméstica está trabalhando como soldadora, pode? E Gracinha, a cozinheira? Meu Deus do céu! Não gosto nem de pensar. Ela pediu as contas, assim sem mais nem menos, depois de tudo que eu fiz por ela. E ainda por cima me processou na Justiça do Trabalho. Tive que pagar oito anos de repouso semanal. Minha sorte foi contratar um bom advogado e ter feito um acordo, senão aquela ingrata me quebrava. Arrumou um ponto comercial e abriu um restaurante popular com o meu dinheiro... Repouso semanal, tá! A desgraçada está lá naquele bairro, reformando a casa. Tem até carro do ano.
Também perdi meu jardineiro. A filha veio buscá-lo e o levou de volta a Pernambuco. Agora é vigia de um prédio. Outro dia me telefonou para avisar que vem a São Paulo nas férias, de avião e quer me visitar... Avião! É o fim do mundo mesmo.
Outra coisa que me incomoda é a falta de um bom pedreiro. Antigamente era só falar que estava pensando numa reforma e faziam fila na porta. Hoje eu tenho que ir telefonar para uma agência e entrar na fila se quiser um bom profissional – e caro! Não há mais pedreiro, pintor, carpinteiro, eletricista, nada! Cadê aquele bando de desocupados?
O trânsito está cada dia pior, por culpa do Governo Federal. Pobre agora tem carro e moto, tirando o sossego da gente de bem. É por isso que eu vou votar no Serra, para colocar essa gente toda em seu devido lugar, que é debaixo de minha sola...
Pois sim! Inclusão social é o raio que o parta!
E o pior é que tem muita gente que pensa assim mesmo.
Rsrsrsrsrsrs...
Muito bom! Parabéns!!
Vc foi muito lúcido, sarcástico e inteligente!
Um abraço!
Postar novo Comentário