Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A explicação do preconceito pelo baixo QIEnviado por luisnassif, seg, 06/02/2012 - 07:50
Por Erick M
Da Exame Preconceituosos são menos inteligentes, diz estudo O estudo revela que crianças com baixo QI estão mais dispostas a realizar atitudes preconceituosas quando se tornarem adultas
São Paulo - Um estudo feito pela Universidade de Ontario, no Canadá, parece ser bastante provocador. Apesquisa chegou à conclusão de que pessoas menos inteligentes - sim, isso é um eufemismo - são mais conservadoras, preconceituosas e racistas. O estudo revela que crianças com baixo QI estão mais dispostas a realizar atitudes preconceituosasquando se tornarem adultas. A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science. A descoberta aponta para um ciclo vicioso, em que esses adultos com pouca inteligência ‘orbitam’ em torno de ideologias socialmente conservadoras, resistentes à mudança e que, por sua vez, geram o preconceito. As pessoas menos inteligentes seriam atraídas por ideologias conservadoras, segundo o estudo, porque oferecem ‘estrutura e ordem’, o que dá um certo ‘conforto’ para entender um mundo cada vez mais complicado. "Infelizmente, muitos desses recursos também podem contribuir para o preconceito", disse Gordon Hodson, pesquisador chefe do estudo, ao site Live Science. Ele salientou ainda que, apesar da conclusão, o resultado não significa que todos os liberais são ‘brilhantes’ e nem que todos os conservadores são ‘estúpidos’. A pesquisa é um estudo de médias de grandes grupos, disse Gordon Hodson.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
3
-
Erick M
06/02/2012 - 08:07
Pois, então, o que já fazia parte do meu senso comum se comprova.
5
4
-
renato arthur
06/02/2012 - 08:13
Não creio muito nessas pesquisas em considerar preconceito e conservadorismo como burrice, mas estou supeitando que esses estudos foram realizados com os comentaristas que opinam diariamente...
5
5
-
João Aguiar
06/02/2012 - 08:32
Pesquisa do IPCSDk, Instituto de Pesquisa Ciências Sociais Dukrai constatou a mesma coisa no site do Nassif e no viomundo do Azenha, 100% dos comentaristas da direitona tem dificuldade cognitiva,...
5
6
-
José Carlos Lima
06/02/2012 - 08:37
Como eles poderiam ser inteligentes se são robôs que, como tais, obedecem a comandos, são cartesianos e buscam a "pureza" da raça ariana, como se fossem eles mesmos uns perfeitos do ponto de vista...
5
7
-
José Carlos Lima
06/02/2012 - 08:49
Marcelo, sim, e este coletivo de spin leitores já havia lido sobre este assunto na postagem "IBOPE liga homofobia a baixa escolaridade"
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ibope-liga-...
5
8
-
Sérgio Troncoso
06/02/2012 - 09:01
Não sei porque me lembrei de Raul Seixas, que não sei se por burrice ou inteligência, morreu relativamente cedo: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada...
5
9
-
Klaus
06/02/2012 - 09:13
Discordo. Até porque baixo QI nao significa necessariamente burrice. O preconceito vem de casa, ou da falata dela. A educação dada pelos pais ou por quem cria a criança é que molda o caráter da...
5
11
-
Martin.
06/02/2012 - 09:19
Mais inteligente ainda seria postar o link ORIGINAL do tal estudo... (Não o fazendo, fica o dito pelo não dito).
Assim que estiver disponível, terei prazer em compartilhar esta reportagem !!
Att....
5
12
-
Drinds
06/02/2012 - 09:43
Tem gente que vai surtar lendo essa pesquisa, ahahahahah
Já tem gente por aqui vestindo a carapuça, ahahhahaah!!!
5
13
-
foo
06/02/2012 - 09:45
"Não creio muito nessas pesquisas em considerar preconceito e conservadorismo como burrice"
O artigo não diz que "preconceito" está ligado a "conservadorismo"; aliás, se você fez esta leitura, é um...
5
14
-
Morales
06/02/2012 - 10:08
Uma das ideologias mais persistentes, na ciência produzida nos EUA, é a do determinismo biológico. Sempre que possível, buscam explicações genéticas para fenômenos eminentemente sociais.
Há poucos...
5
15
-
Daniel Campos
06/02/2012 - 10:15
No caso particular de Serra, FHC e etc, eles não agem sempre para prejudicar o país... Eles sempre agem em proveito próprio, prejudicar o país é só uma das muitas consequências.
E sejamos...
5
16
-
Roberto da Cruz dos Santos
06/02/2012 - 10:17
AL, vc só postou este video ai pq o cara que nele fala, por sinal, até certo ponto certo sobre o preconceito, tem um ódio visceral contra Lula e a esquerda, entendi
5
17
-
aleXandre
06/02/2012 - 10:41
postei a alguns dias o mesmo estudo numa reportagem do daily mail. mais exata e menos'politicmente correta" dizia com todas as letras ; "direitistas são menos inteligentes". não tem essa de...
5
18
-
Juan
06/02/2012 - 10:56
Antes de mais nada, e para evitar malentendidos, me considero de esquerda.
Por boa parte do século XIX e XX vários que se julgavam mais inteligentes inventaram diversas formas de medir a inteligência...
5
20
-
Helio J. Rocha-Pinto
06/02/2012 - 11:18
A "sua" escala de valores, o que implica em seu senso comum, tanto quanto o do leitor que você criticou.
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Um exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=HHZ0ynZvR4A
hahahahah... essa foi ótima!! O "douto" deputado achou que se o cara fosse careca ao invés de ser cabeludo ele escreveria "exigimos" com "J"...
Isso deve ser "cultura cabeleirística" que ele deve ter aprendido com sua genitora, quando esta frequentava a "casa da luz vermelha"... hehehehe...
Alias, como é que um cara desses chega a ser deputado? Acho que nem o Tiririca daria uma mancada dessas!
Tá explicado...
Esta vai dar pano pra manga...
Marcelo, sim, e este coletivo de spin leitores já havia lido sobre este assunto na postagem "IBOPE liga homofobia a baixa escolaridade"
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ibope-liga-homofobia-a-baixa-escolaridade?page=1
OOO http://www.advivo.com.br/user/13544 Juriti do Cerrado http://www.advivo.com.br/user/7757 Tatu Bola http://www.advivo.com.br/user/3084 D http://www.advivo.com.br/user/7514 Spin http://www.josecarloslima.blogspot.com
Pois, então, o que já fazia parte do meu senso comum se comprova.
Erick
" meu senso comum" ou seja, seu preconceito.
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.
Bem no espírito do artigo, Sr. Liberal, o Sr. poderia explicar quais são os critérios que o Sr., ou o Nelson Rodigues (se é que ele disse isso mesmo) ou qualquer outra pessoa usa para discernir o que não presta daquilo que presta?
Escala de valores, cultura, ética, moral.
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.
A "sua" escala de valores, o que implica em seu senso comum, tanto quanto o do leitor que você criticou.
Preconceito e juizo de valores são coisas MUITO diferentes.
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.
vestiu a carapuça até os pés kkkkk
você não pode vencer a morte, mas você pode vencer a morte em vida, às vezes. Charles Bukowski
Não creio muito nessas pesquisas em considerar preconceito e conservadorismo como burrice, mas estou supeitando que esses estudos foram realizados com os comentaristas que opinam diariamente na nossa midia por isso tanta certeza. Aí não há como errar.
"Não creio muito nessas pesquisas em considerar preconceito e conservadorismo como burrice"
O artigo não diz que "preconceito" está ligado a "conservadorismo"; aliás, se você fez esta leitura, é um claro sinal de preconceito. (O que não significa falta de inteligência -- significa apenas que você tem um ponto de vista que pode ser revisto.)
"mas estou supeitando que esses estudos foram realizados com os comentaristas que opinam diariamente na nossa midia"
Tem muita gente aqui no blog que é extremamente preconceituosa -- contra tucanos, conservadores, etc. Estas pessoas parecem ter uma crença de que políticos como FHC, Alckmin e Serra sempre agemcom o intuito de prejudicar a população ou o país.
Pensando nisso, eu proponho um teste para avaliar o nível de preconceito dos participantes do blog: o sucesso do Governo Lula pode ser atribuido, em parte, à herança positiva do governo FHC?
---
Se a sua resposta foi automática -- sim!!! ou não!!! -- este é um sério sinal de idéias preconcebidas que poderiam receber um pouco mais de reflexão.
Mas não se preocupe -- todos nós somos, em maior ou menor grau, preconceituosos. Burrice é a incapacidade de rever nossos conceitos.
No caso particular de Serra, FHC e etc, eles não agem sempre para prejudicar o país... Eles sempre agem em proveito próprio, prejudicar o país é só uma das muitas consequências.
E sejamos francos nesta questão de "heranças": A única coisa boa que o governo FHC deixou foi o controle da inflação, e ainda assim por um preço muito, muito alto. E a idéia nem foi dele na verdade, veio prontinha do exterior e ele se apropriou dela. Ah, mas o estoque de "heranças malditas" foi amplo: Privatizações "de pai para filho", agências "reguladoras" que só servem para proteger quem elas deveriam fiscalizar, criminosos de toga estrategicamente colocados no STF para impedir qualquer tentativa de desfazer estas últimas, tentativas de desmantelar empresas estratégicas, fora as fortíssimas suspeitas - para mim, certezas - de crime de alta traição contra o país. Fosse esse um país sério e de povo que não tivesse sangue de barata, FHC estaria neste momento pendurado pelo pescoço. Literalmente.
Concluindo, existe sim preconceito contra pessoas de direita (e deve concordar que eles dão motivos para tal). Mas dizer que é "preconceito" querer a cabeça dos que eu citei acima já é demais.
Faço minhas as suas sábias palavras.
Pesquisa do IPCSDk, Instituto de Pesquisa Ciências Sociais Dukrai constatou a mesma coisa no site do Nassif e no viomundo do Azenha, 100% dos comentaristas da direitona tem dificuldade cognitiva, comentários repetitivos e reações aflitivas, só pra rimar. Vale pros microcéfalos daqui e alhures (chic, né?) o descrito abaixo, no que couber a carapuça.
11 weeks ago @ Viomundo - O que voc&e... - Caio Toledo: Folha rea... · 4 replies · +14 points
a desonestidade de richard smith, intelectual que se saiba, é antropológica. um capiau suburbano soterrado com uma avalanche de questões que não consegue responder e espremido por uma massa emergente, espirra que nem batata no espremedor e cai no colo rijo que todo pequeno burguês aspira, da bela, dura e penetrante falange direitista. Daí dá asas à sua pobreza mental aqui no viomundo em tópicos de uma linha que pretende provocativos, mas nada além de ofensivos, alguns textos longos desarticulados com tópicos e, excepcionalmente, um texto mais elaborado, mesmo que num viés direitista, denunciado depois aqui como plágio. A desonestidade intelectual de ric precede no uso de vários codinomes, falsário multifacetado descartável, roto e esfarrapado.
você não pode vencer a morte, mas você pode vencer a morte em vida, às vezes. Charles Bukowski
Isto é puro preconceito!
A única coisa que os senhores de bom grado dão aos escravos é a esperança. (Albert Camus)
Edmilson, pensando nisso acabei de criar o coletivo deles
http://spinpreconceituoso.blogspot.com/
OOO http://www.advivo.com.br/user/13544 Juriti do Cerrado http://www.advivo.com.br/user/7757 Tatu Bola http://www.advivo.com.br/user/3084 D http://www.advivo.com.br/user/7514 Spin http://www.josecarloslima.blogspot.com
Como eles poderiam ser inteligentes se são robôs que, como tais, obedecem a comandos, são cartesianos e buscam a "pureza" da raça ariana, como se fossem eles mesmos uns perfeitos do ponto de vista sexual, humano...
Então tá...
OOO http://www.advivo.com.br/user/13544 Juriti do Cerrado http://www.advivo.com.br/user/7757 Tatu Bola http://www.advivo.com.br/user/3084 D http://www.advivo.com.br/user/7514 Spin http://www.josecarloslima.blogspot.com
excelente peça provocativa!!!! Digna de ser postada no blog do Azevedo.
E eu rio.
Mais uma pesquisa patrocinada pelo Captain Obvious
A próxima vai chegar a conclusão que se as pessoas não comerem vão morrer de fome.
Visitem o Blog Ponto & Contraponto. Twitter: @len_brasil Robozinho do blog: @pontoXponto
Não sei porque me lembrei de Raul Seixas, que não sei se por burrice ou inteligência, morreu relativamente cedo: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".
Um abraço.
Sérgio Troncoso
Então está explicado o "porquê" dos demo-tucanos serem racistas e preconceituosos....
Discordo. Até porque baixo QI nao significa necessariamente burrice. O preconceito vem de casa, ou da falata dela. A educação dada pelos pais ou por quem cria a criança é que molda o caráter da pessoa. O artigo em si já é preconceituoso para com os ditos "baixo QI".
Deixa eu entender a sua afirmação Klaus? a pessoa aprende em casa valores equivocados, amadurece, não os questiona ou avalia por ele mesmo, ficando com a opinião dos pais eternizada e você quer que nós acreditemos que essa pessoa pode ter QI alto e só mantém por culpa da "criação" que teve? Quem segue opinião pronta sem questionar é a manada, meu caro. quanto mais capacidade cognitiva mais você vai questionar sua "EDUCAÇÃO" seja escolar, seja doméstica.
Visitem o Blog Ponto & Contraponto. Twitter: @len_brasil Robozinho do blog: @pontoXponto
Ah, e outra coisa, Preconceito, Racismo e Conservadorismo são questões de conceito e não de caráter, portanto não há qualquer tipo de preconceito contra pessoas de baixo QI na afirmação. As pessoas que são preconceituosas, racistas e conservadoras podem ser pessoas de boa fé ignorantes.
Visitem o Blog Ponto & Contraponto. Twitter: @len_brasil Robozinho do blog: @pontoXponto
Caro Len,
Talvez eu não tenha me expressado muito bem. Claro que as pessoas com o amadurecimento podem mudar conceitos e valores que lhes foram passados pela família. Mas a educação e os exemplos do pais são fundamentais para que elas possam crescer sem os preconceitos. Não sou psicólogo, mas penso que na presença dos meus filhos se eu tiver um comportamento preconceituoso, isso tende a ser repetido pela criança, ou não?
A entrevista com o chefe da pesquisa.
"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.
AL, vc só postou este video ai pq o cara que nele fala, por sinal, até certo ponto certo sobre o preconceito, tem um ódio visceral contra Lula e a esquerda, entendi
Postar novo Comentário