Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A desintegração fútil do PSDB e a crise ideológica do PT, por JânioEnviado por luisnassif, ter, 26/04/2011 - 09:43Folha de S.Paulo - Janio de Freitas: As ideias sumidas - 26/04/2011 JANIO DE FREITAS As ideias sumidas O PSDB está em crise, mas em nenhum momento sua posição ideológica foi posta em questãoO COMENTÁRIO DE LULA que identifica no PSDB uma "crise de identidade ideológica" é incorreto em relação ao PSDB. Parece resultado de um desvio ótico do ex-presidente. O único problema que o PSDB não demonstra é o de falta de coerência ideológica. Esse mal é visível no PT, é o que nele esquenta as tantas correntes e confrontações internas, por mais que os petistas procurem não as tornar públicas. O PSDB discute a absorção do DEM, ideia lógica que não provoca entusiasmo de um lado nem do outro, dadas as disputas regionais. Mas por si só indica a permanência da definição ideológica concretizada quando o candidato Fernando Henrique Cardoso aliou-se ao PFL/DEM e deu-lhe a Vice-Presidência. Ruptura com tudo o que houvesse ainda de ideologia social-democrata, como seu governo confirmaria, sem concessão alguma às ideias da origem. O PSDB está em crise, mas em nenhum momento sua posição ideológica foi posta em questão. Nem sequer quando José Serra precisava buscar um sentido para sua candidatura amorfa. O PSDB limitou-se a aceitar a crise como o desenrolar de um definhamento, agora já de uma desintegração fútil, idêntica às dos pequenos partidos. Nada de dissonância ideológica. A primeira iniciativa de debate da situação do partido foi o recente artigo-manifesto de Fernando Henrique. Os correligionários responderam com a inércia, para não dizer com descaso. No longo texto, de qualquer modo, não se vislumbram críticas ou propostas relativas à identidade ideológica do PSDB. O que pareceria uma introdução ao tema eram apenas considerações sobre táticas eleitorais. Na essência, de confirmação, e não de reavaliações, da fisionomia ideológica do partido. Nisso incorrendo até no escorregão, costume do autor, do "povão" à margem do eleitorado a ser pretendido pelo PSDB. São vários os fatores de desestabilização do partido, menos ou mais expostos. Um dos mais importantes, senão o mais, é o enfraquecimento, na política, dos peessedebistas de São Paulo em um partido substancialmente paulista. Fora da corrente paulista, e com a exceção recente de Aécio Neves, peessedebistas só obtiveram realce no partido se associados ao grupo dominante, como prestador de serviços. Hoje o PSDB é um partido povoado, porém vazio. Pelo lado externo, os peessedebistas sofreram perda ponderável do seu eleitorado, com a abertura feita por parte da classe média para aceitar Lula, depois aplaudir seu governo e prosseguir com Dilma, já o provam as pesquisas. O PT, por sua vez, tem quantidade excessiva de faces. Absorveu, pelo silêncio contrariado ou não, a apropriação feita por Lula de pedaços ideológicos do PSDB, explicitados pelos dois em suas políticas econômicas. E apropriação de modos do PMDB, e do PP malufista hoje PR, e do que mais passasse ao alcance de suas ofertas e dádivas. No outro prato, políticas assistencialistas a que o petismo sempre se opôs por motivos ideológicos. Pelo lado de dentro, desde corrente paloccista a correntes que falam em socialismo, e, falando ou não, justificando todo o contrário. Táticas, dizem. Mas identidade ideológica, não.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
Odda
26/04/2011 - 10:00
O psdb está ruindo. Segundo antiga profecia, será brevemente um partido nanico. E este senhor vem dizer que o problema é no PT. Ora, faça-me o favor. Realmente a imprensa amestrada é fogo.
5
2
-
Guilherme Souto
26/04/2011 - 10:00
Como não tem crise. Porque então os anos fhc não foram defendidos pelos tucanos nas últimas eleições?
Esse país é uma barafunda, e o senhor Clóvis Rossi, do alto da posição na Folha, ajuda a piorar.
5
3
-
Jaime Balbino
26/04/2011 - 10:07
O Janio está muito dentro do PSDB e muito fora do PT para compreender a crise ideológica da qual falou Lula e que iniciou seu artigo. A campanha reacionária de Serra, o rejeitado texto de FHC, a...
5
4
-
Lidia Mendonça
26/04/2011 - 10:23
Coitado do Clóvis Rossi. Apanha até quando não tem a culpa. Janio de Freitas escreveu.
Enquanto o homem não entender que não são apenas as coisas materiais que são passíveis de entropia, não poderá...
5
5
-
Bento de abreu
26/04/2011 - 10:25
O PP do Maluf continua PP, não virou PR. O que virou PR foi o PL, como passa um furo desse tamanho no artigo?
5
6
-
alcir rosa nunes
26/04/2011 - 10:27
Esse tal janio é um jênio! Concordo com ele quando diz que o psdb não tem crise ideológica, isso é correto. Quase todos sabem quel é a ideologia deles, ela é imutável, está no DNA. O problema é que...
5
7
-
ruyacquaviva
26/04/2011 - 10:27
Olha, eu não me considero especialista em nada e nem tenho muito conhecimento. Mesmo assim posso afirmar com a mais profunda convicção que esse artigo é um disparate.
Enquanto o PT se ...
5
8
-
Remindo Sauim
26/04/2011 - 10:49
A esquerda (PT e outros) sempre teve sua ideologia baseada na distribuição do bolo e participação dos movimentos sociais, enquanto a direita (PSDB, DEM e outros) sempre foi de manter o país a...
5
9
-
Roger Dutra
26/04/2011 - 10:58
Ao falar do PT, o Jânio de Freitas confundiu pensamento único com unidade ideológica. De todo modo, não vale jogar todo o Jânio de Freitas ao lixo apenas por uma e outra análise infeliz.
5
10
-
lalo
26/04/2011 - 11:06
Ué, desde quando as divergências ideológicas no âmbito do PT passaram a ser novidade? Novidade, mesmo, é a desintegração do PSDB, mas parece que até aqueles que mantém uma certa...
5
11
-
Paulo Villas
26/04/2011 - 11:10
Bem , se o PSDB não está em crise como afirma o articulista , certamente uma grande parte do seu eleitorado está , ou estará , depois de ler êsse artigo , e constatar que a aura...
5
12
-
Joao Carlos RB
26/04/2011 - 11:16
A crise ideológica foi bem definida pelo Bresser, ao sair so PSDB. É o PT que atualmente defende a social-democracia (o SD na sigla do PSDB) e que a transição do PT de um partido revolucionário para...
5
13
-
João Aguiar
26/04/2011 - 11:19
erro crasso do comentarista, mas afinal é tudo a mesma coisa.
5
14
-
Luiz Alves
26/04/2011 - 11:31
O PT perdeu a muito tempo a sua proposta socialista, virou centro-direita.
Vide programas implementados e comportamentos dos seus ministros, como o da Comunicação, deveria sim, é ir para o PSDB....
5
15
-
claudio rosa
26/04/2011 - 11:50
Como sempre faz o Jânio, na veia.
Que crise ideológica tem o PSDB? Continua o que sempre foi, independente do rótulo "social democrata", mercadista, neoliberal, financista, etc, etc. Tem falta de...
5
16
-
Carlos Filho
26/04/2011 - 12:28
Quando eu assinava a FSP, até há alguns anos atrás, o Jânio de Freitas era bem mais interessante e destoava da mesmice rancorosa anti-petista daquele matutino.
Parece que ele acabou contaminado pelo...
5
17
-
Anarfa Beto
26/04/2011 - 12:29
A critica ad hominen do Janio ao PT é só isto mesmo: Uma bufada do capado qiue se sente encurralado pelo cutelo que se aproxima.
Coisa triste quando lhe falta o chão sob os pés,...
5
19
-
TIRA DO MIRA
26/04/2011 - 12:39
Depois de ler todos os comentários acima , fico com a impressão que embora metade tenha defendido o Jânio e a outra metade condenado seu pensamento , todos estão simplesmente defendendo seu ponto de...
5
20
-
Carlos I
26/04/2011 - 12:50
Ora bolas ! Afirmar que o PT perdeu a sua identidade ideológica, porque Lula, para tornar viável a sua Admi nistração -porque tinha escassa e flutuante maioria no Senado...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
O psdb está ruindo. Segundo antiga profecia, será brevemente um partido nanico. E este senhor vem dizer que o problema é no PT. Ora, faça-me o favor. Realmente a imprensa amestrada é fogo.
Janio diz que só o PT tem correntes internas e problemas ideológicos. O quê significa então o fato do FHC fazer um discurso ideológico sobre qual deveria ser o "novo" foco do partido (sem o povão) e vários políticos filiados negando ou tentado reinterpretar as palvras dos ex-presidente? E as brigas cada vez mais expostas no clã paulista entre Serristas e Alckimistas?
Como não tem crise. Porque então os anos fhc não foram defendidos pelos tucanos nas últimas eleições?
Esse país é uma barafunda, e o senhor Clóvis Rossi, do alto da posição na Folha, ajuda a piorar.
Coitado do Clóvis Rossi. Apanha até quando não tem a culpa. Janio de Freitas escreveu.
Enquanto o homem não entender que não são apenas as coisas materiais que são passíveis de entropia, não poderá entender ao mundo. Apenas viverá se indignando, morrendo aos poucos com o mal estar e a queimação da sua própria irritação interna.
PT e PSDB são manifestações do ser social. Este está em degradação entrópica. Ou muda ou a sua morte a e de tudo aquilo que lhe está relacionado, o acomete. Basta ver os exemplos pelo mundo todo, ou a futura tomada do pensamento conservador na Europa não nos diz respeito? Se não nos acautelamos, em breve a Última Guerra Mundial estará batendo nas portas do mundo.
O PP do Maluf continua PP, não virou PR. O que virou PR foi o PL, como passa um furo desse tamanho no artigo?
erro crasso do comentarista, mas afinal é tudo a mesma coisa.
você não pode vencer a morte, mas você pode vencer a morte em vida, às vezes. Charles Bukowski
Guilherme
A sua colocação é perfeita, mas não é o Clóvis Rossi, e sim o Jânio de Freitas.
Se bem que o Clóvis merece porrada mesmo quando não escreve.
É aquela história apanha por antecipação, sem saber porque.
o pt é um salada ideologica do estado e o psdb um prato cheio da ideologia do mercado. o pt flexivel pra o mercado o psdb inflexivel pra o estado. o pt um partido em ascensão eleitoral o psdb em queda estrutural. o pt um vulcão onde a lama da corrupção ainda não explodiu totalmente. o psdb foi, é , e sempre será um atentado aos cofres públicos. enfim, os partidos paulistas ainda pensam que o brasil é são paulo.eo povo. ora o povo que povo. essa é a atual dicotomia burguesa de governabilidade. tenho dito. pois alguem já dizia isso.
SERRA E ALCKMIN: A CORDA E O PESCOÇO
Serra & Kassab deram mais um giro na política de destruição do PSDB de SP criando um cenário de guerra fratricida no coração do governo Alckmin. O esvaziamento municipal das bases do partido, iniciado na semana passada com a saída de sete vereadores da legenda, teve novo capítulo nesta 2º feira com a desfiliação de Walter Feldman, um dos fundadores da sigla e serrista notório. Jogado às feras pelo desafeto, Alckmin revira o saco de maldades, amplo, e expõe à luz do sol as mazelas entranhadas na administração serrista nas áreas da educação, transportes, urbanismo etc. A autópsia do ‘grande gestor' ganhou contornos de crime de prevaricação e talvez explique o revide dos serristas no final da tarde da 2ºfeira , com a saída de Feldman. Segundo a insuspeita 'Folha de SP' (25-04) Alckmin desativou um gigantesco esquema de ‘terceirização' de recursos educacionais que deveriam servir à rede pública mas foram transferidos pela dupla Serra & Paulo Renato a convênios privados na prestação de serviços de ensino de inglês. Detalhe da ‘eficiência do projeto': serviços terceirizados para aulas não obrigatórias, fora do horário regular dos estudantes. Custo do acepipe aos cofres públicos: R$ 41 milhões por ano. Total destinado a mesma finalidade nos centros de inglês do Estado (sim, eles existem): R$ 810 mil. Em síntese, Serra e Paulo Renato gastaram R$ 507 reais por aluno fora da rede num projeto no mínimo mal desenhado. Reservaram ao ensino público equivalente R$ 14 por aluno. É a velha metodologia tucana: sucatear o que é público para legitimar o privado. A guerra suja dentro do PSDB de São Paulo soa como um balão de ensaio: Serra quer se impor nacionalmente como única alternativa tucana em 2014. Seus métodos são conhecidos. A disputa assume contornos de uma embate sem volta entre a corda e o pescoço. Resta saber quem será o pescoço.
O Janio está muito dentro do PSDB e muito fora do PT para compreender a crise ideológica da qual falou Lula e que iniciou seu artigo. A campanha reacionária de Serra, o rejeitado texto de FHC, a sangria de quadros do partido e a completa falta de discurso é apenas crise pragmática?
Não se pode mudar naquilo que não se tem mais. O PSDB está sem rumo porque perdeu os princípios há muito tempo. E a capacidade de análise também: confundir conservadorismo reacionário como sendo o desejo fundamental da nova classe média é pobre demais. E o texto de FHC insiste em ligar essas duas coisas e afirmar o sectarismo como a melhor estratégia da oposição sobreviver.
FHC deve se mirar no partido de Le pen, na França.
PSDB
A direita que não ousa dizer o nome.
Achei muito interessante a analize do Sr. Janio Freitas. Ao tentar combater o PT politicamente e sobretudo Lula, acaba fazendo uma "salada" sociológica e profundas impropriedades ideológicas. Acho tambem que o PSDB segue coerente com sua linha ideológica, prova mais cabal são os pronunciamentos "barrocos" mas coerentes do Sr. FHC. Deixa muito claro, seu papel como o principal partido de Direita no Brasil, indo de um Liberalismo Democrático encabulado para um Liberalismo Conservador mais "escrachado". Apenas Sr. Janio, o partido como um todo insiste em não assumir esse papel, alias, muitos "analistas" e "cientistas" politicos tambem não o fazem. Isso é "desorientação" identitária ou não?. Sua desintegração não é fútil e sim politico-ideológica. O PT não tem crise identitária nenhuma e nem copiou nada do PSDB, até porque o PSDB nunca foi um partido social democrata. O PT nasceu sim, sem o monolitismo doutrinário dos antigos partidos de esquerda como o nosso PCB, que pagou caro se desintegrando quase todo no caricato PPS. O sentido libertário do PT abriga varias correntes de opinião, como a principal a social democrata. Hoje essa corrente é majoritária e exerce uma legitima Social Democracia, alicerçada nos movimentos sociais, sobretudo sindicais. A estratégia Socialista nunca saiu do horizonte petista. As alianças feitas, táticas necessárias, para as transformações conservam no entanto a estratégia hegemonica. O PT sabe, diferente dos antigos partidos de esquerda e de alguns "academicos" fundamentalistas, que não se faz nenhuma transformação social sem "povo", sem "massa". E é por isso que o PT é hoje reconhecido aqui, pela maioria da sociedade e se consolidou como um dos mais respeitados partidos de esquerda, contemporaneos. O PT, sem dúvida, sem nenhuma confusão identitária, representa a esquerda brasileira, com uma atuação social democrata, sem perder o rumo ao socialismo.
Disse tudo.
E o Jânio poderia ter se restringido à analise da crise do PSDB.
Ao falar do PT, apenas repetiu os clichês que são repetidos ad infinitum no pig, quais sejam, é um amontoado de correntes de esquerda e nem tanto, que fecham em torno da liderança do Lula que alcançou o poder utilizando o modelo econômico do FHC, fazendo uso do fisiologismo dos partidos adesistas e acresentando um assistencialismo mais eficiente.
No caso do Jânio não acho que seja má-fé, partidarismo ou incapacidade intelectual. Acho que é preguiça de analisar profundamente como o Brasil mudou com o governo Lula, sem seguir a agenda do PSOL ou do PSTU
Juliano Santos
É isso aí, Carlos! Dou risada quando alguém aponta, geralmente de modo depreciativo, para a variedade de correntes e eventuais conflitos ideológicos do PT, quando essa é justamente uma das maiores qualidades de um partido que se pretende hegemônico em um Estado democrático.
"Ou o Brasil acaba com a mídia canalha, ou a mídia canalha acaba com o Brasil"
Esse tal janio é um jênio! Concordo com ele quando diz que o psdb não tem crise ideológica, isso é correto. Quase todos sabem quel é a ideologia deles, ela é imutável, está no DNA. O problema é que eles próprios não assumen essa ideologia! A verdadeira crise deles é psiquiatrica, de auto aceitação! Eles não podem assumir o que realmente são, pois isso vai contra os interesses dos quais eles representam, logo, haja crise existencial.
Alcir
Olha, eu não me considero especialista em nada e nem tenho muito conhecimento. Mesmo assim posso afirmar com a mais profunda convicção que esse artigo é um disparate.
Enquanto o PT se mantém unido em torno de um projeto nacional de caráter nitidamente social-democrata, o que não vai de forma alguma contra a origem trabalhista do partido, o PSDB tem a social-democracia só no nome, apresentando em geral um neoliberalismo ainda mais radical que o do DEM, tentando mimetizar-se de governista (lembro do Serra tentando confundir-se como "candidato do Lula") e frequentemente descambando para a extrema direita (Lembrando Serra na versão carola, acusando a adversária de defender o aborto).
É evidente que o PSDB está em crise total, ideológica inclusive, sem rumo e sem saber o que fazer.
O PT tem seus problemas sim, não é perfeito de forma alguma, mas está longe da crise ideológica de que fala o missivista. O projeto político do PT está em pleno desenvolvimento, dando unidade ao partido. O Governo Dilma apresenta-se como uma continuidade sem continuísmo, como uma evolução natural do projeto implantado pelo governo Lula e ancorado no PT juntamente com partidos aliados. O autor procura apresentar a aliança com outros partidos para governar como se fosse capitulação ideológica através do termo "apropriação de modos", que não quer dizer nada.
Será que o Jânio de Freitas acha que vai convencer alguém com essa conversinha mole? É desespero de causa, desrespeito pela inteligência dos leitores ou "wishful thinking"? Talvez um pouco de cada coisa.
A esquerda (PT e outros) sempre teve sua ideologia baseada na distribuição do bolo e participação dos movimentos sociais, enquanto a direita (PSDB, DEM e outros) sempre foi de manter o país a disposição de uma elite minoritária e tratar os movimentos sociais e sindicatos como caso de polícia. A ideologia do PT não só continua como venceu a da oposição que agora se esfacela por ter sua ideologia perdido o apelo eleitoral. As outras coisas que a imprensa colocava como ideologia do PT são apenas bobagens para assustar os brasileiros. Este Jânio de Freitas não percebeu isso.
Esse texto do Janio de Freitas parece coisa terceirizada. O estilo do Janio prima pela clareza e simplicidade, mas esse aí está mais para aquelas pataquadas do FHC: cinzento, gelatinoso, confuso e sem clareza. Ele deve ter acordado com enxaqueca.
"O estilo do Janio prima pela clareza e simplicidade..."
???
O Janio de Freitas é qualquer coisa, menos clareza e simplicidade. E nesse texto até que está simples.
Ao falar do PT, o Jânio de Freitas confundiu pensamento único com unidade ideológica. De todo modo, não vale jogar todo o Jânio de Freitas ao lixo apenas por uma e outra análise infeliz.
Ué, desde quando as divergências ideológicas no âmbito do PT passaram a ser novidade? Novidade, mesmo, é a desintegração do PSDB, mas parece que até aqueles que mantém uma certa independência e imparcialidade tem medo de enfiar a mão nessa cumbuca.
Querem saber, nem li, a pena deste senhor é porta voz de quem é contra os interesses do Brasil!
Respeitem Lula, o Estadista que Ergueu o Brasil - União e Olho Vivo
Bem , se o PSDB não está em crise como afirma o articulista , certamente uma grande parte do seu eleitorado está , ou estará , depois de ler êsse artigo , e constatar que a aura esquerdista do partido é apenas charme.
A crise ideológica foi bem definida pelo Bresser, ao sair so PSDB. É o PT que atualmente defende a social-democracia (o SD na sigla do PSDB) e que a transição do PT de um partido revolucionário para um partido social-democrata já era esperada desde a sua fundação, pois acontecera em todos os países europeus que tiveram partidos similares.
Devemos lembrar que social-democracia é uma ideologia de esquerda. É o PSDB que abandonou esses ideias para adotar uma ideologia de direita conservadora (porque não existem liberais no Brasil) e, muitas vezes, reacionária.
na ancia de segura o barco (psdb) acima d agua, janio comete equivocas crasos, tucanos nao sabem mais se defendem mercado internacional como fhc, se alinham aos movimentos sociais, se viram centro admistram os dois lados, se vira direita reacionaria (campanha serra varios destes elementos), no governo fhc arrocho salarial, desemprego, desmonte do estado, 65% das 500 maiores empresas nacionais desnacionalizadas, capital estrangeiro beneficiado, no governo mario covas, semelhante, arrocho, desmonte estado principalmente saude, educacao e na infraestrutura transferencia capital estrangeiro com aumento custo violentes, teles, energia, transporte. o pt nao tem nem nunca teve (direcao majoritaria incluindo lula) crise ideologica, sempre foi social democrata a la europa, fortalece estado como indutor, favorece grandes conglomerados (multis brazucas) e faz politica de compensacao e distribui melhor renda.
sempre terao os que dirao:`"pt defendia moratoria divida externa" uma coisa é o mundo antes do tal neoliberal meados de 80, com tacher e nixon, outros pos 90 quando relacoes comerciais ja estavam interligadas internacionalmente, ate governo sarney decretou moratoria naquela epoca, era possivel, hoje consequencias sao maiores, neste caso nao foi pt que mudou, foi realidade, politica dele se manteve.
Jânio de Freitas, assim como a maioria dos outros 'colonistas' do PiG, não entende nada de PT. E olha que muitos são ex-petistas.
Janio de Freitas, como sempre, na vanguarda das análises vazias... Se espremer o texto dele não dá meia colher.
Demóstenes Torres na cadeia: uma campanha pelo bem do Brasil!
O único partido coerente com sua ideologia é o PPS... Ah, e o PMDB!!!
Hehehhe...
Tirando a trollagem acima, fico com o comentário do João Carlos RB; pra mim, na mosca...
ANTIFA!
O PT perdeu a muito tempo a sua proposta socialista, virou centro-direita.
Vide programas implementados e comportamentos dos seus ministros, como o da Comunicação, deveria sim, é ir para o PSDB.
Todos os programas formulados foram por céu, ao vento, praticamente nenhum foi implementado.
Sonhar, ter utopia no PT já era, só pragmatismo é o que vale.
Vai inchar não, jáinchou o partido de militantes oportunistas e pagos, em detrimento dos voluntários que ajudaram ao partido ser o que é.
Partido dos trabalhadores, será? Neste momento está mais para empresários, banqueiros, industriais e ruralistas do que para trabalhador. Me engana que eu gosto!
É realmente... Fazer o maior programa de distribuição de renda do mundo, tirar dezenas de milhões de pessoas da miséria, colocar outras tantas dezenas de milhões na classe média, aumentar a massa salarial, recuperar o salário mínimo, fazer o maior programa habitacional já visto no País, atingir recordes seguidos de geração de empregos, fortalecer a capacidade de negociação dos sindicatos, fortalecer a agricultura familiar e outras "coisinhas" desse tipo não tem mesmo nada a ver com um partido dos trabalhadores...
E a meta da Dilma de acabar com a miséria extrema no Brasil em quatro anos é coisa muito elitista para você.
Por essas e outras do mesmo tipo pode-se perceber o tamanho da crise ideológica do PT.
(é melhor não contrariar para não piorar o estado mental do cidadão)
A sua foi a única análise sensata. Dizer que o PT não mudou de lado é apenas torcida. O Jânio pode estar errado ao dizer que o PSDB não vive uma crise ideológica. Mas é inegável que esta crise atinge também o PT. Vamos só esperar alguns reveses para que as divergências aflorem.
O governo Dilma parece bem pior que o de Lula. Alguns traços mais progressistas do governo Lula vem sendo rapidamente abandonados. Um partido que comprou deputado para votar numa agenda da direita é o quê?
Postar novo Comentário