Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A corrupção nos Estados UnidosEnviado por luisnassif, dom, 08/05/2011 - 16:18
Por DanielQuireza
Muito bom artigo no Estadão, sobre corrupção nos países de primeiro mundo. Para quem pensa que isso só existe no Brasil... A onda global de crimes corporativos Nos países desenvolvidos, a ligação cada vez maior entre políticos e grandes empresas causa uma rotina de subornos, fraudes e negociatas de dar inveja às nações mais pobres 08 de maio de 2011 | 0h 00 Jeffrey D. Sachs, do Project Syndicate - O Estado de S.Paulo O mundo está se afogando em fraudes corporativas e o problema parece ser mais grave nos países mais ricos, aqueles que supostamente contam com um "governo responsável". Os governos dos países pobres, provavelmente, aceitam mais subornos e cometem mais crimes, mas é nos países ricos - anfitriões das empresas multinacionais - que as infrações de maiores proporções são observadas. O dinheiro move montanhas e está corrompendo políticos em todo o mundo. É difícil que haja um dia em que não venha à tona um novo caso de práticas administrativas questionáveis ou ilegais. Ao longo da última década, todas as firmas de Wall Street pagaram multas significativas por causa de algum episódio de fraude contábil, negociatas, fraude com valores mobiliários, operações fraudulentas de investimento e até apropriação indébita por parte de diretores executivos. Uma grande quadrilha que promovia transações valendo-se de informações privilegiadas está sob julgamento em Nova York e a investigação implicou alguns dos principais nomes do mundo financeiro. Isso ocorre após o pagamento de uma série de multas aplicadas aos maiores bancos de investimento dos Estados Unidos como punição por várias violações relacionadas à negociação de valores mobiliários. No entanto, o que mais se vê é a impunidade. Dois anos após a maior crise financeira de todos os tempos, abastecida pelo comportamento inescrupuloso apresentado pelos maiores bancos de Wall Street, nem um único comandante de uma instituição financeira foi preso. Quando as empresas são multadas em decorrência de práticas ilegais, o preço é pago pelos seus acionistas e não por seus diretores executivos. As multas nunca passam de uma pequena fração do lucro obtido de maneira questionável e, para Wall Street, a implicação disso é que a corrupção se mostra consistentemente lucrativa. Mesmo nos dias de hoje, o lobby dos bancos demonstra pouquíssima consideração pelos políticos e pelas autoridades reguladoras. A corrupção é lucrativa também no âmbito da política americana. O atual governador da Flórida, Rick Scott, foi diretor executivo de uma grande empresa de saúde chamada Columbia/HCA. A empresa foi acusada de fraudar o governo por meio do superfaturamento de reembolsos e acabou se declarando culpada de 14 delitos graves, pagando por eles uma multa de US$ 1,7 bilhão. A investigação do FBI obrigou Scott a deixar o cargo. Mas, uma década depois de a empresa assumir a culpa, Scott está de volta, dessa vez apresentando-se como político republicano defensor do "livre mercado". Quando o presidente Barack Obama precisou de alguém capaz de ajudar no resgate da indústria automobilística americana, ele se voltou para Steven Rattner, conhecida figura de Wall Street, apesar de saber que ele era investigado por oferecer propinas a funcionários do governo. Depois de concluir seu trabalho para a Casa Branca, Rattner concordou em pagar uma multa de alguns milhões de dólares e, com isso, encerrar o caso. Mas que motivo teríamos para nos ater apenas aos governadores e conselheiros presidenciais? O ex-vice-presidente Dick Cheney chegou à Casa Branca depois de trabalhar como diretor executivo da Halliburton. Durante o período em que Cheney esteve à frente da empresa, a Halliburton envolveu-se na oferta de propinas ilegais a funcionários do governo nigeriano, conseguindo com isso o acesso às reservas de petróleo do país - cujo valor é estimado em bilhões de dólares. Quando o governo da Nigéria acusou a Halliburton de suborno, a empresa preferiu chegar a um acordo fora dos tribunais, pagando uma multa de US$ 35 milhões. É claro que Cheney não sofreu nenhum tipo de consequência. A notícia quase não encontrou espaço na mídia americana. Impunidade. A impunidade tornou-se um fenômeno generalizado - com efeito, a maioria dos crimes corporativos ocorre sem chamar atenção. Os poucos casos que são notados costumam acabar em algum tipo de repreensão formal e a empresa - leia-se, os acionistas - recebe uma modesta multa. No alto escalão dessas empresas, os verdadeiros culpados não têm com o que se preocupar. Mesmo quando as companhias recebem multas consideráveis, seus diretores executivos permanecem no cargo. Os acionistas, de tão numerosos, veem-se em uma situação de impotência diante dos administradores. A explosão da corrupção - nos EUA, na Europa, na China, Índia, África, Brasil e outros países - traz um conjunto de perguntas desafiadoras a respeito de suas causas e de como ela poderia ser controlada agora que atingiu proporções epidêmicas. A corrupção corporativa fugiu ao controle por dois motivos principais.Primeiro, as grandes empresas são agora multinacionais, enquanto os governos permanecem presos ao âmbito nacional. As grandes corporações contam com tamanho poder financeiro que os governos têm medo de enfrentá-las. Segundo, as empresas são as principais financiadoras das campanhas políticas em países como os EUA, onde os próprios políticos, muitas vezes, estão entre os sócios delas, sendo, no mínimo, discretamente beneficiados pelos lucros corporativos. Cerca de metade dos congressistas americanos é composta por milionários e muitos deles mantêm laços com empresas antes mesmo de chegarem ao Congresso. Como resultado, os políticos, com frequência, ignoram as situações em que o comportamento corporativo ultrapassa os limites. Mesmo que os congressistas tentassem fazer cumprir a lei, as empresas têm exércitos de advogados que tentam antecipar sua próxima jogada. O resultado é uma cultura da impunidade, com base na expectativa - amplamente confirmada - de que o crime compensa. Levando-se em consideração a proximidade entre o dinheiro, o poder e a lei, o combate ao crime corporativo será uma luta árdua. Felizmente, o alcance e a rapidez das redes de troca de informações dos tempos atuais podem atuar como uma espécie de desinfetante ou como um fator de dissuasão. A corrupção prospera nas sombras, mas, hoje em dia, um volume cada vez maior de informações vem à luz por meio de e-mails e de blogs, além do Facebook, do Twitter e de outras redes sociais. Precisaremos também de um novo tipo de político, na vanguarda de um outro tipo de campanha, que tenha como base a mídia online gratuita em lugar da mídia paga. Quando os políticos puderem se emancipar das doações corporativas, eles recuperarão sua capacidade de controlar os abusos corporativos. Além disso, precisaremos iluminar os cantos mais sombrios das finanças internacionais, em especial lugares como as Ilhas Cayman e os bancos suíços mais suspeitos. Os casos de evasão fiscal, oferta de subornos, remessa ilegal de fundos, propinas e outras transações passam por essas contas. A riqueza, o poder e a ilegalidade possibilitados por esse sistema oculto têm agora dimensões tão vastas que chegam a ameaçar a legitimidade da economia global, especialmente no momento em que a desigualdade de renda e os déficits orçamentários atingem níveis sem precedentes, graças à incapacidade política - e, em alguns casos, até mesmo operacional - dos governos de obrigar os mais ricos a pagar impostos. Assim, da próxima vez em que souber de um escândalo de corrupção na África ou em alguma outra região empobrecida, pergunte-se onde a fraude se originou e quem seriam os corruptores responsáveis. Os EUA e os demais países "avançados" não deveriam apontar o dedo acusador para os países mais pobres, pois os responsáveis pelos problemas costumam ser as mais poderosas empresas multinacionais. / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL É PROFESSOR DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE COLUMBIA, DIRETOR DO EARTH INSTITUTE E CONSELHEIRO Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110508/not_imp716387,0.php
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Carregando
Mais Lidos da SemanaPosts de hoje
Comentários + votados
1
-
José Antônio Araújo
08/05/2011 - 16:40
Daniel:
Afora os documentários do Michael Moore, se você ainda não assisitiu, vá ver o que ganhou o Oscar desse ano, "Inside Job". Em todos eles a corrupção está ao vivo e a cores.
Um abraço,
5
2
-
Remindo Sauim
08/05/2011 - 16:51
Só para terem uma idéia do que é a corrupção nos Estados Unidos, só a roubalheira do Caso Erom, na área de energia elétrica nos Eua, foi maior que todas as roubalheiras públicas no Brasil desde 1500.
5
3
-
mariaDirce
08/05/2011 - 16:56
E a Wal Street o que era senão um amontoado de corruptores!!!
5
4
-
evandro condé de lima
08/05/2011 - 16:57
Acho que a maior diferença entre os deles e os nossos, é que os deles estão impunes, os nossos parecem ser imunes.
5
5
-
Andre Araujo
08/05/2011 - 18:17
O caso ENRON não foi de ""roubalheira"" no sentido vulgar de quem rouba a merenda escolar por quase todas as prefeitura do Brasil. Foi de FRAUDE CONTABIL que deu prejuizo TOTAL aos acionistas,...
5
6
-
mathphys
08/05/2011 - 19:03
Prezado Nassif
Como estudioso amador (mais sério!) da História das Civilizações , o meu maior temor é de que está surgindo um efeito sociológico de grande nocividade neste início do século 21 , que é...
5
7
-
Fabio Passos
08/05/2011 - 19:37
Os eua são, disparado, a nação mais corrupta do mundo.
A promiscuidade entre os interesses de organizações privadas e o Estado é absoluta. Destruíram qualquer possibilidade de democracia e hoje o "...
5
8
-
Gilson AS
08/05/2011 - 19:56
A corrupção é igual em toda a parte do mundo, a diferença é que em outros paises, os corruptos, ativos ou passivos, são julgados, condenados e cumprem pena, ou então dão um tiro na cabeça de vergonha...
5
9
-
João Bosco Rocha
08/05/2011 - 20:05
Realmente, André, falta inclusive explicações sobre a fraude da ambulância quando Serra era prefeito de São Paulo e estamos até hoje sem resposta. Outra que aguardamos esclarecimentos são as questões...
5
11
-
Leandro C.
08/05/2011 - 20:58
Em resumo, ate a corrupção dos EUA é melhor que a brasileira. O interessante que desviar trilhões de dólares em uma guerra para procurar um homem e ainda demorar dez anos, não é chamado de corrupção...
5
12
-
Vinicius Alves Camargo
08/05/2011 - 21:42
O judiciário brasileiro se tornará um exemplo de honestidade e eficiência na prisao dos corruptos assim que o povo fizer seu julgamento sumário com os mesmos e assim o judiciário de repente não...
5
13
-
DanielQuireza
08/05/2011 - 22:10
Certo, Andre. Mas creio que esta divisao entre corrupcao e fraude financeira nao é assim tao nitida, a linha que as separa me parece ser muito tenue. Nos caso das fraudes financeiras nos EUA a conta...
5
14
-
Ivan Moraes
08/05/2011 - 23:07
Se o judiciario nao tivesse virado puta de bilionarios nao estariao acontecendo, Daniel. Mas...
Virou.
Vide Sumula Dantas de Algemas. Arquitetada para "facilitar" a vida de exatamente um...
5
16
-
Leandro C.
09/05/2011 - 00:13
Ligado ao mercado de armas NUNCA.
A diferença é que em uma é no varejo e outra no atacado.
Lá eles não vão desviar dinheiro da merenda, mesmo por que não há merenda.
Eles não desviar da saúde publica...
5
17
-
Luis Felipe
09/05/2011 - 01:06
Ah, então não foi um caso de roubalheira, foi um caso de fraude. Grande distinção essa. Não tem nada a ver com guerra de classes e com tentar minimizar a carga moral dos danos causados por roubo em...
5
18
-
evandro condé de lima
09/05/2011 - 09:37
Deve ser por isso que as cidades deles são uma merda e eles vivem tão mal. Enquanto isso nós nos esbaldando no paraíso.
5
19
-
DanielQuireza
09/05/2011 - 10:08
André, que no Brasil existe corrupção e impera a má administração é um fato, acho que ninguem discorda disso. Mas essa relação carga tributária/PIB na verdade apresenta um sofisma muito grande quando...
5
20
-
Alberto Santos Neto
08/05/2011 - 18:23
Em matéria de impunidade nenhum outro país bate o Brasil. Aqui o Judiciário chega a cancelar toda uma operação feita pela Polícia Federal, para não ter , se quer, que abrir um processo...
3 TagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
Daniel:
Afora os documentários do Michael Moore, se você ainda não assisitiu, vá ver o que ganhou o Oscar desse ano, "Inside Job". Em todos eles a corrupção está ao vivo e a cores.
Um abraço,
José Antônio
Inside Job é sobre FAUDE FINANCEIRA. Corrupção é outro delito, do ponto de vista, moral, legal e politico.
Fraude financeira é o que fez o Banco Panamericano, dando um rombo de R$4,5 BILHÕES, pelos quais NINGUEM PAGOU NADA, nem financeiramente, nem criminalmente.
Corrupção é roubar dinheiro da MERENDA ESCOLAR, o que ocorre em quase todas os municipios brasileiros, com RARAS punições, é pior que fraude financeira porque atinge toda a sociedade e especialmente os mais pobres.
Realmente, André, falta inclusive explicações sobre a fraude da ambulância quando Serra era prefeito de São Paulo e estamos até hoje sem resposta. Outra que aguardamos esclarecimentos são as questões relativas ao metrô de São Paulo, quando o resultado da licitação promovida por Serra já era conhecido SEIS meses antes do dia da licitação, conforme está aqui http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10/26/escandalo-licitacao-do-metro-de-serra-era-de-carta-marcada/. O desvio do dinheiro destinado ao controle das enchentes, que tantos danos e sofrimentos causaram aos paulistas é outro absurdo do governo serrista. Outro exemplo imoral da aplicação de verbas públicas em detrimento de sua aplicação em segmentos importantes como saúde e aplicação é o gasto indecoroso de Serra com a imprensa falada e escrita de São Paulo, assunto por demais conhecido por todos nós, não é mesmo?
Concordo plenamente, esses e muitos outros casos, não só corrupção direta mas tambem a indireta, como por exemplo, centenas de policiais militares plantados na Assembleia Legislativa, alguns oficiais estão lá há vinte anos para dar "segurança" a deputados, inves de trabalharem para a população, Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de S.Paulo sob serias investigações que nem se tocam e não pedem licença, o numero de casos de corrupção é gigantesco e a punição é lenta e burocratica, quando há, o caso mais emblematico é de juizes de Tribunal Superior que perderam os cargos e continuam a receber seus vencimentos integrais até o fim da vida, a unica punição é não precisar trabalhar mais.
O problema não é a existencia da corrupção, e a incapacidade do Estado de puni-la.
Concordo com André, enfim.
Como dividir o poder sempre deu encrenca, democracia é mais uma forma, talvez a menos pior de todas.
Para se pensar.
.Another key aspect in this process was the motion of morality. Morality had been entirely absent from ancient myths, and from the actions of gods and royalty alike. But over time, it became central to the process of debasement-via-democratization of archetypes. Morality referred to modes of behavior, rather than to an inner quality found within Nature itself (including human nature); now that humans no longer had a direct connection either to Nature or the divine, such qualities had to be proscribed and enforced, both legally and socially. Whereas gods and kings were considered above morality (their rule has always been “do what we say, not what we do”!), politicians and social leaders were required (in theory at least!) to lead by example; as such, they were expected to be paragons of moral rectitude and virtue.
Since political leaders are ostensibly “elected,” they are theoretically equal to the rest of the “tribe.” Their power pertains not to them as individuals but to their “office,” their function within the democratic social structure. Hence they are not rulers but “public servants.” In reality, the power structures in place today are every bit as oligarchic and impenetrable as they ever were (and in many ways more so). Secular, elected officials and leaders are now answerable neither to the gods above them nor to the “electorate” beneath them. Their rule is as total as that of the Pharaohs and Kings ever was, only now they no longer offer even a superficial reminder of the divine realm that is the true source of power, both of elite and mass, of body and psyche. Once upon a time, subjugation to the gods—and even to their human embodiments, the shamans and heroes—was a means of empowerment for the tribe, allowing a psychological transformation/individuation through alignment with archetypal forces. Submitting to the authority of an “ordinary” elected elite offers no such possibilities. We have surrendered our sovereignty to “powers” and “principles” that are quite obviously unworthy; and besides the dubious comforts of security and convenience, we receive absolutely nothing in return.
Follow the money, follow the power.
Só para terem uma idéia do que é a corrupção nos Estados Unidos, só a roubalheira do Caso Erom, na área de energia elétrica nos Eua, foi maior que todas as roubalheiras públicas no Brasil desde 1500.
O caso ENRON não foi de ""roubalheira"" no sentido vulgar de quem rouba a merenda escolar por quase todas as prefeitura do Brasil. Foi de FRAUDE CONTABIL que deu prejuizo TOTAL aos acionistas, liquidou com a empresa, que desapareceu, colocou na cadeia em prisão perpetua o seu Presidente e por penas de 10 a 20 anos outros diretores e LIQUIDOU a maior empresa de auditoria do mundo a ARTUR ANDERSEN. Então, foi um caso de fraude verdadeiro mas com CONSEQUENCIAS rápidas e diretas, alguem pagou a conta, os acionistas perdem o valor de mercado de suas ações 105 bilhões de dolares e um monte de gente da Enron e da Artur Andersen foi presa e teve suas vidas destruidas.
Ah, então não foi um caso de roubalheira, foi um caso de fraude. Grande distinção essa. Não tem nada a ver com guerra de classes e com tentar minimizar a carga moral dos danos causados por roubo em larga escala, né?
Francamente, Andy. Basta admitir que você acha que quem rouba é pobre, e ricos apenas fraudam. Aqui, ninguém espera nada melhor de você do que apologia de classe e adulação aos EUA. Só de ver o nome do país na chamada deste post do Nassif, eu sabia que ia encontrar muitos comentários seus.
Há uma consideravel diferença entre corrupção endemica e fraude financeira. Não há duvida que a desregulamentação do mercado financeiro americano levou a fraudes ou atividades proximas à fraude.
O Governo e o Congresso americanos estão tentando recompor a legislação regulatoria porque há um consenso que isso deve ser feito. Estamos todos de acordo.
Na administração de cidades, pelo menos nas que conheço de perto, no Texas, há uma razoavel qualidade e transparencia, não se percebe corrupção, as escolas das prefeituras são em geral muito boas, há um serviço de amparo social excelente, com supermercados só para pessoas que não tem recursos e ganham um vale-mantimento para encher dois carrinhos por mês, um serviço tocado por voluntarias. As entidades publicas são bem administradas, fala por exemplo co Aeroporto de Dallas Forth Worth, de excelente qualidade e administração, um mega aeroporto, é publico, limpo, espaçoso, confortavel, os terminais unidos por trens internos, é muito melhor que o de Miami.
O que acontece no Brasil é uma tragedia, pequenas, medias e grandes cidades muito mal administradas, corrupção generalizada, mensalinhos quase como padrão nas Camaras, rouba-se até merenda escolar e remedios, o nivel das pessoas envolvidas com a politica municipal é baixissimo, é a ralé das cidades, gente com uma fome de enriquecer impressionante, esta ai o excelente Ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, a exibir a cada mês 50 prefeituras fiscalizadas, se tem uma limpa é muito.
O quadro não é muito diferente na America Latina e é muito pior na Africa. Não dá para comparar fraude em Wall Street com a tragedia da roubalheira que prejudica muito mais pobres e miseráveis do que ricos. É só fazer a pergunta, porque o Brasil tem uma carga fiscal das maiores do mundo, se somar com o deficit nominal dá mais de 40% do PIB e a contrapartida é muito pouca? Educação, saude, defesa, segurança publica, estradas, o que vem em troca dessa alta carga fiscal? Para onde vão esses recursos? A corrupção é infinitamente pior que a fraude financeira, porque atinge mais pobres do que ricos. A fraude financeira atinge o Estado tambem mas só temporariamente, a corrupção é eterna.
André, que no Brasil existe corrupção e impera a má administração é um fato, acho que ninguem discorda disso. Mas essa relação carga tributária/PIB na verdade apresenta um sofisma muito grande quando comparada com outros países. Ora, os EUA têm um PIB muito maior que o nosso, sendo assim podem se dar ao luxo de possuir uma carga tributária mais baixa em relação a este. Sem contar o déficit externo tremendo que eles possuem. A comparação mais exata, na minha opinião seria pela arrecação per capita de cada País. Fora que a densidade demográfica do Brasil é menor, o que aumentam os custos dos serviços prestados per capita. Neste link há uma matéria sobre isto, não sei se totalmente correta, mas interessante:
http://oleododiabo.blogspot.com/2011/04/falacia-da-carga-tributaria-no-b...
@DanielQuireza
Embora CORRUPÇÃO e FRAUDE CONTÁBIL sejam coisas diferentes, são crimes graves que causam prejuízos aos cofres públicos e ao povo em gera. A FRAUDE CONTÁBIL, por exemplo, pode levar uma empresa à falência prejudicando os funcionários, lesando o erário público e os fornecedores. É crime muito sério aqui e nos EUA, tanto quanto a CORRUPÇÃO.
Por falar em corrupção, os EUA também não estão isentos deste crime odioso, vejam:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110508/not_imp716387,0.php
E a Wal Street o que era senão um amontoado de corruptores!!!
Acho que a maior diferença entre os deles e os nossos, é que os deles estão impunes, os nossos parecem ser imunes.
Os EUA hoje é um conglomerado de interesses que dominam, mandam em tudo e todos.
A política é só uma ferramenta de esconde esconde.
Quem quiser conhecer em detalhes a corrupção nos EUA é só ler os livros do Michael Moore.
Demarchi
O artigo é interessante, pena que a grande mídia nacional louva tanto aquele país e somente de modo ocasional mostra que ele não é um modelo tão perfeito assim a ser seguido.
Em Carta Capital já tinhamos tido uma ótima materia, sobre o documentario Trabalho Interno, que mostra como o setor financeiro americano manipula o governo (todos os governos, republicanos e democratas) e levou o país aquela crise que se arrasta até hoje.
http://www.cartacapital.com.br/internacional/os-moedeiros-expostos
Ventura
Em matéria de impunidade nenhum outro país bate o Brasil. Aqui o Judiciário chega a cancelar toda uma operação feita pela Polícia Federal, para não ter , se quer, que abrir um processo contra políticos e empresários poderosos. Dificilmente encontraremos outro país onde o Poder Judiciário, em todas as suas instâncias, seja tão relapso e conivente com a corrupção como é aqui no Brasil.
Corrupção sempre existiu nos EUA. Estados e cidades politicamente corruptos como Lousiana, Chicago, New York tornaram-se lendarios, enredos de filmes e livros. Mas há SUBSTANCIAIS diferenças de contextos ha historia e no tratamento dessa corrupção.
1.Quando descoberta, a punição é certa e rápida. O Governador de Illinois que tentou vender a vaga de Senador de Obama foi descoberto e punido em tres meses.
2.A sociedade, o Ministerio Publico e o Judiciario são muito eficientes em punir corruptos.
O Prefeito Rudolph Giuliani em Nova York demitiu mais de 5 mil policias corruptos, limpou a cidade e recuperou a credibilidade da administração municipal
3. A questão do mercado financeiro, aqui muito citada, é de outra natureza. Houve muita safadeza nesse mercado mas as vitimas foram investidores e não a sociedade em geral.
4.O problema da corrupção no Brasil (e na A.Latina e Africa) é de outra natureza; É parte integral do sistema politica e a politica se faz em função dela, não é uma exceção ou uma irregularidade. A recente eleição do Conselho de Etica do Senado demonstra isso. Os nomes eleitos são de figuras com extensa folha corrida porque não existem outros, são todos ficha suja e da pesada. A corrupção é endemica, faz parte do sistema e só tende a aumentar.
5.Nos EUA e na Europa podem se citar 10, 20 ou 30 casos. Aqui 10.000 é um numero baixo, tem muito mais, na Argentina e ba Venezuela é muito pior, na Africa nem se fala. Portanto não adianta vir com essa de querer "" igualar"" com os EUA. É uma questão de escala..
Em resumo, ate a corrupção dos EUA é melhor que a brasileira. O interessante que desviar trilhões de dólares em uma guerra para procurar um homem e ainda demorar dez anos, não é chamado de corrupção. A indústria de armas, seus políticos e lobistas fazem isso em nome da democracia e liberdade, não levam nada apenas seus salários.
Quem sou eu para duvidar da justiça deles, pois nunca ninguém foi condenado por isso, logo nunca ouve corrupção, fora as empresas de petróleo.
Estou aguardando o dia que você vai demonstrar que os EUA jogam futebol(soccer, para você não ficar em duvida) melhor que o Brasil, estou até imaginando a argumentação que a copa do mundo não serve de parâmetro, bla bla bla.
Nunca ninguem foi condenado por corrupção nos EUA? Vc lê jornal?
Ligado ao mercado de armas NUNCA.
A diferença é que em uma é no varejo e outra no atacado.
Lá eles não vão desviar dinheiro da merenda, mesmo por que não há merenda.
Eles não desviar da saúde publica, mesmo por que não saúde publica.
Mas lá eles fazem guerra, e quem mama são as industrias e seus políticos que estão sempre a postos para descobrir algum inimigo da liberdade e democracia.
A industria do petróleo com manipulações de mercado e corrompendo quem for necessário para controlar o mercado.
Bandeiras de cartão de credito, tem ampla influencia, nada que seja prejudicial a elas é aprovado e ainda utilizam a estrutura do estado para atingir seus interesses.
E os processos nem se iniciam, será que a justiça de lá é mais eficiente ou seleciona seus alvos, assim dando circo ao povo.
Deve ser por isso que as cidades deles são uma merda e eles vivem tão mal. Enquanto isso nós nos esbaldando no paraíso.
Dá na mesma Andre, ou até pior. 10.000 de 1 milhão é equivalente seria equivalente a 10 de 1 bilhão, más muito menor do que 10 para 1 trilhão.
Certo, Andre. Mas creio que esta divisao entre corrupcao e fraude financeira nao é assim tao nitida, a linha que as separa me parece ser muito tenue. Nos caso das fraudes financeiras nos EUA a conta acabou sobrando para a populacao. No caso do Pan aqui no Brasil, ainda muito mal explicado, de uma forma ou de outra, acaba sobrando para a populacao, nao tem jeito. Um fato interessante citado no texto é o papel corruptor que uns países exercem sobre outros, ex: EUA na África, etc...esses fatos nao estao ao alcance da justica americana. E pelo citado no texto, vários casos de tráfico de influencia, no mínimo, também nao foram punidos assim com tanto rigor como voce cita...
@DanielQuireza
"Prefeito Rudolph Giuliani em Nova York demitiu mais de 5 mil policias corruptos, limpou a cidade e recuperou a credibilidade da administração municipal":
Eh, e falando em mijado que eh vaiado toda vez que aparece aa frente de bombeiros, ele desapareceu durante os ataques do WTC.
So apareceu 3 dias depois quando a presenca dele ja era totalmente irrelevante.
Esse mijado de ex-prefeito nao passa de outro Serra, ok? Se o homem nao fosse tao desequilibrado os ataques teriam sido bem diferentes.
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Prezado Nassif
Como estudioso amador (mais sério!) da História das Civilizações , o meu maior temor é de que está surgindo um efeito sociológico de grande nocividade neste início do século 21 , que é aquele relacionado ao aceite dos métodos questionáveis e quase sempre criminosos sob uma análise mais detalhada por toda a Sociedade como elemento natural das disputas na Sociedade : Ser "esperto", mesmo cometendo crimes a qualquer custo , passou a ser a regra em todas as práticas Sociais : Do Ensino,Pesquisa Científica , Prestação de serviços, até no relacionamento pessoal!!.
Este é o grande problema causador do desaparecimento das Sociedades , em minha opinião. Quanto a corrupção na Elite , esta é a regra de se pertencer a uma Sociedade Estratificada :tem-se um grau de impunidade maior assegurado aos integrantes da Elite, por "construção social " (através de meios legais -Tribunais) .Agora quando este "Câncer" sócio-econômico , natural em qualquer Sociedade (lembrem-se da ex-Alemanha Oriental e URSS!)-; fica incontrolavel pelas normas diretivas do Estado (inflação e carestia!) , tem-se o claro sinal de que a Sociedade em questão pode estar no caminho da sua extinção como tal (Separatismo, novas re-ordenações políticas, etc..)
Como experiência pessoal desta corrupção que começa a se espalhar em outras atividades , tenho fortes suspeitas que toda uma situação estranha, bizarra e difusa estava sendo construida para criar-se uma "estória" de que as minhas pesquisas e resultados científicos-internacionalmente consagrados ,mas pouco divulgados na Comunidade Científica "Feijão com Arroz" , eram de autoria "coletiva" (Militares ?) .E ´sempre foi notório que todas as minhas pesquisas sempre foram realizadas sem co-autores ou alunos e todas de minha única autoria .É duro lutar contra "Estelionatos" acadêmicos engendrados na mais profunda Sordidez !.
Mas como diziao grande Fellini em relação a "Dolce corrupzione Romana del Belo Paese : La Nave Va !"
Os eua são, disparado, a nação mais corrupta do mundo.
A promiscuidade entre os interesses de organizações privadas e o Estado é absoluta. Destruíram qualquer possibilidade de democracia e hoje o "presidente" ianque não passa de um mero relações públicas das corporações que são donas do Estado.
Recentemente estas organizações corruptas promoveram uma invasão e um genocídio - Iraque - para roubar. Não é pouco. Interesses privados corruptos colocaram os eua em uma guerra e promoveram um desastre humanitário... para saquear riquezas.
O espetáculo dantesco de pornografia corrupta dos financistas ianques é apenas uma mostra da podridão que se tornou os eua... e a roubalheira continua. Uma nação gerida por larápios inescrupulosos.
A corrupção é igual em toda a parte do mundo, a diferença é que em outros paises, os corruptos, ativos ou passivos, são julgados, condenados e cumprem pena, ou então dão um tiro na cabeça de vergonha.
No Brasil, os corruptos, nem julgados são, imaginem cumprir pena, ainda riem da nossa cara.
gAS
gAS
Cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é guiada pelos seus pensamentos. Salomão
Postar novo Comentário