Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A cadeia produtiva do futebolEnviado por luisnassif, sex, 18/03/2011 - 09:10Coluna Econômica O provável desfecho da venda de transmissões do Campeonato Brasileiro de Futebol – com os clubes negociando um a um com a Rede Globo – será um passo atrás, mas em um processo de modernização do futebol que ainda haverá de se realizar nos próximos anos. O Grêmio vendeu todos os direitos de transmissão à Globo – TV aberta, fechada, pay-per-view, internet – por R$ 46 milhões. Para efeito de comparação, a proposta da Rede Record ao Clube dos 13 permitiria ao Corinthians receber R$ 42 milhões apenas pela transmissão de dois jogos por semana, pela TV aberta. Fora o que os clubes poderiam obter com a venda para os demais meios. *** NaoaNão apenas isso. A chamada cadeia produtiva do futebol parece bastante com a da cadeia do audiovisual, dos filmes, desenhos. Uma primeira fonte de renda é a bilheteria no estádio. Uma segunda, a exploração de serviços no próprio estádio, entre os quais a exploração comercial das placas. Uma terceira, a venda dos direitos de transmissão para diversas mídias. Mas este é apenas o começo. Nos filmes, por exemplo, há o produto principal, o filme em si. Depois, toda uma indústria para explorar a imagem dos personagens principais: bonecos, camisetas, objetos em geral Nesse modelo, a transmissão do filme pela TV aberta é a parte menos relevante do ponto de vista monetário, mas a que alavanca toda a corrente de produtos decorrentes do lançamento. A começar do patrocínio individual de empresas a cada clube. A comercialização internacional dos direitos de imagem, por seu lado, abria espaço para as excursões dos maiores clubes, sempre rentáveis. *** No caso de futebol, já houve ensaios para lançamento de cartões de crédito de clubes, aparelhos de telefone, sem contar as tradicionais camisetas, bandeiras, álbum de figurinhas. *** Nos acordos com a Globo, os clubes negociavam o direito de imagem. Mas até logotipo de patrocinadores era boicotado nas transmissões. No recente acordo fechado, o Grêmio abriu mão até da exploração das placas comerciais de seu estádio. Tornou-se quase um funcionário da emissora. *** O ponto central da história é que o abuso de poder econômico fere de várias maneiras os direitos do consumidor. Para não atrapalhar sua grade de programação, a Globo exige que os jogos comecem às 22 horas. Com isso, matou a possibilidade de milhares de torcedores irem aos estádios. Do mesmo modo, esconde os principais jogos da sua grade, para não competir com outros programas. Hoje em dia, mesmo com a abundância de canais a cabo, a transmissão se concentra em pouquíssimos jogos, deixando ao relento torcedores de clubes não contemplados. *** Recentemente, o CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) exigiu um compromisso da Globo e do Clube dos 13 de definir regras claras de competição pelos direitos de transmissão. Ao negociar individualmente com cada clube, a Globo dá um by-pass no acordo. Ocorre que, no direito econômico, o foco principal do regulador são os direitos do consumidor. É sob esse ângulo que o CADE precisará focar suas análises sobre as transmissões no futebol.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
marco da costa brava
18/03/2011 - 09:44
gostaria de acrescentar que o horário para os jogos traz prejuízo não somente para quem quer ir ao estádio, mas também para quem está em casa, que acorda às 5 da manhã a fim de chegar ao trabalho por...
5
2
-
Sergio Alexandre Antunes de Carvalho
18/03/2011 - 09:47
Um a coisa que eu gostaria de entender, O Gremio vende os seus jogos para a TV Globo, mas para se ter uma partida de futebol são necessários dois times e me pergunto: E se o time adversário do Gremio...
5
3
-
gaúcho
18/03/2011 - 09:48
É amor antigo, Odone (deputado estadual PPS) trabalhou muito no governo Britto (funcionário da RBS) para que a CRT (companhia rio-grandense de telecomunicações) fosse vendida para a RBS.
Odone é...
5
4
-
Elder
18/03/2011 - 09:57
A Globo ganha mais uma. É incrível como ela consegue jogar de uma forma rasteira pelos bastidores e sempre sair vitoriosa nestas disputas. Só quem perde é o futebol brasileiro e principalmente o...
5
5
-
josé adailton
18/03/2011 - 10:02
Os presidentes dos clubes estão sendo corruptos ao fazer um contrato que prejudica seus clubes?Esta seria a única explicação para nos fazer acreditar que a Globo está pagando menos do que a Record....
5
6
-
Luciano Mendonça
18/03/2011 - 10:11
Os clubes de futebol se merecem. Seguem os princípios da "coisa nostra". Os torcedores (como eu) se sentem idiotas com tantas negociatas envolvendo a situação. O CADE exigiu não só concorrência leal...
5
7
-
Orides
18/03/2011 - 10:24
Nassif, quem tem mais força para mudar isso é o próprio torcedor/espectador.
Acho que se houver uma boa disseminação de informações sobre essas negociações, sobre o que os clubes ganharão e o que...
5
8
-
João Sérgio
18/03/2011 - 10:48
NA Europa é assim, mas, no Brasil, se um dos times envolvidos na partida não concordar, não tem transmissão
5
9
-
ailtonfilho
18/03/2011 - 10:53
A lambança vai ser grande.
Mas pelo menos uma coisa parece clara, os clubes (ou pelo menos os maiores clubes) vão embolsar uma graninha a mais.. Mas será que serão os clubes mesmo que vão embolsar ou...
5
10
-
walter araujo
18/03/2011 - 10:53
Me expliquem, por favor:
Imaginemos - apenas por hipótese - que o
Flamengo vá contra o ABC, de Natal, a quem
pertencerá o "mando de campo".
Poderia uma emissora de TV comprar os
direitos de...
5
11
-
flavio cunha
18/03/2011 - 11:05
Como já foi dito aqui, não se trata de briga entre Odone e Koff, mas sim a subserviência do Odone já de longa data aos interesses da Globo/RBS. E os torcedores, inclusive gremistas, terão que...
5
12
-
Daniel Silva Filho
18/03/2011 - 11:09
Engraçado este futebol de hoje em dia. Na hora de ajudar os times a cobrir os rombos deixados por dirigentes no mínimo corruptos, mas na verdade ladrões, inventaram a Timemania para tirar dinheiro...
5
13
-
Preto Velho
18/03/2011 - 11:34
Pois é, por causa de mafiosos como esse Paulo Odone que faz acordos em nome do meu time e sobre os quais não posso opinar é que tenho deixado de acompanhar essa sujeirada que virou o futebol. E...
5
14
-
Murilo Costa
18/03/2011 - 12:11
Caro Élder,
Também sou torcedor do Vitória e tenho as mesmas dificuldades que você, porém tomei uma decisão política: recusou-me a assistir, pela tevê ou no estádio, jogos que se iniciem às 22h....
5
15
-
Panambi-II
18/03/2011 - 14:40
Muito bem colocado. Deve ser por isto que os nossos clubes de futebol estão todos com as finanças em dia e com reservas para investir. Todo este tempo(quantos anos de monopólio???) de "...
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
gostaria de acrescentar que o horário para os jogos traz prejuízo não somente para quem quer ir ao estádio, mas também para quem está em casa, que acorda às 5 da manhã a fim de chegar ao trabalho por volta das 7 ou 8 horas. a exclusão fica assim bem mais ampla, não é?
Um a coisa que eu gostaria de entender, O Gremio vende os seus jogos para a TV Globo, mas para se ter uma partida de futebol são necessários dois times e me pergunto: E se o time adversário do Gremio não concordar com a trasmissão, pois não tem nada a ganhar com isso, como vai ficar ?
É o famoso "Mando de campo"!
Os direitos de transmissisão com o mando de campo do Grêmio!
NA Europa é assim, mas, no Brasil, se um dos times envolvidos na partida não concordar, não tem transmissão
Negativo, o mando de campo não tem nada haver com direito de transmitir o jogo. Nesse caso se o segundo clube não concordar, o jogo não poderá ser transmitido.
É amor antigo, Odone (deputado estadual PPS) trabalhou muito no governo Britto (funcionário da RBS) para que a CRT (companhia rio-grandense de telecomunicações) fosse vendida para a RBS.
Odone é compadre da turma da RBS afiliada da rede globo, daí fica fácil entender a rapidez em assinar com a globo.
Ao priorizar suas relações pessoais prejudicou os interesses do grêmio, poderia ganhar muita mais dinheiro.
Gaucho, boa lembrança. Agora fica a pergunta, o Grêmio não tem Conselho Deliberativo? Se tem, concordom com esse acordo abusivo?
Será que o Inter, também, vai entrar nessa furada?
Pois é, por causa de mafiosos como esse Paulo Odone que faz acordos em nome do meu time e sobre os quais não posso opinar é que tenho deixado de acompanhar essa sujeirada que virou o futebol. E querem saber, não está fazendo a menor falta.
O mais triste é que os torcedores do Grêmio ainda elegem uma nulidade destas para a Assembléia Legislativa do RS.
A Globo ganha mais uma. É incrível como ela consegue jogar de uma forma rasteira pelos bastidores e sempre sair vitoriosa nestas disputas. Só quem perde é o futebol brasileiro e principalmente o torcedor, que não consegue assistir a seu time na tevê (sou torcedor do Vitória) e muitas vezes precisa ir aos estadios às 22:00hs e só consegue chegar em casa de madrugada.
Caro Élder,
Também sou torcedor do Vitória e tenho as mesmas dificuldades que você, porém tomei uma decisão política: recusou-me a assistir, pela tevê ou no estádio, jogos que se iniciem às 22h.
Simples assim.
Abraços.
Caros,
Permitam-me uma sugestão. Tanto os clubes quanto as redes de TVs são reféns de um terceiro elemento fundamental: os patrocinadores. Quem dá o dinheiro para o financiamento destas TVs e este para os clubes são os patrocinadores.
Se nós, que somos os consumidores da imagem dos clubes, via TVs ou outras mídias, deixarmos de consumir os produtos e serviços dos anunciantes que estão puxando os fios destes acordos, duvido muito que as coisas fiquem como estão.
É só se mobilizar... e as redes sociais estão aí para isso.
1 abraço,
Concordo com o comentário do FRANCION JUSTINO. Nenhuma empresa , empresário, dirigente de futebol CORRUPTO poderá manter eternamente esta forma PILANTRA de negociação lesiva aos CLUBES e aos TORCEDORES desde que estes se mobilizem e tracem estratégias LEGAIS e eficientes de REPÚDIO as suas AÇÕES. A melhor forma de se fazer isto é BOICOTANDO não só a audiencia da emissora DISCRIMINADORA da maioria dos CLUBES BRASILEIROS, como também os produtos das empresas que sustentam esta AGRESSÃO ao telespectador, através de seus anuncios.
Os presidentes dos clubes estão sendo corruptos ao fazer um contrato que prejudica seus clubes?Esta seria a única explicação para nos fazer acreditar que a Globo está pagando menos do que a Record. Fora disso não se pode imaginar que os dirigentes seriam tão ingênuos ou incompetentes a não perceber algo tão notório como a mídia quer nos fazer acreditar.Há um aspecto nestas transações que torna-se difícil ao leitor comum analisar, que é o caso do valor agregado nestes contratos , que correspondem a toda visualização dos clubes pela mídia nos eventos futebolísticos.A globo estaria muito à frente de sua concorrente direta no que diz respeito à divulgação publicitária . E por aí vai.
Muito bem colocado. Deve ser por isto que os nossos clubes de futebol estão todos com as finanças em dia e com reservas para investir. Todo este tempo(quantos anos de monopólio???) de "maior exposição" da Globo fez muito bem a eles....
Existe este argumento de que o dinheiro que a Globo pagaria a menos que a Record seria compensado por receitas de publicidade devido a "maior exposição" proporcionada pela Globo.
Aproveitando que o Grêmio está em destaque, segue link para as demonstrações contábeis do clube.
http://www.gremio.net/downloads/balanco2009.pdf
2009
Receitas de Transmissão Brasileiro 23.762
Receita de Publicidade 10.344
2008
Receitas de Transmissão Brasileiro 15.000
Receita de Publicidade 8.685
E ai? O argumento cola?
2088, transmitido pela globo. 2009, transmitido pela globo. Vc quer dizer que a própria globo aumentou a exposição aos patrocinadores do gremio em 2009? ora, é sabido que a globo costuma ocultar de suas imagens os símbolos dos patrocinadores dos clubes.
Os clubes de futebol se merecem. Seguem os princípios da "coisa nostra". Os torcedores (como eu) se sentem idiotas com tantas negociatas envolvendo a situação. O CADE exigiu não só concorrência leal (como preconiza a Constituição Federal) como transparência na divulgação das ofertas em acordo com a Globo e o Clube do 13, para evitar uma ação judicial. Agora a Globo inova procurando os clubes pessoalmente, depois da grita dirigida do Corinthians e o motim dos clubes do Rio de Janeiro. Enfim, lembremos do processo junto ao CADE, bem como a possível infração aos artigos 4º e 5º da Lei de Crimes contra a Ordem Econômica (Lei nº 8.137/90). Mais uma vez aplicacão o jeitinho brasileiro. De qualquer forma os preços e os correspondentes produtos ofertados pelas emissoras devem ser revelados ao público.
O que leva um time que precisa de grana para renovação sempre, optar por aquilo que ele levará menos dinheiro? Relações de amizade para mim, em negócios não existem. Outra coisa, como ficará a situação, sendo que o C13 vendeu à RedeTV? Como ficarão os jogos do grêmio, serão exibidos pela Globo e pela RedeTV? O Grêmio terá participação, também, na distribuição do dinheiro pelo C13 aos clubes? Como ficarão essas coisas mal resolvidas, Nassif?
Nassif, quem tem mais força para mudar isso é o próprio torcedor/espectador.
Acho que se houver uma boa disseminação de informações sobre essas negociações, sobre o que os clubes ganharão e o que poderiam ganhar, pode haver alguma reação.
A lambança vai ser grande.
Mas pelo menos uma coisa parece clara, os clubes (ou pelo menos os maiores clubes) vão embolsar uma graninha a mais.. Mas será que serão os clubes mesmo que vão embolsar ou quem vai meter a mão no grosso serão os dirigentes?
Me expliquem, por favor:
Imaginemos - apenas por hipótese - que o
Flamengo vá contra o ABC, de Natal, a quem
pertencerá o "mando de campo".
Poderia uma emissora de TV comprar os
direitos de transmissão do ABC já que o mando de campo é dele?
O Flamengo aceitaria a transação?
E ai velho doido?
só na net né?
Quanto ao "fra" eu não sei...
abs do seu filho
E aí Binho?
Atrapalhou minha pergunta, pô.
Tá me perseguindo heim?
Beijos na Gêsinha
Assim:
Se o ABC estivesse na série A, já que o que está em jogo são os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, não da Copa do Brasil, p. ex., e ele, ABC, vendesse os direitos de transmissão para outra emissora, a famigerada Lei Pelé diz que o jogo só será transmitido se ambos os clubes e emissoras concordarem. Assim, para essa emissora passar o jogo, o Flamengo e a Globo precisariam concordar. Caso negativo, o jogo não seria transmitido, pois o ABC também poderia vetar. Imagine-se aí, caso o ABC não tivesse fechado com outra emissora, a pressão que a Globo faria ao time para ceder os direitos, comprando-os baratinho...
Além disso não está claro como ficariam as cotas de patrocínio, a distribuição das placas no gramado, etc...
Ou seja, enrolada do baralho, ótimo para quem, como os dirigentes de futebol, são acostumados a negociatas, maracutaias e afins, pois cada jogo teria que ser negociado individualmente, à exceção, óbvio, daqueles em que ambos os clubes tivessem contrato com a mesma emissora...
Obrigado Cesar.
Agora entendi perfeitamente.
Como já foi dito aqui, não se trata de briga entre Odone e Koff, mas sim a subserviência do Odone já de longa data aos interesses da Globo/RBS. E os torcedores, inclusive gremistas, terão que contentar-se em assistir prioritariamente jogos do Coríntians e do Flamengo, além do horário inadequado. Sem esquecer qual a explicação a dar por ter feito um contrato desvantajoso ao clube.
Engraçado este futebol de hoje em dia. Na hora de ajudar os times a cobrir os rombos deixados por dirigentes no mínimo corruptos, mas na verdade ladrões, inventaram a Timemania para tirar dinheiro dos coitados dos torcedores. Isto não torna o futebol um bem público? Com isto o torcedor não deveria ter direito de ver todos os jogos do seu time, mesmo que somente os fora de casa?
Nós, mineiros, especialmente de BH, ainda fomos prejudicados em dobro pela incompetência dos dirigentes, que deixaram para reformar o Mineirão e o Independência ao mesmo tempo, forçando os clubes a jogar no interior, mesmo que a 80 km da capittal, como Sete Lagoas, ou até 500km, quando resolvem ir para Uberlândia. Ou seja, não temos jogos nem na TV aberta nem no campo.
E este horário de 22 horas nesta fase violenta por que passamos?
O ideal seria mudar a emissora para ver se os horários ficariam menos pornográficos.
Mas a Globo manda em tudo, será que algum dia as coisas mudam?
Voce tem razão. Seria mesmo interessante que outra emissora pudesse transmitir a competição. Fiquei contente após ler a notícia que a RECORD estaria também negociando individualmente com os CLUBES. Entretanto, esta alegria ontem transformou-se em FRUSTRAÇÃO, pois ao OFERTAR 100 MILHÕES pro Corinthians e 100 MILHÕES pro Flamengo com a condição de transmitir 19 jogos de cada um destes times por TEMPORADA, na prática a RECORD estará fazendo pior que a GLOBO. Pois se o CAMPEONATO tem 38 rodadas, logo seremos OBRIGADOS a ver na tela da RECORD só FLAMENGO ou CORINTHIANS. Não é este o desejo da imensa maioria das torcidas que compõem o nosso FUTEBOL. Se é este o propósito da RECORD, Prefiro MILHÕES DE VEZES FICAR REFÉM DA GLOBO.
Desculpe, mas querem mesmo comparar economicamente Grêmio ao Corinthians? O Timão tem 3 vezes mais torcedores do que o tricolor gaúcho e em um mercado (São Paulo), publicitariamente mais interessante.
[]s,
Roberto Takata
Postar novo Comentário