Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A aposta de Serra é no fracasso de todosEnviado por luisnassif, seg, 21/02/2011 - 19:00
Autor:
Marcos Coimbra Não há partidos ou movimentos políticos exclusivamente bons ou unicamente ruins, se os considerarmos em seu tempo e lugar. Na vida real das sociedades, eles são uma mistura de coisas boas e más, de acertos e erros (salvo, é claro, exceções como o nazismo). Tudo é uma questão de proporção, do peso que o lado ruim tem em relação ao bom. São bons os movimentos políticos e os partidos (bem como as tendências que existem no interior de alguns), cuja atuação tende a ser mais positiva para o País, seus cidadãos e instituições. São os opostos aqueles que fazem o inverso, que agem, na maior parte das vezes, de maneira negativa. Tome-se o serrismo, um fenômeno pequeno, do ponto de vista de sua inserção popular, mas relevante no plano político. Afinal, não se pode subestimar uma tendência tucana que conseguiu aprisionar o conjunto de seus correligionários, mesmo aqueles que não concordavam com ela (e que eram maioria), e os levou a uma aventura tão fadada ao insucesso quanto a recente candidatura presidencial do ex-governador José Serra. E que tem, além disso, tamanha super-representação na mídia, com simpatizantes espalhados nas redações de nossos maiores veículos. Neste começo de governo Dilma, recém-completada sua primeira quinzena, o serrismo já mostra o que é e como se comportará nos próximos anos. Os sinais são de que será um problema para todos, seja no governo, seja na própria oposição. Vem da grande imprensa paulista (uma insuspeita fonte na matéria), a informação de que seus integrantes estão revoltados com a trégua que outras correntes do PSDB estariam dispostas a oferecer à presidenta. Em vez da “colaboração federativa” buscada pelos governadores tucanos e as bancadas afinadas com eles, os serristas querem “partir para o pau”. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), expoente máximo da tropa de elite serrista, dá o mote, ao afirmar que o PSDB deveria ser duro contra Dilma desde já, de forma a ser uma referência oposicionista no futuro. O pano de fundo do que propõe, percebe-se com facilidade, é posicionar o serrismo (de novo!) para a sucessão de Dilma. Em nossa permissiva cultura política, não há surpresa no oportunismo da proposta. Ninguém se espanta que alguém faça um jogo como esse, que queira tirar dividendos de uma catástrofe e que, para isso, torça fatos e procure enganar os incautos. Todos nos acostumamos com essa falta de seriedade. Mas até os mais céticos ficam perplexos com o contraste entre o que dizem agora os serristas e o que foi a campanha que fizeram na eleição de 2010. Ou será que ninguém ouviu José Serra se apresentar como “verdadeiro continuador” de Lula? Que não viu Serra evitar qualquer crítica ao ex-presidente, dizendo que concordava com ele e que nada mudaria em seu governo (a não ser aumentar o salário mínimo para 600 reais e conceder uma 13ª parcela do Bolsa Família aos beneficiários)? É pouco provável, no entanto, que consiga arrastar o restante do PSDB e os demais partidos de oposição para a radicalização anti-Dilma. No fundo, o serrismo apenas tenta preservar algum espaço em um cenário cada vez mais desfavorável para seus propósitos. É só se tudo der errado, seja para a presidenta, seja para as novas forças oposicionistas, que o serrismo tem sobrevida. Sua aposta é o fracasso de todos.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
1
-
CAIXA PRETA
21/01/2011 - 20:49
SERRA NUNCA GOVERNOU NADA; ELE SEMPRE LEVITOU !!!
Desde antes do desenvolvimento dos BLOGS, eu já, em conversa em casa ou com amigos (da mesma forma como, aqui, costumo bater forte na...
5
2
-
Nilson Fernandes
21/01/2011 - 20:53
Quem são os "malas do Serrismo ". Sem dúvida a mala número 1 é Mônica Serra !
5
3
-
Diogo Costa
21/01/2011 - 21:00
Serra é o representante máximo e inequívoco da extrema direita brasileira, com laços fortíssimos com os setores mais retrógrados de toda a América Latina, Europa e EUA.
É o lobo em...
5
4
-
Francisco Ernesto Guerra
21/01/2011 - 21:03
Marcos Coimbra é mineiro e ligado ao Aécio Neves.
Não tenho apreciado muito os ataques do "vox populi" ao Serra.
A razão é simples, para quem aprovava Lula e apoia Dilma o melhor que pode acontecer é...
5
5
-
Nilson Fernandes
21/01/2011 - 21:17
Quem diria que com a redemocratização do país em 1985 o que reprensentava a direita carcomida e corrupta e reacionária era Paulo Salim Maluf, em 2010 José Serra superou-o em tudo, no modo de governar...
5
6
-
João Lucas Gontijo Fraga
21/01/2011 - 21:26
Não compare José Serra a Dom Quixote, meu caro. Dom Quixote, do alto de sua loucura, teve a coragem de enfrentar os "gigantes" que via, em busca de um sonho, e em busca de proteger alguém ou algo -...
5
7
-
Diogo Costa
21/01/2011 - 21:33
E quem disse que eu comparei José Serra com D. Quixote de la Mancha?
Apenas me utilizei de uma alegoria descritiva, mundialmente famosa, de D. Quixote para, em seguida, fazer a descrição...
5
8
-
João Lucas Gontijo Fraga
21/01/2011 - 21:37
Muito justo. Não repare, guardo certa admiração pelo Cavaleiro de Triste Figura original, e talvez tenha sido por demais zeloso.
5
9
-
Nilson Fernandes
21/01/2011 - 21:37
Cerra só tem uma chance: o fracasso de todos
Serra é um fenômeno do PiG
Saiu na Carta Capital que chega hoje às bancas, na pág. 33, artigo de Marcos Coimbra, de título:
“Os males do serrismo”.
5
10
-
Nilson Fernandes
21/01/2011 - 21:55
O JN deu destaque a carta do Napolitano e mostrou as imagens do Battisti pela milésima vez., e a Italianíssima Ilze Scamparinni destacando o que saiu no Lá Repúblicca e Corieri Dela Sierra. Antes da...
5
11
-
Nilson Fernandes
21/01/2011 - 22:01
A Nassif, esqueci. A Ilzi Scamparinni foi além se referindo ao jornal La Stampa que a Itália é uma democracia. Ué, e o Brasil é o que ? Democracia Seria o Serra Presiddente e o Battisti morto ?Pano...
5
12
-
João Lucas Gontijo Fraga
21/01/2011 - 22:21
Quo usque tandem, José Serra, abutere patientia nostra? Quam diu etiam furor tuus iste nos eludet? Quem ad finem sese effrenata iactabit audacia?
5
13
-
Marcio Aurélio Cruzeiro
21/01/2011 - 22:25
A 02 é a Verônica Serra , e na fila para assumir a terceira posição , estão se engalfinhando , O Aloysio Quércia e o FHC .
Oh dó , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
5
14
-
Stanilaw Calandreli
21/01/2011 - 22:37
Não vi outra frase, para definir o caráter de Serra, melhor que a de Ciro: "O Serra para ser presidente pisa até na goela da mãe".
5
15
-
basílio
21/01/2011 - 22:40
Há que se ter cuidado, dizem que os vampiros mesmo quando "mortos" com uma estaca no pleito, digo peito, ressuscitam de suas cinzas, de seus ossos, com a simples adição de sangue humano a seus restos...
5
16
-
Ivan Moraes
21/01/2011 - 22:46
"E quem disse que eu comparei José Serra com D. Quixote de la Mancha?":
Po, Diogo, nao desista assim nao! Feio como um cavalo, lunatico, apaixonado por prostituta (a Dulcimedia) que nao lhe da...
5
17
-
Diogo Costa
21/01/2011 - 22:51
Tem outra frase do Ciro que é simplesmente genial e factual:
"O Serra é mais feio por dentro do que por fora".
5
19
-
DanielQuireza
21/01/2011 - 23:08
Essa exceção do nazismo ai não sei não. Segunda a Falha ele fez também muita coisa boa, lembram da propaganda ?
5
20
-
zejustino
21/01/2011 - 23:08
Prezado Diogo,
Peço permissão para acompanhar sua assinatura no comentário. Concordo plenamente com todos os parágrafos.
5 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
SERRA NUNCA GOVERNOU NADA; ELE SEMPRE LEVITOU !!!
Desde antes do desenvolvimento dos BLOGS, eu já, em conversa em casa ou com amigos (da mesma forma como, aqui, costumo bater forte na mesma tecla - que profissional gentil é o Nassif), eu me repetia em dizer que a conclusão das análise que fazia, das expressõs faciais e corporais, dele, sempre foram para mim, algo muito negativo, Naquele olhar via rancores hibernando e nas mãos, unhas escondidas, além de uma contenção forçada do extravasamento da real personalidade. Sobre caráter, só arriscaria falar se tivese convivido, pelo menos algumas hora ao lado.
Pessoalmente, só o via nos dias de votação, no Santa Cruz, onde, inclusive, o vi chegar, algumas vezes, a pé.
Mas, creio que não me enganei.
O hábito de conviver com a arte acalma os nossos espíritos.
Sem querer ser oadvogado do diabo , ou defensor dos frasco e comprimidos , mais porque gosto de polemisar ,mas eu não compriendo bem como se malha oSerra sem dó nem piedade aqui no blog, parece que o cara é o pior dos psicopatas que anda por ai matando criançinhas, ele tem seus metódos politícos , mas não e´pior e nem melhor de que os atuais que ai estão , pelo menos não se presenteou no fim de ano com um aumento imoral de mais de60% , como esta turma que elegemos , os mesmos que não aprovaram um salário mínimo para o povão , estes voces não malham , porque sera? Se nas Arábias ou na Africa fosse , o povo ja estaria nas ruas....
Quem são os "malas do Serrismo ". Sem dúvida a mala número 1 é Mônica Serra !
Nilson Fernandes
A 02 é a Verônica Serra , e na fila para assumir a terceira posição , estão se engalfinhando , O Aloysio Quércia e o FHC .
Oh dó , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
O Quércia só se for através de algum médium ou do Padre Quevedo, né?...
Mala é uma pessoa que ataca uma mulher a troco de nada só por ser a esposa de um político .
Mais mala é a pessoa que ataca a filha do Serra. sem maiores info.
Apareceu outro serrista. Assim vai aumentado a lista. OOps, até rimou.
Saudações, Nassif
Um é o Silas Malafaya; os outros são os bispos católicos; e também tem o nosso
Gregor Samsa, FHC; e toda a malha da tucanalhademoppsista grato e cordialmente.
Serra é o representante máximo e inequívoco da extrema direita brasileira, com laços fortíssimos com os setores mais retrógrados de toda a América Latina, Europa e EUA.
É o lobo em pele de cordeiro, o senhor das trevas medievais, fascista e vira-casaca.
Serra encalacrou-se, para todo o sempre, na carapuça que ele e seu séquito de legionários criaram. Serra só sobreviverá politicamente se mantiver o papel de chefe da matilha reacionária. Nunca mais poderá retirar a máscara por ele criada. Se o fizer, desaparecerá do cenário político brasileiro.
Serra e o PSDB são a ponta de lança de interesses expúrios, de fora e dentro do Brasil. O PSDB virou uma mistura de UDN com Tea Party.
A campanha fascista e nojenta promovida por Serra, pelo PSDB, Opus Dei e outros e amplos setores da Igreja Católica jamais deverá ser esquecida!!! Devemos sempre nos lembrar desse bando de saqueadores, incompetentes, entreguistas, golpistas e fascistóides de plantão, eles estão, como sempre, à espreita para contra atacar e destruir os avanços democráticos do povo brasileiro, conquistados através do governo Lula e continuados agora por Dilma Rousseff.
O PSDB só existe ainda graças a intensa, imensa e vergonhosa blindagem da "grande imprensa" conservadora e retrógrada de Pindorama.
O PSDB não é um partido. É um ajuntamento de interesses lesivos ao Brasil com guarida permanente dos setores mais moralistas e cínicos da nação.
O discurso dos tucanos cada vez mais se parece com o das direitas xenófobas, racistas e beligerantes da carcomida Europa. Triste fim para um partido que um dia sonhou em ser, quem diria, um partido social-democrata...
E mais triste ainda o fim (fim?) do cavaleiro de triste figura de nome José Serra. Cavaleiro de triste figura sombria, reacionária e medieval.
Diogo Costa
Não compare José Serra a Dom Quixote, meu caro. Dom Quixote, do alto de sua loucura, teve a coragem de enfrentar os "gigantes" que via, em busca de um sonho, e em busca de proteger alguém ou algo - mesmo dentro de seus delírios, mesmo só em sua mente. Dom Quixote foi um grande homem em sua própria mente, e tentou sê-lo na vida real. Podemos dizer o mesmo de José Serra?
E quem disse que eu comparei José Serra com D. Quixote de la Mancha?
Apenas me utilizei de uma alegoria descritiva, mundialmente famosa, de D. Quixote para, em seguida, fazer a descrição complementar do que para mim representa a triste figura de Serra. Esse rapazinho ex presidente da UNE que traiu seu longínquo passado político, que traiu seus sonhos de juventude e vendeu a alma para o que de pior há na política brasileira.
Abraço.
Diogo Costa
Muito justo. Não repare, guardo certa admiração pelo Cavaleiro de Triste Figura original, e talvez tenha sido por demais zeloso.
"E quem disse que eu comparei José Serra com D. Quixote de la Mancha?":
Po, Diogo, nao desista assim nao! Feio como um cavalo, lunatico, apaixonado por prostituta (a Dulcimedia) que nao lhe da uma gota de valor exceto pelo dinheiro que ele trouxe, investiu contra um moinho de vento e uma moinha de vento contra os quais nao tinha nem sequer uma gota de chance, nao se deu conta do deploravel papel que fez de si mesmo...
Esse eh o Çerra! E seu fiel escudeiro Sancho Di Ki Guerra!
So ta faltando o barzinho de advogados bebados da OAB infinitamente embelezando as defecagadas dele!
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
Kkkkkkkkkkkkkkk!!! Muito bom!
Diogo Costa
Prezado Diogo,
Peço permissão para acompanhar sua assinatura no comentário. Concordo plenamente com todos os parágrafos.
Obrigado pela deferência, zejustino!
Diogo Costa
>>>> Serra é o representante máximo e inequívoco da extrema direita brasileira, com laços fortíssimos com os setores mais retrógrados de toda a América Latina, Europa e EUA.
Serra é extrema direita no Brasil tanto quanto Obama é extrema esquerda nos EUA.
Serra é apenas um oportunista inescrupuloso. Se precisasse assumir a postura de ultra-esquerdista, faria também. Ao se revelar, não conseguiu a confiança de ninguém, nem da UDR, nem da TFP.
Bom, oportunista inescrupuloso quase todo politico de algum sucesso é. A começar pelo presidente que terminou seu mandato dia 31 de dezembro ultimo. Os que nao sao, como o Barry Goldwater que você criticou, normalmente pagam caro (nas urnas) por sua coerencia.
Serra gostava de mencionar um estudo de Ortega y Gasset que dizia que todo estadista não tinha escrúpulos.. Achou que bastaria não ter escrúpulos para se transformar em estadista. Nem se preocupou em ter ideias e discurso.
FHC se encantou com a biografia do Roosevelt, quando mencionava que ele dizia uma coisa e fazia outro. Achou que bastaria ser melífluo para ser considerado estadista.
É um exemplo leve da mediocridade de ambos.
É Nassif, pelo jeito os tucanos não entendem muito de relações de causalidade não..rsr.
@DanielQuireza
Seguindo seu raciocício Nassif, quem leu Mao, de Jung Chang, pode fazer uma comparação direta entre Serra e o reacionário chinês (guardadas as devisas proporções de época e cultura).
Não era comunista, era aproveitador. Matou diversos colegas comunistas para chegar onde chegou.
Se precisasse passar por inglês para chegar ao trono da China, também o faria.
Não entendi. Onde está meu raciocínio mesmo?
"oportunista inescrupuloso. Se precisasse assumir a postura de ultra-esquerdista, faria também".
Foi o que fez Mao em toda sua tragetória: aproveitar (e forjar) oportunidades, mudar de postura, mesmo que seja da direita pra esquerda ou vice-versa, matar colegas de partido e até tropas inteiras.
Mao nunca foi comunista, ele usou o comunismo (e tudo mais que apareceu à sua frente) para chegar ao poder.
Serra nunca chegou ao poder, mas tem usado de tudo e, como vc diz, seria até ultra-esquedista se precisasse.
Um estrangeiro que não conheça nada sobre o Brasil, que leia esse seu comentário, irá pensar que é exagerado, que não pode haver um político com essas características que tenha disputado as eleições presidenciais e ainda passado ao segundo turno. Mas estará equivocado, pois é um retrato perfeito de JB. Tão perfeito que não nos surpreenderíamos se ele saísse se esgueirando por entre essas suas palavras, acenando pra moçada do blog do Nassif.
Marcos Coimbra é mineiro e ligado ao Aécio Neves.
Não tenho apreciado muito os ataques do "vox populi" ao Serra.
A razão é simples, para quem aprovava Lula e apoia Dilma o melhor que pode acontecer é o rancoroso Serra assumir a liderença da oposição. Desmoralizado como está, será sempre muito mais fácil derrotar a direita neste país.
Ainda que Serra não consiga a legenda tucana para nova aventura como candidato presidencial, temos a palavra dele, de que se ele não for presidente Aécio também não será, Então ,vamos preservar a nefasta figura de Serra, pois nos será útil daqui a 3,5 anos.
À primeira vista isso parece uma boa idéia. Vou dizer por que não é. Eu até concordo que Dilma tem mais chance contra Serra do que contra Aécio ou o Alckmin (que desprezo, que conste, mas que desprezo menos que ao Serra). Mas o outro lado é o seguinte: nossa democracia, a harmonia política brasileira, e outros fatores que impedem um debate político aqui similar ao dos EUA tem MUITO menos chance contra o Serra do que contra o Aécio ou o Alckmin. Num debate decente, eles ainda perdem - pois, mesmo não tendo desvantagens que o Serra tem, também não têm as possibilidades para horrores religiosos-truculentos-etc que o Serra tem. Com o Serra ainda no páreo, não só o nosso debate vai piorar ao extremo, como também pode, em tese, piorar até o ponto de um golpe ou algo similar.
Isso lembra uma entrevista do Ciro Gomes. Na época ele levantava a bola do Aécio contra o Serra.
" Todo mundo sabia que o Serra era o candidato da vez. A minha estratégia enquanto inimigo político era levantar o plebiscito dentro do PSDB para minar a candidatura do Serra".
Bem o PSDB chegou até junho sem candidato e perdeu a eleição para si mesmo.
Bem a estratégia agora é fortalecer a candidatura do rei morto: Serra. Esse não derrota ninguém além do PSDB.
Ótimo!
“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma”. (Joseph Pulitzer – 1847/1911)
Quem diria que com a redemocratização do país em 1985 o que reprensentava a direita carcomida e corrupta e reacionária era Paulo Salim Maluf, em 2010 José Serra superou-o em tudo, no modo de governar para poucos, corrupto até a medula e blindado pela imprensa de São Paulo. Maluf nunca foi blindado, mas o Serra conseguiu ser extrema a direita de Maluf.
Maluf mesmo com corrupção deixou obras para o povo Paulista, me digam que obra de concreto armado Serra deixou ? Nenhuma !.
Nilson Fernandes
Postar novo Comentário