Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
Nossa página está em teste e sua contribuição será valiosa.
Participe com sugestões e auxilie na construção.
Relacione aqui sugestões e problemas que tenha encontrado. Esse espaço também é seu!
|
|
|
Brasilianas.Org |
|
A análise de Ricardo GuedesEnviado por luisnassif, qua, 21/07/2010 - 18:34Conversei há pouco com Ricardo Guedes, do Instituto Sensus. Ele não se surpreendeu com os prováveis números da nova pesquisa Vox Populi, divulgados durante o dia: 43 para Dilma e 37% para Serra. Bate com seu sentimento. Ele julga, também, que Marina Silva deverá começar a cair devido ao efeito voto útil. Como ela se colocou à esquerda de Dilma, não deverá capturar votos de Serra. Só que, se cair para 7 pontos (seu sentimento), o percentual de Dilma equivalerá a quase 50% dos votos atribuídos aos três candidatos. O palpite de Guedes é que, no resultado final, Dilma poderá ter mais que o dobro dos votos de José Serra, devido ao impressionante processo de transferência de votos de Lula para ela. A correlação entre os que ficam sabendo que Dilma é candidata de Lula, e decidem o voto por ela, é de 0,98. Para efeito de comparação, no caso Aécio-Anastasia, essa correlação é de 0,78 – ainda assim, muito alta. Na opinião de Guedes, o caso Álvaro Dias – desistência de Serra, que abriu mão dele como vice pelo tal Índio – poderá ter, no Paraná, efeito similar aos mineiros, quando viram Aécio Neves alijado da disputa presidencial: aumento da rejeição a Serra.
Faça seu login e aproveite as funções multímidia!
|
Comentários + votados
2
-
Irani
21/07/2010 - 18:52
Nassif, o povo, aquele que é o eleitor de Lula e depende de seus programas sociais, ainda não está a aparecer nestas pesquisas significativamente. Enquanto estiver falando que Dilma é a candidata do...
5
3
-
Manja
21/07/2010 - 19:00
Nassif,
A respeito dos brazilianas, vc poderia fazer um programa sobre preco da telefonia no Brasil. O preco de uma ligacao dos EUA pro Brasil no skype e de 2c/min - 5c/min (em dolares). O inverso...
5
4
-
Reinaldo
21/07/2010 - 19:04
Falando em São Paulo...
Curioso, o eleitor paulista. É bem possível que, após a exibição dos programas eleitorais, Dilma venha até mesmo a ultrapassar Serra no estado. Para governador, contudo,...
5
5
-
Sergio Pinto
21/07/2010 - 19:24
Nassif,
Na minha condição de devoto de São Tomé, me preocupa muito a falta do tal "papelzinho" do velho Brizola.
Em condições normais de temperatura e pressão é primeiro turno e fim de papo, pelo...
5
6
-
Geraldo Roberto Pereira de Carvalho
21/07/2010 - 19:35
irani, seu comentário é tão claro e verdadeiro que chega a ser comovente.
5
7
-
Pedro
21/07/2010 - 19:38
Por isso esse pânico em relação à atuação do Lula como cabo eleitoral da Dilma. Daí as tratativas, mesmo que até agora afastadas, de tentar proibir (sim, proibir) a sua participação na campanha...
5
8
-
Bagual
21/07/2010 - 20:35
Com todas as Indiadas do Serra, alguém poderá ficar realmente surpreso caso ocorrer um segundo turno entre Dilma e Marina? (Eu, aliás, quero deixar claro que votaria na Marina, sem dúvida,! se do seu...
5
9
-
NeyLima
21/07/2010 - 20:43
E com Índio voltado para o mar, de costas pro Brasil, é capaz de no RJ também terem muitas baixas na campanha do PSDB.
Notícias Do Brasil (os Pássaros Trazem)
Milton Nascimento
Uma notícia está...
5
10
-
Rodrigo Machado
21/07/2010 - 21:15
Apenas discordo de Marina a esquerda. Marina não está a esquerda, nem a direita. Nem acima, nem abaixo. Por isto cairá, constantemente, e seus votos devem se distribuir entre Serra e Dilma.
5
11
-
Rafael Wuthrich
21/07/2010 - 21:27
Outro dia um taxista conversou comigo a respeito. O sentimento geral é de que, quando o Lula aparecer na TV dizendo claramente "quero que votem na minha candidata", o seio da população que está...
5
12
-
luisnassif
21/07/2010 - 22:58
Agradeço o pouco de respeito próprio, mas a notícia foi divulgada pela Veja.
5
13
-
Malú
21/07/2010 - 23:17
Quando se fala na possibilidade da Dilma crescer muito, confesso que fico preocupada é com a madame Quirrô. Ela disse que se o Lula transferir muitos votos para a Dilma, ela vai pedir a impugnação....
5
14
-
Cléber de Lima
22/07/2010 - 04:34
Olá,
Acredito que o eleitor paulista vota no tucanato porque espelha-se no desejo da estrutura corporativa asséptica, propagandeada pelo PSDB.
Infelizmente as ações dessas estruturas não são...
5
15
-
Roberto Takata
21/07/2010 - 18:48
"O palpite de Guedes é que, no resultado final, Dilma poderá ter mais que o dobro dos votos de José Serra"
Ao final da tabulação da pesquisa ou ao final do processo eleitoral?
[]s,
Roberto Takata
4
16
-
luisnassif
21/07/2010 - 18:50
Roberto, porque você não se cadastra no brasilianas. Suas intervenções são sempre bem vindas.
4 Carregando
Posts de hoje
Mais Lidos da SemanaTagsBanco do Brasil
bancos
banda larga
Bolsa Família
Bresser-Pereira
capitalismo
Casa Civil
Cidades
Crise
crise mundial
desemprego
Dilma Rousseff
Economia
Educação
Educação
Folha
Gestão
Gestão Pública
Habitação
impostos
investimentos
IPEA
moradores de rua
municípios
Mídia
oposição
PAC
Política
Políticas Sociais
Software
São Paulo
Tecnologia
telebras
Universidade
Universidades
|
"O palpite de Guedes é que, no resultado final, Dilma poderá ter mais que o dobro dos votos de José Serra"
Ao final da tabulação da pesquisa ou ao final do processo eleitoral?
[]s,
Roberto Takata
Resultado final das eleições.
Roberto, porque você não se cadastra no brasilianas. Suas intervenções são sempre bem vindas.
Rapaz, com um convite desses e dezoito reais, eu como um bauru lá no Ponto Chic!
=D
Ainda assim fiquei em duvida a respeito do dado sobre o indice de transferencia de Lula (0,98). Sobre que grupo se aplica esse indice? Indecisos? Brancos/Nulos? Nao me parece plausivel que o eleitor de Serra, ao saber que Dilma eh Lula, ira automaticamente mudar seu voto. Ou pelo menos os 30% e poucos ue historicamente seriam do psdb (ou contra o pt) nao o fariam. Vc poderia esclarecer essa duvida?
Obrigado,
LM
Nassif, o povo, aquele que é o eleitor de Lula e depende de seus programas sociais, ainda não está a aparecer nestas pesquisas significativamente. Enquanto estiver falando que Dilma é a candidata do Lula e eles ainda não ouviram Lula falar sobre isto, eles não sabem em quem votar.
Quando chegar o horário eleitoral e Lula for para a tv, essas pessoas saberão que ela é o candidato dele. A primeira coisa que eles vão fazer é prestar atenção no que Lula vai dizer e ficar atento qual o número dela. Quando Lula disser, meus amigos, minhas amigas, esta é a candidata que eu escolhi para dar continuidade as conquistas sociais que nós temos obtidos e não quero que termine, pois em Dilma vcs podem confiar que ela dará continuidade a isto, vc pode ter certeza.
O povo ouve Lula e confia nele. Este é um trunfo que muitos políticos gostariam de ter. Tenha a convicção de que Dilma ainda irá crescer. Posso assegurar que dos cinco principais colégios eleitorais, Dilma perde apenas em SP, mas mesmo assim terá uma votação expressiva.
Falando em São Paulo...
Curioso, o eleitor paulista. É bem possível que, após a exibição dos programas eleitorais, Dilma venha até mesmo a ultrapassar Serra no estado. Para governador, contudo, dificilmente o PSDB perderia qualquer eleição.
Eu gostaria muito de ler algum estudo sério a respeito dessa verdadeira obsessão pelo eleitorado paulista por conduzir, há décadas, tucanos ao Bandeirantes.
Olá,
Acredito que o eleitor paulista vota no tucanato porque espelha-se no desejo da estrutura corporativa asséptica, propagandeada pelo PSDB.
Infelizmente as ações dessas estruturas não são tão limpas assim, demonstrando claramente a preferência por ações elitistas em detrimento do trabalhador.
Já trabalhei dentro da OSESP, terreno fértil do tucanato, e é incrível como a estrutura organizacional é orientada ao marketing.
Então o eleitor paulista escolhe pelo produto bem apresentado e não pelo conteúdo.
Compra a imagem do poder e do sucesso, desejo paulistano, pelo preço barato do sonho, o voto.
Abs,
cleberix - clbr
Discordo. A população paulista vota no PSDB porque é conservadora, apenas isso. Afinal, São Paulo é o Estado mais desenvolvido e rico do país.
Quem está por cima da carne seca não costuma ter arroubos revolucionários: quer continuar como está.
irani, seu comentário é tão claro e verdadeiro que chega a ser comovente.
Por isso esse pânico em relação à atuação do Lula como cabo eleitoral da Dilma. Daí as tratativas, mesmo que até agora afastadas, de tentar proibir (sim, proibir) a sua participação na campanha eleitoral. Esse o pânico.
Outro dia um taxista conversou comigo a respeito. O sentimento geral é de que, quando o Lula aparecer na TV dizendo claramente "quero que votem na minha candidata", o seio da população que está alheio às eleições mas votaria até num poste que Lula indicasse, devido à sua alta popularidade (e aqui digo que não estou de modo algum comparando Dilma a um poste, apenas utilizando uma analogia levantada pelos tucanos e que na prática faz sentido, ou seja, indiretamente todos votam no Lula, quem quer que seja seu candidato), tornará real a vitória em um primeiro turno. Lembremos: tanto em 2002 como em 2006 tivemos 4 candidatos com votação expressiva, e não apenas 3, como agora. Isso fará uma diferença enorme, ainda se levarmos em consideração que os nanicos não chegam a 3 % e que o patamar de Serra é mesmo o limite dos 35 a 37% habituais do PSDB. Some-se a isso o desgaste de aliados, o isolamento de seios tucanos fora de SP (leia-se Aécio Neves e Yeda Crusius, que raramente mencionam o candidato tucano), um vice sem expressão política, empresarial ou mesmo midiática,e Serra pode cair até mesmo para 33 ou 34 %. E ainda há o fator Marina: os dois outros candidatos de 2002 somavam no mínimo 12% (Ciro somou 12% e Garotinho 18%) e em 2006, com todas as denúncias, mensalões e mídia, somavam juntos 10% (Cristovam cerca de 3%, Heloísa cerca de 7%), com Alckmin com 42% das intenções. Num governo que enfrentava sua maior crise. Hoje, com o candidato com o mesmo patamar de 2002 (37%), com uma única candidata à beira dos 7%, a chance de primeiro turno é enorme. O que desde já agradeceríamos.
Rafael Wüthrich
Quando se fala na possibilidade da Dilma crescer muito, confesso que fico preocupada é com a madame Quirrô. Ela disse que se o Lula transferir muitos votos para a Dilma, ela vai pedir a impugnação. Que coisa, esse lance de olho gordo, né?
Hahhahha, pô Malú vc lembrou minha avó Adela, andaluz, ela tinha essa coisa do olho gordo... brigado minha nêga...
Não é assim também, Malu. Ela já avisou que é golpismo se subir nas pesquisas de forma "astronômica"; daí ela mete um processo e impugna mesmo. Mas, sei lá, se for aos pouquinhos... seis pontinhos hoje, mas só dois amanhã, depois menos um e logo após mais três... quem sabe Madame, que, afinal, ATÉ já votou em Lula, não deixa a gente eleger a Dilma. Tem de acreditar, menina! Abraço pra ti.
Tenho uma amiga que mora no amazonas ...
Segundo ela, é isso mesmo que deve acontecer por lá. Muita gente fala hoje que vai votar no Serra por não ter a menor idéia de que é Dilma a candidata de Lula. Eles falam que votam no tucano porque ele é governador de "São Paulo do Sul" (existe uma São Paulo de Olivença por lá) mas mudam de opinião em seguida ao saber que Lula apoia Dilma, não Serra.
Muito sabem das noticias do Brasil apenas por radio. Tão logo Lula apareça no programa eleitoral falando sobre a Dilma, não há dúvidas do que vai acontecer.
Esta região da Amazônia é próximo a Colômbia (cidade de Leticia) a popularidade do presidente é tão grande na região que, se tivesse uma eleição lá Lula x Uribe, o brasileiro levava fácil no primeiro turno.
[]'s
Nassif,
A respeito dos brazilianas, vc poderia fazer um programa sobre preco da telefonia no Brasil. O preco de uma ligacao dos EUA pro Brasil no skype e de 2c/min - 5c/min (em dolares). O inverso custa 21c/min (em reais).
Nos EUA vc pode comprar 10 dolares de credito, sem taxas adicionais.
No Brasil tem ICMS de 33%. Ou seja de cada 3 reais gastos 1 e do Serra.Sera que tem restituicao pela nota fiscal paulista?
Assim nao da. O sevico e mais caro, mais lento e de pior qualidade.
Nassi,
faço coro a sugestão do Manja... até porque o problema é bem maior que meramente o valor da tarifa. Existe uma disparidade entre as formas de tarifação em diversos planos. Acho que a idéia de discutir a questão seria bastante salutar e me comprometo a encontrar tempo para conseguir colaborar na discussão o máximo possível.
Nassif,
Na mosca! Que beleza de análise! Ele acerta cada vez mais. É mesmo um craque o Ricardo Guedes. Ele e o Marcos Coimbra provavelmente são os melhores você não acha?!
ADNAN EL KADRI
Tem coisa estranha nessa correlação tão alta de .98. eu imagino que a correlação é: dentre os que avaliam o governo como ótimo/bom, 98% dos que ficam sabendo que Dilma é a candidada do Lula votará na dilma. Ou então, dentre os que votariam no Lula se ele fosse candidato,98% votaria na Dilma. É isso mesmo ou a correlação é entre todos os grupos de eleitores?
Mesmo assim, acho a correlação de .98 alta demais. Nunca vi algo assim em ciências sociais...
Manoel
Marina "à esquerda de Dilma" é uma senhora forçação de barra, hein?
Nassif,
Na minha condição de devoto de São Tomé, me preocupa muito a falta do tal "papelzinho" do velho Brizola.
Em condições normais de temperatura e pressão é primeiro turno e fim de papo, pelo andar atual da carruagem.
Abraço
Diante de tanto entusiasmo, logo, logo, ninguém mais vota no Serra! Vai dar 100% Dilma.- Bem; já vimos ontem um burro voar na Rússia, quem sabe, né! Se bem que lá, o coitado do bicho estava preso a um helicóptero! - Por aqui, por enquanto, temos só a mula!
Serra perdeu votos no Paraná. Mas deveria ter ganhado alguma coisa no Rio, terra de Índio (sem trocadilho). Gostaria de ver uma análise sobre isso.
Sua principal apoiadora no Rio, vereadora Andrea Houvea Vieira, disse que nem vai fazer campanha, por causa do Índio.
Só os irmãos Villas Boas poderiam dar um jeito nisso.
Digo mais: aqui no centro e na baixada, quando passo indo para a região serrana, só há cartazes e folders com Dilma, Lula e os candidatos regionais. Não vi nenhum folder ou cartaz, seja com Serra ou, por incrível que possa parecer, com Índio.
Rafael Wüthrich
A análise está correta mas há um derradeiro fator que pode atrapalhar Dilma, sua própria sustentação. Explico: Nas eleições para governador em 2006, vários candidatos tidos como fracos cresceram quando obtiveram apoio explícito de Lula e saíram de 3o, 4o lugar para disputarem o segundo turno. No segundo turno, no entanto, a maioria não conseguiu se sustentar. Há um momento em que o eleitor pede algo mais forte do candidato independente de seu apoio e veremos se Dilma e sua equipe estão preparados para tanto. Honestamente, espero que sim.
Com todas as Indiadas do Serra, alguém poderá ficar realmente surpreso caso ocorrer um segundo turno entre Dilma e Marina? (Eu, aliás, quero deixar claro que votaria na Marina, sem dúvida,! se do seu programa constasse a extensão, a todos os brasileiros, do direito de construir uma morada numa Área de Preservação Permanente, como já faz seu natural e Leal vice, o empresário Guilherme.)
No final de ano, em viagem a minha cidade natal, apostei com dois amigos que Dilma ganharia no primeiro turno com o mínimo de 65% dos votos. No inicio de junho liguei para os dois avisando que tinha aberto a primeira cerveja da cx.. Minha previsão que poderia parece um grande chute estava baseada em todas as conversas que tinha tido com pessoas da cidade onde moro (40.000 hab.) e da minha cidade natal (10.000), ambas em Minas Gerais. O que as pesquisas estão mostrando agora, nas cidades do interior, pelo menos em MG, nós já tínhamos percebido a muito tempo. Muito antes deste resultado ser por causa do Serra, ele é por causa do Lula
Postar novo Comentário